jul 16

No período compreendido entre 07 e 08 de Julho, realizou na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – um evento da mais alta importância: o 20º aniversário do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho –CEGeT. A programação especial foi desenvolvida com a participação de inúmeros convidados, com abertura oficial na manhã de 07 de Julho e encerramento no dia seguinte (08/Julho), com uma Mesa Redonda sob a coordenação do Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, da FCT/Unesp.

Na 1ª rodada de palestras – das 8 às 12h00 – do 1º dia, houve participação dos docentes convidados: Ana Maria Soares de Oliveira, da UFMS; Jorge Ramon Montenegro Gomes, da UFPR; Marcelo Dornelis Carvalhal, da UNESP; Marcelo Rodrigues Mendonça, da UFG e Therezinha Brumati Carvalhal, da UNESP. Coordenação: Sidney Cássio Todescato Leal, da CEGeT/CETAS.

No período da tarde – entre 14 e 18h00 – houve debate sobre as linhas de pesquisas do CEGeT, envolvendo três temas principais: Conflito pelo acesso à terra e a água, por Tássio Carreto Cunha e Gerson de Souza Oliveira; Degradação e saúde ambiental do trabalho na cidade e no campo, por Fernanda Keiko Ikuta e Fernando Mendonça Heck e finalizando, o tema:Educação, Trabalho e Gênero, com Ângela Katuta e Robizon Piñeiros Lizarazo.

No espaço noturno – das 19h30 às 22h00 – Mesa de Debate – sob o tema: Trabalho, lutas e resistências na conjuntura golpista, tendo como convidados: Marildo Menegat, da UFRJ e Zelitro Luz da Silva, do MST. Cooordenação de Guilherme Perpetua Marini, do CEGeT/CETAS. A programação previamente elaborada, tendo como local o Auditório/Discente V da FCT/Unesp, teve continuidade no dia seguinte, com o CINE-CEMOS – das 8 às 10h00 – “Dois dias e duas noites” (Jean Pierre e Luc Dardenne 2014, tendo como Debatedor: Thiago Pereira de Barros, do CEGeT.

O evento no 2º dia de realização

Na apresentação das atividades agendadas pela Rede CEGeT – entre 10 e 12h30 do dia 08/Julho, participaram como convidados: Luzimar Barreto de França, do CEGeT/ Pres.Prudente; Diógenes Rebello, do CEGeT/CELTAS; Thiago Leite Brandão de Queiroz, do CEGeT/João Pessoa; Maria Gabriela Damas, do ENCONTTRA e Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, do GETeM. Coordenação: Larissa Tavares Moreno, do CEGeT.

No mesmo dia, o evento se desenvolveu das 14h20 às 17h00, um debate sobre os efeitos das pesquisas concluídas e em curso no CEGeT, tendo como convidado especial, Marcelo Rodrigues Mendonça, da UFG. No período noturno – das 19 às 22h00 – Mesa de Encerramento, com o tema: “CEGeT para os próximos 20 anos: novos desafios para a Geografia do Trabalho e para os Movimentos Sociais”. Coordenação do Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

Na etapa final, houve participação de outras personalidades especialmente convidadas: Jorge Ramon Montenegro Gomes, da UFPR; Ana Flores Matos, da CUT – subsede de Presidente Prudente – SP; Cledson Mendes, do MST e Rubens, do STR/Presidente Venceslau.

Pelo 20º ano consecutivo, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente, sediou um dos mais importantes encontros do CEGeT.

O evento realizado este ano – nos dias 07 e 08 de Julho – foi coordenado pelo Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior e trouxe destacados docentes e pesquisadores.

A presença dos convidados valorizou sobremaneira os debates e o desenvolvimento de mesas redondas, envolvendo as mais famosas Universidades.

Em cada período, um tema diferente, o que movimentou o desenrolar dos temas enfocados durante o evento comemorativo dos 20 anos do CEGeT.

A CUT – subsede de Presidente Prudente – foi representada por Ana Flores Matos. Destaque para os desafios da Geografia do Trabalho, com a coordenação do Prof.Thomaz.

De todos os Estados vieram representações das principais Universidades integradas ao CEGeT (Centro de Estudos de Geografia do Trabalho). O evento está repercutindo!

Aqui, as opiniões são as mais diversificadas. Cada um se expressa democraticamente (até mesmo para contestar a política governamental), com boa receptividade.

Poucas vezes, um evento como este recebe tanta adesão como aconteceu nesta oportunidade em que o CEGeT comemora seus 20 anos de atuação no território brasileiro.

A platéia representada em sua maioria por docentes e pesquisadores de Universidades Federais acompanhou com o maior interesse os temas debatidos.

Opiniões abalizadas se fizeram ouvir durante a realização deste evento comemorativo aos 20 anos do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho/CEGeT.