abr 27

Durante três dias consecutivos (23, 24 e 25/Abril), o Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – acolheu candidatos do Programa de pós-graduação em Geografia, para defesa de suas teses de Doutorado. Os temas foram diversificados, com os candidatos: Caio Augusto Marques dos Santos, Rosiane Morais Torrezan e Renata Dias Silveira. Como Orientadores, os Profs.Drs.: João Osvaldo Rodrigues Nunes, Nécio Turra Neto e João Lima Santana Neto, todos integrantes do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Os temas desenvolvidos e defendidos publicamente versaram sobre Geomorfologia do Planalto residual de Marília e contribuição ao estudo de proveniência sedimentar através do método: Traços de fissão/MTF; Lugar e comunidade no Jardim Morada do Sol e Parque Residencial Francisco Belo Galindo: Análise a partir de uma estratégia de educação de jovens e adultos; e Risco climático, vulnerabilidade socioespacial e eventos climáticos extremos, relacionados ao calor e ao frio no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil.

Atuaram como integrantes das Comissões Examinadoras: dia 23/Abril – Profª.Drª. Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Prof.Dr.Eduardo Augusto Campos Curvo, do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT; Francisco Sérgio Bernardes Ladeira e Prof.Dr.Alessandro Betezelli, ambos docentes do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP; e Prof.Dr.Joao Osvaldo Rodrigues Nunes, da FCT/UNESP.

No dia 24 – Profªs.Drªs: Maria Encarnação Beltrão Sposito e Eda Maria Goes, ambas docentes do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, juntamente com o Prof.Dr. Nécio Turra Neto, do mesmo Departamento e Profªs.Drªs.: Lana de Souza Cavalcanti, do Instituto de Estudos Socio-Ambientais, Geografia, da Universidade Federal de Goias e Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, do Departamento de Geografia da Universidade do Centro Oeste.

Dia 25 – Profs.Drs.: João Osvaldo Rodrigues Nunes, Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim e João Lima Santana Neto, todos do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; José Bueno Conti, docente do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo/USP e Luis Alberto Basso, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro II da FCT/UNESP, o candidato Caio Augusto Marques dos Santos faz sua defesa de tese de Doutorado em Geografia. Orientador: Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Rosiane Morais Torrezan defende publicamente sua tese de Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Ela teve como Orientador o Prof.Dr.Nércio Turra Neto, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Anfiteatro II da FCT/UNESP acolheu mais uma tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendida pela candidata Renata Dias Silveira. Orientador: Prof.Dr. João Lima Santana Neto, da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 27

No período compreendido entre 7 e 11 de Abril, foram realizados na FCT/UNESP importantes eventos para reavivar a memória dos participantes quanto aos aspectos que caracterizaram o período ditatorial de 21 anos, instituido no dia 31 de Março de 1964, após o ato de deposição do então Presidente João Goulart.A abertura oficial foi feita na noite de 7 de Abril pelo atual Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Prof.Dr.Marcelo Messias. O Auditório do Discente V esteve superlotado e logo após a composição da mesa, teve início o “Encontro com a verdade: Memória e Cidadania”, através de uma Audiência Pública da Comissão Estadual da Verdade “Rubens Paiva” representada pelo Deputado Adriano Diogo. A Coordenação dos Trabalhos foi conduzida pelo Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, atuando como Moderador.

Nesse encontro inicial, os integrantes da mesa fizeram vibrantes pronunciamentos, citando inclusive problemas fundiários de grande repercussão, com sérios reflexos em vários pontos do extremo oeste paulista e outras regiões do Estado, especialmente em Andradina e Pontal do Paranapanema. O assunto levantou a questão da Reforma Agrária num relato do representante do MST, Emmanuel Parren, juntamente com o Levante Popular da Juventude, na versão de Tayná Carvalho. A Comissão Estadual da Verdade também fez importantes revelações sobre fatos que marcaram os primeiros anos da Ditadura Militar, através da palavra de Gabriel Pereira da Silva Teixeira.

Na continuidade dos trabalhos desenvolvidos no Campus da Unesp em Presidente Prudente, realizou-se no dia 8 de Abril a 1ª Mesa redonda, repercutindo o Movimento Estudantil e Repressão, onde o convidado foi o ex-aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Cirton Genaro, atualmente um dos mais requisitados Artistas Plásticos de São Paulo. Também participou como convidada especial, a Professora Maria Ribeiro do Valle, docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp – Campus de Araraquara. Cirton Genaro, que foi integrante da UNE (União Estadual de Estudantes), deu um testemunho impressionante: esteve preso e testemunhou cenas de horror com os demais presidiários, durante o regime ditatorial.

O evento seguinte debateu temas rurais na noite de 9 de Abril, com a Mesa formada, tendo como tema: o Regime Militar – Reforma Agrária e luta camponesa. Debatedores: Valentim Pereira – GT Repressão no campo, da Comissão Estadual da Verdade, José Sobreiro Filho (Doutorando em Geografia – FCT-NERA) e Zelito Luz da Silva, do MST. Na etapa final dos trabalhos, os palestrantes abriram espaço para as questões levantadas em público, respondendo às indagações ou simplesmente mostrando a posição de cada um dos integrantes da mesa a respeito do assunto evidenciado.

No dia 10 de Abril, o tema em discussão versou sobre a (Re)democratizando a Universidade – uma ação urgente! Os trabalhos até a etapa derradeira, foram conduzidos pelo Prof.Dr.Ricardo Pires.de Paula, da FCT/UNESP. Mesmo como moderador, o Prof.Ricardo teve importante papel nesse importante e significativo evento da história brasileira. O principal convidado para o último debate foi o Prof.Dr.Mário Luiz Neves Azevedo, da Universidade Estadual de Maringá/UEM. O encerramento verificou-se na noite de 11 de Abril na sede do Diretório Acadêmico “3 de Maio”, com a peça teatral “Acidente de Trabalho”, apresentada pelo Grupo Temperamentais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Depois de uma Exposição fotográfica na Biblioteca da FCT/UNESP, o Prof.Dr.Marcelo Messias (atual Diretor), presidiu o ato de Abertura Solene do evento, no Auditório V e com a presença de palestrantes convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório esteve super lotado na 1ª noite destinada à palestra e debates em torno do tema: Ditadura Militar. Pela Comissão Estadual da Verdade “Raul Pila”, falou o Deputado Adriano Diogo com importantes revelações sobre o regime.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tayná Carvalho – da Comissão Estadual da Verdade, veio especialmente para ministrar palestras e transmitir importantes revelações que envolveram o período da Ditadura Militar, com a repressão, torturas e violências contra manifestantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp se fez representar neste encontro, pelos Professores: Ricardo Pires de Paula e José Sobreiro Filho. De Andradina, veio Emmanuel Parren, representante do MST que enfocou o tema fundiário.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As Cruzes aqui trazidas, simbolizam preciosas vidas humanas que foram violentamente sacrificadas pela Ditadura nos “anos de chumbo” sob domínio militar. Além disso, outra séria ameaça representada pela “repressão”, de 1964 a 2014.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório acompanhou todas as sessões programadas durante o período de abordagem do tema “Golpe Militar”, ouvindo atentamente os oradores convidados. Entre os quais, renomados docentes da UNESP e outras Universidades públicas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta é a primeira reação de uma nova geração, em busca do resgate de um triste episódio da história brasileira. Alguns nomes foram inscritos – e aí estão citados entre as vítimas da repressão. No Telão, as imagens que identificam alguns desaparecidos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Levante pela verdade” é o que propõe esta nova geração, que veio após o Golpe de 31 de Março de 1964 e hoje, clama por Justiça, na certeza de que jamais passarão por esse terrível pesadelo. Foi um triste episódio que o Brasil inteiro nunca mais esquecerá !

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 21

Realizou-se no dia 16 de Abril na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a cerimônia de Aposição de Portrait (fotografia em continuidade/Galeria) do Prof.Dr. Marcelo Messias, Diretor eleito para o quatriênio 2014/2018. A solenidade realizada no Bloco Central da Diretoria foi prestigiado com a presença de membros da Congregação, Docentes, Discentes, Servidores Técnicos e Administrativos, Assessores e convidados especiais.

Na abertura do cerimonial desenvolvido por Walmir César Caldeira (da Seção de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão/SAEPE), passou a palavra ao Diretor, que convidou seu amigo, companheiro e ex-Professor, Dr.Messias Meneguette Junior (ex-Diretor da FCT/UNESP), para conduzir a solenidade. O docente convidado procedeu a leitura de Síntese do Curricullum Vitae do atual Diretor eleito para o quatriênio 2014/2018, Prof. Dr. Marcelo Messias.

No documento, o Professor Meneguette relatou em detalhes – com destaque especial – os principais aspectos da carreira do homenageado e o convidou para o descerramento da foto personalizada. Seguiu-se, com aplausos, o ato solene cuja foto oficial, passa a figurar definitivamente na Galeria dos Diretores da FCT/UNESP. O Prof.Dr.Marcelo Messias – de acordo com o exposto na Galeria – é oficialmente o 17º Diretor, desde a posse do 1º Diretor, em 1958. Além disso, registra um referencial inédito até hoje: é o 1º Diretor eleito para uma gestão de 4 anos, nascido em Presidente Prudente.

Na Galeria são apresentados os nomes, fotografias e períodos em que os Diretores da Faculdade foram mantidos como dirigentes da Instituição. O 1º nome (com a foto respectiva) que aparece no Painel, é o do Prof.Dr.Joaquim Alfredo Fonseca (1958/62) e os demais: José Fernando Martins Bonilha (1962/63); Hygino Aliandro (1963/64); Sylvio Fernando Paes de Barros (1964/66); José Ferrari Leite (1966/71); Augusto Litholdo (1971/75); Alvanir de Figueiredo (1975/79); Roberto Pannain (1979/83); Antonio Assiz Carvalho (1983/86); Marcos Alegre (1986/90); Márcio Antonio Teixeira (1990/94); Messias Meneguette Júnor (1998/2002); Neri Alves (2002/06); João Custódio da Silva (2006/10) e Antonio Nivaldo Hespanhol (2010/14).

Eleito Diretor para o quatriênio 2014/18, o Prof.Dr.Marcelo Messias assumiu oficialmente o cargo de Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Câmpus de Presidente Prudente – SP, no dia 22 de Março de 2014. Ao ter seu retrato introduzido na Galeria de Diretores, usou da palavra para um agradecimento especial a todos, pelo apoio recebido, tendo ao lado o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca), que também o prestigiou com sua presença nesse ato solene. Logo após, dirigiu-se ao Anfiteatro I, onde presidiu a 1ª Reunião Ordinária da nova Diretoria com a Congregação da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao lado dos Profs.Drs.Marcelo Messias e José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca), o cerimonialista Walmir César Caldeira faz a abertura da solenidade,sendo convidado o Prof.Dr.Messias Meneguette Jr, para a leitura dos dados biográficos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a presença e participação de docentes, servidores, discentes e assessores, são divulgados de forma detalhada todos os dados que caracterizam o novo Diretor e homenageado com a Aposição de Portrait.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Assessores técnicos administrativos acompanharam a solenidade realizada no Bloco Central da Diretoria da FCT/UNESP no período da tarde do dia 16 de Abril. Aos fundos se vê parte da Galeria com fotos dos ex-Diretores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta é a primeira vez, que se promove uma Aposição de Portrait – para continuidade de uma Galeria Especial dos Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – acompanhada por um grande número de participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluída a leitura do Curricullum Vitae do mais novo Diretor homenageado, Prof.Dr.Marcelo Messias, virá o descerramento da foto que ficará definitivamente exposta no local, para conhecimento de todos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Agora sim. Começa o descerramento, num ato da mais alta importância, pois reúne um ex-aluno e seu ex-professor. Posteriormente colegas de curso na mesma Faculdade, ex-Diretor (Messias Meneguette Jr) e atual Diretor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Galeria que acaba de receber a foto do mais novo Diretor da FCT/UNESP já tem história, que começou no final da década de 50 e o próximo objetivo será a comemorativa festiva dos 55 anos da Instituição, no dia 03 de Maio de 2014.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este foi um momento de contentamento e grande euforia por parte do homenageado, Prof.Dr.Marcelo Messias. A última foto – ora inaugurada – tem especial significado para o Diretor, cuja missão vigora desde 22 de Março de 2014.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 17

No período de 3 a 5 de Abril, realizou-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o I Fórum Internacional de Investigação Clínica em Exercício Físico e Saúde – Obesidade em foco – cuja abertura se deu na noite de 3 de Abril no Auditorio V pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca). O evento teve o apoio do SESC/Thermas de Prudente e contou com a participação de aproximadamente 150 inscritos, de Presidente Prudente e região; além de diferentes cidades brasileiras, como: São Paulo, Bauru e Recife.

Sob a coordenação do Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Junior, do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP e organizado por Professores do próprio Departamento e alunos da Empresa Performance Júnior, o evento reuniu durante três dias, pesquisadores de diferentes Centros do Brasil (Maringá, Londrina, Curitiba, Rio Claro, São Paulo). Além disso, destaque especial para três convidados de renome internacional, representando os Estados Unidos da América (USA), Islândia e Portugal. Esses ilustres convidados, presentes nos três dias do evento, propiciaram aos participantes relatos, experiências, informações e perspectivas futuras a respeito da grande epidemia mundial que é representada atualmente pela Obesidade.

A programação começou com a Conferência de Abertura, pronunciada pelo Prof.Dr.Erlingur Johannsson, da University of Iceland/Islândia, tendo como Medador, o Prof.Dr.Rodrigo Siqueira Reis, da Universidade Federal do Paraná/UFPR. Tema abordado: “Importância da Investigação Clínica para o desenvolvimento de pesquisas em Exercício Físico e Saúde”. No dia seguinte (04/Abril) no período da manhã: Mesa redonda. Tema: “Modelos de sucesso de investigação clínica e exercício físico”, com atuação do Prof.Dr.Kong Chen, dos Estados Unidos (NIH/USA), juntamente com a Profª.Drª.Ana Dâmaso, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP e o Prof.Dr.Jorge Mota, da Universidade do Porto/Portugal. Mediador: Prof.Dr.Rômulo A.Fernandes, da FCT/UNESP. Coordenação geral do Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Jr.

Antecipando ao horário destinado para o Almoço, realizou-se no Boulevart “Messias Meneguette Jr”, a apresentação de Posters sob a coordenação da Profª.Drª.Jaqueline Moreira. No período da tarde, nova Mesa redonda sob o tema: “Investigação Clínica e Obesidade Infantil: foco no exercício físico”, com atuação do Prof.Dr.Erlingur Johannsn (Univ.de Iceland/Islandia), Prof.Dr.Nelson Nardo (UEM/Maringá) e Mediador: Prof.Dr.Luís Alberto Gobbo. A seguir, Coffee Break e Palestra com o Prof.Dr.Kong Chen (NIH/USA).Tema: “Utilização de Sensores de movimento em investigação clínica”. Detalhe que chamou a atenção dos participantes foi representado por um moderno sistema de tradução simultânea, o que facilitou o entendimento entre palestrantes estrangeiros e discentes brasileiros.

No segmento do I Fórum Internacional: Palestra “Efeito do exercício físico sobre regulação neuroendócrina de indivíduos obesos” – tema abordado pela Profª.Drª.Ana Dâmaso (da UNIFESP), tendo como Mediadora a Profª.Drª.Jamile Codogno. No dia seguinte (05/Abril), nova Mesa redonda no período da manhã, sendo abordado o tema: “Efeitos da intervenção com exercício físico sobre hábitos cotidianos de crianças, adolescentes e adultos”, pelo Prof.Dr.Dartagnan Pinto Guedes (da INOPAR/Londrina), Prof.Dr.Rômulo A.Fernandes (da FCT/UNESP), Prof. Dr. Rodrigo Siqueira Reis (da UFPR/Curitiba) e Mediador, Prof.Dr.Irineu Viotto Filho. Palestra em seguida, com o Prof.Dr.Jorge Mota (da Univ. do Porto/Portugal) e Mediador, Prof.Dr.Nelson Nardo Jr. A apresentação de Posters foi coordenada pela Profª.Drª.Giovana Rampazzo.

Na etapa final, palestra sobre Investigação clínica e Obesidade em adultos: Foco no exercício físico, pela Profª.Drª.Camila Buonani (da UNESP); Profª.Drª.Lilian T.Bucken Gobbi (da UNESP) e Mediador, Prof.Dr.Diego Christófaro. A Conferência de encerramento ficou a cargo do Prof.Dr.Jorge Mota (da Universidade do Porto/Portugal), que abordou: “Perspectivas futuras nos estudos de investigação clínica para tratamento da Obesidade e exercício”, atuando como Mediador, o Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo. A associação direta exercida pela atividade física como fator protetivo contra o acúmulo de gordura corporal – sobretudo da gordura abdominal – é o grande indicador de risco para o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, como: Hipertensão, Diabetes mellitus, AVC e alguns tipos de câncer, entre outras.

Ponderações

A atividade física realizada com frequência mínima de 30 minutos diários, de três a cinco vezes por semana, é o suficiente para que o risco de Obesidade e, consequentemente, do aparecimento dessas doenças, caiam consideravelmente. Também foi discutido no evento o papel das cidades ativas sobre a Saúde da população. Vias e espaços públicos para a realização de caminhada, passeios de bicicleta, exercícios ao ar livre, além de melhores condições para a comunidade utilizar transporte público; e desta forma, reduzir o tempo gasto no próprio Automóvel e se tornando cada vez menos sedentários são estratégias para a redução da epidemia da obesidade na população, além da educação sobre a prática de atividade física, em especial para crianças e adolescentes, grande alvo das ações públicas internacionais.

O que foi dado observar nesse evento da FC/UNESP e despertou maior atenção diz respeito às características dos dias atuais, onde cidades ativas proporcionam melhores condições de Saúde para a população e menores gastos com o tratamento de doenças crônicas. Especialmente no que se relaciona à função do Sedentarismo e da Obesidade, colaborando assim com a qualidade de vida de jovens, adultos e idosos. Adicionalmente, 54 trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação da UNESP e de outras Instituições, foram apresentados no evento, tratando do tema Obesidade e Atividade física.

Prêmio: Melhor trabalho

A aluna de Mestrado da FCT/UNESP, Suziane Ungari Cayres – sob orientação do Professor Doutor Rômulo Araujo Fernandes – do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, foi contemplada com o Prêmio de Melhor Trabalho apresentado, intitulado:”Hábitos Alimentares e Variáveis Metabólicas e Inflamatórias de Adolescentes. Para o próximo evento (a ser realizado em 2015), novos temas e novos convidados serão apresentados. O comitê organizador do I Fórum agradece à Comunidade Unespiana pelo apoio; e conta com todos para garantir o sucesso do II Fórum Internacional de Investigação Clínica em Exercício Físico e Saúde.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coube ao Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, a missão de presidir o ato de abertura deste Evento Internacional com enfoque especial na Obesidade, ao lado do Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Jr.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O I Fórum Internacional de Investigação Clínica em Exercício Físicoe Saúde – Obesidade em Foco foi prestigiado pelo representante dos Estados Unidos, Prof.Dr. Kong Chen (NIH/USA), que participou do ato de abertura e de todas as atividades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além dos Estados Unidos, também participaram representantes da Islândia e Portugal. Presença dos Profs.Drs.Erlingur Johannsson (University of Islândia) e Jorge Mota (Universidade do Porto/Portugal), além de outras representações de outras Universidades brasileiras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca), sentiu-se honrado em contar com a presença de importantes personalidades do Brasil e do Exterior, num evento que a FCT/UNESP realiza pela 1ª.vez e que deverá se repetir com o mesmo sucesso nos próximos anos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Reunidos os principais responsáveis pelo êxito deste evento da mais alta importância para avaliação e através Palestras, Mesas redondas e conferência realizadas de 03 a 05/Abril na Faculdade de Ciêncis e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 14

No fechamento do mês de Março de 2014 na FCT/UNESP, duas teses de Doutorado foram defendidas publicamente nos dias 27 e 31. A primeira, diretamente relacionada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como candidata, Francisnaine Priscila Martins de Oliveira. A segunda tese foi defendida pelo candidato Aldeir Arcanjo da Mota, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia foi o local designado para as defesas de teses nesses dois dias, a partir das 14hs.

Os temas desenvolvidos versaram sobre: “O Tutor nos cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil: Características da Tutoria e Aspectos da Profissionalização” (dia 27/14hs) e “Suicídio no Brasil e os Contextos Geográficos: Contribuições para a política pública de saúde mental” (dia 31/14hs). Orientadores: Profª.Drª.Cláudia Maria de Lima, do Deptº de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto e Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptª de Geografia da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP, respectivamente.

Também fizeram parte da Banca Examinadora no dia 27, os seguintes docentes: Profª.Drª.YoshieUssami Ferrari Leite e Profª.Drª.Mônica Furkotter, ambas da FCT/UNESP (Deptº de Educação e Deptº de Matemática, Estatística e Computação); Profª.Drª.Kátia Morosov Alonso, do Deptº de Ensino e Organização Escolar, da Universidade Federal de Mato Grosso e Profª.Drª.Joana Paulin Romanowski, do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Área de Educação da PUC/PR. (Tese defendida por Francisnaine Priscila Martins de Oliveira.

No dia 31 de Março, a Comissão Examinadora constituída para acompanhamento da tese defendida pelo candidato Aldeir Arcanjo da Mota – além do Orientador, reuniu-se com a participação dos docentes: Profª.Drª.Luisa Iñiguez Rojas, da Universidade de Havana/Cuba; Prof.Dr.Eduardo Augusto Werneck Ribeiro e Lígia Barrozo Simões, do Deptº de Geografia da Universidade de São Paulo/USP e Profª.Drª.Margarete Cristina Costa Trindade, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Referencial teórico

A tese desenvolvida por Francisnaine constitui-se das teorias de Educação à distância, buscando compreender as concepções de tutoria e de tutor nessas teorias e da perspectiva de profissionalização docente para analisar o tutor e a relação tutoria-docência nos cursos de Pedagogia investigados. A docência – diz a Doutoranda – é aqui entendida em sua natureza específica de trabalho do Professor, como o ensinar ou o fazer aprender a alguma coisa a alguém.

O estudo demonstrou que, embora seja atribuída autonomia às Instituições no que se refere à organização da tutoria e do processo de seleção de tutores, o modelo de tutoria preconizado pela UAB – constituído de professores e tutores presenciais e á distância – vem sendo adotado pelas Instituições, parcerias que oferecem os cursos de Pedagogia investigados. Percebemos ainda que as funções e as atribuições conferidas ao tutor (especialmente ao tutor à distância), caracterizam-se como docentes, incluindo aqueles necessários ao exercício da docência na educação à distância.

Mortalidade por Suicídio – contextos geográficos

A pesquisa desenvolvida pelo candidato Aldeir Arcanjo da Mota afirma que no Brasil foram registrados num período de 15 anos (1997/2011) nada menos que 120 mil suicídios. A abordagem metodológica foi predominantemente quantitativa, tanto pelas limitações da pesquisa na escala nacional, quanto pela disponibilidade de dados oficiais e atualizados, como por exemplo: os dados da Morbimortalidade no DATASUS (Ministério da Saúde), e sócio-demográficos do IBGE.

A construção de um Banco de Dados de saúde mental brasileira -Georeferenciado – e o emprego de técnicas bioestatísticas foram fundamentais para a etapa analítica e elaboração dos mapas, dos gráficos e das tabelas. A revisão sistemática da Literatura possibilitou a identificação dos fatores protetores e predisponentes ao suicídio, à analise comparativa e o desenvolvimento teórico-metodológico do trabalho.

“A presente pesquisa, predominantemente exploratória e descritiva, contribui para inserir a saúde mental na agenda de pesquisa da Geografia da Saúde brasileira; e coloca a discussão sobre os poucos trabalhos que discutem o suicídio nas Ciências Humanas e Sociais no país” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 31 de Março, o candidato Aldeir Arcanjo da Mota/ Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu Tese de Doutorado no Anfiteatro II da FCT/UNESP, tendo como Orientador o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Francisnaine Priscila Martins de Oliveira/ Programa de Pós-Graduação em Educação desenvolveu Tese de Doutorado no dia 27 de Março, defendida perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 14

VISITA DO PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO

Evento Comentários desativados

Desde que tomou posse como Diretor da FCT/UNESP para o próximo quatriênio, o Prof.Dr. Marcelo Messias (juntamente com o Vice-Diretor José Carlos Silva Camargo Filho),recepcionou como 1º visitante, o Prof.Dr. Laurence Duarte Colvara, que ocupa as elevadas funções de Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. O encontro foi marcado por uma importante reunião realizada na Sala da Diretoria (Bloco Central), na manhã de 31 de Março. A seguir, o Pró-Reitor se reuniu com os Coordenadores de cursos, no Anfiteatro I.

Nesse mesmo dia, houve breve intervalo destinado ao Almoço; e no período da tarde, o Pró-Reitor de Graduação reuniu-se com a Congregação, no Anfiteatro I. Terminada a reunião, empreendeu visita ao Campus, a fim de conhecer os Laboratórios de Química e o Bloco/Discente I (inaugurado na gestão do Prof.José Ferrari Leite em 1968) e agora restaurado. O prédio acaba de ser restaurado, contando inclusive com um Painel Tecnológico e Temático, produzido em 1971 pelo consagrado artista plástico, Professor e ex-estudante da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente, Cirton Genaro. Essa Unidade Superior que marcou a origem da Unesp nesta cidade e região é considerada pioneira na Alta Sorocabana e nova Alta Paulista.

Restaurado e revitalizado, o Painel – que ocupa a parede principal do Bloco I – deverá ser entregue oficialmente no dia 3 de Maio, em comemoração aos 55 anos de implantação da FAFI – que precedeu ao Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais – e a partir de 1976, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. A Faculdade tem uma longa tradição, histórica e acadêmica; e se constitui nos dias de hoje como um patrimônio público da mais alta relevância para toda a região.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pela 1ª vez, os novos Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia para o quatriênio 2014-2018 recepcionaram no Bloco Central da Diretoria o Pró-Reitor de Graduação, Prof.Dr.Laurence Duarte Colvara.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nessa 1ª visita, o contato inicial foi marcado por uma importante reunião na Sala da Diretoria. O Prof.Dr.Marcelo Messias fez uma saudação especial, desejando boas vindas ao ilustre visitante, que por sua vez, agradeceu as manifestações.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Pró-Reitor manteve encontro com Coordenadores de cursos e visitou várias dependências do Câmpus, aproveitando para conhecer o que existe de melhor em termos de Laboratórios de Pesquisas, Edificações e melhoramentos, além de modernos equipamentos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Bloco I, uma das primeiras edificações da Unesp em Presidente Prudente na gestão do Prof.Dr. José Ferrari Leite (1968),conta com uma obra de arte digna de louvores: um grande painel pintado em 1971 pelo ex-aluno e Professor Cirton Genaro, que acaba de ser restaurado e revitalizado. A obra foi visitada pelo Pró-Reitor.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 11

Eleito para uma gestão de 4 anos (2014/2018) ao lado do Vice, Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho, assumiu a Direção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, FCT/UNESP, o Prof. Dr. Marcelo Messias. Trata-se do 1º Diretor da Instituição nascido em Presidente Prudente. Sua posse ocorreu em ato solene realizado no dia 21 de Março de 2014, presidido pela Vice-Reitora no exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Profª. Drª. Marilza Vieira Cunha Rudge, com a representações de todas as unidades da Unesp no Estado de São Paulo. Na solenidade de posse, no Buffet Corazza, as Insígnias foram transferidas do Diretor Cessante, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol para o eleito, Prof. Dr. Marcelo Messias, e deste, para o Vice-Diretor eleito.

O Diretor e o Vice, eleitos para o próximo quadriênio, foram saudados oficialmente pela Vice-Reitora, pelo Diretor Cessante e pelo representante da Congregação da FCT/UNESP, Prof. Dr. Carlos José Leopoldo Constantino. Já na condição de Vice-Diretor eleito e empossado, o Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho, foi convidado a se pronunciar da tribuna. Em seguida, usou da palavra o novo Diretor, Prof. Dr. Marcelo Messias.

Dando prosseguimento à cerimônia, foram prestadas homenagens especiais aos seguimentos docente e técnico-administrativo. A primeira homenageada, representando o seguimento docente, foi a Professora Emérita, Drª. Ruth Künzli. Representando o seguimento Técnico-Administrativo, foi homenageado o Sr. Luiz Sabino da Silva, servidor mais antigo em exercício na faculdade. Em nome dos Diretores de Área e de toda a comunidade acadêmica da FCT/UNESP, foi prestada uma homenagem especial ao Diretor Cessante, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, como reconhecimento e agradecimento pela dedicação, ética, competência, humanismo e amizade que dedicou a todos.

Na seqüência, foram homenageados os Diretores de Área da FCT: Sra. Mara Lúcia Ascenço Dedubiani, Diretora Técnica Administrativa; Sra. Ângela Silvana Martinez Campos, Diretora Técnica de Serviços e Atividades Auxiliares; Sra. Antonia Aparecida Escaioni, Diretora Técnica Acadêmica; o Diretor Técnico de Informática, Sr. Marcos Roberto Pereira de Souza; à Diretora do Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação, Sra. Teresa Raquel Vanalli. Finalmente, foi homenageado o Motorista do Diretor, Sr.Nivaldo Carvalho.

Outras personalidades homenageadas: a Assessora Administrativa do Diretor, Sra.Nair Katsue Tokojima; a Assessora Administrativa do Vice-Diretor, Sra. Vera Lúcia de Oliveira; a Assessora da Diretoria Técnica Administrativa, Marisa Bozete Mazzini; a Assessora da Diretoria Técnica Acadêmica, Fumiye Shimasaki Takara. Homenagem especial para a Profª. Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros, entregue pelo esposo e ex-Diretor, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol. Também homenagem especial para a esposa do Prof. Marcelo Messias, Profª. Drª. Iracimara de Anchieta Messias. Homenagem especial para a esposa do Vice-Diretor eleito, prestada à Profª. Drª. Regina Celi Trindade Camargo, pelo Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho. Finalizando as homenagens, um ato comovente de amor e dedicação, foi oferecido um vaso de flores à Sra. Ernesta Rotta Messias, mãe do Prof. Marcelo.

Discurso de posse

Depois de uma saudação especial dirigida à Mesa Diretora, presidida pela Magnífica Vice-Reitora no exercício da Reitoria da Unesp, Profª. Drª. Marilza Vieira Cunha Ruge, o Prof. Dr. Marcelo Messias dirigiu-se à Digníssima Profª. Drª. Maria Cristina Thomaz, Presidente do Fórum de Diretores da UNESP, saudando especialmente os “Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores, Docentes e representações de todas as unidades estaduais, que vieram prestigiar nossa posse”. Em especial, o Diretor Cessante Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol e o Vice eleito, Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho.

Numa retrospectiva, o pronunciamento enfoca inicialmente seu ingresso na FCT/UNESP no ano de 1986, no curso de Licenciatura em Matemática, período noturno. “Me lembro que fiquei muito feliz por ter ingressado em uma Universidade Pública, de qualidade e, principalmente, gratuita, condição importante para mim naquele momento. No dia em que fiquei sabendo que havia passado no Vestibular, uma alegria muito grande tomou conta de mim. Durante o Ensino Médio eu trabalhava durante o dia e estudava à noite em uma Escola Pública (Monsenhor Sarrion, que é uma boa escola de ensino médio de Presidente Prudente), e não imaginava que poderia passar no vestibular na primeira tentativa. Fiquei realmente muito feliz. Na semana da matrícula e na primeira semana de aula, eu literalmente pulava de alegria, como uma criança com um brinquedo novo, parecendo antever o caminho que iria percorrer”.

O Prof. Marcelo Messias prossegue no seu discurso, considerado autêntico depoimento: “Mais emocionante ainda foi meu contato com a Matemática Universitária: me identifiquei muito com os assuntos tratados, os teoremas, proposições, lemas, com as letrinhas gregas, a Geometria. Fiquei maravilhado com esse mundo novo. E como resultado, tive um bom desempenho no curso de graduação, inclusive desenvolvendo um projeto de Iniciação Científica, sob a orientação do Prof. Messias Meneguette Jr. Esse gosto pelos estudos e meu bom desempenho no curso me levaram naturalmente ao mestrado, que cursei no Instituto de Matemática e Estatística da USP, em São Paulo.

Terminei o Mestrado em Janeiro de 1993 e, exatamente neste mês, foi aberto concurso público para professor no Departamento de Matemática da FCT/UNESP. Sim, aqui mesmo, e uma das vagas servia certinho para mim. Naquela época, em 93, não se exigia ainda o doutorado, bastava o mestrado. Prestei o Concurso e fui aprovado, junto com duas colegas de minha turma da graduação, a Cristiane e a Maria Raquel, aqui presentes. Ingressamos assim como Docentes da FCT. Maravilha! As coisas começavam a se encaixar.

Foi outra experiência fantástica da minha vida, ingressar na carreira de professor universitário, que gosto muito e me dá muito prazer. Tenho certeza de que escolhi a profissão certa. Trabalhei por três anos, cumprindo o estágio probatório, e saí para o Doutorado, que cursei também no IME-USP, finalizado no ano 2000.

Após o Doutorado e retornando à FCT a partir de 2001, consegui progredir bem na carreira acadêmica, com muito trabalho e dedicação. O período de 2005 a 2008 foi muito profícuo para mim em termos acadêmicos, o que culminou em 2009 com a realização de minha Livre-Docência e com a obtenção da bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Foi um ano muito especial”.

Na Universidade – afirma o Prof. Marcelo – participei também de várias atividades administrativas e de gestão. Fui Chefe do Departamento de Matemática, Estatística e Computação; Presidente da Comissão de Pesquisa, membro da Congregação e de vários Conselhos e Comissões; o que, acredito, me levou a ser convidado, também em 2009, para compor a chapa como candidato a Vice-Diretor da FCT/UNESP, ao lado do Prof. Nivaldo, candidato a Diretor.

Fomos eleitos para a Direção da FCT e nossa administração, iniciada em 2010, praticamente se encerra hoje. Não farei aqui um relatório do que foi feito nesse período, pois isto já foi feito pelo Nivaldo. Gostaria apenas de dizer que foram anos muito bons para mim, pois pude contribuir com o crescimento e desenvolvimento desta Faculdade, que tantas alegrias me trouxe. A experiência na Vice-Direção me proporcionou aprendizado um ímpar, de várias questões, tanto relativas à Gestão quanto acadêmicas. Além do aprofundamento de questões locais da nossa faculdade, pude também ampliar os horizontes, adquirindo um conhecimento mais abrangente da UNESP como um todo.

Neste ponto, destaco o papel importantíssimo do Fórum de Vice-Diretores, cujas reuniões mensais são extremamente importantes para o debate e a busca de soluções para questões fundamentais sobre a Universidade. A troca de experiências e as discussões que se dão nestas reuniões, além dos laços de amizade e companheirismo que elas possibilitam, desempenham um papel muito importante na gestão da UNESP. Muito aprendi nestes anos e agradeço aos meus colegas vice-diretores por esses anos de convivência.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma gestão que termina e outra que começa: O Prof.Dr.Marcelo Messias foi Vice-Diretor entre 2010 e 2014 (ao lado do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol) e agora como Diretor eleito, assume uma nova gestão de 4 anos (2014/2018), tendo como Vice, o Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo (Zeca).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A posse em ato solene – realizado nos salões do Buffet Corazza – foi dos mais prestigiados, estando presentes uma das maiores representações da UNESP, assim como a Reitoria, muito bem representada pela Profª. Drª. Marilza Vieira Cunha Rudge e outros importantes assessores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Da tribuna, o pronunciamento oficial do novo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – Prof.Dr. Marcelo Messias. Por sinal, o 1º. Diretor nascido nesta cidade e figura das mais destacadas na vida acadêmica, social e profissional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença da Vice-Reitora, Profª.Drª. Marilza Vieira Cunha Rudge, no exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” valorizou e projetou o evento como um dos mais significativos dos últimos anos nesta região. O Prof.Dr.Marcelo Messias, agradeceu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O que mais chamou a atenção dos participantes desta solenidade, foi a presença da progenitora do Prof.Marcelo. Sra. Ernesta Rotta Messias (juntamente com inúmeros familiares e visitantes), que vieram especialmente para abraçar o novo querido Diretor da FCT/UNESP.

 

Na FCT/UNESP: o presente e o futuro !

O Prof. Dr. Marcelo Messias – agora investido da função de Diretor da FCT/UNESP para os próximos 4 anos – relata sua experiência, adquirida ao longo de 21 anos de trabalho e dedicação; afirma que o gosto pela atividade científica, pela academia e em especial pela FCT, além da certeza de que a UNESP desempenha um papel fundamental na vida deste país, um papel transformador na vida de milhares de pessoas, formando profissionais de alto nível, na graduação e na pós-graduação, o levaram a pleitear a Direção da Faculdade. Neste ponto, destaca a atuação de sua esposa Iracimara, também Docente da FCT, que o apoiou desde o início e o incentivou para que se candidatasse a Diretor da Faculdade.

“Escolhi para trilhar junto comigo esta caminhada o Prof. José Carlos Camargo, carinhosamente chamado de Prof. Zeca, e hoje tenho certeza de que fiz a escolha certa. Pessoa ponderada, dinâmica e muito capaz, tem desde já contribuído em muito para a realização desta empreitada. Acredito que, com a experiência adquirida, com muito trabalho, empenho, planejamento e perseverança, poderemos continuar contribuindo para a manutenção e o progresso da Faculdade de Ciências e Tecnologia e, consequentemente, da UNESP como um todo”, conclui o professor.

Assumimos hoje, com otimismo, esta importante missão à frente de uma unidade dinâmica e atuante, que experimentou um desenvolvimento ímpar nos últimos dez anos, acompanhando o crescimento ocorrido na Universidade. Somos hoje uma das maiores e mais importantes unidades da UNESP, com 12 cursos de graduação e 6 Programas de Pós-Graduação, além de Cursos semi-presenciais, Especializações, Mestrados profissionalizantes, com cerca de 3800 alunos, contados os de graduação e os de pós-graduação.

Temos desafios de várias ordens que deverão ser abordados na nossa gestão. E isto é muito bom, pois como dizia Sócrates: uma vida sem desafios, que nos impulsionem adiante, não vale a pena ser vivida. Gostaria de destacar três deles:
1) Melhoria e inovação nos cursos de graduação, de maneira a atrair e manter os alunos nos cursos, principalmente nas licenciaturas; este é acertadamente o Ano da Inovação da Graduação na UNESP, devemos aproveitar esta oportunidade para refletirmos sobre a nossa graduação;
2) Incentivo e investimento na pesquisa e na produção científica dos nossos docentes, o que levará à consolidação dos nossos programas de pós-graduação e a criação de novos programas. Temos um grande potencial e muito a crescer nesse aspecto;
3) Melhoria das condições de infraestrutura de ensino e pesquisa na nossa Unidade, o que é condição sine qua non para que possamos progredir no ensino e na pesquisa de ponta.

De fato, conforme ficou claro nas discussões que vem sendo realizadas nos Fóruns de Diretores e Vice-Diretores e em reuniões de colegiados centrais da Universidade, o crescimento da nossa Universidade não foi acompanhado pelo crescimento proporcional da infraestrutura. Isso precisa ser resolvido! Procuraremos trabalhar sempre buscando a excelência nas atividades fins da Universidade Pública, que são: O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO UNIVESITÁRIA. (Vejam quão importante são estas atividades: transmitir conhecimento às novas gerações, visando a formação de recursos humanos qualificados para o país; produzir conhecimento novo, por meio da pesquisa científica, em todas as áreas do conhecimento; interagir com a sociedade por meio da extensão universitária, utilizando o conhecimento gerado no seio da Universidade para o bem comum, para o bem das pessoas.)

Com isso, damos uma importante e significativa contribuição ao desenvolvimento econômico, social e científico do Brasil, proporcionando a diminuição das desigualdades aqui existentes. Me lembro de uma frase dita pela Profª. Marilza, ainda enquanto Pró-Reitora de Pós-Graduação, em uma aula inaugural. Ela disse: “Nenhuma nação alcançará desenvolvimento social e econômico sem uma adequada base científico-tecnológica”. A UNESP tem um importante papel na construção desta base para nosso país.

Aceitamos o desafio de administrar a FCT nos próximos quatro anos com a certeza de que podemos contar com dois parceiros fundamentais nesta importante missão. De um lado, os Docentes, os Servidores Técnico-Administrativos e os Alunos da FCT, que depositaram seu voto de confiança na chapa Marcelo e Zeca e que serão fundamentais para o sucesso de nossa administração. A estes, meu muito obrigado. Contamos com vocês! E vamos precisar de todo mundo.

De outro lado, a Reitoria da UNESP, aqui representada pela Vice-Reitora no Exercício da Reitoria, Profa. Marilza, que tenho certeza, nos dará o apoio e sustentação necessários para que possamos conduzir da melhor forma possível a gestão da FCT.

Agradecimentos

Neste momento, gostaria de agradecer o Prof. Antonio Nivaldo Hespanhol, com quem aprendi muito nestes quatro anos em que estivemos trabalhando juntos na gestão da FCT. Tivemos um relacionamento cordial e agradável, mesmo com opiniões diversas, em alguns momentos. Agradeço às Assessoras da direção: Vera, Nair, Fumiye e Marisa, pelo apoio e suporte às nossas atividades na administração, sempre com empenho e boa vontade. Aos Diretores de Área: Antonia, Ângela, Mara, Marcos e Raquel, que estiveram conosco nestes quatro anos.

Aos amigos do DMEC e dos outros Departamentos da FCT. A todos os Docentes, Servidores técnico-administrativos e Alunos que tão bem nos receberam durante a campanha eleitoral, com sugestões (e às vezes duras críticas); mas sempre com palavras de apoio e incentivo. Agradeço aos meus familiares aqui presentes: minha mãe D. Ernesta, meus irmãos, primos, tios, sobrinhos; ao meu sogro Sr. Anchieta e minha sogra, D. Iraci; agradeço a todos os amigos.

Quero agradecer especialmente à minha família, minha esposa Iracimara e minhas filhas Sofia e Gabriela. Pelo amor, pelo apoio, pelo carinho e por suportarem minha falta nos momentos de viagens e de trabalho intenso. Saibam que amo muito vocês e que são a razão maior do meu viver. Para finalizar, agradeço a Deus todo poderoso por tudo o que Ele tem me proporcionado nesta vida, e peço humildemente que Ele ilumine nosso caminho, nos dando Sabedoria, Discernimento, Perseverança e Saúde para realizarmos uma ótima administração dessa Faculdade nos próximos quatro anos. Muito obrigado a todos !

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluído o ato solene de transmissão e posse, o Prof.Dr.Marcelo Messias passou a receber os cumprimentos de parte dos presentes. Entre ele, amigos de todos os tempos, docentes e servidores da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui não faltou o abraço carinhoso e palavras amigas de saudação ao ilustre Diretor, desejando-lhe uma gestão profícua no decorrer dos próximos quatro anos, de 2014 a 2018, para os quais foi eleito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As manifestações em regozijo pela posse do novo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp foram inúmeras. Cada um quis trazer seu abraço amigo e afetuoso ao ilustre Professor Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos aqui vieram com a finalidade precípua trazer uma palavra amiga, congratulando-se com a escolha do novo Diretor para o próximo quatriênio, na certeza de que a comunidade será a grande beneficiada com esse trabalho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Amigos, companheiros, colegas de cursos ou Departamentos, todos felizes e irmanados com a nova gestão que ora começa, sob a coordenação e atuação de uma personalidade experiente e competente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Amigos e Servidores trouxeram seu abraço ao Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor – e ao Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca), pela nova gestão que ambos acabam de assumir, desejando-lhes sucesso.*

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Confraternização durou várias horas. E todos queriam demonstrar seu contentamento pela posse dos novos Diretores da Universidade pioneira nesta região do Estado. E aí estão eles – ao lado do Prof.Marcelo Messias – o 1º Diretor da FCT/UNESP, nascido em Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 10

Para conservar a tradição, a Empresa Júnior de Estatística/EJEST promoveu em Março deste ano, o “Trote Solidário” nos bairros adjacentes ao Campus Universitário da FCT, a fim de arrecadar gêneros alimentícios que foram destinados exclusivamente ao Lar Santa Filomena. A coleta foi feita de porta em porta, num breve espaço de tempo; e tudo que foi arrecadado destinou-se exclusivamente ao Lar Santa Filomena, entidade que tem como mantenedora o Lions Clube de Presidente Prudente.

O trabalho realizado por Calouros e Veteranos da Faculdade de Ciências e Tecnologia mereceu elogios pela forma delicada e respeitosa com que foram atendidos pela comunidade local. Em face disso, foram arrecadados em apenas dois bairros (Jardim das Rosas e Condomínio Residencial Jardim Morumbi) mais de 150 quilos de alimentos. A entrega foi feita no próprio Campus da FCT/UNESP diretamente ao representante da entidade beneficiada, três dias após a coleta e foi transportada numa camionete da instituição assistencial.

Cada morador, ao receber os membros da EJEST fez questão de participar dessa campanha, oferecendo o que tinha de mais disponível, como: feijão, arroz, açúcar, farinha de trigo, óleo, molho de tomate, sal, macarrão e enlatados. Considerando que o Trote Solidário tem por objetivo principal a integração de calouros e veteranos do curso de Estatística, eles se integraram num trabalho social do mais alto conceito, a fim de demonstrar que não só existe respeito mútuo, mas principalmente confiança e credibilidade, graças à atuação da FCT/UNESP

Perante a sociedade, o “Trote Solidário” unindo veteranos e calouros se torna benéfico e ao mesmo tempo, humanitário; e por estar na 5ª Edição, o evento mostra que essa meta vem sendo alcançada. E à cada ano, com apoio da Diretoria da Instituição Superior – a Unesp – percebe-se também que mais estudantes abraçam essa causa, o que proporciona aos organizadores, muita satisfação arrecadação envolveu além dos organizadores (representando a Empresa Junior de Estatística) muita satisfação e motivação para o ano seguinte.

No Trote Solidário deste ano atuaram oito calouros: Bruno Bergantin, Elberdan Crowlei, Jaqueline Cortes, Mayara Donizete, Nicollas Gandra, Vanessa Miquelotto Ferraz, Vltor Frizarin e um veterano: Vitor Marin. E também: onze integrantes da Empresa Júnior de EstatÍstica/EJest, como organizadores do evento: Diego Granuzzi, Giovana Zonta, Guilherme Carvalho, Laís Ribeiro, Luis Antônio Nadal, Mariana Martins, Raphael Moraes, Sara Moreira, Stéfani Nunes, Tamara Cristina Mármore e Thiago Begnami.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na organização e realização do “Trote Solidário 2014” foram mobilizados 20 integrantes, dos quais, um Veterano, oito calouros e onze membros da Empresa Júnior de Estatística/EJEST, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A coleta de alimentos através de doação de moradores do Jardim das Rosas e “Condomínio Residencial Morumbi” já se constitui numa tradição que já tem a duração de cinco anos consecutivos em Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesse trabalho de voluntários, sempre existem cooperação e boa vontade. E a principal finalidade desse gesto humanitário é a demonstração clara de integração e respeito mútuo entre Calouros e Veteranos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tudo que foi arrecadado junto aos moradores dos bairros adjacentes da FCT/UNESP foram entregues como doação ao Lar Santa Filomena, tendo o Lions Clube de Presidente Prudente como entidade mantenedor.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 03

O ato solene de transmissão de cargos e posse da nova Diretoria da FCT/UNESP no dia 21 de Março no Buffet Corazza, foi marcante sob vários aspectos: reuniu o maior número de Diretores, Vice-Diretores e Coordenadores de Câmpus Experimentais da Unesp de todo o Estado. Impossibilitado de estar presente, o Reitor, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan foi representado pela Vice-Diretora no exercício da Reitoria, Profª.Drª.Marilza Vieira Cunha Rudge, que recepcionou os visitantes e convidados e conduziu os trabalhos na Presidência da Mesa.

Antecipando-se à posse do Diretor e Vice-Diretor eleitos, ela convidou o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor Cessante da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, para o seu pronunciamento. Depois, foram chamados os novos Diretores, Prof.Dr.Marcelo Messias e Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Vice). Para o cumprimento desse ato, foi convidada a Sra.Antonia Aparecida Escaioni – Diretora Técnica Acadêmica da Unidade – para proceder à leitura do Termo de Transmissão e Posse nas funções de Diretor e Vice-Diretor, respectivamente.

Na continuidade do ato solene, realizou-se a Transferência das Insígnias entre os Diretores Cessante e empossado. A Borla e o Capelo, Insígnias da Direção foram transferidas ao Diretor empossado e por sua vez, a transferência da Insígnia entre os Vice-Diretores (Cessante e empossado), entregues publicamente ao Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, frente à Mesa Diretora.
O pronunciamento seguinte foi feito pelo Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino,representante nessa solenidade a Congregação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Seguiram-se os pronunciamentos oficiais do Vice-Diretor e do Diretor empossados. Ambos prestaram homenagens significativas aos segmentos: Docente, Técnico-Administrativo e demais homenageados. Recebendo a homenagem inicial representando o segmento Docente, a Professora Emérita, Doutora Ruth Künzli e o segmento Técnico, representado pelo Sr. Luiz Sabino da Silva.

O cerimonial representado pelo Sr. Aurélio Teixeira da Silva, convidou o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol a vir à frente da Mesa, a fim de receber uma homenagem especial, que foi prestada através do Prof.Dr.Marcelo Messias em nome dos Diretores de Área e de toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Câmpus de Presidente Prudente – SP. Foi em forma de reconhecimento e agradecimento pela dedicação, ética, competência, humanismo e amizade que dedicou a todos. Para a entrega, foi convidada a Sra. Mara Lúcia Ascenço Dedubiani – Diretora Técnica-Administrativa – da FCT/UNESP.

O discurso de despedida

Ao concluir sua gestão de 4 anos como Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, tendo ao lado o Vice-Diretor, eleito e agora empossado como titular da Diretoria, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol usou da palavra para seu último pronunciamento. E dividiu o discurso em três partes, começando pelos desafios assumidos na gestão 2010/2014 com o propósito de garantir a manutenção e melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão na FCT/UNESP. A Universidade pública – disse – tem o papel de promover o pensamento crítico e bem fundamentado; e tem a obrigação de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Cabe à Universidade formar profissionais competentes e compromissados com a sociedade; bem como, atuar na extensão universitária e desenvolver pesquisas de qualidade.

E prosseguindo: “A instituição é viva e continua tendo muitos desafios, os quais certamente serão enfrentados e vencidos pelos Professores Marcelo Messias e José Carlos Camargo (Zeca), sempre com muita sabedoria, justiça e perspicácia. A nossa gestão foi pautada na busca do pleno cumprimento do plano de gestão submetido e aprovado pela comunidade por meio do voto direto de 88% dos professores, 82% dos funcionários e 81% dos alunos que confiaram e votaram na chapa Nivaldo/Marcelo”.

Mais adiante, afirmou o Prof.Nivaldo: Nos esforçamos para atender as demandas qualificadas; procuramos reconhecer o compromisso, o empenho e a competência das pessoas e não nos omitimos quando foi necessária uma ação mais dura para corrigir procedimentos, condutas ou posturas inadequadas. O diálogo foi permanente e cobramos a responsabilidade e a conduta exemplar dos servidores em posição de comando na instituição. O desafio de cada um deles foi o de fazer com que as suas respectivas áreas funcionassem bem e em sintonia com as demandas da comunidade acadêmica.

“Um dos grandes desafios na administração de uma Instituição do tamanho da nossa é manter a comunidade informada por meio de um sistema de comunicação simples e eficaz”.

Breve balanço da gestão

O Prof. Nivaldo lembrou que o seu plano de gestão (submetido à comunidade) constava de 28 pontos. Conseguimos solucionar e dar um bom encaminhamento a 24 pontos e deixamos de cumprir apenas quatro pontos, em virtude dos limites enfrentados pela administração local e pela própria UNESP. Entre as ações que não constavam no plano de ação, mas que foram realizadas no período da nossa gestão, destacamos: a construção do prédio do Laboratório de Ergonomia (NEPERG) com recursos do Ministério Público do Trabalho e da UNESP; a construção do prédio da Rede de Cidades Médias com recursos da FINEP e da UNESP.

E também: a substituição dos telhados e a execução de melhorias nos blocos de aula III, IV e V, inclusive com a climatização de salas de aula; implantação da sala de videoconferência; Reforma e ampliação de vários laboratórios do Departamento de Educação Física; Reforma do prédio da administração; Melhorias no CCI; Reforma de vários laboratórios didáticos vinculados ao Departamento de Física, Química, Biologia; Reforma e modernização das secretarias dos Departamentos de Educação Física e Fisioterapia; Reforma e ampliação do prédio do Departamento de Matemática e Computação e do novo Departamento de Estatística que foi criado na nossa gestão.

Acrescente-se ainda: Reforma da sala de desenho da central de aulas II; Ampliação do depósito de resíduos. Ao todo, foram 21 obras realizadas; 32 reformas; 76 melhorias significativas (entre março de 2010 e março de 2014). Além disso, ocorreram avanços acadêmicos expressivos neste período, tais como: a criação do curso Doutorado em Educação; a criação do curso de Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional; a criação do Programa Especial de Treinamento PET dos cursos de Química e Física, do PET na área de saúde envolvendo os cursos de Educação Física e Fisioterapia.

E mais: a criação do bacharelado em Educação Física; a criação da residência em Fisioterapia; Mestrado profissional em Geografia (parceria com os comitês de bacias e FEHIDRO – Prof. Antonio Cezar Leal); Oferecimento do Curso presencial de Pedagogia – PARFOR (Coordenado pela Profa. Yoshie – Plataforma Paulo Freire – UNESP – CAPES);

Oferecimento de curso de especialização em Geografia gratuito a professores da rede estadual por intermédio do Pós-Graduação em Geografia do Projeto e PROPG (REDEFOR). Tudo foi feito com a cooperação, participação direta e o apoio de muitos professores, alunos e servidores da FCT/UNESP.

Agradecimentos

Para concluir seu discurso de despedida, o Prof.Nivaldo fez um agradecimento geral, citando nominalmente cada personalidade. “Tenho muito a agradecer neste final de mandato. Primeiramente à toda a comunidade da FCT/UNESP (Professores, Funcionários e Alunos) que confiou em mim e no Marcelo, para dirigir a Instituição nestes quatro anos; membros Congregação, pelo respeito ao nosso trabalho e pelo espírito de cooperação que sempre prevaleceu; Presidentes e membros das comissões assessoras da congregação (Ensino, Pesquisa e Extensão); Presidentes e membros das Comissões Assessoras da Direção; Diretores de área; Chefes de Departamentos; Coordenadores de Cursos de Graduação; Coordenadores de Cursos de Pós-Graduação; Assessores da Diretoria e Vice-Diretoria.

Agradeço aos Diretores e Vice-Diretores das unidades universitárias, muitos dos quais se tornaram grandes amigos nestes oito anos em que desempenhei as funções de Vice-Diretor e de Diretor da FCT/UNESP. “Sempre recebi o apoio desses colegas; e tive a oportunidade de ser o Presidente da Comissão de Distribuição da verba de custeio das Unidades da UNESP, uma função importante no âmbito do Fórum de Diretores. Assim, consegui presidir a Comissão de Distribuição do Custeio das Unidades, sem maiores problemas”.
O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol estende seu agradecimento aos Pró-Reitores e Assessores das Pró-Reitorias e do Gabinete do Reitor. “Agradeço ao Professor Durigan pelo apoio que sempre deu à nossa Administração. Todos nós estamos numa corrente de pensamento positivo para o restabelecimento da saúde do Prof. Durigan, que continua enfrentando as seções de Quimioterapia. Temos certeza que logo ele poderá retornar à UNESP e dar continuidade ao seu mandato de Reitor”.

Agradeço ao Professor Marcelo Messias pela cooperação, amizade, bom senso e por ter me ajudado a tomar muitas decisões ao longo destes quatro anos em que fomos parceiros na gestão da FCT-UNESP. A oportunidade de conviver com a tranquilidade, serenidade, racionalidade, equilíbrio emocional e o bom senso do Professor Marcelo muito me auxiliou nestes quatro anos. Desejo uma excelente gestão ao Marcelo e ao Zeca nesta gestão que se inicia. São pessoas compromissadas e que gostam muito da FCT e da UNESP e isto é fundamental para o enfrentamento dos desafios que terão pela frente.

“Agradeço à Rosangela, minha esposa, pela paciência, compreensão e cooperação. Peço que continue tendo paciência especialmente agora que terei mais tempo. Reitero meus agradecimentos à Profa. Marilza, às autoridades, aos professores, funcionários e alunos da FCT-UNESP, familiares e amigos que vieram prestigiar está solenidade e concluo dizendo a vocês que me sinto muito honrado com a presença de todos e desejo uma excelente gestão aos Professores Marcelo e Zeca. Muito Obrigado pela presença de todos” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mesa Diretora presidida pela Vice-Reitora no exercício da Reitoria, Profª.Drª.Marilza Vieira Cunha Rudge e demais personalidades, no ato solene de transmissão de cargos e posse da nova Diretoria da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O discurso oficial: 1) – da Vice-Reitora, Profª.Drª.Marilza Vieira Cunha Rudge em nome da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; 2) – do Diretor Cessante da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Duas docentes de brilhante atuação, homenageadas durante a solenidade de transmissão de cargos e posse da nova diretoria da FCT/UNESP: Professora Emérita Ruth Künzli e Professora Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outras personalidades de destaque, homenageadas durante a cerimônia: Mara Lúcia Ascenço Dedubiani, Diretora Técnica Administrativa e Ângela Silvana Martinez Campos, Diretora Técnica de Serviços e Atividades Auxiliares.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outras homenageadas que se destacaram pelo desempenho de suas atividades na FCT/UNESP: Antonia Aparecida Escaioni; Nair Katsue Tokojima, Fumiye Shimasaki Takara e Marisa Bozete Mazini, da Assessoria Administrativa da Diretoria.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outras personalidades que se destacaram e foram homenageadas na solenidade de transmissão de cargos e posse do Diretor e Vice-Diretor: Vera Lúcia de Oliveira (Assessora Administrativa) e Profª.Drª.Iracimara de Anchieta Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Entre as homenageadas, mais um destaque: Teresa Raquel Vanalli – Diretora do Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação. A cerimônia foi acompanhada atentamente por uma grande platéia, constituída em sua maioria, por representações visitantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Foram inúmeras as pessoas homenageadas por destacada atuação. Entre as quais, a Profª.Drª.Regina Celi Trindade Camargo; e não poderia faltar a personalidade mais importante da família Messias: Sra. Ernesta Rotta Messias, mãe do Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 01

No último dia 21 de Março de 2014 em cerimônia pública, realizada nos Salões do Buffet Corazza, assumiu nova diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – representada pelo Prof.Dr.Marcelo Messias (Diretor) e Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho (Vice-Diretor). Ambos foram eleitos para o exercício de suas atividades na gestão 2014/2018 na FCT/UNESP.

A sessão solene de transmissão e posse dos novos diretores foi presidida pela Profª.Drª. Marilza Vieira Cunha Rudge, Vice-Diretora no exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, tendo ao lado, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor cessante da FCT/UNESP, que transmitiu o cargo ao novo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Participaram também da Mesa Diretora da solenidade, a Profª. Drª.Maria Cristina Thomaz, Diretora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do Câmpus de Jaboticabal e o Prof.Dr.Max José de Araujo Faria Junior, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária do Câmpus de Araçatuba, ambos Presidentes respectivos do Fórum de Diretores e Vice-Diretores das Unidades da Unesp.

A Comissão de Honra que conduziu o Diretor e o Vice-Diretor eleitos ao recinto, foi constituída pela Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti, representando o Departamento do Diretor eleito; a Profª.Drª. Roselene Módolo Regueiro Lorençoni, representou o Departamento do Vice-Diretor eleito; o Prof.Dr.Mário Hissamitsu Tarumoto, representou a Área de Exatas.

Ainda fazendo parte da Comissão de Honra, foram também convidados o Prof.Dr. Hélio Hirao, representando os docentes membros da Congregação; o Sr. Webister de Lisboa Crepaldi, juntamente com a Sra. Renata Pavesi, representaram o Corpo Técnico-Administrativo.

A seguir, o cerimonial anunciou a entrada no Recinto dos Professores Doutores:Marcelo Messias e José Carlos Silva Camargo Filho, Diretor e Vice-Diretor, respectivamente eleitos para o quatriênio 2014/2018. E completou com a chamada para a Abertura da Solenidade pela Vice-Reitora no exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Profª.Drª.Marilza Vieira Cunha Rudge, que presidiu os trabalhos.

Abertura oficial

Fazendo uso da palavra, a Vice-Reitora anunciou: “Autoridades presentes, Senhoras e Senhores: Declaro aberta a solenidade de transmissão e posse das funções de Diretor e de Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Câmpus de Presidente Prudente, da UNESP. E convido a todos para acompanhar a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Logo após a execução do Hino, a Profª. Drª. Marilza Vieira Cunha Rudge agradeceu a presença das autoridades constituídas ou representadas, os Srs. Membros da Congregação, os docentes, discentes, técnico-administrativos do Câmpus de Presidente Prudente, bem com os demais convidados presentes. E destacou nominalmente as autoridades que se apresentaram ao Protocolo.

Relação dos participantes

Profª.Drª.Ana Maria Pires Soubhia, Diretora da Faculdade de Odontologia de Araçatuba; Prof.Dr.Francisco Leydson Formiga Feitosa, Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba; Prof.Dr.Arnaldo Cortina, Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Prof.Dr.Ivan Esperança Rocha, Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis; Prof.Dr.Nilson Ghirardello, Diretor da Faculdade de Arquitetura , Artes e Comunicação de Bauru; Profª.Drª.Dagmar Aparecida Cyntia França Hunger, Diretora da Faculdade de Ciências de Bauru;Prof.Dr.Edson Antonio Capello Sousa, Diretor da Faculdade de Engenharia de Bauru; Prof.Dr.Fernando Andrade Fernandes, Diretor da Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca.

No seguimento, o Prof.Dr.Rogério de Oliveira Rodrigues, Diretor da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira; Profª.Drª.Maria Cristina Thomaz, Diretora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal; Prof.Dr.José Calos Miguel, Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília; Prof.Dr.Carlos Augusto Pavanelli, Diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos; Prof.Dr.Mário Fernando Bolognesi, Diretor do Instituto de Artes de São Paulo; Prof. Dr. Paulo Alexandre M. Figueiredo, Coordenador Executivo do Campus Experimental de Dracena; Prof.Dr.Ricardo Marques Barreiros, Coordenador Executivo do Campus Experimental de Itapeva; Profª.Drª.Andrea Aparecida Zacharias, Coordenadora Executiva do Câmpus Experimental de Ourinhos.

Seguem-se outros participantes: Prof.Dr.Reginaldo Barboza da Silva, Coordenador Executivo do Câmpus Experimental de Registro; Profª.Drª.Renata Maria Ribeiro, Coordenadora Executiva do Câmpus de Rosana; Prof.Dr.Danilo Florentino Pereira, Coordenador Executivo do Câmpus Experimental de Tupã; Prof.Dr.Wilson Roberto Poi, Vice-Diretor da Faculdade de Odontologia de Araçatuba; Prof.D.Max José de Araujo Faria Junior, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba; Prof.Dr.Mauro Hugo Mathias, Vice-Diretor da Faculdade de Engenha de Guaratinguetá; Prof.Dr.Edson Lazarini, Vice-Diretor da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira; Prof.Dr.Marcílio Vieira Martins Filho, Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal; Prof.Dr.Marcelo Tavella Navega, Vice-Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.

Na listagem final: Prof.Dr. Estevão Tomomitsu Kimpara, Vice-Diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos; Profª.Drª. Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira, Vice-Diretora do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto; Profª.Drª.Valerie Ann Albright, Vice-Diretora do Instituto de Artes de São Paulo; Prof.Dr.Fábio Ermínio Mingatto, Vice-Coordenador Executivo do Câmpus Experimental de Dracena; Prof.Dr.José Cláudio Caraschi, Vice-Coordenador Executivo d Campus Experimental de Itapeva; Prof.Dr.Edson Luis Piroli,Vice-Coordenador Executivo do Câmpus Experimental de Ourinhos; Profª.Drª.Patrícia Gleydes Morgante, Vice-Coordenadora Executiva do Câmpus Experimental de Registro e Prof.Dr.Guilherme Henrique Barros de Souza, Vice-Coordenador Executivo do Câmpus Experimental de Rosana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mesa Diretora que conduziu os trabalhos com a realização do Ato Solene de transmissão de cargos. Posse da nova Diretoria da FCT/UNESP para o quatriênio 2014/2018 e presença de delegações visitantes que vieram prestigiar o evento especial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Vice-Reitora no exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Profª.Drª.Marilza Vieira Cunha Rudge presidiu a solenidade – e de acordo com o Art.34, Inciso VI do Estatuto da Unesp – procedeu aos atos para a posse do Diretor e do Vice-Diretor eleitos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A sessão solene realizada nas dependências do Buffet Corazza em Presidente Prudente, reuniu representações da Unesp de todo o Estado, tendo participado centenas de Diretores, Coordenadores, Docentes e Servidores, bem como autoridades e convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Depois da proclamação oficial do novo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias e do Vice-Diretor,Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho, a cerimônia teve continuidade em cumprimento ao Protocolo do Cerimonial. (Aguarde outros detalhes, em nova matéria).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP