out 29

Como vem ocorrendo nos últimos anos, o dia dedicado ao funcionalismo público (28/Outº) foi marcado no Câmpus Universitário da FCT/UNESP/Presidente Prudente, como de intensa movimentação, envolvendo Servidores, professores, alunos e convidados. Em atenção a um chamamento geral, o primeiro encontro – MOVIMENTE-SE – verificou-se no Anfiteatro III, onde a programação teve sua abertura, através da palavra da Profª.Drª.Roselene M.R.Lorençoni, que representou a Diretoria da FCT/UNESP.

Em seguida, foram ministradas duas importantes palestras pelos docentes: Cassiano Ricardo Rumim e Maria Assunção Azevedo, versando sobre “Fortalecimento de vínculo e relação no trabalho” e “Saúde da Mulher”, acompanhadas com o maior interesse por parte da platéia presente. Alguns vídeos apresentados a titulo de esclarecimento também serviram para enriquecer o conteúdo dos temas enfocados pelos palestrantes. Ainda no período matinal, foram desenvolvidas outras atividades voltadas à saúde e bem-estar, avaliação física e práticas esportivas, em parceria com a Atlética de Presidente Prudente e Performance – Empresa Jr de Educação Física.

No período da tarde, a programação especial ganhou novos atrativos. Na parte térrea do Bloco Central da Diretoria, estudantes de Medicina do 2º Termo da UNOESTE (dez) foram incorporados ao esquema organizado pelos Coordenadores: Judith Teixeira (Enfermeira); Luis Alberto Gobbo; Giovana Rampazzo Teixeira (Rede Viva Melhor e Sitra) e pela Enfermeira Márcia Bueno, realizando trabalhos relevantes no atendimento a centena de pacientes, constituídos em sua maioria por Servidores, estudantes e docentes da FCT/UNESP.

Comunidade com participação ativa

Por mais de três horas seguidas, o que chamou a atenção dos que participaram do MOVIMENTE-SE foi o interesse demonstrado por mais de uma centena de pessoas na realização dos testes pressão arterial, diabetes, glicemia (com coleta de sangue), colesterol, triglicérides, avaliação postural, obesidade (peso, altura, cintura abdominal), e também Orientação Nutricional. São fatores importantes para a saúde humana, cujos resultados podem identificar ou prevenir doenças crônicas, metabólicas, transmissíveis ou não transmissíveis.

No decorrer das últimas horas do dia, vários setores do Câmpus Universitário foram transformados em áreas de competições esportivas, ginástica, aulas de danças – Zumbi, Jumping, etc – jogos de futebol, volei, fut-sal, basquete e truco. Foram atividades de um dia dedicado ao funcionalismo público, envolvendo a comunidade universitária, professores e servidores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. No total geral, mais de 130 pessoas envolvidas na coordenação e realização do evento e mais de 200 pessoas beneficiadas com o atendimento.

Presença durante todo o período de realização do MOVIMENTE-SE, do Vice-Diretor José Carlos da Silva Camargo Filho, representando o Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias que viajou para São Paulo, a fim de participar de reunião na Reitoria da Unesp. O balanço final dessa extraordinária realização foi considerado positivo, superando todas as expectativas – disseram seus coordenadores.

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Logo cedo – por volta das 8h30 – já chegavam ao Anfiteatro III da FCT/UNESP os primeiros participantes do MOVIMENTE-SE, em comemoração ao dia do Funcionalismo Público.

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A 1ª palestra do dia, foi pronunciada pelo Prof.Dr.Cassiano Ricardo Rumim, sob o tema: “Fortalecimento de vínculo e relação no trabalho”. Uma platéia seleta se fez presente.

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No bloco central da Diretoria da FCT outro importante setor de atendimento: com a presença do Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho, a fim de se submeter a vários testes.

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Na verdade, houve excelente atuação de coordenadores, professores, enfermeiras e alunos para dar atendimento a todos os Servidores e demais interessados nos testes e avaliação postural.

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Os atendentes se empenharam ao máximo em prestar assistência a todos que os procuraram durante a realização do MOVIMENTE-SE, cujos resultados foram positivos sob todos os aspectos.

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E finalizando, uma avaliação postural a quem merece atenção especial: o Vice-Diretor da FCT/UNESP, que ficou impressionado com o atendimento prestado este ano à centenas de pessoas.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 27

A cidade de Presidente Prudente sediou entre os dias: 21 e 22 de Outubro, o XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, com a participação de centenas de estudantes e pesquisadores dos diversos cursos de graduação e pós-graduação. O ato de abertura foi presidido pelo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Prof.Dr.Marcelo Messias. Na continuidade, palestra ministrada pela Profª.Drª.Silvânia Lanfredi Nobre (Pres.da Comissão Permanente de Pesquisa da FCT) e apresentação do Coral da Unesp.

No Boulevard “Messias Meneguette Júnior” – ao lado do Auditório V – foi promovida no dia 21/Outº uma exposição de trabalhos de pesquisas sobre temas os mais variados, desenvolvidos por estudantes. Foram mostrados e demonstrados pelos próprios autores: posters elaborados nas três áreas de: Exatas (110), Humanas (150) e Biológicas (57). Para realizar essas atividades estiveram envolvidas equipes de pesquisadores em número de 317, atuando nos mais diferentes setores da região.

Desses 317 trabalhos exibidos ao público durante o 1º dia de realização do Congresso de Iniciação Científica, 9 deles vieram de Rosana, sendo produzidos por estudantes da Unidade da Unesp de Primavera, no Pontal do Paranapanema. Alunos do curso de Turismo trouxeram um trabalho de pesquisa muito interessante, onde é demonstrada a preferência de idosos para suas viagens de recreação e lazer. Presidente Prudente é a cidade preferida por oferecer importantes atrativos: Shopping, Calçadão, Parque do Povo, Sesc/Thermas, Centro Cultural Matarazzo e Catedral de São Sebastião, dentre outros.

Em termos de saúde e bem-estar, foram elaborados alguns trabalhos sob orientação de docentes dedicados à medicina, fisioterapia e educação ambiental. Até mesmo as lesões provocadas pelo Tabagismo mereceram atenção especial dos participantes do evento, que elaboraram um Poster especial para ser mostrado durante a realização da 1ª fase do XXVI Congresso de Iniciação Científica na FCT/UNESP. A Sessão de Posters chamou a atenção de todos.

No decorrer do 1º dia, houve no período da tarde duas palestras pronunciadas por Marcos Barros (14 hrs), versando sobre “Currículo Lattes: A ferramenta de trabalho do pesquisador” e Michel Oshima: “Competência Internacional: uso dos recursos informacionais disponíveis na Rede de Bibliotecas da Unesp”. Seguiu-se a apresentação de trabalhos no Boulevard, com as primeiras avaliações.

Debates e integração na vida acadêmica

No dia 22/Outº, as atividades recomeçaram logo pela manhã no Auditório V, destinando-se à apresentação de trabalhos. Às 14hs: Mesa redonda para debater a Integração entre graduação e pós-graduação na vida acadêmica – troca de experiências. Com a mesa formada, destaque especial para os participantes, começando pelo Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino, docente credenciado no Programa Nacional de Mestrado em Ensino de Física Profissional.

A mesa redonda contou com a presença e participação da Profª.Dr. Rosânela Aparecida de Medeiros Hespanhol, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia; Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre, Coordenador de Pós-Graduação em Fisioterapia; Prof.Dr.Cassio Machiaveli Oishi, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional; Rogério Eduardo Garcia, Chefe do Deptº de Matemática e Computação e Prof.Dr.Irineu Alipandro Tuim Viotto Filho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Expectativa quanto às provas

Na etapa final no Auditório V – Câmpus da FCT/UNESP – Intervenção cultural com o Mestre Tony (Educação); premiação e indicação de trabalhos para a 2ª fase – a ser realizada no mês de Novembro próximo. Muita gente se manifestou a respeito, enquanto começavam a ser examinados 42 trabalhos previamente selecionados para o evento estadual: Humanas (19); Exatas (15) e Biológicas (8).

Os trabalhos classificados como “melhores do CIC” serão levados para a competição final na cidade de Lindóia/SP no próximo mês, do dia 23 a 26/Novº. Da classificação geral e premiação de 2014, estarão inscritos para participação 451 trabalhos científicos.

Para a 2ª fase do Congresso de Iniciação Científica da FCT/UNESP estarão em disponibilidade na área de Humanas, 141 trabalhos: 35 (Arquitetura e Urbanismo); 60 (Geografia) e 46 (Educação). Exatas: 110. Ciência da Computação (8); Engenharia Ambiental (22); Engenharia Cartográfica (21); Estatística (7); Física (16) e Química (27). Biológicas: 57 trabalhos, sendo: Educação Física (35); Fisioterapia (22).

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A abertura do XXVI Congresso de Iniciação Científica foi presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias e a 1ª palestra pela Profª.Drª.Silvânia Lanfredi Nobre (Pres.da Comissão de Pesquisa).

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O Coral da Unesp regido pelo Maestro Alexandre (Alex) deu a nota mais alegre do dia 21/Outº, marcando a abertura do Congresso de Iniciação científica na FCT/UNESP.

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A Profª.Drª.Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol, ministrou palestra e participou de mesa redonda, juntamente com o Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino.

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Outros participantes – especialmente convidados – tomaram parte na mesa redonda realizada no Auditório Discente V para ampla exposição e debate.

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Foi muito importante a participação de ilustres convidados a esse encontro realizado em Outubro na FCT/UNESP. Presença também do prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre.

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O pronunciamento dos docentes inscritos nesse evento, foi ouvido com muito interesse por parte da platéia presente no Auditório V da FCT/UNESP.

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Além de Mestres e Doutores convidados para o Congresso de Iniciação Científica, também realizou-se a Intervenção Cultural com a presença e participação do Tony, no papel de Ator.

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A Exposição de Trabalhos foi marcante este ano. Nada menos que 317 Posters em exposição. Aí estão o Prof.Dr.Cézar Leal e o Prof.Dr. Marcelo Messias, recebendo informações

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Uma Equipe da UNESP de Rosana, trouxe para o XXVI Congresso de Iniciação Científica 9 trabalhos de pesquisa, aqui comprovados pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos e Profª.Drª.Silvânia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 27

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu juntamente com o Conselho do curso de bacharelado em Ciência da Computação a XIII Semana da Computação/SECOMPP 2014. O evento desenvolvido entre 13 a 17 de Outubro, realizou-se nas dependências do Auditório da FCT, cuja abertura foi presidida pelo Diretor da Unidade, Prof.Dr.Marcelo Messias, sendo bastante prestigiado por docentes, discentes e convidados.

O Coordenador Geral da Faculdade Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada e Chefe da Seção de Segurança da Informação, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Prof.Dr. Fábio Correa Xavier pronunciou a palestra de abertura. Nos dias seguintes, agendadas outras atividades, com palestra inclusive do Prof.Dr.Ives Renê Venturini Pola, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP e Prof.Dr.Carlos Roberto Valêncio, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp – São José do Rio Preto-SP.

O evento reuniu centenas de participantes e ainda promoveu com sucesso diversos minicursos e mesa redonda, essa última pela primeira vez teve seu foco para a área de Empreendedorismo e Tendencias no Mercado de Tecnologia da Informação. Em seu décimo terceiro ano, a SECOMPP vem se tornando tradição em todo o extremo-oeste paulista e a cada ano que passa, se consolida como referência junto à comunidade local e regional.

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A XIII Semana da Computação/SECOMPP foi aberta oficialmente no dia 17/Outº pelo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP, Prof.Dr. Marcelo Messias.

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Para ministrar a 1ª.palestra, foi convidado o Prof.Dr.Fábio Correa Xavier, Coord.Geral da FIBTA e Chefe de Segurança de Informação do Tribunal de Contas do Estado.

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Entre os dias 13 a 17 de Outubro, foi cumprida extensa programação, tendo também a participação de importantes personalidades, especialmente convidadas para o evento.

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Os temas desenvolvidos durante a realização da XIII Semana da Computação/SECOMPP 2014 foram os mais diversificados. E os resultados foram bastante significativos.

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O evento representou uma oportunidade para compartilhar experiências envolvendo professores, estudantes, profissionais e pesquisadores em áreas da Ciência e Computação.

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A realização desse evento foi gratificante para os que vieram participar; e representou nova oportunidade de travar conhecimento com importantes setores da tecnologia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 24

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu no dia 23 deOutubro mais uma defesa pública de tese de Doutorado, para a qual se habilitou o candidato Eduard Angelo Bendrath. O Orientador foi o Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes, do Departamento de Educação da FCT/UNESP. Tema escolhido: “A Educação-Formal a partir dos relatórios da UNESCO: Bases para a construção do capital social e capital humano”.

Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador – os seguintes docentes: Profª.Drª.Graziela Zambão Abdian, do Deptº de Administração e Supervisão Escolar/Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP; Prof.Dr.Célio da Cunha, da Faculdade de Educação da Universidade Nacional de Brasilia/UnB; Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite, do Deptº de Educação/Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente/SP e Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP.

Processos de desenvolvimento

A tese defendida por Eduard Angelo Bendrath cita inicialmente estudo vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Com a expansão de movimentos educativos paralelos ao sistema formal de ensino, as ações educacionais com foco nos procesos de desenvolvimento humano e econômico, tornaram-se importantes ferramentas para a resolução de problemas locais, o que encaminhou novas diretrizes nas construções de matrizes de educação não formal ao redor do mundo – diz o Doutorando.

Depois é o próprio candidato quem declara:”Tais pressupostos alinham-se às concepções políticas internacionais atualmente vigentes, na tentativa de adequar o crescimento econômico ao desenvolvimento social tomando como referência os modelos de acumulação do capital social e capital humano. Dessa forma, a análise dos documentos da UNESCO em 31 países, teve como objetivo verificar a relação estabeleecida entre as políticas de educação não-formal e os princípos do desenvolvimento econômico e social com aporte às bases do capital social e humano, bem como o direto interesse dos governos locais e organismos internacionais envolvidos”.

Finalizando acentua o Doutorando Eduard Angelo Bendrath: “Observou-se que as ações seguem padrões de convergência e distanciamento entre os paises com base em temas específicos pré-identificados e que o fundamento para a tomada de decisão é uma lacuna na educação não-formal, sendo dessa maneira sugerida a adoção de medidas de avaliação em políticas públicas que leve em conta os principios dos fatores prospectivos como estrutura analítica”.

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O Doutorando Eduard Angelo Bendrath, do Programa de Pós-Graduação em Educação faz sua defesa de tese perante a Comissão Examinadora reunida especialmente no Anfiteatro II da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

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Para desenvolver seus trabalhos, o candidato contou com a orientação do Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, do Deptº de Educação da FCT/UNESP. Na sessão especial de defesa de tese para obtenção do titulo de “Doutor” ele foi bastante prestigiado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 22

São as coincidências; que ocorrem em raríssimas vezes. No dia 26/Setº no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foram desenvolvidas duas dissertações de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Geografia. Candidatos: Saula Rodrigues Borges Filipim e Paulo Roberto Iacia. A diferença foi apenas no horário estabelecido para as defesas públicas: às 13h30 e 16h30, respectivamente.

A candidata Saula Rodrigues Borges Filipim, apresentou-se perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Renata Ribeiro de Araujo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP, enquanto o candidato Paulo Roberto Iacia foi apresentado à Banca Examinadora, tendo como Presidente da mesa e Orientador, o Prof.Dr.Antonio Cézar Leal, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

Além dos Orientadores já mencionados, fizeram parte das Comissões Examinadoras: os docentes: Profs.Drs.: Alba Regina Azevedo Arana, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE e Marcelino de Andrade Gonçalves, do Deptº de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Nova Andradina/MS.

O tema desenvolvido por Saula versou sobre o ”Córrego Bela Vila, Piacatu-SP: Ações de Educação Ambiental para conservação e preservação”; e Paulo Roberto – Resíduos Sólidos Urbanos em Presidente Prudente/São Paulo, Brasil: Um estudo aplicado na Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (Cooperlix).

Rios vivos na bacia hidrográfica

A candidata Saula Rodrigues Borges Filipim, assim resumiu sua dissertação de Mestrado Profissional em Geografia, ao se referir inicialmente ao Projeto “Rios Vivos” na bacia hidrográfica do córrego Bela Vista, em Piacatu-SP, que ela define como projeto de educação ambiental aprovado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CT-EA/CBH-PP) e indicado ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos para financiamento de suas atividades local e regional.

O objetivo do projeto Rios Vivos é a construção de conhecimentos sobre sua realidade e o estabelecimento de novas atitudes e valores para com o ambiente, assim como para a mobilização social em defesa da água, envolvendo o cidadão na recuperação e conservação das bacias hidrográficas a partir do monitoramento da qualidade ecológica dos rios. Os resultados obtidos com a aplicação da metodologia do projeto Rios Vivos no córrego Bela Vista são encorajadores e animadores.

Saula esclarece em sua defesa de dissertação de Mestrado/Geografia da FCT/UNESP, que foram realizadas oficinas de capacitação, visitas de campo, estudos do meio e com o auxílio de parceiros e voluntários, foi criada a Rede de Monitoramento do Córrego Bela Vista, que verificará a qualidade da água através de um monitoramento físico, químico e biológico do manancial em diferentes pontos de sua extensão para criação e alimentação de um Banco de Dados com os resultados obtidos.

“Apesar da saúde ecológica do córrego Bela Vista ser crítica, possibilidades existem na sua recuperação e por isso a razão de se desenvolver educação ambiental voltada em aproximar a comunidade de seu manancial e contribuir para o desenvolvimento sustentável em toda a extensão dessa bacia hidrográfica” – finaliza a Mestranda.

Cooperativas: Papel fundamental

Em sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, Paulo Roberto Iacia opina que “a capacidade e a competência diária que as associações e cooperativas necessitam para se adaptarem aos novos métodos, técnicas, instrumentos, atitudes e comportamentos necessários à sobrevivência sustentável e competitiva do mercado passa a ser um grande desafio. O mesmo ocorre no ambiente dos negócios em qualquer lugar do mundo, em qualquer segmento, seja ela uma empresa que tem como objetivo fornecer produtos e serviços para atender as necessidades de pessoas, ou de mercados, e com isso, obter lucro, ou uma organização sem fins lucrativos que precisa de recursos para sua manutenção e para o atendimento de seus objetivos”.

Partindo desse princípio de inserção – diz o Mestrando – as cooperativas passam a exercer um papel fundamental dentro da sociedade, tornando-se não apenas uma grande aliada do município no combate à degradação, ao desperdício e maximizando o reaproveitamento de matérias-primas que ainda possam ser utilizadas ou recicladas, mas também podem ser consideradas como agente ambiental: com todos esses benefícios proporcionados pelas cooperativas… Com isso, pretende-se observar os fatos vivenciados pela Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (COOPERLIX), com o objetivo de saber e conhecer os processos de gestão e aplicá-los para o bom desenvolvimento do trabalho proposto.

Quanto aos objetivos específicos – acentua Paulo Roberto Iacia – foram de elaborar plano de trabalho para a gestão da COOPERLIX; desenvolver atividades de assessoria no sistema de gestão, criando novos métodos no processo de produção; desenvolver um Sistema Gerencial Cooperlix Open Source (SGCOP) e capacitar os cooperados no uso do SGCOP. Os resultados obtidos permitiram comprovar a hipótese apresentada… Considerando todos esses aspectos, a implementação de um sistema gerencial informatizado, associado à revisão dos processos de produção e a contratação da cooperativa para a prestação dos serviços de coleta seletiva e triagem dos materiais reutilizáveis e recicláveis, contribui para a permanência dos cooperados e incentiva o ingresso de mais catadores como associados, melhorando sua renda e contribuindo para uma melhoria em sua qualidade de vida” – concluiu.

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A candidata Saula Rodrigues Borges Filipim, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP fez sua defesa de dissertação de Mestrado, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Renata Ribeiro de Araujo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

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O candidato Paulo Roberto Iacia, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresentou perante a Comissão Examinadora para a defesa de dissertação de Mestrado, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Antonio Cézar Leal, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/Pres.Prudente-SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 22

No decorrer deste mês foram agendadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Geografia, duas novas teses de Doutorado, defendidas publicamente nos dias: 09 e 17 de Outubro, na Sala de Video-Conferência e Anfiteatro II, respectivamente. Candidatas habilitadas para a defesa de teses: Rosemara Perpétua Lopes e Karina Furini da Ponte, tendo como Orientadores: a Profª.Drª. Monica Furkotter, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação e o Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr. Do Deptº de Geografia, da FCT/UNESP.

Rosemara se apresentou perante a Comissão Examinadora, constituída pelos seguintes docentes (além da Presidente da Mesa e Orientadora): Profª.Drª./Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, do Deptº de Matemática, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro/SP; Profª.Drª.Carmen Lúcia B.Passos, do Deptº de Metodologia, da Universidade Federal de São Carlos/SP; Profª.Drª.Cláudia Maria de Lima, do Deptº de Educação, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto/SP e Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

No dia 17/Outº, Karina se apresentou perante a Comissão Examinadora constituída (além da Orientadora já citada), pelos seguintes membros: Prof.Dr.Marcelo Dornelis Carvalhal, da Coordenadoria de curso da Unidade de Ourinhos/SP; Prof.Dr.Silvio Simione da Silva, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Acre; Profª.Drª.Edvânia Ângela de Souza Lourenço, do Deptº de Serviço Social, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Prof. Dr.João Cleps Junior, do Instituto de Geografia, da Univesidade Federal de Uberlandia/MG.

O tema desenvolvido pela candidata Rosemara Perpétua Lopes – Programa de Educação – versou sobre: “Concepções e práticas declaradas de ensino e aprendizagem com TDIC em cursos de Licenciatura em Matemática”, enquanto Karina Furini da Ponte – Programa de Pós-Graduação em Geografia – apresentou o tema:”O desenvolvimento sustentável e o controle social da natureza e do trabalho: um estudo a partir da fábrica de preservativos masculinos de Xapurí/AC”.

Práticas e processos formativos

A Doutoranda Rosemara Perpétua Lopes, inicia sua defesa de tese afirmando: Esta pesquisa, inscrita na linha “Práticas e processos formativos em Educação”, tem origem nos resultados da investigação realizada no Mestrado, por análise documental, que apontaram dois cursos de Licenciatura em Matemática de uma UNIVERSIDADE Pública do Estado de São Paulo como aqueles que previam a formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em seus projetos pedagógicos. Partindo de tais resultados, busca-se responder como essa formação ocorre. Sustenta-se a hipótese de que apresenta configurações distintas no plano documental e no plano da prática declarada pelos sujeitos.

Em atenção aos objetivos, à questão de pesquisa e à hipótese, constata-se que a articulação prevista nos projetos pedagógicos não ocorre nos cursos. As concepções são analisadas quanto à abordagem pedagógica, em instrucionista ou construcionista, e à abertura, em otimista, pessimista ou realista. Entre alunos, nos dois cursos, verificam-se ocorrências de concepções instrucionista e construcionista, otimista e realista. Entre os professores, em um dos cursos, prevalece a construcionista. No outro, a instrucionista, com destaque para a realista em ambos.

E finalizando: “As situações identificadas a partir das práticas declaradas são categorizadas como: aprender sobre o uso de tecnologia. Aprender com o uso de tecnologia, aprender a ensinar com tecnologia. E ensinar com tecnologia. Nos dois cursos, constata-se que essas situações ocorrem isoladamente em cada disciplina; ora em função da metodologia do professor formador, ora do perfil da disciplina, caracterizando-se pela não intencionalidade, exceto em uma optativa e outra obrigatória, cada qual de um curso. Esta configuração vem ao encontro da hipótese inicialmente sustentada”.

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Rosemara Perpétua Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defendeu tese de Doutorado na Sala de Videoconferência da FCT/UNESP – Campus de Pres.Prudente-SP

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A candidata ao Doutorado/Educação teve como Orientadora a Profª.Drª.Mônica Furkotter, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

 

Preservação ambiental e a fábrica de preservativos

A candidata Karina Furini da Ponte defendeu sua tese de Doutorado/Geografia na FCT/UNESP, declarando que a introdução da proposta de desenvolvimento sustentável e o controle social da natureza e do trabalho no Estado do Acre ocorreu a partir de 1999, com a Frente Popular no poder executivo”. Ressaltou que tal perspectiva política e ideológica tem como foco a convergência entre o aproveitamento econômico e a preservação ambiental da floresta, o que demonstra sua vinculação às necessidades emergente da sociedade como também do capital.

É nesse contexto – disse – que surge a Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri, como uma política de desenvolvimento sustentável do governo da Frente Popular no Acre, de produção de camisinhas a partir do látex nativo, extraído nos seringais da região do Alto Acre. Diante da relevância e dos resultados da proposta de sustentabilidade para o estado, surgiram alguns questionamentos: Qual o papel da Preservativos Natex para o projeto político do desenvolvimento sustentável? Quais os instrumentos e estratégias utilizadas para executar a proposta sustentável no Estado? E por fim, como se materializa a relação entre Fábrica de Preservativos e os sujeitos envolvidos no caso: seringueiros que fornecem látex para a produção de preservativos?

Sendo assim – afirma a Doutoranda – constatamos que a proposta de desenvolvimento sustentável da Frente Popular se constrói discordante da propaganda social e ambiental, já que prioriza o processo de mercantilização da natureza via exploração da madeira, exportação de carne bovina e venda dos serviços ambientais. Com isso, tanto a Preservativos Natex, como a política de sustentabilidade servem para encobrir e legitimar o processo de expoliação da natureza, através de um aparato ideológico que associa as atividades ligadas ao capital, como sendo “sustentáveis”, já que privilegia as demandas sociais e com menor impacto ao ambiente.

Karina conclui sua tese: “ao desarticular a relação metabólica entre o homem e a natureza, enquanto garantia de condições materiais e subjetivas de existência do sujeito, impõe formas de organização e controle estranhos, a fim de atender a rotina da produção de preservativos, o que se especializa o seringueiro na extração do látex, dificultando ou até impedindo que privilegia sua autossuficiência e autonomia. Portanto, é através do controle do processo de trabalho que o capital/Estado aplica seu controle sobre o sujeito e seu território, de modo a desestruturar seu modo de organização e gestão”.

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A candidata Karina Furini da Ponte, do Programa de Pós-Graduação/Geografia fez sua defesa de tese de Doutorado no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

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A Banca Examinadora reunida, tendo como Presidente e Orientador da Doutoranda, o Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 20

Com a presença da Pró-Reitora em Extensão Universitária da Unesp, Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita, foi inaugurada no dia 16/Outº, um Centro local de apoio voltado à pesquisa e extensão, localizado à Rua Cyro Bueno, 40 – Jd Morumbi. O desatamento da fita simbólica foi feito pelos Diretores da FCT/UNESP, Profs.Drs. Marcelo Messias e José Carlos da Silva Camargo Filho, juntamente com a Pró-Reitora, a Assessora Jussara Arantes Antonio, Prof.Dr.Márcio José Catelan (do Deptº de Planejamento) e a aluna de Educação Física e Geógrafa,Luzia Carolina Bezerra Salomão.

O Centro denominado CLAE, conta com aproximadamente 3 mil m2 de área construída e sua implantação é resultante de uma parceria firmada com a Pró-Reitoria de Extensão/PROEX, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, na versão “Piloto”; que tem por finalidade incentivar professores, pesquisadores e alunos a participarem de Editais Públicos. Em conformidade com sua área de atuação e formação para fins de captação de recursos, serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade.

Na visita, a Pró-Reitora foi recepcionada às primeiras horas da manhã na Sala da Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Depois, seguiu para o Núcleo Morumbi, onde presidiu o ato de inauguração do Centro de Apoio à Extensão e foi homenageada com uma demonstração de “Dança do Ventre” por um grupo de senhoras da Universidade da Terceira Idade, e ainda participou de uma reunião para tratar de assuntos relacinados aos novos projetos de implantação. Entre os quais o que coloca o Centro de Apoio Morumbi em evidência, como importante elo nas pesquisas e elaboração de projetos voltados à produção de Calçados e e Bolsas mediante reaproveitamento de resíduos do bagaço de cana (cinza), espumas de borracha natural e produtos reciclados do couro.

A iniciativa dessa inovação é atribuída ao Prof.Dr. Aldo Eloízo Job (do Departamento de Física, Química e Biologia/DFQB) da FCT/UNESP e alguns estudantes de Pós-Graduação/Doutorado. Dentre os quais, Leandra Oliveira Salmazo e Giovani Barrera Torres (da Colômbia), que vem se dedicando a um arrojado e importante projeto – apresentado e elogiado pela Pró-Reitora – e que representa um marco do avanço tecnológico da Unesp, através de sua unidade de Presidente Prudente.

Pronunciamentos iniciais

Antecipando-se ao desatamento da fita simbólica de inauguração do Centro de Apoio, falaram: o Diretor e o Vice-Diretor, Profs.Drs.Marcelo Messias e José Carlos da Silva Camargo Filho e em seguida, a Pró-Reitora de Extensão,Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita. Em seu pronunciamento, o Diretor da FCT/UNESP ressaltou a importância desse novo empreendimento e sua utilização voltada à comunidade,no que se refere à elaboração de Projeto Arquitetõnico e projetos complementares (Estrutural, Hidráulica, Elétrica e Rede), a fim de abrigar Laboratórios de Pesquisas, Salas de Aulas e Projetos de Extensão

O Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos assumiu suas funções ao ser designado como dirigente desse novo Centro de Apoio junto ao Núcleo Morumbi e disse que “dentro desse contexto, pretende-se que o Prédio “UNESP – NÚCLEO MORUMBI” – seja um Centro de Excelência voltado à pesquisa e extensão. O mais importante é que essa iniciativa vai ao encontro das demandas atuais da sociedade como um todo; e principalmente da população de Presidente Prudente e região. Espera-se também que essa ideia se configure a médio prazo, como uma referência regional e estadual em assuntos estratégicos relativos a Projetos de Extensão, visando transformar o conhecimento acadêmico em produtos e serviços voltados à comunidade.

A palavra da Pró-Reitora Mariângela

Em Presidente Prudente, a Pró-Reitora em Extensão Universitária, Profª.Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita cumpriu extensa programação durante todo o dia da visita especial. Concluida a solenidade de inauguração e reunião numa das salas do Núcleo Morumbi da Unesp, onde foram avaliados importantes projetos, com a participação de vários docentes, bem como dirigentes e assessores da Diretoria, a visitante se dirigiu à Biblioteca da FCT e aos vários Departamentos, onde dialogou com inúmeros professores, servidores e estudantes.

Numa avaliação do Centro Local de Apoio à Extensão/CLAE (que é o primeiro no Estado de São Paulo), afirmou: “É a concretização de um importante trabalho junto aos docentes e alunos vinculados a projetos e atividades de extensão. A importância disso está justamente na articulação de todos eles. Dentro de um Centro. No qual podem ser compartilhadas experiências que motivarão o desenvolvimento e aprimoramento da extensão universitária da Unesp de Presidente Prudente; e que resultarão em beneficios à comunidade local e à distância”.

A Pró-Reitora em Extensão Universitária da Unesp concluiu: A Unidade acreditou nessa proposta e aproveitou o potencial do Núcleo Morumbi e dos projetos existentes no Câmpus de Presidente Prudente, que envolve alunos, docentes e a comunidade. E essa experiência deve ser divulgada não só na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp, mas também por outras Universidades.

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No Núcleo Morumbi, a recepcão à Pró-Reitora em Extensão Universitária da UNESP, Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita, com a saudação do Diretor da FCT, Prof.Dr. Marcelo Messias.

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O 2º Orador foi o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo que assume o comando do Centro Local de Apoio à Extensão Universitária do Núcleo Morumbi, à R.Cyro Bueno, 40.

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Todos acompanham com atenção o pronunciamento da Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita – Pró-Reitora em Extensão Universitária – ao instalar o 1º Centro Local de Apoio/CLAE.

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O desatamento da fita simbólica pela Pró-Reitora Mariângela Spotti Lopes Fujita, Profs.Marcelo Messias, José Carlos da Silva Camargo Filho, Márcio, Jussara e a aluna Luzia Carolina.

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Para homenagear a Pró-Reitora Mariângela, uma surpresa proorcionada por abnegadas Sras da UNATI (Universidade da Terceira Idade), trajadas especial para a demonstração da “Dança do Ventre”.

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Giovanni Banera Torres (estudante colombiano/Doutorado) desenvolveu juntamente com outros colegas um arrojado projeto que consiste no reaproveitamento de resíduos do bagaço de cana (cinzas), borracha e resíduos de couro.

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Os produtos coletados – com boa parte de reciclados – já estão proporcinando resultados positivos. A linha de produtos resultante dessa pesquisa já mostra seus efeitos com a industrialização em série.

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A presença da Pró-Reitora em Extensão Universitária no Núcleo Morumbi, para inaugurar o Centro Local de Apoio à Extensão/CLAE foi muito proveitosa. Houve até uma reunião para avaliar novos projetos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 19

No dia 17/Outº/2014, na Central de Laboratórios Didáticos da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente, foi ministrado o minicurso “Crie seu Street View e publique no Google Maps”.


Tela inicial da apresentação multimídia

A carga horária do minicurso foi de 4 horas e os docentes foram: Murillo Paschoal, Fabrício Paschoal e Arlete Meneguette. O minicurso contou com o apoio do Grupo de Educadores Google (GEG) de Presidente Prudente.

 


Docentes do minicurso que contou com o apoio do GEG-P.Prudente

Os docentes compartilharam suas experiências com os inscritos que tiveram o privilégio de fazer parte do primeiro minicurso sobre o assunto.


Participantes e docentes do primeiro minicurso sobre

“Crie seu Street View e publique no Google Maps”

A iniciativa fez parte da programação da “Semana da Computação – SECOMPP 2014“, um evento tradicionalmente realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT).


Logo da SECOMPP 2014


Logos de quem ofereceu apoio à SECOMPP 2014

O objetivo do minicurso foi o de produzir e disponibilizar panoramas imersivos 360 graus utilizando tanto equipamentos profissionais quanto smartphones.

O equipamento profissional utilizado na demonstração incluiu câmara DSLR, cabeça panorâmica, tripé e lente fisheye, sendo que  todos os itens pertencem à empresa 360view.

Já os smartphones dos participantes tinham que rodar Android 4.4+, ter GPS, sensor de giroscópio e o aplicativo Photosphere Google Camera.

  1. Demonstração do uso de equipamento profissional
  2. Demonstração do uso de smartphone

Durante a parte prática do minicurso foram formados grupos que se deslocaram pelo Câmpus da Unesp em Presidente Prudente para coletar e processar fotoesferas usando smartphones.


Equipe coletando fotoesferas sob a coordenação de Arlete Meneguette


Equipe coletando fotoesferas sob a coordenação de Fabrício Paschoal


Equipe coletando fotoesferas sob a coordenação de Murillo Paschoal

Após a aquisição das fotoesferas com smartphone foi necessário um notebook com acesso à Internet para utilizar o Google+, o Google MapsViews e o Google Maps.


Foi feito o pós-processamento das fotoesferas a fim de formar constelações e, finalmente, foi efetuado o envio das constelações de fotoesferas para publicação no Google Maps, de modo a enriquecer o Street View do Google.

As novas fotoesferas produzidas durante o minicurso complementarão aquelas que já tinham sido publicadas para as Áreas Central e Sul da FCT/Unesp.

Demonstração das fotoesferas já publicadaspor Arlete Meneguetteno Google MapsView
para a Área Central e a Área Sul da FCT/Unesp

Demonstração das fotoesferas já publicadas por Arlete Meneguette no Google Maps
para a Área Central e a Área Sul da FCT/Unesp

O minicurso demonstrou que o cidadão fotógrafo pode contribuir com seu conhecimento local para enriquecer o Google Maps através da Geocolaboração. Os interessados em realizar um minicurso semelhante podem enviar mensagens para: arletemeneguette@gmail.com

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 19

Nos Anfiteatros I e II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foram desenvolvidas no dia 3 de Outubro, à mesma hora (8h30), duas defesas públicas de teses de Doutorado em Educação. Atuação das candidatas: Juliana Aparecida Matias Zechi e Luciana Venâncio. Ambas se apresentaram perante as Comissões Examinadoras, tendo como Presidentes e Orientadores, os docentes: Profª.Dr.Maria Suzana de Stefano Menin e Prof.Dr. Mauro Betti, integrantes do Deptº de Educação da FCT/UNESP e Departº de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP, respectivamente.

O tema desenvolvido por Juliana Aparecida Matias Zechi foi: “Educação em valores: Solução para a violência e a indisciplina na Escola?”, enquanto Luciana Venâncio desenvolveu seu trabalho abordando o tema:”O que nós sabemos? Da relação com o saber na e com a Educação Física em um processo educacional-escolar”.

Integraram também as bancas examinadoras, os seguintes membros: Do Departº de Educação da FCT/UNESP: Prof.Dr.Divino José da Silva; do Departº de Psicologia da Educação/Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP, Profª.Drª.Alessandra de Morais Shimizu; do Departº de Psicologia Evolutiva Social e Escolar/Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP, Prof.Dr.Leonardo Lemos de Souza e representando a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, a Profª.Drª.Telma Pillegi Vinha.

A outra banca examinadora foi constituída pelos docentes: Prof.Dr. Bernard Jean Jacques Charlot, da Universidade Federal de Sergipe; Profª.Drª.Elisabete dos Santos Freire, da Universidade São Judas Tadeu/São Paulo; Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite e Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima, ambas atuando como membros integrantes do Departº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Duas teses em resumo

A candidata Juliana Aparecida Matias Zechi afirma na tese de Doutorado que defendeu publicamente que o trabalho que ela desenvolveu se insere na linha de pesquisa “Processos formativos, diferenças e valores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Problemas de comportamento considerados pelos professores como violência, indisciplina e fala de respeito têm sido apontados indistintamente, como um dos maiores obstáculos à pratica pedagógica. Ao mesmo temo, provocam uma busca por estratégias que possam melhorar a qualidade das relações interpessoais estabelecidas nas escolas e o processo de ensino-aprendizagem.

Esclarece a Doutoranda que “o levantamento dos projetos foi feito a partir de um Banco de Dados já disponível da pesquisa em 2008, que aplicou questionário junto a diretores, coodenadores pedagógicos e professores de escolas públicas das diversas regiões do Brasil. Foi selecionado um total de 193 experiência. Buscou-se examinar nesses projetos que relações podem existir entre os temas, as finalidades, os métodos e os resultados dos projetos de Educação em Valores e o enfrentamento da violência e da indisciplina escolar.

Também se investigou, nesses mesmos projetos, qual é a formação recebida pelos docentes para atuarem nessa área. Por fim, foram selecionadas três experiências que apresentaram projetos que seguem critérios apontados pela literatura como necessários para uma Educação em Valores e prevenção da violência e da indisciplina, para coleta de dados por meio de entrevistas com professores e agentes administrativos.

Os resultados da análise dos 193 projetos revelam dois fatores que parecem motivar o trabalho com a Educação em valores nas escolas, acentua Juliana Aparecida Matias Zechi: os problemas de convivência entre alunos e destes cm professores marcados pelo desrespeito e agressividade; e a percepção, pelos agentes escolares, da ocorrência de uma “perda” ou “crise” de valores na sociedade e ausência da família enquanto instituição formadora. Nesse contexto, as iniciativas escolares estão voltadas para conseguir um relacionamento respeitoso entre alunos e entres este s e seus professores. E também, para a formação de valores morais considerados mais relevantes.

Para a conclusão, afirma a Doutoranda: Também foi verificada uma ausência de formação docente para a realização dos projetos e uma grande carência de experiências que se confirmem como projetos positivos. Por ouro lado, os três projetos brasileiros descritos e a experiência espanhola ilustrada, corroboram a conclusão de que a Educação em Valores pode ser um recurso frente à violência e à indisciplina – desde que entendida como uma prática preventiva – permeada pela gestão democrática, pelo trabalho cooperativo e pela valorização do protagonismo juvenil. A Escola deve se comprometer efetivamente com a reorientação de valores, de modo a contribuir para formação de personalidades éticas. Para tanto, torna-se necessário investir na qualidade da formação dos docentes.

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No aAnfiteatro II da FCT/UNESP, a candidata Juliana Aparecida Matias Zechi se apresentou perante a Comissão Examinadora no dia 3/Outº-8h30- para a defesa de sua tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação.

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A Orientadora da candidata Juliana Aparecida Matias Zechi, foi a Profª.Drª. Maria Suzana de Stefano Menin, do Departº de Educação da FCT/UNESP, que também teve atuação destacada na presidência da sessão.

 

A Escola como instituição secular

A candidata Luciana Venâncio acentua em sua tese de Doutorado, defendida publicamente no dia 3/Outº na FCT/UNESP que “tradicionalmente a escola é referida como uma instituição secular e responsável pela educação formal de pessoas. Todavia, sabemos que há diferentes escolas e que cada uma delas é constituída por e cotidianos tempos, espaços e pessoas singulares. Tais singularidades são influenciadas por aspectos complexos, dinâmicos e processos históricos que acabam por legitimar e/ou ressignificar determinados marcos legais, políticos e pedagógicos a partir das experiências vividas e compartilhadas pelos sujeitos envolvidos”.

A seguir, acentua a Doutoranda: Se a escola é um local no qual as pessoas ensinam e aprendem, podemos pressupor que a atribuição de sem tidos esteja vinculada às relações com os saberes que os sujeitos estabelecem no espaço-tempo vivido nessa instituição. Os questionamentos desta problemática são: Qual o sentido do aluno aprender Educação Física na escola no mundo contemporâneo? Quais as relações os alunos estabelecem cm os saberes da Educação Física quando se predispõem a aprender? Nosso objetivo geral é compreender como os alunos atribuem significados e sentidos à relação com os saberes elaborados com e nas aulas de Educação Física.

Luciana Venâncio acrescenta em sua defesa de tese: “Explicitamos as escolhas estratégicas para abordar as realidades em quatro mo(vi)mentos que trataram de: narrativas de experiências, (re)entrada em campo da pesquisadora, definição dos sujeitos, grupos focais e para compreender as perspectivas dos sujeitos recorremos às entrevistas de explicitação. Na primeira etapa da pesquisa foram inicialmente 24 jovens, na faixa etária entre 17 e 18 anos, ex-alunos da professora-pesquisadora, entre os anos de 2005 e 2008, em uma escola pública municipal de Ensino Fundamental da região leste da cidade de São Paulo”.

Finalizando, a Doutoranda ressalta: Na segunda etapa da pesquisa 13 sujeitos discutiram e analisaram 69 frases e suas possíveis relações com os saberes a partir das vivências e experiências que tiveram com a Educação Física. Por sua vez, a discussão dos resultados trouxe questionamentos. No mo(vi)mento final apresentamos algumas perspectivas dos sujeitos e suas relações com os saberes e apontamos para a necessidade do campo investigativo educacional da Educação Física tomar os alunos como sujeitos que identificam, percebem e compreendem, analisam e criticam a forma como alguns saberes lhes foram apresentados, e também como capazes de elaborar seus próprios saberes.

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Luciana Venâncio, candidata do Programa de Pós-Graduação em Educação marca presença no Anfiteatro II da FCT/UNESP, para apresentação de sua defesa de tese para obtenção do título de Doutorado.

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O Prof.Mauro Betti, do Departº de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP, teve atuação destacada como Orientador da Doutoranda Luciana Venâncio e tb como Pres.da Sessão Especial realizada em 3/Outº.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 15

O balanço de atividades desenvolvidas através do Programa de Pós-Graduação com referência às defesas de dissertação de Mestrado em Geografia na 1ª semana de Outubro na FCT/UNESP foi em número equivalente a sete. As teses de Doutorado na área Educação registraram três defesas públicas dias: 3 e 9 de Outubro, nos Anfiteatros: I, II e Sala de Videoconferência. Segue-se a relação nominal dos candidatos, temas desenvolvidos, Orientadores e integrantes das Comissões Examinadoras.

No dia 3/Outº, no Anfiteatro III, a candidata Karime Pechutti Fante fez sua defesa pública no período da manhã, abordando o tema: Variabilidade da temperatura em áreas urbanas não metropolitanas do Estado de São Paulo – Brasil, no período de 1961 a 2011. Orientador: Prof.Dr.João Lima Sant’ana Neto – do Deptº de Geografia – da FCT/UNESP.

Membros da Comissão Examinadora: Docentes: Profs.Drs.Vincent Dubreuil, da Universidade de Rennes/França e Edilson Ferreira Flores, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

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No Anfiteatro III, a candidata Karime Pechutti Fante, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu sua dissertação de Mestrado, sob orientação do Prof.Dr.João Lima Sant’ana Neto, do Departº de Geografia da FCT/UNESP.



No dia 3/Outº a candidata Camila Al Zaher, do Programa de Pós-graduação em Geografia defendeu dissertação de Mestrado/Geografia no Anfiteatro III da FCT/UNESP, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Cristina Perusi, da Coordenadoria Executiva – Unidade de Ourinhos/SP. Tema: Alteração da fertilidade do idoso como indicador do processo de antropização e presença de atividades não agrícolas no Assentamento Rural Horto Aimorés, municípios de Bauru e Pederneiras/SP.

Membros da Comissão Examinadora: Docentes: Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Deptº de Geografia da FCTC/UNESP e Prof.Dr.Rodrigo José Pisani, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE – Presidente Prudente – SP.

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Tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Cristina Perusi, da Coordenadoria Executiva da Unidade de Ourinhos/SP, a candidata Camila Al Zaher fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Geografia.



No Anfiteatro II – após as 14hs.- a candidata Núbia Beray Armond, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresentou perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr. João Lima Sant’ana Neto, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP. Núbia fez sua defesa de dissertação para obtenção do título de Mestrado. Trabalho de pesquisa sob o título: “Entre eventos e episódios, as excepcionalidades das chuvas e os alagamentos no espaço urbano do Rio de janeiro”.

A Comissão Examinadora contou com a presença e participação de dois membros – além do Presidente da Mesa e Orientador – conforme segue: Profª.Drª.Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP e Profª.Drª. Carla Maciel Salgado, da Universidade Federal Fluminense/UFF – do Rio de Janeiro.

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Núbia Beray Armond, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu dissertação de Mestrado no Anfiteatro II, tendo como Orientador o Prof.Dr. João Lima Sant’ana Neto, do Departº de Geografia da FCT/UNESP – Pres.Prudente – SP.



Ainda no dia 03/Outº – 16hs – no Anfiteatro VI da FCT/UNESP, a candidata Camila Ferracini Origuela defendeu dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Geografia perante a Comissão Examinadora. Orientador: Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. Tema escolhido: “Estudo comparativo da espacialização do MST no Estado de São Paulo 1990-2013”.

Fazendo parte da mesa e da Comissão Examinadora, os docentes:Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano, do programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP – e Profª.Drª. Janaina Francisca de Souza Campos Vinha, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM – Minas Gerais.

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A candidata do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Camila Ferracini Origuela defendeu dissertação de Mestrado no Anfiteatro VI, sob orientação do Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departº de Geografia da FCT/UNESP.



No dia 8/Outº, no Anfiteatro II no período da manhã – defesa de dissertação de Mestrado, por Agnaldo da Silva Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Nécio Turra Neto, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP. Tema desenvolvido: “No vazio, caberiam casas, parques, fábricas…caberia muita cidade”.

Integrando a Comissão Examinadora, a Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP e Profª.Drª.Doralice Sátyro Maia, do Departº de Geociências da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

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Agnaldo da Silva Nascimento defendeu sua dissertação de Mestrado no Anfiteatro II, tendo o Prof.Dr.Nécio Turra Neto, do Departº de Geografia como Orientador. Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP



Também no dia 8/Outº, no período da tarde, apresentou-se perante a Comissão Examinadora, a candidata Jéssica de Lima Silva, do Programa de Pós-Graduaçâo em Geografia, para desenvolver defesa pública de dissertação para a obtenção do título de Mestre. Tema desenvolvido: Os desdobramentos e conflitos da criação do Parque Estadual Ilha do Cardoso sob a ótica do modelo GTP (Geossistema – Território – Paisagem).

A Mestranda TVE como Orientador, o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente de Presidente Prudente – SP. Como integrantes da Comissão Examinadora, os docentes: Prof.Dr.Jsé Mariano Caccia Gouveia, do Deptºde Geografia da FCT/UNESP e Profª.Drª.Regina Célia de Oliveira,do Deptº de Geografia, da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

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Perante a Banca Examinadora, presidida pelo Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, a candidata Jéssica de Lima Silva fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Geografia na FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP