jan 15

A informação é do Professor Luís Gobbo que coordena as principais atividades acadêmicas, envolvendo projetos científicos e de extensão no complexo esportivo.

Na 1ª semana do ano 2018, as dependências da Associação dos Servidores Administrativos – ASA – da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Presidente Prudente receberam visitas indesejáveis de ladrões, a quem foram atribuídos os últimos furtos de cabos elétricos e de cobre. Depois de arrombamentos no mês de Outubro, os meliantes retornaram no dia 2 de Janeiro e por incrível que pareça, dois dias depois, no mesmo local foram flagrados pela Polícia Militar por volta das 6h30 praticando novos furtos. A ação criminosa acarretou prejuízos calculados em 30 mil reais. Além disso, provocou paralisação temporária das atividades esportivas e acadêmicas, voltadas a alguns Projetos Científicos e de Extensão na FCT/Unesp – Campus de Presidente Prudente.

No local onde os ladrões praticaram os furtos de material elétrico e de comunicação se desenvolvem projetos assistenciais, reunindo aproximadamente 1.000 pessoas. Entre as quais, dirigentes, coordenadores, professores, estudantes, estagiários e a comunidade local, constituída por idosos, crianças, atletas, jovens e adultos. Segundo adiantou o Prof.Luís Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia – nesse local (que foi interditado até 2ª ordem), o número de usuários cadastrados nos diversos projetos, vai além de 410 pessoas. Nas demais disciplinas, existe o envolvimento de 460 estudantes em atividades acadêmicas.

Projetos científicos e de extensão

O trabalho desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – no que se refere aos Projetos científicos e de extensão (confiados ao competente Professor Luís Gobbo), são os seguintes: Adultos Idosos – 25 pessoas; Jovens Adultos – 30 pessoas; Viva Forte Extensão – 60 pessoas. Com o Professor Fábio Lira: Jovens Obesos – 20 pessoas; com o Professor Ismael Fortes – Mulheres mastectomizadas (pós tratamento de câncer de mama)- 50 pessoas; Crianças e Adolescentes Obesos – 20 pessoas.

Outros Projetos: Professor Diego Christófaro – Crianças e Adolescentes em treinamento de luta – 25 pessoas; Professor Jamile Codogno – Adultos e Idosos de 2 UBS de Presidente Prudente – 50 pessoas. Professora Giovana Rampazzo- Sitra – Alunos, Funcionários, e Professores da UNESP – 60 pessoas; Professora Camila Buonani – Jogadores do Sub 20 do Corinthians PP – 20 pessoas. Total de Usuários de Projetos – 410 pessoas constantemente.

Nas Atividades Acadêmicas – Professor Luís Gobbo – 2 disciplinas – 150 alunos. Professor Diego Christófaro – 1 disciplina – 90 alunos; Professor Ismael Fortes – 1 disciplina – 90 alunos; Professor Jamile Codogno – 1 disciplina – 60 alunos; Professor Fábio Lira – 1 disciplina – 60 alunos. Total de estudantes em atividades acadêmicas ao longo do ano – 450 alunos. Total de usuários atendidos anualmente: 860 pessoas.

Polícia agiu prontamente

Para apurar os fatos em decorrência do furto de cabos elétricos e de cobre na Unesp/Presidente Prudente, somando-se a atuação da PM que flagrou os ladrões removendo o material furtado numa “carriola”. Na Policia Civil, foi elaborado B.O. e aberto inquérito para apurar os danos causados, sob a coordenação do Delegado Marcelo Quevedo Minari – da Central de Polícia. Ele vem acompanhando todas as investigações, no sentido de esclarecer os delitos que envolvem larápios dessa categoria, na cidade e região de Presidente Prudente.

Segundo fomos informados, geralmente o material visado pelos ladrões são Transformadores de força e cabos elétricos (com fiação de cobre), por ser um metal altamente valorizado no mercado interno e externo. Logicamente, por trás disso existem alguns receptadores, que estimulam e favorecem os meliantes na prática dos furtos de fiação e cabos elétricos. Atualmente com maior facilidade de comercialização.

Um dos projetos aqui desenvolvidos vem atende há algum tempo, a faixa dos idosos através do Laboratório de Avaliação de Sistemas – LABSIM – criado com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia, Envelhecimento e Exercícios, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Nas dependências da ASA (Associação dos Servidores Administrativos da Unesp), são desenvolvidos projetos os mais diversificados que beneficiam quase 1 mil pessoas de diferentes faixas etárias da comunidade local. Estas foram as últimas imagens colhidas no local no encerramento do ano.

De forma inesperada, o local onde se desenvolvem inúmeros projetos assistenciais foi visitado pelos “amigos do alheio” que furtaram e removeram todos os cabos de energia e de fibra ótica, existentes no local. Como consequência, a área foi interditada e suspensas temporariamente todas as suas atividades.

O Prof.Luiz Alberto Gobbo lamentou as ocorrências verificadas, no momento em que se preparava para a realização de importantes atividades programadas para 2018. As perdas – além de irrecuperáveis – são bem elevadas, considerando principalmente a importância dos projetos para usuários, a começar pelos idosos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP