set 21

O ato de lançamento editorial desse novo Livro que contém 232 páginas, teve como palco o Centro Cultural Matarazzo e foi realizado na noite de 17 de Setembro de 2012, uma 2ª.feira. A obra foi editada pela Gráfica Cipola, tendo como autores e organizadores, os Profs: Ricardo Pires de Paula, Érica de Campos Vicentini da Luz, Lorayne Garcia Ueocka e Thiago Granja Belieiro. É o próprio autor, Ricardo Pires de Paula (da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp) que diz: “PRESIDENTE PRUDENTE: UMA CIDADE, MUITAS HISTÓRIAS” é um livro que, partindo de referências teóricos diversos e de múltiplas abordagens, busca construir um panorama da trajetória quase centenária da cidade de Presidente Prudente. A organização dos capítulos não seguiu uma ordem cronológica e sim uma ordem temática, cujos autores dedicaram atenção a assuntos em várias temporalidades”.

Em nome dos organizadores e colaboradores, o Professor do Departamento de Geografia da FCT/UNESP explica em relação ao livro (que é o 1º a ser lançado sem custo algum para os adquirentes), uma razão: obteve excelente apoio de empresas patrocinadoras. Com isso, os primeiros beneficiados após o lançamento oficial serão as Escolas e Bibliotecas. Agradecimentos às autoridades, colaboradores, Bibliotecárias, amigos, familiares, alunos e a comunidade geral. Uma homenagem especial aos historiadores, ao Museu Histórico Municipal, ao Prof.Diores Santos Abreu; à Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito e ao Artista Josué Pantaleão (que produziu a capa “Reflexões”). Os capítulos foram construídos acompanhando as discussões historiográficas a respeito do uso de fontes; assim como de referênciais teóricos pertinentes sem abrir mão de uma escrita que busca atingir um público não especializado. “Visamos proporcionar o conhecimento e a reflexão sobre temáticas relacionadas à história de Presidente Prudente e instigar novas investigações a respeito de assuntos pouco estudados pela bibliografia referente à nossa cidade” – finaliza o Prof.Ricardo.

O lançamento do livro foi prestigiado por grande número de Professores que representaram suas Faculdades, Escolas públicas e particulares, Clubes de serviços e outras Instituições. Dentre os quais, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP; a Profª.Alba Arana, representando a Unoeste; as Professoras: Marta e Maria Antônia, representando a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau; o Dr. Dalton de Almeida Campos, representando o Rotary Clube de Presidente Prudente, o publicitário Raul Audi, a Câmara Municipal e outras entidades constituídas. Entre os convidados presentes, as Professoras pioneiras: Esmeralda e Ruth Campos Santos.

No livro, enfoque especial para acontecimentos de maior expressão verificados no início do século passado. Tudo começa com o pioneirismo descrito pelo Prof. Diores; O bacharelismo na política brasileira com Prudente de Moraes, no poder; a segurança pública em Presidente Prudente; As relações de gênero na política e o pioneirismo no exercicio profissional da medicina: Jerônymo Lucas de Almeida Monteiro Lopes, um médico de origem negra. E mais: Escolas Reunidas, o 1º Grupo Escolar aqui implantado entre 1925/1938 e a EE Adolpho Arruda Mello – o ocaso de uma referência. Outros destaques para a fundação do Colégio Cristo Rei, 1º educandário particular; A presença feminina na imprensa (1929); A criação do Conservatório Municipal, Dramático e Musical; Tempos e espaços da sociabilidade juvenil (nas décadas de 50 a 70); Os anos dourados do Rádio, cinema e TV.

O lançamento editorial do Livro “Presidente Prudente:Uma cidade, muitas histórias” aconteceu no Centro Cultural Matarazzo na noite de 17 de Setº e foi bastante prestigiado.

No local, uma representação de Presidente Venceslau e de Presidente Prudente, tendo a frente o Prof. Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP.

Duas professoras pioneiras fizeram questão de comparecer e prestigiar o lançamento. São elas, a Prof. Esmeralda (do Grupo Escolar João F.de Godoy/Jd Paulista) e Prof.Ruth (Arruda Mello).

Uma apresentação do novo livro que representa um autêntico resgate do que se passou na história de Presidente Prudente no decorrer do século passado. Com os aplausos pelo oportuno lançamento editorial.