set 28

No penúltimo Sábado do mês de Setembro, um grupo constituído por 18 alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (representado a Empresa Junior de Estatística/EJEST),saiu às ruas adjacentes ao Campus Universitário a fim de participar de uma Campanha em prol das famílias carentes. A iniciativa tem por objetivo arrecadar roupas, alimentos e brinquedos para crianças e adultos necessitados. São doações espontâneas que fazem a alegria de muita gente.

Concluído o trabalho de visitas domiciliares, foram coletados: 600 peças de roupas, 140 kg de alimentos e 136 brinquedos. Tudo que foi arrecadado durante a coleta será entregue à Instituição Lar Santa Filomena. O trabalho desenvolvido pelos universitários – segundo informa a Diretora de Projetos/EJES – Daniele Oliveira (graduada em Estatística) vai ter continuidade todos os anos (antes do Dia da Criança),com prioridade para as crianças carentes. O dia da coleta será comunicado previamente através de folhetos que serão distribuídos aos moradores a serem visitados.

Daniele aproveita deste ensejo para fazer um agradecimento especial a toda as famílias que compreenderam o sentido da campanha e cooperaram da melhor forma. Um agradecimento também aos que participaram do trabalho de visitas ou coleta de donativos, durante a arrecadação do dia 22 de Setembro. Principalmente os moradores dos bairros visitados: Jardim das Rosas, Condomínio Residencial Jardim Morumbi, Vila Cláudia Glória e Vila Santa Helena.

Clique para ampliar!
Integrantes da Empresa Junior de Estatística – EJEST – reunidos para percorrer bairros adjacentes à Faculdade de Ciências e Tecnologia, a fim de arrecadar donativos para pessoas necessitadas.

Clique para ampliar!
Durante algumas horas de Sábado – dia 22 de Setembro – os estudantes universitários coletaram 600 peças de roupas, 140 kg de alimentos e 136 brinquedos que foram destinados ao Lar Santa Filomena.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 28

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu no dia 26 de Setembro mais uma defesa de tese de Doutorado/Programa de Ciências Cartográficas pela candidata Tatiana Sussel Gonçalves Mendes, tendo como Orientador o Prof.Dr.Aluir Porfírio Dal Poz, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP. Tema: “Integração de dados de varredura a Laser Aerotransportado e imagens de alta resolução para a detecção de regiões de via”. Local da defesa: Sala de Apresentação de Projetos do Deptº. de Cartografia.

Fizeram parte da Comissão Examinadora (além do Orientador já citado), os seguintes membros: Profª.Drª. Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, ambos do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp; Prof.Dr. Carlos Antonio Oliveira Vieira, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina e Prof.Dr.Edson Aparecido Mitishita, do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná.

Perante a Comissão Examinadora, a Doutoranda resumiu sua tese:”O problema da extração automática da malha viária urbana é extremamente complexo, uma vez que em cenas urbanas, as vias apresentam for te interação com outros objetos, com obstruções provocadas por árvores, veículos e sombras de edificações e arvores. Esse problema pode ser simplificado se regiões de interesse (Rol – Regions of Interest) para as vias forem previamente isoladas. Na sequência, a malha via ria urbana pode ser extraída baseando-se apenas nas Rol isoladas, ob tendo resultados mais confiáveis e com redução da ar ea de busca e do esforço computacional.

A classificação de imagens pode se r usada no intuito d isolas as Ro, mas em cenas urbanas complexas a utilização de apenas dados espectrais pode não ser suficiente para separar com confiabilidade classes com comportamento espectral similar; por exemplo: vias e edificações com telhado cinza. Com a evolução tecnológica dos sistemas de Varredura a LASER Aerotransporta do (VLA), os dados provenientes desses sistemas possuem potencial para serem usados como informações complementares, contribuindo para a distinção entre essas classes. O método proposto baseia-se em duas etapas principais.

A 1ª etapa consiste na detecção prévia da Rol por meio de um método de classificação por Redes Neurais Artificiais (RNA) integrando dados radiométricos e geométricos de VLA e imagem aérea RGB de alta resolução. Na 2ª etapa, a classe via é refinada, visando a eliminação de falsos positivos e à obtenção de vias como regiões homogêneas, contínuas e com largura constante. A avaliação experimental do método proposto foi realizada usando dois conjuntos de dados, com a avaliação da acurácia para a classe via, permitindo identificar a combinação de dados que fornece melhor resultado, para então ser usada na posterior etapa de refinamento”.

Tatiana S.Gonçalves Mendes conclui: “Os resultados mostraram que a combinação de diferentes fontes de dados separa a classe via com melhor acurácia e problemas relacionados com as respostas espectrais similares foram minimizados. A etapa de refinamento foi realizada comparando o resultado com a região de via de referência, demonstrando que foi possível regularizar a classe via em áreas falhadas e reduzir os falsos positivos”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– A defesa pública de tese de Doutorado/Programa:Ciências Cartográficas ocorreu na Sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP com a presença da candidata Tatiana Sussel Gonçalves Mendes e membros da Banca Examinadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Doutoranda faz seu relato geral na defesa da tese:”Integração de dados de varredura a Laser Aerotransportado e Imagens de Alta Resolução para a detecção de regiões de Via”. Atuou como Orientador o Prof.Dr.Aluir Porfírio Dal Poz.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 24

Presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia – realizou-se nos dias 19 e 20 de Setembro de 2012, o XXIV Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp. Foi o próprio Professor Nivaldo que proferiu a 1ª.palestra (das 8h30 às 9h30 do 1º dia), seguido por uma intervenção cultural de danças com Tamires e João, breve intervalo para o Coffe break e curso “Produção de artigo científico” pela Profª.Drª.Luciola Costa. O evento com dois dias de duração recebeu centenas de participantes, incluindo convidados especiais que participaram das palestras, oficinas, minicursos e demonstrações diversas.

No Boulevard “Messias Meneguette Jr” foram expostos banners, com a amostragem de importantes pesquisas realizadas por integrantes dos diversos grupos de trabalhos; com ênfase especial para caracterização físico-química da Vinhaça; estudo térmico da cinza do bagaço de cana; análise da relação C/N de diferentes adubos produzidos com resíduos orgânicos; implementação de um sistema de reconhecimento de sons para afinação de instrumentos musicais; estudo de Equação de Van der Pol; proposta de recuperação ambiental de APPs na bacia do Córrego da Olga, município de Presidente Prudente e outros.

No período da tarde (13h30), realizou-se na Sala de Desenho do Discente V, uma Oficina de Biológicas com o Prof.Raul e a Profª Giovana, seguida pela apresentação de painéis/Exatas, Oral/Exatas e Biológicas, Oficinas/Humanas com o Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, Curriculo Lattes como ferramenta de trabalho do pesquisador e palestra ministrada pelo Prof.Dr.Antonio Garcia Tommaselli. Na etapa final do dia 19 no Auditório da Unesp, foi feita uma nova apresentação de painéis/Biológicas e Exatas.

No dia 20/Setª a programação se desenvolveu com apresentação painéis/Biológicas e Exatas e grupos de pesquisas/Humanas 2, Exatas e Biológicas, Oral, Humanas, bem como grupos de pesquisas/Exatas e Biologicas e Oficina Área Exatas. Na parte final da tarde palestra com o Prof. Dr.João Fernando Custódio da Silva que ressaltou aspectos do trabalho científico e da pesquisa no Brasil e no mundo. Representando a Biblioteca da Unesp, Márcia Regina Garcia Moreira, que falou sobre a importância da Biblioteca, como pilar da Universidade e como usar as bases de dados, referenciais ou textuais. O encerramento do XXIV Congresso de Iniciação Científica foi marcado por uma intervenção cultural e demonstração de danças.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura do XXIV Congresso de Iniciação Cientítica realizou-se na manhã de 19 de Setembro no Auditório da FCT/UNESP pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, que também foi o 1º palestrante.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Garcia Tommaselli ministrou a palestra do período da tarde e o tema apresentado mereceu atenção de todos os presentes no local que sediou o evento neste ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala de Desenho do Discente V realizou-se no 1º dia a Oficina, sob a coordenação do Prof.Raul e Profª Giovana, tendo a participação de um grande número de estudantes da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A aula ministrada na Sala de Desenho chamou a atenção de todos os participantes. No Auditório, o Prof.Dr.João Fernando ministrou palestra no dia seguinte, ressaltando aspectos do trabalho cientifico.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final, Márcia Regina Garcia Moreira foi a palestrante que considerou a Biblioteca como “Pilar da Universidade”. Nesse trabalho ela foi muito bem assessorada e esclareceu como usar as bases de dados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp dispõe de uma das mais completas Bibliotecas, que exerce importante papel como organização prestadora de serviços. É fator de desenvolvimento para a pesquisa e informação.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 24

Preenchidas as vagas em número de sessenta (60) para formação novas turmas de alunos, o Curso de Mandarim está recomeçando suas atividades de 2ª a 5ª feira, a fim de atender duas novas classes constituídas por 60 alunos. Um dos primeiros atos para marcar essa importante fase no estudo da língua oficial da China (o Mandarim), foi a apresentação da Professora chinesa Jou Xiao Jiao, especialmente designada pelo Instituto Confúcio da Universidade Hubei para ministrar as aulas no decorrer deste novo ano letivo.

Em face da implantação de duas novas salas de aulas para estudantes do idioma chinês, a somatória geral chega agora a 180 alunos. Anteriormente foram formadas 6 turmas de 30 estudantes pioneiros, uma das quais começa a cursar o último termo para a conclusão do curso em Julho de 2013. Muitos deles já tiveram a oportunidade de conhecer a China. Foi no ano passado, através de uma viagem de estudos oferecida pela Universidade Hubei, que mantém convênio de intercâmbio cultural e científico com a Unesp, representada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

A jovem e simpática Professora chinesa – que acaba de fixar residência em Presidente Prudente pelo prazo inicial de 1 ano – está muito eufórica com a acolhida que obteve desde as primeiras horas de sua chegada, quando foi recepcionada no Anfiteatro I da Unesp. Depois, ela marcou uma agradável Cerimônia chinesa na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia a fim de estabelecer seus primeiros contatos com estudantes, autoridades e o público em geral. A primeira palavra que ela aprendeu a falar em Português foi: muito obrigada!

Esse agradável encontro organizado pelo Coordenador do Curso de Mandarim, Prof.Raul Borges Guimarães serviu para uma melhor aproximação dos alunos com a Professora. E ela se sentiu bastante prestigiada, sendo cumprimentada por todos. Como abertura, a Professora mostrou os principais ornamentos utilizados na Cerimônia chinesa, explicando detalhe por detalhe. Um Painel montado ao lado dos objetos de origem chinesa, representa – segundo suas próprias palavras – o símbolo da comunidade ou a união do povo.

O Prof.Raul Borges Guimarães atuou como intérprete e disse que os trabalhos expostos, com papel são elementos da cultura chinesa e correspondem a alguns tipos de brincadeiras adotadas no aprendizado da língua oficial. No caso, o Mandarim como forma de aproximação entre os povos no Universo Cultural. Não faltando o Hashi (também conhecidos por pauzinhos de madeira) e a música instrumental, indispensável no ambiente da Cerimônia do chá. É importante conhecer também o Calendário chinês com o símbolo dos animais, renovado à cada 12 anos.

Toda a apresentação foi documentada pela TV Fronteira, que incluiu em sua matéria entrevistas com a Professora, o Coordenador e vários alunos considerados pioneiros do curso de Mandarim. Alguns, como é o caso de Suzana de Alencar, Anne Fuzetto e as irmãs Alexia e Ingrid Domenini Eugênio já tiveram a oportunidade de viajar até o continente asiático a convite da Universidade Hubei, enquanto outras alunas já estão figurando na próxima Lista de viagem elaborada pelo Instituto Confúcio na Unesp.

Explicação necessária
O Curso de Mandarim do Instituto Confúcio na Unesp é destinado a Professores do Departamento de Geografia, assim como de outros Departamentos, servidores técnicos, alunos de graduação e pós-graduação da Unesp, além da comunidade de Presidente Prudente e região. A docente colaboradora do Instituto Confúcio, é a responsável técnico-pedagógica pelo desenvolvimento do conteúdo programático do curso, que é gratuito.

A Taxa única de R$60,00 que é cobrada no ato de inscrição destina-se ao custeio da hospedagem da docente colaboradora, designada para dar atendimento na Unidade da Unesp de Presidente Prudente. As novas Turmas deste 2º semestre do ano terão aulas de 2ª. a 5ª.feira. Não existe Lista de Espera; os inscritos são aceitos por ordem de chegada até o preenchimento das 60 vagas/nível I com 30 alunos para cada turma.

As Turmas que frequentam o Curso de Mandarim há mais tempo, terão suas aulas às 6ªs e Sábados. A 1ª formatura está prevista para 2013. Os horários de aulas estão assim agendados: Nivel I – Turma A – 2ªs e 4ª feiras, das 17h30 às 19h00. Turma B – 3ªs e 5ªs.feiras, das 11h30 as 13h00. Nível II – Sábados Matutinos – das 09h00 às 12h00. Níveis III e IV – Sábados Vespertinos – das 14h00 às 17h00 e Nível V – 6ªs. feiras – das 19h00 às 22h00.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora Jou Xiao Jiao que veio ministrar o Curso de Mandarim na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, se apresenta ao lado do Coordenador, P rof.Dr.Raul Borges Guimarães.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os primeiros materiais em exposição começam a ser mostrados aos alunos do Curso de Mandarim, na Biblioteca da FCT/UNESP pela Professora chinesa que representa o Instituto Confucio da Universidade Hubei.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os alunos das primeiras turmas já se encontram num estágio bastante avançado. Assim mesmo tudo que chega ao seu conhecimento e que foi trazido especialmente da China, desperta o maior interesse.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para os novos alunos que estão ingressando no curso de Mandarim, esta é a melhor oportunidade de aprender um idioma que vem conquistando um número cada vez maior de adeptos no mundo inteiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os estudantes do I Estágio – Nivel V estarão concluindo seus estudos em Julho de 2013. Cada turma é formada por 30 alunos. São 4 Turmas com aulas às 6ªs. e Sábados. Para as 2 novas turmas, aulas semanais de 2ª a 5ª feira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora conclui sua exposição, esclarecendo as últimas dúvidas. E diz que sua primeira impressão sobre a cidade e seus novos alunos foi a melhor possível. Uma foto reunindo todos os presentes marcou o final do encontro.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 21

O ato de lançamento editorial desse novo Livro que contém 232 páginas, teve como palco o Centro Cultural Matarazzo e foi realizado na noite de 17 de Setembro de 2012, uma 2ª.feira. A obra foi editada pela Gráfica Cipola, tendo como autores e organizadores, os Profs: Ricardo Pires de Paula, Érica de Campos Vicentini da Luz, Lorayne Garcia Ueocka e Thiago Granja Belieiro. É o próprio autor, Ricardo Pires de Paula (da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp) que diz: “PRESIDENTE PRUDENTE: UMA CIDADE, MUITAS HISTÓRIAS” é um livro que, partindo de referências teóricos diversos e de múltiplas abordagens, busca construir um panorama da trajetória quase centenária da cidade de Presidente Prudente. A organização dos capítulos não seguiu uma ordem cronológica e sim uma ordem temática, cujos autores dedicaram atenção a assuntos em várias temporalidades”.

Em nome dos organizadores e colaboradores, o Professor do Departamento de Geografia da FCT/UNESP explica em relação ao livro (que é o 1º a ser lançado sem custo algum para os adquirentes), uma razão: obteve excelente apoio de empresas patrocinadoras. Com isso, os primeiros beneficiados após o lançamento oficial serão as Escolas e Bibliotecas. Agradecimentos às autoridades, colaboradores, Bibliotecárias, amigos, familiares, alunos e a comunidade geral. Uma homenagem especial aos historiadores, ao Museu Histórico Municipal, ao Prof.Diores Santos Abreu; à Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito e ao Artista Josué Pantaleão (que produziu a capa “Reflexões”). Os capítulos foram construídos acompanhando as discussões historiográficas a respeito do uso de fontes; assim como de referênciais teóricos pertinentes sem abrir mão de uma escrita que busca atingir um público não especializado. “Visamos proporcionar o conhecimento e a reflexão sobre temáticas relacionadas à história de Presidente Prudente e instigar novas investigações a respeito de assuntos pouco estudados pela bibliografia referente à nossa cidade” – finaliza o Prof.Ricardo.

O lançamento do livro foi prestigiado por grande número de Professores que representaram suas Faculdades, Escolas públicas e particulares, Clubes de serviços e outras Instituições. Dentre os quais, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP; a Profª.Alba Arana, representando a Unoeste; as Professoras: Marta e Maria Antônia, representando a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau; o Dr. Dalton de Almeida Campos, representando o Rotary Clube de Presidente Prudente, o publicitário Raul Audi, a Câmara Municipal e outras entidades constituídas. Entre os convidados presentes, as Professoras pioneiras: Esmeralda e Ruth Campos Santos.

No livro, enfoque especial para acontecimentos de maior expressão verificados no início do século passado. Tudo começa com o pioneirismo descrito pelo Prof. Diores; O bacharelismo na política brasileira com Prudente de Moraes, no poder; a segurança pública em Presidente Prudente; As relações de gênero na política e o pioneirismo no exercicio profissional da medicina: Jerônymo Lucas de Almeida Monteiro Lopes, um médico de origem negra. E mais: Escolas Reunidas, o 1º Grupo Escolar aqui implantado entre 1925/1938 e a EE Adolpho Arruda Mello – o ocaso de uma referência. Outros destaques para a fundação do Colégio Cristo Rei, 1º educandário particular; A presença feminina na imprensa (1929); A criação do Conservatório Municipal, Dramático e Musical; Tempos e espaços da sociabilidade juvenil (nas décadas de 50 a 70); Os anos dourados do Rádio, cinema e TV.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O lançamento editorial do Livro “Presidente Prudente:Uma cidade, muitas histórias” aconteceu no Centro Cultural Matarazzo na noite de 17 de Setº e foi bastante prestigiado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No local, uma representação de Presidente Venceslau e de Presidente Prudente, tendo a frente o Prof. Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Duas professoras pioneiras fizeram questão de comparecer e prestigiar o lançamento. São elas, a Prof. Esmeralda (do Grupo Escolar João F.de Godoy/Jd Paulista) e Prof.Ruth (Arruda Mello).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma apresentação do novo livro que representa um autêntico resgate do que se passou na história de Presidente Prudente no decorrer do século passado. Com os aplausos pelo oportuno lançamento editorial.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 16

Na primeira semana de Setembro, realizou-se no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia importante evento dedicado ao Esporte: Seminário de Atletismo e atividades em torno da Corrida de Rua, iniciativa do Sesc/Thermas de Prudente, com o apoio da Empresa Junior de Educação Física, Performance Jr e FCT/UNESP. O Seminário fez parte da programação da Etapa Prudente do Circuito SESC de Corrida de Rua e contou de inúmeros participantes, incluindo Palestrantes, Atletas e demais interessados.

Nos dias 4 e 5, desde a abertura do evento, apresentou-se o Consultor Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo, Jorge Alfredo Reina Abreu, que ministrou minicurso voltado às crianças e visando oferecer um Atletismo atraente, acessível e instrutivo. A palestra seguinte foi desenvolvida pelo Prof.Dr. David Poit, que abordou pontos importantes, quanto à organização de corridas de rua.  Poit é Doutor em Educação pela PUC-SP e autor do Livro “Organização de Eventos Esportivos”, atuando como Professor convidado de diversas instituições. Entre elas: FGV, FAAP e Gama Filho.

Ainda no dia 5 de Setembro, a palestrante foi a Nutricionista Malena Ricci Picollo, Mestranda do Programa de Pós-graduação da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. O tema abordado foi “Nutrição e Corrida: Implicação da Prática em diferentes olhares”, destacando conceitos de nutrição relacionados com a prática não profissional das corridas de rua. No dia 6 de Setembro, no encerramento do Seminário foi programada uma Mesa redonda com abordagem das Corridas de rua e saúde: implicação da prática em diferentes olhares. Presença da Profª.Drª.Martha Dellari da Universidade de Mogi das Cruzes; Jornalista Rodolfo Lucena, colunista do Jornal Folha de São Paulo e o Prof.Dr.Dino de Aguiar Cintra Filho, Mestre da FCT/UNESP  – Campus de Presidente Prudente.

Enfoque especial para o Atleta (ou Atletas corredores), que o Jornalista Lucena define como “caminhada”, inclusive para idosos e deficientes maratonistas; com riscos equivalentes a 66% para os que tiveram lesões. Entretanto frisou: “quando se pratica esporte, a gente vai derrotando o tempo”!  O jornalista e os demais integrantes da mesa, além de expor suas ideias também responderam às questões formuladas pela plateia presente no Auditório da UNESP. As perguntas foram relacionadas ao tema: “Corrida de rua”, com um extraordinário relato do jornalista e maratonista com longa experiência nas competições do gênero, Rodolfo Lucena.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mesa redonda que marcou o encerramento do Seminário de Atletismo “Da Prática Escolar à qualidade de vida”, trouxe um dos mais experientes maratonistas: Rodolfo Lucena, colunista da Folha de São Paulo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Marta Dellari da Universidade de Mogi das Cruzes expõe seus conhecimentos sobre Corridas de Rua e recebe do Prof.Dr.Dino de Aguiar Cintra Filho, da FCT/UNESP importantes esclarecimentos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
De uma Plateia – embora reduzida – também vieram oportunos subsídios para aprimoramento das Corridas de rua, especialmente as Maratonas. Opiniões manifestadas foram de apoio à iniciativa do SESC/Thermas e FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palavra do consagrada Maratonista e Jornalista da Folha de São Paulo é ouvida com atenção e maior respeito. Foi um testemunho da mais alta importância para quem está envolvida na prática das Corridas de rua.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 11

Agosto foi um mês de intensa movimentação com saldo positivo em todas as atividades desenvolvidas no Campus da Unesp em Presidente Prudente. A Faculdade de Ciência e Tecnologia cumpriu suas metas principais; e os Programas de Geografia, Educação e Matemática Aplicada e Computacional promoveram nos dias 30 e 31/Agosto nada menos que seis trabalhos de defesa pública. Foram quatro dissertações de Mestrado e duas teses de Doutorado.

Perante as Comissões Examinadoras se apresentaram os candidatos ao título de Doutorado: Dia 30/Agosto – Mauro Henrique Soares da Silva, aluno do Programa de Pós-graduação em Geografia, tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, Docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP/Anfiteatro VII. Dia 31/Agosto – Erika Vanessa Moreira, aluna do Programa de Pós-graduação em Geografia, tendo como Orientadora, a Profª.Drª. Rosângela Aparecida Medeiros Hespanhol, Docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP/Anfiteatro VI.

Temas referentes à defesa de tese de Doutorado: “Análise da paisagem do Pantanal de Nhecolândia: Estudo do caso das lagoas salitradas sob a perspectiva do modelo GTP” (Geosistema – Território – Paisagem), pelo Doutorando Mauro Henrique Soares da Silva. “A ruralidade e a multifuncionalidade nos espaços rurais de Piedade e Pilar do Sul/SP”. Pela Doutoranda Erika Vanessa Moreira.

Os candidatos ao Mestrado que apresentaram defesas de dissertação foram quatro, conforme segue: Dia 30/Agosto – Mayte Gouveia Coleto, aluna do Programa de Pós-graduação em Educação/Anfiteatro VII. Dia 31/Agosto – Suelen Santo Monteiro. Aluna do Programa de Pós-graduação e em Educação/Anfiteatro IV. Dia 31/Agosto – Diego Venâncio Thomaz, aluno do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional. Defesa defendida na Sala de Projeções da Biblioteca da Unesp. Dia 31/Agosto – Cláudio Lima Menezes, aluno do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional com defesa de dissertação de Mestrado no Anfiteatro III/ Ed.Física.

Os temas desenvolvidos durante a defesa pública de dissertação de Mestrado pelos alunos acima citados foram:”Abordagem dos direitos reprodutivos em materiais didáticos para a formação continuada de educadoras (es): uma análise a partir dos Editais da Secad”. Candidata: Mayte Gouvea Coleto, sob orientação da Profª.Drª Maria de Fátima Salum Mreira, Docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP; “Ensino de Leitura na Educação dos Surdos: análise dos recursos pedagógicos mediados pelas libras” pela candidata Suelen Santos Monteiro, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, Docente do Departamento de Matemática de Matemática e Computação da FCT/UNESP.

As demais defesas de dissertação de Mestrado tem os seguintes títulos: “Extração de contorno de telhados usando Snake Balloon” pelo candidato Diego Venâncio Thomaz, sob orientação do Prof.Dr.Aluir Porfírio Dal Poz, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP. “Influência da fronteira em um método implícito para a equação de estokes” pelo Mestrando Cláudio de Lima Menezes, que tem como Orientador o Prof.Dr.Messias Meneguette Junior, Docente do Departamento de Estatística e Computação da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A primeira defesa pública de dissertação de Mestrado do dia 31 de Agosto ocorreu no Anfiteatro VI. A aluna Suelen Santos Monteiro teve como Orientadora, a Profª.Drª Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, do Departº de Matemática Estatística e Computação da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Mauro Henrique Soares da Silva defendeu tese de Doutorado/Programa de Geografia, perante a Banca Examinadora instalada no Anfiteatro VI da FCT/UNESP, tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, do Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na tarde de 31 de Agosto, defesa pública de tese de Doutorado/Programa de Geografia pela candidata Érika Vanessa Moreira, tendo como Orientadora a Profª. Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ainda no dia 31/Agosto, na Sala de Projeções da Biblioteca da UNESP, Diego Venâncio Thomaz apresentou defesa de dissertação de Mestrado/Progr.de Matemática Aplicada e Computacional, tendo como Orientador o Prof.Dr.Aluir Porfirio Dal Poz, do Deptº.de Cartografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ainda no último dia do mês de Agosto, no Anfitetro II, o candidato Cláudio de Lima Menezes, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Progr. De Matemática Aplicada e Computacional. tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Meneguette Jr., do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 05

Neste ano, o Dia Nacional do Folclore foi comemorado pela comunidade acadêmica da Unesp. O evento bastante significativo, teve a participação de alunos e vários grupos folclóricos não só da cidade e região, mas também de outros pontos do Estado. Foi o caso de Ourinhos, que enviou uma delegação que proporcionou um dos mais belos espetáculos que o público já viu em termos de danças folclóricas. Tudo isso aconteceu no dia 30 de Agosto no Ginásio de Esportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Nosso Blog publica com exclusividade as principais fotos desse festivo acontecimento que começou às 8hs da manhã e só terminou depois das 22hs, sob a coordenação do Prof. Paulo Brancatti, do Departamento de Educação Física. Nas paredes internas do Ginásio de Esportes foram montadas figuras e lendas tradicionais do folclore brasileiro, não faltando a contação de histórias, brincadeiras, cantigas e danças típicas; como a catira, além do cateretê e demonstrações de capoeira.

No período noturno a festa ganhou mais brilhantismo com a chegada de uma representação da Escola Municipal de Bailados de Ourinhos. O grupo de danças foi enviado especialmente pela Secretaria de Cultura da Prefeitura; e teve a coordenação e direção da Profª.Terezinha de Paula, mais conhecida por Tiririca. Foi esse grupo que proporcionou um espetáculo do mais alto quilate, com coreografia e danças relacionadas ao folclore nacional: Frevo, Carimbó (ou Siriá) e a Dança do Bambu. Um grupo de estudantes da Unesp deu continuidade ao Show com outras demonstrações que levantaram a plateia.

É bom lembrar que o conceito de “foclore” se fundamenta no conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes, costumes e tradições de um povo. O período destinado a essa celebração n Brasil, varia de região para região e de cidade em cidade entre 22 e 31 de Agosto. A palavra “folclore” – de origem inglesa – deriva de “folk” que significa povo; “lore” é equivalente à palavra: Sabedoria. No caso (folk-lore), quer dizer: Sabedoria Popular!

A festa se tornou possível porque houve apoio da Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente e cooperação dos alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física. Mas segundo o Prof.Paulo Brancatti, serviu de experiência para a realização da Festa Folclórica de 2013, que ele espera realizar com a ajuda e participação de todos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Festa folclórica deste ano, realizou-se no Ginásio de Esportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – e começou na manhã de 30 de Agosto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Foram inúmeras as demonstrações preparadas por alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física e o público prestigiou a realização do evento, desde as primeiras hora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Grupos de Capoeira se apresentaram no período da manhã e também no espetáculo noturno, agradando plenamente ao público que compareceu ao Ginásio de Esportes da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em cada apresentação, uma emoção diferente. Em se tratando de folclore, a festa é iminentemente popular e traz para a plateia alguma coisa que mexe com a lembrança do passado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, novas demonstrações e outros atrativos para quem está voltado ao resgate cultural de uma nação, que tem no folclore uma de suas maiores tradições culturais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof. Paulo Brancatti, que dirigiu e coordenou a Festa folclórica fez questão de trazer seus familiares para ver de perto o espetáculo proporcionado por alunos e grupos visitantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, as demonstrações de danças folclóricas pelo grupo representativo de Ourinhos, conduzido pela Profª. Terezinha de Paula. Foi uma das belas demonstrações de arte e cultura.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público presente aplaudiu todas as demonstrações que marcaram a passagem do Dia Nacional do Folclore em Presidente Prudente. Em especial a Dança do Bambu, pelo grupo de bailados de Ourinhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A demonstração final ficou na memória de todos, pois “folclore se fundamenta no conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes, costumes e tradições de um povo” .

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 05

No encerramento da VI Semana da Arquitetura, dia 31 de Agosto no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Presidente Prudente foi apresentado o Troféu atribuído ao grupo classificado em 2º lugar no Concurso Nacional Alcoa. Os ganhadores – em sua maioria – estavam presentes para receber as homenagens e mostrar os prêmios conquistados, com destaque especial para o Troféu, Diplomas ,Notebook e R$5.000 em dinheiro. O invento que fez jus à premiação foi uma Plataforma móvel totalmente construída em alumínio em Presidente Prudente e destinada à pesquisa e observação de animais.

Danilo da Silva Barbosa, do curso de Arquitetura e Urbanismo foi o autor do invento e líder da equipe constituída pelos colegas de graduação: Esdras Veloso dos Santos, Fabrizio Lucas Rosatti, Marcelo Gonçalves Hashimoto, Murilo Bruno Camurça e Rafael Loureiro. Troféu para o autor, Diploma e prêmio em dinheiro (R$5.000,00). Para o Orientador, Prof.Claudevilson dos Santos: Troféu, Diploma e um Notebook. A empresa patrocinadora, Alcoa – com sede nos Estados Unidos – é líder mundial em mineração, industrialização e reciclagem do alumínio.

O corpo de Jurados para seleção e julgamento das melhores invenções foi constituído por: José Roberto Giosa (Latasam Reciclagem), Auresnede Pires Stephan (Fundação Armando Álvares Penteado, Fundação Santa Marcelina e Escola Superior de Propaganda e Marketing), Milton Braga (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e MMBB Arquitetura), Marcelo Nakagawa (Centro de Empreendedorismo do Insper) e Alfredo Inagawa Junior, da Alcoa.

No Palco, o Orientador (Prof.Claudevilson), fez um relato minucioso do trabalho de pesquisa e desempenho do grupo liderado por Danilo da Silva Barbosa para cadastrar seu invento, em tempo para garantir sua inscrição no concurso, via Internet. E por incrível que pareça, só foi possível a confirmação, alguns minutos antes de encerrar o prazo determinado para o recebimento de inscrições.

O invento representado por uma Plataforma desmontável para estudos científicos da flora e remanescentes florestais (portátil e que pode ser carregada para o interior), houve inspiração no “Bicho Preguiça”. O emprego do alumínio foi fundamental por sua leveza no transporte e durabilidade diante das intempéries, transformando-se prontamente numa Plataforma para observar animais.

No Projeto de inovação em alumínio – por decisão dos jurados – destaca-se esta proposta de imediata aplicação do Projeto e a engenhosidade em resolver nas soluções simples, problemas difíceis. Como: transporte, montagem e estabilidade em projetos ambientais e de exploração florestal e ecoturismo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Reunidos, os principais integrantes do Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo – CACAU – da FCT/UNESP; e as alunas de graduação e pós-graduação que trouxeram do exterior importantes testemunhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof. Claudevilson dos Santos, Orientador do grupo de Arquitetura e Urbanismo se empenhou em levar seu invento para o Concurso Alcoa. E aqui, conta toda a estória e apresenta o Troféu conquistado!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os integrantes do grupo vitorioso da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e que conquistou uma das mais importantes premiações também fazem o seu relato. E todos se rejubilam com a conquista do Prêmio Alcoa/2012.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 03

No último sábado (1º/Setº), realizou-se no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o II Fórum de Empreendedorismo. De conformidade com o cronograma previamente elaborado,a Abertura ocorreu às 08h30. Os trabalhos foram presididos pela Profª.Drª.Arlete Aparecida Correia Meneguette, representando a Diretoria da FCT/UNESP, que anunciou a 1ª.palestra ministrada pelo Prof. Odemir Baeta, da Universidade de Viçosa/MG. Tema:”Marketing pessoal e gestão de carreiras”. Houve Cofee-Break (das 10 às 10h30), seguindo-se o Espaço Geoambiental Junior e breve intervalo para almoço,entre 11 e 13h00.

No período da tarde, uma série de palestras – entre 13 e 18h00 – e outro intervalo para o Coffe-break (das 15h30 às 16h00).Temas abordados: “Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade”, com o Prof.Ademir Bueno, da Fundação Getúlio Vargas (FGV); “Desafios e potencialidades da sustentabilidade” pelo Prof.Flávio Oliva, da FATEC/Pres.Prudente; Workshop: “Apostando no empreendedorismo ambiental”,com o empresário Marcelo Neias, da INTELUGEO – Soluções Ambientais Ltda., e “Como obter sucesso profissional”, com o empresário Cesar Galindo, de Presidente Prudente.

O evento se constituiu num avançado marco da atualidade, face à abordagem dos problemas de maior relevância sob a ótica e explanação de especialistas que tomaram parte como palestrantes convidados. Todos eles se colocaram à disposição dos interessados para responderàs indagações e tirar dúvidas eventualmente, através de sites ou e-mails. A presença e atuação dos integrantes da Empresa junior foi muito importante para o êxito dessa realização.

Para opinar à respeito do assunto, ouvimos a Diretora de Eventos da GeoAmbiental, Ana CArolina Benito Barduco, que assim se manifestou: “O evento que estava no planejamento da GeoAmbiental Jr. há algum tempo,concretizou-se através do emprenho da Diretoria de Eventos, recentemente criada na Empresa Júnior dos cursos de Geografia e Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente. Porém sem a comissão organizadora, formada pelos demais membros da Empresa, não seria possível tirar esta idea do papel e torná-la realidade.

O público presente, estimado em 100 pessoas, superou nossas expectativas e tivemos 160 inscritos. Contamos com a presença de cinco palestrantes, dos quais dois eram de fora, o Prof. Odemir Baêta da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Minas Gerais, fazendo a abertura do evento com um tema voltado ao mercado e trabalho e o Prof. Ademar Bueno da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) – São Paulo, dando continuidade às atividades do período da tarde, falando sobre inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.

No período da manhã – além do Prof. Odemir Baêta – também tivemos o Espaço GeoAmbiental Jr. que apresentou a missão, visão e valores da Empresa e expos sua trajetória de projetos realizados.O Prof. Flávio Oliva e o Empresário Marcelo Neias trataram sobre tema Empreendedorismo Verde, sendo a primeira abordagem mais teórica e a segunda, mais prática com experiência de mercado. O Empresário Cesar Galindo fechou o evento, animando e estimulando a autoestima dos participantes com as suas dicas sobre como obter sucesso profissional.

A viabilização do evento deu-se através dos patrocinadores e apoiadores Cultura Inglesa, Usina Alto Alegre, Festa Mania, Senac e 98FM. Devido a resposta positiva do público, a GeoAmbiental Jr. pretende ampliar o evento e transformá-lo em uma de suas metas diretrizes, realizando-o nos próximos anos com temáticas diversas. O nosso objetivo é preparar estudantes e possíveis futuros empreendedores para o ingresso ao mercado de trabalho” – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura do evento foi feita às 08h30 pela Profª.Drª.Arlete A.C.Meneguette, representando a Diretoria da FAculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A primeira palestra foi ministrada pelo Prof.Dr.Odemir Baeta, da Universidade Federal de Viçosa/MG e versou sobre “Marketing pessoal e gestão de carreiras”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No periodo da tarde,outros convidados: Palestrantes, Ademar Bueno da Fundação Getúlio Vargas e Flávio Oliva,da FATEC.Temas:”Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade” e “Desafios e potenciadades da sustentabilidade”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também foi aberto o Espaço GeoAmbiental Junior, para as comunicações e relato das atividades desenvolvidos pela Promotora do evento, através de sua missão, visão e valores da Empresa, aqui representada por seu Presidente, Lucas Biguete.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa derradeira, Workshop com o empresário, geólogo e advogado Marcelo Neias da empresa INTELIGEO SOLUÇÕES com o tema:”Apostando no empreendedorismo ambiental” e palestra com o empresário Cesar Galindo e o tema;”Como obter sucesso profissional”

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Marcando o encerramento do II Fórum de Empreendedorismo da Unesp de Pres.Prudente, um flagrante do grupo de estudos e projetos que integra a EJ GeoAmbiental e a platéia que marcou presença neste significativo evento.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP