jun 27

Num espaço inferior a duas semanas do mês de Junho de 2016, foram defendidas publicamente na FCT/Unesp, nada menos que seis teses de Doutorado, através do Programa de pós-graduação em Educação (4) e Geografia (2). Todos os candidatos inscritos se apresentaram juntamente com seus Orientadores. Locais das defesas: Anfiteatro VII:3; Sala de Videoconferência:2 e Anfiteatro 6:1.

Para cumprir esse agendamento, ou seja: a defesa das teses de Doutorado foram designados os seguintes candidatos: Dia 10/Junho – Ronaldo Natalino Ciciliato e Diego de Souza Mendes; Dia 16/Junho – Jamily Nicácio Nicolete; Dia 17/Junho – Melina Fushimi e Dia 22/Junho – Thaisa Sallum Bacco e Rogério do Amaral. Orientadores: Prof.Dr.Luis Piroli (Deptº de Geografia da FCT/Unesp); Prof.Dr.Mauro Betti (Deptº de Educação Física da FCT/Unesp); Profª.Drª.Arilda Inês Miranda Ribeiro (FCT/Unesp); Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes (Deptº de Geografia da FCT/ Unesp); Profª.Drª.Cláudia Maria de Lima (Deptº de Educação da FCT/ Unesp) e Prof.Dr.Divino José da Silva (Deptº de Educação da FCT/Unesp).

Os temas defendidos pelos Doutorandos foram: “Análise dos Impactos /sócio-ambientais na área de influência do Reservatório de Capivara, rio Paranapanema-Brasil”; “(Re)ver-se e (Re)criar-se em imagens: o Estágio na Literatura em Educação Física em perspectiva semiótica”; “Escritos de Mary Dascomb – A atuação educacional feminina inupta no Projeto Presbiteriano do Brasil”; “Vulnerabilidade Ambiental aos processos erosivos lineares de parte dos municípios de Marabá Paulista e Presidente Epitácio/SP”; “Grupo colaborativo e o uso da mídia na escola – Avaliação de uma proposta formativa de Professores”.

Integrantes das Comissões Examinadoras

Nas defesas de teses por Doutorados nesse período de 13 dias – além dos Orientadores acima citados – atuaram os seguintes membros das comissões examinadoras: Docentes – Nilza Aparecida Freres Stipp, Rodrigo Lilla Manzione, Raul Borges Guimarães e José Tadeu Garcia Tommaselli; Giovani de Lorenzi Pires, Lúcia Helena Ferraz Santoagostino, José Milton de Lima e Yoshie Ussami Ferrari Leite; Maria de Fátima Salum Moreira, Jane Soares de Almeida, Stela Maris Scatena Franco Vilardaga e Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo; Maria Cristina Perusi, José Tadeu Garcia Tommaselli, Regina Célia de Oliveira e Leda Correia Pedro Miyazaki; Mônica Fantin, Guaracira Gouvea de Sousa, Leny Rodrigues Martins Teixeira e Maria Raquel Miotto Morelatti; Pedro Ângelo Pagni, Cláudia Maria de Lima, Alex Sandro Gomes Pessôa e Renata Maria Coimbra.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 10/Junho, o candidato do Programa de pós-graduação em Geografia, Ronaldo Natalino Ciciliato defendeu tese de Doutorado, no Anfiteatro 6 da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também no dia 10/Junho, Diego de Souza Mendes, do Programa de pós-graduação em Educação fez sua defesa pública de tese de Doutorado, na Sala de Videoconferência da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 16/Junho, no Anfiteatro 7, a candidata Jamily Nicácio Nicolete enfrentou a Comissão Examinadora para a defesa de sua tese de Doutorado/Progr.de pós-graduação em Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 17/Junho a candidata Melina Fushini – do Programa de pós-graduação em Geografia da FCT/Unesp – fez sua defesa pública de tese de Doutorado, na Sala de Videoconferência.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro 7, a candidata Thaisa Sallum Bacco, do Programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp, defendeu sua tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato do Programa de pós-graduação em Educação, Rogério do Amaral compareceu no dia 22/Junho no Anfiteatro 7 da FCT/Unesp para a defesa pública sua tese de Doutorado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 25

Em viagem de trabalho empreendida ao Reino Unido, o Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, do Departamento de Educação Física e Coordenador do Programa de pós-graduação da FCT/Unesp, apresentou-se na Universidade de Oxford/Inglaterra. Pelas informações, ele teve excelente receptividade, não só por docentes daquela tradicional Universidade, como também pelos discentes de todos os países do mundo, que lá se encontram nos dias atuais.

Na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” existe um Programa de Apoio para a realização de Estágio no Exterior – PAREex – que tem por principal objetivo o auxílio financeiro, de acordo com o Edital Nº 03/2016PROPG. Esse auxílio se destina a docentes permanentes dos Programas de pós-graduação da Unesp. Trata-se de um fator positivo, como apoio para se realizar estágios no exterior em Instituições de reconhecida excelência científica e tecnológica. Por sorte, dentre os inúmeros candidatos inscritos, o escolhido foi o docente Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, da FCT.

O Professor Tuim desenvolveu na região de Presidente Prudente um trabalho de intervenção e pesquisa no Lar e nas Escolas de Ensino Fundamental, junto ao seu Grupo de Pesquisa. O assunto despertou o maior interesse em termos regionais, razão pela qual foi escolhido para ser levado ao Exterior. Com isso, espera-se importante manifestação do setor acadêmico de Oxford e outras Universidades britânicas a respeito do assunto.

Em sua atividade acadêmica na FCT/Unesp, ele tem sido bastante requisitado para as mais diversas atividades. Inclusive como Orientador dos candidatos que defendem – através dos Programas de pós-graduação – dissertações de Mestrado ou teses de Doutorado em Educação e outros cursos. Sua atuação se dá especialmente como membro atuante do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural/GEIPP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, da FCT/Unesp tem sido bastante requisitado pelo Programa de pós-graduação como Orientador dos candidatos aos titulos de Mestrado ou Doutorado.

Clique para ampliar!
Depois dessa escalada como docente, o Professor Tuim foi especialmente convidado para realizar estágios numa Instituição de reconhecida excelência científica e tecnológica, que é a Universidade de Oxford/Inglaterra.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 23

Tendo como autores Édison Trombeta de Oliveira e Arilda Inês Miranda Ribeiro, foi lançado no Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia, um novo livro: “Memórias docentes sobre o início da Unesp em Presidente Prudente”. A nova publicação da Editora CRV está à disposição de todos os interessados, ao preço promocional de R$ 47,90. http://www.editoracrv.com.br/index.ph?f=produto detalhes&pid=31460
Segundo os autores, o público do livro é bem heterogêneo. Pelo lado acadêmico, pesquisadores da área de história, de educação e de comunicação podem se interessar, por tratar da intersecção entre essas três áreas e ter contribuições, tanto metodológicas quanto de conteúdo específico a elas. No entanto, o público em geral pode lê-lo, uma vez que, para além da teoria, o objetivo do livro é algo próximo de todos; e, na parte mais “prática” da obra, ela assemelha-se um pouco a uma narrativa da história da Unesp no período, os principais acontecimentos e conseqüências.

Há várias curiosidades no livro… Mas tem uma bem legal – diz Édison Trombeta de Oliveira – que acrescenta: “É que nós gostaríamos de ter conversado com a Atriz Aracy Balabanian, pois o irmão dela, Armén Mamigonian, foi docente da Instituição no período de instalação da UNESP e ela veio até Presidente Prudente em uma manifestação pela manutenção dos cursos na cidade”. Então, segundo os relatos, ela veio e houve bastante gente nesse evento. Foi marcante para alguns entrevistados.

A entrevista que não aconteceu

Édison acrescenta em sua explicação sobre o que escreveu juntamente com a Profª.Drª. Arilda Inês Miranda Ribeiro: Insisti bastante com a Assessoria de Imprensa dela (Aracy Balabanian), que poderia ser até uma entrevista por telefone; e quando estava tudo certo, uma série de imprevistos acabou impedindo que a entrevista ocorresse… Uma pena ! Édison Trombeta é Doutorando em Educação – USP – Mestre em Educação – FCT/UNESP – e Designer Instrucional.

O ato de lançamento do livro: “Memórias docentes sobre o início da Unesp em Presidente Prudente” verificou-se na tarde de 20 de Junho de 2016. Presença dos autores junto à Mesa Diretora, presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp, prestigiados com a participação de vários docentes que integram a Congregação da Faculdade.

Prefácio a dois

O Prefácio é assinado respectivamente pelo Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP, Profs.Drs.Marcelo Messias e José Carlos Silva Camargo Filho. Ocupando duas páginas e meia da publicação, acentuam que a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente foi criada em 1957, vindo a funcionar dois anos depois, isto é, em 1959. Os primeiros cursos autorizados foram: Geografia e Pedagogia. Posteriormente os cursos de licenciaturas em Ciências e Estudos Sociais.

No ano de 1976, o Governo do Estado de São Paulo uniu os Institutos Isolados de Ensino espalhados pelo interior (incluindo a FFCL), criando a UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. A partir dessa encampação, a FFCL passou a ser denominada IPEA – Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais – da Unesp. Finalmente em 1989, recebeu a denominação definitiva de Faculdade de Ciências e Tecnologia, ou FCT/UNESP. Nesse sentido, em 2016, tanto a Unesp como a Faculdade de Ciências e Tecnologia comemoram 40 anos como Instituição de Ensino Superior (público) no Estado de São Paulo.

Expectativa pelo Centenário da cidade

Em 2017 Presidente Prudente chegará aos 100 anos de fundação. Numa relação de reciprocidade, a Faculdade de Ciências e Tecnologia foi influenciada e exerceu influência sobre a região de Presidente Prudente. Há – conforme escreve o Professor Marcelo Messias – sob esse ponto de vista, vários motivos para comemorações. E é nesse momento que a FCT brinda a comunidade prudentina com o presente livro: ‘’MEMÓRIAS DOCENTES sobre o início da UNESP em Presidente Prudente”- busca por meio de imagens (1975-1980). Autoria de Édison Trombeta de Oliveira e Arilda Inês Miranda Ribeiro.

Pesquisa levou 2 anos para ser concluída

Os autores do livro informaram que a pesquisa de mestrado desenvolvida, até sua conclusão levou dois anos de duração. “Depois disso, começamos a pensar da publicação desse material. Considerando que a defesa de mestrado ocorreu no 2º semestre de 2014 e o livro ficou pronto no 1º semestre de 2016, soma-se aí mais um ano e meio pra mais ou pra menos”.

Entrevistados

Foram entrevistados: Leny Teixeira (professora aposentada da casa); Eliseu Savério Spósito (foi aluno e funcionário da Unesp e ainda Professor); Maria Encarnação Beltrão Spósito (esposa de Eliseu,também e ainda professora); Ruth Künzli (professora aposentada da Unesp,que continua na vida acadêmica); Helena Faria de Barros (professora aposentada da casa); Marcos Alegre (professor aposentado e ex-Diretor da FCT); Theresa Marini (professora aposentada da casa); Alvanir de Figueiredo (professor aposentado da casa e ex-Diretor da FCT, falecido recentemente) e Lúcia Ferri (professora aposentada).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Memórias docentes sobre o início da Unesp em Pres.Prudente”, constituiu o mais recente lançamento editorial. O ato foi presidido pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ato de lançamento realizado no Auditório/Discente V da FCT/Unesp reuniu na mesa diretora, o autores: Édison Trombeta de Oliveira e Arilda Inês Miranda Ribeiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcos Alegre (ex-Diretor da FCT/Unesp e Professor Emérito, foi um dos primeiros a receber o novo livro, o que o levou a tecer considerações a respeito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A sessão de autógrafos verificou-se logo após a cerimônia de apresentação pelos seus autores, prestigiados com a presença de inúmeros docentes da antiga e nova geração.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os familiares do Jornalista, Mestre e Doutorando/ Educação, Édison Trombeta de Oliveira (incluindo o avô), compareceram ao lançamento do livro em tarde de autógrafos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 22

Com a presença da “Velha Guarda” e docentes da nova geração, foi entregue à Profª.Drª.Theresa Marini o título de ‘’Professor Emérito’’, concedido pela Douta Congregação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP. A honraria aconteceu no Auditório do Discente V, onde se desenvolveu a Sessão Solene, presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp. Esse título, por tradição é conferido aos Professores Aposentados, que tenham alcançado Grau Eminente no Ensino e na Pesquisa.

Com a formação da mesa, constituída por docentes do Departamento de Educação, Comissão de Honra e Chefes de Departamentos, foi anunciada juntamente com o cortejo, a entrada ao Recinto da homenageada. A Professora Doutora Theresa Marini ingressou no Auditório, ladeada pelos docentes: Onaide Schwartz Correa de Mendonça; Yoshie Ussami Ferrari Leite; Maria Cristina Rizk; Silvânia Lanfredi Nobre e Alberto Albuquerque Gomes. A abertura da cerimônia foi presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias.

Instalada a Sessão Solene, foi concedida a palavra inicial à Profª.Drª.Yoshie com o pronunciamento panegírico à homenageada. A seguir, falaram: o Prof.Dr.Miguel Madeira – docente do Câmpus da Unesp/Araçatuba – parceiro da docente homenageada no Projeto “Pedagogia Universitária” – Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Spósito (ex-aluna da docente homenageada), o discente Hélio Santos Alves Maria – membro da Congregação – e finalizando a 1ª parte da cerimônia, a leitura do Termo de Outorga pela Diretora Técnica Acadêmica da FCT/Unesp, Sra.Antonia Aparecida Escaioni.

O ato seguinte foi a entrega do “Capelo”, que representa o Domínio do Conhecimento de uma determinada área da Ciência, pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, que se pronunciou logo após; no caso, a área de Ciências Humanas da Professora homenageada. Finalizando a solenidade, usou da palavra a Professora Theresa Marini, com seu aguardado pronunciamento. Ela agradeceu a presença e o apoio da Congregação e de todos os membros que atuaram e continuam atuando na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O discurso do Diretor da FCT/Unesp

O Prof.Dr.Marcelo Messias, iniciou seu discurso ressaltando os momentos difíceis em que passou a FCT/Unesp, desde sua criação até os dias de hoje, com várias fases. “Teve vários nomes: criou, extinguiu e criou novamente diferentes cursos. Passou por momentos difíceis (como os que estamos vivenciado hoje); e por momentos de intenso progresso. E a Professora Theresa, mais do que qualquer um de nós neste Auditório, vivenciou muitos desses momentos”. Professor Marcelo destacou em seu discurso, a importância da FCT/Unesp – uma das maiores e mais importantes unidades do Estado de São Paulo.

Em seguida, o orador destacou os 12 cursos de graduação (alguns funcionando em dois períodos); 10 programas de pós-graduação; cerca de 220 professores; 215 servidores técnico-administrativos e mais de 3.600 alunos. A trajetória percorrida para chegar a esse patamar – disse – se fez com o trabalho de muitos: docentes, servidores, alunos e o reconhecimento da comunidade local e regional. Na sua essência, uma Instituição é representada, reconhecida e identificada com as pessoas que a constituem.

“Na mais justo, então, do que homenagearmos aqueles, que com o seu trabalho e dedicação, deram significativa contribuição para que a FCT se desenvolvesse, progredisse em todas as suas dimensões; e chegasse onde hoje se encontra – como é o caso da Professora Theresa Marini, nossa homenageada neste dia. Segundo uma fonte que consultei, Professor Emérito é um título conferido por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados, que atingiram o grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica”. É concedido de forma rigorosa àqueles profissionais que se destacaram em sua área de atuação pela relevância e ou magnitude de sua produção e atividade científica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica. E o texto termina assim: “Trata-se da maior honraria existente hoje no meio acadêmico”.

Um título que muito nos orgulha !

Na continuidade de seu pronunciamento, o Prof.Dr.Marcelo Messias ressaltou: “Finalizo, parabenizando a Profª.THERESA, por esse título tão importante, que muito nos orgulha. Em nome da Professora Theresa, neste momento especial, parabenizo também a todos os demais professores que atuaram e atuam na nossa FCT/UNESP, por sua dedicação e empenho”.

Concluindo: “Que todos possamos ao final da caminhada, olharmos para trás e dizermos: VALEU A PENA! É o pensamento, que acredito, passa pela cabeça de todos nós em momentos como esse. São exemplos como o da Professora Theresa Marini e de muitos outros, que se destacam em suas atividades em prol da Educação, em todas as suas dimensões”. Muito Obrigado! (Marcelo Messias).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditorio/Discente V da FCT/Unesp, realizou-se uma sessão solene da Congregação, para outorga do título de “Professor Emérito” conferido à Profª.Drª.Theresa Marini.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ato aconteceu na manhã de 17 de Junho e foi bastante prestigiado. Não só pela Diretoria e Congregação da Faculdade, mas também por servidores, docentes e ex-docentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Representando a Unesp – Câmpus de Araçatuba – a saudação do Prof.Dr.Miguel Madeira – parceiro da homenageada – num Projeto denominado “Pedagogia Universitária” .

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A solenidade em homenagem à Professora Theresa Marini, foi abrilhantada pela “Camerata” do Maestro Luizão, que deu um toque de beleza e sensibilidade nesse evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, o momento de maior importância nesse evento significativo: a entrega do Capelo e do Título à Professora homenageada, pela brilhante atuação entre 1965/1993.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Palavras de agradecimento da homenageada, Profª. Drª.Theresa Marini, de atuação destacada na Unesp – e por todos os méritos – digna do reconhecimento público.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nestsa homenagem tributada a uma docente incomparável, presença de personalidades marcantes de nossa história: Professores Benjamin Resende e Armén Mamigonian.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cirton Genaro – famoso pela sua criatividade nas artes plásticas – juntamente com os Profs.Yoshie, Marcelo Messias e Helena Faria de Barros, abraçando a homenageada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Amigos e ex-companheiros que se reencontram no Câmpus Universitário da Unesp, num dia inesquecível: Profs.: Eliseu, Maria Encarnação (Carminha),Ruth Künzli e outros.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 20

Nos dias 7, 8 e 9 de Junho, realizou-se no Boulevard “Messias Meneguette Jr” e no Auditório Discente V da FCT/Unesp o 1º Ciclo de Seminários Cientifico e Cultural, com palestras proferidas por vários docentes e convidados de outras unidades educacionais. Os temas abordados foram os mais diversificados, especificamente voltados para os setores que fazem parte do circuito cientifico e cultural, fizeram parte das comemorações alusivas à Semana do Meio Ambiente em Presidente Prudente.

Química, Física, Solos e Geologia destinados a alunos de graduação , pós-graduação, bem como, Professores e Profissionais da área, aos quais foram conferidos Diplomas como participantes. Nas Oficinas que foram desenvolvidas durante o período, houve participação aproximada de 60 candidatos. A informação foi dada por Nikele Maiara Milani, integrante do CEMAARQ – Deptº de Planejamento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

No balanço geral: 482 alunos provenientes de Escolas públicas e particulares, de Presidente Prudente e região; 14 Profissionais de Educação Básica; 8 alunos de graduação da FCT/Unesp. Nesse evento, que durou três dias, houve representação de 7 comunidades em termos de participação, evidenciando que o assunto ganhou prestígio de maior interesse pelos temas abordados.

Diga-se de passagem: a participação escolar foi muito bem desenvolvida por estudantes de várias cidades, que se deslocaram até Presidente Prudente. A maioria, freqüentando o Ensino Fundamental e Médio. Daí, a importância desse Seminário voltado à comunidade, que alcançou ampla repercussão em toda a região. Presença honrosa de pais de alunos, professores, coordenadores de ensino. Entre os quais, graduandos dos cursos da FCT/Unesp e outras Instituições de Ensino Técnico e Superior.

Palestras e Mesa Redonda

Na programação de abertura do Ciclo Científico e Cultural (dia 08/ Junho), a 1ª palestra versou sobre: “A utilização dos Experimentos no Ensino de Ciências”, às 19 hs no Auditório do Discente V. No dia 09/Junho – no mesmo horário noturno – a palestra: “Panorama da Cerâmica Latinoamericana – Vestígios e memórias”. No último dia (10/Junho),às 9hs: Mesa redonda no Anfiteatro I, com o tema: “Geologia, Meio Ambiente e Ensinando solos”. Às 14hs, no Laboratório de Geologia – Oficina Prática – “Pintando com solos”.

Conforme relato de Nikele Maiara Milani – do CEMAARQ – que organizou o evento cultural sob a coordenação da Profª.Drª. Ruth Künzli, houve participação dos seguintes Educandários: dia 7/Junho: Colégio São Paulo – Ensino Médio: 50 alunos; Colégio Gisele Dalefi – 4º ano – 25 alunos; MA-José Barbosa Castro Toledo/Pirapozinho – 2º ano: 60 alunos; ETEC Prof. Milton Gazzeti – Presidente Venceslau – 50 alunos.

No dia 8/Junho – EE Olga Yassuko Yamashito – 49 alunos; ETEC Prof.Milton Gazzeti – Presidente Venceslau – 80 alunos; EMEF Maria Madia Poleto – Indiana – 3º ano do Ensino Fundamental : 16 alunos. No último dia -9/Junho – Colégio Cristo Rei – Pres.Prudente – 6º ano – 36 alunos; Colégio Escoteco – 6º ano – 23 alunos; EE Olga Yassuko Yamashita – Pirapozinho – 9º ano – 75 alunos e Escola Teófilo Gonzaga: 18 alunos. Realização: Circuito Científico e Cultural, em convênio com o MEC/SESU – Siconv – PROEXT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Semana do Meio Ambiente, o CEMAARQ da FCT/Unesp promoveu o 1º Ciclo de Seminários do Circuito Cientifico e Cultural.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento consistiu na realização de três palestras proferidas por convidados especiais que abordaram temas os mais diferentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A programação de palestras se desenvolveu no Auditório/ Disc. a partir do dia 7/Junho – às 14hs – e no final,10/Junho: Mesa redonda.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As atividades culturais e científicas despertaram o maior interesse parte dos estudantes que vieram de várias cidades da região de Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para entretenimento de centenas de participantes do evento promovido pelo CEMAARQ, uma nova apresentação da “Troupe Quimiatividade”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I e Laboratório de Geologia, foram desenvolvidas outras atividades no encerramento do evento” Semana do Meio Ambiente”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos intervalos de cada noite ou dia, sempre houve uma “pausa” para o Coffee Break, no Boulevard – anexo ao Auditório do Discente V.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No local de realização do 1º Ciclo de Seminários do Circuito Científico e Cultural, uma ampla exposição de peças do acervo da Arqueologia Indígena.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 19

Sob a coordenação e mediação do Prof.Dr.Hélio Hirao, do Deptº de Planejamento, Ambiente e Urbanismo da FCT/Unesp/Câmpus de Presidente Prudente, realizou-se no dia 15 de Junho – no Auditório do Discente V – o Seminário: Paisagem, Patrimônio e Projeto – Preservação e Intervenção. Presença e participação de conferencistas especialmente convidados. Entre eles, docentes da UEM, UEL, FAAC/Unesp e bolsistas de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Cartográfica.

A abertura verificou-se às 14hs com a Intervenção Projetual, pela Profª.Drª.Karim Schwabe Meneguetti, da Universidade Estadual de Maringá/UEM-PR. A seguir: Preservação das paisagens históricas – Inventário e Avaliação pelo Prof.Dr.Humberto Yamaki, da Universidade Estadual de Londrina/ UEL-PR, seguido pela Mestranda da UEM, Laís Hanro A.Lima, que abordou aspectos da preservação de bens históricos,através dos espaços livres urbanos. No período das 16 às 17h20, abordagem do Projeto “Memória Ferroviária e a experiência com SIG”pelo Prof.Dr Éverton Henrique Morais –Mestre da FAAC/Unesp.

Na etapa final – após as 17h20 – Inventário do Cemitério Típico Japonês de Álvares Machado/SP. Banco de dados, sítio Internet e aplicativo-Projeto PROExt/Mec2013, com os bolsistas de graduação: Maria A.Frizarim e Natália M.F.Moraes; Gabriel C.Santana, Thiago G.Lima e Beatriz G.Ataíde.

Paisagem e Patrimônio

O Seminário desenvolveu as polêmicas questões da Paisagem e Patrimônio, debatendo as possibilidades de preservação e intervenção, tanto do ponto de vista téorico-metodologico como do estudo de casos de cidades de pequeno e médio porte do estado de São Paulo e Paraná. Assim como, possibilitou ao projeto de extensão ProExt Mec 2013 “O inventário como preservação do patrimônio histórico e arquitetônico do oeste paulista: o cemitério da colônia japonesa de Álvares Machado SP” apresentar o resultado parcial de suas atividades recebendo contribuições para seu desenvolvimento.

A Profa. Dra. Karin Schwabe Meneguetti da Universidade Estadual de Maringá na sua palestra Preservação do Patrimônio Paisagístico abordou o conceito de Paisagem na geografia e na teoria da Restauração e analisou o estudo de caso da cidade de Maringá e a preservação e intervenção do seu patrimônio paisagístico. A organização desse evento se deve ao NEPP – Núcleo de Estudos em Patrimônio e Projeto do Departamento de Planejamento, Ambiente e Urbanismo.
O Prof. Dr. Humberto Yamaki da Universidade Estadual de Londrina na sua palestra Caráter de Paisagens Históricas, Inventário e Avaliação (Paisagem Cênica e Etnográfica) apresentou seu procedimento metodológico de avaliação das Paisagens e demonstrou aplicações em dois estudos de caso, um em Londrina e outro em Álvares Machado.

A Mestranda Laís Hanson A. Lima da Universidade Estadual de Maringá desenvolveu a palestra Patrimônio e Paisagismo- a preservação de bens históricos através dos espaços livres urbanos. Falou sobre a questão das preservações de paisagens de ruínas e as suas várias vertentes, tanto da teoria da restauração como da geografia, analisando estudos de casos nacionais e estrangeiros.

O Mestre Ewerton Henrique de Morais pela FAAC/ UNESP fez a palestra: Projeto Memória Ferroviária e a experiência com SIG. Tratou do desenvolvimento da pesquisa do projeto Memória Ferroviária e o percurso téorico-metodologia na construção de um inventário do Patrimônio Ferroviário Paulista através da construção de um SIG e suas várias camadas.

Os alunos bolsistas do ProExt Mec 2013-SESU falaram sobre o projeto de extensão: Inventário do Cemitério Japonês de Álvares Machado, banco de dados e portal web. Foram mostrados os resultados parciais da pesquisa desenvolvida, desde o processo de construção do inventário. Passando pelo Banco de Dados até o Portal Web, para computadores e celulares. Conduzindo o debate nos momentos finais, o Prof. Dr. Hélio Hirao/ FCT UNESP que fez a mediação.

Evento inédito

Esse evento inédito realizado em Presidente Prudente, surgiu como um importante momento transitório para o desenvolvimento da questão relacionada à Preservação e Intervenção sobre as Paisagens. As ações preservacionistas enfocam por demais o edifício. Esquecendo dos espaços, entre construídos e a transformação de seus significados ao longo do tempo. Bem como sua adaptação às necessidades do mundo contemporâneo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Conferencistas especialmente convidados vieram participar deste importante evento promovido pelo Núcleo de Estudos em Patrimônio e Projeto/NEPP da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O assunto despertou a atenção de professores, estudantes e profissionais de Engenharia e Arquitetura. O Anfiteatro 6 da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp esteve superlotado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 12

Gisele Santos Silveira, ex-aluna do Programa de Pós Graduação em Química da Unesp (São José do Rio Preto – Presidente Prudente) foi premiada por seu trabalho apresentado no 60o Congresso Brasileiro de Cerâmica, realizado em Águas de Lindoia/SP. O evento reuniu 389 participantes com um número calculado em quase 300 trabalhos técnico-científicos. No ano passado, a ex-aluna que representou o IBILCE de São José do Rio Preto e Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente, foi “Menção Honrosa” nesse concurso de âmbito nacional.

O trabalho apresentado que mereceu aprovação geral da Comissão Julgadora, versou sobre a “Caracterização estrutural de Nanopartículas do tipo Core/ShellZnO@Cr e ZnO@Ni por microscopia eletrônica de transmissão”. Por sua classificação Gisele Santos Silveira recebeu o prêmio de “Melhor Trabalho de Ceramografia” durante o 60o Congresso Brasileiro de Cerâmica, realizado de 15 a 18 de Maio/2016 no Hotel Majestic em Águas de Lindóia. Mais detalhes sobre esse concurso que é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Cerâmica/ABCERAM podem ser obtidos em: http://metallum.com.br/ e http://www.abceram.org.br/

O trabalho apresentado é parte da dissertação de Mestrado intitulado: “Novos materiais multifuncionais para aplicação em fotocatálise” e sua defesa foi desenvolvida no mês de Março deste ano, sob a orientação da Profª. Drª. Silvania Lanfredi. Gisele contou também com a colaboração do Prof. Dr. Marcos Augusto de Lima Nobre. Ambos os docentes pertencem ao Câmpus da FCT/UNESP e são vinculados ao Programa de Pós Graduação em Química São José do Rio Preto – Presidente Prudente.

Os docentes também são coordenadores do grupo de pesquisa Laboratório de Compósitos e Cerâmicas Funcionais – LaCCeF – pertencente à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente. Por sua vez, o grupo atua em áreas como: Síntese química de Pós, caracterização estrutural, dielétrica, térmica de nanopartículas, nanofluídos e elétrica de eletrocerâmicas em altas temperaturas. E mais: blendas à base de biocombustíveis e aditivos anti-congelantes, fotocatálise e catálise heterogênea.

Clique para ampliar!
Gisele Santos Silveira acaba de conquistar mais um prêmio ref.”Melhor trabalho de Ceramitografia” do Congresso Brasileiro de Cerâmica, realizado em Águas de Lindóia/SP.

Clique para ampliar!
Ao lado da Orientadora, Profª.Drª. Silvânia Lanfredi a ex-aluna de Pós-Graduação em Química, que representou a FCT/Unesp – Presidente Prudente e IBILCE – S.J.do Rio Preto.

Clique para ampliar!
O prêmio conquistado neste ano, é o 2º na carreira universitária de Gisele Santos Silveira. No ano passado, ela disputou o concurso em Sergipe e obteve classificação com “Menção Honrosa”.

Clique para ampliar!
Nas mãos da ex-aluna do curso de Pós-Graduação em Química da FCT/Unesp e Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas/IBILCE de S.J.do Rio Preto, o Certificado da Premiação.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 05

Os Programas de Pós-Graduação em Fisioterapia e Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou nos dias 25 de Maio e 1º de Junho, duas novas dissertações de Mestrado, defendidas publicamente no Anfiteatro III e Sala de Reuniões do GASPERR (junto à ReCiMe). Para defendê-las, foram apresentados dois candidatos: Gabriel Faustino Santa Brígida e Deivid Francisco da Silva, respectivamente.

Os Orientadores foram os docentes: Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos, do Departamento de Fisioterapia e Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia, ambas integrantes da FCT/Unesp. Também compondo a mesa, no dia 25/Maio. Como membros da Comissão Examinadora: as Profªs.Drªs.Dionei Ramos, do Departamento de Fisioterapia da FCT/Unesp e Mahara Daian Garcia Lemes Proença, da Universidade Estadual do Norte do Paraná/UENP.

No dia 01/Junho, atuando como integrantes da Comissão Examinadora, os Profs.Drs.: Márcio José Catelan, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp -Pres.Prudente – e Sérgio Moreno Redón – Pós-Doutorado.

Os temas defendidos publicamente pelos dois Mestrandos foram: “Fatores de risco para problemas respiratórios e musculoesqueléticos: o papel do Tabagismo passivo e dor lombar” – por Gabriel Faustino Santa Brígida; e “Lógicas espaciais das empresas franqueadas do ramo de serviços de alimentação: cidades médias e consumo” – por Deivid Francisco da Silva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora apresentou-se no dia 25/Maio, o candidato ao Mestrado/Fisioterapia da FCT/Unesp, Gabriel Faustino Santa Brigida. Orientadora: Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos, do Departamento de Fisioterapia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– No dia 02/Junho, na Sala de Reuniões do GASPERR (junto à ReCiMe), o candidato Deivid Francisco da Silva defendeu dissertação de Mestrado/Geografia, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 05

Nos últimos dias de Maio e primeiros dias do mês de Junho/2016 foram desenvolvidas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – algumas dissertações de Mestrado e uma tese de Doutorado. No Anfiteatro VII (dia 25 de Maio/14hs), o candidato Klinger Teodoro Ciríaco – do Programa de pós-graduação em Educação – defendeu sua tese de Doutorado, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, do Departamento de Educação da FCT/Unesp.

Além da Orientadora, presença e participação como membros da Comissão Examinadora, os seguintes docentes: Prof.Dr.Mário Fiorentini, da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP; Profª.Drª.Adair Mendes Nacarato, da Universidade São Francisco, de Campinas/SP; Profª.Drª.Leny Rodrigues Martins Teixeira, do Programa de pós-graduação em Educação, da FCT/Unesp e Prof.Dr. Nelson Antonio Pirola, da Faculdade de Ciências da Unesp – Bauru/SP. Tema:”Professoras iniciantes e o aprender a ensinar Matemática em um grupo colaborativo”.

A tese defendida na FCT/Unesp

A tese defendida pelo Doutorando Klinger Teodoro Ciríaco, vincula-se à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de pós-graduação em Educação da FCT/Unesp. Seu objetivo: investigar o movimento do aprender a ensinar Matemática de um grupo de professoras iniciantes. Esse grupo foi constituído por quatro docentes egressas do curso de Pedagogia e uma de licenciatura em Matemática, nos seus primeiros anos de carreira.

Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo-analítico, desenvolvido na modalidade de pesquisa – ação estratégica – a partir de experiências da trajetória de iniciação profissional em escolas privadas e públicas municipais e/ou estaduais, em Naviraí/MS. Para tal, foram analisados dados obtidos em entrevistas quadrimestrais e observações das interações do grupo colaborativo.

Da análise dos dados, evidencia-se que:
a) a fase de inserção na docência precisa ser encarada como um projeto coletivo, uma vez que as docentes partilharam um sentimento comum de desamparo e falta de acompanhamento;
b) a vinculação e participação efetiva nesse grupo de trabalho colaborativo, permitiu uma maior autonomia crítico-reflexiva e possibilitou ressignificar os seus saberes matemáticos;
c) em decorrência da prática coletiva, as professoras passaram a contextualizar a introdução dos conteúdos com os alunos, o qual permitiu um espaço para o diálogo nas aulas de Matemática.

Na sequência, Klinger Teodoro Ciríaco acrescenta:
d)` a iniciação profissional, mediada pela reflexão e atuação colaborativa, auxiliou nos momentos difíceis da carreira; e trouxe elementos para permanência na profissão;
e) o processo de ensino e aprendizagem de Matemática revelou-se objeto de reflexão e interação entre professoras de nível de ensino distintos, trouxe a compreensão de que é preciso pensar a organização do trabalho pedagógico de forma que contribua para os anos escolares posteriores e;
f) a experiência de interação entre professoras da área específica (Matemática) e da área pedagógica (Pedagogia), apontou a necessidade de aprofundar investigações que aproximem os doentes no seu ambiente de trabalho: a escola.

Antes de concluir, o Doutorando ressalta: “Os resultados finais revelaram indícios de potencialidade do compartilhamento das práticas profissionais; como também das discussões coletivas para o processo de aprender a ensinar Matemática. Com a conclusão da pesquisa, é possível afirmar que o espaço coletivo enriqueceu a permanência na profissão e contribuiu, de uma forma significativa, para a aprendizagem da docência”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora está reunida no Anfiteatro VII, especialmente para avaliar a tese de Doutorado/Educação, defendida publicamente pelo candidato Klinger Teodoro Ciríaco.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta defesa de tese do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, foi acompanhada por um grande número de colegas, amigos e familiares do mais novo Doutorando.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 03

Para comemorar o “Dia Mundial Sem Tabaco” em 31 de Maio, a FCT/Unesp promoveu importante encontro que teve a participação de estudantes, voluntários e ex-fumantes que representaram toda a comunidade. A concentração marcada inicialmente para 17hrs no Parque do Povo foi transferida para o novo Ginásio de Esportes/Bloco 3 do Departamento de Educação Física, no Câmpus Universitário. Isso, em face das condições climáticas desfavoráveis do período da tarde de 3ª.feira , sob a coordenação da Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos.

O Dia Mundial sem Tabaco, foi uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS); e no Brasil se cumpriu extensa programação em vários pontos do país. Presidente Prudente se mobilizou e realizou nesse dia, inúmeras ações e conscientização, orientações e avaliação da função pulmonar de ex-tabagistas. A nível nacional foram cumpridos diversificados programas de tratamento ao Tabagista, com o propósito de encorajá-los para cessar o ato de fumar.

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, o Programa de Orientação e Conscientização Antitabagismo (PROCAT), promoveu no Ginásio de Esportes (bloco 3), uma programação especial direcionada a todos os participantes, incluindo jovens e adultos da 3ª idade; Nos exercícios que envolveram estudantes de Fisioterapia e Educação Física. com ginástica e alongamento. Também: abordagens informativa e clínica de tabagistas inscritos no PROCAT e de toda a comunidade de Presidente Prudente e região.

O Programa de Orientação e Conscientização Antitabagismo – PROCAT – utiliza a terapia cognitivo-comportamental e medicamentosa no processo de cessação tabagística. Credenciado, o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (CRATOD) está aliado ao Instituto Nacional do Cancêr (INCA). Por isso, pode distribuir medicação de forma gratuita aos participantes.

O PROCAT é um Projeto de Extensão Universitária, com atividades associadas entre extensão, ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa. Vários artigos científicos já foram produzidos, bem como formação de recursos humanos especializados, resultantes das atividades desenvolvidas no PROCAT. Após a programação desenvolvida no Ginásio de Esportes, a organização do evento, decidiu pela realização de uma “Caminhada“, desenvolvida no encerramento das comemorações, percorrendo o Parque do Povo, de ponta a ponta.

A Coordenadora – Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos – explicou que neste ano, o PROCAT saiu às ruas da cidade com todos seus participantes ex-tabagistas, que são protagonistas nas ações referentes ao “Dia Mundial sem Tabaco” Todos eles, devidamente uniformizados com camisetas que fazem referência ao PROCAT e Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente.

Já no início da noite – aproveitando a breve estiagem – os ex-tabagistas caminharam conduzindo cartazes e distribuição panfletos informativos sobre a possibilidade real da cessação do tabagismo e efeitos positivos do processo. Em meio à Caminhada, muitos deles prestaram depoimentos e orientações, ao serem abordados pela população, jornalistas e repórteres de Rádio, Jornal e TV. É desta forma que o PROCAT tenta trabalhar com o Tabagista, considerando que ele se torne um divulgador do processo da cessação, exemplo real da possibilidade do sucesso, sem tabaco.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Neste local do Bloco 3 do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP realizou-se a abertura das comemorações alusivas ao “Dia Mundial Sem Tabaco”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alunas de Educação Física e Fisioterapia conduziram os exercícios requeridos por jovens e adultos (idosos) para celebrar homenagens aos ex-tabagistas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cartazes e Banners como estes, são exibidos no Ginásio de Esportes e chamam a atenção de todos para o grave problema do tabagismo (fumantes que são milhões) em todo o país.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na continuidade dos exercícios de Educação Física e Fisioterapia, mais cartazes alertando sobre o risco de ser fumante inveterado, com sérios riscos sobre a saúde humana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
À frente dos jovens e membros da terceira idade – que são fumantes de longa data – está a Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos, do Departamento de Educação Física da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um apelo de quem não fuma: Pare de fumar. Minha família agradece. Na foto seguinte: a Professora Ercy Mara Cipulo Ramos, sendo entrevistada pelo Jornal O Imparcial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na concentração geral, ao sair do Ginásio de Esportes: preparação para a Caminhada – previamente marcada para o final da tarde – através do Parque do Parque do Povo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Caminhada sai do bloco 3/Deptº de Educação Física da FCT/Unesp, em direção ao Povo. Os participantes conduzem cartazes que condenam o uso do cigarro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Caminhada prossegue pelo Parque do Povo, seguindo pela Avenida 11 de Maio, rumo à Avenida da Saudade. Os participantes conduzem cartazes, alertando para os riscos da saúde.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP