nov 15

À medida que o final do ano vai se aproximando, as sessões de defesas de tese de Doutorado e dissertação de Mestrado começam a diminuir gradativamente. Foi o que aconteceu na 1ª quinzena de Novembro na FCT/Unesp. De acordo com o Programa de Pós-Graduação em Geografia e Educação, respectivamente. Como conseqüência, foram desenvolvidos nesse período, apenas dois trabalhos de defesa pública (Doutorado e Mestrado).

A candidata Janaína Natali Antonio se apresentou perante a Comissão Examinadora para defender sua de tese de Doutorado em Geografia no dia 14/Novº (a partir das 14 hs), no Anfiteatro VII. Orientador: Prof. Dr. José Tadeu Garcia Tommaselli, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

A tese defendida publicamente versou sobre o tema “Antropossolos em áreas de antigos depósitos de resíduos sólidos urbanos/RSU em Presidente Prudente – SP – contribuição metodológica”. No local, reuniram-se amigos e familiares da Doutoranda, que vieram especialmente para prestigiá-la com suas presenças.

Além do Orientador (acima citado), fizeram parte da Comissão Examinadora, os seguintes docentes: Prof. Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes e do Deptº de Geografia da FCT/Unesp e Profª.Drª.Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia, ambos do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Profª.Drª.Regina Célia de Oliveira, do Deptº de Geografia/IG-UNICAMP, de Campinas/SP e Profª.Drª. Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, do Deptº de Geografia/UNICENTRO-Guarapuava/PR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Janaína Natali Antonio se apresenta perante a Comissão Examinadora, para sua defesa de tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Anfiteatro VII da FCT/Unesp acolheu a candidata, os membros da Comissão Examinadora, amigos, familiares e colegas da Doutoranda em Geografia.

MESTRADO/EDUCAÇÃO: ELIJANE DOS SANTOS FAZ SUA DEFESA PÚBLICA

Durante a 1ª quinzena de Novembro, a única dissertação de Mestrado que foi desenvolvida no dia 6 às 13h30 no Anfiteatro VI envolvendo a candidata do Programa de Pós-Graduação em Educação, Elijane dos Santos. Sua Orientadora foi a Profª.Drª. Rosiane de Fátima Ponce, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O tema desenvolvido pela Mestranda versou sobre “TDAH: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – uma análise a partir da atividade de estudo”. Integrando a Comissão Examinadora – além da Orientadora já citada – os seguintes membros: Prof.Dr.Ângelo Antonio Abrantes, do Deptº de Psicologia da Faculdade de Ciências da Unesp/Bauru-SP e Profª.Drª. Silvana Calvo Tuleski, do Deptº de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/UEM – PR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A única dissertação de Mestrado da 1ª quinzena de Novembro de 2017 foi defendida publicamente pela candidata Elijane dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 02

No período de 18 a 30 de Outubro/2017 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foram desenvolvidas dez dissertações de Mestrado e uma tese de Doutorado/Geografia. O candidato Sebastião Souza Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese no Anfiteatro VII, que versou sobre: “O avanço do capitalismo no Cerrado brasileiro e a metamorfose do latifúndio no município de Pedro Afonso/TO. Orientador: Prof.Dr.Marcelo Dornelis Carvalhal, da Unesp/Câmpus de Ourinhos-SP.

As dissertações de Mestrado foram defendidas publicamente pelos seguintes candidatos: Dia 20/Outº/2017 – Lucas Silvestre dos Santos, que desenvolveu o tema: “Corpos Juvenís e Escola: Uma relação intrínseca na constituição do corpo social” (Orientadora:Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima). Dia 23/Outº/2017: Ana Laura Dias de Souza – Tema: “Abordagem sistêmica no currículo de MS e nos livros didáticos de Ciências: Uma análise documental”. Orientador: Prof.Dr.Paulo César de Almeida Raboni.

No dia 24/Outº/2017, defesa de dissertação de Mestrado por Fernanda Ribeiro de Souza. Tema: “Representações sociais sobre Cyberbullying: a realidade de uma Escola de ensino médio”, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Cláudia Maria de Lima. Dia 25/Outº/2017, dissertação de Mestrado defendida pela candidata Gabriela Amorim Ferruzzi, sob o tema: “As representações sociais sobre o consumo infantil para as mães e crianças de Álvares Machado e suas relações com a propaganda televisiva”.Orientação da Profª.Drª.Cláudia Maria de Lima.

No dia 26/Outº/2017, a dissertação de Mestrado foi defendida pela candidata Kelly da Silva Oliveira, com o tema: “Jovens alunos do ensino médio e as culturas juvenis: valorizar para ressignificar a experiência”. Orientadora: Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima. Ainda no dia 26/Outº/2017, dissertação de Mestrado defendida por Luis Fernando Carvalho. Tema: “A escolha da licenciatura em Matemática na Unesp: o que dizem os ingressantes”, sob orientação da Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morellati.

No dia 28/Outº/2017, defesa de dissertação de Mestrado por Laís dos Santos di Benedetto, sob o tema: “A disciplina de Libras na modalidade EAD: Necessidades formativas e possíveis caminhos”. Orientadora: Profª. Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlünzen. Dia 30/Outº/2017 – nova dissertação de Mestrado defendida pela candidata Elaine Mussi Hunzecher Quaglio. Tema: “TDIC e mediação pedagógica em ambiente hospitalar: Realidade, sonhos e possibilidades”, sob orientação do Prof.Dr.Klauss Schlünzen Junior.

Finalmente no dia 30/Outº/2017 – duas dissertações de Mestrado foram desenvolvidas na FCT/Unesp. A primeira, defendida pela candidata Évelyn de Paula Souza, sob o tema: “TDAH: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – um análise a partir da atividade de estudo”. Orientadora: Profª.Drª.Rosiane de Fátima Ponce. A última dissertação de Mestrado do mês de Outubro foi defendida pela candidata Geise Mara Souza da Silva, cujo tema versou sobre: “Paulo Freire e juventudes: uma interlocução necessária”. Atuação da Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima, como Orientadora da Mestranda.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As dissertações de Mestrado da 2ª quinzena de Outº/2017 foram desenvolvidas com maior freqüência, chegando a dez no total.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em cada dissertação de Mestrado, um tema diferente dos demais com abordagem dos assuntos de maior importância da atualidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os candidatos previamente inscritos se apresentam nos locais determinados, perante os membros das Comissões Examinadoras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A cada dia, uma ou duas convocações e os Mestrandos se mostram preparados para a defesa, tendo o apoio de seus Orientadores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na FCT/Unesp todas as sessões de defesa de tese de Doutorado ou dissertação de Mestrado, são franqueadas ao público.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os candidatos inscritos para a defesa pública de tese ou dissertação, muitas vezes procedem de regiões as mais distantes do país.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para cumprir sua missão, alguns Orientadores e membros das Comissões Examinadoras – viajam centenas de kms – a fim de garantir presença nas sessões da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 01

EVENTO TRADICIONAL: XII SMAT

Evento Comentários desativados

Sua realização verificou-se de 25 a 27 de Outubro/2017 no Auditório/Discente V da FCT/Unesp.

Como vem acontecendo há 12 anos, o Departamento de Matemática e Computação (DMC) e Conselho do Curso de Licenciatura em Matemática da FCT/Unesp promoveu o XII Simpósio de Matemática, com excelente aproveitamento. Minicursos, Palestras, Oficinas e Mesa Redonda fizeram parte da programação, tendo a presença e participação de convidados especiais que abordaram temas os mais diversificados. Abertura pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Também integrando a mesa que presidiu os trabalhos, o Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, Diretor eleito para o próximo quatriênio.

A programação elaborada especialmente, destacou logo após a abertura e pronunciamento de integrantes da mesa diretora, a palestra proferida pela Profª.Drª.Cleonice Fátima Braciali relacionada com as “Frações contínuas e a construção de calendários”. A palestra que tornou-se a 1ª realizada na noite de 4ª feira (25/Outº), foi muito interessante e prendeu a atenção da platéia presente. No dia seguinte (26/Outº), o palestrante foi o Prof.Dr.José Claudinei Ferreira e o tema versou sobre: “Completude do conjunto de números reais e decomposição de operadores em valores singulares”.

No dia 27 o XII SMAT realizou uma Exposição de trabalhos no “Boulevard Messias Meneguette Junior” e registrou outra importante palestra que ocorreu a partir das 14hs no Anfiteatro 4/Discente V e foi pronunciada pelo Prof.Dr.Marcos Tadeu Oliveira Pimenta. Tema: “O espaço das funções de variação limitada e aplicações às EDP’s elípticas”. A palestra teve por objetivo introduzir e motivar o estudo do espaço das funções de variação limitada. Bem como, apresentar algumas aplicações à resolução de equações diferenciais parciais quasilineares do tipo elíptico.

A palestra que marcou o encerramento do evento, ocorreu a partir das 19hs do dia 27/Outº no Auditório/Discente V, tendo como convidada a Profª.Drª.Sueli Liberatti Javaroni, que desenvolveu o tema: “Aula de Matemática e Tecnologias Digitais: um retrato de escolas públicas paulistas”. A Comissão Organizadora do XII Simpósio de Matemática foi constituída pelos seguintes Docentes: Prof.Dr.José Carlos Rodrigues; Prof.Dr.Aylton Pagamisse; Profª.Drª.Gilcilene Sanchez de Paulo; Prof.Dr.José Roberto Nogueira; Prof.Dr.Suetônio de Almeida Meira e Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Simpósio de Matemática da FCT/Unesp que chega à sua 12ª.Edição é realizado todos os anos no Câmpus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Abertura do evento, pronunciamentos do Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias; do Diretor eleito p/o próximo quatriênio, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia e Coordenadores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento deste ano foi marcado pela abordagem de temas atuais durante as palestras; e contou ainda com Mini-cursos, Oficinas Exposição de trabalhos e Mesa redonda.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em sua palestra sobre Calendários, a Profª.Drª.Cleonice F.Braciali disse que “o calendário gregoriano que é usado até hoje, omite 3 anos bissextos em 400 anos; e nem todos os anos múltiplos de 4 são bissextos”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP