mai 30

Evento é promovido mensalmente pelo Laboratório de Fisiologia do Estresse

Na última 5ª.feira (25/Maio), foi realizado no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia, o I Encontro de Cardiologia – ENCARDIO – promovido por estudantes de pós-graduação em Fisioterapia que fazem parte do Laboratório de Fisiologia do Estresse, sob a coordenação do Prof.Dr. Luiz Carlos Marques Vanderlei. Programado para ocorrer durante o ano letivo de 2017, o evento terá prosseguimento durante os meses de Junho, Julho e Setembro deste ano.

Em datas previamente marcadas serão desenvolvidas palestras, ministradas por profissionais da área de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Medicina. O objetivo é o de promover ao estudante e ao profissional da área de saúde, uma ampliação de seu conhecimento a respeito da atuação de diversos profissionais da saúde. No tratamento de pacientes com doenças cardiovasculares.

No dia 25 de Maio foram iniciadas as atividades do I Encontro de Cardiologia, organizado pelos discentes de pós-graduação em Fisioterapia da FCT/Unesp. Na abertura (às 18hs), palestra pronunciada pela Fisioterapeuta, Profª.Drª.Ana Laura Ricci Vitor, que versou sobre “Terapia baseada em realidade virtual aplicada na área de Fisioterapia em Cardiologia”. O objetivo da palestra, foi o de apresentar aos convidados um pouco sobre o contexto em que a realidade virtual está inserida na área de Fisioterapia em Cardiologia.

A seguir, foram emitidos alguns conceitos e aspectos históricos importantes para que os Fisioterapeutas – e futuros Fisioterapeutas – pensem em possibilidades para utilizar essa ferramenta como tratamento: apresentar aplicações da técnica, bem como o que está sendo desenvolvido em pesquisa com terapia baseada em realidade virtual do Laboratório de Fisiologia do Stress da Unidade. A palestra foi prestigiada com a presença e participação de alunos da área de Saúde da UNESP e UNOESTE, além de Professores e Profissionais da área em Presidente Prudente.

O 1º dia do ENCARDIO recebeu apoio da Escola de Idiomas Start English, que proporcionou aos inscritos do evento, oito minicursos de Ingles; da Editora Manole, que presenteou um dos inscritos com o Livro “Fisioterapia Cardiovascular – Avaliação e Conduta na Reabilitação Cardiovascular”, do autor Mario Augusto Paschoal. Além deles, a Impulse Startup marcou presença no evento e permitiu aos participantes experimentar os óculos de realidade virtual.

Para a próxima palestra do ENCARDIO – programada para 22 de Junho – 18hrs – estará presente o Psicólogo Dr.Edson Farias, que ministrará o tema: “Intervenção Musical na UTI coronária”. Aos interessados que não conseguiram realizar a inscrição, a organização disponibilizou mais vagas para as próximas três palestras. Para se inscrever, acesse o Site: http://encardio.cf e faça seu Cadastro.

Clique para ampliar!
Promovido pelo Laboratório de Fisiologia do Estresse, realizou-se no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, o Encontro de Cardiologia – ENCARDIO.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª. palestra versou sobre ‘‘Terapia baseada em realidade virtual aplicada na área de Fisioterapia em Cardiologia” pela Fisioterapeuta Ana Laura Ricci Vitor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A platéia surpreendeu: desde a abertura do evento que se realiza pela 1ª vez no Câmpus da FCT/Unesp, o Anfiteatro I ficou superlotado. A próxima palestra será no dia 22 de Junho.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 29

O candidato Ricardo Ribeiro Agostinete, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, figurou como o último defensor da dissertação de Mestrado referente ao mês de Maio de 2017 na FCT/Unesp. Sua defesa pública verificou-se no dia 26 no Anfiteatro 6, onde a Comissão Examinadora esteve reunida após às 14hs.

O Orientador foi o Prof.Dr.Romulo Araújo Fernandes, do Deptº de Educação Física da Faculdade De Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Além do Orientador, atuaram: o Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei, do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp e por Vídeo-conferência, o Prof.Dr.Alessando Moura Zagatto, do Deptº de Educação Física, da Faculdade de Ciências de Bauru/SP.

O tema defendido pelo Mestrando, Ricardo Ribeiro Agostinete versou sobre: “Mecanismos inflamatórios ligando a prática esportiva em alta intensidade e o desenvolvimento ósseo entre jovens”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ricardo Ribeiro Agostinete fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Fisioterapia sob orientação do Prof.Dr.Romulo Araujo Fernandes, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 26

Desde a noite de 2ª feira (22/Maio), a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu dois eventos de repercussão: o VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações e o IV Simpósio Internacional de Educação à Distância. Coordenação geral do Prof.Dr.Klaus Schlünzen Júnior, neste ano com inovação: os eventos tiveram uma etapa virtual realizada dias antes, com a participação de Professores renomados. Dentre eles, o Prof.Dr.David Rodrigues da Universidade Técnica de Lisboa/Portugal e a Profª.Drª.Carla Viviana Hernandes Silva, da Universidade de Santiago do Chile.

No contato com o público, os docentes estrangeiros apresentaram suas experiências nos eixos temáticos de Educação e Tecnologias e Educação Inclusiva. As palestras foram transmitidas em tempo real e geraram um diálogo num ambiente virtual de aprendizagem, dando início a uma Comunidade de Discussões e troca de experiências sobre práticas Inovadoras. Desta vez, marcando a abertura oficial dos eventos participaram na formação da mesa: o Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da FCT/Unesp – o Vice-Prefeito, Douglas Kato Pauluzi; o Prof.Dr.Edilson Ferreira Flores – Chefe do Deptº de Estatística – Prof.Dr.Klaus Schlünzen Junior – Gestor Principal do Evento.

Da mesa dos trabalhos participaram ainda: a Profª.Drª.Carla Maria Bispo Padrel de Oliveira – Vice-Reitora da Universidade Aberta de Portugal – Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira – Promotor do Grupo de Atuação Especial de Educação do MPE – Sra. Jussara Oliveto Miralha – Coordenadora Pedagógica de Educação Especial, representando a Secretaria Municipal d e Educação – Sr. Rogério Marcus Alessi – Secretário Municipal de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente – Sra.Luzia Fabiana Sales Macedo – Secretária Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente – e outras personalidades.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e pronunciamentos do Prof.Dr.Marcelo Messias; Prof.Dr.Klaus Schlünzen Junior e do Vice-Prefeito, Douglas Kato Pauluzi (que representou o município), foi anunciada a conferência inaugural abordando o tema: “Educacion Superior Inclusiva: Mito o Realidad”, proferida pelo Prof.Dr.Ronald Vargas.

O docente é Licenciado em Ciências da Computação da Universidade da Costa Rica e Doutor em Comunicação Humana pela Universidade de AALBORG/ Dinamarca, onde desenvolveu teorias sobre a inclusão de estudantes cegos. Atualmente é Diretor Geral de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Nacional da Costa Rica. Compondo a mesa, também, a Profª.Drª.Ana Maria Osório Araya, Gestora do Evento.

Duas mesas redondas

Nos dois últimos dias desses eventos, foram desenvolvidas no Auditório Discente V, duas mesas redondas. A primeira, na noite de 23 de Maio sobre Educação Inclusiva, conduzida pelos Profs.Drs.:Rosaria Glat, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ e Juan Robert Poulin, da Universidade de Quebec/Canadá, respectivamente.

A última mesa redonda – conforme programação – alusiva ao tema Inovações na Educação verificou-se na tarde e noite de 24/Maio. Moderação do Prof.Dr. Klaus Schlünzen Jr e participação do Prof.Dr.Sérgio Amaral – da UNICAMP – e das Profªs.Drªs.: Carla Maria Bispo Padrell de Oliveira e Daniela Melaré, ambas da Universidade Aberta de Portugal. No fechamento dos eventos específicos na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou-se a premiação dos melhores trabalhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Abertura dos Simpósios no Auditório/Disc.V da FCT/Unesp. Com pronunciamento do Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias que presidiu os trabalhos iniciais no Auditório/Disc.V

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Detalhes da realização dos dois Simpósios – de Educação Inclusiva e Adaptações – e Internacional de Educação à Distância, sob a coordenação do Prof.Dr.Klaus Schlünzen Jr.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Conferência inaugural “Educacion Superior Inclusiva:Mito o Realidad” foi proferida pelo Prof.Dr.Ronald Vargas, da Universidade Nacional da Costa Rica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª Mesa Redonda teve a participação dos Profs.Drs.Jean Robert Poulin – da Universidade de Quebec/Canadá e Rosária Glat – da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª.Mesa Redonda despertou o interesse de todos os participantes desses dois eventos voltados à Educação Inclusiva e Adaptações e Educação à Distância.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No final da tarde e início da noite de 24/Maio, reuniram-se em torno da Mesa Redonda, três importantes convidados que vieram do exterior, especialmente convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório/Disc. V da FCT/Unesp, os trabalhos se desenvolveram sob a moderação do Prof.Dr.Klaus Schlünzen Junior, mediante realização da Mesa Redonda.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– Foi muito importante a participação do Prof.Dr. Sérgio Amaral (da UNICAMP); Profª.Drª.Carla Maria Bispo Padrel de Oliveira e Profª.Drª.Daniela Milaré (ambas da Universidade Aberta de Portugal).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluída a última Mesa Redonda e respondendo às perguntas do público presente, foram proclamados os resultados dos melhores trabalhos, com a premiação imediata dos concorrentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nas imagens colhidas no local (no encerramento dos Simpósios), detalhes da premiação dos melhores trabalhos. Foi mais uma promoção do CPIDES, de projeção nacional e internacional.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 23

O Prof.Dr.Antonio Cezar Leal foi homenageado durante o 4º Fórum Nacional de Meio Ambiente e X Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema, realizados em Presidente Prudente.

Autoridades e ambientalistas – especialmente convidados – participaram dos dois eventos que foram desenvolvidos – entre 18 e 19 de Maio – no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo. A programação faz parte do Calendário Oficial do Estado desde 2007 e se relaciona com questões ambientais, partindo do Pontal do Paranapanema e envolvendo São Paulo e Estados vizinhos, do Paraná e Mato Grosso do Sul.

O evento principal deste ano foi presidido pelo Promotor Marcos Akira Mizusaki, como representante da Comissão Organizadora, tendo ao seu lado o ex-Promotor e atual Prefeito Nelson Roberto Bugalho, que liderou um grupo de ambientalistas com a iniciativa de lançar o Projeto há dez anos atrás. Trata-se de uma iniciativa da Associação Paulista do Ministério Público, OAB-SP (29ª.Subsecção de Presidente Prudente); IBCAmb (Instituto Brasileiro de Ciências de Ambiente) e APOEMA (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar).

Homenagem especial

Entre os ativistas presentes, o Prof.Dr.Antonio Cezar Leal do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, que tem atuação profissional em Gestão das Águas, Gestão Ambiental, Planejamento de Bacias Hidrográficas e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos. São projetos e ações que integram ensino, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação e destas com a comunidade externa. A ele, foi atribuído o Troféu “Mico Leão Preto” de Responsabilidade Ambiental.

A entrega do Troféu (como parte da programação de abertura do Fórum Nacional de Meio Ambiente), mereceu calorosos aplausos da platéia presente no Teatro Paulo Roberto Lisboa. Com justa razão, pois o Prof.Dr.Antonio Cézar Leal – Comendador e Doutor em Geociências pela UNICAMP/2000 – recebeu o Troféu como uma homenagem pelos seus mais de 20 anos de trabalhos na região. Como professor universitário envolvido nas questões ambientais junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema; na organização de catadores de materiais recicláveis e coleta seletiva, e por ser o idealizador de um curso de Mestrado Profissional em Geografia, na FCT/UNESP voltado para profissionais que atuam na gestão ambiental e das águas.

Como retribuição pelo gesto nobre, o Professor Cezar Leal agradeceu a homenagem e a compartilhou com todos que têm participado das ações realizadas ao longo desse tempo, ressaltando que se trata de um reconhecimento ao trabalho coletivo. Disse que o respeito às diferenças, à diversidade, à natureza – especialmente aos animais – uma vida mais simples. “O combate à ganância e a solidariedade ao próximo devem ser os fundamentos de atitudes que vão contribuir para um mundo sustentável para todas as formas de vidas, nas gerações atuais e futuras” – concluiu.

Integrantes da mesa

Fizeram parte da mesa do evento: José Osvaldo Molineiro, Presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP); o Comandante da 3ª.Cia. da Polícia Militar Ambiental, Mauri Ricardo Guarize; Rodrigo Lemos Artero – Presidente da 29ª.Subseccão da OAB-SP – Regional de Presidente Prudente; Clayton Santos, representando o Deputado Estadual Ed Thomas (PSB); o Promotor André Luiz Felício; Engº Antero Moreira França Jr – Superintendente da Sabesp; Édson Henrique dos Reis (Palhinha), representando o Deputado Federal Izaque José da Silva (PSDB); Caio Augusto e Ricardo Toledo, respectivamente Secretário e Tesoureiro da OAB-SP/Regional de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Cezar Leal – da FCT/Unesp – foi o detentor do Troféu “Mico Leão Preto”, entregue solenemente durante a realização de dois eventos ambientais em Presidente Prudente/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O homenageado usou da palavra para agradecer a todos pelo gesto nobre de conferir a ele o Troféu que simboliza uma ação em defesa do meio ambiente, transformada num jornada vitoriosa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O reconhecimento pela dedicada atuação do Prof.Dr.Antonio Cezar Leal mereceu apoio e atenção geral, com uma manifestação espontânea das autoridades e da platéia presente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 21

No último dia 17 de Maio, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia promoveu uma nova dissertação de Mestrado/Educação, defendida pela candidata Renata Pavesi Cocito.

A Orientadora foi ao Profª.Drª. Fátima Aparecida Dias Gomes, do Deptº de Educação FCT/Unesp e a Comissão Examinadora instalou-se no Anfiteatro VII, utilizando inclusive o sistema de Videoconferência.

O tema desenvolvido pela Mestranda se relacionou com a questão da criança – desde a gestação até a amamentação – sob a denominação: “Do espaço ao lugar – contribuições para a qualificação dos espaços para bebes e crianças pequenas”.

Compondo a Banca Examinadora, a Profª.Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes; a Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms, do Deptº de Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente e Profª.Drª.Elieuza Aparecida de Lima, do Deptº de Didática e Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – Câmpus de Marília/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Renata Pavesi Cocito, do Programa de Pós-Graduação em Educação fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado – dia 17/Maio – na FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 21

A segunda tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia durante o mês de Maio, foi defendida publicamente no dia 16 pelo candidato Paulo Alves de Melo. A Comissão Examinadora reuniu-se no período da tarde no Anfiteatro II tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Além do Orientador – já citado – fizeram parte da Banca Examinadora os seguintes docentes: Profª. Drª. Margarete Cristiane de Costa Amorim, do Deptº de Geografia da FCT/ Unesp; Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/Unesp; Profª. Drª. Marcia Aparecida Pimentel da Silva, da Universidade de Geografia e Cartografia, da Universidade Federal do Pará/UFPA e Prof.Dr.Gilberto de Miranda Rocha, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará/UFPA.

O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre “Paisagens setentrionais, entre veredas e culturas”, onde o trabalho teve como objetivo o mapeamento e zoneamento das formações de Maurítia flexuosa L.F. (buriti) e palmeiras a ela associadas, como Euterpe oleracea Mart (açai), Asgrocaryun vulgare (tucumã), Bactris acanthocarpa (marajá), Astrocaryum murumuru Mart e Geonoma baculífera (ubim), na microrregião do Salgado Paraense.

Estabilidade ecológica

Em sua tese, Paulo Alves de Mello esclarece que o mapeamento e caracterização dessas unidades de paisagem, visam comprovar o seu potencial para a estabilidade ecológica como refúgio e reprodução da fauna; e também para a proteção das nascentes e conservação dos lençóis freáticos na microrregião. Os objetivos consistiram ainda em aplicar a teoria da paisagem no zoneamento ambiental – escala microrregional e municipal – tornando-se por base a taxonomia bertrandiana (geosistema, geofácie e geótopo) das unidades de taboleiros costeiros, com formações secundárias fortemente alteradas e planícies aluviais de várzeas e igapós, onde ocorrem os palmeirais.

Para concluir: “Os resultados da pesquisa demonstraram demonstraram a pertinência do zoneamento ambiental nas escalas ressaltadas, bem como a atualidade do conceito de paisagem e sua relevância para a compreensão da especialidade. Numa perspectiva sistemática. Além de servirem como documentos para auxiliar na gestão e na preservação das últimas amostras de floresta ombrófila densa, deste sub espaço amazônico”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Paulo Alves de Mello, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado na FCT/Unesp, tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa pública desenvolvida pelo Doutorando versou sobre “Paisagens setentrionais – entre veredas e culturas” – sendo realizada no dia 16/Maio no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 19

Foi iniciativa do Poder Público Municipal como forma de reconhecimento.

Pelos relevantes serviços prestados à cidade de Presidente Prudente como Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, o Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho mereceu expressivas homenagens da Câmara Municipal. Em sessão solene realizada na noite de 16 de Maio/2017 ele recebeu o título de “Cidadão Prudentino”. A solenidade foi bastante prestigiada, com a presença de autoridades, amigos, familiares e convidados.

O ato solene – que é o primeiro na nova sede do Legislativo – foi presidido pelo Vereador Ênio Luiz Perrone (Dr.) e contou com a participação de todos os edis, a começar pelo autor do Projeto, Vereador Ivan Júnior Lima Barboza, nas funções de 1º Secretário da mesa. O Decreto Legislativo recebeu o nº 589 e foi promulgado no dia 22 de Março de 2017.

As saudações foram feitas pelo Vereador Ivan Jr, pela irmã do homenageado, Sílvia Helena luz Camargo (ex-Vereadora em Adamantina) e Jurandir Lopes Passini (ex-Diretor da Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente/IMESPP). Antecipando-se ao pronunciamento dos oradores inscritos e do homenageado, o público presente e os integrantes da mesa entoaram (de pé), o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da cidade de Presidente Prudente.

O Plenário atual é totalmente diferenciado em relação ao antigo que funcionou junto ao Paço Municipal ”Florivaldo Leal”, por mais de 40 anos. As escadarias até então existentes no Edifício atual (situado na esquina da Av.Washington Luis com a Av.Cel.José Soares Marcondes) é dotada de maior conforto com novas cadeiras e acesso através de rampas especiais, para facilitar a mobilidade de idosos e deficientes físicos.

Abraçado por todos

O Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, após receber a placa comemorativa à outorga do título de “Cidadania” foi cumprimentado e abraçado por todos, desde o Presidente da Edilidade. Foi fotografado juntamente com a esposa, a irmã e demais familiares, bem como um a um dos Vereadores e pessoas de sua convivência, desde Adamantina e Presidente Prudente.

Algumas das imagens colhidas no local ilustram a presente matéria; e foram postadas, a fim de dar uma ideia clara do que foi esta homenagem a um Mestre e Doutor, que conquistou a simpatia e o carinho de todos, pela sua dedicação e trabalho.

O perfil do homenageado

Nascido em Marília/SP no dia 06/Maio de 1954, o Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho é casado com a Sra.Regina Trindade Camargo, que são pais de três filhos: Thiago que é Médico; Guilherme – Engenheiro Civil – e Gabriel, Publicitário. Professor Zeca (como é conhecido), cursou o Fundamental e o Ensino Médio em Adamantina/SP. Formou-se em Educação Física pela Escola de Educação Física da Alta Paulista na cidade de Tupã/SP. Fez graduação em Fisioterapia pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente/IMESPP.

O homenageado concluiu seu Mestrado pelo curso de Pós-Graduação em Interunidades Bioengenharia da USP em Ribeirão Preto/SP e USP de São Carlos/SP. Concluiu o Doutorado no curso de Pós-Graduação em Ciências Médicas – área de concentração em cirurgia na UNICAMP, em Campinas/SP. Na sociedade prudentina, Professor Zeca se destacou em diversas atividades, tendo sido membro do Corpo Clínico da Santa Casa – de 1987 a 1990 – como Fisioterapeuta.

Nas atividades esportivas, nosso mais novo “Cidadão Prudentino” atuou como Técnico Desportivo de Voleibol da AMEPP, de 1987 a 1991; Coordenador de Fisioterapia do Comitê Organizador do Campeonato Brasileiro de Atletismo – Categoria Juvenil – de 1990; Coordenador Técnico dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em 1991. E mais: Coordenador de Fisioterapia nos Campeonatos: Paulista de Atletismo – Categoria Adulto – em Presidente Prudente em 1992, entre tantos outros serviços prestados por esse grande e extraordinário Professor Doutor José Carlos Silva Camargo Filho/Cidadão Prudentino.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Câmara Municipal de Presidente Prudente tributou expressivas homenagens ao Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho em sessão solene de 16/Maio 2017.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A outorga do título de “Cidadão Prudentino” ao Mestre e Doutor da Unesp, representa o reconhecimento do Poder Público Municipal a uma personalidade ilustre e dedicada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O título de Cidadania entregue oficialmente em sessão solene, foi mais uma demonstração do trabalho profícuo que realiza o Professor Zeca, em prol de toda a comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a família, parentes, colegas de atuação acadêmica e inúmeros amigos que vieram especialmente para prestigiar o Professor Zeca, nessa homenagem que ele recebeu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
De Adamantina e Presidente Prudente, o Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho só tem boas recordações e as melhores referências, pelo acolhimento e apoio recebidos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesse clima alegre e festivo, o homenageado recebeu inúmeros cumprimentos e abraços como símbolo de uma convivência feliz e agradável que ele jamais se esquecerá.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 15

No último dia 12 de Maio, no Anfiteatro III da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, realizou-se dissertação de Mestrado pelo candidato Ronaldo Valdir Briani, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. O Orientador foi o Prof.Dr.Fábio Mícolis de Azevedo, do Departamento de Fisioterapia, da FCT/Unesp.

O tema desenvolvido versou sobre “Relação da Loading Rate da força vertical de reação do solo e do momento abdutor do joelho com a dor femoropatelar”. A Banca Examinadora, reunida, foi representada pelos seguintes docentes: Prof.Dr.Fernando Henrique Magalhães, da Universidade de São Paulo/USP-SP e Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre, do Departamento de Fisioterapia, da FCT/Unesp.

Também participando da Comissão Examinadora, (presidindo os trabalhos e atuando como Orientador do Mestrando), o Prof.Dr.Fábio M.Azevedo, acima citado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro III da FCT/Unesp realizou-se mais uma defesa de dissertação de Mestrado/Fisioterapia pelo candidato Ronaldo Valdir Briani. Orientação do Prof.Dr.Fábio Mícolis de Azevedo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa pública pelo Mestrando Ronaldo Valdir Briani, foi acompanhada com muito interesse pelos componentes da Comissão Examinadora, amigos e colegas da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 15

Foi a 2ª defesa do mês de Maio através do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Na manhã do dia 12 de Maio no Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social/CPIDES (da FCT/Unesp), a candidata Soellyn Elene Bataliotti – do Programa de Pós-Graduação em Educação – defendeu tese de Doutorado. Orientadora: Profª.Drª. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, do Deptº de Matemática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Fazendo parte integrante da Comissão Examinadora – além da Orientadora já citada – os seguintes docentes: Prof.Dr.Manoel Osmar Seabra Jr, do Deptº de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Educação e Cláudia Maria de Lima, do Deptº de Educação, ambos da FCT/Unesp; Éder Pires de Camargo, do Deptº de Física e Química e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Faculdade de Engenharia da Unesp/Ilha Solteira e Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

Tema desenvolvido pela Doutoranda: “Da acessibilidade à autonomia do usuário com deficiência visual em ambientes virtuais de aprendizagem”, que estabeleceu como objetivo analisar o processo de implementação da acessibilidade a partir das recomendações já existentes. Para compreender como possibilitar a autonomia dos cursistas com deficiência visual em relação à participação e ao desempenho no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Critério para escolha dos cursos

O critério para a escolha dos cursos foi a presença de um cursista cego e outro cursista com baixa visão. Foram dois cursos de especialização na área de Educação Especial, com 686 horas de formação voltados à Deficiência Visual e Deficiência Física. A coleta, seleção e análise de dados foram divididas em quatro etapas: verificação da acessibilidade do ambiente, contato com os cursistas mediante entrevistas informais. Contato extra-AVA e análise das atividades realizadas no ambiente pelos cursistas.

Os pressupostos analíticos estiveram presentes no processo de implementação de acessibilidade, promovida nos principais meios de interação e realização de atividades no AVA Moodle. Na investigação de natureza qualitativa, adotou-se como procedimento de coleta de dados, a observação participante de dois cursos de Física.

A pesquisa desenvolvida pela Doutoranda Soellyn Elene Bataliotti, revelou que é possível propor um curso que permita a autonomia dos cursistas com deficiência visual na modalidade à distância, mediante a vivência de uma cultura inclusiva da equipe. Centrada nas necessidades e nas possibilidades de desenvolvimento das competências e participação com liberdade e independência desses cursistas. Num espaço democrático e inclusivo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Soellyn Elene Bataliotti, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu tese de Doutorado na FCT/Unesp, perante à Comissão Examinadora reunida dia 12 de Maio, no CPIDES.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa pública de tese de tese de Doutorado foi acompanhada por várias personalidades do circulo de amizades da Doutoranda, sob orientação da Profª.Drª. Elisa Tomoe Moriyta Schlünzen.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 10

No Anfiteatro II da FCT/Unesp esteve reunida a Comissão Examinadora.

Foi no dia 05/Maio (Sexta-Feira), no período da tarde – após às 14hs – que o candidato Willame de Oliveira Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresentou perante a Comissão Examinadora para sua defesa de tese de Doutorado. Orientação do Prof.Dr.Everaldo Santos Mellazo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O tema defendido pelo Doutorando versou sobre: “Interações espaciais na rede urbana do nordeste do Pará: Particularidades regionais e diferenças de Bragança, Capanema e Castanhal”. Na mesa de trabalhos – além do Orientador já citado – presença e participação dos docentes: Profs.Drs.:Maria Encarnação Beltrão Sposito e Márcio José Catelan, ambos do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp; Márcio Douglas Brito Amaral, da Faculdade de Geografia e Cartografia e Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jr, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, da Universidade Federal do Pará/UFPA.

O tema sob avaliação

Perante a bancada designada para análise e avaliação da tese de Doutorado, houve completa exposição pelo candidato Willame de Oliveira Ribeiro, que enalteceu inicialmente a forte particularidade da região Norte/Nordeste no contexto amazônico e paranaense. Como exemplo: sua estruturação diretamente relacionada às cidades de Castanhal, Capanema e Bragança, desempenhando importantes papeis regionais. Ao mesmo tempo que apresentam razoável atrelamento ao espaço metropolitano de Belém e suas dinâmicas.

Os procedimentos metodológicos desenvolvidos, visando alcançar os objetivos traçados perpassam pela constituição de uma fundamentação teórica a respeito das concepções de rede urbana, interações espaciais, região, espaço metropolitano e cidades médias. Dentre outras, pelo levantamento e análise de documentos sobre o Nordeste Paraense e as cidades de Castanhal, Capanema e Bragança.

O Doutorando cita dados extraídos do Censo 2010 do IBGE sobre deslocamentos temporários de pessoas por motivo de trabalho e estudo. Os trabalhos de campo para contato com agentes relacionados ao objeto de estudo e levantamento de informações necessárias à formulação de mapas, fotografias e efetivação de entrevistas também merecem atenção especial. Os resultados demonstram que o Nordeste Paraense apresenta características bem particulares, tanto ao contexto amazônico como, quanto ao Estado do Pará.

Além disso – ressalta Willame de Oliveira Ribeiro – as diferenças das cidades de Capanema (de porte médio e importância histórica), Bragança (de porte médio e responsabilidade territorial) e Castanhal (cidade média de entorno metropolitano), são também importantes elementos em sua composição. Sendo três cidades de expressão regional, suas particularidades acabam tendo reflexos em escala regional – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Willame de Oliveira Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado no Anfiteatro II da FCT/Unesp, tendo como Orientador o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A tese que versou sobre “Interações espaciais na rede urbana do nordeste do Pará: particularidades regionais e diferenças de Bragança, Capanema e Castanhal” foi defendida publicamente no dia 05/Maio.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP