set 29

No periodo compreendido entre 24 a 25 de Setembro de 2018 aconteceu nas dependências do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia o 30º Congresso de Iniciação Científica da UNESP (CIC). Sob a coordenação dos professores Celso Xavier Cardoso, do Departamento de Física e Luís Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Fìsica, foram apresentados 224 trabalhos científicos de alunos dos 12 cursos de Graduação do Câmpus. Em destaque três áreas do conhecimento (biológicas, exatas e humanas): Educação Física, Fisioterapia, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Física, Química, Computação, Matemática, Estatística, Geografia, Pedagogia e Arquitetura.

Cada curso teve um aluno contemplado com a melhor apresentação para uma vaga para apresentar os resultados dos respectivos projetos científicos na segunda fase do evento em São Paulo. Nessa oportunidade, acontecerá exposição dos trabalhos premiados em todas as unidades da UNESP no Estado de São Paulo. Adicionalmente, cada área teve o seu melhor trabalho premiado: na biológicas, a Educação Física; na exatas, a Computação e na humanas, a Pedagogia. E finalmente, o melhor trabalho geral que foi para a Fisioterapia, merecendo uma vaga especialmente para a apresentação em São Paulo.

Além das apresentações dos trabalhos, o evento realizado no Bloco III da FCT/Unesp, contou com palestras voltadas aos alunos do Câmpus. Membros do grupo “Mãos Negras” (representado por Fabiana Alves e Professora Ivonete Aparecida Alves) trouxeram para o público presente, uma palestra intitulada “Racismo no meio Universitário”. O tema apresentado na quadra coberta do Departamento de Educação Física, abordou sobretudo questões relacionadas às cotas raciais na Universidade.

Na sequência, a Advogada Paula Rena – da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Presidente Prudente – apresentou o tema “Violência contra a mulher no ambiente universitário”. Com uma introdução muito interessante com vídeo da garota Samya Maria Macedo de Abreu. O tema dos mais atualizados, versou sobre a interpretação da Lei Maria da Penha e a Advogada convidada, destacou em sua palestra, cada um dos pontos da lei e seus limites.

No 2º dia do evento, o Dr.Belmiro D’Arce (Psiquiatra), apresentou palestra intitulada “Saúde Mental no ambiente universitário”. Considerando as questões relacionadas à espiritualidade, à saúde física e a mental, o Doutor ressaltou os principais pontos a serem contemplados para uma vida saudável. E o evento que correspondeu à expectativa de todos, foi concluído com a apresentação da Nutricionista da UNOESTE, Professora Mestre Cristina Kuba. Ela propôs aos alunos de Graduação e Pós-Graduação da UNESP, os melhores hábitos nutricionais para uma vida saudável. Sobretudo para acompanhar as atribuições e demandas da Universidade.

Acompanharam o evento – além dos 224 alunos inscritos para apresentar os painéis – mais de 100 alunos visitantes. E ainda; 20 professores avaliadores dos trabalhos das três áreas, professores visitantes e membros da comunidade universitária. No ano que vem, mais propriamentenos meses de Setembro e Outubro será realizado o 31º CIC da UNESP.

A quadra coberta do Bloco III de Educação Física da FCT/Unesp sediou a realização do 30º Congresso de Iniciação Cientifica realizado nos dias 25 e 26 de Setembro/2018.

Especialmente convidada, a Advogada Paula Rena – da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Presidente Prudente – defendeu o tema: “Violência contra a mulher no ambiente universitário”.

No 2º dia de realização do evento no Bloco III da FCT/Unesp se apresentou o Médico Psiquiatra, Dr. Belmiro D’Arce que falou sobre a “Saúde mental no ambiente universitário”.

A afluência de estudantes universitários foi bastante significativa.Num balanço geral executado pelo Comitê deç Recepção: 224 trabalhos científicos abrangendo 12 cursos de Graduação; 20 Professores avaliadores e mais de 100 alunos visitantes.