dez 27

Para fechar o ano de 2013 com “Chave de Ouro”, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu nos dias 20 e 23 de Dezembro duas Teses de Doutorado, defendidas pelos candidatos: Oséias da Silva Martinuci e José Roberto Nunes de Azevedo, respectivamente. Como Orientadores atuaram os docentes: Prof.Dr.Raul Borges Guimarães e Prof.Dr.Antonio Thomaz da Silva, ambos integrantes do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

A tese defendida publicamente no dia 20, realizou-se no Anfiteatro II, tendo como tema: “Equipamentos de Imagem-Diagnóstico de alta complexidade e a compreensão geográfica dos eventos em Saúde no Brasil”. E no dia 23/Dezº (no Anfiteatro I), o tema escolhido para avaliação e aprovação dos integrantes da Comissão Examinadora se relacionou às “Ações do Agrohidronegócio e as formas de controle do trabalho no Mato Grosso do Sul”.

Membros da Comissão Examinadora que estiveram reunidos no período matinal para acompanhar a defesa pública de Tese/Doutorado (dia 20): Além do Orientador já citado, o Prof.Dr.Arthur Magon Witacker e a Profª.Drª.Eliza Pinto de Almeida, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP; Aldo Aloísio Dantas da Silva, do Deptº de Geografia da Universidade Federal de Alagoas e Prof.Dr.Ricardo Mendes Dantas Junior, do Deptº de Geografia da Universidade de São Paulol/USP.

Por fim, no dia 23 reuniu-se a Comissão Examinadora com a presença e participação do Orientador (já citado) e mais: o Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP;a Prof.Drª.Sonia Maria Ribeiro de Souza e o Prof.Dr.João Cleps Junior, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG e o Prof.Dr.Enéas Rente Ferreira. Docente do Deptº de Geografia do Instituto de Geociência e Ciências Exatas.

As teses defendidas publicamente

De forma resumida, vamos reproduzir os dois temas defendidos por Oséias e José Roberto, ambos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da FCT/UNESP. O Doutorando Oséias afirma: Apresentamos no presente trabalho os resultados da investigação realizada entre 2010 e 1013 no Estado de Mato Grosso do Sul em relação ao processo em curso de dominação do capital agroindustrial canavieiro que tem atribuído em exploração marcante da mão-de-obra envolvida, a qual é constituída de trabalhadores migrantes, indígenas, somadas ainda às fileiras de trabalhadores locais, provindas dos municípios sul-mato-grossenses.

Trata-se – diz Oséias – de um processo marcante de avanço do capital no país direcionado para áreas de fronteira agrícola onde denota-se estreita aliança com o Estado. “Assim, temos interesses convergentes de latifundiários preocupados com a posse, legitimação e conseqüente garantia de lucro através da expansão da cana-de-açúcar, do próprio empresariado nacional e estrangeiro, com ou sem tradição nos setor agroindustrial canavieiro, endossados por seu turno pela ação concomitante de entidades de representação do agrohidronegócio. Logo, observa-se a estruturação de relações de poder que expressam diretamente em mazelas no território” – conclui o Doutorando.

Geografia da Saúde

O Doutorando José Roberto Nunes de Azevedo, abre sua defesa com o seguinte teor: “A realidade geográfica do mundo contemporâneo se torna cada dia mais complexa. Tomar uma de suas partes para a análise requer um recurso constante à totalidade social e espacial. Compreender os fenômenos geográficos da atualidade exige a consideração da multiplicidade de agentes sociais, das diversas dimensões da realidade social e espacial e das relações interescalares. Tal tarefa é ainda mais árdua quando consideramos um país de grandes dimensões territoriais como é o Brasil. Nesse contexto, uma Geografia comprometida com o entendimento do mundo e com a corporificação da cidadania, precisa tomar esses pressupostos no desenvolvimento de suas pesquisas”.

No parágrafo seguinte: “Na medida em que o sistema de saúde passa a ser fortemente influenciado pelo mercado, a topologia dos recursos sobre o território nacional acompanha as demais concentrações de riquezas, gerando fortes desigualdades sociais e espaciais no acesso a esse direito básico. Junto com as sofisticadas tecnologias médicas no sistema de saúde. Essas novas tecnologias são responsáveis pelo surgimento de novas concentrações e, portando, novas desigualdades em universalidade, preconizado pelo SUS”.

Finalizando a tese: “Dada a sua importância para o sistema de saúde e para a realização da cidadania, é preciso olhar para esses objetos a partir dos pressupostos que permitam desvendar a complexidade do espaço geográfico. Em face dos resultados obtidos, podemos considerar que o território é um elemento indispensável para se pensar as políticas públicas em geral; e as políticas de saúde, de forma particular. Sem ele, compromete-se por um lado, a compreensão da realidade e por outro, compromete-se a eficiência, a eficácia e a efetividade das políticas públicas. Em síntese, considerar a saúde sob a perspectiva do espaço geográfico é um passo importante para contribuirmos para uma sociedade mais justa e mais saudável” – finalizou o Doutorando José Roberto Nunes de Azevedo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
José Roberto Nunes de Azevedo defendeu a última Tese de Doutorado/2013 do Programa de Pós-Graduação em Geografia, na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando teve como Orientador, o Prof.Dr. Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Pres.Prudente-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Oséias da Silva Martinuci se apresentou perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro II da FCT/UNESP, dia 20 de Dezembro, onde defendeu Tese de Doutorado em Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em sua defesa pública de Tese de Doutorado/Geografia, Oséias teve como Orientador o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 27

No fechamento do ano de 2013 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foram desenvolvidas quinze defesas públicas de Dissertações de Mestrado, dos Programa de Pós-Graduação em Educação, Geografia, Fisioterapia e Ciências Cartográficas. O maior número recaiu sobre os cursos de Fisioterapia (8) e Geografia (6). Foram Orientadores, os Docentes – Profs.Drs.: José Carlos Silva Camargo (Zeca), Carlos Marcelo Pastre (2 Dissertações cada); Rômulo Araujo Fernandes (2 Dissertações), todos eles da FCT/UNESP (Deptºs de Fisioterapia e Educação Física, respectivamente) e Clifford Andrew Welch, do Deptº de História da Universidade Federal de São Paulo.

Atuaram também como Orientadores nesse período os Profs.Drs.: Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, (Deptº de Educação da FCT/UNESP); Eliseu Saverio Sposito (Deptº de Geografia da FCT/UNESP); Márcio Rogério Silveira (Deptº de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina; Encarnita Salas Martin (Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP); Luiz Carlos Marques Vanderlei (Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP); João Francisco Galera Monico (Docente da FCT/UNESP); Ismael Forte Freitas Junior (Deptº de Educação Física da FCT/UNESP)e Paulo César Rocha (Deptº de Geografia da FCT/UNESP).

As defesas públicas – realizadas nos Anfiteatros: I,II, III, VI, Sala de Aula da Central de Grupos de Pesquisas, Sala de Projeções da Biblioteca e Sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia – em dias e horários diferenciados – contaram com a participação dos seguintes candidatos: Dia 11/Dezº – Lilian Maria dos Santos. Dia 12/Dezº – Maria Isabel Farias; Everton Alex Carvalho Zanuto; Vitor de Moraes e Rafael Gavassa de Araujo. Dia 13/Dezº – Regiane Rocha Costalonga; Leonardo Bauer Maggi; Vitor Hélio Pereira de Souza; Alexandra Borba da Silva e Naiara Maria de Souza. Dia 16/Dezº – Danielli Aguilar Barbosa. Dia 17/Dezº – Maíra Campos de Albuquerque. Dia 18/Dezº – Vinicius Francisco Rofatto. Dia 19/Dezº -Malena Ricci Picolo e Jacqueline Bexiga Urban. Dia 20/Dezº – Philipe Andrade Ferreira.

Comissões Examinadoras

Pelo espaço de uma semana e meia – ou o equivalente a oito dias úteis (de 11 a 20/Dezº), atuaram como integrantes das Comissões Examinadoras (além dos Orientadores já mencionados), os seguintes docentes: Fátima Aparecida Dias Gomes Marin e Raimunda Abou Gebran, ambas integrantes dos Deptºs de Educação da FCT/UNESP e UNOESTE, respectivamente; Marlene Lucia Siebert Sapelli, do Campus Santa Cruz, da Universidade Estadual do Centro Oeste e Janaina Francisca de Souza CamosVinha, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP; Luiz Carlos Marques Vanderlei, do Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP e Jeferson Rosa Cardoso, da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

No seguimento, outros docentes que integraram as Comissões Examinadoras deste último período do ano: Marlene Lúcia Siebert Sapelli,, do Campus Santa Cruz/Universidade Estadual do Centro Oeste; Carlos Alberto Feliciano, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP; Luis Alberto Gobbo, do Deptº de Educação Física da FCT/UNESP; Jefferson Rosa Cardoso, da Universidade Estadual de Londrina – UEL; Luiz Carlos Marques Vanderlei, Deptº de Fisioterapia/FCT/UNESP; Paulo Henrique Ferreira, da University of Sidney – Austrália; Antonio Nivaldo Hespanhol, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP; Dorival Gonçalves Junior, do Deptº de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso; Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento , Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP; João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP; Dorival Gonçalves Junior, do Deptº de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso.

Na listagem de integrantes das Comissões Examinadoras, outros nomes que atuaram durante as últimas dissertações de Mestrado: Docentes – Manuela Loureiro Ferreira, da University of Sidney – Austrália; Francis Lopes Pacagnelli, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE; Jamile Sanches Codogno, do Dept° de Educação Física da FCT/UNESP; Sérgio Teixeira da Fonseca, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Ernesto Cesar Pinto Leal Junior, da Universidade Nove de Julho UNINOVE; Rui Manuel da Silva Fernandes, da Universidade da Beira Interior – UBI/Portugal; Felipe Geremia Nievinski, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/Presidente Prudente ; Jair Rodrigues Garcia Junior, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE; Giovana Rampazzo Teixeira, do Deptº de Educação Física da FCT/UNESP; Hermann Bremer Neto, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE; Antonio Thomaz Junior, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP e Mauro Guimarães, do Deptº de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Temas desenvolvidos e avaliados

De 11 a 20/Dezº foram apresentados temas os mais diversificados, que foram expostos, avaliados e discutidos por candidatos em sua defesa de Dissertação de Mestrado, seus Orientadores e membros das Comissões Examinadoras. Lilian Maria dos Santos desenvolveu o tema: “O currículo oficial de Geografia no Estado de São Paulo e os conceitos geográficos escolares”; Maria Isabel Farias: “Os processos de territorialização e desterritorialização da Educação do campo no Sudoeste do Paraná”; Everton Alex Carvalho Zanuto: ”Fatores associados à dor lombar entre adultos da cidade de Presidente Prudente/SP”; Vitor de Moraes: Campesinato e agronegócio: a disputa territorial e o controle das políticas no território Cantuquiriguaçu – Estado do Paraná”.

Outros temas ao MS/213: Rafael Gavassa de Araujo: “Dor lombar, comportamentos de risco e qualidade do sono entre graduandos de Educação Física da FCT de Presidente Prudente: Ocorrência e Fatores Associados”; Regiane Rocha Costalonga: “Efeitos do exercício físico associado ao tabagismo passivo na musculatura cardíaca de filhotes de ratos Wistar provenientes de matrizes tabagistas”; Leonardo Bauer Maggi: “Contribuições de Itaipu no processo de integração elétrica regional”; Vitor Hélio Pereira de Souza: “Integração territorial na América do Sul: uma análise multiescalar a partir das obras da IIRSA/COSIPLAN”; Alexandra Borba da Silva: “A Mercantilização dos bens naturais no setor elétrico: Ocaso da UHE Barra Grande”; Naiara Maria de Souza: “Dinâmica não linear da freqüência cardíaca em jovens com diabetes Mellitus Tipo 1”.

Na escalada final, o Mestrando Philipe Andrade Ferreira: “Análise de materiais didáticos em Geografia com enfoque na Educação Ambiental crítica: um estudo da questão ambiental nos PCN de Geografia, Meio Ambiente e Caderno do Professor de Geografia”; Jacqueline Bexiga Urban: “Repercussões do Tabagismo passivo durante a prenhez e associado ao exercício físico durante o crescimento da musculatura de ratos Wistar”; Malena Ricci Picolo: “Efeitos de suplementação com Faseolamina (Phaseolus Vulgaris) e do treinamento concorrente na composição corporal de mulheres na pós menopausa”; Vinicius Francisco Rofatto: “Estimativa e combinação de séries temporais de ZTD em tempo quase real via GNSS”; Maíra Campos de Albuquerque: “Crioimersão pós-exercício: desfechos sobre variáveis biológicas, clínicas e metabólicas a partir de diferentes temperaturas e tempos de aplicação” e Danielli Aguilar Barbosa:”Análise do viés de recordação de informações sobre lesões no futebol em adolescentes”.

NOVOS MESTRANDOS:

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Philipe Andrade Ferreira – Orientador: Prof.Dr.Paulo César Rocha.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Jacqueline Bexiga Urban – Orientador: Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Malena Ricci Picolo – Orientador – Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Junior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Vinicius Francisco Rofatto – Orientador: Prof.Dr.João Francisco Galera Monico.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Maíra Campos de Albuquerque – Orientador: Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Danielli Aguilar Barbosa- Orientador: Prof.Dr. Carlos Marcelo Pastre.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Naiara Maria de Souza – Orientador: Prof.Dr. Luiz Carlos Marques Vanderlei.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Regiane Rocha Costalonga – Orientador: Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Vitor Hélio Pereira de Souza – Orientador: Prof.Dr.Márcio Rogério Silveira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Leonardo Bauer Maggi – Orientador: Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alexandra Borba da Silva – Orientadora: Profª.Drª.Encarnita Salas Martin.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
MS Maria Isabel Farias – Orientador: Prof.Dr.Clifford Andrew Welch.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Vitor de Moraes – Orientador: Prof.Dr.Clifford Andrew Welch.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Lilian Maria dos Santos – Orientador: Prof.Dr. Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 21

Desde sua fundação em 29 de Junho de 1979, a Associação dos Servidores Administrativos da UNESP – ASA – vem realizando ao final de cada ano, grandes festividades. Nas quais se concentram seus associados, dependentes e convidados especiais, incluindo integrantes do Corpo Docente, Técnicos Administrativos e Diretores da Associação e da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. A festa deste ano não poderia ser diferente: realizou-se nos Salões da APEA (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) neste último final de semana (20 de Dezembro), reunindo aproximadamente 300 participantes. Todos eles participaram de um Almoço de Confraternização e sorteios de prêmios e brindes.

A cerimônia se desenvolveu de maneira informal até o término do Almoço, sob a coordenação do Presidente da Instituição, Paulo Cesar Tomiasi que anunciou a realização de um sorteio de centenas de prêmios entre os associados presentes. Dentre os quais Aparelhos de TV-HD (de última geração em número de onze), Lavadoras de pressão, Multiprocessadores, Climatizadores e Celulares (25), além de outros brindes valiosos e de muito bom gosto. O Almoço foi servido pelo Buffet da APEA (Wladimir) e os participantes foram homenageados “ao Vivo” por Giovane Pineda, Amaral e Cícero com um excelente Show musical.

A festa de congraçamento anual, dedicada a todos os associados e dependentes da ASA foi prestigiada pelos Diretores da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol e Prof.Dr.Marcelo Messias, juntamente com seus principais Assessores, Docentes e representantes dos principais Departamentos Técnicos e Administrativos. O sorteio e entrega de prêmios e brindes (comandados por Paulo César Tomiasi), criaram expectativa e se constituíram em agradáveis momentos para todos os presentes. Só o Prêmio de maior valor (um Aparelho de TV/HD de 47 polegadas) não foi entregue no ato, porque ainda não havia chegado ao seu destino. Mas o Servidor contemplado recebeu a Nota Fiscal e foi informado que a entrega deverá ocorrer nos próximos dias. Outros 10 Aparelhos de TV/HD-32 polegadas foram entregues no próprio local.

Uma Associação com 34 anos de bons serviços

Ex-Presidente e atual membro da Associação dos Servidores Administrativos da UNESP – ASA – Laércio Marques Caires nos contou a origem da Instituição sem fins lucrativos. Foi no dia 29 de Junho de 1979. “Em princípio – disse – havia uma sociedade de fato, onde todos os membros pagavam uma mensalidade e, à cada mês, um dos sócios recebia o valor arrecadado, a título de empréstimo. Esse grupo denominava-se Fundo Mútuo Quebra Galho.

Depois desse episódio, e visando fortalecer a classe de servidores do então Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais (hoje Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente) e abranger o maior número deles; além de poder celebrar contrato de assistência médica e hospitalar aos mesmos, os membros do Fundo Mútuo Quebra Galho resolveram constituir uma Associação. Teria a finalidade de gerir e administrar os recursos financeiros para os empréstimos aos servidores a juros irrisórios e o contrato de assistência médica; além de celebrar convênios para que os associados pudessem adquirir produtos e serviços em melhores condições com a possibilidade de desconto mensal pela Associação.

Para atingir o objetivo almejado os servidores participantes do Fundo Mútuo e alguns outros, passaram a se reunir-se aos sábados à tarde para redigir os Estatutos de uma Associação que deveria denominar-se ASA (Associação dos Servidores Administrativos). Após várias reuniões foi elaborado um anteprojeto de estatuto e convocada uma Assembléia Geral dos Servidores do IPEA para criação da ASA e aprovação do anteprojeto; que depois de várias discussões e sugestões, se transformou no primeiro Estatuto da ASA – Associação dos Servidores Administrativos da UNESP – Campus Universitário de Presidente Prudente” – frisou.

Uma data histórica

Era o dia 29 de junho de 1979, data marcada para a realização de uma Assembléia. Estavam presentes 109 Servidores Administrativos. Foi eleita a 1ª Diretoria presidida por Ângela Moreira Costa – então Servidora da Seção de Recursos Humanos – com mandato de 01 de julho de 1979 a 30 de junho de 1981. De lá para cá já se passaram mais de 34 anos, completados em Junho de 2013. A ASA cresceu e se fortaleceu financeiramente – ressaltou Laércio Marques Caires.

Em 1994 a ASA passou a funcionar em sede própria, construída em área cedida pelo então Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Prof.Dr. Márcio Antonio Teixeira, de saudosa memória. Hoje a Associação conta com 286 sócios efetivos, que são os Servidores Técnico-administrativos; 179 sócios credenciados, que são os Servidores Docentes admitidos anteriormente, para que pudessem usufruir do Contrato com a UNIMED e que hoje participam de todas as atividades sociais da ASA. Desse total, 79 sócios apresentados possuem algum parentesco com outro sócio, que têm como objetivo poder se inscrever na UNIMED e 2 sócios funcionários (da ASA), totalizando 546 sócios.

Diretores da Instituição

Durante os trinta e quatro anos de existência, além de sua primeira Presidente já citada, também conduziram a ASA: Luiz Gonçalves Rodrigues, Augustinho José Muchiutti, Natalício Severo dos Anjos (de saudosa memória), Jessé Gonçalves de Aguiar, Paulo Ricardo Tacca de Oliveira, Nilton Carlos de Almeida Coutinho, Marcos Barros de Souza e Laércio Marques Caires, cujo mandato se encerrou em 15 de julho de 2013. Na sucessão assumiu o Servidor Paulo César Tomiasi, que preside com muita competência os destinos da ASA – Associação dos Servidores Administrativos da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente-SP. E a razão da ASA existir são seus associados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com expectativa geral começa nos Salões da APEA, a confraternização anual dos servidores filiados à Associação dos Servidores Administrativos da UNESP – Campus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Paulo César Tomiasi – atual Presidente da ASA – e Laércio Marques Caires se empenharam ao máximo em promover uma Festa digna da classe, envolvendo no Almoço de Confraternização cerca de 300 pessoas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Numa comemoração tradicional do final do ano, não poderia faltar à mesa o Churrasco brasileiro, servido pelo Buffet da APEA a todos os participantes desta Festa animada com “Musica ao Vivo” de Amaral, Giovane e Cícero.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Fazendo parte da Família Unespiana dão ânimo e empolgação à essa Festa, as eficientes Assessoras do Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP. E também empolgados com a realização do evento os titulares: Profs.Nivaldo e Marcelo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Festa promovida no ano em que a ASA comemora seus 34 anos de existência, foi marcada pela presença de Servidores Docentes e familiares dos associados em geral, que se uniram para realizar esse encontro anual.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No semblante de cada pessoa, a expressão de contentamento constatada nesse Encontro Festivo para comemorar o final de mais um ano, antecipando-se ao Natal que é considerado pela cristandade como o maior acontecimento da história.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E para quebrar a rotina ao término do Almoço de Confraternização na APEA, muitas surpresas com o sorteio de Prêmios entre os Associados presentes. O Presidente da ASA, Paulo César Tomiasi, comanda a Festa

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Dentre as surpresas reservadas para os participantes da Confraternização, nada menos que 11 Televisores: Um HD-47 polegadas e dez de 32 polegadas. O 1º sorteio chamou a atenção de todos. A partir daí foram entregues 126 prêmios.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ângela Silvana Campos, prestativa e eficiente como sempre conduziu a entrega dos produtos sorteados em apoio à atuação do Presidente e demais membros da Associação dos Servidores Administrativos da UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O sorriso estampado no rosto de cada um: é a sensação de alegria pelo dever cumprido. Esta, sem dúvida alguma foi uma festa que ficará na memória de todos os Servidores, Docentes, Diretores e demais membros da ASA/2013.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 21

Sob a coordenação do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – realizou-se no período da tarde do dia 17 de Dezembro no Anfiteatro VII, importante reunião. A principal finalidade foi a de organizar a 2ª chamada pública para aquisição de alimentos destinados ao Restaurante Universitário e ao Centro de Convivência Infantil (Creche) no decorrer do próximo ano de 2014. Nessa reunião houve participação de técnicos do ITESP e da CATI, CMDR, CONSEA, bem como Presidentes de Associações e Produtores Rurais da região de Presidente Prudente, incluindo Assentamentos.

Houve durante o encontro amplas exposições sobre o assunto em pauta, com a manifestação não só dos técnicos, representantes e dirigentes de instituições legalmente constituídas, mas também de fornecedores vinculados à produção no meio rural. Numa rápida avaliação, disse o Prof.Nivaldo que a idéia é definir com os técnicos e agricultores a lista de produtos oriundos da Agricultura familiar, disponíveis para aquisição nos diferentes meses do ano. Outro aspecto a considerar, diz respeito à estacionalidade da agricultura. O Diretor eleito para o quatriênio: 2014/2017, Prof.Dr. Marcelo Messias também participou do Encontro.

A Nutricionista Daniele Orlandelli – responsável pelo Restaurante Universitário – esclareceu que “tivemos uma avaliação muito positiva da 1ª chamada pública, pois as entregas respeitaram os prazos e os produtos recebidos (frescos) foram considerados de boa qualidade”. Disse mais que os itens adquiridos foram: alface, acelga, abobrinha menina, beterraba, cenoura e mandioca.

O Restaurante Universitário da FCT/UNESP recebeu produtos do PPAIS apenas no mês de Novembro/2013, pois a 1ª chamada pública foi realizada somente no mês de Outubro. E até que todos os procedimentos burocráticos fossem tomados, não foi possível a aquisição dos produtos. O Restaurante Universitário serve diariamente/almoço, 300 refeições.

Nossa Equipe atual – diz Daniele Orlandelli – é constituída por um Cozinheiro, quatro Auxiliares, um Assistente Administrativo e uma Nutricionista. O RU já está em recesso e só voltará a funcionar no dia 17 de Fevereiro d e 2014, data do início do próximo calendário letivo.

Nessa reunião que correspondeu à 2ª chamada para negociação sobre produtos da Agricultura Familiar do meio rural desta região do Estado, foi esclarecido que todas as operações do Restaurante Universitário têm custo de mão de obra. O custo médio – direto – das refeições em2013 foi de aproximadamente R$5,50. O importante é que o cronograma de entrega dos produtos contratados deve e precisa ser respeitado.

As refeições (em número de 300 por dia) têm custo subsidiado para estudantes necessitados e são fornecidas ao preço unitário de R$ 3,50. Essa mesma refeição custa R$7,00 para o funcionário ou servidor; R$10,00 para o Docente e R$11,00 para Diretores, Chefes de Departamentos e Assistentes Técnicos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A reunião promovida pela FCT/UNESP foi presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor), tendo também a participação do Vice-Diretor e Diretor eleito para o próximo quatriênio, Prof.Dr. Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ITESP, CATI CMDR,CONSEA, Associações e Produtores Rurais – inclusive representantes dos Assentamentos – participaram do encontro, realizado no Anfiteatro VII na última 3ª.feira, dia 17 de Dezembro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A experiência realizada com a 1ª chamada para fornecimento de gêneros alimentícios da Agricultura familiar destinados ao Restaurante Universitária e Creche da FCT/UNESP, tiveram avaliação positiva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O encontro foi bastante prestigiado e todos os interessados na continuidade das negociações puderam tomar conhecimento do que vai ser exigido para o suprimento de 2014, após o reinício do novo ano letivo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença da Nutricionista Daniele Orlandelli – responsável pelas atividades da Creche e Restaurante Universitário – foi muito significativa, pois ela esclareceu todos os detalhes relacionados ao abastecimento no próximo período.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 19

No último fim de semana (dias 12 e 13 de Dezembro) foram defendidas publicamente duas Teses de Doutorado/Programas de Pós-Graduação em Geografia e Ciências Cartográficas. As teses foram desenvolvidas pelos candidatos: Nildo Aparecido de Melo e Heloísa Alves da Silva, respectivamente. Temas: “Economia solidária na 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo: As possibilidades, as limitações e as contradições para o desenvolvimento econômico e para a geração de trabalho e renda” e “Modelo Estocástico para dados GNSS e séries temporais de coordenadas GNSS”.

Nildo Aparecido de Melo teve como Orientador, o Prof.Dr. Márcio Rogério Silveira, docente do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina, enquanto Heloisa Alves da Silva contou com o acompanhamento do Orientador, Prof.Dr.João Francisco Galera Monico, docente do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP. A defesa do Programa de Ciências Cartográficas foi desenvolvida na Sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia. Já a tese do Programa de Pós-Graduação em Geografia ocorreu no dia anterior, 12/12/2013 a partir das 8h30 no Anfiteatro I da FCT/UNESP.

Além dos dois Orientadores – acima citados – fizeram parte das duas Comissões Examinadoras os seguintes membros: Dia 12 – Profs.Drs.: Antonio Nivaldo Hespanhol e Eliseu Saverio Sposito, ambos do Deptº de Geografia da FCT/UNESP; Francisco Fransualdo de Azevedo, docente do Deptº de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Clécio Azevedo da Silva, do Deptº de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina. Dia 13 – Profs.Drs. Silvio Rogério Correia de Freitas, da Universidade Federal do Paraná/UFP; Eniuce Menezes de Souza, da Universidade Estadual de Maringá/UEM; Vilma Mayumi Tachibana, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP e Daniele Barrocá Marra Alves, do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP.

Temas abordados

Em sua defesa de Tese perante a Comissão Examinadora, o Doutorando Nildo Aparecido de Melo ressaltou: “No Brasil, os empreendimentos econômicos solidários se consolidaram a partir da adoção dos princípios da reestruturação capitalista, assentados essencialmente nas políticas neoliberais e na Terceira Revolução Industrial e Tecnológica; tendo como resultante desse processo a crise do mundo do trabalho e a precarização/desestruturação das condições e relações de trabalho no país, no Governo de Fernando Collor de Mello e nos governos do Presidente Fernando Henrique Cardoso, ao longo da década de 1990.

A ampliação dos projetos solidários pelo território nacional ocorreu no âmago da institucionalização das práticas solidárias no Ministério do Trabalho e Emprego, no início do primeiro governo de Luis Inácio Lula da Silva na Presidência da Republica, no bojo da criação de políticas públicas de combate à exclusão social. Mas mantendo-se algumas políticas de cunho neoliberal. O conhecimento e a análise das formas, das estruturas e da organização funcional das iniciativas solidárias nos municípios que compõem a 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, possibilitaram o questionamento das possibilidades das limitações e das contradições da economia solidária desenvolvida na região”.

Por sua vez, Heloísa Alves da Silva afirmou: ”Atualmente o GNSS – em especial o GPS – é uma das tecnologias mais utilizadas para realizar posicionamento geodésico. Os modelos funcionais relacionados com as observações GNSS são mais conhecidos do que os modelos estocásticos, visto que o desenvolvimento destes últimos é mais complexo. Normalmente, utilizam-se modelos estocásticos numa forma simplificada como modelo padrão, o qual assume que todas as medidas das observações GNSS têm a mesma variação e são estatisticamente independentes, especialmente e temporariamente. Porém, tal suposição não reflete a realidade”.

E concluindo diz a Doutoranda: “Desta forma, tais ruídos podem ser caracterizados a partir das componentes que caracterizam a séries temporais, as quais podem ser estimadas, por exemplo, pelo Método dos Mínimos Quadrados. Sendo assim essa pesquisa teve como objetivo expandir as investigações com relação à modelagem estocástica das observações GNSS considerando principalmente os efeitos de cintilação ionosférica, realizando experimentos com dados da região brasileira”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Heloísa Alves da Silva defende Tese de Doutorado/Progr.de Ciências Cartográficas perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.João Francisco Galera Monico, docente da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora instalou-se no Anfiteatro I no dia 13 de Dezembro e o tema sob avaliação versou sobre “Modelo Estocástico para dados GNSS e séries temporais de coordenadas GNSS”. (Em especial GPS).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nildo Aparecido de Melo, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresenta visando defender de Tese para obtenção do título de Doutorado, no Anfiteatro I da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nessa defesa pública de tese de Doutorado/Geografia, o Doutorando foi orientado pelo Prof.Dr.Márcio Rogério Silveira, docente do Deptº de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 15

Sob a Coordenação do Prof.Dr.Manoel Osmar Seabra Júnior, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Escolar, Tecnologia Assistiva e Atividade Motora Adaptada – GEPITAMA – iniciou suas atividades em 2013 em Presidente Prudente. Ao concluir seu 1º ano de atividades, deixa um saldo positivo face às atividades desenvolvidas no campo da pesquisa e extensão, devendo dar continuidade no decorrer do novo ano de 2014. Seus dirigentes e componentes formulam votos de pleno êxito a todos que o apoiaram nessa primeira etapa e agradecem especialmente as Escolas Públicas da cidade, bem como, Instituições de Educação Especial.

O Grupo GEPITAMA, vinculado ao Departamento de Educação Física da UNESP de Presidente Prudente se integra aos Projetos de extensão núcleo, Proex, pesquisas financiadas pela Fapesp e Pibic, possuindo Laboratório na Sala 7 do Discente 3. Seus integrantes participam de eventos locais, nacionais e internacionais, voltados à Educação Especial e Atividade Física Adaptada. Os projetos têm por meta, ampliar a ação e interação dos participantes; na medida em que adapta estratégias de ensino e recursos pedagógicos para equipar as oportunidades de participação a todos, no meio escolar.

De acordo com as previsões, em 2014 serão realizadas novas e importantes atividades na área de pesquisa e extensão. Prioridade para os problemas de deficiência visual, deficiência intelectual, autismo, Síndrome de Down, Transtorno e déficit de atenção e Hiperatividade. Da mesma, atenção especial – através de novas pesquisas científicas – voltadas à Tecnologia Assistiva, segundo informações prestadas por Lonise Caroline Zengo (membro do GEPITAMA).

Um dos aspectos dos mais oportunos para ser lembrado: o Grupo Gepitama, atende em seus projetos alunos considerados “Público Alvo da Educação Especial”, ou seja, alunos com Deficiências Físicas e Sensoriais, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades, sendo que nesta última categoria, o grupo ainda não realiza atendimentos. O que se percebe nas pesquisas realizadas durante o ano de 2013, é que somente se pode construir Tecnologia Assistiva à medida que se percebe as necessidades básicas como: estabelecimento de vínculo antes de intervir; construção compartilhada das atividades; mediação do professor nos treinamentos de atividades de autonomia e independência.

Além dessas adequações de estratégias, há a necessidade de se avaliar os recursos pedagógicos propostos, uma vez que os mesmo podem ou não potencializar as ações dos participantes e facilitar o aprendizado. O Grupo entende que identificar necessidades e dar oportunidades, é respeitar a diversidade que ocorre no meio escolar. Os projetos coordenados pelo prof. Dr. Manoel Osmar Seabra Junior, desenvolvem Tecnologias Assistiva, como Recursos Pedagógicos e Estratégias de Ensino, para atuar com os alunos em meio a inclusão escolar. De modo a facilitar a autonomia e independência destes elementos, para que possam ser empoderados em suas ações; sejam elas de cunho esportivo, físico ou social.

Integrantes do Grupo

São membros do Grupo GEPITAMA, as seguintes personalidades: Profº. Dr. Manoel Osmar Seabra Junior; Amália Rebouças Paiva e Oliveira; Camila Rodrigues Costa; Danilo Bianchini Baptista; Elaine de Oliveira Santos; Franciele Aparecida dos Santos Felício; Ivan Otavio Coelho; Jean Paulo Pereira; Loiane Maria Zengo; Lonise Caroline Zengo; Luan Silva Rato; Lucas Gabriel de Moraes Chagas; Pedro Ferreira Faustino; Plínio Rezende Silveira e Silva e Viviane Macedo.

Clique para ampliar!
O Coordenador do Grupo GEPITAMA, Prof.Dr.Manoel Osmar Seabra Júnior, vários membros e pessoas atendidas neste ano, se reúnem para uma foto histórica: documentam sua participação nos projetos desenvolvidos em 2013. Novas e importantes atividades na área de pesquisa e extensão estão previstas para 2014, com nossos votos de um Feliz e Próspero Ano Novo!

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 15

Mediante evento especial que marcou os vinte anos do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais – GAsPERR – com sua sede centralizada no prédio da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias – ReCiMe – a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (Câmpus de Presidente Prudente) recepcionou inúmeras personalidades. Foi um evento comemorativo que chamou a atenção de todos, principalmente no que diz respeito aos problemas ambientais, como: bacias hidrográficas, recursos hídricos, gestão das águas, produtos reciclados e concentração de resíduos poluidores.

Foram três dias de atividades, desde a abertura oficial no Auditório da FCT/UNESP na manhã de 03 de Dezembro, com a Mesa redonda inicial, onde o enfoque principal foi a história do GAsPERR e início da Sessão de Posteres. O Coordenador do Grupo de Pesquisas, Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, proferiu a palestra de abertura; relatando em detalhes o histórico de formação do grupo. Depois, destacou a importância da pesquisa, bem como a atuação do GAsPERR, na Geografia.

Na sequência uma mesa composta por quatros ex-alunos do GAsPERR, Denise Bomtempo (Profª. Drª. da Universidade Estadual do Ceará), Igor Catalão (Prof. Dr. da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Silvia Fernandes (Profª. Drª. da UNESP/Marília) e Rodolfo Finatti (Doutorando da Universidade de São Paulo), falaram sobre suas experiências no período em que estiveram no GAsPERR, destacando o perfil pelo trabalho coletivo, característica ainda presente em seu cotidiano.

Seguiram-se ainda no mesmo dia a mesa de debate sobre a dinâmica econômica e a integração com os estudos da Geografia Urbana, com a ilustre presença do economista da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. João Furtado, que debateu com os professores doutores Arthur Whitaker e Everaldo Melazzo, ambos, professores na FCT/UNESP e membros do GAsPERR.

Ainda no primeiro dia destaque especial para a exposição de 44 painéis das pesquisas realizadas no GAsPERR nos níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado. A maior parte com financiamento da FAPESP, do CNPQ e da CAPES. Uma síntese da sessão foi apresentada ao final do dia numa mesa composta pelos pesquisadores doutores Cleverson Reolon, Igor Catalão, Marcio Catelan e Marcos Timóteo.

No segundo dia os trabalhos foram iniciados com a segunda mesa de debates que tratou das práticas socioespaciais com a ilustre presença da Profª. Drª. Perla Zusman da Universidade de Buenos Ayres que debateu com os professores doutores Eda Góes e Nécio Turra Neto. Por último, o evento ainda contou com uma mesa mediada pela Profª. Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito.

A Mesa a que nos referimos, foi composta por representantes de outros grupos de pesquisa do Departamento de Geografia da FCT/UNESP: Professores Doutores Antonio Cesar Leal (GADIS), Antonio Nivaldo Hespanhol (GEDRA), Eduardo Paulon Girardi (NERA), Margarete Cristiane Trindade de Costa Amorim (GAIA), Sérgio Braz Magaldi (CEMESPP) e Antonio Thomaz Junior (CEGET), de grande relevância para a integração entre os núcleos de pesquisas.

A importância da Geografia

Nossos pesquisadores ressaltaram a importância da Geografia (do mais alto conceito) na FCT/UNESP, que hoje é referência nacional e internacional, lembrando que 20% dos recursos florestais e hídricos têm que ficar no Pontal do Paranapanema. E o Plano de Bacia tem prazo para enquadramento no plano, até Dezembro de 2015. Quanto ao problema do lixo, Presidente Prudente tornou-se pólo da Congregação dos Catadores de resíduos. Porém, o risco maior é representado pela indefinição. Por questão de segurança, projeto ligado à concentração de resíduos passou a ser considerado prioritário.

Segundo o Prof.Dr. Antonio Cesar Leal, embora sendo Polo Regional, o município ainda não tem definição para os problemas que envolvem o Lixão. Um dos desafios – disse – é representado pela saída de aviões do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente – por cima do Lixão – criando sério entrave de Segurança que a Aviação não aceita. Mas ele ressaltou que 14 Professores, sensibilizados com o problema, estão envolvidos num trabalho de ajuda às Prefeituras, no sentido de solucionar esse sério e grave problema do Lixão.

Numa rápida avaliação, o que se concluiu é que o 20º GAsPERR alcançou seus principais objetivos. A experiência relatada publicamente por ex-alunos que hoje ocupam posições de destaque nos diversos setores de atividades brasileiras, são mais do que suficientes para definir sua importância. Na noite de 04 de Dezembro, com a participação de docentes, alunos e ex-alunos dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento realizou-se como último ato, um jantar comemorativo e de confraternização dos 20 anos do GAsPERR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Eliseu Saverio Sposito proferiu a palestra de abertura do 20º Grupo de Pesquisa, Produção do Espaço e Redefinições Regionais – GAsPERR, tendo também outras destacadas personalidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Foram inúmeros os convidados que participaram das Mesas redondas realizadas no Auditório da FCT/UNESP nos dia 03 e 04 de Dezembro. Entre os debatedores, o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alunos e ex-alunos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp compareceram e prestigiaram o evento, que contou inclusive com a presença do Prof.Dr.João Furtado (USP).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Abertos os debates, foram inúmeros os participantes. Entre eles o docente Roberto de Almeida Floeter, que foi ouvido com toda a atenção pelos integrantes da mesa de trabalhos do 20º GAsPERR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Desde a Mesa redonda inicial com relato histórico do GAsPERR e início da seção de pôsteres, o Prof.Eliseu conduziu os debates. Temas: Dinâmicas econômicas, práticas socioespaciais e pesquisa na Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito recepcionou e apresentou a 1ª participante do Exterior: a Profª.Drª. Perla Zusman, da Universidade de Buenos Aires/República Argentina.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A seção de Pôsteres, montada no Boulevard “Messias Meneguette Junior” (ao lado do Auditório), reuniu dezenas de trabalhos pesquisados por estudantes dos Programas de Pós-Graduação da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao concluir mais este evento de repercussão, uma foto ao lado dos convidados que participaram do 20º GAsPERR, evidenciando que tudo correspondeu à expectativa. E como lembrança, um livro para a Profª. Carminha.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 11

Como vem se tornando tradição de fim de ano, os melhores trabalhos produzidos por alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – estão sendo mostrados à comunidade, no Saguão da Biblioteca. São Posters com abordagem de assuntos os mais diversificados que fazem parte do dia a dia de cada setor de atividades a nivel de interior. O enfoque maior diz respeito aos problemas de urbanismo e desenvolvimento.

São o resultado de uma pesquisa que fói além dos limites territoriais da Alta Sorocabana, abrangendo também cidades médias do interior de São Paulo. Com elogiosas referências à brilhante iniciativa da Unesp, através de docentes e alunos dedicados à Arquitetura e Urbanismo. Segundo o Prof.Evandro Fiorin, responsável pela Coordenação do trabalho final de graduação, a Exposição busca compor um mosaico das propostas diversas, fazendo com que o membro examinador externo (um docente arquiteto de outra instituição), possa também ter um parâmetro da produção.

Num rápido “passar de olhos” nos deparamos com trabalhos que falam de uma Unidade Móvel de Apoio ao Trabalhador Canavieiro, voltada à proteção aos que vivem “de sol a sol” em busca de trabalho para garantir o sustento de milhares de famílias; Edificação de um Centro de Reabilitação Psicomotor infantll; Democratizãção do acessso à leitura – Proposta de um Centro de Leitura em Presidente Prudente e “De volta à cidade: habitação de interesse social”. Os títulos citados são apenas uma lembrança, porque dezenas de outros Posters figuram na mosta nos seus últimos dias de realização. Eventuais interessados devem se dirigir á Biblioteca da FCT/UNES, até este final de semana.

O evento faz parte de um esquema que visa dar incentivo e maior destaque ao trabalho realizado por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP. Em razão dessa situaçao recebeu o apoio do Projeto de Extensão AUternativas. Ao todo, são trinta e tres trabalhos expostos e organizados em diversas escalas de intervenção, desde o Edifício Urbano à Paisagem. Reunidos num esforço conjunto, todos os alunos apresentaram suas pesquisas realizadas ao longo de um ano. E a produção como um todo, fomentou a elaboração de um Projeto de Arquitetura e Urbanismo.para diversas cidades.

O trabalho final de graduação em Arquitetura e Urbanismo tem um tema livre e é orientado por um Arquiteto Urbanista. A exposição busca compor um mosaico das propostas diversas e fazer com que o membro examinador externo (um docente arquiteto de outra instituição) possa também ter um parâmetro da produção, com a participaçao de alunos de graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os melhores trabalhos produzidos este ano por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo estão expostos no Saguão da Biblioteca da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O enfoque principal desta Exposição é mostrar o que existe de mais avançado em termos de Projetos pesquisados e apresentados em dealhes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta mostra de trabalhos está nos seus últimos dias. Se vc tem interesse em conhecê-la, dirija-se à Biblioteca da FCT/UNESP. É gratis !

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 11

Perante uma Banca Examinadora constituída pela Profª.Drª.Cristina Elene Teles Fregonesi, docente do Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP ; Profª.Drª.Angélica Mércia Pascon Barbosa, do Deptº de Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Defito/Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP e Profª.Drª.Dalva Minonroze Albuquerque Ferreira, do Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP,a candidata Nathália Ulices Savian fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado em Fisioterapia.

O tema da dissertação de Mestrado (Programa de Fisioterapia da FCT/UNESP), foi diretamente ligado à questões de Saúde. Mais propriamente à gravidez como processo fisiológico compreendido a partir da fertilização, pela sequência de adaptações ocorridas no corpo da mulher. Título: “Avaliação em gestantes: Aspectos clínicos e funcionais”, tendo sido realizado no Anfiteatro III, no período da manhã de 06 de Dezembro, a partir das 09hs.

A dissertação

Em sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, Nathália relata que “a preparação do corpo para a gestação envolve ajustes dos mais variados sistemas e pode ser considerada um estado de saúde que envolve mudanças fisiológicas iguais ou maiores do que as que acompanham muitos estados patológicos” (Gazeano e Oliveira, 1998: MANN.2011). Durante o período gestacional, a principal queixa das gestantes e uma das principais causas de licença médica é a dor pélvica. Esta caracteriza-se por uma desordem músculo esquelética que afeta uma em cada cinco mulheres grávidas e que, ao longo da gestação, pode diferenciar-se pelo grau de comprometimento (Vollestad, 2009: Robinson et Al, 2010B;Spiko, 2010; Ferreira, 2012).

A Mestranda diz ainda: Geralmente, a dor se inicia no primeiro trimestre gestacional, cessando pouco depois do parto. Sua etiologia ainda não foi totalmente elucidada. No entanto, este fato pode indicar que fatores gravídicos fisiológicos estão associados com esta disfunção (Bjelland, 2010) tais como: tensão mecânica, afrouxamento dos ligamentos pélvicos por fator hormonal, alterações das articulações do quadril, sacroilíacas ou sinfise púbica, e distúrbios circulatórios periféricos (Vleeming et Al, 2010; Spiko, 2010; Bjelland, 2010). Sendo assim, a avaliação dos aspectos clínicos e funcionais das gestantes torna-se importante para garantir uma intervenção de qualidade e precisa – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro III da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – Nathália Ulices Savian fez sua dissertação de Mestrado/Fisioterapia, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Cristina Helena Prado Teles Fregonesi, do Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro onde se reuniu a Banca Examinadora juntamente com a Mestranda para a sessão de defesa pública de dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia – também estiveram inúmeros colegas de curso, amigos e familiares.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 11

A primeira defesa de Tese de Doutorado/Programa de Geografia deste mês na FCT/UNESP foi desenvolvida e avaliada por uma Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro II no dia 04/Dezembro, estando presente o candidato Renilton José Pizzol. O Doutorando teve como sua Orientadora, a Profª. Drª. Encarnita Salas Martin, docente do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O tema escolhido para essa defesa de tese foi: Indicadores Objetivos e Subobjetivos no Estudo da Qualidade de Vida em Doença Respiratória Crônica. E o objetivo teve o principal propósito de investigar a qualidade de vida, utilizando-se dos referenciais teóricos e metodológicos da pesquisa social (Geografia) e da pesquisa em saúde.

Além da Orientação que recebeu da Profª Encarnita, Renilton José Pizzol teve a oportunidade de expor suas ideias sobre o tema abordado, sendo acompanhado e avaliado pelos membros da Comissão Examinadora: Profs.Drs.: João Lima Sant Anna Neto, docente do Deptº de Geografia da FCT/UNESP; Eliane Ferrari Chagas, docente do Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP; Carlos Botazzo, do Deptº de Odontologia Social da Universidade de São Paulo/USP e Umberto Catarino Pessoto, do Instituto Adolfo Lutz/Divisão de Laboratórios Regionais.

Pesquisa teórica

O Doutorando cita a realização de uma pesquisa teórica sobre o tema acima citado e uma investigação da qualidade de vida de um grupo de indivíduos com doença respiratória crônica a partir da utilização de instrumentos de qualidade de vida objetivos (representada pelas condições de vida individuais e socioespaciais) e subjetivas (representados pelos WHOQOL- BRE e SGRQ). E acrescenta: os resultados mostraram que de modo geral a doença respiratória trouxe impacto à vida dos indivíduos no que diz respeito aos aspectos mais relacionados ao estado de saúde.

Nas dimensões mais amplas da vida – avaliadas pelo WHOQOL-BREF – houve uma tendência à satisfação com a qualidade de vida. Na análise de associação entre as variáveis objetivas e a percepção de qualidade de vida observou-se que a renda aliada ao fato dos indivíduos viverem em áreas de exclusão social influenciam a percepção dos domínios e da qualidade de vida; e estavam associadas às piores avaliações. Por fim, declara Pizzol: Este estudo mostrou ser possível utilizar o arcabouço teórico construído na pesquisa social (e na Geografia) e a estrutura metodológica elaborada na área da Saúde na investigação de qualidade de vida.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Renilton José Pizzol defende Tese de Doutorado/Geografia, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Encarnita Salas Molina, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, esta foi a 1ª defesa pública de Tese de Doutorado do mês de Dezembro de 2013. Outras teses virão nos dias seguintes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao desenvolver pesquisas e investigações sobre o tema desta Tese para obtenção do título de Doutorado, Pizzol foi prestigiado por docentes e colegas de pós-graduação, assim como amigos e familiares.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP