jul 16

No período compreendido entre 07 e 08 de Julho, realizou na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – um evento da mais alta importância: o 20º aniversário do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho –CEGeT. A programação especial foi desenvolvida com a participação de inúmeros convidados, com abertura oficial na manhã de 07 de Julho e encerramento no dia seguinte (08/Julho), com uma Mesa Redonda sob a coordenação do Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, da FCT/Unesp.

Na 1ª rodada de palestras – das 8 às 12h00 – do 1º dia, houve participação dos docentes convidados: Ana Maria Soares de Oliveira, da UFMS; Jorge Ramon Montenegro Gomes, da UFPR; Marcelo Dornelis Carvalhal, da UNESP; Marcelo Rodrigues Mendonça, da UFG e Therezinha Brumati Carvalhal, da UNESP. Coordenação: Sidney Cássio Todescato Leal, da CEGeT/CETAS.

No período da tarde – entre 14 e 18h00 – houve debate sobre as linhas de pesquisas do CEGeT, envolvendo três temas principais: Conflito pelo acesso à terra e a água, por Tássio Carreto Cunha e Gerson de Souza Oliveira; Degradação e saúde ambiental do trabalho na cidade e no campo, por Fernanda Keiko Ikuta e Fernando Mendonça Heck e finalizando, o tema:Educação, Trabalho e Gênero, com Ângela Katuta e Robizon Piñeiros Lizarazo.

No espaço noturno – das 19h30 às 22h00 – Mesa de Debate – sob o tema: Trabalho, lutas e resistências na conjuntura golpista, tendo como convidados: Marildo Menegat, da UFRJ e Zelitro Luz da Silva, do MST. Cooordenação de Guilherme Perpetua Marini, do CEGeT/CETAS. A programação previamente elaborada, tendo como local o Auditório/Discente V da FCT/Unesp, teve continuidade no dia seguinte, com o CINE-CEMOS – das 8 às 10h00 – “Dois dias e duas noites” (Jean Pierre e Luc Dardenne 2014, tendo como Debatedor: Thiago Pereira de Barros, do CEGeT.

O evento no 2º dia de realização

Na apresentação das atividades agendadas pela Rede CEGeT – entre 10 e 12h30 do dia 08/Julho, participaram como convidados: Luzimar Barreto de França, do CEGeT/ Pres.Prudente; Diógenes Rebello, do CEGeT/CELTAS; Thiago Leite Brandão de Queiroz, do CEGeT/João Pessoa; Maria Gabriela Damas, do ENCONTTRA e Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, do GETeM. Coordenação: Larissa Tavares Moreno, do CEGeT.

No mesmo dia, o evento se desenvolveu das 14h20 às 17h00, um debate sobre os efeitos das pesquisas concluídas e em curso no CEGeT, tendo como convidado especial, Marcelo Rodrigues Mendonça, da UFG. No período noturno – das 19 às 22h00 – Mesa de Encerramento, com o tema: “CEGeT para os próximos 20 anos: novos desafios para a Geografia do Trabalho e para os Movimentos Sociais”. Coordenação do Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

Na etapa final, houve participação de outras personalidades especialmente convidadas: Jorge Ramon Montenegro Gomes, da UFPR; Ana Flores Matos, da CUT – subsede de Presidente Prudente – SP; Cledson Mendes, do MST e Rubens, do STR/Presidente Venceslau.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pelo 20º ano consecutivo, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente, sediou um dos mais importantes encontros do CEGeT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento realizado este ano – nos dias 07 e 08 de Julho – foi coordenado pelo Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior e trouxe destacados docentes e pesquisadores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença dos convidados valorizou sobremaneira os debates e o desenvolvimento de mesas redondas, envolvendo as mais famosas Universidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em cada período, um tema diferente, o que movimentou o desenrolar dos temas enfocados durante o evento comemorativo dos 20 anos do CEGeT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A CUT – subsede de Presidente Prudente – foi representada por Ana Flores Matos. Destaque para os desafios da Geografia do Trabalho, com a coordenação do Prof.Thomaz.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
De todos os Estados vieram representações das principais Universidades integradas ao CEGeT (Centro de Estudos de Geografia do Trabalho). O evento está repercutindo!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, as opiniões são as mais diversificadas. Cada um se expressa democraticamente (até mesmo para contestar a política governamental), com boa receptividade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Poucas vezes, um evento como este recebe tanta adesão como aconteceu nesta oportunidade em que o CEGeT comemora seus 20 anos de atuação no território brasileiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A platéia representada em sua maioria por docentes e pesquisadores de Universidades Federais acompanhou com o maior interesse os temas debatidos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Opiniões abalizadas se fizeram ouvir durante a realização deste evento comemorativo aos 20 anos do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho/CEGeT.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 05

Encerrando o 1º semestre do ano na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – desenvolveu-se no Anfiteatro VI em 27 de Junho (após as 14hs), a última dissertação de Mestrado/2016 relativo ao Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional. A dissertação foi defendida publicamente pela candidata Ellen Silva Gervazoni.

A Orientadora foi a Profª.Drª.Analice Costacurta Brandi, do Departamento de Matemática e Computação da FCT/Unesp. Integrando a Comissão Examinadora – além da Orientadora já citada – a Profª.Drª.Gilcilene Sanchez de Paulo, do Departamento de Matemática e Computação da FCT/Unesp e Prof. Dr.Leandro Franco de Souza, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística, da Universidade de São Paulo/USP.

O tema defendido pela Mestranda diz respeito à “Análise de estabilidade linear de escoamentos de fluidos viscoelásticos”. De acordo com o resumo apresentado à Banca Examinadora, os resultados numéricos obtidos para escoamento são comparados com os resultados de escoamento de fluídos Newtonianos, que estão bem documentados na comunidade científica. Além disso, uma equação de Orr-Sommerfeld modificada, é deduzida para um escoamento viscoelástico, utilizando a Teoria de Estabilidade Linear.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Ellen Silva Gervazoni, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado, dia 27/Junho na FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 02

Projeto desenvolvido conjuntamente pelo Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e Instituto de Biociências da Unesp/Rio Claro, premiou um grupo de alunos de Mestrado em Presidente Prudente. O trabalho premiado na área temática de Promoção e Saúde, realizou-se no Lar Santa Filomena pelos estudantes: Vinicius Yukio Botelho Suetake, Bruna Thamyres Ciccotti Saraiva, Paulo Costa Junior, Gabriela Oliveira Vilela. Coordenação e Orientação do Prof.Dr.Diego Giuliano Destro Christófaro, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade. Os melhores trabalhos apresentados fizeram parte do 3º Congresso de Educação Física e II Simpósio de Atividade Física e Saúde, da região Sudeste/MG.

O evento de premiação ocorreu de 15 a 17/Junho e foi promovido pela UEMG, FAPEMIG e Instituto Federal do Sul de Minas, em Muzambinho/MG. Os alunos laureados fazem parte do Grupo de Estudos em Atividades Físicas de Saúde/GEAFS. Para participar do Congresso Científico, eles se inscreveram previamente, justificando que na cidade de Presidente Prudente (em razão de um convênio), são realizadas diversas atividades no Lar Santa Filomena. Às 3ªs e 5ªs feiras, Judô no período da manhã e Muai Thai no período da tarde. Crianças e Adolescentes frequentam a Instituição no período oposto ao escolar. Quem vai à escola pela manhã, freqüenta o projeto à tarde e vice-versa.

A Instituição filantrópica (Lar Santa Filomena) fornece para execução do projeto universitário, uma série de atividades, como: Informática, Educação Física e Educação Artística. A área temática alusiva à Promoção de Saúde, destaca o efeito dessa prática que dura 9 meses na variabilidade da freqüência cardíaca em Crianças e Adolescentes saudáveis. Através dessa parceria com o Grupo de Estudos em Atividade Física e Saúde, os alunos de Mestrado (ora premiados), proporcionam lutas gratuitas em troca da oportunidade de realização de suas pesquisas. Esse é um trabalho que já faz parte da próxima dissertação de Mestrado, que o estudante de pós-graduação, Vinícius Yukio Botelho Suetake está preparando para defender proximamente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Vinicius Yukio Botelho Suetake e Paulo Costa Junior tiveram brilhante participação no Projeto em parceria da FCT/Unesp com o Lar Santa Filomena em Presidente Prudente. Premiação confirmada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Bruna Thamyres Ciccotti Saravaia e Gabriela Oliveira Vilela, foram importantes aliadas para a participação e obtenção do título de premiação para a Unesp/Rio Claro e Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Prof.Dr.Diego Giuliano Destro Christófaro e a logomarca correspondente ao trabalho premiado, que foi desenvolvido pelo GEAFS em diversas atividades físicas proporcionadas a Crianças e Adolescentes.

Clique para ampliar!
Clique para ampliar!
Num aspecto geral, uma mostra do interesse demonstrando por crianças e adolescentes assistidos pelo Lar Santa Filomena, uma instituição filantrópica que na prática esportiva recebe todo o apoio dos universitários da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 02

Nos dias 24 e 25 de Junho, realizou-se no Auditório/Disc.V da Faculdade de Ciências e Tecnologia, o IV Fórum de Empreendedorismo de Presidente Prudente, voltado ao Empreendedorismo Social. O evento abordou os mais importantes aspectos da economia e desenvolvimento, com a participação de estudantes e convidados especiais. O objetivo dos organizadores foi de oferecer atividades que despertem o interesse profissional e empreendedor dos universitários e microempresários para desenvolver modelos de negócios de impacto social.

A organização do Fórum de Empreendedorismo foi confiada à Empresa Júnior dos cursos de Engenharia Ambiental e Geografia/GeoAmbiental Jr. da FCT/Unesp, com o apoio de empresários e palestrantes de sucesso no mundo empreendedor. Assim como, Instituições de prestígio como: a FGV e SEBRAE, Organizações Globais CHOICE E ENACTUS. Além da Equipe Acadêmica foi enaltecido o trabalho realizado pelos integrantes da Empresa Junior GeoAmbiental, tendo Wellington Hilário, atuando como Diretor do evento.

Com o excelente resultado obtido na realização do IV Fórum de Empreendedorismo de Presidente Prudente, já se anuncia a realização de um grande Encontro Nacional de Empresas Juniores – setor de Geotecnologias. Esse evento está programado o período de 12 a 14 de Agosto de 2016. Encontros dessa natureza já foram realizados em Rio Claro (2013), Seropédica no Rio de Janeiro (2014) e Viçosa/MG (2015).

Agora é a vez de Presidente Prudente, sendo organizado pela EJECART, uma empresa composta exclusivamente por Graduandos do curso de Engenharia Cartográfica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. É a 1ª.Empresa Junior de Engenharia Cartográfica do Brasil e daí, a pergunta: Qual é seu Norte ? As inscrições para o Encontro Nacional de Empresas Juniores estão abertas até o dia 08 de Julho para Empresários Juniores – no valor de R$90,00 – e de 14 a 21 de Julho para alunos, cujo valor é de R$100,00. Credenciamento no dia 12 de Agosto no Espaço Aquarela (das 17 às 19hs). Local do evento: Cidade da Criança em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos dias 24 e 25 de Junho no Auditório/Discente V da FCT/Unesp realizou-se o IV Fórum de Empreendedorismo promovido pela EJ GeoAmbiental.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento reuniu estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Geografia da FCT/Unesp, assim como palestrantes especialmente convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com o êxito obtido nessa promoção de Junho/2016, as atenções se voltam agora para o Encontro Nacional de Empresas Juniores, de 12 a 14 de Agosto

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento deste evento voltado para o Empreendedorismo Social, mais um convidado especial que ministrou uma importante palestra.

Clique para ampliar!
Esta é a Comissão Organizadora do Evento Nacional organizado pela EJeCart. Da esquerda para a direita: Lorena, Sharon, Nathália, José Pedro, Thaís, Mariana, Celso e Verônica.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP