jul 29

Graduação em Engenharia Cartográfica da FCT/Unesp completa 40 anos;
Pós-Graduação em Ciências Cartográficas comemora seus 20 anos.

No período compreendido entre 24 e 26 de Julho de 2017, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – comemorou com importantes eventos a passagem dos 40 anos de curso de Engenharia Cartográfica (graduação). Também foram festejados por docentes, discentes e convidados especiais do Brasil e do Exterior, os 20 anos do curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. O destaque inicial foi representado pela solenidade de abertura das II Jornadas Lusófonas sobre Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica – CTIG 2017 – e IV Simpósio Brasileiro de Geomática – SBG 2017.

Na composição da mesa que presidiu os trabalhos se fez presente, representando a FCT/Unesp, o Vice-Diretor em Exercício, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho. Em seguida, o Prof.Dr.Amilton Amorim – Chefe do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp – Coordenador do Simpósio, bem como o Prof.Dr.José Gomes dos Santos, que representou o Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra/Portugal ((Coordenador do CTIG 2017). Representando o Prefeito Nelson Roberto Bugalho, o Sr.José Vilmar Ferreira. Depois da execução do Hino Nacional Brasileiro, o cerimonial conduzido por Walmir Cezar Lanza Caldeira anunciou os principais pronunciamentos, envolvendo integrantes da mesa.

No ato solene de abertura dos eventos, um breve relato das comemorações anteriores da Engenharia Cartográfica. Em 1992 (Quinze anos); 1997 (Vinte anos). Em 2002 para comemorar os 25 anos do curso de graduação foi realizado o I Simpósio Brasileiro de Geomática, com periodicidade de 5 anos. Em 2017 – 40 anos da graduação em Engenharia Cartográfica e 20 anos da Pós-Graduação de Ciências Cartográficas. Neste ano, tivemos a honra de contar com parceiros da Universidade de Coimbra/Portugal e outras para a realização conjunta das II Jornadas Lusófonas sobre Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica, cujo início se deu em Setembro de 2014.

Programação diversificada

A realização das II Jornadas Lusófonas sobre Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica, possibilitou a realização de uma extensa programação que começou com pronunciamentos diversos e conferência de abertura pelo Prof.Dr.José Gomes dos Santos, da Universidade de Coimbra. Seguiu-se uma sessão temática, reeditada nos dias seguintes. E ainda: mesas redondas, todas as tardes até o dia 26 de Julho.

Participantes: Celso Donizetti Talamoni (IGC); Márcio Pupin Mello (Boeing); João F.G.Mônico (UNESP); Felipe G.Nienvinski (UFRGS); Rui Fernandes (UBI); Cláudia Robbi Sluter (UFPR); Rui Pedro Julião (UNL); Cidália M.P.C.Fonte (UC); João Gomes Cardoso (UCV); João Fernando C.da Silva(UNESP); Leila Fonseca (INPE); José Alberto Gonçalves (UP); Antonio M.G.Tommaselli (UNESP); Luiz Paulo Fortes (UERJ); Sílvio Freitas (UFPR) e Rui Fernandes (UBI). Apoio: FAPESP, BOEING, GrupoEngemap e outros.

No Boulevard “Messias Meneguette Jr” foi montada ampla exposição de trabalhos voltados à Sessão Temática das mesas redondas desenvolvidas durante a realização dos eventos em sessões paralelas. No balanço geral apresentado pelo Prof.Dr.Amilton Amorim – Chefe do Departamento de Cartografia e Coordenador do SBG 2017 – o número de inscritos totalizou 285 participantes, de graduação, pós-graduação e profissionais. Nesse contingente os demais participantes (pagantes e não pagantes), Organização, Expositores e Palestrantes. Excetuando seis docentes de Universidades Portuguesas de Lisboa, Coimbra, Porto, Covilhã e de Cabo Verde, o Estado de São Paulo liderou o evento com 120 participantes. Minas Gerais foi representada por 47 participantes, seguidos por Goiás (43); Paraná (24); Pernambuco (5); Rio Grande do Sul (4); Rio de Janeiro (3), Tocantins (1); Alagoas (1) e Distrito Federal (1).

Durante três dias, o Câmpus Universitário da Unesp em Presidente Prudente recebeu representações de todo o País. Através das Instituições de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, a saber: UFRGS, UFPE, UFAL, UFBA, UFRA, UFTM, UFU, UFV, UTFPR, IFG, IME, UEL, UENP, UERJ, USP, USC, UNINOVE, UNOESTE, UNESP, ETEC “Prof.Dr.Antônio Eufrásio de Toledo. O próximo evento já está programado para o ano 2020 e será realizado em Cabo Verde, com a parceria e participação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

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A Abertura Oficial das II Jornadas Lusófonas sobre Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica e IV Simpósio Brasileiro de Geomática foi presidida pelos Profs.Drs.José Carlos Silva Camargo Fº e Amilton Amorim.

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Do Exterior – especialmente de Portugal e Cabo Verde – vieram seis docentes, que representaram as principais Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto, Covilhã e Cabo Verde, respectivamente. Do Brasil, 8 Estados e o D.F.

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Em meio aos convidados do Brasil e do Exterior, vieram também representações das principais Universidades brasileiras. O número de inscritos chegou a 285, segundo informações do Coordenador do SBG-2017,Prof.Dr.Amilton Amorim.

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Os nossos docentes, juntamente com os que vieram de outras regiões do País – e especialmente de Portugal e Cabo Verde – deram uma excelente contribuição ao desenvolvimento cultural e tecnológico do Brasil.

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Graduados e Pós-Graduados (Engenharia Cartográfica e Pós-Graduação em “Ciências da Computação”), aceitaram o desafio para a partilha na disseminação do conhecimento p/intercâmbio de experiências lusófonas.

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No âmbito de um país desenvolvido, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente (criada em Setº de 1957 por Decreto do Governo Estadual), tornou-se pioneira, implantando 20 anos depois, o curso de Engenharia Cartográfica.

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No Boulevard “Messias Meneguette Jr” – ao lado do Auditório/Disc.V – ampla exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. Destaque para a atuação das Universidades do Brasil e Portugal.

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Além dos trabalhos expostos, a programação realizada entre 24 e 26 de Julho de 2017 foi bastante diversificada, com conferências, sessões temáticas e mesas redondas. A participação superou todas as expectativas e São Paulo liderou com 120 inscritos.

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Para marcar o êxito de mais uma promoção de âmbito nacional e internacional – realizada no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente – uma foto para a história! O próximo evento será sediado em Cabo Verde, em 2020.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 29

Defesa pública foi feita pela candidata Renata Camacho Bezerra na FCT/Unesp

Na última 2ª feira (24 de Julho), no Anfiteatro II realizou-se mais uma defesa pública de tese de Doutorado. A candidata Renata Camacho Bezerra, do Programa de Pós-Graduação em Educação se apresentou perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientadora, a Profª. Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Além da Orientadora (já citada), atuaram como integrantes da Banca Examinadora, os seguintes docentes: Profª.Drª. Leny Rodrigues Martins Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da FCT/Unesp; Prof.Dr.Dario Fioretini, da Faculdade de Educação da UNICAMP/Campinas; Profª.Drª.Laurizete Ferragut Passos, da FCET/Pontificia Universidade Católica/PUC-São Paulo e Profª.Drª.Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino, da UEL/Universidade Estadual de Londrina.

A tese defendida no Anfiteatro II da FCT/Unesp versou sobre: “Aprendizagens e desenvolvimento profissional de Professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Lesson Stady”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, sendo para tal constituída uma intervenção junto a um grupo de 16 professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Foz do Iguaçu/PR, utilizando o contexto da Lesson Study para realizar o processo formativo.

Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: Áudio e Vídeogravação; diálogos face a face; narrativa; observação participante e questionário. A intervenção teve a duração de um ano, no qual, foram realizados dois ciclos formativos. Após a realização de cada aula, os professores avaliaram o processo de planejamento e execução da aula, propondo sugestões e alterações na sequência didática elaborada fechando assim o círculo formativo. Ao final desta pesquisa, é possível inferir que cada professor reagiu de uma maneira, a mesma experiência…

A Doutoranda Renata Camacho Bezerra, acentua em sua tese que outro fator importante no trabalho foi representado pela troca de experiências que ocorreram com o grupo. Podendo perceber ainda o que se destacou nas aprendizagens em relação ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Embora os professores citem aprendizagens sem especificação. “Por fim, essa pesquisa nos leva a acreditar que a Lesson Study é um aliado importante ao processo formativo, Para sanar as lacunas existentes na formação pedagógica e de conteúdo do professor, que ensina Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental”.

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Tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, a candidata Renata Camacho Bezerra defendeu tese de Doutorado/Educação, no Anfiteatro II da FCT/Unesp.

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A Comissão Examinadora esteve reunida especialmente para avaliar o desempenho de mais uma candidata ao Doutorado, através do Programa de Pós-Graduação em Educação.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 27

Tese defendida pela candidata do Programa de Pós-Graduação em Educação, Paula Mesquita Melques.

Na tarde de Sábado – 22 de Julho de 2017 – a candidata do Programa de Pós-Graduação em Educacão, Paula Mesquita Melques defendeu publicamente sua tese de Doutorado, em Presidente Prudente-SP. O local escolhido foi o Centro de Promoção para Inclusão Digital Escolar e Social – CPIDES – da FCT/Unesp. A Comissão Examinadora deu início às suas atividades a partir das 14hs, sendo os trabalhos concluídos após às 16h30.

O tema escolhido e desenvolvido pela Doutoranda versou sobre Designer Ocupacional: “Conceituação a partir das abordagens de Educação CCV e EJC no contexto de cursos na modalidade à distância”. A Orientadora foi a Profª.Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, do Deptº de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Além da Orientadora (já citada), atuaram no acompanhamento da defesa de tese, os seguintes docentes: Profª.Drª.Anna Augusta Sampaio de Oliveira, da FFC/Unesp – Marília; Profª.Drª.Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE – Presidente Prudente; Profª.Drª. Maria Luiza Furlan Costa, da Universidade Estadual de Maringá/UEM – Estado do Paraná e Profª.Drª.Ana Maria Osório Araya, do Deptº de Física/Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente.

A tese defendida

Considera a Doutoranda que “parte-se da hipótese de que o designer educacional (DE) tem papel fundamental quando se propõem abordagens de educação, centradas na construção do conhecimento, para que não seja realizada a transposição de práticas de transmissão de informações. Presentes historicamente na Educação para o contexto da Educação a Distância (EaD). Ainda considera-se que para a elaboração e execução de processos de ensino e aprendizagem – em quaisquer modalidades de educação – devem ser consideradas as suas especificidades e as características do público-alvo”.

Prossegue a candidata Paula Mesquita Melques: “Diante da complexidade envolvida nas atribuições desse profissional, apresenta-se o problema de pesquisa: como a atuação do DE em um contexto de elaboração e execução de cursos na modalidade a distância. Concebidos a partir das abordagens: Estar Junto Virtual (EJV)-VALENTE 2005- e Construcionista. Contextualizada e Significativa (CCS)-SCHLÜNZEN 2015 pode permitir que as características do público-alvo; as especificidades da EaD e os objetivos dessas abordagens de Educação sejam alcançados? Assim, como objetivo geral buscou-se conceituar o designer educacional no contexto de cursos, na modalidade a distância – segundo abordagens CCS e EVJ”

A Doutoranda classifica e qualifica o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e esclarece: Com categorias pré-definidas, analisou-se os dados a partir do confronto entre o que foi pensado inicialmente pelo professor (autor) e o resultado final, após as intervenções realizadas. E também da identificação dos elementos das abordagens: CCS e EJV na proposta pedagógica do curso e na produção dos cursistas. Observou-se que o designer educacional contribuiu para o estabelecimento da base de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo TPACK/MISHRA.

A proposta pedagógica permitiu que os cursistas construíssem produtos do interesse deles (por meio de atividades contextualizadas), com alto nível de interação e mediação pedagógica efetiva. O que permitiu a construção do conhecimento – à medida que eles atribuíam significado – aos conceitos aprendidos.

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A candidata Paula Mesquita Melques, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu tese de Doutorado, dia 22 de Julho/2017 no CPIDES da FCT/Unesp.

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A Doutoranda teve como Orientadora, a Profª.Drª. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 22

Impacto do treinamento aeróbio intervalado periodizado sobre a modulação autonômica cardíaca e variáveis cardiovasculares em portadores de síndrome metabólica” foi o tema de uma dissertação de Mestrado na FCT/Unesp. Para defende-la, a candidata Laís Manata Vanzella, do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia.

O Orientador e Presidente da mesa foi o Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei, do Departamento de Fisioterapia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente. A defesa pública de dissertação de Mestrado foi desenvolvida no dia 20 de Julho de 2017.

Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – o Prof.Dr.Robison José Quiterio, do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP e Profª. Drª. Ana Clara Campagnolo Real Gonçalves, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE-Presidente Prudente.

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A candidata Laís Manata Vanzella, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia fez sua defesa de dissertação de Mestrado, no Anfiteatro VI da FCt/Unesp.

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Orientada pelo Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei – do Departamento de Fisioterapia da FCT/Unesp – a Mestranda foi bastante prestigiada, com a presença de amigos e colegas de curso.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 22

MAIS UMA TESE DE DOUTORADO/GEOGRAFIA

Evento Comentários desativados

Reconstituição Geomorfológica do relevo tecnogênico é defendida por Erika Cristina N.Silva, na FCT/Unesp.

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi desenvolvida na manhã de 6ª.feira (21 de Julho), mais uma defesa pública de tese de Doutorado. A candidata Erika Cristina N.Silva, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresentou perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador, o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

O tema escolhido foi:”Reconstituição Geomorfológica do relevo tecnogênico em Presidente Prudente”. Fazendo parte da Comissão Examinadora – além do Orientador – os seguintes docentes: Prof.Dr.Alex Ubiratan Goossens Peloggia, da Universidade de Guarulhos/UNG; Profª.Drª.Cleide Rodrigues, da FFLCH/USP-SP; Prof.Dr.Paulo César Rocha e Profª.Drª.Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, ambos do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

A Doutoranda explicou que “no presente estudo são investigadas as formações de relevos tecnogênicos na cidade de Presidente Prudente/SP, relacionadas ao histórico de uso e ocupação urbana e rural”. Nesse trabalho, as áreas selecionadas para estudo são: o Conjunto Habitacional Jd. Humberto Salvador e Augusto de Paula; parte do setor leste da cidade e Vila Nova Prudente. O objetivo geral – diz Erika Cristina – é portanto, a análise das transformações da paisagem, através da reconstituição geomorfológica do relevo tecnogênico nas áreas de estudo.

Para o cumprimento desse objetivo foram realizados procedimentos de campo, laboratoriais e de gabinete que incluíram coleta de amostras de depósitos tecnogênicos de amostras em áreas de planície; análise granulométrica e fracionamento de areia e mapeamento das alterações ocorridas na paisagem. Especialmente das formas e feições tecnogênicas, a partir da estereoscopia das fotografias aéreas de 1962,1978 e 1995 e uso de imagens atuais do Google Earth e realização da classificação dos terrenos tecnogênicos. Tudo isso, considerando a presença de feições e formas de relevo, de origens agradacionais e degradacionais.

Finalizando, a candidata Erika Cristina N.Silva acentuou em sua defesa de tese: “Com relação aos materiais manufaturados e sedmentos de orígem tecnogênica, possibilitaram reconhecer aspectos da tecnogênese, como volume das deposições tecnogênicas. Assim, os procedimentos adotados têm se mostrado eficazes para o reconhecimento de diversas características relativas à formação e evolução de formas e deposições tecnogênicas, sendo possível a reconstituição dessas formas.

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Erika Cristina N.Silva defendeu tese de Doutorado/Geografia na última 6ª feira dia 21/Julho, na FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

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O Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp, foi o Orientador da Doutoranda Erika Cristina.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 16

Na FCT: tese de Doutorado/Educação- experiência de busca por marcas identitárias.

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi desenvolvida no último dia 12 de Julho, mais uma tese de Doutorado. A candidata Marisa Oliveira Vicente dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação se apresentou perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientadora, a Profª. Drª.Gilza Maria Zauhy Garms, do Departamento de Educação da FCT/Unesp.

O ato de defesa realizou-se no período da tarde e contou com a presença e participação dos seguintes docentes: a Profª.Drª. Lenira Haddad, da Universidade Federal de Alagoas/UFAL (Vídeoconferência); Profª.Drª. Leny Rodrigues Martins Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente; Profª.Drª.Fatima Aparecida Dias Gomes Marin e Profª.Drª. Cármen Lúcia Dias, do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambas da FCT/Unesp –Presidente Prudente –SP. Tb fazendo parte como Presidente da mesa e Orientadora, a Profa.Dra. Gilza Maria Zauhy Garms.

O tema defendido pela Doutoranda se relaciona com os Centros de Convivência Infantil/CCIs da Unesp (incluindo a Comissão Técnica), e ela cita inicialmente a Instauração de uma crise identitária – mais evidente e culminante – caracterizando-se como “Creche” e não como “Creche e Pré-escola”em 2015. “A partir de uma abordagem qualitativa e utilizando a investigação, foram recolhidas quatro narrativas de supervisores sobre suas trajetórias profissionais e sobre a relação dessas trajetórias no processo de construção de identidades dos CCIs. Nossos objetivos foram: identificar as características principais do processo de construção da identidade dos CCIs na Unesp a partir das vozes de algumas Supervisoras e analisar a expressão da identidade dos CCIs, partindo das marcas identitárias que comparecem com maior ênfase nas narrativas”.

Em sua defesa de tese de Doutorado, Marisa acentua: ”Os CCIs da UNESP estavam em processo de construção de uma identidade educacional. Porém, dispositivos (ações) políticos interviram de modo a lhe negar o caráter educativo. A identidade assistencial dos CCIs, em seu processo de construção estava mais consolidada do que a identidade educacional, que também contou com dispositivos que lhe conferiram condições apropriadas de fortalecimento”.

Para finalizar, a Doutoranda Marisa Oliveira Vicente dos Santos, propõe: que sejam superados o mito das narrativas fundantes da identidade educacional e o retorno da identidade assistencial; para incentivar as possibilidades identitárias ainda não exploradas. E que sejam construídas a partir dos posicionamentos dos sujeitos e dos grupos na Universidade.

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Marisa Oliveira Vicente dos Santos fez sua defesa pública de tese de Doutorado/Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp no dia 12/Junho.

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A Doutoranda que se apresentou no Anfiteatro II teve como sua Orientadora, a Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms,do Deptº de Educação da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 07

Tese de Doutorado defendida na FCT/Unesp é baseada nos fundamentos da análise geográfica da difusão espacial.

O candidato Tiago Barreto de Andrade Costa, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado no dia 06 de Julho no Anfiteatro VII da FCT/Unesp. O Doutorando recebeu orientação do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães – do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente . O tema desenvolvido versou sobre “Fundamentos da análise geográfica da difusão espacial das mortes por agressão, no espaço urbano de Belém do Pará, entre 2000 e 20012.

Compondo a mesa como membros da Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – o s seguintes docentes: Profª. Drª. Lígia Vizeu Barrozo, do Departamento de Geografia FFLCH da Universidade de São Paulo/USP; Prof.Dr.Clay Anderson Nunes Chagas, do Departamento de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará/UFPA; Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP e Prof.Dr.Christovam Barcellos, do Departamento de Informação em Saúde/Fundação Osvaldo Cruz.

Crescimento fora do padrão histórico

No trabalho que desenvolveu, Tiago Barreto de Andrade Costa concluiu que a mortalidade por agressão no Brasil – desde o inicio de 1980 – vem apresentando um recrudescimento linear, em paralelo ao contexto de produção das periferias urbanas. Ele acentua que a desagregação desse fenômeno em maior escala entretanto, permite-nos perceber que esse crescimento linear é na verdade o resultado de diversas dinâmicas locais. Várias delas, com características epidêmicas. Isto é, crescimentos abruptos (fora do padrão histórico de cada localidade); portanto, crescimentos não-lineares.

De acordo com a análise proposta no presente trabalho – diz o Doutorando – identificamos Belém/PA enquanto um desses contextos epidêmicos de agressões letais. “Tais expressões de violência naquela cidade vem crescendo fora de sua dinâmica costumeira, desde o início dos anos 2000; e a expressão geográfica desse fenômeno tem sido a difusão das mortes pelo espaço intraurbano. Entretanto, tal propagação espacial da problemática, sendo uma típica expressão da difusão das mortes pelo espaço intraurbano”.

Para concluir a defesa de tese: “No presente trabalho argumentamos no sentido de demonstrar essa dinâmica espaço-temporal peculiar do crescimento dos homicídios em Belém nos últimos anos. A partir de uma abordagem calcada em análise de dados espaciais, tornando possível portanto, uma reflexão acerca dos fundamentos teóricos e metodológicos, para uma abordagem geográfica d problemática homicida no contexto brasileiro”.

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No Anfiteatro VII da FCT/Unesp, o candidato Tiago Barreto de Andrade Costa fez sua defesa pública de tese de Doutorado em Geografia.

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O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp – Pres.Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 05

Raquel Alves de Oliveira, candidata do Programa de Pós-Graduação fez sua defesa pública em 29 de Junho, na FCT/Unesp.

Sob orientação do Prof.Dr. Antonio Maria Garcia Tommaselli, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a Doutoranda Raquel Alves de Oliveira defendeu tese de Ciências Cartográficas. A Comissão Examinadora esteve reunida na Sala de Apresentação de Projetos durante todo o período matinal, após às 8h30 do dia 29 de Junho de 2017.

O tema escolhido para essa defesa pública versou sobre: “Desenvolvimento e avaliação de técnicas para geração de nuvens densas de pontos, utilizando imagens hiperespectrais, coletadas por uma câmara hiperespectral de quadro”.

Integrando a Comissão Examinadora, os seguintes docentes: Prof.Dr.Jorge Antonio Silva Centeno, do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná/UFPR; Prof.Dr.Veraldo Liesenberg, do Centro de Ciências Agroveterinárias, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UESC; Prof.Dr.Maurício Galo e Prof.Dr.Aluir Porfírio Dal Poz, ambos do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp. Também participando o Orientador, Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli, da FCT/Unesp.

Modelos digitais

A candidata ao Doutorado inicia sua defesa de tese informando que modelos digitais de superfície – MDS – em áreas de florestas, podem ser derivados de imagens digitais; e sua qualidade dependerá de fatores. Como: a resolução de imagens, o tamanho da sobreposição entre as mesmas, a precisão dos parâmetros de orientação interior e exterior, entre outros. A correspondência de imagens é uma das principais etapas no processo de geração de um MDS. A maioria dos algoritmos de correspondência utilizam imagens com uma ou três bandas (RGB). Imagens hiperespectrais fornecem informações detalhadas para cada pixel em uma imagem. O que pode auxiliar no processo de classificação.

A Doutoranda – em sua tese – acrescenta: Recentemente, os sensores hipersespectrais miniaturizados, entraram no mercado e, alguns modelos adquirem bandas hiperespectrais com geometria e quadro, com vantagens de serem também operados em veículos aéreos, remotamente pilotados (VARP), As imagens desse tipo de câmara podem ser utilizadas para a geração de modelos digitais de superfície hiperespectral (MDSHS), de alta resolução, usando o VARP sem a necessidade do registro de dados de diferentes sensores.

Raquel Alves de Oliveira justifica que em relação à geração do MDS, o uso de imagens classificadas para adaptação dos parâmetros de correspondência, foi avaliado com o objetivo de melhorar o processo de correspondência para diferentes objetos (classes). Posteriormente foram utilizadas múltiplas bandas no processo de correspondência de imagens, dados como múltiplos ângulos, de visada e informação espectral, atribuídos aos MDS gerados.

Avaliação da qualidade

A avaliação da qualidade foi realizada, comparando-se os MDs gerados com os produzidos por um software comercial e por dados Li DAR. “A investigação demonstra que a técnica proposta, pode ser usada para a geração de modelos 3D integrados aos dados hiperespectrais multiangulares da câmara hiperespectral de quadro. A avaliação de todas as etapas demonstrou que essa tecnologia pode fornecer dados geométricos e espectrais preciosos, precisos; e os MDSHs resultados, possuem potencial para várias aplicações de sensoriamento remoto” – concluiu a Doutoranda.

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A candidata Raquel Alves de Oliveira, do Progrma de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da FCT/Unesp, defendeu tese de Doutorado dia 29 de Junho de 2017.

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A Doutoranda escolheu como seu Orientador, o Prof.Dr. Antonio Maria Garcia Tommaselli, do Deptº de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 02

Inclusão escolar e processos de resiliência em adolescentes e jovens com deficiência.

A candidata Thais Watakabe Yanaga, do Programa de Pós-Graduação em Educação, fez sua defesa pública de tese de Doutorado no dia 23 de Junho de 2017 no Anfiteatro II. A Orientadora foi a Profª.Drª. Renata Maria Coimbra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. Tema: “Inclusão escolar e processos de resiliência em adolescentes e jovens com deficiência”.

Integrando a Comissão Examinadora os seguintes membros: Profª.Drº.Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, do Departamento de Matemática da FCT/Unesp; Prof.Dr.Alex Sandro Gomes Pessôa, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE; Prof.Dr.Divino José da Silva, do Departamento de Educação da FCT/Unesp e Profª.Drª.Nerli Nonato Ribeiro Mori, do Departamento de Teoria e Prática da Educação, da Universidade Estadual de Maringá/UEM-Paraná.

Trabalhos presididos pela Orientadora, Profª.Drª.Renata Maria Coimbra. O trabalho desenvolvido pela Doutoranda está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente . Mais especificamente à linha de pesquisa Desenvolvimento Humano, Diferença e Valores. O objetivo da pesquisa foi analisar como as ações de inclusão se articulam, com processos de resiliência em adolescentes e jovens com deficiência, a partir da perspectiva dos alunos e professores.

Com relação à temática de inclusão é entendida neste trabalho, como um processo que valoriza as diferenças, comungando com a perspectiva teórica de Maria Tereza Mantoan e Sadao Omote, que também embasam este estudo. As ações de inclusão citadas foram relacionadas com as sete tensões da abordagem socioecológica, verificando de que forma contribuíam para o processo de resiliência.

Alunos com deficiência

A Doutoranda Thaís Watakabe Yanaga acrescenta em sua tese que um número equivalente a 14 professores – de ambos os sexos e com diversas formações – ministraram aulas ou desenvolveram suas atividades para 12 alunos com deficiência, sendo: quatro surdos; dois com Síndrome de Asperger; um cego; um deficiente visual; um com Síndrome de Down; um com amputação do braço; um com raquitismo; um com mielomeningocele. De ambos os sexos (com idade entre 14 e 28 anos), e considerados em processo de resiliência.

Nessa etapa, os professores participantes contribuíram por duas formas: 1º – realizou-se uma conversa coletiva com os professores de cada Campus, sobre a concepção que estes possuíam. De acordo com essa concepção, definiu-se quais alunos apresentavam esse “crescer bem”. A outra etapa consistia em entrevista semiestruturada de forma individual, em que se buscou levantar as ações de inclusão percebidas pelos professores que contribuíam para o seu crescer bem. Espera-se que esse estudo colabore para a prática dos membros de instituições escolares, que trabalhem com alunos com deficiência; e suscite novas reflexões no campo educacional, garantindo práticas mais eficazes.

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A candidata do Programa de Pós-Graduação em Educação, Thais Watakabe Yanaga defendeu tese de Doutorado na FCT/Unesp (Anfiteatro II), no dia 23 de Junho de 2017.

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A Doutoranda teve como sua Orientadora, a Profª.Drª.Renata Maria Coimbra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP