abr 10

Para conservar a tradição, a Empresa Júnior de Estatística/EJEST promoveu em Março deste ano, o “Trote Solidário” nos bairros adjacentes ao Campus Universitário da FCT, a fim de arrecadar gêneros alimentícios que foram destinados exclusivamente ao Lar Santa Filomena. A coleta foi feita de porta em porta, num breve espaço de tempo; e tudo que foi arrecadado destinou-se exclusivamente ao Lar Santa Filomena, entidade que tem como mantenedora o Lions Clube de Presidente Prudente.

O trabalho realizado por Calouros e Veteranos da Faculdade de Ciências e Tecnologia mereceu elogios pela forma delicada e respeitosa com que foram atendidos pela comunidade local. Em face disso, foram arrecadados em apenas dois bairros (Jardim das Rosas e Condomínio Residencial Jardim Morumbi) mais de 150 quilos de alimentos. A entrega foi feita no próprio Campus da FCT/UNESP diretamente ao representante da entidade beneficiada, três dias após a coleta e foi transportada numa camionete da instituição assistencial.

Cada morador, ao receber os membros da EJEST fez questão de participar dessa campanha, oferecendo o que tinha de mais disponível, como: feijão, arroz, açúcar, farinha de trigo, óleo, molho de tomate, sal, macarrão e enlatados. Considerando que o Trote Solidário tem por objetivo principal a integração de calouros e veteranos do curso de Estatística, eles se integraram num trabalho social do mais alto conceito, a fim de demonstrar que não só existe respeito mútuo, mas principalmente confiança e credibilidade, graças à atuação da FCT/UNESP

Perante a sociedade, o “Trote Solidário” unindo veteranos e calouros se torna benéfico e ao mesmo tempo, humanitário; e por estar na 5ª Edição, o evento mostra que essa meta vem sendo alcançada. E à cada ano, com apoio da Diretoria da Instituição Superior – a Unesp – percebe-se também que mais estudantes abraçam essa causa, o que proporciona aos organizadores, muita satisfação arrecadação envolveu além dos organizadores (representando a Empresa Junior de Estatística) muita satisfação e motivação para o ano seguinte.

No Trote Solidário deste ano atuaram oito calouros: Bruno Bergantin, Elberdan Crowlei, Jaqueline Cortes, Mayara Donizete, Nicollas Gandra, Vanessa Miquelotto Ferraz, Vltor Frizarin e um veterano: Vitor Marin. E também: onze integrantes da Empresa Júnior de EstatÍstica/EJest, como organizadores do evento: Diego Granuzzi, Giovana Zonta, Guilherme Carvalho, Laís Ribeiro, Luis Antônio Nadal, Mariana Martins, Raphael Moraes, Sara Moreira, Stéfani Nunes, Tamara Cristina Mármore e Thiago Begnami.

Na organização e realização do “Trote Solidário 2014” foram mobilizados 20 integrantes, dos quais, um Veterano, oito calouros e onze membros da Empresa Júnior de Estatística/EJEST, da FCT/UNESP.

A coleta de alimentos através de doação de moradores do Jardim das Rosas e “Condomínio Residencial Morumbi” já se constitui numa tradição que já tem a duração de cinco anos consecutivos em Pres.Prudente.

Nesse trabalho de voluntários, sempre existem cooperação e boa vontade. E a principal finalidade desse gesto humanitário é a demonstração clara de integração e respeito mútuo entre Calouros e Veteranos.

Tudo que foi arrecadado junto aos moradores dos bairros adjacentes da FCT/UNESP foram entregues como doação ao Lar Santa Filomena, tendo o Lions Clube de Presidente Prudente como entidade mantenedor.