set 11

Agosto foi um mês de intensa movimentação com saldo positivo em todas as atividades desenvolvidas no Campus da Unesp em Presidente Prudente. A Faculdade de Ciência e Tecnologia cumpriu suas metas principais; e os Programas de Geografia, Educação e Matemática Aplicada e Computacional promoveram nos dias 30 e 31/Agosto nada menos que seis trabalhos de defesa pública. Foram quatro dissertações de Mestrado e duas teses de Doutorado.

Perante as Comissões Examinadoras se apresentaram os candidatos ao título de Doutorado: Dia 30/Agosto – Mauro Henrique Soares da Silva, aluno do Programa de Pós-graduação em Geografia, tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, Docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP/Anfiteatro VII. Dia 31/Agosto – Erika Vanessa Moreira, aluna do Programa de Pós-graduação em Geografia, tendo como Orientadora, a Profª.Drª. Rosângela Aparecida Medeiros Hespanhol, Docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP/Anfiteatro VI.

Temas referentes à defesa de tese de Doutorado: “Análise da paisagem do Pantanal de Nhecolândia: Estudo do caso das lagoas salitradas sob a perspectiva do modelo GTP” (Geosistema – Território – Paisagem), pelo Doutorando Mauro Henrique Soares da Silva. “A ruralidade e a multifuncionalidade nos espaços rurais de Piedade e Pilar do Sul/SP”. Pela Doutoranda Erika Vanessa Moreira.

Os candidatos ao Mestrado que apresentaram defesas de dissertação foram quatro, conforme segue: Dia 30/Agosto – Mayte Gouveia Coleto, aluna do Programa de Pós-graduação em Educação/Anfiteatro VII. Dia 31/Agosto – Suelen Santo Monteiro. Aluna do Programa de Pós-graduação e em Educação/Anfiteatro IV. Dia 31/Agosto – Diego Venâncio Thomaz, aluno do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional. Defesa defendida na Sala de Projeções da Biblioteca da Unesp. Dia 31/Agosto – Cláudio Lima Menezes, aluno do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional com defesa de dissertação de Mestrado no Anfiteatro III/ Ed.Física.

Os temas desenvolvidos durante a defesa pública de dissertação de Mestrado pelos alunos acima citados foram:”Abordagem dos direitos reprodutivos em materiais didáticos para a formação continuada de educadoras (es): uma análise a partir dos Editais da Secad”. Candidata: Mayte Gouvea Coleto, sob orientação da Profª.Drª Maria de Fátima Salum Mreira, Docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP; “Ensino de Leitura na Educação dos Surdos: análise dos recursos pedagógicos mediados pelas libras” pela candidata Suelen Santos Monteiro, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, Docente do Departamento de Matemática de Matemática e Computação da FCT/UNESP.

As demais defesas de dissertação de Mestrado tem os seguintes títulos: “Extração de contorno de telhados usando Snake Balloon” pelo candidato Diego Venâncio Thomaz, sob orientação do Prof.Dr.Aluir Porfírio Dal Poz, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP. “Influência da fronteira em um método implícito para a equação de estokes” pelo Mestrando Cláudio de Lima Menezes, que tem como Orientador o Prof.Dr.Messias Meneguette Junior, Docente do Departamento de Estatística e Computação da FCT/UNESP.

A primeira defesa pública de dissertação de Mestrado do dia 31 de Agosto ocorreu no Anfiteatro VI. A aluna Suelen Santos Monteiro teve como Orientadora, a Profª.Drª Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, do Departº de Matemática Estatística e Computação da FCT/UNESP.

O candidato Mauro Henrique Soares da Silva defendeu tese de Doutorado/Programa de Geografia, perante a Banca Examinadora instalada no Anfiteatro VI da FCT/UNESP, tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, do Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Na tarde de 31 de Agosto, defesa pública de tese de Doutorado/Programa de Geografia pela candidata Érika Vanessa Moreira, tendo como Orientadora a Profª. Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

Ainda no dia 31/Agosto, na Sala de Projeções da Biblioteca da UNESP, Diego Venâncio Thomaz apresentou defesa de dissertação de Mestrado/Progr.de Matemática Aplicada e Computacional, tendo como Orientador o Prof.Dr.Aluir Porfirio Dal Poz, do Deptº.de Cartografia da FCT/UNESP.

Ainda no último dia do mês de Agosto, no Anfitetro II, o candidato Cláudio de Lima Menezes, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Progr. De Matemática Aplicada e Computacional. tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Meneguette Jr., do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.