set 29

No dia 22 de Setembro no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP, a candidata Joyce Galdino Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Educação fez sua defesa pública para obtenção do título de Mestrado. Como Presidente da Banca e Orientadora, atuou a Profª.Dr.Cláudia Maria de Lima, do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto/SP.
Também integrando a Comissão Examinadora, as docentes: Profª.Drª. Renata Maria Coimbra Libório, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente/SP e Profª.Drª.Rosália Maria Duarte, da Pontifícia Universidade Católica/PUC, do Rio de Janeiro/RJ. Tema escolhido: “Mídias Sociais, Adolescentes e Cidadania: Espaço de representações e de educação para a Mídia”.

O trabalho de pesquisa desenvolvido pela candidata ao Mestrado está inscrito na linha de Práticas e Processos Formativos em Educação e seu objetivo foi de identificar e analisar a representação social de adolescentes matriculados na Escola Estadual “Comendador Tannel Abbud”, do ensino médio no município de Presidente Prudente. Enfoque na função da mídia; e, especial da mídia social (Facebook) na construção do conceito de cidadania que eles possuem.

Análise dos dados

A investigação assumiu uma abordagem qualitativa, com deliniamento descritivo-explicativo; e assumirá o caráter de estudo de levantamento (Survey). A analise dos dados foi realizada mediante análise de conteúdo, visando contribuir para a compreensão deste fenômeno recente que é a presença das mídias sociais na vida dos adolescentes e suas interferências sociais.

Joyce Galdino Gomes revela que “os resultados mostraram que o Facebook se destaca atualmente na rotina dos jovens, apresentando potencialidades para o desenvolvimento de atividades escolares, pois são ambientes atrativos onde os jovens ficam boa parte do tempo para interagir, colaborar e desenvolver competências. Mesmo sem conhecer as potencialidades da Rede Social, utilizando-a em sua maior parte para interação social e entretenimento”.

Segundo a Mestranda – com base nesse trabalho de pesquisa que ela desenvolveu – os adolescentes demonstraram que o Facebook contribui no aprendizado por ser uma mídia inovadora. “Especificamente sobre o exercício cidadão, identificamos que o conceito é compreendido de forma superficial, sendo apresentado por eles sem uma visão crítica, ativa e transformadora. Apesar disso, os alunos revelam que o Facebook contribui no aprendizado deles sobre cidadania” – finaliza.

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Perante a Comissão Examinadora, a candidata Joyce Galdino Gomes fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado em Educação/Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

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Nesta sessão pública, realizada no Anfiteatro VII da FCT/UNESP, a Mestranda se apresentou tendo como Orientadora a Profª.Drª.Cláudia Maria de Lima, do Deptº de Educação do Inst.de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 29

Às últimas horas da tarde de 3ª feira (23 de Setembro) retornou a Presidente Prudente, uma Delegação Acadêmica da Universidade de Sydney/USYD – da Austrália – a fim de acertar novas bases de intercâmbio acadêmico-científico com a FCT/UNESP. A Delegação Australiana que já esteve nesta cidade em 2013, foi constituída pela Profª.Drª.Kathryn Refshauge, Prof.Dr.Patrick Brennan e pelo Coordenador da Equipe, o Fisioterapeuta (PhD) brasileiro, Prof. Dr. Paulo Ferreira.

Cumprindo uma programação oficial no dia seguinte (24 de Setembro), os visitantes foram recepcionados na Sala da Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias e pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho.

Anfitriões e visitantes partilharam o “café da manhã”; e depois participaram de uma breve reunião, estando também presentes os Profs.Drs.:Marcelo Pastre, Rubem Negrão e Rafael Zambelli, este último recém-contratado através de concurso público, após concluir curso de pós-graduação em Fisioterapia, com título de Doutor pela USYD, da Austrália.

Encontro com Professores e Estudantes

De conformidade com a programação previamente estabelecida, os visitantes – juntamente com o Coordenador da Equipe e cinco professores da FCT/UNESP, caminharam pelo Câmpus até chegar ao Anfiteatro II, onde tiveram importante diálogo com dez estudantes de Fisioterapia, interessados no Programa de Intercâmbio Brasil-Austrália, através da Unesp.

O Encontro envolvendo a Delegação Acadêmica da Universidade de Sydney/Austrália, cinco professores e dez estudantes de graduação e pós-graduação em Fisioterapia, mereceu destaque especial. Com ampla exposição sobre a proposta de intercâmbio acadêmico-científico, iniciado em Junho/2013, em cumprimento à continuidade do Programa de Internacionalização da UNESP.

Nesse encontro que durou cerca de duas horas, envolvendo professores, estudantes e demais participantes da área de saúde (Programa de pós-graduação em Fisioterapia), foi feita a apresentação de projetos das instituições e das principais linhas de pesquisa dos programas. As apresentações estão abertas a todos os alunos – incluindo de graduação, pós-graduação e outros acadêmicos interessados. São novas oportunidades para quem deseja fazer pós-graduação em Fisioterapia.

É importante saber, que em decorrência do acordo estabelecido através da proposta de intercâmbio da Unesp com a Universidade de Sydney/USYD, nada menos que três estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente estão concluindo atualmente o Mestrado em Fisioterapia na Austrália. Tão logo concluam a defesa de dissertação para obtenção do título de Mestrado, eles estarão retornando, o que está previsto para Outubro de 2014.

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Recepção dos ilustres visitantes na Sala da Diretoria pelo Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP, com o “Café da manhã” no dia 24 de Setembro de 2014.

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A Delegação Acadêmica da USYD/Austrália, caminha pelo Câmpus da Unesp/Pres.Prudente em direção ao Anfiteatro II, onde foi programado importante encontro.

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O Prof.Dr.Paulo Ferreira (Fisioterapeuta PhD brasileiro), faz as apresentações aos Professores e estudantes interessados no Intercâmbio Unesp-USYD.

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Os Projetos de Intercâmbio Acadêmico-científico estão vigorando desde o ano passado, em continuidade ao processo de internacionalização da Unesp.

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De forma generalizada existe uma identificação marcante nos trabalhos de intercâmbio desenvolvidos pela FCT/UNESP e USYD – Universidade de Sydney/Austrália.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 25

PRES.DA FUNDUNESP VISITA A FCT/UNESP

Evento Comentários desativados

Para uma visita de rotina na última 3ª feira (23 de Setembro),  esteve no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente o Prof.Dr.Edivaldo Domingues Velini, Diretor Presidente da Fundação para o desenvolvimento da Unesp/FUNDUNESP. Recepcionaram o ilustre visitante os Profs.Drs.: Marcelo Messias e José Carlos da Silva Camargo Filho, respectivamente Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP.

Depois das “boas vindas” em nome da Diretoria, Docentes e Servidores da Faculdade de Ciências e Tecnologia, houve reunião na Sala da Diretoria da unidade. Do encontro participaram – além dos Diretores – Coordenadores, Docentes, Chefes e representantes de diversos Departamentos.

Presentes à reunião: os Profs.Drs.: Edilson Ferreira Flores; Rosiane de Fátima Ponce; Camila Buononi da Silva; Amilton Amorim; Angel Fidel Vilche Peña; Rosilene M.R. Lourençone; Ricardo Pires de Paula; Rogério Eduardo Garcia; Renata Ribeiro de Araujo e Arilda Inês Miranda Ribeiro, dentre outros.

Fundação criada em 1987

A Fundação para o desenvolvimento da Unesp – Fundunesp – tem como missão apoiar parcerias e estimular o ensino, a pesquisa e a extensão através de canais de cooperação com instituições sociais e empresas públicas e privadas. Sua criação como entidade jurídica e de Direito Privado, ocorreu no dia 13 de Abril de 1987. Portanto, há mais de 27 anos, sendo declarada de Utilidade Pública, sem fins lucrativos.

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O Diretor Presidente da FUNDUNESP – Fundação para o desenvolvimento da Unesp – Prof.Dr.Edivaldo Domingues Velini esteve em visita à FCT/UNESP, sendo recepcionado pelo Diretor e Vice-Diretor.

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Após a recepção pelo Profs.Drs.: Marcelo Messias (Diretor) e José Carlos da Silva Camargo Filho (Vice-Diretor), realizou-se importante reunião, da qual participaram: Coordenadores, Docentes, Chefes e representantes de diversos setores da Faculdade Estadual.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 24

No dia 19 de Setembro, no Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP, a candidata Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu Tese de Doutorado. A sessão foi presidida pela Profª. Drª. Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP, que atuou também como Orientadora da Doutoranda.

Ainda fizeram parte da mesa como integrantes da Comissão Examinadora – além da Orientadora – os seguintes docentes: Prof.Dr.José Armando Valente, da Universidade Estadual de Campinas (Nied-Unicamp); Prof.Dr.Simão Pedro Pinto Marinho, da Pontifícia Universidade Católica/PUC-Minas Gerais; Profª.Drª.Maria de Fátima Salum Moreira, do Departamento de Educação da FCT/UNESP e Prof.Dr.Edson do Carmo Inforsato, do Departamento de Didática, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/SP.

Tema escolhido: “Formação de Professores para a Educação Inclusiva em uma abordagem CCS”, que a Doutoranda Danielle Aparecida resume como linha de pesquisa, desenvolvida no âmbito do Projeto PROESP – Formação de Educadores – compromisso com a Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na FCT/UNESP. Os aportes teóricos, metodológicos e práticos que subsidiaram a organização da pesquisa, são relacionados à problematização da formação de professores, diante de perspectivas de inclusão Escolar, compreensão sobre currículo e uso de TDIC na Educação.

“Assim, a pesquisa foi concebida com a premissa de formação inicial e em serviço de professores, no sentido de oferecer instrumentos de análise sobre as políticas e práticas de inclusão escolar de Estudantes (Público-Alvo da Educação Especial). E além disso: oferecer elementos para a construção de novas práticas, usando recursos tecnológicos em perspectiva de uma escola inclusiva por meio da promoção de atividades escolares que desenvolvam as habilidades de todos” – acentua a Doutoranda.

“A análise preliminar das atividades desenvolvidas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como a organização de dados coletados por meios de questionários , memorial reflexivo, fóruns de discussão e portfólios indica a relevância que o papel desse eixo desempenhou dentro das concepções dos professores cursistas frente à política de inclusão e sua aplicação em contextos escolares vinculados ao uso de TDIC nesse processo”. Portanto – diz Danielle Aparecida – os dados sinalizam sobre a importância de uma formação contextualizada, que atribua significados aos referenciais teóricos e práticos articulados ao dia-a-dia do professor. E mais: “A análise final sobre os resultados poderá caracterizar as contribuições efetivas da proposta para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos sujeitos” – finalizou.

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A tese de Doutorado/Educação, defendida por Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos realizou-se no Auditório I, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, do Deptº de Matemática,Estatística e Computação da FCT/UNESP.

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O tema desenvolvido pela Doutoranda e defendido publicamente, versou sobre: “Formação de Professores para a Educação Inclusiva em uma abordagem CCS”. A pesquisa está vinculada ao Projeto PROESP – Programa de Pós-Graduação em Educação na FCT/UNESP.

EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVA DOS ALUNOS É TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NA FCT/UNESP

Mais uma dissertação de Mestrado, relacionada ao Programa de Pós-Graduação em Educação foi defendida publicamente no ultimo dia 19 de Setembro, pelo candidato Marcos Roberto So, que teve como Orientador o Prof.Dr.Mauro Betti, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru. A Comissão Examinadora se fez presente a partir das 14hs no Anfiteatro VII da FCT/UNESP.

“Das relações com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física: as perspectivas dos alunos” – foi o tema desenvolvido pelo Mestrando em sua defesa de dissertação para obtenção do título de Mestrado. Além do Prof.MauroBetti, também fizeram parte da mesa e da Banca Examinadora,os docentes: Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, do Departamento de Educação da FCT/UNESP e Prof.Dr.Jocimar Daolio, da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

Na dissertação afirma Marcos Roberto: “Os saberes profissionais docentes são bastante volumosos na literatura especializada. E o tema parece estar consolidado no campo da pesquisa educacional, inclusive na área da Educação Física. No entanto, pouco se tem considerado alunos como agentes nos processos de ensino e aprendizagem, pois estes também produzem e se relacionam com os saberes a partir de suas singularidades”.

O Mestrando esclarece que as observações e entrevistas apontaram para os resultados que se seguem: O medo de machucar e manifestado inicialmente por alguns alunos, foi superado com a dissociação da luta com violência; e isso se deve à diversão gerada pelos jogos de lutas propostas pela Professora – que demonstrou paciência – e deu atenção especial às instruções, e alguns alunos se valeram da amizade como meio de convencimento de colegas para participarem das aulas.

Na continuidade, Marcos Roberto acentua: O único golpe de Judô ensinado pela Professora (golpe de desequilíbrio denominado o-soto-gan), foi o tema mais lembrado pelos alunos, que lhe conferiram status de “saber derrubar alguém”. Quando questionados sobre o que contaria aos seus familiares sobre aprendizagem das aulas de judô, o-soto-gan foi o mais citado. E ao serem indagados de que forma explicariam suas aprendizagens, todos os alunos apontaram a demonstração corporal como recurso mais eficiente.

Convergindo com Charlot – que caracteriza diversas figuras do aprender – o-soto-gan – é um golpe de domínio de uma atividade, e conseqüentemente é difícil de ser anunciado em saber-objeto, o que justifica a dificuldade dos alunos de explicar verbalmente a metodologia de aplicação de golpes.

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O candidato do Programa de Pós-Graduação em Educação, Marcos Roberto So, se apresentou perante a Comissão Examinadora para sua defesa pública de Mestrado, no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente.

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O Prof.Dr.Mauro Betti, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP, foi o Orientador do candidato Marcos Roberto So. A sessão de defesa pública de dissertação de Mestrado na FCT/UNESP, verificou-se no dia 19 de Setembro de 2014.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 20

Acordo celebrado na tarde desta 6ª feira (19 de Setembro de 2014), marcou o encerramento da paralisação geral das unidades da UNESP; em especial da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Câmpus de Presidente Prudente – SP. Foi uma deliberação da Assembléia Geral através de três segmentos: CRUESP, Fórum das Seis e Assembléia local.

Em face dessa deliberação – e considerando o acordo celebrado pelo fim da greve – estão sendo convocados todos os alunos (de graduação e pós-graduação), para o retorno às aulas e demais atividades da Universidade, na próxima 2ª.feira, dia 22 de Setembro de 2014. Igualmente são convocados, todos os docentes e servidores da FCT/UNESP.

Com a finalização do movimento de greve, o Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias e o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca), assinam o Comunicado Oficial; e desejam a todos um bom retorno ao trabalho e aos estudos.

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Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos e o o Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 17

Nos dias 15 e 16 de Setembro no Anfiteatro II da FCT/UNESP –Câmpus de Presidente Prudente – foram defendidas publicamente duas novas teses de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia. Em ambas, participação da Profª.Drª. Maria Laura Silveira, docente do Instituto de Geografia “Romualdo Ardissone”, da Faculdade de Filosofia a e Letras da Universidade de Buenos Aires/Argentina, juntamente com o Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente-SP.

No Anfiteatro II estiveram reunidos os integrantes da mesa que passaram a compor a partir das 13h30 do dia 15/Setº a Comissão Examinadora, especialmente constituída para avaliar a defesa de tese da candidata ao Doutorado de Geografia, Andrea Leandra Porto Sales. Sua Orientadora: Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito, docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; e o tema escolhido: “A situação espacial de franquias na América do Sul: Morfologia e centralidades urbanas em cidades médias da Argentina, Brasil e Chile”.

Também fizeram parte dos trabalhos, atuando como componentes da Banca Examinadora, os seguintes docentes: Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – SP e Profª.Drª.Sílvia Ap Guarnieri Ortigoza, do Departamento de Geografia do Instituto de Geociência e Ciências Exatas de Rio Claro/SP. O tema desenvolvido pela Doutoranda mereceu atenção especial de todos os participantes durante a defesa de tese. No contexto da reestruturação urbana, ajustes espaciais cada vez mais refinados.

A tese defendida por Andréa

O termo “franquias” que qualifica empresas de varejo em centros lucrativos de cidades médias sul-americanas é a primeira citação referencial. “Elas resultam como produto de um modelo organizacional gestado de âmbito da reestruturação econômica, cujo arranjo territorial mediante infraestruturas e dispositivos eletrônicos e normativos – cada vez mais modernos – favorecem a conformação de elos empresariais que se sobrepõem ao orçamento territorial e atenuam a hierarquia nas redes urbanas. A partir das cinco cidades médias sul americanas: Campina Grande, Passo Fundo e Presidente Prudente, no Brasil; Tandil, na Argentina e Chilan, no Chile, são as referências.

“Aferimos que as franquias possuem demandas espaciais que redefinem e reorientam o debate acerca da centralidade, como categoria da problemática situação espacial desse gênero de empresas como um indicador de centralidade urbana América do Sul. O Brasil é o único país entre os três a possuir uma Lei específica para regular as relações e atividades dentro do sistema tem o maior número de redes e unidades de franquias, seguido da Argentina, onde há um código de ética. Enquanto isso, no Chile a prática de franquear – apesar de antiga – não é regulada por dispositivos jurídicos específicos” – acentua Andrea Leandra Porto Sales.

Escala regional

Na escala regional – diz a Doutoranda – verificamos que as variáveis definidoras de localizações dessas empresas estão apoiadas, respectivamente, por ordem de importância. Mas igualmente relevantes – nas dimensões cultural e econômica. Já na escala intraurbana onde todas as outras dimensões de correlacionam, e se materializam frente à dispersão dos estabelecimentos comerciais como contribuição metodológica, apresentamos técnicas do geoprocessamento para identificar e classificar áreas centrais na estrutura urbana de cidades médias. Pela disposição morfológica e as franquias de presença/ausência e tipo de estabelecimento comercial para diferenciar essas áreas por padrão de consumo.

Para finalizar, acentua Andréa: “Como uma representação da capacidade criativa e veloz de acumulação de capital pelo estímulo ao consumo, as franquias utilizam a produtividade espacial de áreas centrais para obter ganhos de lucratividade, o que tem contribuído para a difusão de estilos de vida e padronização de paisagens urbanas. A lógica territorial e econômica do sistema garante uma exclusividade territorial aos franqueados de cidades médias, aproxima os lugares e expõe os elementos de domínio que sobrepõem os centros de decisão aos centros de consumo”.

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A sessão foi instalada no Anfiteatro II com a presença dos membros integrantes da Comissão Examinadora e da candidata Andréa Leandra Porto Sales, para sua defesa de tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, na FCT/UNESP.

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A Orientadora foi a Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP e o tema defendido:”A situação espacial de Franquias na América do Sul: morfologia e centralidade urbana em cidades médias da Argentina, Brasil e Chile”.

 

ESTUDO DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL É TESE DE DOUTORADO DEFENDIDA NA FCT/UNESP

Na manhã de 16 de Setembro, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP foi desenvolvida mais uma tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia. Presente o candidato Paulo Fernando Jurado da Silva, tendo como Orientador o Prof.Dr.Eliseu Saverio Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. O tema escolhido foi: “Nas ondas da informação: Interfaces entre o Pensamento Geográfico e a Geografia Econômica para o estudo das telecomunicações no Brasil”.

Os demais membros que fizeram parte da mesa, integrando a Comissão Examinadora foram constituídos dos seguintes docentes, além do Orientador já citado: Prof.Dr.Antonio Henrique Bernardes, do Departamento de Geografia, da Universidade Federal Fluminense/UFF; Profª.Drª.Nelba Azevedo Penna, do Instituto de Ciências Humanas/Departamento de Geografia da Universidade de Brasília/UnB; Profª.Drª.Maria Laura Silveira, do Instituto de Geografia “Romualdo Ardissone” da Universidade de Buenos Aires/Argentina e Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP.

Nas ondas da informação/Telecomunicações

O trabalho desenvolvido pelo Doutorando Paulo Fernando Jurado da Silva se relacionou aos problemas das Telecomunicações no Brasil, especialmente na ligação ou Interfaces entre pensamento geográfico e a Geografia Econômica. E ele – em sua defesa pública de tese para obtenção do título de Doutorado/Geografia – começa dizendo: A sociedade experimenta no período técnico atual, transformações profundas advindas sobretudo, do uso crescente dos serviços de Telecomunicações e das tecnologias de informação; que redirecionam em diversos sentidos os processos de acumulação e ampliação do capital. Mas também das redes de articulação e gestão territorial.

Em termos metodológicos e práticos – frisa Paulo Fernando – de um lado observa-se empiricamente uma crescente incorporação das tecnologias da informação e telecomunicação na produção econômica e dos bem materiais e, de outro, se verifica a intensificação do fenômeno da desigualdade, complementaridade, antagonismo entre espaços dotados de maior densidade técnica e outros com menor carga de infraestrutura material e inovação.

E o Doutorando complementa suas informações: “Assim, da mediação entre o Estado e o poder privado na utilização do território surgem conflitos, simbioses e apropriações que precisam ser mais bem estudadas na Geografia. Com isso, a análise das empresas privadas de telecomunicação é tomada como fio condutor; e objetivo maior para a leitura espacial dos segmentos de televisão por assinatura, telefonia celular e Internet. No momento em que o Brasil passa por diversas transformações socioespaciais, com a ampliação da densidade técnica territorial, no período recente” – finalizou.

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No Anfiteatro II da FCT/UNESP, o candidato Paulo Fernando Jurado da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, enfrenta a Comissão Examinadora em defesa pública de sua tese de Doutorado.

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O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr. Eliseu Saverio Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. A defesa pública foi bastante prestigiada por colegas, amigos e familiares.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 17

A candidata Roberta Caetano da Silveira, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – enfrentou a Comissão Examinadora no último dia 11/Setº no Anfiteatro VI, onde defendeu publicamente sua dissertação de Mestrado. A Orientadora foi a Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

O tema desenvolvido pela Mestranda versou sobre “Educação Literária na Educação Infantil: o Livro nas mãos de Professoras e Educadoras de Araçatuba-SP”. Os outros membros da Banca Examinadora foram: a Profª.Drª.Flávia Brocchetto Ramos, docente do Departamento de Letras da Universidade de Caxias do Sul/RS e Profª. Drª.Cinthia Magda Fernandes Ariosi, do Departamento de Educação da FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP.

A dissertação trata de um estudo vinculado à linha de pesquisa “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, tendo por finalidade investigar como se processam as práticas de leitura e contação de histórias de duas professoras e duas educadoras adjuntas infantis que atuam com o mesmo grupo de crianças de 4 anos a 5 anos de idade (turmas de Etapas 1 e 2) de uma instituição de Educação Infantil , de período integral do Sistema Municipal de Educação de Araçatuba/SP.

A Mestranda Roberta Caetano da Silveira argumenta: “Trata-se de uma pesquisa em Educação, de abordagem qualitativa em uma perspectiva de estudo de caso do tipo etnográfico. Os procedimentos metodológicos se deram por meio dos instrumentos: entrevista estruturada; pesquisa de campo por meio de observação. Análise documental dos materiais de registros dos quatros sujeitos da pesquisa e análise comparativa das concepções e práticas de leitura e contação de e histórias dessas profissionais”.

Roberta acrescenta em seu relatório: “A analise da coleta dos dados qualitativos culmina na construção de cinco categorias, que buscam discutir as práticas educativas com leitura e contação e a possível formação do leitor, visando uma educação literária para todos. Os resultados revelam os equívocos cometidos pelas Professoras e Educadoras na definição de ler e contar histórias”. Isso – enfatiza a Mestranda – retrata o avesso literário quando muitas vezes se nega a Educação Infantil, empregando o texto como pretexto. Além das dificuldades na formação inicial dos sujeitos da pesquisa, para formar profissionais da educação e leitores – finaliza.

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Roberta Caetano da Silveira fez sua defesa de dissertação de Mestrado no Anfiteatro II da FCT/UNESP em 11/Setº, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza(Deptº de Educação).

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Integrando a Comissão Examinadora, as Profªs.Drªs.Flávia Brocchetto Ramos,da Univ.de Caxias do Sul/RS(Video-conferência) e Cinthia Magda Fernandes Ariosi,da FCT/UNESP juntamente com a Profª.Renata.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 13

“A Educação Física se encontra inserida em sistemas discursivos que constroem representações sobre condutas normalizadas em nossa sociedade. Ostentar um corpo diferente dos padrões de saúde e beleza, instituídos; não se adequar aos comportamentos sociais “apropriados” – segundo seu gênero – ou transgredir o sistema de inteligibilidade cultural que prediz uma relação casual e ordenada entre sexo, gênero e sexualidade são marcadores que denunciam algumas “diferenças” durante aulas de Educação Física na escola”. Foi assim que se manifestou o candidato do Programa de Pós-Graduação em Educação, Vagner Matias do Prado, ao defender tese para obtenção do título de Doutorado na FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

A sessão destinada à defesa de tese de Doutorado/Educação, verificou-se no dia 05/Setembro, a partir das 14hs no Anfiteatro II, atuando como Orientadora do Doutorando, a Profª.Drª. Arilda Inês Miranda Ribeiro, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente. O tema escolhido para a defesa de tese do candidato Vagner Matias do Prado, foi: “Entre ditos e não ditos: A marcação social de diferenças de gênero e sexualidades por intermédio das práticas escolares da Educação Física”.

Demais integrantes da Comissão Examinadora, reunidos nessa defesa de tese: Profª.Drª.Maria de Fátima Salum Moreira, do Departamento de Educação da FCT/UNESP; Prof.Dr. Wiliam Siqueira Peres, do Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis; Profª.Drª.Helena Altmann, da Faculdade de Educação Física, Departamento de Educação Física e Humanidades da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e Prof.Dr.Márcio Rodrigo Vale Caetano, da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. O Doutorando desenvolveu suas atividades com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo/FAPESP.

A tese defendida

Durante a exposição, o Doutorando Vagner Matias do Prado relatou: “Ao contar com o aporte teórico de estudos pós-estruturalistas e da teoria queer, objetivamos compreender de que maneira os discursos utilizados pela disciplina produzem marcas associadas ao gênero e a sexualidade tendo a heterossexualidade como base normativa. Investigamos como sujeitos que questionam os padrões de normalidade heterossexual são representados nos espaços escolares e como constroem resistências para transitarem por eles”.

E acrescenta o Doutorando: “A pesquisa foi desenvolvida junto a jovens adultos gays, no município de Presidente Prudente – SP. Através de aplicação de questionários socioeconômicos e da elaboração de seis (6) entrevistas semiestruturadas, analisamos relatos sobre vivências de sujeitos que se autorrepresentam enquanto homossexuais, a partir de suas rememorações sobre aulas de Educação Física na Educação Básica”.

Concluindo, frisa o Doutorando: Os resultados obtidos apontam que a Educação Física Escolar é tomada como padrão de normalidade. Sujeitos que não performatizam a masculinidade hegemônica, ou pautada na noção de virilidade e subjugação do feminino são alvos de constantes marcações de diferenças que objetivam “materializar suas não adequações” no cenário escolar e, mais especificamente, durante aulas de Educação Física nesse contexto – disse.

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O candidato Vagner Matias do Prado, apresentou-se perante a Banca Examinadora no Anfiteatro II da FCT/UNESP para sua defesa de tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação.

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A Orientadora foi a Profª.Drª.Arilda Inês Miranda Ribeiro, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unes – Câmpus de Presidente Prudente- SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 11

Na primeira semana do mês de Setembro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou um dos mais importantes encontros: Doutorado Interinstitucional da disciplina “Organização do trabalho científico II”. O evento que foi realizado de 01 a 05/Setembro, envolveu três Universidades (UNESP/UFPA/UEPA), está relacionado diretamente com o Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Desde sua abertura até o encerramento do Doutorado Interinstitucional, foi cumprida extensa programação, participando integrantes do Corpo Docente, Discente, visitantes e convidados em número considerável. Muitos deles vieram da Amazônia – especialmente do Estado do Pará – por força de um convênio estabelecido entre a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Universidade Federal e Universidade Estadual Paraense.

Desde o dia 1º de Setembro, apresentação de projetos de pesquisas, trabalhos de campo, desenvolvimento territorial, palestras, trabalhos ambientais, dinâmicas agrárias, produção do espaço, dinâmicas agrárias,políticas públicas e desenvolvimento regional. Também agendados: Produção do Espaço Urbano, Estudo da vegetação e clima, Planejamento e Gestão ambiental, Rede Urbana,Turismo, Cidades médias, Colóquio dos Projetos com a participação dos docentes e com o Orientador, a partir do agendamento feito pelo Doutorando.

Duas palestras programadas durante a realização desse evento tiveram destaque especial: no dia 04/Setº pela manhã, com o Prof.Dr.Antonio Carlos Vite, (sob a Coordenação da Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, da FCT/UNESP). No dia seguinte com a Profª.Drª.Regina Célia de Oliveira, ambos representando a UNICAMP. Esta última, sob a Cooordenação da Profª.Drª.Margarete Cristiane C.T.Amorim.

Temas em debate: “Pensando uma nova epistemologia para a Geografia” e “O papel do Geógrafo frente aos problemas ambientais”. No período da tarde, os docentes da UNICAMP tiveram também participação nos Colóquios relativos a Projetos de pesquisa, ao lado dos Profs.Drs: Nécio Turra Neto e Margarete Cristiane CostaTrindade Amorim e Doutorandos.

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O Doutorado Interinstitucional UNESP/UFPA/UEPA, realizou-se no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente pela primeira vez; e reuniu docentes, doutorandos e visitantes de várias regiões do país.

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A UNICAMP prestigiou o encontro através da palestra”Pensando uma nova epistemologia para a Geografia”p/Profº.Dr.Antonio Carlos Vite.Coordenação da Profª.Drª.Rosângela de Medeiros Hespanhol.

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Durante a 1ª semana de Setembro, houve intensa movimentação na cidade – e de forma mais acentuada – no Câmpus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

NO CAMPUS DA FCT/UNESP, APRESENTAÇÃO DE INÚMEROS PROJETOS DE PESQUISA NA AMAZÔNIA

Nos primeiros cinco dias úteis do mês de Setembro/2014 foram inscritos 24 Orientadores a fim de dar assistência aos candidatos inscritos como discentes a partir da apresentação dos Projetos. O Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes foi o 1º Orientador – Projeto: “Camponeses, escolas e territórios: um estudo sobre os impactos da política de educação do campo na Amazônia Paraense”. Linha do Projeto: Desenvolvimento territorial p/Adolfo da Costa Oliveira Neto (dia 04/Setº).

Segue-se: Francilene Soares de Medeiros Costa: Trabalho, Saúde Ambiental e Movimentos socioterritoriais – Orientador: Marcelo Dorneles Carvalhal – Projeto: ”A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no Território de Castanhal/PA: uma análise do fluxo de notificações de agravos à saúde do trabalhador”. Hugo Rogério Hage Serra – Linha: Dinâmicas Agrárias Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Orientador: Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Projeto: Políticas Públicas de Turismo e Desenvolvimento Regional na Amazônia: Concepções e Práticas Sociais”.

Ivana de Oliveira Gomes e Silva: Trabalho, Saúde Ambiental e Movimentos socioterritoriais – Orientador: Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr. – Projeto: “Às margens de Belo Monte: Formas de resistência da classe trabalhadora ao mega-empreendimento do PAC na Amazônia”. José de Queiroz Miranda Neto – Produção do Espaço Urbano. Orientador: Prof.Dr. Eliseu Saverio Sposito – Projeto: “Altamira enquanto cidade-média na Amazônia: Novos sujeitos e novos papeis de centralidade na dinâmica urbano-regional”.

Léa Maria Gomes da Costa – Desenvolvimento Territorial. Orientador: Prof.Dr. Arthur Magon Whitacker – Projeto:”Belém: ornamento territorial e produção do espaço urbano nos últimos 20 anos”. Marcel Ribeiro Padinha – Produção do espaço urbano. Projeto: Arthur Magon Whitacker.“A Rede Urbana Amazônica em tempo de caos: a centralidade exercida pela cidade de Altamira no Sudoeste do Pará, sob efeitos da reestruturação urbana e regional promovida pela Usina Hidrelétrica Belo Monte”. Mauro Emílio Costa Silva – Linha: Produção do espaço urbano. Orientadora: Profª.Drª. Eda Maria Goes – Projeto:” Cidades médias no Pará: a inserção da ordem distante na paisagem”.

Rogério Souza Marinho – Produção do espaço urbano – Orientador: Prof.Dr. Nécio Turra Neto – Projeto:”O lugar amazônico à beira-mar: espacialidades, temporalidades e identidade no litoral paraense”. Willame de Oliveira Ribeiro- Produção do espaço urbano – Orientador: Prof.Dr. Everaldo Santos Melazzo – Projeto: “Produção do espaço urbano e desenvolvimento sócio-espacial em uma cidade média da amazônia: uma análise da habitação e da dinâmica Imobiliária em Castanhal/Pará”.

Outros Projetos

No dia 05/Setembro, os trabalhos científicos voltados à Amazônia, continuaram no Câmpus da FCT em Presidente Prudente, sendo desenvolvidos pelos integrantes da UNESP, UFPA e UEPA, com Análise e Gestão Ambiental por Antonio de Pádua Mesquita dos Santos. Orientador: Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli. Projeto: “Educação e gestão ambiental em áreas de risco no município de Bacarena/Pará”. Benedito Ely Valente da Cruz – “Dinâmicas agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”. Orientadora: Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol – Projeto: “Queijo do Marajó: indicação de origem geográfica como estratégia de Desenvolvimento Territorial para a microrregião do Ararí-Marajó/Pará”.

Candidato seguinte: Francisco Emérson Vale Costa – Análise e gestão ambiental – Orientador: Prof.Dr.Antonio Cezar Leal – Projeto: “Planejamento Ambiental e gestão da Bacia hidrográfica do rio Tarumã-Açu, Manaus/Amazonas: um estudo a partir dos princípios e desafios de gestão integrada, descentralizada e participativa”. José Carlos da Silva Cordovil – Dinâmicas Agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Orientadora: Profª.Drª.Rosângela Custódio Cortez Thomaz – Projeto:“Turismo na Amazônia ribeirinha: Políticas Públicas e Desenvolvimento nos municípios de Cametá-PA; Breves-PA e Parintins/AM”.

José Edilson Cardoso Rodrigues – Dinâmicas da Natureza. Orientadora: Profª.Drª. Margarete Cristiane C.T.Amorim – Projeto: “Estudo da vegetação e clima urbano: uma análise das características socioambientais na cidade de Belém/PA”. Maria Augusta Freitas Costa – Desenvolvimento Territorial – Orientador: Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet – Projeto: “Espaço e tempo da territorialidade cultural gaucha, na cidade de Santarém, no Oeste Paraense”. Paulo Alves de Mello – Dinâmicas da Natureza – orientador: Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos – Projeto: “Zoneamento ambiental aplicado à gestão de unidades de paisagens através de mapeamento de formações vegetais com alto poder de estabilidade ecológica e hidrogeomorfológica”.

Ainda no dia 05/Setº: Rita Denize de Oliveira – Dinâmicas da Natureza – Orientador: Prof.Dr.Paulo César Rocha – Projeto: “Alterações na morfologia do rio Xingu e seus impactos sobre as planícies fluviais na área de Hidrelétrica de Belo-Monte, sudoeste do Pará”. Rosinvanderson Baia Correa – Dinâmicas Agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional – Orientador: Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Projeto – “Uso do território e desenvolvimento regional: uma análise sobre o extrativismo do Açaí em pequenas propriedades na região Tocantins (PA)”. E por fim, Tiago Barreto de Andrade Costa – Produção do espaço urbano – Orientador: Prof.Dr.Raul Borges Guimarães – Projeto: “Pobreza urbana e política de saúde: em busca da equidade”.

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Com a participação de Docentes e Doutorandos de três Universidades brasileiras, realizou-se no Câmpus da FCT/Unesp o Doutorado Interinstitucional – Disciplina Organização do Trabalho Científico.

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A Profª.Drª. Regina Célia de Oliveira, docente da UNICAMP veio especialmente para ministrar palesra sobre “O papel do Geógrafo frente aos problemas ambientais”. Coordenação da Profª.Drª.Margarete C.T.Amorim.

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Os que participaram desse encontro da mais alta importância para a Ciência e Tecnologia, sairam satisfeitos. São trabalhos dessa natureza, que valorizam o intercâmbio cultural e científico, unindo UNESP/UFPA/UEPA.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 08

No mês de Setembro/2014 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o Programa de Pós-Graduação Em Educação, Geografia e Matemática agendou inúmeras dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. As primeiras foram desenvolvidas na primeira semana do mês, com destaque especial para Educação, com três defesas de dissertação de Mestrado e três para Doutorado em Geografia e Educação nos dias: 03 a 05/Setº. Matemática teve apenas uma defesa pública de dissertação de Mestrado.

De acordo com o Departamento de Pós-Graduação da FCT/UNESP, até o final de Setembro estão previstas quatro defesas de dissertação de Mestrado (Educação) e outras quatro teses de Doutorado, sendo duas na área de Geografia e duas em Educação, que serão defendidas por candidatos previamente inscritos juntamente com membros integrantes das Comissões Examinadoras, que estarão reunidas nos Anfiteatros: I, II e VII. Para o mês de Outubro/2014 foram fixadas nada menos que três defesas públicas de teses de Doutorado em Educação, dias: 03 e 09.

A 1ª defesa de tese de Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação – foi desenvolvida pela candidata Denise Ivana de Paula Albuquerque, verificou-se no Anfiteatro II na manhã de 03/Setembro. O Orientador foi o Prof.Dr.Klaus Schlunzen Junior, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP. Tema escolhido: “O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual”.

Fizeram parte da Comissão Examinadora (além do Orientador e Presidente da mesa) os seguintes membros: Prof.Dr.Jordi Quintana Albalat, da Universidade de Barcelona/ Espanha; Profª.Drª.Maria Elisabette Brisolla Brito Prado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Bandeirante de São Paulo; Profª. Drª. Ana Maria Martins da Costa Santos, do Departamento de Educação e Profª.Drª. Ana Maria Osório Araya Balan, ambas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

A tese defendida

O trabalho desenvolvido por Denise Ivana de Paula Albuquerque, enfoca pressupostos para a Educação à distância (EaD) no país, bem como estudos e pesquisas realizados, observando a infinidade de modelos, de designs, de organização, de estruturas que caracterizam as diferentes propostas de cursos nessa modalidade. “É possível destacar, uma necessidade latente de promover debates que posam consolidar a EaD, como uma educação de qualidade”.

A Doutoranda ressalta: “As transformações ou inovações são indispensáveis, na medida em que o marco regulatório estabelece diretrizes que devem ser incorporadas para que se tenham novas formas de organização de pensamento, de construção de conhecimentos proporcionados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Frente a essas questões, a pesquisa que ora apresento, busca analisar o processo de formação e formadores que atuam no curso de Tecnologia Assistiva, projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão escolar (T.A.). O objetivo central foi verificar que efeitos do processo de formação permanente, em serviço e em exercício dos formadores do curso de T.A. sobre o trabalho da equipe do curso de T.A. no AVA”.

Denise acrescenta em sua defesa de tese: As ações adotadas no desenvolvimento da pesquisa foram fundamentadas pelos referenciais teóricos da formação de professores e da Educação à Distância; e possibilitaram uma revisão conceitual quanto às questões, como orientação e acompanhamento da equipe de formadores, no que se refere à interação e comunicação no AVA; o trabalho colaborativo; a apropriação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a docência virtual.

Finalizando diz a Doutoranda: “Os procedimentos metodológicos que embasaram o estudo foram pautados nos pressupostos da pesquisa qualitativa, na perspectiva do estudo de caso. Os resultados preliminares, da análise dos dados, permitiram uma compreensão de como foram construídos os processos formativos dos formadores do curso de T.A. A partir desses resultados, foi possível levantar alguns indicadores que referenciaram a análise qualitativa do estudo”.

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A candidata Denise Ivana de Paula Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação em Educação faz sua defesa pública de tese de Doutorado perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

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Dois flagrantes especiais: Com o Orientador, Prof.Dr.Klaus Schlunzen Jr. e Prof.Dr.Jordi Quintana Albalat (da Univ.de Barcelona) e demais membros que integraram a Comissão Examinadora em 03/Set/2014.

TESE DE DOUTORADO/PROGR.DE GEOGRAFIA, DEFENDIDO NA FCT/UNESP POR CINTIA MINAKI

Mais uma defesa de tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, verificou-se no dia 03 de Setembro no Anfiteatro II (a partir das 13h30) pela candidata Cintia Minaki. ”O clima urbano como indicador de qualidade ambiental: estudo de caso de paisagem urbana de Araçatuba-SP”, foi o tema desenvolvido perante a Comissão Examinadora. Orientadora: Profª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Integrando a Banca Examinadora – juntamente com a Orientadora já citada – os docentes: Prof.Dr.João Lima Sant’ana Neto, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Profª.Drª. Encarnita Salas Martin, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/UNESP; Prof.Dr.Émerson Galvani, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP e Profª.Drª.Deise Fabiana Ely, do Departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Desenvolvimento e clima urbano

O desenvolvimento urbano, associado à intensa exploração dos recursos naturais – disse a Doutoranda – tende a gerar problemas nas cidades. Nestas, a queda da qualidade ambiental pode ocorrer de diversas formas, desde a maior incidência de poluição até a geração de um clima urbano. Comprometem-se as condições de conforto da população e a oferta de serviços necessários. De modo geral, o grau de transformação corresponde ao ritmo do crescimento populacional dessas áreas.

Em sua defesa de tese para obtenção do título de Doutorado, declara Cintia Minaki: “Nesse contexto, propôs-se para Araçatuba, cidade paulista de porte populacional médio, com aproximadamente190 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE (2013), avaliar a qualidade ambiental a partir do clima urbano, com embasamento teórico nos princípios da Ecologia e do Planejamento da Paisagem. Foram realizados trabalhos de campo para o levantamento dos indicadores do clima urbano e, a metodologia do transecto móvel possibilitou o registro de dados noturnos de temperatura e umidade relativa do ar da câmara intraurbana até o limite rural”.

Cintia faz algumas observações importantes em sua tese de Doutorado: Em episódios da Primavera/Verão 2011/2012 e do Inverno 2012/2013, pelas medições móveis noturnas verificou-se uma ilha de calor com intensidade máxima de 6,4ºC na cidade. A disposição observada da Ilha de calor foi a de um núcleo na área central e alinhamento a norte-nordeste da malha urbana, havendo também formação de condições higrométricas mais secas, especialmente correspondentes. Além disso, delimitou-se unidades paisagísticas como subsidio ao planejamento urbano, contribuindo para o zoneamento na busca de assegurar maior flexibilidade na separação de usos.

Mais adiante, acentua a Doutoranda: “Por meio de pesquisa, concluiu-se que há situações propícias ao aumento da temperatura do ar que podem se agravar, caso não ocorram medidas que possam mitigadoras do desconforto térmico. A proposta de um sistema de indicadores baseado no clima urbano, para a análise da qualidade ambiental, foi eficaz para compreender como a temperatura e a umidade relativa do ar interagiram com outros componentes ambientais. Dessa interação dos indicadores utilizados, resultaram particularidades da área de estudo que devem ser investigadas, para a busca da realidade mais concreta acerca das conseqüências da urbanização local” – concluiu Cintia Minaki.

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A candidata Cintia Minaki, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, defendeu tese para obtenção do título de Doutorado perante a Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro II, dia 03/Setº/2014.

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“O clima urbano como indicador de qualidade ambiental: estudo de caso da paisagem urbana de Araçatuba-SP” foi o tema que a Doutoranda desenvolveu, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Margarete Cristiane C.T.Amorim.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP