ago 31

CIÊNCIAS CARTOGRÁFICAS: 20 ANOS

Evento Comentários desativados

Comemoração foi desenvolvida nos últimos dias do mês de Julho de 2017 e reuniu alunos, ex-alunos, docentes e convidados.

Para comemorar as duas primeiras décadas do curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu um Encontro de Egressos (EEPGCC) nos dias 27 e 28 de Julho de 2017. No mesmo período foram comemorados os 40 anos do curso de Graduação na área de Engenharia Cartográfica. O curso é único no Estado de São Paulo.

Por iniciativa da Comissão Organizadora, a apresentação do “Perfil do Egresso da PGCC” tomou por referência as respostas de 49 entrevistados que responderam o Questionário; e outros 19 pela Enquete. As principais atividades desenvolvidas para marcar a realização do evento foram centralizadas no Auditório/Discente V da FCT/Unesp.

O Encontro contou com 71 participantes, reconectou os egressos ao PGCC, restabeleceu e reforçou laços de interesse profissional entre eles. Um dos fatores inspiradores para os egressos mais recentes, foi o contato com os primeiros que mostraram suas realizações acadêmicas, científicas /ou tecnológicas. Em princípio, os próximos encontros serão quadrienais.

Perfil do Egresso

A Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (PGCC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi criada em 1997 e neste ano de 2017 completou 20 anos. Trata-se de um Programa que oferece níveis de Mestrado e Doutorado, sendo recomendado pela CAPES com conceito Cinco (5). Até junho de 2017 foram realizadas 211 defesas, sendo: 162 de Mestrado e 49 de Doutorado. Assim, foram totalizados 173 egressos, dos quais 38 obtiveram ambos os títulos.

Quando questionada sobre a trajetória após o mestrado e/ou doutorado, a maioria respondeu que se dedica à docência. Dentre os entrevistados, 55% são mestres e 45% doutores; prevalece o gênero masculino com 57%; Presidente Prudente (SP) é o município da grande maioria dos entrevistados, cujo período da defesa do maior título ocorreu entre 2011 e 2015. A maior parte dos entrevistados trabalha no setor público, com rendimento bruto mensal variando de R$10 mil a R$15 mil.

Campos de atuação

Os principais campos de atuação são: a Geodésia, Computação e Sensoriamento Remoto. As palavras definem: área de trabalho, Ensino, Pesquisa e Extensão. Os temas mais importantes da pesquisa são a Geodésia e o Sensoriamento Remoto. O financiamento da pesquisa tem sido feito majoritariamente pela CNPq, CAPES e FAPESP.

Sobre a visão de futuro, os entrevistados responderam: Otimista e Promissora, envolvendo novas aplicações e integração tendo preocupação com acurácia e precisão. Empregando automação e tecnologia e adotando uma abordagem multidisciplinar voltada ao social, aliando desenvolvimento com inovação. As áreas sugeridas como promissoras para pesquisadores são: a Geodésia, a Fotogrametria e o Sensoriamento Remoto. Mais informaçoes: www.fct.unesp.br/eepgcc

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório/Discente V da FCT/Unesp, os 20 anos do curso de Pós-Graduação (PGCC) ref.Ciências Cartográficas foram comemorados nos dias 27 e 28 de Julho de 2017.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para participar do evento comemorativo (juntamente com os 40 anos do curso de Engenharia Cartográfica),graduados, graduandos, egressos, docentes e convidados especiais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A programação comemorativa dos 20 anos do curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas se desenvolveu com um total de 71 participantes, inscritos previamente:Mestrado e Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para marcar com “chave de ouro” a comemoração festiva, alunos e ex-alunos, bem como docentes subiram ao palco e receberam expressivas homenagens, tendo a frente, o Prof.Dr.João Fernando.

Clique para ampliar!
Reunidos diante do palco, uma foto p/a história, envolvendo os que vieram recentemente e os mais antigos – docentes e egressos – dos cursos de Engenharia Cartográfica e Ciências Cartográficas.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 31

No mês de Agosto de 2017 as primeiras dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.

Na Agenda de trabalhos desenvolvidos pela Seção de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foram agendadas no decorrer dos últimos dias, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado em Ciências da Motricidade. No dia 16 de Agosto (no Anfiteatro VI), a Mestranda Catarina Covolo Scarabottolo fez sua defesa pública; e no dia seguinte (17 de Agosto), foi a vez da Doutoranda Thais Reis Silva de Paulo. Outra dissertação de Mestrado/Motricidade verificou-se no dia 25 de Agosto, por Bruna Thamires Ciccotti Saraiva, no Anfiteatro III da FCT/Unesp.

Orientadores: Prof.Dr.Diego Giulliano Destro Christófaro e Prof.Dr. Ismael Forte Freitas Junior, ambos do Departº de Educação Física da FCT/Unesp. As Comissões Examinadoras, tiveram ainda a participação dos docentes: Priscila M.Nakamura e Edilson S.Cyrino, do Deptº de Educação Física do Instituto de Geociências e Ciências Exatas e Deptº de Fundamentos da Univesidade Estadual de Londrina/UEL E Prof.Dr.Diego Giulliano Destro Christófaro, do Deptº de Educação Fisica da FCT/Unesp.

Como parte integrante da Comissão Examinadora ref.Doutorado/Ciências da Motricidade – além do Orientador Dr.Ismael – os seguintes docentes: Ruffo de Freitas Júnior, do Deptº de Ginecologia e Obstetrícia-FM- da Universidade Federal de Goiás; Luís Alberto Gobbo e Rômulo Araujo Fernandes, ambos do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp e Marjorie Leiva Camparoto, da Biologia Genética da Faculdade de Medicina de Pres.Prudente da UNOESTE.

Os temas desenvolvidos foram: “Relação da prática de atividade física em seus diferentes domínios, com a qualidade de vida relacionada à saúde e aspectos hemodinâmicos em idosos” ref. Mestrado e “Efetividade do treinamento físico para a composição corporal, variáveis metabólicas e qualidade de vida de mulheres após menopáusicas em tratamento para câncer de mama com inibidores da aromatase” (Doutorado). No dia 25 de Agosto, dissertação de Mestrado sob o tema: “Efeito do treinamento de Muay Thai sobre a composição corporal e parâmetros cardiovasculares em adolescentes com sobrepeso/obesidade”.

Câncer de mama – tratamentos

Thaís Reis Silva de Paula acentua em sua tese que “o câncer de mama é uma doença multifatorial, com vários tipos de tratamentos. Dentre os quais, a Quimioterapia, Radioterapia e a Hormonioterapia. Os inibidores de aromatase fazem parte do tratamento endócrino e são considerados medicamentos efetivos para o câncer de mama, que promovem menos chances de recidiva e metástase. Porém, seus efeitos colaterais são vários, dentre eles mudanças na composição corporal (diminuição da densidade mineral óssea e aumento do percentual de gordura), disfunção metabólica e piora da qualidade de vida”.

A Doutoranda acrescenta: Sendo assim, o treinamento combinado (resistido + aeróbico) pode ser uma estratégia interessante para minimizar os efeitos colaterais do tratamento para o câncer de mama e promover melhoras nessas variáveis. Objetivo: Analisar o efeito crônico do treinamento combinado sobre a composição corporal, variáveis metabólicas e qualidade de vida de mulheres pós-menopáusicas, que fazem tratamento para o câncer de mama com inibidores de aromatase.

Thais revela em sua defesa de tese que a intervenção durou nove meses; e as avaliações foram feitas nos momentos inicial, três, seis e nove meses, após iniciada a intervenção. As análises estatísticas foram realizadas de Anova Two-Way – medidas repetidas – utilizando softway estatístico SPSS-versão 24.0, com significância em 5%. Resultados: de acordo com as análises, o treinamento combinado foi efetivo para promover alterações na composição corporal (diminuição da massa total; da gordura corporal total, % gordura total e de tronco), variáveis metabólicas (diminuição de LDL), além de promover benefícios na qualidade de vida. Comparado com o grupo de controle, não foram observadas diferenças nas variáveis relacionadas à densidade mineral óssea com o treinamento.

Treinamento combinado

A conclusão da Doutoranda é que o treinamento combinado deve ser recomendado como forma de tratamento não-farmacológico, para mulheres pós-menopáusicas com câncer de mama. Além disso, esse tipo de programa pode ser considerado uma estratégia importante para melhorar a saúde. Qualidade de vida e sobrevida; como também, minimizar os efeitos colaterais do tratamento para o câncer de mama. E por fim, diminuir os impactos causados pela menopausa e pelo processo de envelhecimento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Thaís Reis Silva de Paulo, do Programa de Pós-Graduação Ciências da Motricidade defendeu tese de Doutorado no dia 17 de Agosto no Anfiteatro VII da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Doutoranda teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Junior, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 28

CINCO TESES DE DOUTORADO/GEOGRAFIA

Evento Comentários desativados

Seguidamente foram defendidas cinco teses. A maioria no Anfiteatro II da FCT/Unesp.

No período de 22 a 25 de Agosto na FCT/Unesp foram desenvolvidas cinco teses de Doutorado, defendidas por candidatos do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O Anfiteatro II recebeu o maior número de candidatos ao Doutorado: 5 sessões em dias e horários diferentes. O primeiro verificou-se às 8hs do dia 22, com a apresentação da candidata Ivana de Oliveira Gomes e Silva, tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr., do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

A segunda tese desenvolvida no período da tarde do dia 22 de Agosto, foi defendida pelo Doutorando Rogério Souza Marinho/Geografia, sob orientação do Prof.Dr.Nécio Turra Neto, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. A tese agendada pra o dia 23 de Agosto/15hs, foi defendida pelo Doutorando Oscar Andrés Hincapié Marin, sob orientação do Prof.Dr. Arthur Magon Whitacker, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidene Prudente.

No dia 25 de Agosto, teses defendidas às 9 e 14hs pelos candidatos: Marcel Ribeiro Padinha e José Carlos da Silva Cordovil, tendo como Orientadores os Profs.Drs.:Arthur Magon Whitacker e Rosângela Custódio Cortez Thomaz, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp e curso de Turismo da Unesp – Câmpus de Rosana/SP, respectivamente. Ambas as defesas foram defendidas nos períodos da manhã e da tarde no Anfiteatro II da FCT/Unesp.

Temas desenvolvidos

O primeiro tema desenvolvido pela Doutoranda Ivana de Oliveira Gomes e Silva versou sobre: “Conflitos territoriais na Amazônia: (Des)Identidades do trabalho e lutas de resistência na área de controle da UHE de Belo Monte/Pará. A 2ª.tese defendida por Rogério Souza Marinho, foi subordinada ao tema: “Pequenas cidades do nordeste do Pará: Maritimidades da Amazônia”. A outra tese versou sobre: “Análise comparativa de relações entre bacias hidrográficas em áreas metropolitanas. As bacias hidrográficas em áreas metropolitanas. As bacias hidrográficas dos rios Cali, na Colômbia; e Piraquara na região metropolitana de Curitiba/Brasil”.

As teses seguintes versaram sobre: “Grandes objetos na Amazônia: das velhas lógicas hegemônicas às novas centralidades insurgentes: os impactos da Hidrelétrica de Belo Monte às escalas da vida”, por Marcelo Ribeiro Padinha e “Turismo na Amazônia: Políticas públicas e desenvolvimento nos municípios de Cametá e Santarém, no Estado do Pará” pelo Doutorando José Carlos da Silva Cordovil.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
De um total de cinco teses de Doutorado/Geografia, Ivana de Oliveira Gomes fez a primeira defesa perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.Antônio Thomaz Junior, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tendo como Orientador o Prof.Dr.Nécio Turra Neto, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp, o candidato Rogério Souza Marinho defendeu tese de Doutorado no Anfiteatro II no dia 22 de Agosto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando Oscar Andrés Hincapié Marin, do Programa de Pós-Graduação em Geografia desenvolveu sua defesa de tese de Doutorado, sob orientação do Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Marcel Ribeiro Padinha se apresentou perante a Comissão Examinadora para sua defesa de tese de Doutorado/Geografia, orientado pelo Prof.Dr. Arthur Magon Whitacker.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
José Carlos da Silva Cordovil, o último Doutorando que se apresentou para sua defesa de tese de Doutorado/Geografia, orientado pela Profª.Drª.Rosângela Custódio Cortez, do curso
de Turismo da Unesp/Rosana

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 25

Tudo pronto! Começa neste Domingo, às 9hs da manhã no campo de futebol da FCT/Unesp.

Todos os anos, o Jornal O Imparcial promove um dos maiores festivais de pipas que se tem notícia até hoje. O evento mobiliza centenas de pessoas e traz para o campo de futebol da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, famílias de todas as categorias. Com elas, crianças e adolescentes, jovens e adultos. Pelas previsões são aguardadas neste Domingo – 27 de Agosto – pelo menos 5 mil pessoas. Os últimos entendimentos foram definidos no início desta semana. É uma parceria que envolve a Unesp e outras Instituições.

Um dos atrativos programados pelos organizadores do Festival de Pipas está relacionado ao tema central adotado pelos organizadores do evento: em alusão ao Centenário de Presidente Prudente. Uma exposição de fotos – especialmente selecionadas – colocará em foco o desenvolvimento da cidade e com ela, a história detalhada dos Festivais de Pipas em homenagem ao saudoso Raul Albieri, representado pelo seu filho João Albieri. A Associação Comercial e Industrial também fará sua exposição através de um memorial comemorativo aos seus 90 anos de existência.

Presente nesse encontro, representando a FCT e comemorando seus 60 anos – desde que foi criada a FAFI em Setº de 1957 – por ato do então Governador Jânio Quadros, o Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias disse que “é natural a participação da Universidade nesses eventos culturais, mesmo porque fazemos parte da história da cidade. Professores e alunos estarão participando como Monitores” – acentuou. Em nome do Jornal O Imparcial, seu Diretor, Deodato da Silva assegurou que o evento vem ganhando prestigio cada vez maior, reunindo no esquema de organização as mais destacadas personalidades, empresas, instituições e corporações civis e militares.

O Lions Clube/Centro – além de representado – terá uma Oficina de confecção de pipas no local do evento, onde serão produzidas 50 unidades e outras 300 serão distribuídas gratuitamente às crianças presentes. O representante do Lions, Eduardo Toledo Dias informou que vai oferecer o material necessário para montagem das pipas, a fim de que as crianças se liguem às brincadeiras antigas e deixem de lado as novas e modernas tecnologias. Da mesma forma, a Professora Neucélia Felix da Silva – autora do livro educativo A Pipa – terá participação o evento divulgando a obra que ensina às crianças, como confeccionar seu próprio brinquedo. No local serão distribuídos 20 exemplares desse livro multicolorido, onde se destacam recomendações e cuidados com o Cerol e redes elétricas.

Inscrições no local

As pessoas interessadas em participar diretamente do evento poderão fazer suas inscrições no próprio local – neste Domingo – a partir das 9hs da manhã. São quatro categorias: Maior, Criativo, Temático e Destaque Especial. Serão conferidos troféus aos primeiros, segundos e terceiros de cada categoria. Exceção para o Destaque Especial, onde apenas uma Pipa é escolhida. Os primeiros classificados receberão bicicletas como prêmios.

Durante a realização do Festival de Pipas, haverá sorteio e distribuição de brindes, pipoca e algodão doce. Para o lazer, distribuição de picolés (um para cada participante), oferecidos por Sorvetes UEPA. Comidas e bebidas serão vendidas nas barracas; e o que for arrecadado será doado às Entidades Assistenciais (FEAPP) da cidade. Nas barracas serão comercializados 500 doces e também a mesma quantidade de cachorro-quente. A festa deste ano promete muitas surpresas e a certeza de que o Festival de Pipas “Raul Albieri” ganha repercussão e maior prestígio de ano para ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No campo de futebol da FCT/Unesp, os organizadores do 32º Festival de Pipas “Raul Albieri” promoveram encontro para definir a realização do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesse encontro decisivo o Diretor da Faculdade, Prof.Dr.Marcelo Messias acertou todos os detalhes do evento com a equipe do Jornal O Imparcial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Deodato da Silva e seus assessores tiveram a oportunidade de dialogar com todos os participantes da organização, enquanto a Profª.Neucélia F.da Silva, fala sobre seu novo livro: “A Pipa”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias classifica como natural a participação da Universidade num evento como o Festival de Pipas “Raul Albieri”em sua 32ª Edição.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 23

Vida e obra de grandes cientistas da História da Química (até 04 de Setº) no Centro Cultural Matarazzo.

Alexandre de Oliveira Alves, Matheus Brito da Silva, Mateus Mendonça Monteiro e Vinicios Marcelo Pereira, são os autores responsáveis pela exposição, aberta solenemente no dia 08 de Agosto. São organizadores dessa mostra de arte, os Professores: Gustavo Bizarria Gibin e Carla Melissa de Paulo Raminelli. A exposição é fruto de uma parceria entre a Escola Estadual Deputado Felício Tarabay, do município de Tarabai/SP e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

No ato inaugural, presença e apoio do Grupo de Pesquisa da FCT/Unesp, com o Prof.Dr. Moacir Pereira de Souza e também estudantes dos cursos de Física e Química, familiares dos autores e alunos do ensino médio. Na escola são realizados projetos PIBIC Ensino Médio, voltados para a pesquisa da História da Química. Assim, quatro estudantes do Ensino Médio foram orientados diretamente pela Professora Carla e fizeram pesquisas sobre os cientistas mais relevantes da História da Química. Dessa forma, foram estudadas as teorias e conceitos desenvolvidos pelos estudantes.

Também foram estudadas as vidas pessoais dos cientistas, o que é importante para desmistificar que cientistas não possuem relações pessoais, uma visão que é relativamente comum. Para sintetizar a pesquisa, foram produzidos painéis pelos estudantes, com o auxílio do professor Gustavo. Nessa exposição são apresentados 18 painéis sobre a vida e a obra de grandes cientistas, da História da Química. O objetivo principal é divulgar os conceitos e teorias desenvolvidos pelos cientistas e suas histórias de vida.

A exposição Vida e obra de grandes cientistas da história da Química está sendo realizada na Galeria Takeo Sawada até o dia 04 de setembro de 2017, Centro Cultural Matarazzo (localizado na Rua Quintino Bocaiuva, 749) – Vila Marcondes, Presidente Prudente. O estabelecimento fica aberto para visitação de Segunda a Sábado – das 8:30 às 22:00hs. Domingo: das 10:00 às 22:00hs.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Desde o dia 08 de Agosto vem funcionando na Galeria Takeo Sawada, do Centro Cultural Matarazzo, uma completa Exposição dedicada à Vida e obra de grandes cientistas da história da Química.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A mostra de arte permanece aberta ao público até o dia 04 de Setembro de 2017. O trabalho foi desenvolvido pelos Professores: Gustavo Bizarria Gibin e Carla Melissa de Paulo Raminelli, como organizadores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Exposição é fruto de uma parceria firmada entre a Escola Estadual Dep.Felício Taabay (município de Tarabai) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente- SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Professores como Organizadores; alunos como autores responsáveis pela Exposição – inédita em Presidente Prudente – grupo de pesquisas e estudantes de Fisica e Quimica da FCT/Unesp tiveram destacada atuação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Exposição Vida e obra de grandes cientistas da história da Química foi constituída por 18 painéis, que podem ser vistos e avaliados pelo público presente por mais alguns dias (até 04 de Setembro de 2017).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 23

Tese de Doutorado/Geografia é defendida no Anfiteatro II da FCT/Unesp.

No dia 18 de Agosto de 2017 o candidato Adolfo da Costa Oliveira Neto, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado sob orientação do Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

O trabalho defendido publicamente no Anfiteatro II (no período da tarde), perante à Comissão Examinadora versou sobre o tema: “Territórios subordinados: análise da política de desenvolvimento territorial a partir da produção de óleo de palma, pela Agropalma, em assentamentos de reforma agrária no Pará.
Fizeram parte da Comissão Examinadora (além do Orientador e Presidente da mesa já citado acima), os seguintes docentes: Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano, do CFCH da Universidade Federal do Recife/UFPE; Prof.Dr.José Antonio Herrera, da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará/UFPA; Prof.Dr. José Sobreiro Filho, do PPGEO, da Universidade Federal do Pará/UFPA e Prof.Dr.Luis Felipe Rincón Manrique, da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp – Presidente Prudente – SP.

Novos contornos

O candidato Adolfo da Costa Oliveira Neto, logo na abertura de sua defesa de tese declara que “a questão agrária brasileira vem ganhando novos contornos, a partir dos dois governos de Lula”. Esclarece que no período de 2003-2010, o Governo Federal implementou um conjunto de políticas públicas no espaço agrário, como resposta ao conjunto de pressões de movimentos sociais e socioterritoriais camponeses e de representantes do agronegócio, em busca da viabilização de seus interesses.

O reconhecimento desse conflito – diz o Doutorando – é o objeto desse trabalho, investigando principalmente como a atual política de desenvolvimento territorial rural – pensada para a Amazônia a partir da dendecultura – impactou nos territórios camponeses. Tomaremos como referência – acentua – os processos que vem se desenvolvendo no nordeste paraense. Como um campo de luta na Amazônia, onde a partir da mobilização de diversos sujeitos, essa política vem avançando a passos largos.

Finalizando a defesa de tese de Doutorado/Geografia: “Para compreender o objeto, buscaremos realizar uma pesquisa quantiqualitativa, recorrendo à revisão bibliográfica, coletando dados a partir de análise documental e de pesquisa de campo. A ser realizada em territórios em que estejam em disputa projetos territoriais distintos, protagonizados pelo Campesinato e pelo Capital Agrário”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Adolfo da Costa Oliveira Neto, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O trabalho desenvolvido pelo Doutorando, teve a orientação do Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, docente do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 21

Tese de Doutorado/Geografia é defendida na FCT/Unesp – Presidente Prudente-SP.

Tendo como Orientador o Prof.Dr.José Tadeu Tommaselli, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato Antonio de Pádua Mesquita dos Santos Brasil, defendeu tese de Doutorado. Ele se apresentou perante a Comissão Examinadora no dia 17 de Agosto de 2017 e desenvolveu sua tese que versou sobre “Gestão de resíduos sólidos urbanos na Amazônia Paraense: um estudo sobre o município de Barcarena, no Estado do Pará”.

Além do Orientador, atuaram como membros da Comissão Examinadora, os seguintes docentes: Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp; Profª.Drª.Márcia Aparecida da Silva Pimentel, da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará/UFPA; Prof.Dr.Carlos Alexandre Leão Bordalo, da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Paraá/UFPA e Profª. Drª. Maria da Glória Fabregat Rodriguez, Pós-Doutoranda PNDP, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – SP.

Desde que foi Distrito de Belém do Pará, Barcarena é marcada por várias questões envolendo resíduos sólidos urbanos. Esta é a primeira informação que o candidato ao Doutorado em Geografia, Antonio de Pádua prestou à Comissão Examinadora. Ele acrescenta: Com a chegada do Projeto minero-metalúrgico ALBRAS/ALUNORTE no município (na virada de 1970 para 1980, essa problemática teve agravamento. Tudo foi atribuído pelo intensivo aumento da população, acompanhado de um processo acelerado de industrialização e urbanização. Como consequência, demanda cada vez maior de limpeza e destinação adequada de resíduos sólidos.

Com base em levantamentos bibliográficos e documentais – além de pesquisa de campo – foi possível qualificar os dados e alcançar os objetivos propostos, comprovando que a administração se restringiu à limpeza do centro da cidade de Belem e dos Distritos de Mosqueiro e Icoaraci (quase não atingindo Barcarena). Porém, ao preço da destinação inadequada dos resíduos, que a partir do final da década de 1970 gerou contradições de poderes. Nessa questão se envolvem: a Cia. De Desenvolvimento de Barcarena, a Prefeitura Municipal e a ALBRAZ, o que fragiliza a participação da sociedade civil, redundando na ineficiência da gestão de resíduos sólidos urbanos e a educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para sua defesa de tese de Doutorado/Geografia, o candidato Antonio de Pádua Mesquita dos Santos Brasil se apresentou tendo como Orientador, o Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre: “Gestão de resíduos sólidos urbanos na Amazônia Paraense: um estudo sobre o município de Barcarena, no Estado do Pará”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 21

ESPAÇO E TEMPO DE TERRITORIALIDADE

Evento Comentários desativados

Tese de Doutorado/Geografia é defendida no Anfiteatro II da FCT/Unesp.

A candidata Maria Augusta Freitas Costa Canal, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado. Como Orientadora, atuação da Profª.Drª. Eda Maria Goes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/ SP – que também presidiu a Comissão Examinadora. A defesa pública foi defendida no dia 17 de Agosto de 2017.

Fazendo parte da mesa dos trabalhos, o seguintes docentes: Profª.Drª.Maria Gorete da Costa Tavares, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Pará/UFPA; Profª.Drª.Luciana Gonçalves de Carvalho, do ICS/UFOPA; Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp-Presidente Prudente – SP e Profª.Drª. Neide Barroca Faccio, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp-Presidente Prudente – SP.

O tema desenvolvido pela Doutoranda versou sobre: “Espaço e tempo de territorialidade festiva do Sairé na Amazônia e as expressões do sagrado em Alter do Chão/Pará”, cujo contexto engendra questionamentos sobre a essência da tradição religiosa da festa e sua expressão de sagrado, atrelado às procissões e rezas com folias e ladainhas. São atos herdados do catolicismo vinculado ao/pelo grupo indígena Borari e à alegada profanidade das danças e dramatizações na festividade do Sairé.

Para a realização da pesquisa foram usados pressupostos da análise do discurso, da história oral, do “deslocamento perspectivista” e modelo descritivo da morfologia espaço-territorial para tratar, sistematizar e analisar dados documentais: obras clássicas de missionários, viajantes e cronistas. E ainda: periódicos não científicos, observação dirigida com notas descritivas, entrevistas livres com moradores e visitantes de Alter do Chão, além de relatos orais de organizadores e participantes da festa.

Maria Augusta acentua que ”para compreender essas configurações na Festa do Sairé, analisamos o devir espaço-temporal dessa territorialidade festiva, seus processos de agenciamentos maquínicos e disjunções inclusivas num mover entre horizontalidades e verticalidades espaciais multitransescalares. Tudo, em intrínseca correlação com a produção de subjetividades coletivas e suas prospecções de sentido à configuração de atores sociais, enredados a projetos de ação/objetivação de mundo e sua transtemporalidade coextensiva”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Maria Augusta Freitas Costa Canal, candidata ao Doutorado/Geografia, fez sua defesa pública de tese sob orientação da Profª.Drª. Eda Maria Goes, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema desenvolvido pela Doutoranda versou sobre “Espaço e tempo da territorialidade festiva do Sairé na Amazônia e as Expressões do Sagrado, em Alter do Chão/PA”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 16

TESE DE DOUTORADO/GEOGRAFIA

Encontro Comentários desativados

Candidato fez sua defesa pública no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/Unesp.

No dia 14 de Agosto no período matinal, o candidato Rosivanderson Baia Correa do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese perante a Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro II. Orientador: Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, da FCT/Unesp. Tema: “Uso do território e perspectiva de desenvolvimento: análise da produção de Açaí na região Tocantina/PA”.

Na mesa principal – além do Orientador e Presidente dos trabalhos – os seguintes docentes: Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito e Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, ambos do Departamento de Geografia da FCT/Unesp: Prof.Dr.Francisco Fransualdo de Azevedo, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Prof.Dr.Gilberto de Miranda Rocha, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará.

O trabalho desenvolvido pelo Doutorando tem como objetivo principal, investigar e analisar a produção do Açaí (Euterpe olerácia martius) na região tocantina do Estado do Pará. Em particular os municípios de Cametá, Igarapé Mirí e Oieiras do Pará, pertencentes à microrregião geográfica de Cametá, considerados como grandes produtores de Açaí. Trata-se de uma produção na fase de grande expansão e excelente aceitação no mercado externo: regional, nacional e global.

O recorte temporal selecionado se estende – de 1990 até os dias atuais – por ser este o momento em que o Açaí-fruto (em forma de polpa), começa a ser comercializado fora da região. Além do consumo interno da Amazônia. Rosivanderson Baia Correa explica em sua defesa de tese que “a partir da polpa do Açaí surgem novos produtos, como o Sorvete de Açaí; Mix energéticos; refrigerantes, etc. A principal problemática investigada foi representada por vantagens às populações ribeirinhas que produzem Açaí, através da expansão do circuito espacial. Ou seja: para os mercados nacional e internacional”.

Conforme acentuou o Doutorando, a investigação foi realizada – utilizando pesquisa bibliográfica – e “além disso: pesquisa de campo e pesquisa documental. Os resultados apontam: existem perspectivas de desenvolvimento a partir da produção de Açaí. Especialmente aliadas a essas atividades, como a pesca e o cultivo de outras culturas” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Rosivanderson Baia Correa, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp, defendeu tese de Doutorado no dia 14 de Agosto (Anfiteatro II).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 16

TESE DE DOUTORADO/GEOGRAFIA

Evento Comentários desativados

Leishmaniose visceral foi o tema defendido na FCT/Unesp pela candidata Lourdes Aparecida Zampieri D’Andrea.

Sob orientação do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou-se defesa de tese de Doutorado. A candidata Lourdes Aparecida Zampieri D’Andrea, do Programa de Pós-Graduação em Geografia desenvolveu sua defesa pública no Anfiteatro II, no período vespertino do dia 08 de Agosto (a partir das 14hs).

O tema abordado pela Doutoranda versou sobre:”Leishmaniose visceral na região de Presidente Prudente: distribuição espacial e rotas de dispersão”. Para isso, foram conhecimentos geoepidemiológicos e de ferramentas de geoprocessamento e análise espacial para analisar as rotas de disseminação dos agentes e da infecção da doença na população canina nas áreas urbana e rural.

Integrando a Comissão Examinadora como integrantes da mesa, o seguintes docentes: José Eduardo Tolezano, do Centro de Parasitologia e Micologia, do Instituto Adolpho Lltz, de São Paulo; Vamilton Alvarez Santarem, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal , da Unoste; Smuel do Carmo Lima, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG; Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, do Instituto Federal Catarinenese/IFC-Câmpus de São Francisco do Sul – além do Orientador – acima citado .

A tese defendida: vigilância e controle

“A questão central desenvolvida na presente tese, é uma abordagem integrada de elementos que envolvem as ações de vigilância e controle da Leishmaniose Visceral (LV), relacionando dados e análise do mundo macrobiológico ao conjunto de informações espaciais existentes sobre o tema” – acentua a Doutoranda. O principal objetivo foi o de avaliar a distribuição espacial dos casos humanos com LV notificados e relacioná-los com a infecção na população canina nos municípios pertencentes à Rede Regional de Proteção à Saúde – RRAS 11 de Presidente Prudente – SP e rotas de dispersão do Agente Patógeno.

Para entender o contexto da área, diz a candidata ao Doutorado Lourdes Aparecida Zampieri D’Andrea: foi realizado um levantamento de dados secundários, que constitui a criação de bases cartográficas que tenham sido elencadas como explicativas do fenômeno estudado (LV). Com base na Bibliografia sobre o tema, identificando as espécies de Leishmanias circulantes na população canina, identificou-se fatores de riscos individuais para soropositividade em cães de áreas urbanas e rurais. Além da avaliação de prevalência de LV canina em Assentamentos Rurais.

Com base nesses resultados – ressalta a Doutoranda – foi possível identificar na RRAS 11 de Presidente Prudente, três diferentes tipos de centros de dispersão da LV: Core, eixo e borda e necessidade de a política pública repensar o Programa de Vigilância e Controle da LV e estabelecer estratégias diferenciadas para cada tipo de centro de dispersão. Visando assim, a quebra da cadeia de transmissão da doença e/ou o retardo do processo de dispersão em território paulista – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Lourdes Aparecida Zampieri D’Andrea, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A tese defendida pela Doutoranda versou sobre: ”Leishmaniose Visceral na região de Presidente Prudente/São Paulo: distribuição espacial e rotas de dispersão”. Orientador: Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP