ago 30

Tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito (do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/UNESP), o aluno do Programa de Pós-graduação em Geografia, Marcio José Catelan fez sua defesa de tese de Doutorado. O trabalho apresentado à Comissão Examinadora tem como título: “Heterarquia Urbana: Interações espaciais Interescalares e cidades médias”, que foi comentado, avaliado e discutido entre os participantes da mesa.

Para o desenvolvimento da pesquisa, Marcio usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP; e a defesa pública de tese de Doutorado ocorreu na manhã de 28 de Agosto de 2012 (a partir das 08h00), na Sala de Apresentação de Projetos da Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP.

Fizeram parte da Comissão Examinadora – além da Orientadora já citada – os seguintes membros: Profª.Drª.Maria Carmen Bellet Sanfeliu, do Departamento de Geografia e Sociologia da Universidade de Lleida; Prof.Dr.Artur Magon Whitacker, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/UNESP e Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente/SP.

No trabalho de pesquisa que desenvolveu, Marcio José Catelan destaca de forma resumida perante a Comissão Examinadora: “No Estado de São Paulo,Bauru, Marília e São José do Rio Preto são cidades médias cujas atividades, funções e papeis desempenhados na rede podem ser explicados a partir das interações espaciais segundo as quais se articulam agentes e empresas de múltiplas escalas geográficas”.

No tópico seguinte explica: “O processo de concentração espacial e econômica tem se ampliado nestas cidades médias, alterando suas funções e seus papeis na rede urbana desde a escala local à global. A partir das dinâmicas de interações espaciais interescalares, ampliam-se nas cidades médias a centralidade delas na rede de influência regional por elas articuladas, assim como são inseridas apenas por suas posições na hierarquia urbana”.

Finalizando, o Doutorando acentua: “Daí a proposição teórico-metodológica de analisá-las a partir da ideia de heterarquia urbana, visando apreender as articulações segundo as quais as cidades são vistas pela diferenciação e importância de cada uma de suas funções e de seus papéis na rede urbana”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A tese de Doutorado/Programa de Geografia foi defendida publicamente pelo candidato Marcio José Catelan, na Sala de Apresentação de Projetos da Central de Laboratório do Deptº. de Cartografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Orientadora foi a Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Sala onde se desenvolveu a defesa púbica de tese de Doutorado/Geografia, recebeu grande numero de estudantes de graduação e pos-graduação, bem como amigos e familiares do Doutorando.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 30

No encerramento da XIII Semana da Geografia, do VIII Encontro de estudantes de Licenciatura em Geografia e I Workshop Internacional “Tratamento da Informação Geográfica” um fato foi evidenciado: as homenagens tributadas à modesta servidora, Leonídia dos Santos Silva que presta serviços à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp desde 1986, juntamente com o Prof.Dr.Eliseu Saverio Sposito, ex-estudante e funcionário da antiga FAFI – desde 1971 – e depois, Professor, Mestre, Doutor e Livre Docente.

As homenagens prestadas à Servidora e ao ilustre Professor, foram comoventes. Não só para eles, mas principalmente para os familiares e amigos que compareceram ao Auditório da FCT/UNESP. O Prof.Saverio levou o discurso no bolso, denominando-o “Improviso”, com texto muito bem elaborado em forma de biografia de sua vida pessoal desde os anos 70. Dona Leonídia (que todos conhecem por Leleca), ficou tão emocionada que não teve palavras para falar de seu contentamento. Por isso, decidimos entrevistá-la; e ela respondeu a todas as perguntas. O discurso do Prof.Eliseu Saverio Spósito, vai na íntegra logo abaixo.

Leonídia nasceu em Álvares Machado no dia 11 de Junho de 1943; casou-se em Presidente Prudente em 1967 com o Sr.Francisco da Silva, e dessa união conjugal tiveram três filhos (todos casados) e a atualmente com três netos, de 20, 18 e 1 ano, respectivamente. Antes de ingressar na Unesp, trabalhava como vendedora de Yakut. Trabalhando como Auxiliar de Serviços Gerais, ela está aguardando pelo momento da Aposentadoria. O apelido “Leleca”- diz ela – surgiu de forma inesperada. Algumas colegas achavam o nome Leonídia muito complicado e uma delas se antecipou e foi taxativa: Leleca! E todas elas passaram a me chamar não pelo nome, mas pelo apelido.

Quanto às homenagens recebidas na noite de 24 de Agosto, Dona Leonídia diz que foi a maior surpresa de sua vida. ”Jamais pensei que fosse receber uma homenagem tão importante como esta. Ao ser convidada pelos organizadores para participar do encerramento da Semana da Geografia, pensava ser uma coisa muito simples. Mas foi o contrário: Eu e minha família ficamos sensibilizados e felizes com e esse maravilhoso gesto de reconhecimento como forma de incentivo e valorização humana. Só temos que agradecer a todos, por essa inesquecível lembrança” – disse Dona Leonídia (Leleca).

DE ALUNO A PROFESSOR, MESTRE, DOUTOR E LIVRE DOCENTE

Ao ser chamado para receber as homenagens pela sua destacada atuação – inclusive na condição de Coordenador dos últimos eventos do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – o Prof. Dr. Eliseu Saverio Sposito pronunciou eloquente discurso. Foi um relato minucioso de sua brilhante carreira profissional, desde o ingresso como estudante na década de 70 na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; depois, Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais, conforme segue:

“Em primeiro lugar, agradeço a todos que lembraram meu nome para o dia de hoje. Fico feliz com a lembrança e quero, também eu, lembrar algumas coisas. Considero-me parte integrante desta faculdade. Fui estudante de 1971 a 1974, quando era Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fui funcionário, quando desenhava mapas e gráficos, utilizando papel vegetal e nanquim, tudo feito à mão, de 1971 a 1977, um ano depois de ser criada a UNESP e ela se tornar Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais. Nesse ano, saí do IPEA, fui para São Paulo após o casamento com a Carminha, em 1978.

Para cá voltei em 1980. Logo estaria trabalhando na Faculdade de Ciências e Tecnologia. Trabalhando aqui defendi o mestrado em 1983, o doutorado em 1990, a livre docência em 2000 e fiz concurso de titular em 2007. Não quero ser exagerado, mas vou lembrar alguns números. A intenção, neste momento, é prestar contas a todos. As aulas foram de Geografia Econômica, Pensamento Geográfico, Metodologia em Geografia, Geografia Urbana, Geografia Social e Política, Geografia Regional do Brasil, Trabalho de campo e Espaços Industriais. Na pós=graduação, foi Metodologia Científica em Geografia e Dinâmica econômica e novas territorialidades. Será que esqueci alguma disciplina?

Orientei 33 mestrados, 17 doutorados, 9 aperfeiçoamentos, 25 monografias de bacharelado, 63 iniciações científicas, 2 de pós-doutorados e 16 de outra natureza. Tive a oportunidade de publicar 37 artigos científicos, 5 livros de autoria própria, 8 livros organizados, 36 capítulos de livros, 30 trabalhos completos, 21 resumos em anais de eventos e 4 resumos expandidos em anais de eventos, 8 artigos em jornal e 1 artigo em revista (tipo magazine).

Participei de 193 eventos científicos e ajudei a organizar 11 eventos. Participei de 40 bancas de mestrado, 43 de doutorado, 28 de qualificação de doutorado, 12 de aperfeiçoamento, 28 de trabalhos de conclusão de graduação, 4 de professor titular, 6 de livre-docência e 19 de concurso público. Já lá se foram 32 anos como docente, 41 anos desde que entrei, pela primeira vez, para fazer o vestibular no atual Discente I.

Vi o sol nascer, a chuva e as folhas das árvores caírem, vi o vento e vi a lua. Vi a área da FCT ser multiplicada. Vi prédios serem construídos. Vi pessoas entrarem, pessoas se aposentarem. Muitos ficaram, muitos se foram. Nasceram os filhos e, muito tempo depois, o neto. Vi dezenas e dezenas de alunos. Fiz muitos trabalhos de campo, fui olhando o Brasil pela janela e por dentro dele. Vi o Brasil pelas lentes e vi pelo alto. Fiz minhas músicas. Fiz meus gols. Vi as horas passarem nos relógios da vida.

Participei de muitas atividades no Departamento de Geografia e na Congregação. Fui para São Paulo, em atividades na Reitoria. Fui para o exterior participar de eventos e de um pós-doutorado. Parece muito tempo. É muito tempo. Mas, olhando para trás, faria o que foi feito. Gostaria de fazer melhor. Mas não há tempo. É preciso olhar para a frente, fazer planos, plantar árvores, escrever livros, recitar poesias, sonhar ao som de uma canção… tudo isso para continuar a inventar a vida”– finalizou o Prof.Saverio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Sra. Leonídia dos Santos Silva mereceu dos organizadores e participantes da Semana da Geografia no Auditório da Unesp, as mais expressivas homenagens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também o Prof.Dr.Eliseu Saverio Sposito foi homenageado no encerramento do evento que se realiza há treze anos consecutivos na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os 2 homenageados se confraternizam. Afinal, a servidora e o Professor, Mestre e Doutor são reconhecidos por trabalhar na mesma Universidade Pública.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesse agradável momento, não poderia faltar a carinhosa manifestação de apoio da Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, em nome dos docentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E para finalizar: a foto histórica de Dona Leonídia com toda sua família e alguns amigos que vieram especialmente para cumprimentá-la na Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 28

Sob a coordenação da Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, realizou-se de 21 a 24 de Agosto no Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – importante evento relacionado à “Melhoria e qualidade da escola pública: questões contemporâneas”. O maior destaque foi representado pela participação do Prof.Dr. Arlindo Cavalcanti Queiroz, do MEC – Ministério da Educação e Cultura – Profª.Drª. Theresa Maria de Freitas Adrião, da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – e Daniel Tojeira Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação – SP.

Durante o período de realização desse I Seminário, foi cumprida uma Agenda Especial com palestras todas as noites e participação direta de membros integrantes de grupos de pesquisas em aquisição de representação de Dados Especiais. Na Abertura, com o Auditório superlotado foi anunciada uma conferência a respeito do Financiamento e II Plano Nacional de Educação – PNE – a visão do MEC, pelo Prof.Dr.Arlindo Cavalcanti Queiroz. No dia seguinte, colóquio com alunos de pós-graduação e Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar – GPEFOPE.

Na noite de 22 de Agosto, a Profª Theresa Adrião/UNICAMP abordou o tema: Melhoria e qualidade da escola pública: questões contemporâneas, enquanto o Prof. Arlindo tratou da questão relativa ao “Colóquio com alunos da pós-graduação GPEFOPE”. Dias: 23 e 24, foram desenvolvidos trabalhos de coordenação da mesa pelos Profs. Drs. Cristiano Amaral G.di Giorgi e Silvio Cesar Nunes Militão. Como Palestrantes e convidados se apresentaram: a Professora Thereza e o Professor Daniel Tojeira Cara/Campanha Nacional pelo Direito à Educação – SP.

Explicações da Profª.Drª.Yoshie

Na contemporaneidade muitas temáticas veem marcando o debate educacional na esfera federal e, dessa forma, provocando rebatimentos nas esferas estaduais e municipais. Acompanhados por reformas, regulamentações e pela legislação pontuam diferentes áreas que tem por objetivo geral promover a melhoria da escola pública. Um dos mais candentes temas se refere ao financiamento da educação, que perpassa todas as dimensões do debate educacional.

Na atualidade, este debate se acentua na formulação do II Plano Nacional de Educação (PNE), inicialmente previsto para vigorar de 2011 a 2020, mas que ainda se encontra em fase de tramitação no Congresso Nacional, sobretudo, devido o seu caráter de balizador das políticas públicas educacionais no Brasil.

Entendemos que no contexto de elaboração do II PNE, momento de intensa mobilização da sociedade civil e da sociedade política, a comunidade acadêmica não pode se furtar deste debate. O debate sobre o financiamento da educação ocupa centralidade nesta discussão, uma vez que, sem aporte de recursos adequados não se efetivam políticas públicas educacionais.

Por sua relevância este tema não se circunscreve apenas aos especialistas responsáveis, cabendo aos pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação realizarem debates e acompanharem as questões de recursos financeiros e o II PNE, tendo como meta uma educação básica de qualidade e a produção de conhecimentos no ensino superior.

O evento tem como objetivos:

  • Promover atividades de formação e integração entre os alunos de licenciatura e alunos do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia-FCT/UNESP;
  • Propiciar o conhecimento e estimular a reflexão sobre as políticas públicas educacionais, enfatizando a melhoria da qualidade da escola pública, tendo como foco específico às questões relacionadas ao financiamento educacional brasileiro e o II Plano Nacional de Educação;
  • Desencadear ações para fortalecer as atividades o Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT/UNESP, dentro da comunidade acadêmica.

O público-alvo estimado foi de aproximadamente 150 pessoas, sendo o evento aberto a todos os alunos e docentes da FCT/UNESP e demais profissionais da educação básica. De modo especial àqueles vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT/UNESP. O evento coordenado por mim, Profa. Dra. Yoshie Ussami Ferrari Leite, tem como membros da comissão organizadora, as seguintes personalidades: Profa. Dra. Vanda Moreira Machado Lima, Prof. Dr. Sílvio César Nunes Militão e os doutorandos Andréia Nunes Militão e Fábio Perboni.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente sediou importante evento, coordenado pela Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Arlindo Cavalcanti Queiróz, marcou presença no evento como conferencista e representante do Ministério da Educação e Cultura – MEC;

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª. Drª.Maria Theresa de Freitas Adrião, da UNICAMP falou sobre a “Melhoria e qualidade da escola pública: questões contemporâneas”,tema que despertou muito interesse.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento dedicado à Educação teve seu encerramento no dia 24 de Agosto, com a participação do representante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação/SP, Daniel Tojeira Cara.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 27

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu com pleno êxito (de 20 a 24/Agosto de 2012), a XIII Semana da Geografia, o VIiI Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia e I Workshop Internacional “Tratamento da Informação Geográfica”. Na Conferência de Abertura, participação do Prof.Dr.João José Bigarella, da Universidade Federal do Paraná, com trabalhos presididos pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP.

No transcorrer da Semana foi cumprida extensa programação com abordagem de temas especiais nas Mesas Redondas, Palestras, Trabalhos de campo e Mini-cursos. Presença de renomados palestrantes. Entre os quais, a Profª.Carmen Bellet, da Universidade de Lleida – Espanha; Prof.Everaldo Santos Melazzo, Profª.Eda Maria Goes e Profª. Rosângela Aparecida Medeiros Hespanhol, com a Coordenação do Prof.Eliseu Saverio Sposito, da FCT/UNESP.

No seguimento, outros palestrantes como: o Prof.José Manuel Mateo Rodrigues, da Universidade de Havana/Cuba e debates, sob a coordenação do Prof.Antonio Jaschke; Profª.Regina Araujo, da Editora Ática, com a Coordenação de José Sobreiro Filho. Na etapa final, o Prof.Antonio Ioris, da Universidade de Aberdeen ( Escola de Geociências do Reino Unido); e o Prof.Dr.Antonio Thomaz Júnior – da FCT/UNESP – com a Coordenação do Prof.Carlos Alberto Feliciano.

As Mesas redondas desenvolvidas de 21 a 23 de Agosto tiveram como temas questões ligadas à Cidades Médias: Múltiplos olhares; Teoria e Método em Geografia Física; Desvendando o Brasil: análise dos dados censitários 2010 e Alternativas à Neoliberalização da Natureza: Por uma ética eco-socialista e um Caminho Latino-americano”. No encerramento, na noite de 24 de Agosto (6ª.feira), homenagem especial ao Prof Dr.Eliseu Saverio Sposito e Dona Leleca, uma antiga e dedicada Servidora que acaba de conquistar sua Aposentadoria. (Matéria à parte).

O tema do evento deste ano: “O desafio de desvendar o Brasil” teve por objetivo refletir a respeito das mudanças que estão sendo reveladas pelos últimos resultados e, ao mesmo tempo, prestar uma homenagem ao emérito geógrafo brasileiro Prof.Dr.Aziz Ab’Saber (falecido em Março de 2012), reconhecido internacionalmente e considerado um dos principais intelectuais do país pela Academia Brasileira de Ciências.

O Coordenador do evento destacou a importância do Curso de Geografia mantido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e a realização da Semana da Geografia e o Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, salientando: “A Universidade brasileira teve para si, nas primeiras décadas da República, o enfrentamento de um grande dilema: como compreender o Brasil à luz do conhecimento universal sem perder de vista suas particularidades?

Dessa busca a Universidade brasileira produziu grandes intelectuais. Ao mesmo tempo, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia – cumpria o papel de rastrear o território nacional, mapeando o país de Norte a Sul em diversas escalas.Também organizou as bases censitárias, cujo levantamento ganhou periodicidade decenal a partir de 1940. O pensamento geográfico brasileiro é resultado desse duplo movimento (técnico e científico); e muitas teorias desenvolvidas em continentes muito distintos não se aplicavam adequadamente ao Brasil. Tamanha tarefa, exigiu enorme esforço coletivo, que foi abraçado por diversos cursos de Geografia, assim como pela Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB – Muitos participantes desse evento, vieram de pontos distantes – inclusive do exterior – que trouxeram importante contribuição para o êxito desse empreendimento de cunho cultural e científico. Entre eles, uma ex-aluna do Curso de Geografia da FCT/UNESP: Angélica Cavicchiolli, atualmente em Manaus/AM, com atuação destacada como Mestre e candidata ao Doutorado/Programa de Geografia na Universidade Federal da Amazônia. Perante a plateia e Profª.Regina Araujo, Angélica alertou que o Conceito de Metrópole tem outro significado e dimensões diferentes: quando se pensa em Turismo se esquece da predominância da violência, pobreza, tráfico de drogas e outros graves problemas que ocorrem no norte do país.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Semana da Geografia, o Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia e o Workshop Internacional “Tratamento da Informação Geográfica” foram abertos oficialmente pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Conferencia de Abertura do Evento, foi ministrada pelo Prof.Dr. João José Bigarella, da Universidade Federal do Paraná. Outra convida foi a representante da Editora Ática,Regina Araujo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As Mesas redondas realizadas no decorrer da Semana da Geografia suscitaram debates entre as participantes. Angélica Cavicchiolli (ex-aluna da FCT/UNESP), veio da Amazônia e levantou algumas questões sociais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros participantes vieram do exterior e tiveram participação ativa nas palestras, mini-cursos e mesas redondas, que envolveram docentes e estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 27

Nos últimos dias do mês de Agosto (24) o Programa de Pós-graduação em Geografia promoveu mais uma defesa de tese de Doutorado no Anfiteatro VII com a presença do candidato inscrito, Antonio Henrique Bernardes. Ele se apresentou perante a Comissão Examinadora às 14h00, tendo como Orientador o Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP.

Juntamente com o Orientador já citado, fizeram parte da Comissão Examinadora os seguintes membros: Prof.Dr.Nécio Turra Neto, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Prof.Dr. Antonio Carlos Vitte, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas; Prof. Dr. Werther Holzer, do Departamento de Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e Prof.Dr.Divino José da Silva, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

Tema escolhido para a tese: “Das perspectivas ontológicas à natureza do Internauta: contribuição à epistemologia em Geografia”, que o Doutorando resumiu, com a finalidade de abrir a sessão, expor sua opinião e manifestar seu posicionamento a respeito do assunto. No seu relato baseado nas discussões realizadas por alguns filósofos, notadamente Aristóteles, Leibniz, Kant, Hegel, Husser, Heidegger e Sartre foi apontado certo fundamento caracterizado como discussões ontológicas.

De fato – diz Antonio Henrique Bernardes – partimos da metafísica em direção à Ontologia; e neste entremeio destacamos a gnosiologia e a teoria do conhecimento, como contradições contraditórias à Ontologia. Pela análise dessas diferentes proposituras ontológicas tomamos como referencia o método regressivo-progressivo desenvolvido por Sartre para denominar e determinar duas perspectivas de interpretação da realidade: a perspectiva posicional e a perspectiva oniposicional.

Com isto analisaremos as denominadas ontologias do espaço, desenvolvidas por Silva e por Santos para os estudos geográficos levando em conta as suas principais influências filosóficas e alguns dos pressupostos levantados pelas discussões ontológicas em Filosofia. “Certas categorias e conceitos geográficos são tomados como instrumentos de entendimento em que cada uma delas, indica certo grau de entendimento deste ser que é o homem no mundo. Privilegiam-se os conceitos de meio e homem e as categorias de paisagem: lugar, território, região e espaço” – finaliza em sua defesa de tese, o Doutorando em Geografia

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora se apresenta o candidato Antonio Henrique Bernardes para sua defesa de tese de Doutorado/Programa de Geografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema escolhido para a defesa de tese no Anfiteatro VII da FCT/UNESP foi: Das perspectivas ontológicas à natureza do Internauta: Contribuição à Epistemologia em Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Numa demonstração de prestígio, Antonio Henrique conseguiu reunir no Anfiteatro VII da Unesp apreciável número de amigos e colegas de Faculdade, incentivando-o na defesa pública de tese.

 

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 24

Com a presença da Profª.Drª.Maria José Soares Mendes Giannini – Pró-Reitora de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – foi inaugurado oficialmente no dia 16 de Agosto de 2012 o prédio destinado ao funcionamento da Rede de Cidades Médias (ReCiMe), no Campus de Presidente Prudente/SP. O ato foi dos mais significativos, tendo participado Diretores, integrantes do Corpo Docente, membros da Congregação, estudantes de graduação e pós-graduação, servidores e convidados.

A obra constituída de 189,10 m2 obteve aprovação e recursos da Reitoria e do Finep – através de projeto especial, cujo custo foi orçado em R$407.180,87. Incluindo equipamentos, o custo aumentou para mais de R$540.000.00. Concluída a construção e devidamente aparelhado, o prédio passa a ser utilizado nos trabalhos de desenvolvimento de pesquisas, com salas ambiente e salas próprias para reuniões. O Atendimento está sob a coordenação da Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e Profª.Drª. Beatriz Ribeiro Soares, da Universidade Federal de Uberlandia/MG.

A inauguração (após as 11hs) foi marcada por pronunciamentos diversos, sendo o cerimonial conduzido por Walmir César Lanza Caldeira do SAEPE.

Com essa implantação no Campus da Unesp em Presidente Prudente se integram os professores e grupos de pesquisas, desta e de outras Universidades que se associam num único objetivo: o desenvolvimento. Entres elas, as Federais do Amazonas, Pará, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Uberlândia (Campus de Uberlândia e Ituiutaba), Rio de Janeiro, Grande Dourados, Rio Grande do Sul, Fronteira Sul (Campus de Erechim e Chapecó); a Estadual do Ceará, Unochapecó e Univali; as Sulamericanas: Universidad del centro de la Provincia de Buenos Aires e Pontificia Universidad Catolica de Chile; Universidad de Lleída (nossa parceira nos estudos sobre Cidades Médias, segundo a Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito), sede da Cátedra da Unesco “Ciudades intermédias y desarrollo”.

O primeiro orador a ser anunciado, foi o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – que manifestou publicamente seus agradecimentos pela implantação do novo e importante empreendimento voltado à pesquisa científica. Depois, falaram: a Pró-Reitora Maria José e a Coordenadora, Maria Encarnação. Ambas foram muito aplaudidas e momentos antes do desatamento da fita simbólica, comemorativa à inauguração do prédio da Rede de Cidades Médias, receberam flores como homenagens e agradecimento. A seguir, todos foram convidados a ingressar no “sobradinho”, a fim de conhecer suas instalações.

Agradecimentos

A Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, em seu pronunciamento ressaltou a importância do novo empreendimento dizendo: “A ReCiMe ainda é uma jovem rede de pesquisadores, porque estamos trabalhando juntos há seis anos. No entanto, entre os muitos significados que se atribui à palavra rede, quando vamos ao dicionário, há quatro que são muito apropriados para falar de nosso grupo: Malha feita de fios entrelaçados com espaços regulares. Entrelaçamento de nervos, fibras, etc. Conjunto de relações e intercâmbios entre indivíduos, grupos ou organizações que partilham interesses, que funcionam na sua maioria através de plataformas da Internet. Complicação de coisas”.

Destas definições – enfatizou – tomo primeiramente, a ideia de “entrelaçamento, de relações, de intercâmbios, de grupos que partilham interesses”, porque é isso que fazemos todo o tempo num esforço de nos articularmos em torno de um tema de pesquisa. O prédio tem grande significado neste processo compor articular equipes e de desenhar um caminho de pesquisa, que é, ao mesmo tempo, o de construir um conceito e algumas explicações sobre o nosso espaço-tempo.

E acrescentou: “Um prédio não é pouca coisa, mas ele não será nada, se a série de livros Cidades em Transição deixar de ser publicada, se não houver as teses, dissertações e monografias elaboradas no âmbito da rede, se não tivermos gente nova alimentando a ReCiMe, outras com coragem para sair dela, quando não considerarem mais relevante a temática ou adequadas as nossas formas de trabalhar e outras, ainda, serão importantes para mudá-la, quando isso for preciso.

Desejamos, assim, que o prédio seja o continente (no sentido do que contém) de uma pluralidade de ações, de experiências, de oportunidades. Que ele guarde a nós, nossos livros, nossos equipamentos, mas, sobretudo, ajude a iluminar ideias e aquecer sentimentos. Agradeço à Finep que aprovou nosso projeto e ofereceu os recursos iniciais para essa edificação. À Unesp, que nos sedia, que contribuiu com metade dos recursos necessários à construção deste prédio e à qual estão filiados um número grande pesquisadores e estudantes da ReCiMe. À sua Pró-Reitoria de Pesquisa que acolheu o projeto e nos intermediou junto à Finep”.

Em agradecimento, disse a Profª.Drª. Maria Encarnação: À direção da FCT, em nome de Antonio Nivaldo Hespanhol, pelo apoio de sempre, inclusive, nesta etapa de equipar o prédio. Ao Departamento de Geografia desta faculdade, aos seus cursos de graduação e pós-graduação que compõem ambientes e grupos, para os quais sempre teve muito valor a palavra futuro. Também agradeço a todas as outras universidades às quais que se associam os professores desta rede. Ao CNPq, CAPES e FAPs que têm financiado nossas pesquisas, segue o registro de “muito obrigada”.

Externo mseus agradecimentos a todos que compõem esta rede – atualmente 43 pesquisadores e 82 estudantes – os quais me têm como coordenadora, nos meus melhores e nos piores momentos. Ao Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR), agradeço a paternidade da rede, pois a ReCiMe é filha dessa experiência de trabalhar em grupo e, por isso, este prédio também é dele. Aos meus amigos deste grupo (Arthur, Everaldo, Eda e Nécio), agradeço o convívio cotidiano e meu muito obrigado, especialmente ao seu coordenador, Eliseu Sposito, por um número muito maior de razões, que eu nem preciso listar a vocês.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este é o novo prédio destinado à Rede de Cidades Médias, inaugurado no Campus da FCT/UNESP em Presidente Prudente/Sp. Presentes: a Pró-Reitora Maria José, o Diretor Prof.Nivaldo e as Coordenadoras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ato inaugural foi bastante prestigiado por professores e alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os oradores que se sobressaem: O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor da FCT/UNESP); a Profª.Drª.Maria José Soares Mendes Giannini (Pró-Reitora) e a Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito (Coordenadora).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Prof.Dr.Raul Borges Guimarães; Prof.Dr.Antonio César Leal e Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito (docentes do Departamento de Geografia), enquanto são cumprimentadas a Pró-Reitora e a Coordenadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aspecto interno das novas Salas de reuniões e de pesquisas da Rede de Cidades Médias – ReCiMe – recém inauguradas no campus da Unesp em Presiente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol; a Coordenadora, Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito e a Pró-Reitora da Unesp, Profª.Drª. Maria José Soares Mendes Giannini.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 24

No dia 21 de Agosto de 2012 (período da manhã), o candidato Washington Luís Campos Rio Branco defendeu tese de Doutorado – Programa de Geografia – perante a Comissão Examinadora instalada no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – tendo como Orientador a Profª.Drª. Maria Encarnaçao Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Tema: Política de gestão ambiental em áreas protegidas em São Luís – Maranhão: o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.

Para compor a Comissão Examinadora – além da Orientada já mencionada – fizeram parte os seguintes membros: Prof.Dr. Jorge Hamilton Souza dos Santos, do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão; Prof.Dr.Claudio Antonio di Mauro, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia; Profª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim e Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente/SP.

O Doutorando em sua defesa pública de tese de Doutorado/Geografia fez uma abordagem geral da Política e gestão ambiental em áreas protegidas da Capital do Maranhão, São Luis: o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen, instrumento do ordenamento territorial e proteção do (meio) ambiente, em busca de resposta à varias indagações, conforme segue.
a) Quais as relações entre espaço, território e meio ambiente?
b) Quais as consequências da transformação do meio ambiente natural em meio ambiente construído ou social?
c) O que fazer para que os efeitos da urbanização afetem o mínimo possível o equilíbrio natural das áreas ocupadas pela sociedade humana?
d) Quais os instrumentos que o Governo tem para melhor ordenar o espaço geográfico e o território na área do PELJ, no ambiente cotidiano de moradores e usuários?

Visando dar resposta a hipótese que orienta essa tese, afirmou o Doutorando que o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen expressa os conflitos entre a produção do espaço urbano e a implantação de políticas púbicas ambientais. Considerando que este estudo foi voltado para uma abordagem qualitativa dos fatos e fenômenos pesquisados, as técnicas utilizadas para atingir os objetivos propostos foram desenvolvidas de modo sequencial; mas também simultaneamente quando isso se fez necessário. Pelas fases de revisão bibliográfica, análise documental, observação propriamente dita, trabalho de campo, registro dos dados, elaboração de documentos cartográficos, análise e interpretação dos dados e das informações obtidas no contato com a realidade estudada.

Washington Luis Campos Rio Branco, conclui sua pesquisa revelando ter desenvolvido cinco capítulos que se complementam de forma sequencial:
1) Meio ambiente, ordenamento territorial e proteção ambiental do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen;
2) Política Nacional de Meio Ambiente – PNMA – e ordenamento territorial.
3) Política de Meio Ambiente, Território e áreas protegidas no Maranhão;
4) Estado da criação, implantação e instalação do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen;
5) Análise dos processos de intervenção governamental no Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Washington Luis Campos Rio Branco, aluno do curso de Pós-graduação/Geografia da FCT/UNESP fez sua defesa pública de tese de Doutorado na manhã de 21 de Agosto de 2012, em Presidente Prudente/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o Doutorando apresentou trabalho de pesquisa realizado em áreas protegidas de São Luis do Maranhão.

Clique para ampliar!
Concluída a defesa de tese, Doutorando, Orientadora e membros da Comissão Examinadora reuniram-se para um “cafezinho” comemorando a conquista do novo título de Doutor em Geografia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 22

O mês de Agosto já entrou oficialmente no Calendário histórico, artistico e cultural de Presidente Prudente. Pela 27ª vez foi realizado o Festival de Pipas “Raul Albieri” (promovido pelo Jornal O Imparcial, tendo como local o campo de futebol da Unesp. O evento aconteceu na manhã de Domingo (19 de Agosto), com tempo totalmente favorável: ventos moderados, muito Sol e temperatura agradável. Foi esse fator que contribuiu para a sucesso de mais uma jornada, na qual participaram mais de 300 inscritos.

O Festival que já é tradicional reuniu público calculada em 4 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. O tema escolhido: “Personagens da Literatura Infantil” contribuiu para o sucesso e participação dos interessados nas categorias: Maior, Criativo, Técnico e Destaque Especial. Troféus – e outros prêmios – foram conferidos aos três primeiros classificados de cada categoria. O evento foi prestigiado pelos diretores do Jornal O Imparcial e da FCT/UNESP.

Uma Pipa em formato de Barco à vela foi a que mais chamou a atenção do jurados e do público presente ao local (campo de futebol da Unesp). Como consequência, o autor José Claudio da Silva Filho conquistou o Troféu mais cobiçado do evento, ocupando o 1º lugar no Pódio. O 2º lugar foi conferido à Pipa Caixa, produzida por Carlos Alberto do Nascimento. A menor Pipa, de tamanho equivalente à Palma da Mão foi confeccionada por Erminaí Carreito da Silva, que ficou com o 3º lugar no Pódio com a Mini-Pipa. Com a Pipa personalizada que denominou “Salve a nossa Li teratura”, Antonio Mudrei Correa (Turma da Mônica) que obteve o 3º lugar no Pódio.

No ”Temático”, o 1º lugar foi ocupado pelo construtor da Pipa “Saci Pererê”, Luis Massato Kaneko. Em 2º lugar, Reginaldo Maurício de Souza, responsável pela confecção do “Menino Maluquinho”, tema do concurso. Personagens da Literatura Infantil. Tem como intérpretes da Literatura, desfilando no campo de futebol com a panela na cabeça. Com a Pipa personalizada que denominou “Salve a nossa Literatura”, Antonio Mudrei Correa (Turma da Mônica) que obteve a 3ª classificação no Pódio.

A Categoria Maior apresentou uma Pipa de 126 m2. É de autoria de Luiz Koichi Otsuka que se classificou em 1º lugar, seguido por Antonio Vinicius Fernandes (57,5 m2) e Claudinei Rodrigues Araujo (3 m2) em 2º e 3º lugares, respectivamente. Um Dragão chinês foi a coqueluche do Festival de Pipas. Mereceu do Júri destaque especial com Troféu Personalizado, conquistado merecidamente por Paulo César Rios. Além disso, foram entregues dezenas de bicicletas e inúmeros quites oferecidos como brindes à diversas famílias; e sua contribuição é sempre bem-vinda!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O campo de futebol da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – recebeu cerca de 4 mil pessoas durante a realização do Festival de Pipas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Algumas Pipas precisaram passar por uma avaliação, antes de ser elevada ao espaço. Mas essa é uma demonstração que envolve pessoas de todas as idades, desde as crianças.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Diretor da FCT/UNESP, Prof. Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol participou do Festival juntamente com vários docentes e servidores da Instituição, cedendo o campo de futebol p/o evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, um aspecto da Premiação, onde predominou a criatividade de 300 participantes. Além do Prof.Dr.Antonio Nivaldo, também se fez presente o Vice-Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em cada uma das 4 categorias premiadas foi entregue um Troféu Especial comemorativo ao 27º Festival de Pipas “Raul Albieri” 2012. Para a entrega, um dos convidados foi o Diretor da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 22

Em 2010, o estudante José Maria do Rosário Langa transferiu seu domicilio de Moçambique para Presidente Prudente, onde veio morar e dar continuidade à sua carreira universitária. Hoje ele tem 27 anos de idade e tornou-se Mestre Langa, após concluir seu curso de pós-graduação – Programa de Geografia – pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e defender dissertação de Mestrado na manhã de 2ª.feira, dia 20 de Agosto de 2012. O Orientador foi o Prof.Dr. José Gilberto de Souza, do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro/SP.

O tema desenvolvido pelo candidato ao Mestrado foi: “Análise de impactos da produção de alternativas agroenergéticas em Moçambique: o caso da Província de Manica”, tendo ainda participado da Comissão Examinadora (além do Orientador), o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e o Prof. Dr. Júlio César Suzuki, da Faculdade de Filosofia,Le trás e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP. A defesa ocorreu a partir das 09h00 no Anfiteatro VI.

Em suas pesquisas, Langa esclarece que em Moçambique a produção de agrocombustíveis é feita com as seguintes matrizes produtivas: Pinhão manso ou Jatropha curcas L, Cana-de-açúcar e Mandioca, criando assim novas e diversificadas dinâmicas territoriais onde essas cuilturas são desenvolvidas. Fazer um estudo sobre a produção de agrocombustíveis em Moçambique é também perceber o “território como apropriação”, constituído de relações sociais fundadas sobre as diferenças de poder. No agronegócio como em outras atividades ligadas ao capitalismo o poder é quem dita as formas de apropriação e seus sentidos, sendo possível perceber sua multiplicidade de relações nos embates socioespaciais.

Em Manica o setor de agrocombustível é responsável pela redução na oferta de emprego e ocupação na agricultura, mas formas de uso e aproveitamento da terra, avanço/crescimento da agricultura comercial com forte relação com o surgimento de latifúndios exclusão dos camponeses nos processos de produção, consolidando em Moçambique a propriedade privada da terra.

Antes de seu regresso à sua cidade de origem – Xai-Xai – na Província de Gaza (com uma população de 116.343 habitantes) e a 210 km de Maputo , que é a Capital do país, Mestre Langa reconhece a importância da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente, como uma Universidade exemplar do território paulista e brasileiro. Recorda seu ingresso na carreira universitária, ao ser aprovado pela Universidade “Eduardo Mondlane” em Maputo e diz que jamais esperava ter a chance de estudar numa Universidade brasileira, como a Unesp. Foi em Presidente Prudente que ele teve a oportunidade de fazer um curso de alta qualificação – e gratuito – que é a Geografia voltada à comunidade acadêmica.

No seu retorno à Moçambique, o Geógrafo José Maria – Mestre Langa – veste uma camiseta verde e amarela com o nome do Brasil estampado no peito. Para realizar o curso de pós-graduação/Programa de Geografia, ele recebeu bolsa do Governo brasileiro através do CNPq em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia de seu país por meio de um Intercâmbio Científico. E já tem um plano estabelecido: voltar em 2014 para dar continuidade com a realização do Doutorado. Enquanto isso, pretende aplicar em Moçambique o que aprendeu no Brasil, especialmente em Presidente Prudente: fazer geografia crítica o que seria o 1º passo para a abertura de um novo espaço na área cultural e acadêmica do continente africano. Foi uma boa experiência – diz ele – pelo fato de receber aulas com professores que estão produzindo a Geografia no Brasil.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora constituída por três personalidades de renome nacional e internacional, ouve o que tem a dizer o candidato ao Mestrado de Geografia, José Maria do Rosário Langa em sua defesa pública.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A sala onde se realizou a defesa pública de dissertação de Mestrado, no Anfiteatro VI da FCT/UNESP permaneceu lotada durante todo o período. Seus amigos e colegas de curso vieram especialmente para prestigiá-lo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com plena aprovação dos três integrantes da Comissão Examinadora, o Geógrafo José Maria do Rosário Chilaúle Langa, sente-se realizado. Veste a camiseta do Brasil e está de partida para Moçambique; mas promete retornar em 2014.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 22

Este foi o tema de uma defesa pública de dissertação de Mestrado do Programa de Educação, desenvolvida na tarde de 20 de Agosto de 2012 pela candidata Cláudia Márcia de Souza Oliveira. A Orientadora foi a Profª.Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Para a apresentação da defesa, o local escolhido foi a Sala de Projeção da Biblioteca da FCT/UNESP.

Ao lado da Orientadora, bem como membros integrantes da Comissão Examinadora, a Profª.Drª.Elianeth Dias kanthack Hernandes, do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília e Prof.Dr.Irineu Aliprando Viotto Filho, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Tema: “As implicações da implementação do currículo oficial do Estado de São Paulo no cotidiano de uma Escola”.

Em seu trabalho diz a Mestranda: “A pesquisa, de maneira qualitativa, adotou como metodologia o estudo de caso do tipo etnográfico tendo como base o materialismo histórico dialético. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de campo com as observações da rotina da escola e sala de aula, questionário e entrevistas semiestruturadas. Saviani (2010) e Libâneo (2011) contribuíram com o referencial teórico na contextualização do momento social e sua relação com as políticas públicas educacionais”.

Cláudia Márcia acrescenta: A teoria da vida cotidiana de Heller (2004) inserida no tempo e espaço escolar trouxe para o centro da discussão o indivíduo e suas objetivações sobre esse nível da realidade social. A origem do saberes dos professores e sua influência na prática docente foram discutidos com base nos fundamentos de Tardif (2012) e nos saberes pedagógicos necessários à docência nas concepções de Pimenta (2008).

Os dados analisados corroboram com os pressupostos de que a adoção de um modelo curricular para as escolas deve compor uma ação reflexiva intencional, a partir dos princípios e concepções de quem o concebe, como “consciência de nós” (Heller, 2004) de modo que os educadores deixem de ser considerados meros consumidores do currículo e passem a ser sujeitos da ação.

Na conclusão perante a Comissão Examinadora , afirma a candidata ao Mestrado em Educação: A análise dos episódios em sala de aula demonstrou a relevância deste estudo em relação à prática docente pelo reconhecimento de que o sujeito, no “chão da sala de aula”, isto é, inserido na estrutura de sua cotidianidade, busca alternativas para apropriar a seu modo, da realidade do currículo posto e impor a ele a marca de sua personalidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora reuniu-se para ouvir a defesa de Mestrado – Programa:Educação desenvolvida pela candidata Cláudia Márcia de Souza Oliveira, na Sala de Projeção da Biblioteca da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa pública de Mestrado/Educação, teve como Orientadora a Profª.Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin versou sobre “As implicações da implementação do currículo oficial do Estado de São Paulo no cotidiano de uma Escola”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP