mai 31

29 de Maio de 2012 foi o dia mais aguardado por todas as Personalidades indicadas como “Melhores do Ano”. Mas o Prêmio mais importante foi atribuído ao Prof.Dr.João Francisco Galera Monico, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP de Presidente Prudente. O evento anual – aguardado com muita expectativa – e considerado o maior encontro do setor de Geotecnologia na América Latina, aconteceu no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo. O Prof.Galera, emocionado com essa nova conquista usou da palavra para agradecer a todos que o prestigiaram em mais essa jornada de cunho científico e cultural.

No final do ano passado, o Prof.Dr.João Francisco Galera Monico conquistou duas importantes premiações de âmbito mundial: na área específica de Geodésia; em função da aprovação dos Projetos CIGALA e ENGORE, do Grupo de Estudos de Geodésia Espacial, que o tem como Líder. Esse grupo funciona em Presidente Prudente desde 1997 e está diretamente ligado ao Programa de Ciências Cartográficas, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Segundo revela em seu site, MundoGEO#Connect 2012 é considerado o maior encontro de Geotecnologia da América Latina; e a premiação tem como objetivo reconhecer profissionais, instituições, empresas e marcas de destaque no setor. Entre as novidades desta edição do Prêmio, encontra-se o fabricante global de Navegadores GPS (Garmin). Em Presidente Prudente e toda a região, são inúmeros os amigos, colegas e admiradores do Prof. Galera, que com toda certeza estão felizes com sua escolha de “Personalidade do Ano” em Geotecnololgias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.João Francisco Galera Monico, do Deptº.de Cartografia da FCT/UNESP conquistou brilhantemente o título de “Personalidade do Ano” em Geotecnologias.

Clique para ampliar!
Vencedores do Prêmio MundoGEO#Connect 2012
Esta é a foto oficial com todos os premiados no Concurso deste ano.O Prof.Dr.João Francisco Galera Monico aparece ao centro, levantando o troféu conquistado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 30

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu no último final de semana (24 de Maio) importante palestra ministrada pela Profª. Drª. Sandra Zákia Sousa, da Faculdade de Educação da USP, que superlotou o Auditório. Professores e Alunos de graduação e demais interessados estiveram presentes e acompanharam com o maior interesse o tema desenvolvido pela palestrante.

Avaliação em foco: professores e alunos, o público alvo. O assunto mereceu atenção especial de todos os participantes, por se tratar de uma avaliação geral do sistema educacional nos dias de hoje. A Profª.Drª.Sandra, que tem uma bagagem cultural sem precedentes, abordou com conhecimento de causa a questão da avaliação. Da escola, do aluno, dos seus dirigentes, do sistema e o desempenho de cada um dos integrantes dos mais diversos setores da vida escolar.

“O Diretor, o Professor e outros profissionais são avaliados pelos seus pares, pelos técnicos, alunos e dirigentes da escola. A infraestrutura da escola também é analisada, como fator que facilita ou dificulta o desenvolvimento das atividades. O currículo é objeto de apreciação, particularmente pelo corpo docente; as relações de trabalho e de poder são analisadas quanto ao seu potencial de promoverem ou não um clima favorável no contexto escolar” – disse a Educadora.

Na avaliação geral dos resultados e impactos, a docente da USP cita os efeitos do curso sobre os alunos: “As expectativas anunciadas pelo Programa implicam em uma avaliação, não só do desempenho do aluno (no curso e ao seu final), mas um acompanhamento de sua inserção e/ou trajetória profissional após a sua inclusão. A avaliação é seguida de um desafio para uma proposta burocrática e democrática”. E na avaliação de planos de cursos, uma análise político pedagógica das propostas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura da cerimônia e apresentação da palestrante convidada, foi feita pelo Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo em nome da diretoria e do corpo docente da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Sandra Zákia Sousa, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP – falou sobre Avaliação em foco: Professores, Alunos e Disciplina.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A plateia superlotou o Auditório da FCT/UNESP, o que demonstra o grande interesse pelo tema desenvolvido pela palestrante, relacionado à Educação nos dias atuais.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 27

No dia 24/05/2012 – das 9h00 às 11h00 – foi realizada na Unesp de Presidente Prudente a “I Corrida de Orientação Inclusiva”, com a participação de cerca de 40 estudantes dos cursos de Geografia e de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT).

A corrida de orientação é um desporto no qual o competidor percorre o terreno, passando por pontos de controle, utilizando um mapa e uma bússola. É uma atividade interdisciplinar de inclusão pedagógica, que pode ser praticada por todos, até mesmo por pessoas com deficiência.

Nessa primeira corrida de orientação, um destaque especial para dois cadeirantes e um deficiente visual, que com sua participação contribuíram para a avaliação do percurso com sugestões de aprimoramento. Face ao êxito dessa competição pioneira, está sendo programada uma nova corrida com um número maior de competidores.

A atividade desenvolvida no dia 24 de Maio foi organizada por Joaquim de Jesus Picardo (Estudante de Educação Física da FCT/UNESP) e pela Profa. Dra. Arlete Meneguette (Presidente da Comissão de Acessibilidade).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Antecipando-se à realização da I Corrida de Orientação Inclusiva, houve um encontro dos dirigentes da Prova com os candidatos inscritos nas dependências da Biblioteca da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Joaquim de Jesus Picardo não só colaborou com a realização do evento, como também mandou confeccionar um mapa que serviu de orientaçao aos participantes da prova.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Vários grupos – incluindo cadeirantes e deficiente visual – tomaram parte nessas competições na condição de igualdade com todos os participantes e obtiveram excelente classificação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Chegada, a alegria e emoção de todos que participaram da I Corrida de Orientação Inclusiva, no campus da Unesp em Presidente Prudente. Com certeza, outras provas virão no mesmo estilo.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 24

No dia 22 de Maio, docentes, alunos e ex-alunos de graduação em Engenharia Cartográfica estiveram reunidos no Auditório da FCT/UNESP a fim de fazer completa avaliação do curso que vem sendo mantido desde 1977 no Campus de Presidente Prudente. Foi o XIX Seminário anual de avaliação coordenado pelo Prof. Dr. José Milton Arana – que além de docente é também Coordenador do programa de graduação – ao lado da Profª.Drª.Maria de Lourdes Trindade Galo – Coordenadora do programa de pós-graduação e do Chefe do Departamento de Cartografia, Prof. Dr. João Carlos Chaves.

De acordo com a programação, coube ao Prof.Dr.Arana a abertura do evento, seguindo-se as avaliações do curso, com o Guia Estudantil Abril, GRAL, Avaliação Institucional e Avaliação ENADE. O Prof.Dr. Amilton Amorim, representante Docente – Titular (que também deveria participar) foi impedido por problemas de saúde, sendo substituído pelo Chefe do Departamento de Cartografia, Prof.Dr.João Carlos Chaves. Seguiu-se a palestra proferida pelo Prof. Dr.João Fernando Custódio da Silva que falou sobre o Mercado de Trabalho do Engenheiro Cartógrafo.

Depois de um breve intervalo para o “Café da Tarde” onde todos participaram, o ex-aluno com formação superior desde 1994, Prof.Dr.Paulo de Oliveira Camargo se apresentou como convidado especial e na condição de Representante da FCT/UNESP no CREA para sua exposição. Ele abordou a Atribuição Profissional – Sistema CONFEA/CREA, com base na Resolução 1.010/205 e lembrou que “Profissionais registrados antes de 1º de Julho de 2007, continuarão com suas atribuições intactas”. Como ressalva: único efeito da 1.010 sobre esses profissionais será a possibilidade de estender suas atribuições, conforme conhecimentos adquiridos por meio de cursos regulares – disse.

Por sua vez, a Profª.Drª.Maria de Lourdes falou sobre a Pós-Graduação no Brasil (Stricto Senso), com Programas de Mestrado e Doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das Instituições de Ensino e ao Edital de seleção de alunos. Ao final do curso – afirma – o aluno obterá o Diploma. Mestre: título que demonstra a qualificação técnico cientifica; e Doutor: título outorgado pela Universidade.

E por que fazer pós-graduação? A Profª.Drª Maria de Lourdes, explica: Possibilidade de uma carreira estável; Salários crescentes ao longo da vida; Pouco trabalho rotineiro; Atualização constante; Trabalho com conhecimento de ponta e aquisição de conhecimentos sólidos; Possibilidades de viagens a congressos e treinamento de curta e longa duração no exterior. E ainda: Independência e livre pensar; Convivência com pesquisadores atualizados; Ampliações de horizontes profissionais e culturais; Convivência com outras culturas e pessoas; Convivência com diversidade; Aprender a identificar e resolver problemas pela pesquisa; Não ter um chefe, mas um Orientador!

Na etapa final, todos participaram de uma Mesa Redonda para tratar de assuntos acadêmicos/profissionais.
Participação dos Profs.Drs.:João Fernando Custódio da Silva; José Milton Arana; e dos ex-alunos, atualmente atuando em importantes organizações: Prof.Dr.Edmilson Martinho Volpi e Prof.Dr.Paulo de Oliveira Camargo, bem como um aluno do 5º ano de Engenharia Cartográfica – especialmente convidado – Diego Gervazoni. Cada um expôs sua ideia e respondeu às indagações dos participantes do Seminário. Diego afirmou categoricamente: “Quem é formado sabe como é importante o curso de Engenharia Cartográfica da Unesp em Presidente Prudente”.

O ex-aluno Edmilson Volpi (formado em 1991 pela FCT/UNESP e Mestrado concluído em 2001 pela Universidade Federal de São Carlos), é atualmente diretor regional da Secretaria Estadual do Meio Ambiente em São José do Rio Preto. Ele nos disse: “Faço questão de vir aqui, porque o curso de Engenharia Cartográfica cresceu muito e todos nós, ex-alunos crescemos com ele. O que aprendemos nesta Faculdade foi muito importante porque aplicamos na prática, como aliás, venho fazendo há 20 anos com o trabalho de elaboração de cadastros, monitoramento e geoprocessamento. E quando dizemos de nossa formação profissional pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente, todas as portas se abrem a nosso favor. Isto é o primeiro sinal positivo que encontramos à nossa frente, em toda parte” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Seminário de avaliação do curso de Engenharia Cartográfica, realizado pela 19ª.vez em Presidente Prudente foi coordenado pelo Prof.Dr.José Milton Arana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Docentes e alunos marcaram presença nesse encontro, prestigiado por convidados especiais; entre os quais a Profª.Drª. Maria de Lourdes, Coordenadora de Pós- graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Paulo de Oliveira Camargo, falou sobre Atribuição Profissional , na condição de representante da FCT/UNESP no CREA. Participação do Prof.Dr.João Carlos Chaves –Chefe do Deptº de Cartografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Começa a Mesa Redonda, com o ex-aluno e atual diretor regional da Secr.Estadual do Meio Ambiente em S. J. do Rio Preto, Prof.Dr.Edmilson M.Volpi e do Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva e outros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E como não poderia deixar de ser, a presença de um estudante especialmente convidado: Diego Gervazoni, do 5º ano de Engenharia Cartográfica.”Quem é formado sabe como é importante o curso de Engenharia Cartográfica da Unesp de Pres.Prudente”- disse.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 20

Na última 5ª.feira (17 de Maio), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – acolheu mais uma defesa pública de tese de Doutorado, apresentada pelo candidato Thiago Statella, que teve como Orientador o Prof.Dr.Eriivaldo Antonio da Silva, do Deptº.de Cartografia da FCT/UNESP. A defesa de tese verificou-se na Sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia e o tema escolhido foi: Detecção automática de rastros de Dust Devils na superfície de Marte”.

Demais membros que fizeram parte da Comissão Examinadora: Profª.Drª.Ana Lúcia Bezerra Candeias, da Universidade Federal de Pernambuco; Prof.Dr.Maurício Araujo Dias, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP; Prof.Dr.João Rodrigues Tavares, da Universidade Federal de Pernambuco e Prof.Dr. José Roberto Nogueira, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

Statella cita no resumo de seu trabalho que pesquisadores têm estudado Dust Devils marcianos na tentativa de melhor entender o fenômeno. A despeito do grande número de artigos relacionados ao assunto, nenhum deles aborda a detecção automática, tarefa que ganha especial importância quando a quantidade de imagens da superfície de Marte cresce a uma taxa maior que a capacidade humana de analisá-las em um curto período de tempo.

Posteriormente, cita o Banco de Imagens (com 200 imagens) e define o Método como sendo fortemente baseado na Morfologia Matemática, usando transformações como abertura e fechamento por caminho morfológico – método de Otsu – para binarização automática de imagens, dentre outras. A acurácia não foi afetada pela variação em resolução especial das imagens e não apresenta correlação com a latitude ou longitude solar, a qual desempenha um papel relevante na variação do brilho das feições durante o ano marciano.

Finalizando,diz o Doutorando Thiago Statella:”O método é eficaz mesmo na presença de crateras, um dos tipos mais comuns de feições geomorfológicas presentes na superfície do planeta.Após a detecção dos rastros, são dados alguns exemplos de como utilizar as imagens binárias para calcular características dos Dust Devils, tais como: área coberta por rastros, contraste relativo entre rastros e as regiões vizinhas, largura média e direção preponderante dos rastros”

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora acompanhou com toda a atenção a defesa pública de tese de Doutorado apresentada por Thiago Statella, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, que foi aprovado com distinção.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Fizeram parte da Comissão Examinadora dois representantes da Universidade Federal de Pernambuco; dois representantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e o Orientador, Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 17

A aluna Viviane Sampaio Santiago, do Programa de Ciências Cartográficas da FCT/UNESP fez sua defesa pública de Mestrado na tarde de 15 de Maio/15h30. Ela teve como Orientador o Prof. Dr. Erivaldo Antonio da Silva, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Fizeram parte da Comissão Examinadora – além do Orientador – o Prof. Dr. Pedro Miguel Berardo Duarte, do Instituto Superior Técnico de Lisboa/Portugal e o Prof.Dr. Messias Meneguette Junior, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

O trabalho apresentado pela candidata versou sobre a “Aplicação de um modelo de difusão anisotrópica e morfologia matemática na detecção de feições cartográficas” e o local destinado à defesa pública da dissertação de Mestrado/Progr.de Ciências Cartográficas, foi a Sala de Apresentação de Projetos do Departº de Cartografia. A Comissão Examinadora avaliou o trabalho em todos os seus aspectos e o considerou plenamente satisfatório.

A pesquisa desenvolvida por Viviane ressaltou as modificações que estão ocorrendo nas cidade, rodovias e zona rural em termos de atualização cartográfica, como elemento fundamental para o mapeamento dos perímetros urbano e rural, bem como da malha rodoviária. A área de estudo esteve restrita à região metropolitana de São Paulo, envolvendo cidades como: Barueri, Osasco e Carapicuíba, onde foram extraídas 8 subimagens do Rodoanel, lagoa Carapicuíba e rio Tietê. São cenas de alta resolução extraídas do satélite “Quickbird”.

A etapa inicial consistiu no processamento dessas imagens, realizado alguns recortes através do Software Matlab e da caixa de ferramentas de morfologia matemática SDC Morphology Toolbox, para imagens com grandes dimensões. Na 2ª.etapa realizou-se o processamento das imagens através de 2 métodos de comparação e análise de processamentos necessários para indicação do melhor método. E por fim – declara Viviane Sampaio Santiago – o objetivo do trabalho foi alcançado!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora, Viviane Sampaio Santiago fez sua defesa de dissertação de Mestrado em Ciências Cartográficas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa pública realizou-se na Sala de Apresentação de Projetos do Departº de Cartografia, tendo como Orientador o Prof.Dr. Erivaldo Antonio da Silva e como membros os Profs.Drs.Messias Meneguette Jr. e Pedro Miguel Berardo Duarte Pina, de Lisboa.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 16

A primeira dissertação de Mestrado do mês de Maio na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – versou sobre o Programa “Cidadescola” no 1º ano do ensino fundamental em uma escola de Presidente Prudente: Entre a ludicidade e a sala de aula, e foi defendida pela candidata Nair Correia Salgado de Azevedo. A Comissão Examinadora contou com a presença e participação do Orientador, Prof.Dr.Mauro Betti (Departº. de Educação Física) da Faculdade de Ciências de Bauru/SP; Prof.Dr.Maurício Roberto da Silva, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó/SC e Prof. Dr. José Milton de Lima (Deptº. de Educação) da FCT/UNESP – Presidente Prudente/SP.

A defesa de dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, verificou-se no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp no período da manhã do dia 09 de Maio de 2012. O trabalho apresentado pela Mestranda está resumido na pesquisa: Prática e processos formativos em Educação e se relaciona à ampliação do Ensino Fundamental no Brasil – de 8 para 9 anos – que tem provocado incertezas aos pais e professores da educação básica.

Nair Correia Salgado de Azevedo diz em seu relatório que por imposição de uma Lei Federal, as crianças ingressam mais cedo no Ensino Fundamental, isto é, aos seis anos de idade. Em Presidente Prudente e outros municípios, ocorre gradativamente a implementação de mais uma medida definida pelo Governo Federal: a escola em tempo integral que recebeu o nome de “Cidadescola”, seguindo as diretrizes e orientações propostas pelo Ministério da Educação, dentre as quais está a recomendação de valorizar os jogos e brincadeiras.

Em outro tópico da defesa pública, a Mestranda ressalta: Constatou-se que, no ambiente escolar, as crianças privilegiam as relações entre os pares, as práticas lúdicas em atividades que propiciam o movimento, os momentos de brincadeiras com brinquedos tradicionais, como: bonecas e carrinhos e os jogos informáticos como softwares e jogos on-line na Internet. Constatou-se também que as crianças possuem algumas concepções sobre a oposição entre jogo e trabalho/Programa “Cidadescola” – consideradas divertidas – e as atividades da sala de aula.

Constatou-se também certo antagonismo entre a visão dos adultos e das crianças sobre a importância das atividades lúdicas no ambiente escolar. Por fim, concluiu-se que, no caso da escola estudada, há risco de uma oposição entre o “período regular” e o “contraturno”. Como se fossem duas escolas diferentes na mesma unidade escolar, quando diretrizes didático-pedagógicas presentes na literatura especializada e nos documentos oficiais, apontam para a necessidade de uma escola integral; portanto, inteira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora a candidata do Programa de Pós-Graduação, Nair Correia Salgado de Azevedo (da FCT/UNESP) apresenta sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O trabalho de defesa de dissertação de Mestrado/Educação versou sobre o Programa “Cidadescola” e foi acompanhado com vivo interesse por parte dos integrantes da Banca e demais interessados.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 14

Inaugurada pelo Reitor da Unesp no dia 03 de Maio, em comemoração aos 53 anos da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) em Presidente Prudente, a Exposição Itinerante Inclusiva “Rio+20 Click!”Unesp Ciência deixou a Biblioteca da Faculdade para ser levada a outras unidades universitárias (Ourinhos, Rosana e São José do Rio Preto) entre outras. Antes, porém, alguns ítens do acervo especialmente elaborados pela equipe da Profª.Drª.Arlete Meneguette (Presidente da Comissão de Acessibilidade da FCT) foram apresentados aos alunos atendidos na Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente, que realizaram uma avaliação e contribuíram para o aprimoramento dos modelos.

Com base na foto de um botão de flor de laranjeira perfurado por uma abelha (a qual aparece pousada na superfície do botão de flor) o game designer Matheus Meneguette – formado pela PUC-SP – e o estudante Ulisses de Paula e Silva (da Unesp – Campus de Ourinhos), construíram diversos modelos táteis. Foram utilizados materiais com diferentes texturas (emborrachados, pelúcia, feltro, papel alumínio, papel micro-ondulado, papel Paraná, espuma injetada, tecido, hidromiçanga, tinta dimensional, barbante etc). O designer Matheus Meneguette também elaborou modelos em 2,5D (sugerem o 3D no 2D), utilizando o papel fotográfico e emborrachado, simulando diferentes camadas em baixo e alto relevo, semelhantes à técnica usada em construção de maquetes.

Além disso foram elaborados modelos tridimensionais pela Artista Plástica Rita Cavalli de Oliveira (Voluntária do Projeto Unesp), que utilizou tecido, emborrachado, massa acrílica, tela, tinta, silicone e outros materiais para representar o botão de flor e a abelha, o mais fielmente possível à realidade. Os modelos 2,5D e 3D encantaram a todos que os manusearam, pois remetem melhor aos objetos representados, do que os modelos táteis 2D com textura. Para enriquecer o acervo foram elaborados textos impressos em letras ampliadas e textos impressos em Braile, através de parceria com o CPIDES (Centro de Promoção da Inclusão Digital, Escolar e Social) da FCT/Unesp.

Arquivos MP3 de áudio-descrição do material foram elaborados por Uilian Vigentin (da Unesp – Campus de Araraquara), utilizando um software leitor de tela, que transforma os textos escritos em áudio, o que confere mais autonomia para as pessoas com deficiência visual. Utilizando as 20 fotos que compõem a exposição itinerante, o game designer Matheus Meneguette elaborou alguns jogos de tabuleiro, dentre os quais: quebra-cabeça, dominó, sequência temporal etc. Os materiais elaborados estão disponíveis em meio digital a partir de http://www.fct.unesp.br/#2188,2203

Se alguma outra instituição pública ou privada tiver interesse em receber a mostra, basta mandar um e-mail para: unesp.imprensa@reitoria.unesp.br/

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Modelos táteis foram utilizados com diferentes texturas, juntamente com modelos tridimensionais construídos pelo game designer Matheus Meneguette e pela Artista Plástica (voluntária da Unesp), Rita Cavalli de Oliveira. Especialmente para esta demonstração.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma equipe da TV Fronteira, com o Repórter Murilo Zara documentou tudo, e entrevistou a Profª.Drª.Arlete Meneguette, com abordagem geral sobre a Exposição “Rio+20 Click!”Unesp Ciência, dedicada aos alunos atendidos pela Associação de Proteção aos Cegos de Pres. Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 11

Na primeira semana de Maio de 2012, o Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – recebeu para defesa pública de tese de Doutorado o candidato Cláudio Eduardo de Castro. Ele teve como Orientador o Prof. Dr. João Lima Sant’anna Neto, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e desenvolveu o tema: ‘’A política nacional de proteção da natureza e seus desdobramentos no território do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses’’.

Os demais componentes da Banca Examinadora foram: a Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertegaray, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP e Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. A defesa de tese verificou-se no Anfiteatro VI do dia 04 de Maio de 2012 a partir das 08h00.

Na tese, Cláudio Eduardo de Castro exaltou a natureza, como sendo uma das preocupações humanas que se expressa desde os tempos mais remotos. Desse período, até a contemporaneidade, as Leis se fizeram segundo os paradigmas ecológicos que por sua vez passaram do utilitarismo de uma ecologia puramente biológica, sistemática , para a incorporação do homem como um elemento da natureza, holística e da complexidade. Isto – diz ele – nos permitiu distinguir os períodos da política de proteção da natureza em fases anteriores ao primeiro Código Florestal e posteriores a ele.

Citando o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – afirma – que com sua implantação abarcou inúmeras comunidades, cujas identidades estão ligadas aos territórios simbólico e naturalista. O estabelecimento do território político de proteção da natureza, neste caso, vem causando novas demandas e cerceamento da possibilidade de produção dessas territorialidades, provocando o enfraquecimento do território comunitário

pela sua base, a subsistência. Essas comunidades (17 ao todo), se abrigaram sobretudo nas bordas das dunas móveis (Lençóis). Mas também dentro delas desde o final do século XIX, e lá se firmaram pelas atividades de subsistência, sendo ora mais pescadoras, ora mais agricultoras ou pecuaristas.

Cláudio Eduardo de Castro mereceu aprovação geral de todos os componentes da Banca Examinadora e é o mais novo “Doutor em Geografia” após defesa pública de tese de Doutorado pela FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente / SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Banca Examinadora constituída para ouvir a defesa pública de Tese de Doutorado em Geografia pela FCT/UNESP, Cláudio Eduardo de Castro foi aprovado com distinção, tornando-se Doutor em Geografia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 11

Sob a coordenação da Fisioterapeuta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Profª.Drª.Ana Lucia de Jesus Almeida está sendo lançado em Presidente Prudente o Programa Nacional de Reorientação da Formação em Saúde (PRÓ-Saúde) – articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), referente ao biênio 2012-2013.

Trata-se de uma parceria que envolve de um lado Ministério da Saúde e Ministério da Educação e de outro, a FCT-UNESP e a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (SMS). O foco principal dessa inovação está voltado à Atenção Primária à Saúde (APS), no processo de consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e educação pelo trabalho. É a aproximação: Universidade/Serviços Púbicos de Saúde, de conformidade com o Edital nº 24, de 15 de Dezembro de 2011, publicado no Diário Oficial da União no dia seguinte.

Ao todo foram propostos 13 projetos PETs, com atividades voltadas à pesquisa, ensino e extensão. Mas que necessariamente implicará em nova intervenção na Atenção Básica, em unidades previamente definidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Presidente Prudente. Os estudantes de graduação em Fisioterapia e Educação Física assim como diferentes profissionais, inseridos na APS e Professores da FCT/UNESP realizam um trabalho interdisciplinar; e conjunto, no desenvolvimento de atividades com intuito de transformar o ensino em saúde e qualificar os serviços do SUS. Ao mesmo tempo, promove a educação permanente entre os profissionais envolvidos..

Justifica a Coordenadora que ambas as instituições consideram importante a oportunidade de participar do Programa PRÓ/PET-SAÚDE como uma alternativa única de ampliar o compromisso de reorientação da formação profissional e de educação permanente/qualificação em serviço dos profissionais da saúde. A meta – disse – é aproximar a Universidade cada vez mais das necessidades dos serviços de saúde do SUS, para que estes tornem-se fonte de produção de conhecimento e pesquisa, conscientes de que todas essas ações devem estar direcionadas para o processo de consolidação do SUS.

Um dos principais objetivos do Programa em referência é o de desenvolver atividade curricular que permita incorporar outras formas de aprendizagem presentes na realidade social e na formação da graduação de fisioterapeutas e educadores físicos, ou seja: promover mudanças curriculares Também é uma importante contribuição para qualificação dos profissionais de saúde, no processo de aprendizagem em serviço, a partir das demandas e problemas identificados coletivamente pelos sujeitos envolvidos no processo de intervenção: Professores Tutores, Preceptores (profissionais do SUS), Alunos de graduação e usuários do serviços como fonte de produção do conhecimento e pesquisa da FCT/UNESP.

Outro aspecto importante está relacionado com a presença científica. Esse projeto também busca provocar a Universidade para o desenvolvimento de pesquisas atinentes que tenham pertinência e relevância social, a partir da problematização de questões ligadas ao contexto dos cenários de práticas em saúde, qualificando a atenção e favorecendo a inserção das necessidades dos serviços.

A Profª.Drª.Ana Lúcia de Jesus Almeida considera que tudo deve contribuir para a aquisição de habilidades e competências coerentes com os princípios e necessidades do Sistema Ùnico de Saúde – SUS. Com destaque ao incentivo, à produção de conhecimentos na área e a articulação ensino, pesquisa, extensão e serviço como processos interligados; que vão de encontro às necessidades do nosso município.

A coordenação da reunião ficou a cargo da Profa. Dra. Arlete Meneguette, Presidente da Comissão de Acessibilidade e Acompanhamento de Obras da FCT, que convidou o arquiteto e urbanista Marcos Vinícius Vincenzi de Agostinho, da empresa MVA, a apresentar o Projeto Executivo de Acessibilidade da FCT, que está sendo aprimorado com a contribuição de docentes, funcionários, estudantes e membros da comunidade.

Após um dia de intenso trabalho, a equipe conseguiu finalizar um instrumento de coleta de dados e uma proposta de cronograma para o diagnóstico de acessibilidade em todas as unidades universitárias, o qual será conduzido pela PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação), visando tornar a Unesp uma universidade ainda mais inclusiva.

Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Ana Lúcia de Jesus Almeida, Fisioterapeuta da Faculdade de Ciências e Tecnologia é quem coordena o PRÓ-SAÚDE/PET-SAÚDE uma parceria com os Ministérios da Saúde e da Educação,Secretaria Municipal de Saúde e Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP