ago 31

Uma platéia constituída por milhares de pessoas veio prestigiar no último domingo do mês de Agosto de 2016, o 31º Festival de Pipas “Raul Albieri” – uma promoção do Jornal O Imparcial – em parceria com a FCT/Unesp e outras instituições. “O céu de Presidente Prudente ganhou um colorido especial” – destaca o Jornal em sua edição de 3ª.feira, dia 30/Agosto. Centenas de pipas sobrevoaram o campo da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp e o evento – que é considerado o maior do gênero no Brasil – reuniu aproximadamente 400 competidores, além de um público calculado em 5 mil pessoas que vieram de diversas cidades do Estado.

Entre os concorrentes, dez deles se destacaram e levaram para casa, troféus e bicicletas, por terem sido os melhores nas diversas categorias: Maior; Mais criativo, Temático e Destaque Especial. As disputas na categoria começaram por volta das 10hs da manhã. Mas a partir das 8hs, as famílias e os competidores começaram a chegar no local do evento. Houve muita criatividade por parte dos concorrentes, em cumprimento ao tema: Animais (e Aves). “Panda” foi o campeão da categoria Maior. Para sua confecção de 78m2, Daniel Gonçalves utilizou: lona, bambu e barbante, exigindo dois dias de trabalho, com um custo equivalente a R$120,00.

Outros participantes, como: a Equipe Ventania, de São Paulo, vem participando do Festival, desde longa data. Neste ano conquistou dois troféus, um de 1º e outro de 2º lugar. O vice-campeão foi Ricardo Dospir, na categoria Temático, por apresentar um Jacaré, como motivação para o concurso. Já um de seus companheiros – Édson de Lima – conquistou com sua pipa simbolizando um Tigre, o título na categoria “Destaque Especial” . Na premiação, Ventania ganhou uma bicicleta que foi doada de imediato para a Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente/ FEAPP. Fazemos isso por amor – frisou o doador.

Todos os concorrentes classificados nas categorias: Maior, Mais criativo e Temático, receberam no ato, troféus, bicicletas e brindes diversificados, oferecidos pelos patrocinadores. O local contou com um forte esquema de segurança, estando presentes o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Agentes da Semav e Prudenco, Secretarias de Cultura e Esportes. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp foi representada pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias e o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho, além de assessores, docentes e servidores. O desenrolar do Festival foi narrado e animado pelo Comunicador Luciano Reis, da 98 FM.

Classificação geral

Ganhadores que conquistaram premiações especiais no 31º Festival de Pipas “Raul Albieri” – Ref. 2016:
Categoria Criativo. 1º) Pedro Siqueira (Carpa); 2º) Antonio Correia (Serpente) e 3º) Rafael Marangoni (Serpente).
Categoria Temático: 1º) Luiz Kaneko (Arara); 2º) Ricardo Dospir (Jacaré); 3º) Paulo César Pires (Tigre).
Categoria Maior: 1º) Luiz Otsaka (Pegasus); 2º) Daniel Gonçalves (Panda); 3) Alex da Silva (Pinguim).
Destaque Especial: Édson de Lima (Tigre).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O campo de futebol da FCT/UNESP recebeu no último Domingo de Agosto, uma das maiores plateias. Foi o maior Festival de todos os tempos. O Comunicador Luciano Reis, da 98 FM foi o narrador e apresentador.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em se tratando de uma competição que reuniu mais de 400 concorrentes, o acesso ao evento ficou mais empolgante. Prestigiando a promoção: o Diretor e Vice-Diretor da FCT/Unesp e outras personalidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Animais – foi o tema deste ano do Festival de Pipas “Raul Albieri”. Para o local de apresentação foram trazidas “pipas geniais”, como estas. A idéia foi válida, recebendo aprovação geral da plateia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Considerando a temática voltada para os animais, este concorrente trouxe num banner sua melhor sugestão: são animais de toda espécie. A única ressalva é que muitos deles nem sequer foram lembrados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Encerrada a apresentação das Pipas concorrentes à premiação (Categorias Criativo, Temático, Maior e Destaque Especial), foi anunciada a classificação geral, atribuindo prêmios correspondentes à cada um.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
João Carlos Albieri o filho do patrono homenageado com a denominação do Festival de Pipas, marcou presença no evento, hoje considerado o maior do gênero no país.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na premiação geral, o apresentador Luciano Reis chamou um a um dos concorrentes vitoriosos. Cada um deles foi ovacionado e aplaudido de pé. Para entregar prêmios e troféus aos convocados para o “Pódio”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Tigre veio em dose dupla: cada um com estampa diferenciada, como se fossem de uma mesma família do reino animal. Lógico: a Comissão Julgadora deu seu parecer final, pela premiação de ambos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para finalizar o evento que despertou o maior interesse público até hoje, foram atribuídas premiações correspondentes à cada peça apresentada no campo de futebol da FCT/Unesp, em Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 30

No último final de semana foi desenvolvida no Núcleo Morumbi/Unesp a IX Feira de Profissões, correspondente a sua 9ª.Edição, que reuniu 350 participantes. Foi mais uma promoção bem sucedida do “Cursinho Ideal”, que reuniu um sem número de voluntários, representado por docentes e estagiários. A coordenação foi confiada aos Professores Doutores: José Carlos da Silva Camargo Filho (Vice-Diretor da FCT/Unesp) e Deuber Lincoln da Silva Agostini.

O teste de orientação profissional – através de parceria – foi aplicado pelas Psicólogas: Mariele Crepaldi (CRP-06/129854) e Josiane Aparecida da Silva (CRP-06131273) sob animação da Trupe Quimiatividade, com o Show de Química. No local (Rua Cyro Bueno, 40), foram montados diversos Stands. Sob organização das Empresas Juniores da FCT/Unesp, CNA e Senai apresentando cursos técnicos e algumas vantagens para os participantes inscritos. O Laboratório de Arqueologia da Professora Neide, proporcionou palestra versando sobre Arqueologia Regional e Oficina.

Palestrantes e cursos ministrados

CURSOS UNESP PALESTRANTES
ESTATÍSTICA Antônio Sala Neto e Paulo Pasquale
ENGENHARIA CARTOGRÁFICA Nicolas Machancoses Roncato
ENGENHARIA AMBIENTAL Rosane Freire Boina
ARQUITETURA E URBANISMO Patricia Takaki / Crislayne O. Marques / Mariana Silagye
EDUCAÇÃO FÍSICA Lucas Gabriel de Moraes Chagas
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Bruno Santos de Lima
MATEMÁTICA Tiago Oliveira Mariotto
FÍSICA Júdia Suelen Alves Pereira / Vinicius Duarte Jesus / Antônio Jonathan de Oliveira / Luis Henrique Precoma
QUÍMICA Danielle das Chagas Santos
PEGAGOGIA Dablys Tadeu Comini Boaventura
GEOGRAFIA José Mariano Caccia Gouveia
FISIOTERAPIA Êmili Amice da Costa Barros
ENGENHARIA DE ENERGIA Vitor Ferreira Ocanha
UNESP Ygor Santos Melo
CURSOS UNOESTE PALESTRANTES
MEDICINA Maria Gabriela Tamanini / Fernanda Pineda Torquato / Karina Roberta Tomiasi
MEDICINA VETERINÁRIA Hugo Augusto Rigolo
NUTRIÇÃO Bianca Pereira Miranda
PSICOLOGIA Josiane Aparecida da Silva
HISTÓRIA Heitor Vinicius Ferreira
JORNALISMO Taíne Paco Correa
PUBLICIDADE E PROPAGANDA Rafael Lucas Bento Martin
TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Gunnar Corrêa Pereira Ferreira
ENG. CIVIL Felipe Bezerra de Almeida
CURSOS TOLEDO PALESTRANTES
DIREITO Francisco Bariani Guimarães
CURSOS UNIESP PALESTRANTES
ENFERMAGEM Thayssa Raquel Marin Colnago

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura da IX Feira de Profissões, realizada no Núcleo Morumbi/Unesp, presença do Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr. José Carlos da Silva Camargo Filho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os futuros universitários foram chegando um a um. No Núcleo Morumbi/Unesp eles foram bem recepcionados por uma Equipe, formada por voluntários.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os componentes da Equipe de Trabalhos do Cursinho Ideal esteve a postos, marcando mais uma excelente atuação junto ao Núcleo Morumbi/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – prestigiou a realização do evento cultural.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os alunos inscritos na IX Feira de Profissionais, tiveram a oportunidade de conviver com o ambiente universitário e ao mesmo tempo, conhecer novas opções.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
350 estudantes participaram da IX Feira de Profissões, promovida pelo Núcleo Morumbi/Unesp. A TV Fronteira documentou os melhores momentos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 29

Com a participação de representantes de 45 municípios da região de Presidente Prudente, realizou-se no Anfiteatro I da FCT/Unesp, um dos mais importantes encontros para debater o tema: Tabagismo. Este foi o II curso de capacitação de Profissionais de Saúde para abordagem e tratamento do Tabagismo no SUS. O evento teve a coordenação das Profªs.Drªs. Ercy Mara Cipulo Ramos, docente do Departamento de Fisioterapia da FCT/Unesp; Márcia Helena Bissoli Guadanucci e Fátima Eva Santos Corral (ambas da DRS-XI); Marly Fernandes dos Santos e Roberta Stephanie Sumac Zancanaro – do Centro de Atenção Psicossocial/CAPs.

Nos dias: 22 e 23 de Agosto, os temas versaram sobre o Tabagismo no Brasil e suas conseqüências catastróficas para a população, sendo considerada a 1ª.causa de mortes por câncer de pulmão. No mundo inteiro, metade das crianças se acha exposta à fumaça do cigarro em casa; e de acordo com os cálculos, pelo menos 7 pessoas não fumantes morrem todos os dias por conviver com fumantes. O fumo é a maior fonte de poluição em ambientes fechados – diz a Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos.

No decorrer do evento, inúmeros palestrantes renomados se pronunciaram como convidados especiais. Dentre eles – além da Fisioterapeuta Ercy Mara – Márcia Helena (Nutricionista-Interlocutora da Saúde Mental); Fátima Eva (Psicóloga); Dionei Ramos (Fisioterapeuta/Docente do Deptº de Educação Física da Unesp); Juliana Souza Uzeloto (Fisioterapeuta/Doutoranda em Fisioterapia/Unesp); Roberta Stephanie (Enfermeira/CAPs ad); Pedro Junqueira (Enfermeiro/Rancharia); Heliomar Alcântara Pavão Fº (Médico CAPS ad-HR/Prudente); Dr.Paulo Roberto Mázzaro (Pneumologista); Leila Fernanda Basquinelli Esperança e Luciane Aparecida dos Santos Passos (ambas Psicólogas;CAPs ad); Édson Calixto (Dentista) e Silvia Inês Felippe de Souza Colnago (Psicóloga/Tupi Paulista).

Capacitar Profissionais de Saúde

O objetivo principal do evento que mobilizou toda a comunidade regional, foi capacitar Profissionais de Saúde que atuam no SUS para abordagem e tratamento intensivo dos tabagistas. A capacitação visa aperfeiçoar o tratamento e ampliar as campanhas de combate ao tabagismo nas unidades de atendimento que prestam serviço público de saúde na região de Presidente Prudente.

Devido ao grande envolvimento da DRS-XI e CAPs ad nessas ações em parceria com o Programa de Orientação e Conscientização Antitabagismo da UNESP (PROCAT), o centro de referência de álcool, tabaco e outras drogas (CRATOD/Órgão do Governo de SP), autorizou essa capacitação realizada no interior. Tal fato reflete a seriedade das ações coordenadas pelos órgãos regionais, ao promover o evento realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. O tratamento durante os últimos 14 anos – segundo a Profª.Drª. Ercy Mara – foi em média de 300 pessoas por ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura do II curso de capacitação para abordagem intensiva do fumante, a 1ª palestra pela Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos – uma das coordenadoras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros palestrantes, especialmente convidados, tomaram parte nos debates sobre o tema: Tratamento do Tabagismo no SUS, em parceria com o PROCAT da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O número de participantes do evento Capacitação e Tabagismo superou a expectativa, com centenas de inscritos antecipadamente, que representaram 45 municípios da região.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cada palestrante fez uma abordagem completa sobre o tabagismo, resultando na morte de 200 mil brasileiros. Hoje, 18,8% da população – com mais de 15 anos – é fumante.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Dr. Paulo Mázzaro (Pneumologista), foi um dos palestrantes do evento. Lembrou que a 1ª causa de morte pelo uso do cigarro é representada pelo câncer de pulmão e infarto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros palestrantes também chamaram a atenção para os casos de câncer.A previsão p/2020 é atribuída ao fumo,que deverá superar todas as causas únicas de doenças.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Por fim, um lembrete: Pelo menos 7 pessoas não fumantes morrem p/dia no Brasil p/conviver com fumantes em casa. DRS-XI, CAPs e PROCAT da Unesp deram o recado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 28

Na última semana (dia 22) realizou-se na Sala São Paulo-Capital- a grande festa comemorativa dos 40 anos da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”. Juntamente com a Reitoria estiveram reunidas representações de todo o Estado. Simultaneamente verificou-se importante sessão solene do Conselho Universitário que reuniu docentes, ex-Reitores e diretores das unidades estaduais, incluindo Presidente Prudente, na pessoa do Prof.Dr.Marcelo Messias (Diretor), que nos representou naquele ato presidido pelo Magnífico Reitor, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan.

Na comemoração dos 40 anos da Unesp, a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) se fez presente – com três membros – escolhidos especialmente para receber as homenagens: o Prof.Dr.Messias Meneguette Junior (Docente); Augustinho José Muchiutti (Servidor Técnico Administrativo) e o Prof.Dr.César Antonio Francisco (aluno egresso). Após o ato solene, todos eles foram prestigiados e cumprimentados por amigos, companheiros e familiares. Na ocasião, houve também entrega do livro comemorativo “Unesp 40 anos”.

Reconhecida nacionalmente e com excelente qualidade – e gratuita – a Unesp está presente em 24 municípios do Estado de São Paulo, com 34 unidades, 51.311 alunos matriculados (as), sendo: 37.770 na graduação e 13.541 na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Existem também cerca de 10.000 alunos em cursos adicionais de línguas, especializações e à distância. São oferecidos: 155 cursos de graduação nas áreas de Biológicas, Ciências Exatas e Humanidade; e 146 programas de pós-graduação que oferecem 112 doutorados e 124 mestrados acadêmicos, além de 19 mestrados profissionais.

A Unesp está muito focada na manutenção do aluno (a) dentro da instituição. Para isso, tem um programa de Permanência Estudantil, atuando para que o estudante financeiramente carente, não apenas ingresse na Universidade, mas nela se mantenha durante todo o curso. Por este motivo, são oferecidas “bolsas” por meio das diferentes pró-reitorias de graduação, pesquisa e extensão. No plano internacional, a Unesp é a primeira instituição de pesquisa nas Américas (do Sul e Central), e a 81ª no mundo. No Hanking de Universidades da América Latina, a Unesp ocupa a 11ª posição, sendo considerada a 6ª instituição brasileira.

Também existem bolsas oferecidas em parceria com órgãos externos de fomento, como: a FAPESP e CNPq. Bem como, bolsas de mobilidade estudantil, facilitando a ida e manutenção do (a) estudante no exterior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Docente homenageado: Prof.Dr.Messias Meneguette Junior . – Servidor homenageado: Augustinho José Muchiutti. – Aluno egresso: César Antonio Francisco.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala São Paulo, as homenagens prestadas para marcar os 40 anos da Unesp, prestigiadas pelo Reitor Júlio Cézar Durigan e pelo Prof.Dr.Marcelo Messias (Diretor da FCT/Unesp).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Fotos que marcaram o grande acontecimento festivo dos 40 anos da Unesp e os principais homenageados. Fotos cedidas p/Repórter Fotográfico Marcelo Carneiro (Chello).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 28

Nesta semana (mais propriamente no dia 24/Agosto), realizou-se no Anfiteatro II mais uma defesa de tese de Doutorado pelo candidato Estevan Leopoldo de Freitas Coca, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp. Ele se apresentou perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp. O tema escolhido foi “A soberania alimentar através do estado e da sociedade civil: o programa de aquisição de alimentos (PAA), no Brasil e a rede Farm to Cafeteria Canada (F2CC) no Canadá.

Demais integrantes da Banca Examinadora: Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp; Profª.Rozane Márcia Triches, da Universidade Federal da Fronteira do Sul; e por via conferência (juntamente com o Prof.Dr.Bernardo Mançano), a Profª.Drª. Hanaah Wittman, da UBC/Canadá.

O Doutorando fez sua defesa pública, baseada nas pesquisas que desenvolveu no decorrer dos últimos meses. Ele ressaltou que em 1996, a coalizão internacional de movimentos camponeses – Lá via campesina – apresentou a soberania alimentar como um a proposta alternativa de organização dos sistemas alimentares, indo além de hegemonia das grandes corporações.

Estevan Leopoldo definiu que “nesses 20 anos, a soberania alimentar tem evoluído, sendo incorporada como bandeira de luta por outros movimentos do campo e da cidade; e também por alguns governos. Existe soberania alimentar quando um povo controla seu processo de alimentação, diminuindo a influência das grandes corporações. Nessa proposta, o alimento não é tratado como mercadoria, mas como um direito humano”.

Para finalizar sua defesa de tese de Doutorado/Geografia, o Doutorando esclarece: Como elemento central dos procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas, semiestruturadas com agricultores e familiares (camponeses), representantes de organizações não governamentais, membros do Poder Público e outros. Assim – diz ele – defende-se que a soberania alimentar tem se constituído como um regime alternativo – e além disso – pode ser implementada por meio do Protagonismo do Estado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Estevan Leopoldo de Freitas Coca, do Progr.de Pós-Graduação/Geografia defendeu tese de Doutorado no Anfiteatro II, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Compondo a Comissão Examinadora, os Profs.Drs.Everaldo Santos Melazzo, Eduardo Palon Girardi, Rozana Márcia Triches e via conferência:Bernardo Mançano Fernandes e Hannah Wittman, do Canadá.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 24

Está confirmado: No próximo Domingo (dia 28/Agosto) a partir das 9hs será realizado o Festival de Pipas “Raul Albieri”, em sua 31ª.Edição. O local determinado para a realização do evento é o Campo de Futebol da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. O evento tornou-se uma tradição de todos os anos durante o mês de Agosto por iniciativa do Jornal O Imparcial, em parceria com a FCT/Unesp. O Festival tem por principal finalidade o intercâmbio social, estabelecendo a prática do lazer junto à comunidade. O tema “Animais”, foi o escolhido para o ano de 2016.

Na última 2ª feira no período matinal, estiveram reunidos no local, onde será desenvolvido o Festival. Foi no campo de futebol, onde todos acompanharam as explicações dadas pelos organizadores do evento. O Jornal O Imparcial foi representado durante o encontro, pelo seu Diretor Administrativo, Deodato da Silva, acompanhado de seus principais assessores. Representando a Faculdade de Ciências e Tecnologia, o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo; a Diretora Técnica de Serviços, Ângela Silvana Martinez Campos; o Supervisor da Seção de Conservação, Edvaldo de Oliveira; o Supervisor do Setopr de Vigência , Webster Lisboa Crepaldi e representando o STAEPE, Flora Hideko Sato.

A promoção conta com o apoio das Secretarias Municipais de Esportes e Cultura, responsáveis pela supervisão, organização e realização do evento. As inscrições devem ser feitas no local, no dia 28 de Agosto (último Domingo do mês) e as fichas podem Ser retiradas antecipadamente, nos quiosques do Jornal O IMPARCIAL – no Shopping Prudente Park e Prudenshopping), na FCT/Unesp e Secretaria Municipal de Esportes/SEMEPP. As competições do Festival serão desenvolvidas nas seguintes categorias: a) O mais criativo; b) – Temático: Animais; c) – O maior (m2); d) – Destaque especial, abordando as três questões anteriores na visão dos membros da Comissão Julgadora.

Para empinar a Pipa, o participante terá disponibilidade de tempo equivalente a 30 minutos. Após o 1º toque da sirene, as pipas que estiverem no ar, num prazo de 5 minutos terão condições de avaliação e classificação. No segundo toque da sirene, a competição estará destinada à categoria maior, tendo que alcançar vôo para ser avaliada e cronometrada pela Comissão Julgadora, podendo a mesma ser puxada, para alçar vôo. Após o 3º toque da sirene, a competição estará encerrada, deixando espaço livre para o lazer. Os organizadores do Festival não se responsabilizam por danos ou prejuízos materiais que possam ocorrer antes. durante ou depois da competição.

Considerando o Processo Eleitoral em curso e as limitações impostas pela Legislação pertinente, não será permitida qualquer forma de propaganda política dos eventuais candidatos presentes ao Festival. Para os vencedores do 31º Festival de Pipas “Raul Albieri”, serão outorgados troféus destinado aos três (3) primeiros colocados de cada categoria: Maior, Criativo e Temático. Além dos brindes oferecidos pelos patrocinadores, o Regulamento desse evento foi aprovado através da Portaria Nº 202/2016 da FCT/Unesp, editada no dia 05/07/2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No campo de futebol da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente-SP – a última reunião preparatória do 31º Festival de Pipas “Raul Albieri”, programado para o próximo Domingo, dia 28 de Agosto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo (Zeca) esteve ao lado do Diretor Administrativo do Jornal O IMPARCIAL, Sr.Deodato da Silva, a fim de dar o “aval” para a realização desse tradicional Festival Anual.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No gramado do campo de futebol da Unesp, todos se concentraram a fim de acompanhar as deliberações em relação ao novo Festival. A Pipa vencedora do ano passado – dedicada ao Titanic – foi lembrada por todos os membros e colaboradores do Evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– A expectativa é muito grande não só em Presidente Prudente, onde o evento se realiza pelo 31º ano consecutivo, sempre em homenagem a um pioneiro: Raul Albieri, aqui representado por um de seus filhos, o Sr. João Carlos Albieri.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 22

Na FCT/Unesp: Realização do I Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade.

Coordenado pela Profª.Drª.Iracimara de Anchieta Messias – do Núcleo de Estudos e Pesquisa/NEPERg – e participação da Profª.Drª.Adelaide Nascimento, está sendo organizado o I Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade – Questões de Saúde e Segurança do Trabalho. O evento faz parte do Projeto “Programa Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo” e vem sendo desenvolvido desde o dia 1º de Agosto (através de um minicurso de capacitação para profissionais), prosseguindo até 16 de Setembro na FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Pelas informações da Coordenadora, a finalidade do projeto é apoiar novas colaborações e desenvolvimento de cooperações acadêmico-científico França-Brasil. O evento de âmbito internacional será realizado no Centro Cultural Matarazzo no dia 25 de Agosto/2016.

Esse seminário está vinculado ao projeto “Programa Cátedras Franco – Brasileiras no Estado de São Paulo”, cujo objetivo é agregar novas colaborações e desenvolvimento de cooperações acadêmico-científico França/Brasil. Por esse meio se tornou possível a permanência da Profa. Adelaide Nascimento. Ela integra o corpo docente do CRTD – Centre de Recherchee sur Le Travail et Le Développement, do Conservatoire National dês Arts e Métiers, sediado em Paris/França, considerado centro de referência da ergonomia Internacional. A Instituição recebe pesquisadores de várias partes do mundo, para aprofundamento de seus conhecimentos em Ergonomia.

Na FCT/UNESP os trabalhos vem sendo desenvolvidos desde 01 de agosto e prosseguirão até 16 de Setembro, com atividades de ensino e pesquisa junto ao NEPERg – Núcleo de Estudos e Pesquisa – coordenado pela Profa.Drª.Iracimara de Anchieta Messias, anfitriã do projeto. Dessa forma, o seminário de ergonomia visa à contribuir no desenvolvimento da Ergonomia, uma atividade francófona em plena área canavieira do extremo oeste paulista. A região de Presidente Prudente se localiza nessa faixa do Estado de São Paulo (próxima à divisa dos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. A região é reconhecida pela concentração de usinas de cana para a produção do etanol e açúcar, assim como pela presença de grandes indústrias frigoríficas.

As questões e ações que envolvem estudos sobre trabalho – em especial a ergonomia – ainda são pouco debatidas e difundidas na região do Pontal do Paranapanema. Por esse motivo, o evento a ser realizado no dia 25 de Agosto, tem pretensões de se tornar uma ferramenta para iniciar de forma eficaz e contundente a disseminação do conhecimento da ergonomia não somente para o público que estuda e pesquisa na área, mas também para aqueles que operacionalizam a atenção básica em saúde do trabalhador na região.

A promoção do evento contará com o apoio do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional, que atende 45 municípios da região e da DRS – Divisão Regional de Saúde do Estado de São Paulo. Dessa maneira, contaremos com a presença de gestores dos serviços de saúde regionais, responsáveis por realizar o atendimento primário. Também serão convidados formalmente representantes da Sub-Delegacia Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho da 15a Região, além de representantes das principais empresas da área. Por fim, o seminário será aberto ao público em geral, podendo participar qualquer pessoa que tenha interesse no conhecimento em ergonomia.

Clique para ampliar!
De 9 a 12 de Agosto foi ministrado no Anfiteatro VI da FCT/ Unesp um minicurso de capacitação para profissionais do CEREST/Pres.Prudente. Objetivo: preparação para o Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade – Questões de Saúde e Segurança do Trabalho.

Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Adelaide Nascimento, integra o corpo docente do CRTD – Centro de Recherche sur le Travail et Le Développment/CENAN – sediado em Paris/França e está ministrando minicurso preparatório para o Seminário Internacional de 25 de Agosto, em Presidente Prudente-SP.

Clique para ampliar!
A realização do minicurso de capacitação para profissionais do CEREST/Pres.Prudente (Ergonomia e Análise do Trabalho) e Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade, tem o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo e está sob a coordenação da Profª.Drª.Iracimara de Anchieta Messias.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 22

Pelo espaço de três dias, o Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar/GPFOPE, realizou na FCT/Unesp o V Seminário Melhoria da Escola Pública. O evento que superlotou o Auditório V contou com a participação de docentes e pesquisadores da PUC/MG, UFMG e Ministério Público Estadual, sob a coordenação da Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite.

Na abertura do Seminário na noite de 16/Agosto, o conferencista Carlos Roberto Jamil Cury (da PUC/MG), falou sobre “Direito à Educação: Pressupostos políticos e desafios”. Na noite seguinte, a Profª.Drª.Dalila Andrade (da UFMG), abordou o tema: “Condições de trabalho e direito à Educação: Relações possíveis” e por fim, na noite de 18 de Agosto, o representante do Ministério Público Estadual, Dr.Luiz Antonio Miguel Ferreira, de Presidente Prudente, proferiu conferência sob o tema: “Educação Infantil e a Família.

Os objetivos do Seminário foram destinados a refletir sobre o papel social e político da escola pública brasileira; discutir os desafios das políticas educacionais atuais; fortalecer o debate acadêmico sobre os desafios, impactos e perspectivas das políticas educacionais, comprometidas com a escola pública e com a ação dos profissionais da educação.

No Boulevard “Messias Meneguette Junior” houve exposição de trabalhos – através de banners – destacando assuntos da maior relevância para a pesquisa, educação e ensino. Os cartazes trouxeram importantes temas selecionados especialmente para conscientizar os participantes do Seminário sobre: “Sistema de Ensino Integral”; “Formação docente e saberes profissionais do Professor”; “Gestão democrática na Escola Pública”; “O espaço supervisionado – formação de professores indígenas”; Professores aposentados: quais os motivos para o retorno à docência”; “O plágio e a cópia no ensino superior”; “Sistema de ensino integral: estudo de caso de uma escola de Presidente Prudente”e outros.

Esse evento é realizado no Câmpus da FCT/Unesp, em Presidente Prudente desde 2012 e o Grupo que o organiza (GPFOPE) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com a Adunesp, Conselhos de Cursos de Matemática e Pedagogia, Departamentos de Educação e Matemática, Programas de Pós-Graduação em Educação, Sindicatos SINTRAPP e APEOESP.

Neste ano, a Comissão Organizadora foi constituída pelos docentes: Profs: Vanessa Ribeiro Andreto Meira; Pamela Tamires Belão Fernandes; Marta Campos de Quadros; Maria Ângela Oliveira Sá Rubini; João Ferreira Filho; Gustavo Antonio Valentim; Yoshie Ussami Ferrari Leite e Vanda Moreira Machado Lima. A programação foi cumprida todas as noites no Auditório do Discente V, da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Yoshie Ussamu Ferrari Leite anunciou a abertura do Seminário, como Coordenadora passou a palavra ao 1º conferencista, Prof.Dr.Carlos Roberto Jamil Cury, da PUC/MG.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na noite seguinte apresentou-se como convidada especial, no Auditório/Discente V da FCT/Unesp, a Profª.Drª. Dalila Andrade Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais/ MG.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na noite de 17 de Agosto, foi mediadora do encontro a Profª.Drª.Marta Campos de Quadros – responsável pelo Projeto de pesquisa “Formação docente e saberes profissionais do Professor”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, os trabalhos se desenvolveram de forma bastante eficiente, com a participação de integrantes do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento do evento, o convidado especial que representa o MPE, Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira (de Pres.Prudente), proferiu conferência versando sobre “Educação Infantil em Família”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Boulevard – anexo ao Auditório/Discente V – realizou-se uma exposição de banners, reproduzindo importantes trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos setores da Educação e Ensino nos dias atuais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Entre os banners em exposição, amplos detalhes sobre Estágio Supervisionado e reflexões dentro do Projeto de pesquisas: “Histórias de professores da rede pública de ensino de Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No V Seminário Melhoria da Escola Pública, realizado na FCT/Unesp, foi evidenciado o trabalho do GPFOPE. Com ênfase especial no Direito à Educação e condições de trabalho dos professores.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 16

Na última semana começaram os preparativos para a realização da 31ª Edição do “Festival de Pipas “Raul Albieri”, uma promoção tradicional do Jornal O Imparcial, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Foi uma importante reunião na qual estiveram presentes os organizadores do evento, bem como parceiros e colaboradores. O encontro teve lugar nas dependências de O Imparcial, à Rua Ernesto Rotta 83 – dia 11/Agosto – no período da manhã. O principal objetivo foi de discutir e deliberar sobre a estrutura do Festival, a ser realizado no dia 28/Agosto-Domingo- no campo de futebol da FCT/Unesp.

Participaram desse encontro, o Diretor Administrativo do Jornal O Imparcial, Deodato da Silva e seus principais assessores, bem como representantes dos órgãos coligados ao evento: FCT/Unesp, representada pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo (Zeca) e assessores; Polícia Militar; Bombeiros; Tiro de Guerra; Prudenco; Semav; Secretaria de Esportes e Turismo, Grupo de Escoteiros “Guaporé”; Energisa, CART e outras empresas e empresários. Também presentes, representantes de entidades diversas; órgãos de comunicação, imprensa e redes sociais; entidades assistenciais e Escolas.

O Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo acentuou: Eu penso que a Universidade não é só formação acadêmica. É também responsável por cultivar no jovem, o respeito e a cidadania. Temos que ir além do Câmpus; e o Festival ajuda nesse sentido. Alberto Deodato – que é gerente de marketing do Jornal O Imparcial, calcula que o evento terá mais de 5 mil participantes. Isso ganha corpo – diz ele – considerando principalmente a realização do evento num domingo (dia 28/último do mês de Agosto), onde a maioria dos freqüentadores e incentivadores são atraídos para ver o belo espetáculo das pipas empinadas por adolescentes, jovens e adultos representando nossa comunidade.

O Diretor Deodato da Silva nos adiantou que além das atividades desenvolvidas rotineiramente no Festival de Pipas (31ª.Edição), estão previstas algumas novidades: a presença de batalhões da Escola de formação de soldados da Polícia Militar e o “Varal” de fotografias. As ações serão coordenadas pelo PM Tenente Vilson Monteiro. Por outro lado, o Artista Plástico, Cido Oliveira reproduzirá pintura durante o evento. O conteúdo artístico abordará o tema do Festival : Animais. Haverá também apresentação do Projeto “#Seja Gentil”, através de seus idealizadores.

O Tenente Vilson, da PM, além de cuidar das questões de segurança do evento, fez convite ao Foto Clube de Presidente Prudente – do qual é membro – para apresentação no “ Varal Fotográfico”. É importante observar – diz Deodato – com a devida atualização serão mantidos todos os procedimentos básicos de logística e segurança. O principal objetivo visa proporcionar maior conforto aos competidores e ao público, presentes no local de realização do tradicional evento.

#SejaGentil tornou-se uma Campanha de Mobilização Social que a cidade recebeu em boa hora e que a se incorporal ao evento correspondente ao Festival de Pipas no dia 28 de Agosto. A nossa idéia é pegar carona – afirmou a responsável pelo Projeto – Paulina Paulino, que estava ao lado do Professor Antonio Mello (Colégio Braga Mello). No Festival de Pipas, não usar “Cerol” é uma gentileza – complementou Paulina. A Secretária de Esportes do Município/SEMEPP, Maria Cristina Borges Madeiral (Tute) também se manifestou com entusiasmo pela parceria que já existe entre o Poder Público Municipal, o Jornal O Imparcial e FCT/Unesp. Trata-se de uma iniciativa brilhante, onde a população participa ativamente, reunindo-se com suas famílias – frisou Tute.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Redação do Jornal O Imparcial, realizou-se a reunião preparatória para a promoção tradicional do Festival de Pipas “Raul Albieri”. Evento agendado para o dia 28 de Agosto no campo de futebol da FCT/UNESP, no período matinal. Entrada franca.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo representou a FCT/Unesp, como Vice-Diretor. Ao seu lado: a Diretora de Serviços, Ângela Silvana M.Campos; o Superintendente de Seção,Walmir Cézar Lanza ; o Assessor de Imprensa, Altino Correia, Camila e Rogério/Ed.Física.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Campanha “#Seja Gentil” lançada com ampla repercussão na cidade de Presidente Prudente também foi adotada pelos organizadores do Festival de Pipas “Raul Albieri” e está em plena ação, com apoio geral da comunidade local e regional. 28/08/2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Semav, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Concessionárias de Energia e Rodovias, Escolas, Escoteiros, Órgãos de Comunicação e Imprensa, juntamente com Empresas e Empresários, unidos em apoio à realização do 31º Festival de Pipas “Raul Albieri”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alberto Deodato da Silva – Gerente de Marketing do Jornal O Imparcial – faz uma previsão de público-participante do evento, em torno de 5 mil pessoas. Aliás, com base nas promoções anteriores, que tiveram o maior sucesso possível. A PM está de pleno acordo.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 06

Na 2ª quinzena de Julho (22 e 28) foram desenvolvidas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – duas dissertações de Mestrado: Programas de Pós-Graduação em Educação e Matemática Aplicada e Computacional, respectivamente. Ambas, tiveram como defensores: Luiz Henrique Zago e Heloisa do Nascimento Fazinazzo.

As defesas públicas, realizadas no Anfiteatro VI, tiveram como Orientadores os Profs.Drs.: Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho (do Departamento de Educação) e Vanessa Avancini Botta Pirani (do Departamento de Matemática e Computação), ambos da FCT/Unesp.

Integrantes da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Divino José da Silva (do Departamento de Educação da FCT/Unesp) e Prof.Dr.Armando Marino Filho (da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS); Prof.Dr.Messias Meneguette Junior (do Departamento de Matemática Aplicada e Computacional da FCT/Unesp) e Prof.Dr.Fernando Rodrigo Rafaeli (da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia/MG).

Os temas defendidos publicamente pelos Mestrandos, foram: “O Diagnóstico psicológico à luz da teoria histórico cultural: Aplicações para a Educação Escolar” e Polinômios palindrômicos com zeros somente reais”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Luiz Henrique Zago fez sua defesa pública de Mestrado/Educação no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia, tendo como Orientador o Prof.Dr. Irineu Aliprado Tuim Viotto Filho, do Deptº de Educação da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A dissertação de Mestrado/Matemática Aplicada e Computacional desenvolvida por Eloisa do Nascimento Fazinazzo foi orientada pela Profª.Drª.Vanessa Avancini Botta Pirani, do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP