out 25

Seminário realizado na FCT/Unesp através de convênio, teve suas ações voltadas ao gerenciamento na região.

A região de Presidente Prudente, abrangida por um acordo entre o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Cia. Energética de do Estado de São Paulo – no âmbito de ações entre a Unesp e Secretaria Estadual do Meio ambiente – promoveu Seminário de resíduos sólidos urbanos no dia 18. Presentes, representações de toda a região e também: dos Governos Federal e Estadual. Na Abertura (presidida pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho), palestra com atuação do Ministério Público e Caixa Econômica Federal, em relação ao gerenciamento municipal de resíduos sólidos na área do acordo.

No Seminário, presença do prefeito Nelson R.Bugalho; Maurício Brusadin, Secretário de Estado do Meio Ambiente; Gabriel Lino de Paula Pires, Promotor de Justiça do GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente/MPE; Gilson Paduletto, Superintendente Regional Substituto, representando o Sr.João Paulo Gomes de Amorim (Superintendente da Caixa); o Prof.Dr.Sílvio Rainho Teixeira, Coordenador do Laboratório de Caracterização de Resíduos, da FCT/Unesp e Sra.Maria Aparecida Assis Silva, Presidente da Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (COOPERLIX).

Os primeiros a se manifestar foram: o Prefeito Municipal e os representantes do Ministério Público Federal, Luís Roberto Gomes e da Caixa Econômica Federal, Camila Frazati Rodrigues Felício. As palestras seguintes foram pronunciadas pelo representante da FCT/Unesp, Fernando Sérgio Okimoto, seguindo-se Mesa redonda com abordagem sobre “Experiências municipais em gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e de organização regional de catadores de materiais recicláveis. Coordenação do Prof.Dr.Antônio Cézar Leal, da FCT/Unesp e Nelissa Garcia Balarim, representando a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente.

Da mesa redonda – realizada no período da tarde – também participaram: Mateus Martins Godoi e Jorge Guazzi pela Companhia Prudentina de Desenvolvimento/Prudenco; Antonio Domingos Dal Más, representando a Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio e Érica Eloisa Petrúcio, do Comitê Oeste Paulista do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. Na etapa final, debates “Síntese e Proposta para o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos na região de Presidente Prudente” sob moderação da Professora Maria Cristina Rizk, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia, o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho fez a abertura oficial do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coube ao Prefeito Nelson Roberto Bugalho de se congratular com a presença de destacadas autoridades Federais, Estaduais e Municipais (da região), prestigiando o Seminário.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Coordenadores do evento anunciaram a realização do Seminário desse evento, como resultado de um acordo no âmbito de ações entre a Unesp e a SEMEA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual e Caixa Econômica Federal foram aqui representados juntamente com o Comitê Regional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Silvio Rainho Teixeira – Coordenador do Laboratório de Caracterização de Resíduos da FCT/Unesp teve excelente atuação na Mesa redonda, aqui realizada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Durante o dia inteiro (12/Outº), as atenções estiveram voltadas exclusivamente para essa questão ambiental que envolveu desde cedo, personalidades ligadas ao Governo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesse debate não poderia faltar a representante da mulher e Presidente da Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis/COOPERLIX, Sra. Maria Aparecida Assis Silva e outras.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.