nov 17

No dia 11 de Novembro, às 15hs no Auditório V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – ocorreu uma cerimônia sui-gêneris: a Formatura da 1ª.Turma de Bacharelado e Licenciatura em Geografia (CEGeo), através de convênio da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho, com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). O assunto mereceu destaque do “Portal da Universidade” e outros meios de comunicação. As monografias foram defendidas entre 7 a 10 de Novembro. O ENADE foi feito pelos alunos no dia 06/Novembro.

O curso iniciado em Janeiro de 2007 teve sua 1ª. aula ministrada em Presidente Prudente pelo Senador Eduardo Suplicy. E como os alunos são originários do campo, atuando como trabalhadores rurais (ou assentados), as aulas presenciais foram intensivas nos meses de Janeiro e Fevereiro; e na 2ª. Etapa em Julho e parte de Agosto, na Escola Nacional Florestan Fernandes. As atividades no meio rural foram desenvolvidas nos próprios Assentamentos. Assim, 46 assentados provenientes de sete estados brasileiros – regiões sul e sudeste – após concluir o Curso Especial de Graduação – já são considerados “Geógrafos”.

Para a cerimônia de colação de grau, os graduandos do Curso Especial prestaram juramento perante o Presidente da Sessão solene, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, que mediante colocação da borla em cada graduando, concedeu-lhe todos os direitos e prerrogativas para o exercício da profissão, com a outorga do grau de licenciado em Geografia. Todos eles – em número de 46 – receberam os respectivos “Canudos” com os cumprimentos de praxe de todos os
Integrantes da Mesa de trabalhos oficiais e dos demais participantes da solenidade. A seguir, palavras proferidas pelos principais oradores.

Palavras de estímulo do Coordenador

O Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior começou sua oração dizendo que há cinco anos e cinco meses, esse projeto estava apenas no papel. Por isso, não poderia esquecer a atuação decisiva dos Professores Marcos Macari e Herman Voorwald, respectivamente à época, Reitor e Vice-Reitor da Unesp. Antes, lembrou o apoio marcante do Prof. Nerí Alves, em 2005 ante as primeiras movimentações em torno da idéia que consumou o projeto. E nas manifestações sobre uma possível proposta de Curso e vinculação junto ao Pronera, o Prof. Bernardo Mançano Fernandes, ocupa lugar central e as movimentações preliminares protagonizadas pela militância da via Campesina.

O Prof.Thomaz ressaltou a figura de Marisa Fátima da Luz (companheira da CPP), tendo a frente, Jorge Montenegro, Eraldo da Silva Ramos Filho e Carlos Alberto Feliciano – o Cacá – à época, estudantes de Pós-Graduação. “Foram esses meninos que escreveram o Projeto” – frisou. O dia 16 de Junho de 2006 é citado como “data inesquecível”. Difícil e ao mesmo tempo, emocionante!
O enfrentamento era pesado, havia um ambiente de reprovação da proposta, mas também de simpatia. Era iminente a ameaça de atropelamento, tanto pela esquerda, quanto pela direita.

Só nos restava esclarecer, para tentar atrair os indecisos e convencer os discordantes que o Projeto do CEGeo era importante e de alcance inédito para a UNESP. Concretamente, estávamos diante da possibilidade de participarmos de um processo de aprendizado e aproximação com uma parcela da sociedade, alijada da Universidade e envolvida em lutas importantes que se somam aos princípios da Universidade Pública.

Nos eternos e imemoráveis 15 minutos a mim delegados pelo Pres. do CEPE – afirma o Prof.dr. Antonio Thomaz Júnior – posso definir como uma batalha central; hoje, tranqüilo para sintetizar que conseguimos reverter o ambiente adverso, e o CEGeo aprovado. Depois, no Conselho Universitário, três semanas seguintes, essa decisão foi ratificada. Estava aprovado o CEGeo e nos restava implementá-lo.

Outros nomes citados: Fátima Rotta (companheira da FCT); Miriam Lourenção Simonetti (da FFC/UNESP/Marília); Clif Welch (da UNIFESP/Guarulhos) e os santos e santas monitoras, além dos companheiros da ENFF, INCRA,do Pronera e da Cúria Diocesana na figura do Bispo Emérito, Dom José Maria Libório Camino Saracho e aos colegas, Paulo, Flávia, SAEPE e a Direção da Faculdade.

Pronunciamento do Diretor

O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, na condição de Diretor da FCT/UNESP, dirigiu-se às autoridades presentes, graduandos e demais participantes da solenidade, agradecendo a presença de todos. Em nome de toda a comunidade, saudou e agradeceu a honrosa presença da Profª.Drª.Sheila Zambezi de Pinho – magnífica Pró-Reitora de Graduação da UNESP (que representou o Magnífico Vice-Reitor no exercício da Reitoria, Prof.Dr. Julio Cezar Durigan), bem como ao Prof.Dr. Marcos Macari, magnífico Reitor no período de 2005/2009, quando o convênio para oferecimento do curso foi aprovado.

Prof.Nivaldo destacou ainda o empenho pessoal para que o curso obtivesse aprovação junto aos órgãos colegiados da Universidade, através dos Profs.Drs: Antonio Thomaz Junior e Bernardo Mançano Fernandes; Sra. Sonia dos Santos e Prof.Dr.Nerí Alves, respectivamente representante do Superintende do INCRA e Diretor da FCT/UNESP no período de 2002/2006; Dom José Maria Libório Camino Saracho – Bispo Emérito da Diocese – que contribuiu para que os alunos tivessem uma boa logística em termos de alojamento; Profª.Drª Marisa de Fátima Luz (docente homenageada); Prof.Dr.Marcelo Messias, Vice-Diretor e Prof.Dr.José Milton Arana, Presidente da Comissão de Ensino da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Depois de parabenizar os formandos, desejando-lhes sucesso e boa sorte na profissão, o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia externou seus agradecimentos aos familiares, amigos, instituições, aos docentes e estagiários que se envolveram diretamente para que esses estudantes pudessem chegar neste dia
(11-11-11) a fim de participar da cerimônia de colação de grau. “Me dirijo a vocês recém-formados para parabenizá-los pelo esforço e pelo êxito de terem se formado num curso de graduação da UNESP. Vou relembrar seis coisas que vocês certamente já sabem, mas nunca é demais relembrar e reforçar”:

1- Vocês estão se formando numa universidade pública sustentada com recursos dos cidadãos paulistas que pagam os seus impostos e, no caso específico de vocês, também com recursos federais repassados por intermédio do INCRA (PRONERA) – Portanto, vocês saem daqui com a responsabilidade duplicada de dar um bom retorno ao investimento público que foi feito na formação de cada um de vocês.
2- O conhecimento técnico é importante, mas a maturidade, o equilíbrio e a inteligência emocional são tão importantes quanto o conhecimento técnico.
3- Saibam que o conhecimento que vocês adquiriram na universidade será superado em pouquíssimo tempo. Portanto, sejam humildes para reconhecer as vulnerabilidades e se preparem para continuar estudando sempre, caso contrário de pouco valerá o diploma que vocês receberão brevemente. Estejam sempre dispostos a aprimorar ou até a mudar os seus pontos de vista. A síndrome da Gabriela (Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim) não é positiva.
4- Se empenhem para dar sempre o melhor de vocês. SER é muito mais importante do que TER e certamente hoje vocês são pessoas melhores do antes de frequentarem este curso de graduação porque, no decorrer do curso na UNESP, aprimoraram a capacidade de cooperar, de compartilhar e de superar adversidades.
5- Tomem as decisões e ajam sempre de acordo com as vossas consciências e não de acordo com as conveniências momentâneas ou de acordo com o que os outros pensam. Tenham autonomia – Quem vai pela cabeça dos outros é piolho.
6- Nunca diga nunca e não subestime ninguém. Nós não sabemos de quem precisaremos e com quem faremos as nossas alianças no futuro (não temos bola de cristal). Lembrem-se do Einstein, tudo é relativo. Procurem avaliar integralmente as situações, ver todos os lados dos problemas. Normalmente sempre estamos equivocados em alguns pontos.

Antes de finalizar, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, ressaltou: “Agradeço ao cerimonial, a Diretora Técnica Acadêmica da FCT-UNESP, Senhora Antonia Escaioni; aos funcionários da SAEPE (Walmir, Carmem e Denise) e da Seção de Graduação (Eliana) pela organização desta Sessão solene da congregação. Agradeço também ao pessoal da Seção de Finanças pela gestão responsável e inteligente dos recursos provenientes do INCRA/PRONERA”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª.Turma de Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Unesp – em convênio com o INCRA/PRONERA – foi constituída de 46 alunos. A formatura foi prestigiada pela Magnífica Pró-Reitora de Graduação, Profª.Drª.Sheila Zambezi de Pinho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – presidiu a cerimônia;
enalteceu a importância do curso e congratulou-se com todos os formandos pelo empenho e dedicação à causa da cultura e conhecimento humano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcos Macari – Magnífico Reitor à época da celebração do convênio (2005/2009) também se fez presente, prestigiando o evento ao lado dos Coordenadores, Profs.Drs. Antonio Thomaz Júnior, Bernardo Mançano Fernandes e outros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os formandos são todos originários do meio rural, alguns como ”Assentados” provenientes de sete Estados brasileiros. Agora Geógrafos após concluir o Curso Especial de Graduação pela FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.