dez 27

Para fechar o ano de 2013 com “Chave de Ouro”, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu nos dias 20 e 23 de Dezembro duas Teses de Doutorado, defendidas pelos candidatos: Oséias da Silva Martinuci e José Roberto Nunes de Azevedo, respectivamente. Como Orientadores atuaram os docentes: Prof.Dr.Raul Borges Guimarães e Prof.Dr.Antonio Thomaz da Silva, ambos integrantes do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

A tese defendida publicamente no dia 20, realizou-se no Anfiteatro II, tendo como tema: “Equipamentos de Imagem-Diagnóstico de alta complexidade e a compreensão geográfica dos eventos em Saúde no Brasil”. E no dia 23/Dezº (no Anfiteatro I), o tema escolhido para avaliação e aprovação dos integrantes da Comissão Examinadora se relacionou às “Ações do Agrohidronegócio e as formas de controle do trabalho no Mato Grosso do Sul”.

Membros da Comissão Examinadora que estiveram reunidos no período matinal para acompanhar a defesa pública de Tese/Doutorado (dia 20): Além do Orientador já citado, o Prof.Dr.Arthur Magon Witacker e a Profª.Drª.Eliza Pinto de Almeida, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP; Aldo Aloísio Dantas da Silva, do Deptº de Geografia da Universidade Federal de Alagoas e Prof.Dr.Ricardo Mendes Dantas Junior, do Deptº de Geografia da Universidade de São Paulol/USP.

Por fim, no dia 23 reuniu-se a Comissão Examinadora com a presença e participação do Orientador (já citado) e mais: o Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP;a Prof.Drª.Sonia Maria Ribeiro de Souza e o Prof.Dr.João Cleps Junior, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG e o Prof.Dr.Enéas Rente Ferreira. Docente do Deptº de Geografia do Instituto de Geociência e Ciências Exatas.

As teses defendidas publicamente

De forma resumida, vamos reproduzir os dois temas defendidos por Oséias e José Roberto, ambos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da FCT/UNESP. O Doutorando Oséias afirma: Apresentamos no presente trabalho os resultados da investigação realizada entre 2010 e 1013 no Estado de Mato Grosso do Sul em relação ao processo em curso de dominação do capital agroindustrial canavieiro que tem atribuído em exploração marcante da mão-de-obra envolvida, a qual é constituída de trabalhadores migrantes, indígenas, somadas ainda às fileiras de trabalhadores locais, provindas dos municípios sul-mato-grossenses.

Trata-se – diz Oséias – de um processo marcante de avanço do capital no país direcionado para áreas de fronteira agrícola onde denota-se estreita aliança com o Estado. “Assim, temos interesses convergentes de latifundiários preocupados com a posse, legitimação e conseqüente garantia de lucro através da expansão da cana-de-açúcar, do próprio empresariado nacional e estrangeiro, com ou sem tradição nos setor agroindustrial canavieiro, endossados por seu turno pela ação concomitante de entidades de representação do agrohidronegócio. Logo, observa-se a estruturação de relações de poder que expressam diretamente em mazelas no território” – conclui o Doutorando.

Geografia da Saúde

O Doutorando José Roberto Nunes de Azevedo, abre sua defesa com o seguinte teor: “A realidade geográfica do mundo contemporâneo se torna cada dia mais complexa. Tomar uma de suas partes para a análise requer um recurso constante à totalidade social e espacial. Compreender os fenômenos geográficos da atualidade exige a consideração da multiplicidade de agentes sociais, das diversas dimensões da realidade social e espacial e das relações interescalares. Tal tarefa é ainda mais árdua quando consideramos um país de grandes dimensões territoriais como é o Brasil. Nesse contexto, uma Geografia comprometida com o entendimento do mundo e com a corporificação da cidadania, precisa tomar esses pressupostos no desenvolvimento de suas pesquisas”.

No parágrafo seguinte: “Na medida em que o sistema de saúde passa a ser fortemente influenciado pelo mercado, a topologia dos recursos sobre o território nacional acompanha as demais concentrações de riquezas, gerando fortes desigualdades sociais e espaciais no acesso a esse direito básico. Junto com as sofisticadas tecnologias médicas no sistema de saúde. Essas novas tecnologias são responsáveis pelo surgimento de novas concentrações e, portando, novas desigualdades em universalidade, preconizado pelo SUS”.

Finalizando a tese: “Dada a sua importância para o sistema de saúde e para a realização da cidadania, é preciso olhar para esses objetos a partir dos pressupostos que permitam desvendar a complexidade do espaço geográfico. Em face dos resultados obtidos, podemos considerar que o território é um elemento indispensável para se pensar as políticas públicas em geral; e as políticas de saúde, de forma particular. Sem ele, compromete-se por um lado, a compreensão da realidade e por outro, compromete-se a eficiência, a eficácia e a efetividade das políticas públicas. Em síntese, considerar a saúde sob a perspectiva do espaço geográfico é um passo importante para contribuirmos para uma sociedade mais justa e mais saudável” – finalizou o Doutorando José Roberto Nunes de Azevedo.

José Roberto Nunes de Azevedo defendeu a última Tese de Doutorado/2013 do Programa de Pós-Graduação em Geografia, na FCT/UNESP.

O Doutorando teve como Orientador, o Prof.Dr. Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Pres.Prudente-SP.

Oséias da Silva Martinuci se apresentou perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro II da FCT/UNESP, dia 20 de Dezembro, onde defendeu Tese de Doutorado em Geografia.

Em sua defesa pública de Tese de Doutorado/Geografia, Oséias teve como Orientador o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.