nov 19

Os Departamentos de Cartografia e Geografia da FCT/UNESP desenvolveu – de 6 a 15/Novº – em Presidente Prudente um projeto conjunto com pesquisadores da Finlândia, tendo como principal objetivo, investigar e desenvolver ferramentas de sensoriamento remoto aerotransportado – para mapeamento e monitoramento de biodiversidade – com ênfase especial na Mata Atlântica. O projeto foi intitulado:“Unmanned Airborne Vehicle- based 4D Remote Sensing for Mapping Rain Forest Biodiversity and Its Change in Brazi – UAV_4D_Bio” – (Sensoriamento Remoto 4D baseado em Veículos aéreos não tripulados para o mapeamento da biodiversidade e suas mudanças, em florestas tropicais no Brasil).

Na recepção proporcionada aos visitantes na véspera da Abertura Oficial, as Boas Vindas pelo Diretor da Faculdade, Prof.Dr.Marcelo Messias, falando em nome da FCT/UNESP, estando também presentes no Bloco Central, os docentes Coordenadores do evento, Antonio Maria Garcia Tommaselli, Nilton Nobuhiro Imai e Raul Borges Guimarães. No dia seguinte, na Sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia, a primeira conferência ministrada pela pesquisadora Eija Honkavaara, com as saudações do Instituto de Geodésia da Finlândia (Finnish Geodetic Institute) a todos os participantes.

Nos demais dias, programação especial com outras participações representadas por Geocientistas da Universidade de Helsinki (Departamento de Ciências Florestais), com a palestra de Topi Tanhuampää. No seguimento, novos painéis: Pesquisas em Espectofotogrametria no FGI (Deptº de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto);Composição florística e estrutura fitosociológica da floresta semidecidual no Oeste do Estado de São Paulo, envolvendo os pesquisadores: Raul Borges Guimarães, Nilton Nobuhiro Imai, Maria de Lourdes B.T.Galo (da UNESP) e Eduardo Werneck (da Univ.Federal Catarinense/ Câmpus de São Francisco do Sul/SC.

Nos dias 8, 9 e 10 os trabalhos foram desenvolvidos em outras áreas, incluindo o Parque Ecológico do Morro do Diab o e Zoológico da Fundação “Ponte Branca”, no Pontal do Paranapanema. Foram realizados trabalhos de campo com atuação dos docentes/pesquisadores: Antonio Maria Garcia Tommaselli, Adilson Berveglieri, Nilton N.Imai, Maria de Lourdes B.T.Galo, Raquel A.Oliveira, Raul Borges Guimarães e N.H.Alcântara (UNESP) Eduardo Werneck (Univ.Federal Catarinense), Ville Luoma (Universidade Helsinki), Teemu Hakala e Anntoni Jaakkolla (Finnish Geodetic Institute).

Destaque para Estrutura especial e estrutura spectral de vegetação: resultado das áreas de estudos; Imagens tomadas a partir de VANT: da área de estudo – primeiros testes e resultados; Experimentos na Floresta de Evo/Finlândia e Desenvolvimento de um VANT –leve multirotor; experiências adquiridas. E mais: Corregistro e geração de MDS com imagens hiperexpectrais; Sistema Sensei de mapeamento móvel e varredura à Lazer com VANT; Aspectos geométricos e radiométricos da expectrofotogrametria com VANTs; Medição de tronco de árvores, usando imagens verticais multiescala; Aplicações da varredura a Lazer, Fotogrametria e Expectrofotogrametria por VANT; Avaliação da biomassa florestal; Modelamento de árvores – baseado em varredura a Lazer – terrestre; Tópicos em aplicações florestais; Discussões e Planejamento.

Projeto financiado pela FAPESP

Em nosso país, esse projeto recebeu financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); e na Finlândia, da Academia de Ciências da Finlândia (AKA), sendo também contemplado em uma linha especial de financiamento conjunto das duas entidades, em se tratando de projetos relacionados à biodiversidade (http://www.fapesp.br/en/7626). No total foram cinco os projetos contemplados (pesquisa), dos quais dois da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP .

O projeto tem duração de quatro anos e prevê o desenvolvimento de uma plataforma de coleta de dados que integra uma câmara hiperespectral, um sistema de varredura a LASER e um sistema de navegação inercial que será transporta por um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). Os dados coletados por esta plataforma serão cruzados com dados de campo para o estabelecimento de novas técnicas de estimação de biomassa e de biodiversidade.

No Brasil, a área de estudo engloba fragmentos da Mata Atlântica, nas glebas da Estação Ecológica Mico-Leão-Preto, cuja gestão é feita pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), autarquia Federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Na Finlândia serão realizados estudos em áreas testes já existentes na Floresta de Evo. Para a troca de experiências na região de Presidente Prudente entre 6 a 15 de novembro, foi desenvolvido um Worshop, incluindo trabalho de campo na Estação do Mico Leão-Preto. Esse Workshop contou com a participação dos pesquisadores do Brasil e da Finlândia além de alunos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas e Geografia, da FCT/UNESP.

Os pesquisadores finlândeses (quatro) permaneceram na região de Presidente Prudente até o último final de semana. Eles pertencem a dois destacados grupos de pesquisa, líderes no desenvolvimento de tecnologias de sensoriamento remoto para florestas. São pesquisadores do FGI (Finnish Geodetic Institute/ Department of Remote Sensing and Photogrammetry) e da Universidade de Helsinki/ Finlândia (Department of Forest Sciences). Deste evento participaram também: a empresa de tecnologia SensorMap – desta cidade – e o Instituto Federal Catarinense, Campus de São Francisco do Sul/SC . O ICMBio é a empresa especializada que dá suporte e acompanha as atividades de pesquisa em campo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Chegada da delegação representativa da Finlândia com quatro Pesquisadores da Universidade Helsinki; em seguida, recepção na FCT/UNESP pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os visitantes receberam as boas-vindas dos Coordenadores do evento cultural e científico, Profs.Drs.Antonio Maria Garcia Tommaselli e Nilton Nobuhiro Imai, sendo depois acolhidos na Sala da Diretoria.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Pesquisadores que vieram da Finlândia em número de quatro, também foram recepcionados e acompanhados pelo Prof.Dr. Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a acolhida, os coordenadores passaram a elaborar a pauta dos trabalhos que se desenvolveram durante uma semana, cuja programação incluiu ações em Presidente Prudente e Pq. Ecológico do Morro do Diabo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Pesquisadores Finlandeses que vieram a Pres.Prudente para esse evento, são lideres no desenvolvimento de tecnologias de sensoriamento remoto para florestas e pertencem a dois grupos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As atividades científicas envolveram além dos pesquisadores de expressão mundial, docentes e estudantes dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas e Geografia, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esses trabalhos de cunho científico e cultural têm o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo/FAPESP, juntamente com a Academia de Ciências da Finlândia/AKA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento que fecha com “chave de ouro” as promoções científicas e culturais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Pres.Prudente/SP – em 2014, tem o mais alto significado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os trabalhos desenvolvidos durante a realização desse evento, tiveram excelente participação e receptividade junto à comunidade acadêmica, docentes e discentes dedicados à pesquisa científica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento dessa jornada, todos se mostraram satisfeitos, não só com o que foi demonstrado, mas principalmente pela riqueza de informações e os resultados alcançados com a realização do evento .

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.