jun 20

Nos dias 7, 8 e 9 de Junho, realizou-se no Boulevard “Messias Meneguette Jr” e no Auditório Discente V da FCT/Unesp o 1º Ciclo de Seminários Cientifico e Cultural, com palestras proferidas por vários docentes e convidados de outras unidades educacionais. Os temas abordados foram os mais diversificados, especificamente voltados para os setores que fazem parte do circuito cientifico e cultural, fizeram parte das comemorações alusivas à Semana do Meio Ambiente em Presidente Prudente.

Química, Física, Solos e Geologia destinados a alunos de graduação , pós-graduação, bem como, Professores e Profissionais da área, aos quais foram conferidos Diplomas como participantes. Nas Oficinas que foram desenvolvidas durante o período, houve participação aproximada de 60 candidatos. A informação foi dada por Nikele Maiara Milani, integrante do CEMAARQ – Deptº de Planejamento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

No balanço geral: 482 alunos provenientes de Escolas públicas e particulares, de Presidente Prudente e região; 14 Profissionais de Educação Básica; 8 alunos de graduação da FCT/Unesp. Nesse evento, que durou três dias, houve representação de 7 comunidades em termos de participação, evidenciando que o assunto ganhou prestígio de maior interesse pelos temas abordados.

Diga-se de passagem: a participação escolar foi muito bem desenvolvida por estudantes de várias cidades, que se deslocaram até Presidente Prudente. A maioria, freqüentando o Ensino Fundamental e Médio. Daí, a importância desse Seminário voltado à comunidade, que alcançou ampla repercussão em toda a região. Presença honrosa de pais de alunos, professores, coordenadores de ensino. Entre os quais, graduandos dos cursos da FCT/Unesp e outras Instituições de Ensino Técnico e Superior.

Palestras e Mesa Redonda

Na programação de abertura do Ciclo Científico e Cultural (dia 08/ Junho), a 1ª palestra versou sobre: “A utilização dos Experimentos no Ensino de Ciências”, às 19 hs no Auditório do Discente V. No dia 09/Junho – no mesmo horário noturno – a palestra: “Panorama da Cerâmica Latinoamericana – Vestígios e memórias”. No último dia (10/Junho),às 9hs: Mesa redonda no Anfiteatro I, com o tema: “Geologia, Meio Ambiente e Ensinando solos”. Às 14hs, no Laboratório de Geologia – Oficina Prática – “Pintando com solos”.

Conforme relato de Nikele Maiara Milani – do CEMAARQ – que organizou o evento cultural sob a coordenação da Profª.Drª. Ruth Künzli, houve participação dos seguintes Educandários: dia 7/Junho: Colégio São Paulo – Ensino Médio: 50 alunos; Colégio Gisele Dalefi – 4º ano – 25 alunos; MA-José Barbosa Castro Toledo/Pirapozinho – 2º ano: 60 alunos; ETEC Prof. Milton Gazzeti – Presidente Venceslau – 50 alunos.

No dia 8/Junho – EE Olga Yassuko Yamashito – 49 alunos; ETEC Prof.Milton Gazzeti – Presidente Venceslau – 80 alunos; EMEF Maria Madia Poleto – Indiana – 3º ano do Ensino Fundamental : 16 alunos. No último dia -9/Junho – Colégio Cristo Rei – Pres.Prudente – 6º ano – 36 alunos; Colégio Escoteco – 6º ano – 23 alunos; EE Olga Yassuko Yamashita – Pirapozinho – 9º ano – 75 alunos e Escola Teófilo Gonzaga: 18 alunos. Realização: Circuito Científico e Cultural, em convênio com o MEC/SESU – Siconv – PROEXT.

Na Semana do Meio Ambiente, o CEMAARQ da FCT/Unesp promoveu o 1º Ciclo de Seminários do Circuito Cientifico e Cultural.

O evento consistiu na realização de três palestras proferidas por convidados especiais que abordaram temas os mais diferentes.

A programação de palestras se desenvolveu no Auditório/ Disc. a partir do dia 7/Junho – às 14hs – e no final,10/Junho: Mesa redonda.

As atividades culturais e científicas despertaram o maior interesse parte dos estudantes que vieram de várias cidades da região de Prudente.

Para entretenimento de centenas de participantes do evento promovido pelo CEMAARQ, uma nova apresentação da “Troupe Quimiatividade”.

No Anfiteatro I e Laboratório de Geologia, foram desenvolvidas outras atividades no encerramento do evento” Semana do Meio Ambiente”.

Nos intervalos de cada noite ou dia, sempre houve uma “pausa” para o Coffee Break, no Boulevard – anexo ao Auditório do Discente V.

No local de realização do 1º Ciclo de Seminários do Circuito Científico e Cultural, uma ampla exposição de peças do acervo da Arqueologia Indígena.