nov 30

Para atender a demanda de usuários com deficiência visual e baixa visão, tanto da comunidade interna quanto da comunidade externa da Unesp, a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, estabeleceu o Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação (SIAI).

Através de equipamentos de tecnologia assistiva, o serviço visa possibilitar a este público o acesso aos recursos bibliográficos e informacionais existentes, tão necessários para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A implantação foi iniciativa da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), por meio do Grupo de Acessibilidade da Rede de Bibliotecas da Unesp (GARBU), em parceria com o Laboratório de Acessibilidade e Desenvolvimento (LAD), Campus de Araraquara.

Na FCT, a Biblioteca recebeu os seguintes equipamentos e softwares para atender os usuários: Plusteck (possibilita a digitalização e leitura de documentos impressos); Victor Reader Stream (leitor portátil de livros); Lupa eletrônica (auxílio de ampliação ótica para pessoas com baixa visão); Linha Braille (reproduz em Braille o que está na tela do computador); Conjunto básico gratuito (scanners de voz e softwares leitores de tela).

Para o funcionamento do serviço, a biblioteca segue seu regulamento local, respeitando as diretrizes estabelecidas pelo GARBU. Os usuários, uma vez cadastrados no sistema da biblioteca e comprovando a deficiência poderão utilizar os equipamentos específicos para manejo e leitura de documentos e ainda ter acesso aos arquivos digitalizados por eles mesmos. Como pré-requisito para uso do serviço, o usuário deverá ter conhecimento de Informática.

Horário de Atendimento

O serviço é oferecido às terças e quintas, das 9h às 11h, mediante agendamento prévio, com o acompanhamento de um servidor técnico-administrativo da biblioteca.

Para outras informações
Site: Biblioteca da FCT
Fone: (18) 3229-5463
E-mail: bibref@fct.unesp.br

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação – SIAI – acaba de ser implantado na FCT/UNESP e funciona às 3ªs e 5ªs feiras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Quem chega à Biblioteca, pode se orientar através das áreas demarcadas, visando dar a melhor assistência e facilidade aos necessitados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para o atendimento público é indispensável que os interessados sejam cadastrados previamente. O expediente é de curta duração:entre 9/11 hrs – às 3ªs e 5ªs feiras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para que os usuários sejam bem atendidos, uma das exigências é representada pelo acompanhamento obrigatório de um Servidor Técnico Administrativo da Biblioteca da FCT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Muitos são os equipamentos aqui disponibilizados para prestar o melhor serviço respeitando as diretrizes estabelecidas pelo Grupo de Acessibilidade da Rede de Bibliotecas da Unesp.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.