nov 07

Com cerca de duzentos participantes, realizou-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP, o IX Simpósio de Matemática, em conjunto com o Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional/ERMAC. Foi mais um evento promovido pelo Conselho do curso de Licenciatura em Matemática, que prevê atividades nos eixos temáticos de Matemática Pura, Matemática Aplicada e Computacional e Educação Matemática.

O principal objetivo dessa realização foi o de criar um ambiente favorável à apresentação e discussão de temas relacionados à Matemática. E também, promover a troca de experiências entre docentes e alunos, tanto os que integram a FCT, como de outras instituições universitárias, inseridos no mercado de trabalho. A Abertura oficial na noite de 28 de Outubro, foi presidida pelo Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo – representando o Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias.

“Congregar estudantes, profissionais e pesquisadores das várias áreas da tecnologia e ciência, que utilizem a Matemática como ferramenta de descrição de sua atividades. Motivar e estimular as atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento da Matemática Aplicada e Computacional; e incentivar programas e ações conjuntas com instituições de ensino e pesquisa, além de divulgar atividades de pesquisa e extensão” – foram as finalidades atribuídas pelo Cerimonial a esse importante encontro anual na FCT/UNESP.

Após a solenidade de Abertura, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e pronunciamento do Representante da Diretoria da Faculdade, foi anunciada pelo Cerimonial (sob orientação do Supervisor e Apresentador Walmir César Lanza Caldeira) a palavra do Prof.Dr.Aylton Pergamisse – Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática e do IX Simpósio de Matemática e Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional – e da Vice-Chefe do Departamento de Matemática e Computação, Profª. Drª. Cristiane Néspoli Morelato França.

Palestra: “Da impossibilidade de divisão por zero ao espectro atômico”

A palestra que marcou o início dessa realização tradicional foi ministrada pelo Prof.Dr.César Rogério de Oliveira, que realizou seus estudos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Física na USP, tendo concluído seu Doutoramento em 1987. Atualmente ele ocupa a posição de Professor Titular, título obtido em 1992. Foi Professor Visitante da Universitá Degli Studi di Milano (1991-92) e University of British Columbia (2008-09).

Doutor César atua intensamente na área de Física Matemática, tendo escrito dezenas de artigos científicos em Revistas Internacionais. Tem 3 livros-texto nessa área e orientou inúmeras dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, além de Supervisão de Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Carlos/UFSCar.

O Simpósio de Matemática que ganhou projeção no decorrer de quase uma década de realizações bem sucedidas; e agora fortalecido com a integração representada pelo Encontro Regional de Matemática é uma referência positiva para a FCT/UNESP. Marcando o êxito de mais uma versão, a presença e participação de docentes, alunos e ex-alunos, bem como convidados especiais. Dentre os quais, figuras respeitáveis da Matemática Aplicada e Computacional, com projeção nacional e internacional.

Os trabalhos desenvolvidos entre 28 de Outubro e 01 de Novembro no Auditório do Discente V foram expostos no Boulevard “Messias Meneguette Jr” – e no encerramento dia 01/Novembro no Auditório I do Bloco da Diretoria – tendo reunido os principais interessados na matéria, especialmente os que participaram como convidados do IX Simpósio Anual de Matemática e Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. Entre os quais, o Prof.Dr.César Rogério de Oliveira, da UFScar: Prof ª.Drª.Sandra Malta, do Laboratório Nacional de Computação Científica = LNCC/RJ; Prof.Dr.Silvio Alexandre de Araujo, da UNESP – São José do Rio Preto/SP; Prof.Dr.Marcus Augusto Bronzi, da Universidade de Uberlândia/MG e Prof.Dr.Paulo Mancera, da UNESP/Botucatu-SP.

Presidido pelo Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, foi sediado em Presidente Prudente o IX Simpósio de Matemática, em conjunto com o Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. Ele representou o Diretor da FCT/UNESP.

O Prof.Dr.César Rogério de Oliveira – atualmente ocupando a posição de Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar foi o convidado principal para a primeira palestra do evento 2014.

Outros docentes convidados também participaram do Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional e IX Simpósio, realizados simultaneamente no Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Este evento foi criado coma finalidade de promover um ambiente em que estudantes, profissionais e pesquisadores possam trocar idéias e compartilhar suas experiências em várias áreas que utilizam a Matemática como ferramenta.

Na Etapa final do IX Simpósio de Matemática e Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional os trabalhos foram desenvolvidos no Auditório V e também no Auditório I-Bloco da Diretoria da FCT/UNESP.

Os participantes desse Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (juntamente com o IX Simpósio de Matemática) consideraram o evento como bastante proveitoso. Os organizadores também consideraram os resultados como gratificantes.