dez 20

No período compreendido entre 03 e 18 de Dezembro de 2018, a Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – acolheu para defesas públicas seis teses de Doutorado. Os temas desenvolvidos por alunos do Programa de Pós-Graduação (Fisioterapia, Educação (2), Geografia e Ciências da Motricidade) versaram sobre temas diversos.

A 1ª defesa de tese ocorreu no dia 03/Dezº no Anfiteatro II pela Doutoranda em Fisioterapia, Ana Paula Coelho Figueira Freire, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Orientadora: Profª. Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos, do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp. Integrando a Comissão Examinadora (além da Orientadora), os Profs. Drs.: Celso Ricardo Fernandes de Carvalho, da FM/São Paulo/USP; Dionei Ramos e Luiz Carlos Marques Vanderley, ambos do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp e Carlos Augusto Marçal Camilo, da Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Tema: “Treinamento resistido com os componentes elásticos em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica: Aspectos funcionais”.

No dia 05/Dezº a candidata Taíssa Caroline Silva Rodrigues fez sua defesa pública de tese de Doutorado/Geografia, tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, do Câmpus da FCT/Unesp e membros os seguintes docentes: Profª.Drª.Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim e Prof.Dr.Paulo César Rocha, ambos do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr.Antonio Cordeiro Feitosa, da Universidade Federal do Maranhão e Prof.Dr.Lúcio José Sobral da Cunha, da Universidade de Coimbra/Portugal. Tema: “Estudo da cobertura e uso da terra na microrregião de Urupi – noroeste da Amazônia maranhense entre os anos de 1976/2016 – por meio da aplicação do sensoriamento remoto e SIG’s”.

No dia 10/Dezº no Anfiteatro II, a Doutoranda Telma Romilda Duarte Vaz, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defendeu sua tese orientada pela Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite, tendo também outros membros da Comissão Examinadora, como a Profª.Drª.Leny Rodrigues Martins Teixeira e Profª.Drª.Renata Portela Rinaldi, ambas integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp; Prof.Dr.Eliseu Clementino de Souza e Prof.Dr.Daniel Henrique Lopes, do Deptº de Educação, da Universidade do Estado da Bahia e Deptº de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, respectivamente. Tema: “Para além dos nascidos em berço esplêndido – narrativas docentes sobre o trabalho dos Professores no campo das políticas de ações afirmativas na UFMS”.

No dia 11/Dezº12, a candidata ao Doutorado Laureana Sanches Silveira, sob orientação do Prof.Fábio Santos de Lira, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp fez sua defesa pública sobre Ciências da Motricidade. Além do Orientador, atuaram como membros da Comissão Examinadora: Profª.Drª. Patrícia Monteiro Seraphim e Prof. Dr. Rômulo Araujo Fernandes, ambos do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp; Prof.Dr.William Tadeu Lara Festuccia, do Instituto de Ciências Médicas, da Universidade de São Paulo/USP e Profª.Drª.Patrícia Chimin Perandini, do Deptº. de Fundamentos da Educação Física da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Tema: “Avaliação da resposta imunometabólica em macrófagos peritoneais de camundongos obesos: papel do exercício físico e do PPARy”.

No dia 12/Dezº, a candidata Bárbara de Moura Mello Antunes, do Programa “Ciências da Motricidade”, defendeu tese de Doutorado no Anfiteatro III, tendo como Orientador o Prof.Dr. Fábio Santos de Lira, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp. Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador – os Profs.Drs.: Ronaldo Vagner Thomatielli dos Santos, do Deptº de Biociências da Baixada Santista/Universidade Federal de São Paulo; Lila Missae Oyama, do Deptº de Fisiologia, da Universidade Federal de São Paulo; Alessandro Moura Zagatto, do Deptº de Educação Física, da Faculdade de Ciências de Bauru/SP e Giovana Rampazzo Teixeira, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp/Pres.Prudente-SP. Tema: “Envolvimento do NF-kB e PPAR-gamma na resposta inflamatória e metabólica em monócitos de indivíduos sedentários, ativos e treinados”.

No dia 18/Dezº registrou-se no Anfiteatro II da FCT/Unesp, a 6ª e última defesa de tese do ano 2018. O candidato Diego Pessoa Irineu de França, do Programa de Pós-Graduação em Geografia apresentou-se perante à Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr, do Deptº de Geografia. Além de Thomaz, fizeram parte da mesa como membros da Banca, a Profª.Drª.Ana Terra Reis, da Escola Nacional Florestan Fernandes; a Profª.Drª. Raquel Maria Rigotto, do Deptº de Saúde Comunitária, da Universidade Federal do Ceará; a Profª.Drª.Larissa Mies Bombardi, da FFLCH/USP-SP e Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano, da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP. Tema: “Conflitos territoriais e resistência da totalidade do trabalho frente ao agrohidronegócio fruticultor nas áreas de expansão dos perímetros irrigados no semiárido”.

Tendo como Orientadora a Profª.Drª.Ercy Maria Cipulo Ramos do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp, a candidata Ana Paula Coelho Figueira Freire, fez sua defesa pública de tese de Doutorado/Geografia no dia 03/Dezº.

O Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp foi o Orientador do Doutorando Diego Pessoa Irineu de França, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Tese defendida no dia 18 de Dezº no Anfiteatro II.

A candidata Telma Romilda Duarte Vaz, do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa pública de tese de Doutorado, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite, do Deptº de Educação da FCT/Unesp.

Tendo como Orientador, o Prof.Dr.Fábio Santos de Lira, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp, a candidata Bárbara de Moura Mello Antunes, defendeu publicamente no dia 12/Dezº sua tese de Doutorado em Ciências da Motricidade.