out 15

Tendo como Orientador, o Prof.Dr.Fábio Santos de Lira, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato José Gerosa Neto defendeu tese de Doutorado no dia 03/Outº. Tema desenvolvido: “Avaliação da resposta imunometabólica em monócitos de indivíduos obesos: papel do PPAR-y e da intensidade do exercício físico aefóbio”.

A Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro III da FCT/Unesp foi constituída – além do Presidente e Orientador acima citado – dos seguintes membros: Prof.Dr.Diego Giulliano Destro Christófaro e Prof.Dr.Rômulo Araujo Fernandes, ambos do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp; Profª.Drª. Patrícia Chimin Perandini, do Deptº de Fundamentos da Educação Física da Universidade Estadual de Londrina/UEL e Profª.Drª.Alessandra Peres, do Deptº de Ciências Básicas da Saúde da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/RS.

O Anfiteatro esteve superlotado durante todo o transcorrer da defesa pública de tese, pelo candidato ao Doutorado como integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro III do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp, o candidato José Gerosa Neto defendeu tese de Doutorado em Ciências da Motricidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador do Doutorando foi o Prof.Dr.Fábio Santos de Lira, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 15

A 1ª dissertação de Mestrado na FCT/Unesp no início do mês de Outubro, verificou-se no dia 03 no Anfiteatro VII. Foi defendida publicamente pela candidata Larissa Figueiredo Daves, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Orientadora: Profª Neide Barrocá Faccio, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Campus de Presidente Prudente.

O tema desenvolvido pela Mestranda versou sobre: “Estudo do sitio arqueológico Piracanjuba sob enfoque da Arqueologia”. Outros membros da Comissão Examinadora, que participaram desse ato: Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, da FCT/ UNESP e Profª.Drª.Emília Mariko Kashimoto, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (por videoconferência).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Larissa Figueiredo Daves desenvolveu sua dissertação de Mestrado/Geografia na FCT/Unesp, tendo como Orientador o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 05

O Deptº de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou durante o mês de Setembro p.p. defesas públicas de cinco dissertações de Mestrado e cinco teses de Doutorado. Na classificação geral, foram defendidas publicamente 3 teses de Educação, uma tese de Geografia e uma tese de Ciências Cartográficas. As dissertações de Mestrado foram representadas por 2 defesas de Geografia, 2 defesas de Educação e 1 de Matemática Aplicada e Computacional.

Na 1ª quinzena do mês de Setembro foram desenvolvidas duas dissertações de Mestrado através dos candidatos previamente inscritos. No dia 06/Setº: Érika Aparecida Navarro Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientadora: Profª.Drª.Raquel Gomes de Oliveira, da FCT/Unesp. No dia 10/Setº, Hugo Leonardo França, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional. Orientador: Prof.Dr.Cássio Machiaveli Oishi, da FCT/Unesp. No dia 13, o Doutorando Vinicius Stuani Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas defendeu tese perante a Comissão Examinadora, sob orientação do Prof.Dr. Paulo de Oliveira Camargo, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 06 de Setembro, a candidata Erika Aparecida Navarro Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu sua dissertação de Mestrado. Orientação da Profª.Drª. Raquel Gomes de Oliveira, da FCT/Unesp.

Continuidade na 2ª quinzena

Na sequência da programação na 2ª quinzena do mês, destaque para Geografia através de dissertação de Mestrado (no dia 18), defendida pelo candidato Rodolfo de Souza Lima, sob orientação do Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, da FCT/Unesp. No dia 19, o Doutorando Robinzon Pinero Luz, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas fez sua defesa pública de tese de Doutorado, orientado pelo Prof.Dr. Antonio Thomaz Jr, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Rodolfo de Souza Lima, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, fez sua defendeu pública de dissertação de Mestrado, sob orientação do Prof.Dr. Ricardo Pires de Paula, da FCT/Unesp.

Novas dissertações de Mestrado

Nos dias 21 e 25/Setº foram desenvolvidas duas dissertações de Mestrado: Educação por Gustavo Antonio Valentin, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Vanda Moreira Machado Lima, da FCT/Unesp e do candidato ao Doutorado Jhonatan Laszlo Manoel, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, sob orientação do Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, da FCT/Unesp. No dia 26/Setº mais uma tese de Doutorado/Educação, defendida pelo candidato Guilherme Costa Garcia Thommaselli, tendo o Prof.Dr.Divino José da Silva (da FCT/Unesp), como seu Orientador.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob orientação da Profª.Drª. Vanda Moreira Machado Lima, da FCT/Unesp, o candidato Gustavo Antonio Valentin, defendeu tese de Doutorado/Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando Jhonatan Laszlo Manoel, do Programa de Pós-Graduação em Geografia teve como seu Orientador, o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes,da FCT/Unesp.

As duas últimas teses

As duas últimas teses com defesas públicas do mês de Setembro/2018 ocorreram nos dias 27 e 28. Os Doutorandos: Paulo Roberto Brancatti e Héllen Thais dos Santos – ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação – se apresentaram perante a Comissão Examinadora, para suas defesas públicas. Orientadores: Profª.Drª. Renata Portela Rinaldi e Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms, ambas integrantes do Deptº de Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I, o Doutorando Paulo Roberto Brancatti fez sua defesa pública sob orientação da Profª.Drª.Renata Portella Rinaldi, do Deptº de Educação da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Héllen Thaís dos Santos, defendeu tese de Doutorado/Educaçaõ no Anfiteatro VII, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms, da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 29

No periodo compreendido entre 24 a 25 de Setembro de 2018 aconteceu nas dependências do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia o 30º Congresso de Iniciação Científica da UNESP (CIC). Sob a coordenação dos professores Celso Xavier Cardoso, do Departamento de Física e Luís Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Fìsica, foram apresentados 224 trabalhos científicos de alunos dos 12 cursos de Graduação do Câmpus. Em destaque três áreas do conhecimento (biológicas, exatas e humanas): Educação Física, Fisioterapia, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Física, Química, Computação, Matemática, Estatística, Geografia, Pedagogia e Arquitetura.

Cada curso teve um aluno contemplado com a melhor apresentação para uma vaga para apresentar os resultados dos respectivos projetos científicos na segunda fase do evento em São Paulo. Nessa oportunidade, acontecerá exposição dos trabalhos premiados em todas as unidades da UNESP no Estado de São Paulo. Adicionalmente, cada área teve o seu melhor trabalho premiado: na biológicas, a Educação Física; na exatas, a Computação e na humanas, a Pedagogia. E finalmente, o melhor trabalho geral que foi para a Fisioterapia, merecendo uma vaga especialmente para a apresentação em São Paulo.

Além das apresentações dos trabalhos, o evento realizado no Bloco III da FCT/Unesp, contou com palestras voltadas aos alunos do Câmpus. Membros do grupo “Mãos Negras” (representado por Fabiana Alves e Professora Ivonete Aparecida Alves) trouxeram para o público presente, uma palestra intitulada “Racismo no meio Universitário”. O tema apresentado na quadra coberta do Departamento de Educação Física, abordou sobretudo questões relacionadas às cotas raciais na Universidade.

Na sequência, a Advogada Paula Rena – da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Presidente Prudente – apresentou o tema “Violência contra a mulher no ambiente universitário”. Com uma introdução muito interessante com vídeo da garota Samya Maria Macedo de Abreu. O tema dos mais atualizados, versou sobre a interpretação da Lei Maria da Penha e a Advogada convidada, destacou em sua palestra, cada um dos pontos da lei e seus limites.

No 2º dia do evento, o Dr.Belmiro D’Arce (Psiquiatra), apresentou palestra intitulada “Saúde Mental no ambiente universitário”. Considerando as questões relacionadas à espiritualidade, à saúde física e a mental, o Doutor ressaltou os principais pontos a serem contemplados para uma vida saudável. E o evento que correspondeu à expectativa de todos, foi concluído com a apresentação da Nutricionista da UNOESTE, Professora Mestre Cristina Kuba. Ela propôs aos alunos de Graduação e Pós-Graduação da UNESP, os melhores hábitos nutricionais para uma vida saudável. Sobretudo para acompanhar as atribuições e demandas da Universidade.

Acompanharam o evento – além dos 224 alunos inscritos para apresentar os painéis – mais de 100 alunos visitantes. E ainda; 20 professores avaliadores dos trabalhos das três áreas, professores visitantes e membros da comunidade universitária. No ano que vem, mais propriamentenos meses de Setembro e Outubro será realizado o 31º CIC da UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A quadra coberta do Bloco III de Educação Física da FCT/Unesp sediou a realização do 30º Congresso de Iniciação Cientifica realizado nos dias 25 e 26 de Setembro/2018.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Especialmente convidada, a Advogada Paula Rena – da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Presidente Prudente – defendeu o tema: “Violência contra a mulher no ambiente universitário”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No 2º dia de realização do evento no Bloco III da FCT/Unesp se apresentou o Médico Psiquiatra, Dr. Belmiro D’Arce que falou sobre a “Saúde mental no ambiente universitário”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A afluência de estudantes universitários foi bastante significativa.Num balanço geral executado pelo Comitê deç Recepção: 224 trabalhos científicos abrangendo 12 cursos de Graduação; 20 Professores avaliadores e mais de 100 alunos visitantes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 29

Tendo como Orientador, o Prof.Dr. Antonio Thomaz Jr, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o estudante Robinzon Pineros Lizarazo do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu no dia 19 de Agosto sua tese de Doutorado. A defesa pública verificou-se no Anfiteatro II no período da tarde.

Fizeram parte da Comissão Examinadora (além do Orientador já citado), os seguintes membros: Profª.Drª. Maria Aparecida de Moraes Silva, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Federal de São Carlos/SP; Prof.Dr.Gustavo Montañes, do Deptº de Geografia da Universidad Externado de Colombia; Prof.Dr.Guilherme Marini Perpetua, Pós-Doutorado da FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP e Profª.Drª.Edvânia Ângela de Souza Lourenço, do Deptº de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Unesp – Câmpus de Franca –SP.

Tema defendido publicamente

A tese desenvolvida pelo Doutorando versou sobre: “Mobilidade territorial do trabalho de jovens rurais em territórios da Agrohidronegócio de cultivos flexíveis. Palma de Azeite nos Departamentos de Meta e Casanare (Colômbia) e cana-de-açúcar no Pontal do Paranapanema (São Paulo-Brasil)”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Robinzon Pineros Lizarazo, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresentou à Comissão Examinadora reunida no Anifiteatro II da FCT/Unesp, para sua defesa pública de tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando teve como seu Orientador o Prof.Dr.Antonio Thomaz Júnior, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 11

No dia 30 de Agosto/2018 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi defendida mais uma tese de Doutorado. A defesa pública desenvolvida pela candidata do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (previamente inscrita), ocorreu na Sala de Projetos do Departamento de Cartografia.

Samara Calçado de Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas teve como Orientador, o Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp. Tema desenvolvido: “Detecção automática de sombras e remoção dos seus efeitos em imagens digitais de alta resolução espacial”.

Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – os seguintes membros: Prof.Dr. Sebastião Milton Pinheiro da Silva, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Prof.Dr.Walace Correa de Oliveira Casaca, da Coordenadoria de Curso de Engenharia de Energia da Unesp/Câmpus de Rosana/SP; Profs.Drs.Aylton Pagamisse e José Roberto Nogueira, ambos do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O tema defendido publicamente

A Doutoranda inicia sua defesa, informando que “imagens orbitais com alta resolução espacial abriram uma nova era na extração de informações. Especialmente em ambientes urbanos, em que valiosas informações sobre as superfícies tornaram-se disponíveis e de forma detalhada. No entanto, a obtenção de informação em áreas urbanas complexas pode ser comprometida pela presença de sombras, que chegam a ocupar uma parte significativa da imagem, causando sérias interferências na sua análise”.

Na 1ª etapa – diz Samara – a abordagem se divide em três etapas principais e sequenciais. Na 2ª etapa, a detecção das áreas de sombras é realizada pela combinação do top-hat por fechamento, com a injunção de um parâmetro de área, calculado em função do índice de sombras NSDVI. A estratégia da restauração pelo impainting híbrido – adaptado para o contexto multiespectral – combina a difusão anisotrópica, ordem de preenchimento definida a partir de uma imagem cartoon e equação de transporte; e o preenchimento baseado em blocos por amostragem local.

A remoção dos efeitos das sombras, obtido pelo Impainting proporcionou uma restauração satisfatória e coerente de feições como vias e telhados, que ficaram melhor discerníveis pelo impainting. Assim, frente à necessidade de informações extraídas de imagens multiespectrais, espera-se que o método possa contribuir
com outras aplicações do Sensoreamento Remoto/SR – concluiu a Doutoranda.

Clique para ampliar!
Uma visão geral da Sala de Projetos da Cartografia, onde a candidata Samara Calçado de Azevedo fez sua defesa pública de tese de Doutorado em Ciências Cartográficas, na FCT/Unesp.

Clique para ampliar!
Samara teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp. Aqui presente ao lado de outros membros da Comissão Examinadora.

A última tese do mês de Agosto na FCT/Unesp

Fechando o mês de Agosto/2018 – dia 31 – no Anfiteatro VII da FCT/Unesp, apresentou-se a candidata Dulcinéia Beirigo de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador: Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, do Deptº de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Fazendo parte da Comissão Examinadora, juntamente com o Orientador acima citado, os seguintes docentes: Prof.Dr.Divino José da Silva e Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima, ambos do Deptº de Educação da FCT/Unesp- Presidente Prudente; Prof.Dr.Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires, da Universidade Estadual de Londrina/UEL-PR e Profª.Drª. Silvia Adriana Rodrigues, da Universidade Federal UFMS/Mato Grosso do Sul.

O tema defendido pela Doutoranda Dulcinéia Beirigo de Souza versou sobre: “Ser Professor do curso de pedagogia: constituição ETHOS Profissional Docente”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Encerrando o mês de Agosto de 2018 na FCT/Unesp, a candidata Dulcinéia Beirigo de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu tese de Doutorado, no Anfiteatro VII.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente- SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 15

A Seção de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou em Agosto/2018, a primeira dissertação de Mestrado/Programa de Matemática Aplicada e Computacional. Foi no dia 02 no Anfiteatro VII com a presença do candidato Laison Junio da Silva Furlan, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Analice Costacurta Brandi, do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp.

Integrando a Comissão Examinadora – além da Orientadora acima citada – a Profª.Drª. Gilcilene Sanchez de Paulo, do Deptº de Matemática e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – e o Prof.Dr.Márcio Teixeira Mendonça, da Divisão de Propulsão Aeronáutica, do Instituto de Aeronáutica e Espaço.

O tema desenvolvido pelo Mestrando versou sobre: “Simulação numérica de Transmissão de escoamentos de fluídos viscoelásticos”.

Clique para ampliar!
Ao concluir sua defesa de Mestrado na FCT/Unesp, o candidato Laison Junio da Silva Furlan (Programa de Matemática Aplicada e Computacional), foi fotografado ao lado dos integrantes da Comissão Examinadora.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 09

No decorrer do mês de Julho de 2018, a Seção de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou cinco teses de Doutorado. Foram três teses desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e duas na área de Educação. Foram três sessões no Anfiteatro VII e duas nos Anfiteatros I e II, respectivamente.

No dia 05/Julho, a candidata Rita de Cássia Gregório de Andrade,do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa publica de tese de Doutorado. Orientadora: Profª. Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp. Tema: Estruturação urbana e espaços comerciais em Cuzco – Peru – “Em los terrenos Del Seminário San Antonio de Abad, mas um estraño se nos cerca”.

Integrando a Comissão Examinadora – além da Orientadora já citada – atuaram os seguintes membros: Profª.Drª. Doralice Sátyro Maia, do Deptº de Geociências da Universidade Federal da Paraiba; Prof.Dr.Sérgio Moreno Redon, do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker e Profª.Drª.Eda Maria Goes, ambos do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

A tese seguinte – defendida no dia 26/Julho – teve como Orientador, o Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho – do Deptº de Educação da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP. A Doutoranda, Tatiana da Silva Pires, do Programa de Pós-Graduação em Educação desenvolveu sua tese no Anfiteatro VII versando sobre: “O desenvolvimento das emoções e sentimentos da criança na construção da sua personalidade: as atividades artísticas como mediadoras desse processo na escola”.

Atuando como membros da Comissão Examinadora, os seguintes docentes: Drª.Carolina Pichetti Nascimento, do Deptº de Metodologia do Ensino do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina; Dr.Armando Marino Filho, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS; Drª.Flávia Gonçalves da Silva, do Deptº de Educação Física, do Deptº de Educação Física, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Drª. Cláudia Maria de Lima, do Deptº de Educação da Unesp/São José do Rio Preto-SP.

No dia 30/Julho, o candidato Flávio de Arruda Saron, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado,sob o tema: “A expansão do setor sucroenergético no Oeste do Estado de São Paulo e seus impactos sobre a agricultura familiar no Pontal do Paranapanema e Noroeste Paulista”. O Orientador foi o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

Fazendo parte da Comissão Examinadora – além do Orientador acima citado – os seguintes membros: Prof.Dr.John Christopher Brown, da University of Kansas/UK – EUA; Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP; Prof.Dr.Celso Donizete Locatel, do Deptº de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e Prof.Dr. Luís Antonio Barone, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp – Presidente Prudente –SP.

A 2ª tese do dia 30/Julho defendida no Anfiteatro II pelo Doutorando Vinícius Carmello (do Programa de Pós-Graduação em Geografia), teve como Orientador o Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP. Tema desenvolvido: “Variabilidade pluviométrica e produção de soja: Análise comparativa entre regiões produtoras do Brasil, Estados Unidos e Índia”.

Integrantes da Comissão Examinadora – além do Orientador que citamos acima – os seguintes membros: Prof.Dr.Edilson Ferreira Flores, do Deptº de Estatística da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP; Prof.Dr.Leandro Zandonadi, do CCH da Universidade Estadual de Maringá/UEM/PR; Profª.Drª.Daniela da Silva Fuzzo, do Deptº de Coordenadoria de Curso de Geografia, da Unesp – Ourinhos – SP – e Prof.Dr.JoséTadeu Tommaselli, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

No fechamento do mês, Mestrado Profissional defendido no Anfiteatro VII pela candidata Elena Campo Fioretti, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientadora: Profª. Drª.Célia Maria Guimarães, do Deptº de Educação da FCT/ Unesp – Presidente Prudente – SP. Tema desenvolvido: “Desafios e possibilidades de formação continuada de professores de crianças de 4 e 5 anos para a literácia científica no município de Amajari, Roraima”.

Membros integrantes da Comissão Examinadora (além da Orientadora acima citada): Profª.Drª.Ivanise Maria Rizatti, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima/UER; Prof.Dr.Cássio Costa Laranjeiras, do Instituto de Física da Universidade de Brasília/UnB; Profª.Drª.Rute Cristina Domingos da Palma, do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT e Profª. Drª. Elieuza Aparecida de Lima, do Deptº de Didática e Programa de Pos-Graduação em Educação/Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras da Unesp – Marília – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata ao Doutorado/Geografia, Rita de Cássia Gregório de Andrade foi a 1ª do mês de Julho a defender sua tese de Doutorado, sob orientação da Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Spósito, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tatiana da Silva Pires, do Programa de Pós-Graduação se apresentou perante a Comissão Examinadora para sua defesa de tese, tendo como Orientador o Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Fº, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Flávio de Arruda Saron, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, fez sua defesa de tese de Doutorado na FCT/Unesp, tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com orientação do Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente, Vinícius Carmelo (Programa de Pós-Graduação/Geografia), fez sua defesa pública de tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mestrado Profissional/Educação foi defendido pela candidata Aline Campo Fioretti, sob orientação da Profª.Drª.Célia Maria Guimarães, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 02

A Seção de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou durante o mês de Julho/2018 nada menos que sete dissertações de Mestrado. O Programa de Pós-Graduação em Geografia – incluindo Mestrado Profissional – liderou o índice de defesas públicas com um total de quatro dissertações, seguidas por Fisioterapia com duas defesas desenvolvidas durante o período de 03 a 30 de Julho.

No dia 03/Julho, a candidata Daniel dos Santos Marques, do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa pública no Anfiteatro II sob orientação do Prof.Dr. Antonio Cezar Leal, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Tema desenvolvido: “Análise do plano de gestão integrada dos resíduos sólidos do município de Paranapanema – São Paulo – Brasil”.

Outra defesa ocorreu no dia 05/Julho, sob o tema: “Estimativa de escoamento superficial no Pontal do Paranapanema/S.Paulo e sua relação com a cobertura e uso da terra” por Aline Aparecida dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Orientador: Prof.Dr.Paulo César Rocha, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

O tema seguinte (dia 06/Julho), versou sobre “Efeitos da fototerapia associado a um treinamento de sprints e agachamento no comportamento da modulação autonômica da freqüência cardíaca: um ensaio clínico randomizado por amostra estratificada, placebo controlado”. Defesa desenvolvida por Altair Custódio Junior, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da FCT/Unesp, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre, do Deptº de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.

Também no dia 06/Julho, a candidata Carolina Rodrigues Bortolatto se apresentou perante à Comissão Examinadora para sua defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Ciências da Motricidade, sob orientação da Profª.Drª.Jamile Sanches Condogno, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp. Tema desenvolvido: “Impacto da inatividade física e obesidade abdominal sobre custos com saúde, entre hipertensos atendidos na atenção primária do SUS”.

No dia 10/Julho, a defesa pública de dissertação de Mestrado se destinou ao candidato do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Vinícius Bonafim Stoqui, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Tema defendido: “Fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do Córrego da Cascata – Presidente prudente- SP”.

A defesa seguinte ocorreu no dia 13/Julho, quando a candidata do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Eliana D’Arce Ropelli Junqueira se apresentou perante à Comissão Examinadora para sua defesa de dissertação de Mestrado. O tema que ela desenvolveu versou sobre: “Percepção ambiental de atores da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema – UGRHI 22 – São Paulo – Brasil”. Orientadora: Profª.Drª.Renata Ribeiro de Araujo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/Unesp.

A última defesa pública de dissertação de Mestrado no mês de Julho/2018 foi desenvolvida pela candidata Tatiana Machado de Mattos Damato, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Atuou como Orientador, o Prof.Dr.Rafael Zambelli de Almeida Pinto, do Deptº de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Tema: “Quais os fatores relacionados ao reconhecimento de atividade física e ao adequado tempo sedentário em pacientes com dor lombar crônica?“.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A última dissertação de Mestrado do mês de Julho/2018 foi defendida pela candidata Tatiana Machado de Mattos Damato, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Orientação do Prof.Dr.Rafael Zambelli de Almeida Pinto, da UFMG.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 05

A Seção de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – programou para a 2ª quinzena de Junho/2018, seis dissertações de Mestrado. No dia 21, a candidata Kyle Robinson Lynch se apresentou perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.Rômulo Araújo Fernandes, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp. Ciência da motricidade teve como tema: “Impact organized sports on risk of bone fractury among adolescents: ABCD – Growt Study”.

No dia seguinte no Anfiteatro II, a candidata Eliane D’Arce Ropelli, do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa pública no Anfiteatro II sob orientação da Profª.Drª. Renata Ribeiro de Araujo, do Deptª de Planejamento, da FCT/Unesp. Tema desenvolvido: “Percepção ambiental de Atores do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema/SP – Brasil”.

Também no dia 22/Junho a Mestranda Nádia Horye Ferreira, do Programa de Pós-Graduação/Geografia, fez sua defesa pública perante à mesa, presidida pelo seu Orientador, Prof.Dr.Édson Luís Pirolli. O tema escolhido foi “Identificação dos impactos ambientais causados pelo cultivo da cana-de-açúcar e propostas de PCE e PCX com o auxílio das Geotecnologias”.

No dia 26 de Junho, no Anfiteatro VII nova defesa de dissertação de Mestrado/Geografia, por Júlio Cesar Villagra, tendo como seu Orientador, o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, da FCT/Unesp – Deptº de Geografia. O tema escolhido pelo Mestrando foi: “A importância do saneamento básico na gestão de recursos hídricos: Análise de técnicas de concepção, implantação, operação e recuperação nas estações de tratamento de esgotos da SABESP em Adamantina, na UGHRI Aguapeí/Peixe, do Estado de SP”.

No dia 28 de Junho para encerrar a quinzena, apresentou-se perante à Comissão Examinadora no Anfiteatro III, a candidata Larissa Rodrigues Souto, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, se apresentou publicamente. E a sua dissertação de Mestrado recebeu Orientação do Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre, do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp. Tema: “Confiabilidade e análise fisiológica de um teste de resistência muscular isométrica, localizada à fadiga do Dinamômetro Isocinético”.

A 6ª e última dissertação de Mestrado do mês de Junho/2018, verificou-se no dia 28, no Anfiteatro VII, onde a candidata Aline Aparecida dos Santos apresentou-se perante os membros da Comissão Examinadora. Seu Orientador foi o Prof.Dr.Paulo César Rocha, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Tema: “Estimativa de escoamento superficial no Pontal do Paranapanema-SP e sua relação com a cobertura e uso da terra”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Larissa Rodrigues dos Santos, sob orientação do Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Fisioterapia, encerrando o mês de Junho na FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP