jul 07

Tese de Doutorado defendida na FCT/Unesp é baseada nos fundamentos da análise geográfica da difusão espacial.

O candidato Tiago Barreto de Andrade Costa, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado no dia 06 de Julho no Anfiteatro VII da FCT/Unesp. O Doutorando recebeu orientação do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães – do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente . O tema desenvolvido versou sobre “Fundamentos da análise geográfica da difusão espacial das mortes por agressão, no espaço urbano de Belém do Pará, entre 2000 e 20012.

Compondo a mesa como membros da Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – o s seguintes docentes: Profª. Drª. Lígia Vizeu Barrozo, do Departamento de Geografia FFLCH da Universidade de São Paulo/USP; Prof.Dr.Clay Anderson Nunes Chagas, do Departamento de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará/UFPA; Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP e Prof.Dr.Christovam Barcellos, do Departamento de Informação em Saúde/Fundação Osvaldo Cruz.

Crescimento fora do padrão histórico

No trabalho que desenvolveu, Tiago Barreto de Andrade Costa concluiu que a mortalidade por agressão no Brasil – desde o inicio de 1980 – vem apresentando um recrudescimento linear, em paralelo ao contexto de produção das periferias urbanas. Ele acentua que a desagregação desse fenômeno em maior escala entretanto, permite-nos perceber que esse crescimento linear é na verdade o resultado de diversas dinâmicas locais. Várias delas, com características epidêmicas. Isto é, crescimentos abruptos (fora do padrão histórico de cada localidade); portanto, crescimentos não-lineares.

De acordo com a análise proposta no presente trabalho – diz o Doutorando – identificamos Belém/PA enquanto um desses contextos epidêmicos de agressões letais. “Tais expressões de violência naquela cidade vem crescendo fora de sua dinâmica costumeira, desde o início dos anos 2000; e a expressão geográfica desse fenômeno tem sido a difusão das mortes pelo espaço intraurbano. Entretanto, tal propagação espacial da problemática, sendo uma típica expressão da difusão das mortes pelo espaço intraurbano”.

Para concluir a defesa de tese: “No presente trabalho argumentamos no sentido de demonstrar essa dinâmica espaço-temporal peculiar do crescimento dos homicídios em Belém nos últimos anos. A partir de uma abordagem calcada em análise de dados espaciais, tornando possível portanto, uma reflexão acerca dos fundamentos teóricos e metodológicos, para uma abordagem geográfica d problemática homicida no contexto brasileiro”.

No Anfiteatro VII da FCT/Unesp, o candidato Tiago Barreto de Andrade Costa fez sua defesa pública de tese de Doutorado em Geografia.

O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp – Pres.Prudente.