set 29

No periodo compreendido entre 24 a 25 de Setembro de 2018 aconteceu nas dependências do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia o 30º Congresso de Iniciação Científica da UNESP (CIC). Sob a coordenação dos professores Celso Xavier Cardoso, do Departamento de Física e Luís Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Fìsica, foram apresentados 224 trabalhos científicos de alunos dos 12 cursos de Graduação do Câmpus. Em destaque três áreas do conhecimento (biológicas, exatas e humanas): Educação Física, Fisioterapia, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Física, Química, Computação, Matemática, Estatística, Geografia, Pedagogia e Arquitetura.

Cada curso teve um aluno contemplado com a melhor apresentação para uma vaga para apresentar os resultados dos respectivos projetos científicos na segunda fase do evento em São Paulo. Nessa oportunidade, acontecerá exposição dos trabalhos premiados em todas as unidades da UNESP no Estado de São Paulo. Adicionalmente, cada área teve o seu melhor trabalho premiado: na biológicas, a Educação Física; na exatas, a Computação e na humanas, a Pedagogia. E finalmente, o melhor trabalho geral que foi para a Fisioterapia, merecendo uma vaga especialmente para a apresentação em São Paulo.

Além das apresentações dos trabalhos, o evento realizado no Bloco III da FCT/Unesp, contou com palestras voltadas aos alunos do Câmpus. Membros do grupo “Mãos Negras” (representado por Fabiana Alves e Professora Ivonete Aparecida Alves) trouxeram para o público presente, uma palestra intitulada “Racismo no meio Universitário”. O tema apresentado na quadra coberta do Departamento de Educação Física, abordou sobretudo questões relacionadas às cotas raciais na Universidade.

Na sequência, a Advogada Paula Rena – da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Presidente Prudente – apresentou o tema “Violência contra a mulher no ambiente universitário”. Com uma introdução muito interessante com vídeo da garota Samya Maria Macedo de Abreu. O tema dos mais atualizados, versou sobre a interpretação da Lei Maria da Penha e a Advogada convidada, destacou em sua palestra, cada um dos pontos da lei e seus limites.

No 2º dia do evento, o Dr.Belmiro D’Arce (Psiquiatra), apresentou palestra intitulada “Saúde Mental no ambiente universitário”. Considerando as questões relacionadas à espiritualidade, à saúde física e a mental, o Doutor ressaltou os principais pontos a serem contemplados para uma vida saudável. E o evento que correspondeu à expectativa de todos, foi concluído com a apresentação da Nutricionista da UNOESTE, Professora Mestre Cristina Kuba. Ela propôs aos alunos de Graduação e Pós-Graduação da UNESP, os melhores hábitos nutricionais para uma vida saudável. Sobretudo para acompanhar as atribuições e demandas da Universidade.

Acompanharam o evento – além dos 224 alunos inscritos para apresentar os painéis – mais de 100 alunos visitantes. E ainda; 20 professores avaliadores dos trabalhos das três áreas, professores visitantes e membros da comunidade universitária. No ano que vem, mais propriamentenos meses de Setembro e Outubro será realizado o 31º CIC da UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A quadra coberta do Bloco III de Educação Física da FCT/Unesp sediou a realização do 30º Congresso de Iniciação Cientifica realizado nos dias 25 e 26 de Setembro/2018.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Especialmente convidada, a Advogada Paula Rena – da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Presidente Prudente – defendeu o tema: “Violência contra a mulher no ambiente universitário”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No 2º dia de realização do evento no Bloco III da FCT/Unesp se apresentou o Médico Psiquiatra, Dr. Belmiro D’Arce que falou sobre a “Saúde mental no ambiente universitário”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A afluência de estudantes universitários foi bastante significativa.Num balanço geral executado pelo Comitê deç Recepção: 224 trabalhos científicos abrangendo 12 cursos de Graduação; 20 Professores avaliadores e mais de 100 alunos visitantes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 11

No dia 30 de Agosto/2018 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi defendida mais uma tese de Doutorado. A defesa pública desenvolvida pela candidata do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (previamente inscrita), ocorreu na Sala de Projetos do Departamento de Cartografia.

Samara Calçado de Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas teve como Orientador, o Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp. Tema desenvolvido: “Detecção automática de sombras e remoção dos seus efeitos em imagens digitais de alta resolução espacial”.

Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – os seguintes membros: Prof.Dr. Sebastião Milton Pinheiro da Silva, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Prof.Dr.Walace Correa de Oliveira Casaca, da Coordenadoria de Curso de Engenharia de Energia da Unesp/Câmpus de Rosana/SP; Profs.Drs.Aylton Pagamisse e José Roberto Nogueira, ambos do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O tema defendido publicamente

A Doutoranda inicia sua defesa, informando que “imagens orbitais com alta resolução espacial abriram uma nova era na extração de informações. Especialmente em ambientes urbanos, em que valiosas informações sobre as superfícies tornaram-se disponíveis e de forma detalhada. No entanto, a obtenção de informação em áreas urbanas complexas pode ser comprometida pela presença de sombras, que chegam a ocupar uma parte significativa da imagem, causando sérias interferências na sua análise”.

Na 1ª etapa – diz Samara – a abordagem se divide em três etapas principais e sequenciais. Na 2ª etapa, a detecção das áreas de sombras é realizada pela combinação do top-hat por fechamento, com a injunção de um parâmetro de área, calculado em função do índice de sombras NSDVI. A estratégia da restauração pelo impainting híbrido – adaptado para o contexto multiespectral – combina a difusão anisotrópica, ordem de preenchimento definida a partir de uma imagem cartoon e equação de transporte; e o preenchimento baseado em blocos por amostragem local.

A remoção dos efeitos das sombras, obtido pelo Impainting proporcionou uma restauração satisfatória e coerente de feições como vias e telhados, que ficaram melhor discerníveis pelo impainting. Assim, frente à necessidade de informações extraídas de imagens multiespectrais, espera-se que o método possa contribuir
com outras aplicações do Sensoreamento Remoto/SR – concluiu a Doutoranda.

Clique para ampliar!
Uma visão geral da Sala de Projetos da Cartografia, onde a candidata Samara Calçado de Azevedo fez sua defesa pública de tese de Doutorado em Ciências Cartográficas, na FCT/Unesp.

Clique para ampliar!
Samara teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp. Aqui presente ao lado de outros membros da Comissão Examinadora.

A última tese do mês de Agosto na FCT/Unesp

Fechando o mês de Agosto/2018 – dia 31 – no Anfiteatro VII da FCT/Unesp, apresentou-se a candidata Dulcinéia Beirigo de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador: Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, do Deptº de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Fazendo parte da Comissão Examinadora, juntamente com o Orientador acima citado, os seguintes docentes: Prof.Dr.Divino José da Silva e Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima, ambos do Deptº de Educação da FCT/Unesp- Presidente Prudente; Prof.Dr.Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires, da Universidade Estadual de Londrina/UEL-PR e Profª.Drª. Silvia Adriana Rodrigues, da Universidade Federal UFMS/Mato Grosso do Sul.

O tema defendido pela Doutoranda Dulcinéia Beirigo de Souza versou sobre: “Ser Professor do curso de pedagogia: constituição ETHOS Profissional Docente”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Encerrando o mês de Agosto de 2018 na FCT/Unesp, a candidata Dulcinéia Beirigo de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu tese de Doutorado, no Anfiteatro VII.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente- SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 13

“O capitalismo climático como espaço de reprodução do capital: governança do clima e dos sujeitos pessoais”, foi o tema do último dia 4 de Junho que o candidato ao Doutorado Paulo César Zangalli Junior (do Programa de Pós-Graduação em Geografia), defendeu publicamente no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr.João Lima Santanna Neto, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

Integrando a Comissão Examinadora (além do Orientador acima citado), os seguintes docentes: Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento da FCT/Unesp; Prof.Dr.Guilherme Magon Whitacker, Pós-Doc – FCT/Unesp – Instituto de Políticas Públicas Públicas e Relações Internacionais; Profª.Drª.Catherine Prost, da Universidade Federal da Bahia/UFBA e Prof.Dr. Henri Acserad, do IPPUR/Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

A defesa pública se desenvolveu no período da manhã, isto é, a partir das 08h30 e prosseguindo até aproximadamente às 12h30. Sobre o tema defendido: “Buscando a comprovação da tese foram analisados um conjunto de normativas, diretrizes, planos e políticas públicas da União Européia e do Brasil de modo comparado” – diz o Doutorando. Ele acrescenta que para compreender de modo dialético o caráter contraditório inerente à relação sociedade e natureza, adotou-se estratégias como analise escalar da governança multinível, estruturando a tese numa 1ª parte, que apresenta o capitalismo climático. Uma 2ª parte se fundamenta na antitese, por meio da crítica da produção capitalista da natureza.

A síntese desses processos se deu por meio da identificação dos sujeitos envolvidos na formulação de políticas e por meio de comparação com o mercado de energia eólica no Brasil. Diante disso, concluiu-se que “o conjunto normativo e as políticas públicas sobre alterações climáticas estão voltadas à transição do atual estágio da economia capitalista para uma economia de baixo carbono. As políticas não são capazes de oferecer à sociedade uma alternativa que não seja voltada e orientada para o mercado das alterações climáticas e os interesses corporativos, prevalecendo sobre os interesses coletivos. O capitalismo climático herda um complexo geográfico, do qual tenta se apropriar para sua reprodução”.

O candidato ao Doutorado/Geografia, Paulo César Zangalli Jr. aduziu que “os sujeitos que produzem o capitalismo climático são os mesmos que produzem o capitalismo do clima no Brasil. Com destaque para o Pacto Global, pelo Clima e Conselho Empresarial para o desenvolvimento sustentável do Banco Mundial. As empresas do setor energético e financeiro, possuem grande relevância e destaque nessa rede. Dessa forma é imprescindível pensar em novas estruturas e novas relações sociais inerentes a novos modos de se produzir. Caso contrário, as políticas e as ações continuarão refletindo um paliativo aos problemas ambientais, sem de fato apontar caminhos para a solução efetiva dos problemas” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Paulo César Zangalli Jr, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado no Anfiteatro II da FCT/Unesp, no dia 04 de Junho de 2018.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr.João Lima Santanna Neto, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 18

Pesquisadora italiana veio especialmente convidada p/Professor Gobbo, do Deptº de Educação Física.

Pelo espaço de uma semana – entre 18 e 25 de Março – esteve em Presidente Prudente a Professora de Antropologia Elisabetta Marini, do Departamento de Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Cagliari (situada na Ilha da Sardenha/Itália). Sua honrosa presença na FCT/Unesp foi marcante por proferir palestra e ministrar aulas de Pós-Graduação, possibilitando um melhor intercâmbio cultural e científico. Além de retribuir à receptividade dada ao Prof.Dr. Luis Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Física e Coordenador do Laboratório de Avaliação do Sistema Musco-esquelético/LABSIM e do Projeto “VIVA FORTE”, quando lá esteve em 2016.

Na Itália, a Professora Elisabetta auxiliou o Prof. Gobbo em sua disciplina “Avaliação Morfofuncional no envelhecimento humano” e do Programa de PG em Fisioterapia, ministrada no último semestre do ano. Aqui em Presidente Prudente, ela teve a oportunidade de proferir palestra e ministrar aulas de Pós-Graduação à comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Elisbetta é classificada como uma das vertentes mundiais no estudo da análise de vetores de impedância bio-elétrica para avaliação da saúde celular, do estado nutricional e da composição corporal de pessoas de diferentes grupos etários, condições clínicas e aptidão física.

A partir de sua proposta de avaliação – com metodologia relativamente barata – pouco complexa e de rápida intervenção e análise, é possível identificar condições específicas de saúde das pessoas. Sobretudo, idosos em condições de fragilidade. O Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo em sua visita a Cagliari, teve a oportunidade de se aperfeiçoar com a técnica; e voltar com um equipamento doado para utilização na FCT/Unesp. Desde então, o LABSIM já desenvolveu avaliações em mais de 400 pacientes, dos quais, mais da metade foram pessoas idosas – enfatiza o Prof.Gobbo.

Visita, palestra e aulas de Pós-Graduação

A visita, a palestra e as aulas ministradas pela Professora Elisabetta Marini em Presidente Prudente se tornaram possíveis a partir de recursos obtidos através do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Unesp junto ao PROPG (Edital 10/2017/Professor Visitante). Foram recursos próprios do Programa, bem como do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade Interunidades da Unesp. A palestra proferida pela docente visitante versou sobre “Demografia do envelhecimento na Itália e no Brasil”, em conjunto com o Prof.Gobbo.

Destaque para o fato de existir na Sardenha (juntamente com a Ilha de Yokohama/Japão), a maior freqüência de idosos centenários no mundo. Os hábitos de vida – explica o Prof.Gobbo –relacionados sobretudo às questões culturais e familiares, o baixo nível de Stresse e a dieta rica em oleaginosas, baixo teor de gordura e pouca carne. Em especial carne vermelha que garante maior longevidade dos Sardos (habitantes da Sardenha), em relação a outras populações, inclusive a brasileira.

Pelo espaço de uma semana, a Professora Elisabetta Marini teve a oportunidade de conhecer todos os Laboratórios da área da saúde do Departamento de Educação Física; o NEPERGE, o CEAFIR, além de participar de um churrasco típico brasileiro, oferecido pelos novos diretores da FCT/Unesp, Professores: Rogério Eduardo Garcia e Aldo Eloyzo Job. A docente visitante teve ainda a oportunidade de conhecer a cidade anfitriã – Presidente Prudente – e o Rio Paraná na ligação interestadual SP-MS, com Presidente Epitácio e Bataguassu.

Termo de cooperação internacional

A docente italiana leva de nosso País a melhor impressão; e segundo declarou, já tem um planejamento de retorno para uma permanência mais longa visando conhecer melhor não só os projetos, mas principalmente a região do extremo oeste paulista e o território brasileiro. Ao finalizar sua visita foi firmado um Termo de Cooperação Internacional que envolve a Reitoria da Universidade de Cagliari e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” para a mobilidade estudantil. E além das atividades desenvolvidas, reuniões científicas para futuras parcerias e redação de artigos científicos, para completar a agenda dos pesquisadores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em nome da FCT/Unesp, o Professor Luis Alberto Gobbo recepcionou a Professora Elisabetta Marini do Departamento de Ciências da Vida e do Ambiente, da Universidade de Cagliari.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora italiana pronunciou palestra e ministrou aulas de Pós-Graduação em Fisioterapia em Presidente Prudente durante o período de 18/25 de Março – como convidada especial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A população mundial é representada neste mapeamento mostrado à platéia presente na palestra proferida p/docente da Universidade de Cagliari, no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar!
Ao término desta palestra que foi acompanhada com o maior interesse de todos os participantes, uma foto geral como lembrança da importante visita da Professora Elisabetta Marini.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 13

Ex-alunos de Mestrado em Fisioterapia da FCT/Unesp se destacam na UEL de Londrina/PR e Universidade Curtin/Perth da Austrália.

A Profª.Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos, do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu ontem (12 de Abril) palestras que visam os preparativos para a implantação de um novo Projeto. Que tem por principal finalidade prestar assistência aos pacientes com Câncer ou Doenças Pulmonares Intersticiais. Esse projeto de cunho filantrópico ou humanitário deverá ser desenvolvido em Presidente Prudente a partir do 2º semestre deste ano e se destina ao atendimento da comunidade.

Para ministrar as palestras foram convidados dois ex-alunos de Mestrado ex-Orientandos da Professora Ercy na FCT: Prof.Dr.Carlos Augusto Camillo e Prof.Dr.Vinicius Cavalheri. O primeiro é formado pela UEL (Universidade Estadual de Londrina/2006), Especialista em Fisioterapia Pulmonar; Mestre em Fisioterapia pela Unesp/Presidente Prudente; PhD em Ciências de Reabilitação pela Universidade de Leuven/Bélgica; Membro do Comitê Organizador da Assembléia em Reabilitação Pulmonar da “American Thoracic Society” e Professor do Programa em Ciências da Reabilitação, da Universidade Estadual de Londrina.

O Prof.Dr.Vinicius Cavalheri é Fisioterapeuta formado pela Universidade Estadual de Londrina/UEL (2006); Especialista em Fisioterapia Pulmonar (2008); Mestre em Fisioterapia pela FCT/Unesp (2009); PhD em Fisioterapia (2015) e Senior Lecturer pela Curtin University/Austrália; Pós-Doutorando pelo Cancer Council Western/Austrália e Professor da Universidade de Curtin/Austrália, com especialidade em Reabilitação Pulmonar em pacientes com câncer.

As duas palestras realizadas em Presidente Prudente tiveram como locais o Anfiteatro VII no período da manhã e Anfiteatro III (Educação Física), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente. Destaque para a palestra do Dr. Camillo (com especialidade em Reabilitação Pulmonar em pacientes com câncer). O tema desenvolvido versou sobre evidências científicas: atividade física e câncer – prevenção, pré-reabilitação e tratamento.
Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mestre em Fisioterapia pela FCT/Unesp, o Prof.Dr.Carlos Augusto Camillo cumpriu desde 2006 extensas atividades acadêmicas. Atualmente ele atua na Universidade Estadual de Londrina/UEL, onde ocupa as funções de Professor do Programa em Ciência de Reabilitação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos, do Deptº de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente trouxe como convidados dois ex-alunos de Mestrado. O Dr.Vinicius Cavalheri ocupa atualmente importantes funções na Curtin University Perth, da Austrália.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao lado da ex-Professora de Mestrado da FCT/Unesp, os dois palestrantes e alguns colegas do curso de Fisioterapia. Dr.Vinicius Cavalheri (PhD em Fisioterapia, Senior Lecturer, Pós-Doutorado e Professor da Universidade Curtin da Austrália) falou sobre evidências científicas – atividade física e câncer – prevenção, pré-reabilitação e tratamento.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 18

Com questões regionais, realizou-se nos dias 4 a 6 de Dezembro na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o II Seminário Dinâmica Econômica e Desenvolvimento Regional. Tema central: “QUESTÕES REGIONAIS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA GEOGRAFIA ECONÔMICA”. Organização dos Grupos NUPERG (Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais)/UNESP-SP e GEDE (Grupo de Estudos da Dinâmica Econômica)/UNICENTRO-PR. O evento foi o 2º realizado no Brasil, pois a 1ª edição verificou-se em 2012 e foi organizado e realizado por iniciativa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

A abertura realizada no Auditório/Discente V em Presidente Prudente/SP, foi presidida pelo Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Vice-Diretor da FCT/Unesp), tendo a Profª.Drª.Maria Terezinha Serafim Gomes, como Coordenadora Geral. O evento cumpriu seu objetivo de proporcionar um espaço de discussões sobre temas ligados à Geografia Econômica e áreas afins, que possibilitem contribuir para o conhecimento das dinâmicas econômicas e do desenvolvimento regional. Buscando a compreensão das transformações nos espaços econômicos regionais, estabelecer e aprofundar as relações acadêmicas entre grupos de pesquisas.

A promoção proporcionou a vinda de palestrantes vindos de diversas Universidades e regiões do Brasil, objetivando uma integração de estudiosos dos temas abordados. Nesse sentido, foram convidados pesquisadores de várias universidades brasileiras com ampla experiência no tema central do evento para as conferências e mesas redondas, além da participação nos grupos de trabalhos.

No primeiro dia do evento (4/Dezº), a conferência de abertura foi proferida pela Profa. Sandra Lencioni, da Universidade de São Paulo com o tema “Questões Regionais: perspectivas e desafios contemporâneos”. A conferencista destacou a importância de pensar um projeto nacional para o Brasil; tratou do desenvolvimento geográfico desigual e diferentes formas de acumulação do capital. O destaque importante de sua conferência foi discutir o capital e suas diversas espacializações, a hegemonia do capital financeiro no contextual, deslocamento e descolamento do capital produtivo em relação ao capital financeiro. Diante destas considerações lança-se o grande de desafio para compreensão do desenvolvimento geográfico desigual e as questões regionais?

As primeiras mesas redondas

No dia 05/12, a programação foi cumprida através de mesas redondas. A 1ª delas, versando sobre “Dinâmica Econômica e desenvolvimento regional: múltiplas análises e escalas” com os professores Olga Firkowski (UFPR),María Mônica Arroyo (USP), Denise Elias (UECE), foi coordenada pela Profa. Sandra Videira (UNICENTRO). A mesa abordou os seguintes temas: a economia do conhecimento; a seletividade espacial, a valorização e desvalorização dos lugares e; as transformações neoliberais na reestruturação urbana-regional, destacando as regiões produtivas do agronegócio; os desafios de desatar os nós que sustenta o agronegócio, entre eles: nós da relação orgânica entre o estado e agronegócio o poder da bancada ruralista, os nós da criminalização dos movimentos sociais, nós da naturalização das desigualdades sociaoespaciais, sendo este último apresentado pela Profa. Denise Elias.

A mesa 2 abordou o tema: Desindustrialização do Brasil ou nova reestruturação/configuração dos espaços produtivos? Com os professores Silvia Selingardi Sampaio (UNESP-RC), Edilson Alves Pereira Junior (UECE), Lisandra Pereira Lamoso (UFGD), foi coordenada pelo Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito (UNESP). A mesa destacou as diferentes análises sobre a desindustrialização no Brasil, conforme mostrou o Edilson; Lisandra mostrou a perda de participação da indústria no PIB;Redução do emprego industrial;Desindustrialização absoluta; Desadensamento de cadeias produtivas;Redução na participação das exportações de manufaturados; Silvia destacou a reprimarização da pauta exportadora e reconfiguração dos espaços produtivos. “A reprimarização da pauta exportadora do país é um fato de fácil constatação, mas não está necessariamente vinculada à ocorrência de desindustrialização”

“O processo de reconfiguração dos espaços produtivos no Brasil é um movimento da indústria no território que se desenrola desde a década de 1970, continua ativo e não parece estar atrelado à suposta recente desindustrialização. Já a desindustrialização resta controversa, principalmente por causa das dificuldades teóricas de conceituação e de escolha dos indicadores mais adequados.

De qualquer modo, ainda que não seja “tecnicamente” uma desindustrialização precoce, não pairam dúvidas de que o setor industrial nacional vem sofrendo, há décadas, pesadas perdas, sofre estagnação ou regressão em muitos setores, e precisaria de atenção especial. A última diretriz industrial surgida foi o Plano Brasil Maior, em 2011, que buscava “Inovar para competir, competir para crescer”, e fixou limites para a utilização de componentes importados na indústria em geral e, em especial, nos setores de tecnologias, bens e serviços para energias. A recessão industrial dos últimos três anos, com certeza, não contribuiu para seu bom desempenho”.

E mais uma referência:“Estamos no olho de um furacão, que nos tolda a visão e talvez a plena racionalidade, e pode impedir uma adequada leitura desse momento tão angustiante da vida nacional, em meio ao que muitos qualificam de maior crise da história, que engessa o cotidiano do país e emperra a economia. A grande questão que fica é: qual a extensão exata dos danos e das mudanças ocorridas?

Ao mesmo tempo, é preciso refletir, buscar entender porque um país tão bem dotado pela natureza não consegue chegar ao pleno desenvolvimento, nem consegue erradicar a pobreza e as desigualdades que afligem seus habitantes, através do tempo. Entender para tentar mudar, e não para se acomodar e aceitar a eterna condição de país “emergente”, “em desenvolvimento”.

Não podemos nos entregar ao desalento, contudo. Geralmente, é em momentos de crise, em meio a “sangue, suor e lágrimas” que as sociedades são instigadas a forjar respostas e reações, em busca da solução de seus problemas” (Silvia Selingardi Sampaio).

Integração e desenvolvimento regional

No dia 6/Dezº foi desenvolvida na FCT/Unesp, a mesa redonda nª 3, sob o tema: “América Latina: integração e desenvolvimento regional”, com Leandro Bruno Santos (UFF), Antonio Marcos Roseira (UFABC), Claudete Vitte (Unicamp), foi coordenada pelo Prof. Clerisnaldo Rodrigues de Carvalho (UNESP-Ourinhos). A profa. Claudete Vitte destaca dá ênfase a integração regional, destacando o Financiamento e Projetos Prioritários do Cosiplan/Unasul e sua articulação com projetos nacionais sul-americanos: dilemas da integração regional.
A profa. Claudete destaca que:

-Os investimentos beneficiam majoritariamente as grandes empresas, os capitais transnacionais e empresas brasileiras.
-Investimentos em infraestrutura refletem o aprofundamento do modelo primário exportador de produtos minerais, commodities agrícolas,
recursos energéticos (“super ciclo” mundial das commodities).
-A IIRSA/Cosiplan fomentou processos de liberalização e de privatização de bens comuns e isso incidiu sobre conflitos socioambientais
em comunidades assentadas nas zonas de influência dos projetos.
-Países América do Sul aumentaram exportações de matérias-primas, mas vêm se “desindustrializando”.
-Mantém-se dependência de financiamento externo.
-Comprometem os recursos naturais dos países (sem uso estratégico).
-A agenda de projetos tem gerado muitos conflitos sociais muitas vezes respondidos com medidas repressivas”. (Claudete Vitte).

Geopolítica econômica

O Prof. Antonio Marcos Roseira destaca a geopolítica econômica regional, o comércio exterior do Brasil com países da América do Sul – mostrando a retração regional do Brasil após o golpe de 2016 – retratação do multilateralismo, o ataque as instituições que subsidiam os investimentos externos diretos do Brasil no exterior, como BNDES e o fim das políticas das campeãs nacionais, ou seja de grandes empresas multinacionais brasileiras que atuavam em vários países; O prof. Leandro Bruno Santos, destaca os fluxos de investimentos externos e integração regional entre o subimperalismo e o território em disputa.

Mesa redonda nº 4

Políticas Públicas, Estado e Desenvolvimento Regional, com atuação destacada dos seguintes palestrantes: Claudio Egler (UFRJ), Márcio Cataia (UNICAMP), Márcio Catelan (UNESP), coordenado Pierre Alves Costa. O prof. Cláudio Egler abordou a geoeconomia e as metrópole, destacando a explosão metropolitana nos últimos anos. Destaca que para compreender a metrópole de ponto de vista da geoeconomia é necessário definir as três relações espaciais fundamentais responsáveis pela organização do território e formação das metrópoles: 1) as relações cidade e campo; 2) as relações centro e periferia; 3) as relação capital e província. Egler faz um alerta: “É imperioso rever o Estatuto da Metrópole de modo a diferenciar o que efetivamente é uma área metropolitana, que demanda uma efetiva cooperação interfederativa na atenção às funções públicas de interesse comum de uma região metropolitana criada para atender a interesses locais e regionais”. (Claudio Egler)

Marcio Cataia tratou do federalismo e políticas públicas, destacando que a formulação e a implementação de estratégias de desenvolvimento requer articulação de três níveis de governo e os poderes laterais que atravessam o Estado. Tratou das transferências constitucionais e Transferências Discricionárias, destacando as mudanças após 2016.

Cata destaca que no período de 2003-2015/2016 nas políticas públicas sob viés neodesenvolvimentista havia uma “articulação em torno de eixos programáticos entre a União que regulava, e os municípios que executavam”; Nexos União / municípios: institucionalidade com a AGU; Conjunto de Programas, além dos repasses aos municípios. Já no período após o golpe, de 2016/2017…, destaca-se pela desarticulação: visão local, fora de um projeto federativo, pelo Retorno ao ”comércio” do Congresso Nacional, pelas Negociações caso a caso;pelo Novo enlace federativo vertical. (Marcio Cataia)

O professor Catelan abordou uma síntese da história do planejamento regional no Brasil por meio da análise dos planos estatais. O objetivo principal foi pensar como o Estado vem atuando no que se refere à relação entre a elaboração e aplicação das políticas públicas e a crescente penetração do capital nestas políticas.

Conferência de encerramento

O II Seminário: Dinâmica Econômica e Desenvolvimento Regional trouxe como convidado para a conferência de encerramento, O Prof.Dr.Armen Mamigonian, da USP/UFSC. A Coordenação foi feita pela Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito. Na conferência – aguardada com expectativa geral – o Professor Armen chamou a atenção para o desmonte das empresas nacionais do setor de energia e construção.

Além das conferências e mesas redondas o evento contou com grupos de trabalhos: 1) – Dinâmica urbana, múltiplas escalas e desenvolvimento regional. 2) – Dinâmica econômica e espaço agrário. 3) – Indústria, novas estruturas produtivas e desenvolvimento regional. 4) – Redes, Territórios e Desigualdades Regionais. 5) – Políticas públicas, integração e desenvolvimento regional: múltiplas escalas.

O evento realizado em 2017 durante três dias no Câmpus da FCT/Unesp em Presidente Prudente, proporcionou a vinda de palestrantes oriundos de diversas Universidades. Entre elas: USP, UFABC, UNICAMP, UNESP-RC, UNESP-PP, UFF, UFRJ, UFPR, UFGD e UECE, objetivando uma integração de estudiosos dos temas abordados.

O evento contou com participantes USP,UFABC, UNICAMP, UNESP-RC, UNESP-PP, UNESP – Ourinhos, UFF, UFRJ, UFPR,UFGD, UECE, UFG, PUC-GO, UFTM, UNICENTRO, UEL, UEM, UFMS, IFSP, UNB, UNOESTE, IEA-APTA, UNESP- Marília, IFSULMINAS, UFT, UFRN, entre outras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Entre os dias 4 e 6 de Dezº/2017, a FCT/Unesp – sediou um evento da mais alta importância, aberto solenemente pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, que presidiu os trabalhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O II Seminário: Dinâmica Econômica e Desenvolvimento Regional debateu temas os mais atualizados sobre Questões Regionais – Perspectivas e desafios contemporâneos da Geografia Econômica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Coordenação Geral desse evento significativo foi confiada à Profª. Drª. Maria Terezinha Serafim Gomes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Temas atribuídos à região de Presidente Prudente também tiveram enfoque especial através da Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Spósito, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Políticas públicas voltadas ao espaço rural ; Programa de Aquisição de alimentos e desenvolvimento sustentável, microbacias e assentamentos. Temas defendidos pela Profª Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Armen Mamigonian (ex-Docente da Unesp), veio representar, como convidado a USP/UFSC e teceu considerações sobre o momento atual, especialmente nos setores político e econômico.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos momentos finais do evento vieram as flores – muitas flores para presentear os que atuaram neste evento de expressão nacional – especialmente alunos e professores – que tiveram excelente participação no evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O palco do Auditório/Discente V da FCT/Unesp recebeu grande contingente de alunos, colaborando para o êxito deste II Seminário: Dinâmica Econômica e Desenvolvimento Regional. De parabéns a Profª.Drª.Maria Terezinha Serafim Gomes!

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 25

Seminário realizado na FCT/Unesp através de convênio, teve suas ações voltadas ao gerenciamento na região.

A região de Presidente Prudente, abrangida por um acordo entre o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Cia. Energética de do Estado de São Paulo – no âmbito de ações entre a Unesp e Secretaria Estadual do Meio ambiente – promoveu Seminário de resíduos sólidos urbanos no dia 18. Presentes, representações de toda a região e também: dos Governos Federal e Estadual. Na Abertura (presidida pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho), palestra com atuação do Ministério Público e Caixa Econômica Federal, em relação ao gerenciamento municipal de resíduos sólidos na área do acordo.

No Seminário, presença do prefeito Nelson R.Bugalho; Maurício Brusadin, Secretário de Estado do Meio Ambiente; Gabriel Lino de Paula Pires, Promotor de Justiça do GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente/MPE; Gilson Paduletto, Superintendente Regional Substituto, representando o Sr.João Paulo Gomes de Amorim (Superintendente da Caixa); o Prof.Dr.Sílvio Rainho Teixeira, Coordenador do Laboratório de Caracterização de Resíduos, da FCT/Unesp e Sra.Maria Aparecida Assis Silva, Presidente da Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (COOPERLIX).

Os primeiros a se manifestar foram: o Prefeito Municipal e os representantes do Ministério Público Federal, Luís Roberto Gomes e da Caixa Econômica Federal, Camila Frazati Rodrigues Felício. As palestras seguintes foram pronunciadas pelo representante da FCT/Unesp, Fernando Sérgio Okimoto, seguindo-se Mesa redonda com abordagem sobre “Experiências municipais em gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e de organização regional de catadores de materiais recicláveis. Coordenação do Prof.Dr.Antônio Cézar Leal, da FCT/Unesp e Nelissa Garcia Balarim, representando a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente.

Da mesa redonda – realizada no período da tarde – também participaram: Mateus Martins Godoi e Jorge Guazzi pela Companhia Prudentina de Desenvolvimento/Prudenco; Antonio Domingos Dal Más, representando a Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio e Érica Eloisa Petrúcio, do Comitê Oeste Paulista do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. Na etapa final, debates “Síntese e Proposta para o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos na região de Presidente Prudente” sob moderação da Professora Maria Cristina Rizk, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia, o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho fez a abertura oficial do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coube ao Prefeito Nelson Roberto Bugalho de se congratular com a presença de destacadas autoridades Federais, Estaduais e Municipais (da região), prestigiando o Seminário.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Coordenadores do evento anunciaram a realização do Seminário desse evento, como resultado de um acordo no âmbito de ações entre a Unesp e a SEMEA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual e Caixa Econômica Federal foram aqui representados juntamente com o Comitê Regional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Silvio Rainho Teixeira – Coordenador do Laboratório de Caracterização de Resíduos da FCT/Unesp teve excelente atuação na Mesa redonda, aqui realizada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Durante o dia inteiro (12/Outº), as atenções estiveram voltadas exclusivamente para essa questão ambiental que envolveu desde cedo, personalidades ligadas ao Governo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesse debate não poderia faltar a representante da mulher e Presidente da Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis/COOPERLIX, Sra. Maria Aparecida Assis Silva e outras.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 20

Na noite de 2ª feira (18 de Abril), o Prof.Dr.Eduardo San Marful Orbis, da Universidade de Havana/Cuba – que veio a convite do Prof. Dr.Antonio César Leal/Deptº de Geografia -proferiu palestra na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

O Anfiteatro I, onde se realizou o evento ficou superlotado com a presença em maior número de estudantes do Programa de Pós-graduação em Geografia. Os trabalhos foram coordenados pelo Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP, que fez a apresentação do convidado e atuou como intérprete entre palestrante e participantes do encontro.

O palestrante fez uma abordagem geral da situação atual em Cuba, ressaltando aspectos da mais alta importância para o intercâmbio cultural, técnico, científico, social e agrário. Na abertura, o Prof. San Marful destacou as principais características do território cubano, desde clima, morfologia,vias de comunicação, bacias hidrográficas, uso e conservação do solo, bem como produção agrícola e atividades comerciais.

Estudantes e demais participantes fizeram perguntas as mais diferentes; e todas elas foram respondidas satisfatoriamente. “Cuba e suas principais características”, foi a denominação dada à 1ª parte da palestra, especialmente aos aspectos da Geografia e Economia na Ilha do Caribe.

A 2ª parte da palestra “A sociedade cubana”, foi constituida de uma amostragem de mapas, fotografias e gráficos da estrutura do país, numa avaliação geral com dados estatísticos sobre sexo e idades, com atendimento de saúde, aspectos relacionados à fecundidade, mortalidade infantil, movimentos migratórios – internos e externos – elementos essenciais para o crescimento da população. E não faltaram esclarecimentos relacionados ao Rejuvenescimento já proclamado para os próximos anos pelo Governo de Cuba.

Dr. San Marful explicou também os diversos aspectos dos Assentamentos Agrários e sua estrutura em termos de solo e sua ocupação. Num Áudio-visual mostrado aos participantes presentes no Anfiteatro I da Unesp, foi possível visualizar o processo de evolução que vem ocorrendo (em apreciação do Congresso) e aproveitou para agradecer a oportunidade que lhe foi dada de vir pessoalmente falar a respeito do assunto, esclarecendo as dúvida até então existentes. Em resposta, ao finalizar sua palestra recebeu da platéia, calorosos aplausos.

Pronunciamento do palestrante

Para conhecimento geral, reproduzimos a seguir o pronunciamento do Prof.Dr.Eduardo San Marful Orbis, da Universidade de Havana, que é o seguinte:

“A continuación le adjunto lo solicitado por usted para la UNESP:

El 18 de abril a las 19:30, en el anfiteatro No.1 de La UNESP, el Dr. Eduardo San Marful Orbis, profesor titular del Centro de Estudios Demográficos, y de la Facultad de Geografía de la Universidad de La Habana, Cuba, impartió una palestra a los estudiantes de pregrado y postgraduación titulada “Cuba: Población”. La presentación del profesor invitado, fue realizada por el Dr. Eliseu Sposito, quien explicó que los motivos por los cuales el Dr. San Marful Orbis se encontraba entre nosotros era un estadía de trabajo para diseñar una metodología para el estudio y caracterización de las ciudades en Brasil y Cuba.

Esta palestra fue estructurada en dos partes: la primera titulada “Cuba: principales características” donde se abordaron temas tales como ubicación geográfica, principales características de su relieve, morfología, clima, cuencas hidrográficas, vías de comunicación, uso del suelo y las peculiaridades del uso de la tierra así como su producción. Una vez finalizada está primera parte, los estudiantes y profesores realizaron interesantes preguntas al Dr. San Marful, donde saciaron sus deseos de conocer al respecto de la Geografía y Economía mayor Isla del Caribe.

La segunda parte de la palestra, denominada “La sociedad cubana”, el disertante mostró a través de mapas, fotos y gráficos la estructura por sexos y edades de la población, los principales aspectos relacionados con la fecundidad, la mortalidad, los movimientos migratorios tanto internos como externos, elemento esenciales que tienen que ver con el crecimiento de la población; interesante resultó la explicación sobre el proceso de envejecimiento por el que está atravesando Cuba.

Más adelante, explicó detalladamente la conformación de los distintos asentamientos poblacionales y sus estructuras atendiendo no solo a la cantidad de habitantes que en ellos residen sino también a la infraestructura que los mismos poseen. De interés, para el auditorio, resultó el grupo de fotografías presentadas, donde se mostraba la vida cotidiana del pueblo cubano. Al igual que en la primera parte, el Dr. San Marful respondió de manera magistral cada de una de las preguntas formuladas por los presentes en el auditorio, que en ocasiones no tenían relación con lo presentado”.

Eduardo San Marful Orbis

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
A palestra ministrada pelo Prof.Dr.Eduardo San Marful Orbis foi coordenada pelo Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Público numeroso,constituído principalmente por estudantes de Pós-graduação em Geografia prestigiou o evento, realizado no Anfiteatro I, da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar!Clique para ampliar!
Aspectos da evolução urbana em Havana, mostrados em áudio-visual durante a palestra.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 19

No último dia 18 de Novembro – no horário das 13h30 às 15h00 – realizou-se o “III Seminário de Empreendedorismo na Engenharia Cartográfica” na FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. O evento fez parte da Semana Global de Empreendedorismo, ação que é desenvolvida em mais de 100 países.

A visão, a missão, os valores, as áreas de atuação, os serviços, os produtos, os parceiros e clientes foram apresentados pela Global Eagle Soluções em Geoprocessamento, empresa virtual criada pelos próprios estudantes da disciplina Empreendedorismo, sob a orientação da Profª. Drª. Arlete Meneguette, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP.

Um projeto de Engenharia Cartográfica para uma área de estudo, localizada no fundo de vale da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Pres.Prudente foi mostrado em detalhes, envolvendo o planejamento, execução e avaliação do levantamento planialtimétrico utilizando Estação Total e GPS.

Um debate se seguiu à apresentação, com a presença do Prof. Dr. José Milton Arana (Coordenador do curso de Engenharia Cartográfica) e de membros da Comissão de Gestão Ambiental da Faculdade. O evento proporcionou aos empreendedores virtuais, subsídios para a continuidade do projeto, previsto para finalizar em Dezembro de 2010, com a entrega de uma planta planialtimétrica na escala 1:1.000 para o Diretor, Prof. Dr. Antônio Nivaldo Hespanhol, da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa