mar 26

A Geografia predomina com quatro defesas públicas em nove dias

No mês de Março, o ritmo das atividades acadêmicas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – aumenta à cada semana. Nesse breve período de nove dias, foram desenvolvidas 6 defesas públicas. A maioria (4) se referem à dissertações de Mestrado/Geografia. As outras duas se relacionam à Educação e Ciências Cartográficas.

Pelas informações da Secção Técnica de Pós-Graduação a 1ª defesa nessa fase foi feita pela candidata ao Mestrado, Marleide de Jesus da Silva (dia 13), sob Orientação da Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

Compondo a Comissão Examinadora, os docentes: Prof.Dr.Carlos de Castro Neves Neto, da FCT/Unesp e Profª.Drª.Ana Rute do Vale, do ICN da universidade Federal de Alfenas/UFA/MG. Tema:”Dinâmicas espaciais recentes e estratégias de reprodução socioeconômica dos produtores rurais, familiares dos bairros: Aeroporto e Córrego da Onça, município de Presidente Prudente.

A 2ª defesa pública de Mestrado foi desenvolvida no dia 14, por Vanessa Ramos dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, tendo como Orientador, o Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Tema: “Análise temporal de impactos sobre morfologias do relevo, na zonas leste e sul da área urbana de Marilia/SP.
Fazendo parte da Comissão Examinadora, os docentes: Profª.Drª. Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp e Prof.Dr.Rodrigo Lilla Manzione, da Faculdade de Ciências e Engenharia da Unesp/Câmpus de Tupã/SP.

No dia 16, o Mestrando Eduardo Oliveira Sanches se apresentou perante à Comissão Examinadora, a fim de expor seus trabalhos de pesquisas sob o tema: “Cultura da criança e modernidade: Experiência e Infância em Walter Benjamin”. Orientador: Prof.Dr.Divino José da Silva, do Deptº de Educação da FCT/Unesp.

Compondo a Banca Examinadora: Prof.Dr.Pedro Angelo Pagni, da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Unesp/Assis-SP; Prof.Dr.Luiz Hermenegildo Fabiano, do Deptº de Fundamentos da Educação, da Univ.Estadual de Maringá/UEM/PR e Prof.Dr.Rodrigo Barbosa Lopes. Do Deptª de Educação da FCT/Unesp – Presidente Prudente-SP.

No dia 17 de Março – duas dissertações de Mestrado – ref.Ciências Cartográficas e Geografia, defendidas respectivamente pelos candidatos: Gabriel Oliveira Jerez, (orientado pela Profª.Drª. Daniele Barrocá Marra Alves – do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp) e Sidney Quirino Jr, sob orientação do Prof.Dr.Everaldo dos Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/Unesp.

Os temas desenvolvidas pelas duas últimas dissertações de Mestrado, versaram sobre:”Análise da Integração GPS/Glonass para posicionamento sob efeito de Cintilação Ionosférica” e “A produção do espaço urbano e os programas de habitação de interesse social: COHABs, CDHu e o Programa Minha casa, minha vida, em Marília e Araçatuba”.

Nessas duas defesas de dissertações de Mestrado, atuação dos membros das Comissões Examinadoras com a participação do Prof.Dr.João Franco Galera Monico, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp e Claudinei Rodrigues de Aguiar, da Univ.Tecnológica Federal do Paraná; Prfª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, da FCT/Unesp e Prof.Dr.Wagner Vinicius Amorim, do Deptº. de Geografia, da Univ.Estadual do Ceará.

A última defesa foi desenvolvida no dia 21 de Março, pelo Mestrando Saulo Albuquerque Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Tema:”A Sociologia no ensino médio brasileiro: uma leitura de dissertações e teses defendidas entre 2004/2014. Orientador:Prof.Dr.Divino José da Silva, do Deptº de Educação da FCT/Unesp. Comissão Examinadora: Prof.Dr.Rodrigo Barbosa Lopes, do Deptº de Educação da FCT/Unesp e Prof.Dr.Alonso Bezerra de Carvalho, da FCL da Unesp/Assis-SP e FFC da Unesp – Câmpus de Marília/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata ao Mestrado/Educação, Marleide de Jesus da Silva Aristides fez sua defesa pública FCT/Unesp,sob orientação da Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mestranda Vanessa Ramos dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu dissertação de Mestrado, tendo como Orientador, o Prof.Dr.José Tadeu Tommaselli.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sidney Cássio Todescato Leal, desenvolveu sua dissertação de Mestrado/Geografia na FCT/Unesp, tendo como seu Orientador o Prof.Dr.Antonio Thomaz Júnior, do Deptº de Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Gabriel Oliveira Jerez, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, defendeu dissertação de Mestrado, sob orientação da Profª.Drª.Daniele Barroca Marra Alves, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Sidney Querino Jr, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado, orientado pelo Prof.Dr. Everaldo Santos Melazzo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Saulo Albuquerque Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu sua dissertação de Mestrado, sob orientação do Prof.Dr.Divino José da Silva.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 23

Nesse período foram desenvolvidas 3 teses de Doutorado e 6 dissertações de Mestrado.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou neste mês (entre 11 a 17 de Março), três defesas públicas de teses de Doutorado em Geografia (2) e Educação (1). De acordo com as informações da Seção Técnica de Pós-Graduação, as Comissões Examinadoras – incluindo os Orientadores – estiveram reunidas para acolher os candidatos inscritos, no s Anfiteatros II e VI, bem como a Sala de Videoconferência, respectivamente.

A primeira defesa pública de Doutorado/Geografia foi feita no dia 11 de Março pelo candidato Tássio Barreto Cunha, tendo como Orientador o Prof.Dr.Marcelo Dornelis Carvalhal, do Câmpus de Ourinhos – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Tema desenvolvido:”Do oculto ao visível: Terra-Água-Trabalho e o Conglomerado Territorial do Agrohidronegócio no Oeste da Bahia.

Membros da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr; Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano, ambos da FCT/Unesp; Prof.Dr.Marcelo Rodrigues Mendonça, da Univ.Federal de Goiás e Prof.Dr.Pedro Costa Guedes Viana, do Deptº de Geociências da CCN, da Univ.Federal da Paraiba.

A tese seguinte: Educação – foi defendida no dia 16 pelo Doutorando Eduardo Oliveira Sanches na Sala de Videoconferência, sob o tema: “Cultura da criança e modernidade: Experiência e Infância em Walter Benjamin”. Orientador: Prof.Dr.Divino José da Silva, do Departamento de Educação da FCT/Unesp.

Compondo a Comissão Examinadora os docentes: Prof.Dr.Pedro Angelo Pagni, do Deptº de Adm. e Supervisão Escolar e Pós-Graduação da FFC/Unesp-Marília; Prof.Dr.Hernengildo Fabiano, do Deptº de Fundamentos da Educação, da Univ.Estadual do Paraná/UEL; Prof.Dr.Rodrigo Barbosa Lopes, do Deptº de Educação da FC T/Unesp e Prof.Dr.Alexandre Fernandez Vaz, do Deptº de Metodologia de Ensino da Univ.Federal de Santa Catarina/UFSC.

A terceira e última defesa de tese de Doutorado/Geografia verificou-se no dia 17, pela candidata Carla Rodrigues Santos, tendo como Orientador o Prof.Dr.Paulo César Rocha, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Tema defendido: “Alternativa medológica para corredores ecológicos, utilizando modelagem ambiental”.

Fazendo parte da Comissão Examinadora: o Prof.Dr. Nilton Nobuhiro Imai e Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia, ambos do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr.João Henrique Pinheiro Dias e Profª.Dra.Patrícia Helena Mirandola Garcia, ambos do Deptº de Ciências Biológicas e de Geografia da Univ.Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Tássio Barreto Cunha, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado na FCT/Unesp, tendo como Orientador o Prof.Dr.Marcelo Dornelis Carvalhal, da Unesp/Ourinhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Eduardo Oliveira Santos que teve como Orientador o Prof.Dr.Divino José da Silva (do Deptº de Educação da FCT/Unesp), fez sua defesa pública de tese de Doutorado na sala de Vídeo-conferência.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Carla Rodrigues dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu sua tese de Doutorado, sob orientação do Prof.Dr.Paulo César Rocha, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 14

De 02 a 09 de Março foram desenvolvidas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – 4 teses de Doutorado e 4 dissertações de Mestrado , com defesas públicas envolvendo os Programas de Pós-Graduação/Doutorado: Geografia (2); Ciências Cartográficas (2). Mestrado: 4, sendo: Matemática (2); Ciências Cartográficas (1) e Geografia (1).

Os candidatos inscritos se apresentaram nos locais determinados pela Seção Técnica de Pós-Graduação, isto é, no Anfiteatro II (4); Sala de Apresentação de Projetos da Cartografia (2), Anfiteatro VI (1) e Anfiteatro II (1).

Nos dias 3, 6 e 9/Março foram desenvolvidas as teses de Doutorado com defensas públicas por 4 candidatos. O primeiro: Estevan Bertolli (Geografia), tendo como Orientador o Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Tema: “O retorno ao território a partir da cidade: sistemas territoriais urbanos – ribeirinhos em Parintins (AM)”.

O candidato ao Doutorado, Ulisses Silva Guimarães (Ciências Cartográficas), contou com orientação da Profª.Drª.Maria de Lourdes Trindade Galo, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp. Tema: “Análise dos modelos digitais de superfície gerados por interferometría e Radargrametria no estudo de ambientes costeiros amazônicos”.

A tese de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendida por Julien Marius Reis Thevenin, teve como Orientador, o Prof.Dr.Edson Luís Pirolli, do Deptº de Geografia ,da FCT/Unesp. Tema:”A natureza nos caminhos da Ayauaska: territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (Rondônia – Brasil)”.

A tese seguinte (Ciências Cartográficas), foi defendido pela Doutoranda Thanan Walesza Pequeno Rodrigues, sob orientação do Prof.Dr.Nilton Nobuhiro Imai, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp. Tema: “Fron oligo to Eutrophic in lnland waters: Advancements na Challenges for Bio-Optical Modeling”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 1º candidato a se apresentar para sua defesa de tese de Doutorado/Geografia, foi Estevan Bertolli, tendo como Orientador o Prof.dr.Eliseu Savério Sposito, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ulisses Silva Guimarães, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas defendeu tese de Doutorado sob orientação da Profª.Drª.Maria de Lourdes Trindade Galo, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Julien Marius Reis Thevenin fez sua defesa pública de tese de Doutorado/Geografia, tendo como seu Orientador, o Prof.Dr.Edson Luís Pirolli, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob orientação do Prof.Dr.Nilton Nobuhiro Imai, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp, a Doutoranda Thanan Walesza Pequeno Rodrigues, fez sua defesa pública perante a Comissão Examinadora.

Novas dissertações de Mestrado

No mesmo período, ou seja: entre os dias: 02 e 09/Março foram defendidas as seguintes dissertações de Mestrado: Ciências Cartográficas por Mariana Pereira do Rego, sob orientação do Prof.Dr.Edmur Azevedo Pugliesi, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp. Tema: “Representação da Toponímia de vias em sistemas de guia de rota em Automóvel”.

Guilherme Aparecido Santos Aguiar – do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional – fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado, tendo como Orientador o Prof.Dr.Fernando Antonio Moala, do Deptº de Estatística da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente. Tema: “Família – Distribuição Gama Exponenciada”.

A candidata Renata Marchi Garcia, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu sua dissertação de Mestrado perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof. Dr.Antonio Cezar Leal, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp . Tema: ”Transformações do uso e cobertura da terra na bacia hidrográfica do Ribeirão Taquaruçu – Sandovalina – São Paulo.

Finalmente, Maria Cecília Fonçatti, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional, desenvolveu sua defesa de dissertação de Mestrado tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Vanessa Avansini Botta Pirani, do Deptº de Matemática e Computação da FCT/ Unesp. Tema: “Polinômios que satisfazem uma relação de recorrência de três termos”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Mariana Pereira do Rego desenvolveu sua defesa dissertação de Mestrado/Ciências Cartográficas, tendo como Orientador o Prof.Dr. Edmur Azevedo Pugliesi, do Deptª de Cartografia da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Guilherme Aparecido Santos Aguiar , do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional, defendeu dissertação de Mestrado, sob orientação do Prof. Dr.Fernando Antonio Moala , da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mestranda Maria Cecília Fonçatti, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional defendeu sua dissertação de Mestrado, orientada pela Profª.Drª.Vanessa Avansini Botta Pirani, da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 10

MESTRADO E DOUTORADO NA FCT/UNESP:

Evento Comentários desativados

Em Janeiro e Fevereiro 22 defesas públicas

No decorrer dos dois primeiros meses do ano 2017, foram desenvolvidas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – nada menos que 22 defesas públicas de Mestrado e Doutorado. Pós-Graduação em Geografia liderou o movimento com 9 defesas, das quais prevaleceu o Doutorado, cujas teses foram defendidas por cinco candidatos, previamente inscritos. Educação e Fisioterapia ficaram em segundo lugar, com quatro defesas públicas de dissertação de Mestrado através dos candidatos inscritos.

Para conhecimento de todos, estamos postando os dados obtidos, de acordo com levantamento geral da Seção Técnica de Pós-Graduação da FCT/Unesp, conforme segue:

Clique para ampliar!

Clique para ampliar!

Clique para ampliar!

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP