nov 30

Para atender a demanda de usuários com deficiência visual e baixa visão, tanto da comunidade interna quanto da comunidade externa da Unesp, a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, estabeleceu o Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação (SIAI).

Através de equipamentos de tecnologia assistiva, o serviço visa possibilitar a este público o acesso aos recursos bibliográficos e informacionais existentes, tão necessários para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A implantação foi iniciativa da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), por meio do Grupo de Acessibilidade da Rede de Bibliotecas da Unesp (GARBU), em parceria com o Laboratório de Acessibilidade e Desenvolvimento (LAD), Campus de Araraquara.

Na FCT, a Biblioteca recebeu os seguintes equipamentos e softwares para atender os usuários: Plusteck (possibilita a digitalização e leitura de documentos impressos); Victor Reader Stream (leitor portátil de livros); Lupa eletrônica (auxílio de ampliação ótica para pessoas com baixa visão); Linha Braille (reproduz em Braille o que está na tela do computador); Conjunto básico gratuito (scanners de voz e softwares leitores de tela).

Para o funcionamento do serviço, a biblioteca segue seu regulamento local, respeitando as diretrizes estabelecidas pelo GARBU. Os usuários, uma vez cadastrados no sistema da biblioteca e comprovando a deficiência poderão utilizar os equipamentos específicos para manejo e leitura de documentos e ainda ter acesso aos arquivos digitalizados por eles mesmos. Como pré-requisito para uso do serviço, o usuário deverá ter conhecimento de Informática.

Horário de Atendimento

O serviço é oferecido às terças e quintas, das 9h às 11h, mediante agendamento prévio, com o acompanhamento de um servidor técnico-administrativo da biblioteca.

Para outras informações
Site: Biblioteca da FCT
Fone: (18) 3229-5463
E-mail: bibref@fct.unesp.br

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação – SIAI – acaba de ser implantado na FCT/UNESP e funciona às 3ªs e 5ªs feiras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Quem chega à Biblioteca, pode se orientar através das áreas demarcadas, visando dar a melhor assistência e facilidade aos necessitados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para o atendimento público é indispensável que os interessados sejam cadastrados previamente. O expediente é de curta duração:entre 9/11 hrs – às 3ªs e 5ªs feiras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para que os usuários sejam bem atendidos, uma das exigências é representada pelo acompanhamento obrigatório de um Servidor Técnico Administrativo da Biblioteca da FCT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Muitos são os equipamentos aqui disponibilizados para prestar o melhor serviço respeitando as diretrizes estabelecidas pelo Grupo de Acessibilidade da Rede de Bibliotecas da Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 25

A série “Sextas Empreendedoras” está sendo realizada na Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – como parte da disciplina optativa “Empreendedorismo”, ministrada pela Profa. Dra. Arlete Correia Meneguette aos estudantes de Engenharia Cartográfica e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT).

À cada sexta feira, de Novembro de 2014 à Março de 2015, uma pessoa empreendedora estará compartilhando informações sobre sua trajetória e relatando um pouco da experiência adquirida ao longo do tempo. No dia 21 de Novembro de 2014 (6a feira), das 16h às 17h30, o convidado especial foi o executivo Flavio Cotini, prudentino com uma brilhante carreira internacional.

A apresentação durou 60 minutos e foi seguida por um bate-papo com os 32 participantes, reunidos na Sala de Projeção da Biblioteca, à Rua Roberto Simonsen, 305, em Presidente Prudente (SP). O evento fez parte da Semana Global de Empreendedorismo (SGE 2014), um movimento mundial que tem o intuito de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

A iniciativa contou com o apoio do Grupo de Educadores Google (GEG) de Presidente Prudente, que transmitiu a palestra em tempo real no YouTube (via Hangout On Air).

O vídeo está disponível AQUI

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Sextas Empreendedoras” – o novo lançamento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – trouxe um convidado muito especial para a Edição de Novembro/2014: Flávio Cotini.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além de estudantes dos cursos de Engenharia Cartográfica e Arquitetura e Urbanismo da FCT representados por 34 participantes, também vieram prestigiar o evento, amigos e familiares.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Flávio Cotini, um Executivo Prudentino de brilhante carreira internacional deu uma “autêntica aula de empreendedorismo”, compartilhando informações sobre sua destacada trajetória profissional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A apresentação desta série “Sextas Empreendedoras” vai prosseguir todos os meses, sendo realizada realizada pela FCT/UNESP como parte de uma disciplina optativa de Empreendedorismo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos momentos finais – depois de uma apresentação de 60 minutos – seguida de bate-papo, Flávio Cotini é homenageado pela Profª.Drª.Arlete Meneguette (Coordenadora ),em nome de todos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esse encontro foi considerado um dos mais importantes do ano, mesmo porque contou com o apoio do Grupo de Educadores Google (GEG) de Pres.Prudente,com transmissão p/Youtube.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 24

Pela 1ª vez na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente – foi promovido com pleno êxito, o I Seminário Profissional de Agrimensura, Cartografia e Geografia. O evento reuniu grande número de docentes, profissionais convidados e alunos, sendo desenvolvida extensa programação, com palestras mesa redonda e conferência de encerramento. Entre 13 e 14 de Novembro,realizou-se no Auditório do Discente V uma exposição de equipamentos no Boulevard “Prof.Messias Meneguette Jr”. O objetivo desse Seminário foi o de debater temas de interesse da sociedade e do poder público, relacionados à fiscalização do exercício profissional pelo sistema CONFREA/CREA.

Os trabalhos tiveram a coordenação do Prof.Dr.Amilton Amorim –Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura do CREA/SP (representando a FCT/UNESP), que teve a feliz iniciativa dessa promoção. A Abertura foi presidida pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho e a deliberação teve o propósito de trazer para perto do profissional da área, importantes informações sobre controle e fiscalização do exercício profissional. Os primeiros palestrantes foram o Prof.Me.Francisco de Sales Vieira de Carvalho – Coord.Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura, seguido pelo Engº Nízio Cabral, Diretor Administrativo em exercício na Presidência do CREA-SP.

Da modalidade Agrimensura, também fazem parte: Engenheiros Agrimensores, Engenheiros Cartógrafos, Geógrafos e ainda: os Técnicos em Agrimensura. São Executores: a Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo/APAESP; Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos/ABEC-SP e Associação Profissional de Geógrafos do Estado de São Paulo/APROGEO-SP. Patrocinadores: FCT/UNESP; CREA-SP; Leica Geosystems; Furtado & Schimidt; Alezi Teodoline; Embratop e Santiago & Cintra.

Antecipando-se à mesa redonda realizada no 1º dia do evento, o Prof.Walter Gonçalves Ferreira Filho, da Faculdade Logati de Araraquara e Presidente da AEARA, falou sobre o “Sistema CONFREA/CREA e o exercício profissional. Depois, o tema mudou para “Ações das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura – CCEEAGRI/BR”. Aí, o assunto em debate ganhou novos participantes:Prof.Dr.Amilton Amorim – Docente da FCT/UNESP e Coordenador Adjunto da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura e Diretor Técnico-Profissional da ABEC-SP. E ainda:o Geógrafo Renato Benito Felipe Jr. – ex-Pres. da APROGEO-SP e Conselheiro do CREA-SP.

Mais duas palestras foram desenvolvidas no decorrer do 1º dia de evento, com “Novas tecnologias aplicadas à Topografia” pelo Engº Victor Ramos, Gerente Regional de Vendas da Santiago & Cintra (16h30). A seguir: Engº Químico José Guilherme Pascoal de Souza – Diretor de valorização profissional do CREA-SP, abordando o tema: “Ações do CREA – jovem no Estado de São Paulo” (17h00). No dia seguinte – 14 de Novº – Mesa redonda a partir das 8h15.

Na Mesa redonda e Conferência de Encerramento do dia 14, discussão de diversos assuntos e atuação do Prof.Dr.Antonio Moacir Rodrigues Nogueira – Diretor da FEAP e Diretor de Relações Profissionais do CREA-SP e Vice-Presidente da APEAESP, com o tema:”Formação Profissional em Agrimensura, Cartografia e Geografia, no Estado de São Paulo”. Também presença e participação dos docentes: Prof.Dr.Mauro Issamu Ishikawa – Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, Coordenador do Curso de Graduação em Geografia, ambos, da FCT/UNESP. Na Conferência de Encerramento (10h30), o tema: “Atribuições Profissionais” pelo Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva – Conselheiro Suplente do CREA-SP – e Docente da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, Vice-Diretor da FCT/UNESP presidiu a Abertura do 1º Seminário Profissional de Agrimensura, Cartografia e Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Conselhos do Sistema CONFREA/CREA-SP,juntamente com ABEC-SP, APEAESP,APROGEO e CEEAGRIM foram bem representados no evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Amilton Amorim – que é Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura do CREA-SP, representou a FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Neste Seminário Profissional de Agrimensura, Cartografia e Geografia houve participação de 255 Profissionais e alunos dos cursos de Cartografia, Geografia e Técnicos em Agrimensura, segundo o Coordenador Amilton Amorim.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final, duas mesas redondas foram realizadas com importantes manifestações. Tanto por parte dos convidados, como pelos alunos de graduação e pós-graduação, inscritos para participar do evento e esclarecer dúvidas eventuais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo; a Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos e a Associação Profisional dos Geógrafos do Estado de São Paulo tiveram destacada atuação nessa realização.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP – lavrou mais um tento com essa promoção de âmbito profissional e superior, aqui realizada pela 1ª vez e com excelente participação de docentes, convidados e alunos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também foi muito importante a exposição de equipamentos utilizados nos trabalhos externos nos cursos de Ciências Cartográficas, Geografia e Técnicos de Agrimensura por empresas especializadas, representadas durante o evento no “Boulevard” da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 24

No dia 3 de Novembro, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP – o candidato Cláudio Zarate Sanavria, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu tese de Doutorado, tendo como Presidente da Mesa e Orientadora, a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

Como membros integrantes da Comissão Examinadora, atuaram os seguintes docentes: Profª.Drª.Claudia Maria de Lima, do Deptº de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas/IBILCE, de São José do Rio Preto/SP: Profª.Drª.Leny Rodrigues M.Teixeira, da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente/SP- ; Prof.Dr. Dario Fiorentini, da Universidade Estadual/UNICAMP, de Campinas/SP e Profª.Drª.Marilena Bittar, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, de Campo Grande/MS.

O tema desenvolvido pelo Doutorando, versou sobre: “Formação continuada de Professores de Matemática,com enfoque colaborativo: Contribuições para o uso reflexivo dos recursos da WEB 2.0 na Prática Pedagógica”, mediante pesquisa desenvolvida com um grupo de Professores de Matemática do município de Nova Andradina, Estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa de Doutorado se insere na linha 2 – Práticas e Processos Formativos em Educação – e o objetivo geral foi de investigar, com enfoque colaborativo para contribuir para um uso reflexivo dos recursos da Web2 por Professores de Matemática.

A tese defendida publicamente

Na defesa desta tese de Doutorado/Educação, o candidato Claudio Zarate Sanavria acentuou que “Dentro de uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e com caráter interventivo, desenvolvemos uma formação continuada que teve a colaboração com o eixo moderador e, por meio de dados que nela emergiram, procuramos: 1) –Analisar a constituição do gruo evidenciando como os professores de Matemática nele se organizaram e identificando fazes e saberes que se constituíram dentro deste processo formativo colaborativo; 2) – Identificar e analisar as percepções
dos professores de Matemática sobre as possibilidades de uso dos recursos da Web 2.0 decorrentes da formação continuada com enfoque colaborativo e 3) – Analisar as características do processo formativo identificando elementos que contribuíram para o uso reflexivo dos recursos da Web 2.0 por Professores de Matemática”.

Os resultados apontam para uma consolidação do grupo de professores envolvidos como colaborativo e indicam que eles, portanto, passaram a ver a troca como um elemento que contribuiu para as suas práticas com as tecnologias. As metas passaram a ser compartilhadas e a figura do formador não mais representou um elemento hierárquico dentro do grupo. Os professores passaram a apresentar novas percepções sobre o uso das tecnologias e evidenciaram o despertar da reflexão como elemento presente na sua atuação em explorar as possibilidades junto aos seus pares, vivenciar experiências no seu próprio espaço de atuação e socializar com o grupo as percepções de tal vivência.

O Doutorando Sanavria, em sua defesa pública de tese de Doutorado conclui: ‘‘Dessa maneira, consolidarmos como tese a premissa de que uma formação continuada que surja das necessidades do professor – numa organização colaborativa das atividades, dentro de uma perspectiva na qual o professor veja o outro como agente colaborador de suas próprias reflexões – contribui para o uso reflexivo dos recursos da Web 2.0 no contexto da Educação da Matemática”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cláudio Zarate Sanavria se apresenta para sua defesa de tese de Doutorado perante a Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluída a defesa pública de tese, o Doutorando que teve como Orientadora a Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti, acompanha o relatório final que o qualifica com o título de Doutor.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 19

Os Departamentos de Cartografia e Geografia da FCT/UNESP desenvolveu – de 6 a 15/Novº – em Presidente Prudente um projeto conjunto com pesquisadores da Finlândia, tendo como principal objetivo, investigar e desenvolver ferramentas de sensoriamento remoto aerotransportado – para mapeamento e monitoramento de biodiversidade – com ênfase especial na Mata Atlântica. O projeto foi intitulado:“Unmanned Airborne Vehicle- based 4D Remote Sensing for Mapping Rain Forest Biodiversity and Its Change in Brazi – UAV_4D_Bio” – (Sensoriamento Remoto 4D baseado em Veículos aéreos não tripulados para o mapeamento da biodiversidade e suas mudanças, em florestas tropicais no Brasil).

Na recepção proporcionada aos visitantes na véspera da Abertura Oficial, as Boas Vindas pelo Diretor da Faculdade, Prof.Dr.Marcelo Messias, falando em nome da FCT/UNESP, estando também presentes no Bloco Central, os docentes Coordenadores do evento, Antonio Maria Garcia Tommaselli, Nilton Nobuhiro Imai e Raul Borges Guimarães. No dia seguinte, na Sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia, a primeira conferência ministrada pela pesquisadora Eija Honkavaara, com as saudações do Instituto de Geodésia da Finlândia (Finnish Geodetic Institute) a todos os participantes.

Nos demais dias, programação especial com outras participações representadas por Geocientistas da Universidade de Helsinki (Departamento de Ciências Florestais), com a palestra de Topi Tanhuampää. No seguimento, novos painéis: Pesquisas em Espectofotogrametria no FGI (Deptº de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto);Composição florística e estrutura fitosociológica da floresta semidecidual no Oeste do Estado de São Paulo, envolvendo os pesquisadores: Raul Borges Guimarães, Nilton Nobuhiro Imai, Maria de Lourdes B.T.Galo (da UNESP) e Eduardo Werneck (da Univ.Federal Catarinense/ Câmpus de São Francisco do Sul/SC.

Nos dias 8, 9 e 10 os trabalhos foram desenvolvidos em outras áreas, incluindo o Parque Ecológico do Morro do Diab o e Zoológico da Fundação “Ponte Branca”, no Pontal do Paranapanema. Foram realizados trabalhos de campo com atuação dos docentes/pesquisadores: Antonio Maria Garcia Tommaselli, Adilson Berveglieri, Nilton N.Imai, Maria de Lourdes B.T.Galo, Raquel A.Oliveira, Raul Borges Guimarães e N.H.Alcântara (UNESP) Eduardo Werneck (Univ.Federal Catarinense), Ville Luoma (Universidade Helsinki), Teemu Hakala e Anntoni Jaakkolla (Finnish Geodetic Institute).

Destaque para Estrutura especial e estrutura spectral de vegetação: resultado das áreas de estudos; Imagens tomadas a partir de VANT: da área de estudo – primeiros testes e resultados; Experimentos na Floresta de Evo/Finlândia e Desenvolvimento de um VANT –leve multirotor; experiências adquiridas. E mais: Corregistro e geração de MDS com imagens hiperexpectrais; Sistema Sensei de mapeamento móvel e varredura à Lazer com VANT; Aspectos geométricos e radiométricos da expectrofotogrametria com VANTs; Medição de tronco de árvores, usando imagens verticais multiescala; Aplicações da varredura a Lazer, Fotogrametria e Expectrofotogrametria por VANT; Avaliação da biomassa florestal; Modelamento de árvores – baseado em varredura a Lazer – terrestre; Tópicos em aplicações florestais; Discussões e Planejamento.

Projeto financiado pela FAPESP

Em nosso país, esse projeto recebeu financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); e na Finlândia, da Academia de Ciências da Finlândia (AKA), sendo também contemplado em uma linha especial de financiamento conjunto das duas entidades, em se tratando de projetos relacionados à biodiversidade (http://www.fapesp.br/en/7626). No total foram cinco os projetos contemplados (pesquisa), dos quais dois da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP .

O projeto tem duração de quatro anos e prevê o desenvolvimento de uma plataforma de coleta de dados que integra uma câmara hiperespectral, um sistema de varredura a LASER e um sistema de navegação inercial que será transporta por um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). Os dados coletados por esta plataforma serão cruzados com dados de campo para o estabelecimento de novas técnicas de estimação de biomassa e de biodiversidade.

No Brasil, a área de estudo engloba fragmentos da Mata Atlântica, nas glebas da Estação Ecológica Mico-Leão-Preto, cuja gestão é feita pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), autarquia Federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Na Finlândia serão realizados estudos em áreas testes já existentes na Floresta de Evo. Para a troca de experiências na região de Presidente Prudente entre 6 a 15 de novembro, foi desenvolvido um Worshop, incluindo trabalho de campo na Estação do Mico Leão-Preto. Esse Workshop contou com a participação dos pesquisadores do Brasil e da Finlândia além de alunos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas e Geografia, da FCT/UNESP.

Os pesquisadores finlândeses (quatro) permaneceram na região de Presidente Prudente até o último final de semana. Eles pertencem a dois destacados grupos de pesquisa, líderes no desenvolvimento de tecnologias de sensoriamento remoto para florestas. São pesquisadores do FGI (Finnish Geodetic Institute/ Department of Remote Sensing and Photogrammetry) e da Universidade de Helsinki/ Finlândia (Department of Forest Sciences). Deste evento participaram também: a empresa de tecnologia SensorMap – desta cidade – e o Instituto Federal Catarinense, Campus de São Francisco do Sul/SC . O ICMBio é a empresa especializada que dá suporte e acompanha as atividades de pesquisa em campo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Chegada da delegação representativa da Finlândia com quatro Pesquisadores da Universidade Helsinki; em seguida, recepção na FCT/UNESP pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os visitantes receberam as boas-vindas dos Coordenadores do evento cultural e científico, Profs.Drs.Antonio Maria Garcia Tommaselli e Nilton Nobuhiro Imai, sendo depois acolhidos na Sala da Diretoria.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Pesquisadores que vieram da Finlândia em número de quatro, também foram recepcionados e acompanhados pelo Prof.Dr. Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a acolhida, os coordenadores passaram a elaborar a pauta dos trabalhos que se desenvolveram durante uma semana, cuja programação incluiu ações em Presidente Prudente e Pq. Ecológico do Morro do Diabo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Pesquisadores Finlandeses que vieram a Pres.Prudente para esse evento, são lideres no desenvolvimento de tecnologias de sensoriamento remoto para florestas e pertencem a dois grupos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As atividades científicas envolveram além dos pesquisadores de expressão mundial, docentes e estudantes dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas e Geografia, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esses trabalhos de cunho científico e cultural têm o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo/FAPESP, juntamente com a Academia de Ciências da Finlândia/AKA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento que fecha com “chave de ouro” as promoções científicas e culturais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Pres.Prudente/SP – em 2014, tem o mais alto significado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os trabalhos desenvolvidos durante a realização desse evento, tiveram excelente participação e receptividade junto à comunidade acadêmica, docentes e discentes dedicados à pesquisa científica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento dessa jornada, todos se mostraram satisfeitos, não só com o que foi demonstrado, mas principalmente pela riqueza de informações e os resultados alcançados com a realização do evento .

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 18

No último final de semana foi desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/ UNESP, mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado. Foi um novo trabalho realizado no Anfiteatro VII com atuação do candidato José Carlos Ruiz Júnior.

Atuaram como membros integrantes da Comissão Examinadora (na condição de Presidente da mesa e Orientador), o Prof.Dr.Paulo César Rocha, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente/SP.

E também os docentes: Prof.Dr. Hélio Ricardo Silva, do Deptº de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, da Faculdade de Engenharia Rural e Solos, de Ilha Solteira/SP e Prof.Dr. José Mariano Caccia Gouveia, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

O tema desenvolvido pelo Mestrando em sua defesa de dissertação para obtenção do título de Mestrado foi: “Estudo ambiental na bacia hidrográfica do Córrego Azul”- zona rural do município de Regente Feijó, região de Presidente Prudente-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato José Carlos Ruiz Jr., do Programa de Pós-Graduação/Geografia, fez sua defesa de dissertação de Mestrado no dia 14/Novº no Anfiteatro VII, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Paulo César Rocha, da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 14

CURSO DE MANDARIM COM NOVAS TURMAS

Evento Comentários desativados

Presidente Prudente é a única cidade do extremo-oeste paulista a contar com um curso de línguas para o aprendizado do Mandarim – desde Agosto de 2010 – que é considerado o de maior crescimento no Brasil. Com a finalidade de garantir acrescente qualidade do ensino, o curso é mantido pelo Instituto Confúcio no Brasil (uma parceria da Unesp com a Universidade Hubbei), onde a freqüência atual é de 63 alunos, entre novatos e veteranos.

Neste 2º semestre de 2014, o número de candidatos inscritos ao Curso d e Mandarim na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – SP, surpreendeu. O Nível I para iniciantes, com aulas às 2ªs e 3ªs feiras para duas turmas (das 16 às 18hs e das 19 às 21hs) tem presença garantida de 45 alunos recentemente inscritos. Os demais (18 alunos) são integrantes dos Níveis II, III e Intermediário, com aulas aos Sábados (pela manhã e à tarde) e também às 4ªs e 6ªs feiras (das 19 às 21hs).

O curso de Mandarim neste 2º semestre do ano, teve início no dia 13 de Agosto e vem sendo ministrado na FCT/UNESP – Sala 6/Bloco II – pela Professora Yu Jing, que aqui chegou nos primeiros dias do Calendário Escolar Asiático. Foi em substituição à Professora Xou Xiao Jiao (Gláucia), que depois de concluir sua jornada de trabalho no Brasil, retornou ao seu país, para lecionar na Universidade de Hubbei. Em Presidente Prudente, a coordenação desse curso é do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães/Deptº de Geografia, juntamente com a Vice-Coodenadora, Profª.Drª. Cristiane Néspoli Morelato França/Deptº de Matemática e Computação da FCT/UNESP.

Os primeiros alunos do curso de Mandarim – com boa freqüência nos primeiros anos – foram contemplados com uma viagem de quatro semanas de estadia na China, em Julho de 2011. A visita à Universidade Hubbei (um dos mais importantes centros de cultura e tradição asiática), foi um acontecimento marcante. Marisa Bozette Mazini, da Assessoria Administrativa foi uma das felizardas, participando dessa primeira excursão do intercâmbio cultural que reuniu os quatro melhores alunos do curso de Mandarim em Presidente Prudente. Ela nos conta que a viagem foi inesquecível. Conhecemos em detalhes – além da Universidade – Museus e pontos turísticos mais significativos do território chinês, de onde, eu particularmente, guardo as melhores lembranças – disse.

Outros detalhes

Recentemente, dois alunos da UNOESTE e ex-alunos do curso de Mandarim da FCT/UNESP foram contemplados com bolsas de estudos do Programa “Ciência sem fronteiras”. Eles se prepararam da melhor forma para conviver fora do país e partiram para a China, na certeza de que lá alcançarão os objetivos pretendidos. Com esse pensamento, eles embarcaram no inicio do 2º semestre deste ano, onde estão cumprindo importante missão cultural e científica.

Ao desembarcar em Presidente Prudente no começo de Setembro, a Professora Yu Jing fez questão de se dirigir primeiro à Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, a fim de se apresentar à Diretoria da Instituição. Acertou o horário da visita com a Secretária Vera Lúcia de Oliveira; e de imediato foi recepcionada carinhosamente pelo Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias, pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, Coordenadores, Assessores Administrativos e de Comunicação e Imprensa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora chinesa Yu Jing em seu primeiro contato com a Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A recepção foi feita pelo Coordenador e Vice-Coordenadora com as boas-vindas do Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/UNESP, em nome da comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 13 de Setembro, foram ministradas as primeiras aulas deste semestre. A Diretoria da FCT/UNESP foi representada pela Assessora Administrativa, Marisa B.Mazini.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na aula inaugural do ano 2014 a apresentação pessoal da Professora, com o “Abecedário” exposto para conhecimento dos novos alunos do curso de Mandarim.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Através de intercâmbio cultural da Universidade Hubbei com o Instituto Confúcio/Unesp, o curso de línguas Mandarim vem sendo mantido em Pres.Prudente desde 2010.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O número de alunos inscritos neste semestre exigiu a formação de duas turmas de Nível I,com aulas ministradas às 2ªs e 3ªs feiras, das 16 às 18hs e das 19 às 21hs.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 12

Nos últimos dias do mês de Outubro/2014 foram defendidas publicamente na FCT/UNESP, dissertações de Mestrado/Programas de Pós-Graduação em Fisioterapia e Educação. Atuação de duas Comissões Examinadoras, que se reuniram no Anfiteatro III para ouvir o inicialmente no dia 30 de Outubro – às 9hs – a candidata Aline Castilho de Almeida (Fisioterapia); e no dia seguinte, 31 de Outubro – também às 9hs – o candidato Édison Trombeta de Oliveira (Educação). Ambos, tiveram excelente desempenho na defesa de suas dissertações para obtenção do título de Mestrado.

O Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre, do Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESP foi o Orientador da candidata Aline Castilho de Almeida, enquanto a Profª.Drª. Arilda Inês Miranda Ribeiro, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP, foi a Orientadora do candidato Édison Trombeta de Oliveira.

Também tiveram atuação como membros integrantes das Bancas Examinadoras, os docentes: Profª.Drª.Franciele Marques Vanderlei (Pós-Doutorado FCT); Prof.Dr.Fábio Yuzo Nakamura (Universidade Estadual de Londrina/UEL); Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza (Deptº de Educação/FCT-UNESP) e Profª.Drª. Ana Lúcia Guedes Pinto (Deptº de Metodologia do Ensino/Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP).

O tema escolhido pela candidata Aline foi: “Dose resposta da imersão em água fria na recuperação do sistema nervoso autônomo pós-exercício”. O tema desenvolvido pelo candidato Édison Trombeta foi: “Memórias docentes sobre o início da UNESP em Presidente Prudente: busca por meio de imagens (1975-1980).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato do Programa de Pós-Graduação em Educação, Édison Trombeta de Oliveira enfrenta a Comissão Examinadora para sua defesa de dissertação de Mestrado no Anfiteatro III, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Arilda Inês Miranda Ribeiro, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aline Castilho de Almeida, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia se apresentou perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro III da FCT/UNESP para a defesa de dissertação de Mestrado, tendo o Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre, como seu Orientador.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 08

Equipes de vôlei de areia, futsal e natação da Unesp de Presidente Prudente participaram no sábado(01/Novembro), da etapa final da Copa Unesp realizada na cidade de Araraquara. O evento reuniu 40 equipes variáveis dentre 22 campus da Unesp, nos gêneros masculino e feminino. O evento veio para concretizar ainda mais o nome Copa Unesp, que vem a cada ano se firmando como uma das competições mais importantes no meio universitário. E a grande novidade deste ano foi a introdução da Natação e também do Volei de Areia.

A Unesp de Presidente Prudente foi muito bem representada; e os resultados foram considerados satisfatórios em todas as modalidades. Aliás, como já era de se esperar depois de um ano intenso de muito treino e dedicação. “Nossas equipes estão treinando desde o começo do ano e os resultados positivos só foram fruto de muito trabalho. Por isso, todos os atletas estão de parabéns” – afirma Guilherme Seade, atual Presidente da Atlética da Unesp de Pres.Prudente.

Os melhores lugares ficaram entre as meninas que participaram da Copa Unesp.Elas nos garantiram a conquista de medalha de ouro no vôlei de areia; e com folga no futsal depois de uma vitória com o placar de 5×0 em cima da equipe de Botucatu. Já o Vôlei de areia masculino levou pra casa a Medalha de Prata. A Natação obteve o segundo lugar no Feminino e também no Masculino, mantendo assim uma regularidade dentro das piscinas.

Os meninos do Futsal fizeram um jogo apertado contra Guaratinguetá na disputa do terceiro lugar. Mas não conseguiram um resultado positivo, terminando a competição em quarto lugar. Honra seja feita: A Unesp de Presidente Prudente vem se destacando muito bem nas Competições Universitárias por todo o Estado. Ainda recentementem, nossos atletas participaram dos Jogos Universitários do Estado de São Paulo/JUESP na Capital. E agora – é importante ressaltar – fez bonito na Copa Unesp.

Com a maior regularidade da Copa, a Atlética vê seu trabalho coroado de êxito, sendo melhorado a cada ano que passa. Por este gratificante sucesso, agradece aos Diretores da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – pela torcida e a toda a Reitoria, pelo apoio decisivo ao esporte universitário.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No semblante de cada Atleta que nos representou em Araraquara, está estampado o sorriso pelo dever cumprido. A comunidade universitária brilhou em terras alheias e comprovou mais uma vez sua potencialidade no esporte. Avante !

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A conquista de alguns trofeus por parte de nossos Atlétas que tomaram parte na “Copa Unesp”, foi um fato super especial: Mostrou nossa força e capacidade para as competições ligadas ao esporte universitário. De Parabéns, todos voces !

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A premiação obtida por mérito pela Equipe da FCT/UNESP empolgou não só os atletas participantes, mas também toda a diretoria da Atlética e os Diretores da FCT/UNESP a quem foram entregues os trofeus conquistados.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 07

Com cerca de duzentos participantes, realizou-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP, o IX Simpósio de Matemática, em conjunto com o Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional/ERMAC. Foi mais um evento promovido pelo Conselho do curso de Licenciatura em Matemática, que prevê atividades nos eixos temáticos de Matemática Pura, Matemática Aplicada e Computacional e Educação Matemática.

O principal objetivo dessa realização foi o de criar um ambiente favorável à apresentação e discussão de temas relacionados à Matemática. E também, promover a troca de experiências entre docentes e alunos, tanto os que integram a FCT, como de outras instituições universitárias, inseridos no mercado de trabalho. A Abertura oficial na noite de 28 de Outubro, foi presidida pelo Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo – representando o Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias.

“Congregar estudantes, profissionais e pesquisadores das várias áreas da tecnologia e ciência, que utilizem a Matemática como ferramenta de descrição de sua atividades. Motivar e estimular as atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento da Matemática Aplicada e Computacional; e incentivar programas e ações conjuntas com instituições de ensino e pesquisa, além de divulgar atividades de pesquisa e extensão” – foram as finalidades atribuídas pelo Cerimonial a esse importante encontro anual na FCT/UNESP.

Após a solenidade de Abertura, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e pronunciamento do Representante da Diretoria da Faculdade, foi anunciada pelo Cerimonial (sob orientação do Supervisor e Apresentador Walmir César Lanza Caldeira) a palavra do Prof.Dr.Aylton Pergamisse – Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática e do IX Simpósio de Matemática e Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional – e da Vice-Chefe do Departamento de Matemática e Computação, Profª. Drª. Cristiane Néspoli Morelato França.

Palestra: “Da impossibilidade de divisão por zero ao espectro atômico”

A palestra que marcou o início dessa realização tradicional foi ministrada pelo Prof.Dr.César Rogério de Oliveira, que realizou seus estudos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Física na USP, tendo concluído seu Doutoramento em 1987. Atualmente ele ocupa a posição de Professor Titular, título obtido em 1992. Foi Professor Visitante da Universitá Degli Studi di Milano (1991-92) e University of British Columbia (2008-09).

Doutor César atua intensamente na área de Física Matemática, tendo escrito dezenas de artigos científicos em Revistas Internacionais. Tem 3 livros-texto nessa área e orientou inúmeras dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, além de Supervisão de Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Carlos/UFSCar.

O Simpósio de Matemática que ganhou projeção no decorrer de quase uma década de realizações bem sucedidas; e agora fortalecido com a integração representada pelo Encontro Regional de Matemática é uma referência positiva para a FCT/UNESP. Marcando o êxito de mais uma versão, a presença e participação de docentes, alunos e ex-alunos, bem como convidados especiais. Dentre os quais, figuras respeitáveis da Matemática Aplicada e Computacional, com projeção nacional e internacional.

Os trabalhos desenvolvidos entre 28 de Outubro e 01 de Novembro no Auditório do Discente V foram expostos no Boulevard “Messias Meneguette Jr” – e no encerramento dia 01/Novembro no Auditório I do Bloco da Diretoria – tendo reunido os principais interessados na matéria, especialmente os que participaram como convidados do IX Simpósio Anual de Matemática e Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. Entre os quais, o Prof.Dr.César Rogério de Oliveira, da UFScar: Prof ª.Drª.Sandra Malta, do Laboratório Nacional de Computação Científica = LNCC/RJ; Prof.Dr.Silvio Alexandre de Araujo, da UNESP – São José do Rio Preto/SP; Prof.Dr.Marcus Augusto Bronzi, da Universidade de Uberlândia/MG e Prof.Dr.Paulo Mancera, da UNESP/Botucatu-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Presidido pelo Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, foi sediado em Presidente Prudente o IX Simpósio de Matemática, em conjunto com o Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. Ele representou o Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.César Rogério de Oliveira – atualmente ocupando a posição de Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar foi o convidado principal para a primeira palestra do evento 2014.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros docentes convidados também participaram do Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional e IX Simpósio, realizados simultaneamente no Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este evento foi criado coma finalidade de promover um ambiente em que estudantes, profissionais e pesquisadores possam trocar idéias e compartilhar suas experiências em várias áreas que utilizam a Matemática como ferramenta.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Etapa final do IX Simpósio de Matemática e Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional os trabalhos foram desenvolvidos no Auditório V e também no Auditório I-Bloco da Diretoria da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os participantes desse Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (juntamente com o IX Simpósio de Matemática) consideraram o evento como bastante proveitoso. Os organizadores também consideraram os resultados como gratificantes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP