abr 19

No Centro Cultural Matarazzo, a 1ª etapa de um projeto que reuniu cerca de 400 Educadores provenientes de 24 municípios da região.

Tendo por principal objetivo a discussão dos oito eixos propostos pelo Plano Nacional, realizou-se no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, a 3ª Edição Intermunicipal de Educação. O evento reuniu no dia 16 de Abril centenas de educadores, além de autoridades e convidados. Nesse encontro não faltaram proposições políticas, ações indicando responsabilidades e atribuições envolvendo a comunidade local e regional. Por tabela a Administração Pública e representações municipais, do Estado de São Paulo e do Governo Federal. As conclusões resultantes desse conclave serão levadas para a etapa Estadual da conferência, que ocorre no mês de Junho.

A última etapa de âmbito intermunicipal aqui realizada, contou com o envolvimento da União dos Dirigentes Municipais da Educação – UNDINE – sendo representada por Presidente Prudente, Regente Feijó e Presidente Epitácio, através de seus Fóruns. Contou ainda com a adesão e apoio das Diretorias de Ensino de Prudente e Mirante do Paranapanema e dos Conselhos Municipais de Educação de Prudente e Martinópolis. Nesse empenho, foram incorporados o Fórum Regional Permanente de Educação da Infância (Forpedi) e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Presidente Prudente (Sintrapp). A programação foi desenvolvida das 9 às 18hs, incluindo plenárias de eixos, palestra e eleição dos Delegados.

No ato solene de abertura, o Prefeito Nelson Roberto Bugalho e a Secretária Municipal de Educação, Sonia Maria Pelegrini representaram o Governo Municipal e o Vereador Adão Batista representou a Câmara Municipal. O Ministério Público Estadual foi representado pelo Promotor Luiz Antonio Miguel Ferreira, que é o responsável pelo Grupo de Atuação Especial de Educação – GEDUC – Núcleo de Presidente Prudente. Também presentes: o Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Eduardo Cezar da Silva; o Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr. Sandro Eduardo Garcia; a Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Presidente Prudente; Profª.Drª.Marta Campos de Quadros (Secretária);o Ex-Secretário Municipal de Educação, Prof. Pedro Newton Rotta e outros.

O Prefeito em seu discurso congratulou-se com os organizadores do evento e cumprimentou a classe do professorado pela dedicação e trabalho à causa da Educação. A Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini ressaltou que as conferências são realizadas primeiramente em âmbito municipal. Depois – disse – são transferidas para a intermunicipal onde são escolhidos 12 Delegados, que estarão nos representando em âmbito estadual. Ela acrescentou que o mais importante a ser avaliado é sobre os oito eixos estabelecidos pelo Plano Nacional de Educação.

A Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite ocupou a tribuna para dizer que “com muito orgulho e satisfação realizamos a abertura da Conferência Intermunicipal de Educação, com a presença de quase 400 Professores, provenientes de 24 municípios da região. A conferência tem como objetivo, contribuir com a construção do Sistema Nacional de Educação através da análise do documento referência, organizado em oito eixos. O Fórum Municipal de Educação de Presidente Prudente existe desde o dia 13 de Dezembro de 2016. É um espaço permanente de discussão, formado por mais de 40 órgãos públicos, entidades, movimentos sociais e segmentos da educação escolar. Todos preocupados com a garantia e a defesa dos direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos”.

Líder do GPFOPE (do Departamento de Educação da FCT/Unesp) a Professora Yoshie recorda que o Fórum Municipal de Educação promoveu no dia 24 de Novembro de 2017 a 1ª Conferência, onde “começávamos a avaliar o Plano Municipal de Educação em suas diversas metas e estratégias. Conforme o Regimento Interno do Fórum Municipal de Educação, também é nossa atribuição convocar, planejar e coordenar as conferências. É por isso que estamos juntos nessa discussão e nesse debate, que só foi possível graças à ajuda da SEDUC de Presidente Prudente”.

Finalizando, alertou a Professora Yoshie: “Nesses tempos de crise política e de várias atitudes de desmantelamentos e de desmonte, é necessário que fiquemos atentos para não perdermos as conquistas e as esperanças, em prol de uma educação de qualidade”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Teatro Paulo R.Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, a abertura da Conferência Intermunicipal da CONAE 2018, abrilhantada pela Banda Musical Regimental do 18ºBPM-I.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A afluência a esse local onde se realizou a 3ª Edição da Conferência Intermunicipal de Educação surpreendeu, com a presença de centenas de Educadores de toda a região.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Pres.Prudente – bem como docentes e autoridades participaram do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Da Tribuna, o Prefeito Nelson Roberto Bugalho fez a saudação especialmente dirigida ao Professorado e autoridades presentes na 3ª Edição da
Conferência Intermunicipal de Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini e a Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite (Lider do GPFOPE), do Deptº de Educação da FCT/Unesp também se destacaram.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 18

Pesquisadora italiana veio especialmente convidada p/Professor Gobbo, do Deptº de Educação Física.

Pelo espaço de uma semana – entre 18 e 25 de Março – esteve em Presidente Prudente a Professora de Antropologia Elisabetta Marini, do Departamento de Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Cagliari (situada na Ilha da Sardenha/Itália). Sua honrosa presença na FCT/Unesp foi marcante por proferir palestra e ministrar aulas de Pós-Graduação, possibilitando um melhor intercâmbio cultural e científico. Além de retribuir à receptividade dada ao Prof.Dr. Luis Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Física e Coordenador do Laboratório de Avaliação do Sistema Musco-esquelético/LABSIM e do Projeto “VIVA FORTE”, quando lá esteve em 2016.

Na Itália, a Professora Elisabetta auxiliou o Prof. Gobbo em sua disciplina “Avaliação Morfofuncional no envelhecimento humano” e do Programa de PG em Fisioterapia, ministrada no último semestre do ano. Aqui em Presidente Prudente, ela teve a oportunidade de proferir palestra e ministrar aulas de Pós-Graduação à comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Elisbetta é classificada como uma das vertentes mundiais no estudo da análise de vetores de impedância bio-elétrica para avaliação da saúde celular, do estado nutricional e da composição corporal de pessoas de diferentes grupos etários, condições clínicas e aptidão física.

A partir de sua proposta de avaliação – com metodologia relativamente barata – pouco complexa e de rápida intervenção e análise, é possível identificar condições específicas de saúde das pessoas. Sobretudo, idosos em condições de fragilidade. O Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo em sua visita a Cagliari, teve a oportunidade de se aperfeiçoar com a técnica; e voltar com um equipamento doado para utilização na FCT/Unesp. Desde então, o LABSIM já desenvolveu avaliações em mais de 400 pacientes, dos quais, mais da metade foram pessoas idosas – enfatiza o Prof.Gobbo.

Visita, palestra e aulas de Pós-Graduação

A visita, a palestra e as aulas ministradas pela Professora Elisabetta Marini em Presidente Prudente se tornaram possíveis a partir de recursos obtidos através do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Unesp junto ao PROPG (Edital 10/2017/Professor Visitante). Foram recursos próprios do Programa, bem como do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade Interunidades da Unesp. A palestra proferida pela docente visitante versou sobre “Demografia do envelhecimento na Itália e no Brasil”, em conjunto com o Prof.Gobbo.

Destaque para o fato de existir na Sardenha (juntamente com a Ilha de Yokohama/Japão), a maior freqüência de idosos centenários no mundo. Os hábitos de vida – explica o Prof.Gobbo –relacionados sobretudo às questões culturais e familiares, o baixo nível de Stresse e a dieta rica em oleaginosas, baixo teor de gordura e pouca carne. Em especial carne vermelha que garante maior longevidade dos Sardos (habitantes da Sardenha), em relação a outras populações, inclusive a brasileira.

Pelo espaço de uma semana, a Professora Elisabetta Marini teve a oportunidade de conhecer todos os Laboratórios da área da saúde do Departamento de Educação Física; o NEPERGE, o CEAFIR, além de participar de um churrasco típico brasileiro, oferecido pelos novos diretores da FCT/Unesp, Professores: Rogério Eduardo Garcia e Aldo Eloyzo Job. A docente visitante teve ainda a oportunidade de conhecer a cidade anfitriã – Presidente Prudente – e o Rio Paraná na ligação interestadual SP-MS, com Presidente Epitácio e Bataguassu.

Termo de cooperação internacional

A docente italiana leva de nosso País a melhor impressão; e segundo declarou, já tem um planejamento de retorno para uma permanência mais longa visando conhecer melhor não só os projetos, mas principalmente a região do extremo oeste paulista e o território brasileiro. Ao finalizar sua visita foi firmado um Termo de Cooperação Internacional que envolve a Reitoria da Universidade de Cagliari e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” para a mobilidade estudantil. E além das atividades desenvolvidas, reuniões científicas para futuras parcerias e redação de artigos científicos, para completar a agenda dos pesquisadores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em nome da FCT/Unesp, o Professor Luis Alberto Gobbo recepcionou a Professora Elisabetta Marini do Departamento de Ciências da Vida e do Ambiente, da Universidade de Cagliari.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora italiana pronunciou palestra e ministrou aulas de Pós-Graduação em Fisioterapia em Presidente Prudente durante o período de 18/25 de Março – como convidada especial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A população mundial é representada neste mapeamento mostrado à platéia presente na palestra proferida p/docente da Universidade de Cagliari, no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar!
Ao término desta palestra que foi acompanhada com o maior interesse de todos os participantes, uma foto geral como lembrança da importante visita da Professora Elisabetta Marini.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 13

Ex-alunos de Mestrado em Fisioterapia da FCT/Unesp se destacam na UEL de Londrina/PR e Universidade Curtin/Perth da Austrália.

A Profª.Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos, do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu ontem (12 de Abril) palestras que visam os preparativos para a implantação de um novo Projeto. Que tem por principal finalidade prestar assistência aos pacientes com Câncer ou Doenças Pulmonares Intersticiais. Esse projeto de cunho filantrópico ou humanitário deverá ser desenvolvido em Presidente Prudente a partir do 2º semestre deste ano e se destina ao atendimento da comunidade.

Para ministrar as palestras foram convidados dois ex-alunos de Mestrado ex-Orientandos da Professora Ercy na FCT: Prof.Dr.Carlos Augusto Camillo e Prof.Dr.Vinicius Cavalheri. O primeiro é formado pela UEL (Universidade Estadual de Londrina/2006), Especialista em Fisioterapia Pulmonar; Mestre em Fisioterapia pela Unesp/Presidente Prudente; PhD em Ciências de Reabilitação pela Universidade de Leuven/Bélgica; Membro do Comitê Organizador da Assembléia em Reabilitação Pulmonar da “American Thoracic Society” e Professor do Programa em Ciências da Reabilitação, da Universidade Estadual de Londrina.

O Prof.Dr.Vinicius Cavalheri é Fisioterapeuta formado pela Universidade Estadual de Londrina/UEL (2006); Especialista em Fisioterapia Pulmonar (2008); Mestre em Fisioterapia pela FCT/Unesp (2009); PhD em Fisioterapia (2015) e Senior Lecturer pela Curtin University/Austrália; Pós-Doutorando pelo Cancer Council Western/Austrália e Professor da Universidade de Curtin/Austrália, com especialidade em Reabilitação Pulmonar em pacientes com câncer.

As duas palestras realizadas em Presidente Prudente tiveram como locais o Anfiteatro VII no período da manhã e Anfiteatro III (Educação Física), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente. Destaque para a palestra do Dr. Camillo (com especialidade em Reabilitação Pulmonar em pacientes com câncer). O tema desenvolvido versou sobre evidências científicas: atividade física e câncer – prevenção, pré-reabilitação e tratamento.
Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mestre em Fisioterapia pela FCT/Unesp, o Prof.Dr.Carlos Augusto Camillo cumpriu desde 2006 extensas atividades acadêmicas. Atualmente ele atua na Universidade Estadual de Londrina/UEL, onde ocupa as funções de Professor do Programa em Ciência de Reabilitação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos, do Deptº de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente trouxe como convidados dois ex-alunos de Mestrado. O Dr.Vinicius Cavalheri ocupa atualmente importantes funções na Curtin University Perth, da Austrália.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao lado da ex-Professora de Mestrado da FCT/Unesp, os dois palestrantes e alguns colegas do curso de Fisioterapia. Dr.Vinicius Cavalheri (PhD em Fisioterapia, Senior Lecturer, Pós-Doutorado e Professor da Universidade Curtin da Austrália) falou sobre evidências científicas – atividade física e câncer – prevenção, pré-reabilitação e tratamento.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 12

O Magnífico Reitor veio especialmente para prestigiar o novo Diretor homenageado, Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia.

Na tarde do dia 9 de Abril, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp –Câmpus de Presidente Prudente – promoveu ato solene para recepcionar o Magnífico Reitor, Prof.Dr.Sandro Roberto Valentini, especialmente convidado para a cerimônia de Aposição de Portrait – Fotografia em continuidade em Galeria – do Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia. O Reitor Valentini que é originário da região, nasceu e conviveu boa parte de sua vida na vizinha cidade de Martinópolis. Mas Presidente Prudente que é considerada “Capital Regional” também fez parte de sua vida acadêmica, até sua recente escolha para conduzir os destinos da Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

A solenidade realizada na Sala de Recepção após às 15 hs, reuniu Diretores, Assessores Técnico-Administrativos, Chefes de Departamentos, Docentes, Servidores, Autoridades e convidados . O cerimonialista Walmir Cezar Leanza conduziu o ato oficial, anunciando: “A Faculdade, na pessoa do Magnífico Reitor, Professor Doutor Sandro Roberto Valentini, tem a honra de receber os presentes para a solenidade de Aposição de fotografia do Professor Doutor Rogério Eduardo Garcia, na Galeria de Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente”. À seguir: anunciou a Abertura da Solenidade e passou a palavra ao Magnífico Reitor.
O Reitor proclamou: “Autoridades presentes, Senhoras e Senhores: Declaro aberta esta solenidade de Aposição de Fotografia do Professor Doutor Rogério Eduardo Garcia, na Galeria de Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente”. O Mestre de cerimônias registrou e agradeceu a presença de todos. E na sequência, convidou o Professor Doutor Messias Meneguette Junior para a leitura da síntese do “Curriculum vitae” do homenageado, com destaque para os principais aspectos de sua carreira. O Professor Doutor Rogério Eduardo Garcia foi de imediato convidado juntamente com o Magnífico Reitor foi convidado a descerrar a a fita simbólica, procedendo assim à Aposição de sua fotografia na “Galeria dos Diretores”, sob aplausos. Breves pronunciamentos dos dois oradores, marcaram o encerramento do ato solene.

Curriculum vitae

Bacharel em Ciências da Computação, Especialista em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo ICMC-USP e Doutor na mesma área; também no ICMCOUSP. É assim, que começa o Curriculum Vitae do atual Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, eleito para o quatriênio 2018/2022. E na continuidade: Pós-Doutorado na Alabama State University/Estados Unidos em 2013. Experiência profissional em gestão como Gerente em TI. Professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, lotado no Departamento de Matemática e Computação (DMC) da FCT/Unesp. Atuou como vice-coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação (2008 a 2010). Membro do Conselho do curso de Bacharelado em Ciência da Computação -desde 2006 – e do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (Interunidades), de 2017 a 2021.

No currículum do Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia se acrescentam: Três mandatos como membro do Conselho do DMC. Dois mandatos na chefia do Departamento de Matemática e Computação. Autor de 75 Artigos publicados em periódicos e Anais de Eventos, em sua maioria, internacionais. Orientou 86 estudantes – 18 em nível de iniciação científica com bolsa do CNPq – sendo 14 de Mestrado. Atualmente orienta 4 estudantes de IC (FAPESP e PIBIC); 5 de Mestrado; 3 de Orientações de Doutorado. Tem experiência nas áreas de Computação e Sistemas de Informação, com ênfase em Engenharia de Software. É Assessor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP. Na pesquisa, atua na área de Ciência da Computação, com destaque em Meteorologia e Técnicas de Computação. Especialmente nos temas: Engenharia de Software, Visualização de Informação e Visualização Científica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na FCT/Unesp é recepcionado o Prof.Dr.Sandro Roberto Valentini – Magnífico Reitor – que veio de SP especialmente para presidir a cerimônia de Aposição de Portrait – Fotografia em continuidade em Galeria, do novo Diretor, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No ato público realizado na tarde do dia 9 de Abril foi evidenciado inicialmente o Curriculum Vitae do homenageado (Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia), apresentado pelo Prof. Dr. Messias Meneguette Junior- Docente e um dos ex-Diretores da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na “Galeria de Diretores”, o Magnífico Reitor e o novo Diretor da FCT/Unesp se preparam para o descerramento da fita simbólica que faz a cobertura da foto do homenageado: Professor Doutor Rogério Eduardo Garcia, eleito para o quatriênio 2018/2022.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a fita descerrada e Aposição da fotografia do mais novo Diretor (natural de Presidente Prudente), que passou a figurar na “Galeria de Diretores”, o Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” se congratula com o homenageado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 05

Em ato solene realizado em 23 de Março no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente, tomaram posse os novos Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp: Profs.Drs. Rogério Eduardo Garcia e Aldo Eloizo Job (Vice), eleitos para a gestão 2018/2022. Representando a Reitoria, o Prof.Dr.Sérgio Roberto Nobre (Vice-Reitor). O Cerimonial conduzido por Walmir Cézar Leanza, anunciou inicialmente a Entrada do Cortejo pelos membros da Congregação e demais autoridades acadêmicas. À frente o Magnífico Vice-Reitor da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, seguido de representações de várias unidades da Unesp no Estado de São Paulo.

Em seguida (com o Teatro lotado), foi anunciada a entrada dos Srs. Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores e Vice-Coordenadores Executivos das demais Unidades da Unesp. Pela ordem, o Vice-Reitor, Prof.Dr.Sérgio Roberto Nobre; o Diretor Cessante da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias; o Prof.Dr. Arnaldo Cortina – Secretário Geral da Unesp – Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (FCT/Câmpus de Presidente Prudente); Profª.Drª.Elaine Maria Sgavioli Massucato – Diretora da Faculdade de Odontologia (Câmpus de Araraquara) e Presidente do Fórum de Diretores da Unesp, representando os Diretores das Unidades da Unesp e Profª.Drª.Maria Antonia Ramos de Azevedo – Vice-Diretora do Instituto de Biociências de Rio Claro – e Presidente do Fórum de Vice-Diretores das Unidades da Unesp.

Daí, a Comissão de Honra sob a Coordenação da Profª.Drª.Cristiane Néspoli Morelato França conduziu ao Recinto, o Diretor e o Vice-Diretor eleitos: Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia e Prof. Dr. Aldo Eloizo Job, respectivamente, bem como o Prof.Dr.Carlos Alberto Tello Saenz; Profª.Drª.Silvânia Manfredi Nobre e Prof. Dr.Augusto Cesinando de Carvalho. Logo após, houve chamada para a entrada do Diretor e do Vice-Diretor eleitos para o quatriênio 2018/2022. A Abertura oficial da solenidade foi feita pelo Vice-Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Prof.Dr. Sérgio Roberto Nobre, que presidiu os trabalhos no Teatro Paulo Roberto Lisboa.

Transmissão e posse

Concluída a 1ª etapa da solenidade de transmissão e posse das funções de Diretor e Vice-Diretor da FCT/Unesp, todos foram convidados a entoar o Hino Nacional Brasileiro. Depois, vieram pronunciamentos: do Diretor e do Vice-Diretor cessantes: Profs. Drs.: Marcelo Messias e José Carlos Silva Camargo Filho. De conformidade com o disposto no Artigo 34 – Inciso VI – do Estatuto da Unesp, procederam aos Autos para a posse os Profs.Drs.: Rogério Eduardo Garcia e Aldo Eloizo Job (Diretor e Vice-Diretor eleitos), para cumprimento de um mandato de 4 anos.

O Termo de transmissão das funções de Diretor e Vice-Diretor da FCT/Unesp – elaborado pela Unidade – foi lido pela Sra.Sandra Rgina Albuquerque, Diretora Técnica Acadêmica Substituta. O Termo de posse foi lido pelo Prof.Dr.Arnaldo Cortina, Secretário Geral da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Na continuidade, a transferência das insígnias entre os Diretores Cessantes e os empossados; a troca de lugares na mesa dos trabalhos; a Borla; o Capelo e Insígnias da Direção, transferidas ao Diretor empossado e ao Vice-Diretor, respectivamente.

Em nome da Congregação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/Presidente Prudente, falou a Profª.Drª.Cristiane Néspoli Morelato França. Representando os Docentes, o Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino e logo após, vieram os pronunciamentos do Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloizo Job e do Diretor para o quatriênio, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, da FCT/Unesp.

O discurso do novo Diretor

Em seu discurso de posse, o novo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente disse que se sente honrado por ter sido escolhido pela comunidade na condição de Diretor. Mas primeiro gostaria de contar um pouco da trajetória para chegar a este momento. E afirmou: “No início do ano 2017, nomes fortes de professores renomados com carreira acadêmica consolidada, foram considerados par a sucessão dos Professores Marcelo e Zeca. Manifestados os interesses – sim ou não de cada um – quanto a assumir o desafio , restaram alguns nomes de possíveis candidatos”.

O Prof..Dr.Rogério Eduardo Garcia acrescentou: em paralelo, um fórum de discussão foi organizado para ouvir a comunidade, que teve a oportunidade de manifestar idéias e ideais com uma visão de futuro: que FCT queremos para daqui a 20 anos ? Ao final, quatro nomes foram colocados; e entre esses, tive a honra de ser escolhido para o desafio de dirigir a FCT nos próximos quatro anos, assim como o Professor Aldo.”Estamos cientes das dificuldades: falta de recursos, falta de funcionários administrativos e docentes. E nesse cenário é fundamental que todos os envolvidos contribuam, fazendo a diferença para que superemos as dificuldades. Diante das diversidades e dificuldades é fundamental o apoio da Reitoria. Em parceria, trabalharemos juntos para a Unesp”.

Ênfase ao Poder Público

O Professor Rogério deu ênfase especial ao Poder Público – Federal, Estadual e Municipal – argumentando que precisa do apoio de todos. E acrescentou: “Em uma via de mão dupla, podemos ter a contribuição e contribuir com a comunidade e para a comunidade. Oferecendo serviços e mão de obra altamente qualificada para a melhoria de nossa comunidade. Aliás, esta é uma das forças da Unesp, reconhecida por políticos que querem ter uma unidade em seu município. A Unesp é reconhecida pelo Governo paulista, que sabe da sua distribuição no Estado levando ensino público e gratuito e de qualidade aos quatro cantos, sendo também instrumento de distribuição de verbas. Sim, a FCT despeja aqui em Presidente Prudente perto de 5 milhões por ano, gerando empregos e renda”.

Agradecimento especial

Manifestando seus agradecimentos à comunidade acadêmica da FCT pela confiança depositada nos seus novos Diretores, o Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia lembrou que “embora amarrados pelos ritos da coisa pública, nós – Aldo e eu – faremos o melhor para superar as dificuldades, contribuindo para o compromisso da Unesp. E neste momento teremos um desafio: ser criativos e inovar para fazer mais, com menos. Não posso deixar de expor meus agradecimentos à minha família. Em especial à minha mãe (in memoriam), que sempre acreditou na educação como meio para alavancar o ser humano. À Caroline e Analice agradeço pela paciência. Juntamente com o Aldo, trabalharemos com empolgação e dedicação. Representando e defendendo a FCT, rogo a Deus – e com ele – faremos o melhor “ – concluiu o Diretor da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, realizou-se a solenidade de posse dos novos Diretores da FCT. Vice Reitor, Prof.Dr.Sérgio Roberto Nobre representou a Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A entrada dos Diretores, Vice-Diretores e Coordenadores Executivos de várias Unidades do Estado de São Paulo marcou a abertura do ato solene realizado no dia 23 de Março de 2018.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Vice-Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, ocupa a Tribuna para seu pronunciamento de congratulações com os novos Diretores da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Eleito para o quatriênio 2018/2022, o Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia ocupa lugar de destaque na mesa dos trabalhos e recepciona seu companheiro, Prof.Dr.Aldo Eloizo Job, Vice-Diretor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Secretário Geral da Unesp, Prof.Dr.Arnaldo Cortina faz sua saudação especial aos novos Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, eleitos para uma nova gestão.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ocupando posição de destaque como novo Diretor da FCT/Unesp, o Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia deu ênfase especial ao Poder Público e manifestou agradecimentos à comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os momentos finais da cerimônia no Centro Cultural Matarazzo foram reservados para as homenagens aos familiares dos Diretores (cessantes ou novos Gestores), como forma de agradecimento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A cerimônia de encerramento envolveu não só os dirigentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia, mas também toda a comunidade acadêmica, autoridades e convidados com muito aplauso.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP