nov 29

No dia 16 de Novembro deste ano, no período das 14h às 17h30, a Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu o evento “GIS Day 2011″, visando divulgar os trabalhos técnicos e científicos que vêm sendo desenvolvidos com o uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Ao todo, seis palestras foram proferidas, versando sobre “Sistemas de Navegação em Automóvel”, “MapServer – Uma Aplicação OpenSource”, “Modelagem e Implementação de Rede de Transporte”, “Comunicação e Visualização Cartográfica”, “SIG no Planejamento Urbano” e “GeoWEPP: Adaptação e Testes numa bacia do Rio Santo Anastácio”.

Participaram do evento docentes do Departamento de Cartografia; do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente e Departamento de Matemática, Estatística e Computação e estudantes dos cursos de graduação em Engenharia Cartográfica, Geografia, Engenharia Ambiental e Estatística, além de pós-graduandos em Ciências Cartográficas.

O GIS Day é uma iniciativa da National Geographic Society, realizado simultaneamente em 48 países do mundo, inclusive o Brasil. Na área específica de Presidente Prudente – onde existe o maior campus universitario do interior paulista – o assunto mereceu destaque especial da mídia, especialmente a Televisão e os Jornais. A TV Fronteira/Rede Globo deu ampla cobertura à nossa participação no Gis Day 2011.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Comissão Organizadora do “GIS Day 2011″ na FCT/UNESP e Abertura do
Evento feita pelo Engenheiro Cartógrafo, Italo Tsuchiya.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Palestras do Prof.Dr.Edmur Azevedo Pugliesi, da Doutoranda Ana Paula da Silva Marques e do estudante Bruno Vani, Orientando do Prof.Dr.Milton H.Shimabukuro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Palestras do Mestrando Henrique Cândido de Oliveira, Orientando do Prof. Dr.Edmur Azevedo Pugliesi e da estudante Gabriela Bito de Oliveira, Orientanda do Prof.Dr. Nilton N.Imai.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Palestras da Profª.Drª. Arlete C.Meneguette e do Prof. Dr. José Roberto Fernandes Castilho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A platéia que prestigiou o evento no Anfiteatro I da FCT/UNESP, com a mais ampla repercussão em todos os pontos da região.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 28

Com a Banca Examinadora instalada na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp – Campus de Presidente Prudente – apresentou-se para a defesa pública de Tese de Doutorado, a aluna Lígia Flávia Antunes Batista. Seu Orientador foi o Prof. Dr. Nilton Nobuhiro Imai, do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP. Os trabalhos de pesquisa demonstrados aos componentes da Banca versaram sobre “Modelagem Espaço- temporal do crescimento de macrófitas submersas”.

A apresentação da tese começou às 13h30 da última 6ª.feira (25/Novº), estando presentes além da Doutoranda e seu Orientador, o Prof.Dr.Tiago Garcia de Senna Carneiro, do Instituto de Ciências Exatas – Campus ICEB – da Universidade Federal de Ouro Preto/MG; Prof.Dr.Thiago Sanna Freire Silva, do INPE – Instituto Nacional de Ciências Espaciais; Prof.Dr. Robinson Antonio Pitelli, do Deptº de Biologia Aplicada a Agropecuária da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal/SP e Prof.Dr.Messias Meneguette Júnior, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Em seu trabalho de Doutorado, a candidata Ligia Flávia Antunes Batista (do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas) ressaltou: “O estudo da vegetação submersa é relevante, pois sua proliferação excessiva acarreta desequilíbrio ecológico e prejuízos econômicos para Usinas Hidrelétricas. Foram realizados dez levantamentos de campo no Reservatório de Taquaruçu, rio Paranapanema. Utilizou-se a técnica hidroacústica para mapear a vegetação e a profundidade e foram adquiridas medidas limnológicas. A análise exploratória mostrou grande redução da infestação de 2009 para 2010, justificada pela intensa precipitação ocorrida no período”.

Na tese, a Doutoranda afirma: O percentual de dados com resíduo menor que 0.04 m nestes testes variou de 37 a 43%. O modelo probabilístico foi construído a partir da aplicação da abordagem de pesos de evidência, com as variáveis de altura da coluna d’água, declividade e número de vizinhos colonizados. A coluna d’água mostrou-se favorável à colonização até o valor de 6 m. O número de vizinhos com influência positiva sobre a propagação da vegetação variou de 3 a 6.

Finalizando e de forma resumida diz Lígia Flávia: A declividade apresentou variação de comportamento no tempo. Simulações espaço- temporais foram realizadas com a plataforma TerraME, unindo o modelo pontual e o probabilístico. Foram simulados três cenários em períodos de 6 meses, em que pode-se observar aumento em área de 18 a 27%.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora está reunida na Sala de Apresentação de Projetos/Cartografia, com a presença da candidata ao título de Doutorado, Lígia Flávia Antunes Batista.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com sua tese de Ciências Cartográficas – já defendida – Lígia Flávia se mostra muito confiante e segura. Essa avaliação é confirmada pelo seu Orientador, o Prof.Dr. Nilton Nobuhiro Imai.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aprovada com distinção, a candidata é convidada para uma foto histórica junto aos integrantes da Banca Examinadora. E também: ao lado dos pais, seus principais incentivadores.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 25

Pelo espaço de três dias, realizou-se no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – Concurso Público de Títulos e Provas na Disciplina de “Fisioterapia em Cardiologia”para obtenção do título de Livre-Docência em Fisioterapia Cardiovascular. Através do Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP se inscreveu o Professor Assistente Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei, que se habilitou e cumpriu excelente jornada visando a conquista do ambicionado título de “Livre-Docente”.

A banca examinadora – tendo como Orientador o Prof.Dr.Moacyr Fernandes de Godoy e Presidente, o Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Júnior – contou também com a participação de outros três membros: Prof.Dr.Marcelo Messias, Prof.Dr.Alcides Guimarães e Prof.Dr.Luiz Carlos de Abreu. O memorial apresentado pelo candidato, revela uma carreira dedicada à pesquisa, ao ensino e a Extensão. Na pesquisa, apresenta diversos trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais.

No ensino, o Prof.Dr.Luiz Carlos tem se dedicado à docência na Graduação, com diversas orientações. Na extensão – diz o relatório final da banca examinadora – desenvolve vários projetos de extensão. A documentação apresentada, evidencia uma carreira acadêmica profícua, com importantes contribuições para os avanços dos conhecimentos na área. A prova didática do candidato versou sobre “Aspectos Fisioterapêuticos no Tratamento Ambulatorial do Paciente Cardiopata” e permitiu ao professo, demonstrar a sua organização, conhecimento teórico e transmissão do conteúdo de forma precisa e motivadora.

A banca examinadora, em sessão púbica divulgou as notas obtidas pelo candidato, Professor Assistente, constatando-se a aprovação do mesmo. Tendo em vista os resultados alcançados, a banca examinadora indica o Professor Assistente Doutor Luiz Carlos Marques Vanderlei à Egrégia Congregação, para obtenção do Título de Livre-Docente em “Fisioterapia Cardiovascular”, do Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESP.

Por fim, o relatório elaborado pela Comissão Examinadora constituída por cinco (05) membros e Presidida pelo Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Júnior declara: A prova escrita do candidato, relativa ao tema “Repercussões das Doenças cardiovasculares em exercício”, permitiu ao professor demonstrar a sua erudição sobre o tema. “A banca examinadora considera a redação adequada e satisfatória, abordando os pontos centrais do tema. Na defesa de sua tese, o candidato, respondeu com propriedade às questões levantadas, demonstrando bom conhecimento em sua área”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Banca Examinadora, o Professor Assistente, Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei defende o título de Livre-Docência em concurso público de títulos e provas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Amigos e colegas do Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESP foram prestigiá-lo durante o concurso realizado no Anfiteatro II nos dias: 21, 22 e 23/Novembro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um relatório final elaborado pela Comissão Examinadora declara que “o candidato na defesa de sua tese, respondeu com propriedade as questões levantadas”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 25

Mantendo uma tradição de quinze anos, o curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente realizou com êxito os Jogos Interclasses, reunindo cerca de 350 participantes. Face ao próximo evento relacionado às Olimpíadas que serão sediadas no Brasil, este foi também o tema escolhido para as competições deste ano.

A abertura dos XV Jogos Interclasses ocorreu no Ginásio de Esportes da FCT/UNESP e foi presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, com a Coordenação do Prof. Dr. Diego Christófaro. Um dos aspectos que mais chamou a atenção dos participantes foi a homenagem prestada nos momentos iniciais do evento a um grupo de idosos representando o Lar Vicentino São Rafael e às crianças assistidas pelo Núcleo Therê.

As equipes chamadas para as competições tiveram a oportunidade de se apresentar perante a mesa do Comitê de Honra, estando também presentes a Profª.Drª.Márcia Regina de Canhoto Lima (representando o Deptº de Educação Física na condição de Vice-Chefe) e a Profª.Drª.Olga Cristina Malheiros (da Coordenação do curso), anunciadas pelo Cerimonial constituído por Thais e Joaquim, do Deptº.de Educação Física da FCT/UNESP.

O tema específico: Jogos Olímpicos nesta XV edição dos Jogos Interclasses – anunciou o Cerimonial – foi pensando no sentido de promover a integração e união entre os alunos. Afinal com a própria representação dos anéis olímpicos, no qual todos os continentes se encontram entrelaçados, esperamos que neste evento o espírito de união esteja presente em cada intenção. Esses propósitos foram ratificados na palavra do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol durate seu pronunciamento público.

Grupos de danças sob a coordenação do Prof.Emerson Euzébio deu continuidade ao espetáculo com a primeira apresentação do Núcleo de Formação de Dança e muita coreografia. A exibição seguinte foi para o Grupo de Dança coordenado pela Profª Rosana Costa Ogata e do Núcleo Therê, pela Profª.Angela Maria Afonso, com a Coordenadora Profª.Ana Cristina Fonseca.

As danças de cada equipe foram demonstradas em seguida juntamente com o “Grito de Guerra” e as lutas que envolveram participantes do 1º ao 4º ano. Na finalização da parte solene, um agradecimento especial do Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia a todos os participantes e palavras de incentivo pela prática do esporte, dando início à 1ª.gincana da fase cultural e educativa, seguindo-se as competições esportivas com modalidades olímpicas, até o encerramento no dia 25/Novº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cores, vibração e entusiasmo marcaram a abertura dos Jogos Interclasses da FCT/UNESP em sua abertura presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Espanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Ginásio de Esportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, foi o ponto central das primeiras manifestações dos alunos do Curso de Licenciatura em Educação Física.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um grupo de idosos foi especialmente convidado a participar da cerimônia de Abertura dos XV Jogos Interclasses, como homenageados da Universidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Jovens e assistidos do Núcleo Therê também marcaram presença no local, como participantes e homenageados. Iniciativa do Prof. Nivaldo e Prof.Diego Christófaro.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 19

Uma nova defesa de dissertação de Mestrado em Engenharia Cartográfica foi desenvolvida na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – no decorrer da última semana. O aluno Carlos Alberto Jácomo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas enfrentou a Comissão Examinadora no Auditório da Fundacte no dia 17/Novº, tendo como Orientadora a Profª. Drª. Vilma Mayumi Tachibana, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

Ao lado da Profª. Drª.Vima Tachibana atuou como Coorientador, o Prof.Dr Edilson Ferreira Flores. Também fizeram parte da banca, o Prof.Dr Paulo Milton Barbosa Landin, da ICGE/UNESP-Rio Claro e o Prof.Dr Nilton Nobuhiro Imai, do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP. Para a realização da pesquisa, o aluno usufruiu de bolsa concedida pela CAPES. O trabalho demonstrado no Auditório Prof.Dr.Marcos Alegre – da Fundação Ciência e Tecnologia e Ensino (Fundacte) versou sobre: “Modelos geoestáticos espaço-tempo aplicados a dados pluviométricos no Oeste de São Paulo”.

A pesquisa que o Mestrando desenvolveu, mereceu avaliação especial e atenção de todos os componentes da Comissão Examinadora. As dúvidas levantadas durante a exposição foram esclarecidas verbalmente. Os principais aspectos da questão e outras particularidades relacionadas ao tema ecológico ou problemas climáticos, tiveram pronta resposta.

O regime pluviométrico no Oeste do Estado de São Paulo pode ser compreendido através de modelos espaço-temporal, que tem se tornado forte ferramenta para o reconhecimento de vários fenômenos. A busca cada vez mais crescente, em função desse fenômeno a ser estudado é a precipitação pluviométrica no Oeste Paulista, que ocupa 44,3% do Estado e está entre os paralelos 21 e 23 s, abrangendo 5 regiões administrativas e 107 municípios.

Em declarações ao Jornal O Imparcial, Jácomo esclareceu que nos últimos trinta anos, o período mais chuvoso da área estadual verificou-se em 1972. A fase de maior estiagem ocorreu no ano 2000. A nível de interior, o Oeste Paulista viveu um dos períodos mais secos que se tem noticia nos anos 70, 80 e 90, intercalados por alguns períodos chuvosos, em 1972, 74, 76,82,83,89,97 e 98. Na área territorial de Araçatuba, o índice pluviométrico atingiu 1.400 mm na média anual; Marília, 1.300 e Presidente Prudente ficou na faixa intermediária.

Carlos Alberto Jacomo conclui sua pesquisa, informando que o projeto por ele desenvolvido foi muito bem aceito, cujo resultado considera bastante gratificante. Sente-se realizado com a aceitação de seu trabalho de dissertação de Mestrado por parte da Universidade e do curso de Engenharia Cartográfica, que ele adotou em sua vida acadêmica. Por este motivo se sente realizado e satisfeito por ter contribuído para um melhor entendimento da questão climática voltada aos modelos geoestatísticos espaço-tempo, integrados ao Sistema Meteorológico do Estado de São Paulo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Prof. Dr. Paulo Milton Barbosa Landin e a Orientadora, Profª. Drª.Vilma Tachibana, integram a Comissão Examinadora para ouvir o aluno Carlos Alberto Jácomo em sua defesa de dissertação de Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Prof.Dr. Milton Nobuhiro Imai – do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP – e o Coorientador,Prof.Edilson Ferreira Flores opinam sobre o trabalho de Pós-Graduação desenvolvido pelo candidato ao Mestrado..

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Campus da FCT/UNESP em Presidente Prudente é o maior do Estado, recebendo as mais destacadas personalidades culturais e científicas. Entre elas, o Prof.Landin e sua esposa, Carminda (bióloga aposentada da Unesp/Rio Claro).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 17

No dia 11 de Novembro, às 15hs no Auditório V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – ocorreu uma cerimônia sui-gêneris: a Formatura da 1ª.Turma de Bacharelado e Licenciatura em Geografia (CEGeo), através de convênio da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho, com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). O assunto mereceu destaque do “Portal da Universidade” e outros meios de comunicação. As monografias foram defendidas entre 7 a 10 de Novembro. O ENADE foi feito pelos alunos no dia 06/Novembro.

O curso iniciado em Janeiro de 2007 teve sua 1ª. aula ministrada em Presidente Prudente pelo Senador Eduardo Suplicy. E como os alunos são originários do campo, atuando como trabalhadores rurais (ou assentados), as aulas presenciais foram intensivas nos meses de Janeiro e Fevereiro; e na 2ª. Etapa em Julho e parte de Agosto, na Escola Nacional Florestan Fernandes. As atividades no meio rural foram desenvolvidas nos próprios Assentamentos. Assim, 46 assentados provenientes de sete estados brasileiros – regiões sul e sudeste – após concluir o Curso Especial de Graduação – já são considerados “Geógrafos”.

Para a cerimônia de colação de grau, os graduandos do Curso Especial prestaram juramento perante o Presidente da Sessão solene, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, que mediante colocação da borla em cada graduando, concedeu-lhe todos os direitos e prerrogativas para o exercício da profissão, com a outorga do grau de licenciado em Geografia. Todos eles – em número de 46 – receberam os respectivos “Canudos” com os cumprimentos de praxe de todos os
Integrantes da Mesa de trabalhos oficiais e dos demais participantes da solenidade. A seguir, palavras proferidas pelos principais oradores.

Palavras de estímulo do Coordenador

O Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior começou sua oração dizendo que há cinco anos e cinco meses, esse projeto estava apenas no papel. Por isso, não poderia esquecer a atuação decisiva dos Professores Marcos Macari e Herman Voorwald, respectivamente à época, Reitor e Vice-Reitor da Unesp. Antes, lembrou o apoio marcante do Prof. Nerí Alves, em 2005 ante as primeiras movimentações em torno da idéia que consumou o projeto. E nas manifestações sobre uma possível proposta de Curso e vinculação junto ao Pronera, o Prof. Bernardo Mançano Fernandes, ocupa lugar central e as movimentações preliminares protagonizadas pela militância da via Campesina.

O Prof.Thomaz ressaltou a figura de Marisa Fátima da Luz (companheira da CPP), tendo a frente, Jorge Montenegro, Eraldo da Silva Ramos Filho e Carlos Alberto Feliciano – o Cacá – à época, estudantes de Pós-Graduação. “Foram esses meninos que escreveram o Projeto” – frisou. O dia 16 de Junho de 2006 é citado como “data inesquecível”. Difícil e ao mesmo tempo, emocionante!
O enfrentamento era pesado, havia um ambiente de reprovação da proposta, mas também de simpatia. Era iminente a ameaça de atropelamento, tanto pela esquerda, quanto pela direita.

Só nos restava esclarecer, para tentar atrair os indecisos e convencer os discordantes que o Projeto do CEGeo era importante e de alcance inédito para a UNESP. Concretamente, estávamos diante da possibilidade de participarmos de um processo de aprendizado e aproximação com uma parcela da sociedade, alijada da Universidade e envolvida em lutas importantes que se somam aos princípios da Universidade Pública.

Nos eternos e imemoráveis 15 minutos a mim delegados pelo Pres. do CEPE – afirma o Prof.dr. Antonio Thomaz Júnior – posso definir como uma batalha central; hoje, tranqüilo para sintetizar que conseguimos reverter o ambiente adverso, e o CEGeo aprovado. Depois, no Conselho Universitário, três semanas seguintes, essa decisão foi ratificada. Estava aprovado o CEGeo e nos restava implementá-lo.

Outros nomes citados: Fátima Rotta (companheira da FCT); Miriam Lourenção Simonetti (da FFC/UNESP/Marília); Clif Welch (da UNIFESP/Guarulhos) e os santos e santas monitoras, além dos companheiros da ENFF, INCRA,do Pronera e da Cúria Diocesana na figura do Bispo Emérito, Dom José Maria Libório Camino Saracho e aos colegas, Paulo, Flávia, SAEPE e a Direção da Faculdade.

Pronunciamento do Diretor

O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, na condição de Diretor da FCT/UNESP, dirigiu-se às autoridades presentes, graduandos e demais participantes da solenidade, agradecendo a presença de todos. Em nome de toda a comunidade, saudou e agradeceu a honrosa presença da Profª.Drª.Sheila Zambezi de Pinho – magnífica Pró-Reitora de Graduação da UNESP (que representou o Magnífico Vice-Reitor no exercício da Reitoria, Prof.Dr. Julio Cezar Durigan), bem como ao Prof.Dr. Marcos Macari, magnífico Reitor no período de 2005/2009, quando o convênio para oferecimento do curso foi aprovado.

Prof.Nivaldo destacou ainda o empenho pessoal para que o curso obtivesse aprovação junto aos órgãos colegiados da Universidade, através dos Profs.Drs: Antonio Thomaz Junior e Bernardo Mançano Fernandes; Sra. Sonia dos Santos e Prof.Dr.Nerí Alves, respectivamente representante do Superintende do INCRA e Diretor da FCT/UNESP no período de 2002/2006; Dom José Maria Libório Camino Saracho – Bispo Emérito da Diocese – que contribuiu para que os alunos tivessem uma boa logística em termos de alojamento; Profª.Drª Marisa de Fátima Luz (docente homenageada); Prof.Dr.Marcelo Messias, Vice-Diretor e Prof.Dr.José Milton Arana, Presidente da Comissão de Ensino da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Depois de parabenizar os formandos, desejando-lhes sucesso e boa sorte na profissão, o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia externou seus agradecimentos aos familiares, amigos, instituições, aos docentes e estagiários que se envolveram diretamente para que esses estudantes pudessem chegar neste dia
(11-11-11) a fim de participar da cerimônia de colação de grau. “Me dirijo a vocês recém-formados para parabenizá-los pelo esforço e pelo êxito de terem se formado num curso de graduação da UNESP. Vou relembrar seis coisas que vocês certamente já sabem, mas nunca é demais relembrar e reforçar”:

1- Vocês estão se formando numa universidade pública sustentada com recursos dos cidadãos paulistas que pagam os seus impostos e, no caso específico de vocês, também com recursos federais repassados por intermédio do INCRA (PRONERA) – Portanto, vocês saem daqui com a responsabilidade duplicada de dar um bom retorno ao investimento público que foi feito na formação de cada um de vocês.
2- O conhecimento técnico é importante, mas a maturidade, o equilíbrio e a inteligência emocional são tão importantes quanto o conhecimento técnico.
3- Saibam que o conhecimento que vocês adquiriram na universidade será superado em pouquíssimo tempo. Portanto, sejam humildes para reconhecer as vulnerabilidades e se preparem para continuar estudando sempre, caso contrário de pouco valerá o diploma que vocês receberão brevemente. Estejam sempre dispostos a aprimorar ou até a mudar os seus pontos de vista. A síndrome da Gabriela (Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim) não é positiva.
4- Se empenhem para dar sempre o melhor de vocês. SER é muito mais importante do que TER e certamente hoje vocês são pessoas melhores do antes de frequentarem este curso de graduação porque, no decorrer do curso na UNESP, aprimoraram a capacidade de cooperar, de compartilhar e de superar adversidades.
5- Tomem as decisões e ajam sempre de acordo com as vossas consciências e não de acordo com as conveniências momentâneas ou de acordo com o que os outros pensam. Tenham autonomia – Quem vai pela cabeça dos outros é piolho.
6- Nunca diga nunca e não subestime ninguém. Nós não sabemos de quem precisaremos e com quem faremos as nossas alianças no futuro (não temos bola de cristal). Lembrem-se do Einstein, tudo é relativo. Procurem avaliar integralmente as situações, ver todos os lados dos problemas. Normalmente sempre estamos equivocados em alguns pontos.

Antes de finalizar, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, ressaltou: “Agradeço ao cerimonial, a Diretora Técnica Acadêmica da FCT-UNESP, Senhora Antonia Escaioni; aos funcionários da SAEPE (Walmir, Carmem e Denise) e da Seção de Graduação (Eliana) pela organização desta Sessão solene da congregação. Agradeço também ao pessoal da Seção de Finanças pela gestão responsável e inteligente dos recursos provenientes do INCRA/PRONERA”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª.Turma de Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Unesp – em convênio com o INCRA/PRONERA – foi constituída de 46 alunos. A formatura foi prestigiada pela Magnífica Pró-Reitora de Graduação, Profª.Drª.Sheila Zambezi de Pinho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – presidiu a cerimônia;
enalteceu a importância do curso e congratulou-se com todos os formandos pelo empenho e dedicação à causa da cultura e conhecimento humano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcos Macari – Magnífico Reitor à época da celebração do convênio (2005/2009) também se fez presente, prestigiando o evento ao lado dos Coordenadores, Profs.Drs. Antonio Thomaz Júnior, Bernardo Mançano Fernandes e outros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os formandos são todos originários do meio rural, alguns como ”Assentados” provenientes de sete Estados brasileiros. Agora Geógrafos após concluir o Curso Especial de Graduação pela FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 16

Pela primeira vez, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu um Simpósio Internacional de Educação à Distância (SIEaD), simultaneamente com o III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA), com pleno sucesso. A participação de renomados especialistas, juntamente com o representante da Espanha, Prof.Dr.Jordi Quintana Albalat, especialmente convidado para a conferência de encerramento do conclave na FCT/UNESP, no dia 08/Novº.
O evento realizado no Auditório e salas do Discente V, reuniu grande número de interessados, especialmente Professores e alunos de graduação e Pós-graduação, no período de 07 a 09/Novº. Na conferência de abertura – das 19h30 às 22h00 – a Profª Martinha Clarete dos Santos falou sobre Educação Inclusiva enquanto a Profª.Drª.Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, abordou o tema: Educação à distância (EaD) em toda sua plenitude.

Um dos objetivos do I Simpósio Internacional de Educação à Distância, juntamente com o III Simpósio de Educação Inclusiva foi o de reunir especialistas em educação e áreas afins, para estimular o debate em torno de temas contemporâneos que fazem parte do cotidiano social e escolar. Além disso, um dos propósitos mais significativos se relacionou à busca da integração entre escolas públicas, privadas e demais instituições com propostas de transformação de práticas vinculadas a uma educação de qualidade, estímulo, melhores condições de trabalho e comprometimento com a inclusão escolar e social.
No decorrer do período, foram desenvolvidas diversas atividades. Entre as quais, algumas oficinas, apresentação de trabalhos orais, Mesa redonda, apresentação cultural e pôsters. Outras conferências e Mesas redondas foram ministradas no dia 08/Novº, com a participação dos convidados: Drs.: Lívia Maria Villela de Mello Motta, Marilda Moraes Garcia Bruno (Educação Inclusiva); Klaus Schlunzen Júnior (Gestão em Educação à Distância) e Jordi Quintana Albalat – UB/Espanha (Conferência de Encerramento).
No encerramento, a Coordenação do evento informou que nada menos que noventa trabalhos figuram no esquema de produção deste ano. E provavelmente em 2013 quando vier o próximo evento dessa natureza e com o empenho de todos os interessados, esse número tende a aumentar.
O Dr.Klaus Schlunzen Júnior fez uma avaliação geral da programação desenvolvida este ano na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Em seu pronunciamento, aproveitou para transmitir um agradecimento geral em seu nome e em nome da Diretoria da Universidade, pela concretização de mais um projeto, tendo o apoio e participação de Professores, estudantes e convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura do I Simpósio Internacional de Educação à Distância e III Simpósio de Educação Inclusiva, as duas primeiras conferencistas convidadas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento do evento, mais duas importantes conferências na FCT/UNESP com Dr.Klaus Schlunzen Jr e Dr.Jordi Q. Albalat – da UB/Espanha.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença de ilustres conferencistas no I Simpósio Internacional e III Simpósio de Educação Inclusiva foi motivo de júbilo por parte de todos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 11

Na noite de 3ª.feira (08 de Novembro), o Centro de Astronomia da FCT/UNESP promoveu observações astronômicas no Campus de Presidente Prudente, a fim de acompanhar a trajetória do Asteróide 2055 YU55 (de passagem mais próxima da Terra nos últimos 200 anos).

Com essa iniciativa, tornou-se possível visualizar com muita clareza, a luminosidade da Lua – na fase crescente – do Planeta Júpiter em suas proximidades e também ações relevantes como: Escorpião, Sagitário, Cruzeiro do Sul e outras constelações.Essas observações efetuadas em noite clara, se evidenciou, através de um Telescópio Refletor “Celetron” de 8 polegadas e multimídia, com apresentação
de temas astronômicos.

A coordenação geral foi do Prof.Dr.Angel Fidel Vilches Peña, do Departamento de Física, Química e Biologia (DFQB) da Faculdade de Ciências e Tecnologia com o auxílio do Centro de Astronomia, que conta com a eficioente participação de 13 alunos dos cursos de Licenciatura em Física, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Angel Fidel Vilches Peña, do Deptº.de Física, Química e Biologia da FCT/UNESP montou seus equipamentos para acompanhar a trajetória do Asteróide 2055/YU55 no Campus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui foi possível visualizar com amplos detalhes a fase crescente da Lua e suas constelações, incluindo o Planeta Júpiter. E também ações relevantes como: Escorpião,Sagitário,Cruzeiro do Sul, etc.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O trabalho do Prof.Dr. Angel Fidel se estende a inúmeros pontos da cidade e conta com a participação de sua equipe constituida por 13 alunos de Licenciatura em Física.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 09

No 1º dia útil do mês de Novembro, o Centro de Estudos de Geografia –CEGET – e o Centro de Estudos de Geografia do Trabalho da FCT/UNESP promoveram importante encontro através de um Seminário Regional realizado no Auditório V para apreciar e debater os mais importantes assuntos que envolvem o trabalhador. Tema: Contaminação no Trabalho, Doenças e Agravos: Negação da vida e afirmação do destrutivismo?

A abertura verificou-se às 08hs da manhã e o encerramento às 18h30 pelo Coordenador, Prof. Dr. Antonio Thomaz Junior, do Deptº de Geografia, autor de vários Livros. Dentre eles: “Por traz dos canaviais os nós da cana” e Coordenador da Coleção “Geografia e Trabalho no Século XXI”. Presentes ao encontro, os Representantes do Ministério Púbico Federal e Sociedade de Medicina de Presidente Prudente, Dr. Cristiano Lourenço Rodrigues e Dr.Paulo Roberto Mázzaro, respectivamente; diretores e representantes do CEREST/PP e dos principais Sindicatos de Classes da região de Presidente Prudente.

O primeiro assunto enfocado durante a realização do painel esteve voltado às condições de risco relacionadas ao trabalho e suas implicações jurídicas, das 09hs até às 12h30, com testemunhos e depoimentos sobre saúde do trabalhador e saúde pública , insalubridade, contaminações por doenças, aspectos jurídicos, considerações gerais e atuação do MPT. Seguiu-se ampla exposição com envolvimento do Movimento Social e Sindical dos Trabalhadores, especialmente dos Sindicatos dos Coureiros, da Saúde, Sucroalcooleiro (Etanol), dos Assentamentos, dos empregados e trabalhadores rurais.

No Momento 2, Profissionais da área Jurídica, Trabalhista e do Ministério Público do Trabalho da 15ª.Região de Presidente Prudente, seguindo-se o debate com a Mediação da socióloga Maria Aparecida Rodrigues, Coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional- CEREST/PP. No Painel da Tarde, reiniciado às 14hs – Contaminação e (In)salubridade no Trabalho, Negação da vida/Afirmação do Destrutivismo e Alternativas.

Exposição e debate com a Profª.Raquel

Durante toda a tarde do dia 03 de Novembro, os participantes do evento tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra e exposição da Profª.Drª. Raquel Maria Rigotto, Professora Adjunta do Deptº. de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, pesquisadora do CNPq – linhas e grupos de Pesquisa Estudo epidemiológico da população da região de Baixo Jaguaribe e do Projeto Jaiba, exposta à contaminação ambiental em área de uso do agrotóxico : Núcleo Tramas – Trabalho, Meio ambiente e Saúde. Conflitos sócio-ambientais no campo do agronegócio, agrotóxicos, trabalho, saúde e ambiente.. .

Atuação simultânea do Biomédico Rubens José Mário Junior, da Universidade Federal de Lavras/MG, especialista em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria; Mestrando em Saúde Ambiental e Núcleo de Pesquisa em Avaliações de riscos de exposições crônicas aos agentes ambientais(físicos, químicos, microbiológicos) e Diretor Técnico do Serviço de Saúde/SES-SP. .

Em nome da casa, além do Coordenador Prof. Dr. Antonio Thomaz Junior anfitriões, como o Prof.Dr. Raul Borges Guimarães, Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia Humana pela USP, com pós-doutorado no Laboratório de Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis da Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE), Reino Unido. Bolsista Produtividade do CNPq, Nível 2, com atuação principalmente nos seguintes temas de Geografia da Saúde e Geografia Urbana: exclusão social, política pública e Cartografia Temática.

Denúncias

Pela manhã e no período da tarde, foram inúmeras as denúncias formuladas pelos palestrantes, tanto na área de saúde pública, como no atendimento ambulatorial e hospitalar. Funcionários da Sucen e do Adolfo Lutz – segundo o representante sindical Agenor Carvalho do Nascimento, do SINDSAÚDE – são vítimas de contaminação através de lâminas ou aplicação residual de inseticidas por agentes químicos, que acabam por afetá-los direta ou indiretamente. Nos Hospitais, há funcionários mobilizados para a remoção de doentes, que nem sempre têm a proteção devida, além de salários defasados. O atendimento a presidiários que aumenta cada vez mais, também os preocupa. Especialmente nas questões de segurança.

Em nosso meio rural – segundo denúncia da Sindicalista Miriam Farias Rodrigues – o Agrotóxico lançado no espaço durante a pulverização dos canaviais por aviões agrícolas, constituem séria ameaça. Não só às plantações, aves e animais, mas principalmente aos moradores de áreas vizinhas, nos Assentamentos e outras áreas. O mau-cheiro é tão forte durante essas aplicações que ninguém consegue sair de casa nos dias seguintes. “A natureza está pedindo socorro. As águas que consumimos ou utilizamos para produzir alimentos em nossa área de ocupação estão sob efeito do veneno lançado pela aviação agrícola” – diz Miriam.

Maria Aparecida Rodrigues, socióloga – especialista em Gerência Urbana, Planejamento, Gestão Pública (FCT-UNESP), Saúde Pública e Saúde do Trabalhador (FSP-USP/SP), Violência Doméstica contra a criança e Adolescente (USP-SP), Coordenadora do CEREST-PP também se manifestou, tecendo amplas considerações sobre os temas discutidos durante esse encontro. A presença da Profª.Drª. Raquel Maria Rigotto valorizou o evento, com importantes subsídios por ela coletados em sua destacada atuação nos mais categorizados projetos de pesquisas, desenvolvidos no Nordeste brasileiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema:Contaminação no trabalho,doenças e agravos chamou a atenção de todos e foi prestigiado pela comunidade acadêmica e o Procurador do MPF, Dr.Cristiano Lourenço Rodrigues.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As lideranças do Sindicalismo Rural se fizeram presentes ao encontro, apresentando sérias e graves denúncias sobre a contaminação provocada por Agrotóxico lançado sobre os canaviais da região.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os trabalhos apresentados durante o evento, foram da mais alta expressão, recebendo subsídios importantes para uma nova tomada de posição. Dra. Raquel representou o Nordeste brasileiro.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 07

No período compreendido entre 24 a 27 de Outubro, realizou-se em Presidente Prudente, a IX Semana da Física na FCT, que cumpriu extensa programação com centenas de participantes. A abertura verificou-se no Auditório V e o encerramento com um Workshop no Aruá Hotel. O evento que vem sendo cumprido todos os anos – desde 2002 – tem por principal finalidade promover o intercâmbio da Unesp com as Escolas públicas e privadas dentro do importante contexto representado pela Ciência e Tecnologia.

Durante a realização da IX Semana da Física na FCT, foram ministradas diversas palestras envolvendo os Profs. Drs.: Beatriz Eleutério Goi e Paulo Raboni, da FCT-UNESP; André Kock Torres Assis, da UNICAMP; Maria Cristina B.Abdalla Ribeiro e Diógenes Galetti, da IFT. Houve apresentação de trabalhos pelo Profs.Drs.: Paulo Gabriel Franco dos Santos, da UNESP; Frank Nelson Crespilho, da UFABC; Carlos Gomes Barbosa Filho, da FCT/UNESP; Luciano Caselli, da UNIFESP e Lucas Fugikawa Santos, da IBILCE-UNESP.

Os temas abordados versaram principalmente sobre Partículas Elementares, Energia nuclear: com fissões e com fusões; LHC na fronteira do conhecimento; Bases moleculares da fotoquímica, Por uma compreensão humanística das relações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente e suas implicações. No Workshop: Ciência e Tecnologia de Materiais Orgânicos e Híbridos. “Recentes avanços e desafios em Nanomanipulação e Bioeletroquímica” – figurou como primeiro assunto temático.

Prevenção ou vacina curativa da leishmaniose

A Semana da Física na FCT trouxe este ano para o debate público, uma inovação que pode representar o primeiro passo para o tratamento da leishmaniose, uma doença transmitida pelo Mosquito “Palha” que tem como foco de contaminação, alguns animais domésticos. Entre eles, os cães que apresentam elevado grau de contaminação, transmitindo a doença para seres humanos. Mas os cientistas não perdem tempo e durante a IX Semana da Física, trouxeram uma importante notícia: o controle da leishmaniose com o emprego de uma membrana de borracha natural (látex), que tem função cicatrizante e impede a proliferação e o avanço da doença.

Esse assunto – diga-se de passagem – foi enfocado com destaque no Workshop da IX Semana da Física, dia 28 de Outubro pelo Doutorando em Ciências Materiais, Carlos Gomes Barbosa Filho, da FCT/UNESP. Título do trabalho: “Aplicação de membranas de borracha natural pura e com nanopartículas de ouro, prata e cerâmicas no comportamento de promastigotas de Leishmania brasiliensis”. Demais participantes do evento abordaram outras questões. É o caso do Prof.Dr.Luciano Caselli, da UNIFESP que falou sobre “Biofísica de membranas celulares por medidas tensiométricas e espectroscópicas” e o Prof.Dr. Lucas Fugikawa Santos tratou da questão das “Aplicações Tecnológicas de Dispositivos Eletrônicos Orgânicos”.

No encerramento centralizado no Aruá Hotel, mais quatro importantes pronunciamentos com testemunhas pelos Profs.Drs.: Marli Leite Moraes, relativas à Estratégias para otimizar sensores baseados na imobilização de biomoléculas usando filmes nanoestruturados; Hélder Nunes da Cunha – A Física na UFPI: Ensino e Pesquisa; Valtencir Zucolato (USP-São Carlos) com “Avanços e Perspectivas em nanomedicina e nanotoxicologia” e José Arana Varella (Instituto de Química da Unesp/Araraquara) e o tema final:“Inovação, proteção tecnológica e transferência de tecnologia”. O êxito de mais essa realização se deve ao empenho pessoal dos Profs.Drs.: Aldo Eloizo Job – Coordenador – Angel Fidel Peña – Vice – e Carlos José Leopoldo Constantino – Prof. do Curso de Física da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A IX Semana da Física na FCT foi aberta oficialmente no dia 24/Outº e para cumprir sua finalidade, trouxe importantes convidados para as palestras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Foram desenvolvidos intensos trabalhos, desde os primeiros 4 dias no Auditório da FCT/UNESP até o Workshop realizado no Aruá Hotel, no dia 28/Outº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E para encerrar com Chave de Ouro, um dia inteiro com 4 palestras para promover o intercâmbio da Universidade com as Escolas Públicas e Privadas da cidade e região.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP