mai 31

Na última semana- mais propriamente entre os dias 23 a 25/Maio – o Campus da Unesp em Presidente Prudente sediou o 39º EREA – Encontro Regional de Ensino de Astronomia, que reuniu nada menos que 72 Escolas Públicas Estaduais e Municipais, capacitando 130 Professores, bem como alunos do curso de graduação do Departamento de Física, Química e Biologia da Unesp. A Abertura oficial do Encontro foi feita às 08h30 no Auditório I pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Vice-Diretor da FCT/UNESP, tendo falado também outros oradores.

A partir do momento em que foi aberto o 39º EREA, a coordenação dos trabalhos ficou a cargo do Prof.Dr.Angel Fidel Peña, com a participação de inúmeros convidados. Dentre os quais, representantes da UERJ, MAST, UNICAMP, OBA e UNESP. Uma equipe liderada pela Profª Maria Salete teve brilhante atuação, representando a EE “Antonio Almeida Prado” da cidade de Iepê/SP, que apresentou um “Show de Astronomia”com avançada tecnologia no inicio da noite de 6ª feira (24/Maio), no Auditório I da FCT/UNESP.

A primeira palestra versou sobre “O ensino da Astronomia no Brasil” e foi ministrada apelo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica/OBA. As demais palestras foram proferidas pelos Profs.Drs.Rodolpho Caniato/UNICAMP (Astronomia e o cidadão do mundo); Eugênio Reis/MAST (O Sistema Solar e a Revolução Estelar) e Rodolfo Langhi/UNESP (Erros conceituais no ensino da Astronomia). Bruna Senra/UERJ fez ampla exposição sobre Observações do Sol. Pedro Zile/MAST desenvolveu nas Oficinas uma representação teatral do Sistema Solar.

Além das Palestras e Oficinas que se desenvolveram no decorrer do período, com a presença de renomadas personalidades, o que mais chamou a atenção de todos foi a construção e lançamento de foguetes (produzidos com o uso de garrafas PET), em numero aproximado de 100. O responsável por essa inovação foi o Prof.Dr. João Batista Garcia Canalle/OBA que orientou sobre a construção de foguetes, culminando com os lançamentos no campo de futebol da Unesp, na tarde de 6ª feira/24 e manhã de sábado/25, marcando o encerramento do evento, às 12hs.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Ato de Abertura oficial do 39º Encontro Regional de Ensino de Astronomia/EREA realizou-se no Auditório I da FCT/UNESP e foi presidido pelo Prof.Dr.Marcelo Messias (Vice-Diretor). O evento foi bastante significativo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório esteve superlotado, reunindo representações de 72 Escolas da cidade e região,com centenas de professores e alunos previamente inscritos. O Prof.Dr.João Batista Garcia Canalle/OBA foi o 1º palestrante.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para uma grande platéia presente ao ato de lançamento, as informações mais importantes para se atualizar com os últimos avanços da tecnologia. A programação incluiu além das palestras, Oficinas para a construção de foguetes (PET).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª Maria Salete trouxe para a FCT/UNESP sua equipe com um “Show de Astronomia”, representando a EE “Antonio de Almeida Prado” da cidade de Iepê – São Paulo. O show surpreendeu pela sua categoria e alta tecnologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este sorriso do Coordenador do 39º EREA, juntamente com sua Assistente é mais do que uma demonstração que tudo correu bem. O evento se concretiza e chama a atenção de todos, especialmente com a construção de foguetes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O campo de futebol da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp se transformou pela 1ª vez, numa base de lançamento de foguetes, um fato inédito na história de Presidente Prudente. Alguns artefatos ultrapassaram 100 m. de trajetória.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E aí vai um dos foguetes construídos durante a realização do Encontro Regional de Ensino de Astronomia na FCT/UNESP numa demonstração clara de que o evento foi marcante e correspondeu à expectativa de todos os participantes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 28

Representantes do Brasil, Estados Unidos, Cuba e Argentina estiveram reunidos durante três dias (15 a 17/Maio) no campus da Unesp em Presidente Prudente, especialmente para debater questões do Trabalho, Ambientais e da Saúde do Trabalhador. A Abertura foi feita pelo Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Prof.Dr.Marcelo Messias. Presença também no Seminário Internacional do Prof.Andrew Herod, da Universidade da Geórgia/EUA; Profª.Drª.Maria da Glória Fabregat Rodriguez, do Centro de Estudos Ambientais Cienfuego/ Cuba (Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde), e Jorge Amâncio Pickenhayin, da Unversidad Nacional de San Juan/Argentina.

Logo após a abertura, com o Canto e Execução do Hino Nacional Brasileiro e saudações de boas vindas a todos os participantes do evento, foi anunciada a 1ª atividade do dia: Exposição do tema pelos integrantes da Mesa. Foi o início da mesa redonda, com posterior debate envolvendo docentes e alunos inscritos através do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os trabalhos foram coordenados pelo Prof.Juscelino Bezerra.

O Prof.Dr. Antonio Thomaz Junior (do Departamento de Geografia da FCT/UNESP), um dos organizadores desse evento internacional opinou que as relações sociais de trabalho que dão sustentação às diferentes situações e formas de (des)realização do trabalho e os conflitos a elas vinculados estão nos permitindo situar a etapa atual do processo sociometabólico do capital que impacta diretamente a classe trabalhadora sobre a marca destrutiva que redefine e potencia os novos papeis sociais do trabalho.

O Prof.Thomaz acrescenta: “Compreender os desafios postos, requer que decifremos as contradições, os conteúdos e os significados territoriais das diferentes expressões do trabalho, mediatizadas, pois, pela seguinte indagação central: quem é o sujeito coletivo do século XXI, capaz de amalgamar e potenciar a luta emancipatória e de resistência, e que faz parte da classe trabalhadora? Isso requer coragem para darmos continuidade aos nossos questionamentos , as hipóteses que nos expõem às condições contemporâneas da sociedade do capital, às disjunções existentes nos enfoques e abordagens sobre o trabalho, a classe trabalhadora ou o mais diretamente, acerca de quem a compõe e que por conseguinte, tem potência para transformar o mundo atual” – frisou

Evento de repercussão

Não resta a menor dúvida: Este evento está sendo considerado de ampla repercussão no continente, pois os temas abordados dizem respeito ao Caribe (na América Central), através da representação de Cuba, América do Sul com enfoque especial para a Argentina e Brasil – juntamente com os Estados Unidos – representados por docente da Universidade da Geórgia, na América do Norte. A trajetória da pesquisa desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas do Trabalho, Ambiente e Saúde expressa predomínio da compreensão dos impactos sobre os trabalhadores, o ambiente e a sociedade.

A 1ª Mesa redonda do Seminário, abordou o tema:Questões de trabalho – Ambientais e da Saúde em tempos da negação anunciada da Qualidade de vida do Trabalhador”, com Andrew Herod /Universidade da Geórgia/Estados Unidos; Maria da Glória Fabregat Rodriguez/ IEA-Cienfuegos/Cuba; Jorge Amâncio Pickenhagin/Universidade Nacional de San Juan-Argentina; Profs.Drs.Antonio Thomaz Júnior, Antonio Cesar Leal e Raul Borges Guimarães /FCT-UNESP – Campus de Presidente Prudente. Foram constituídos Grupos de Trabalhos que atuaram durante todo o período do evento internacional. A Mesa redonda foi retomada nas últimas horas que marcaram o encerramento desse Simpósio Internacional.

Em relação ao Pontal do Paranapanema, existe uma preocupação constante: o que fazer para preservar a natureza e proteger a biodiversidade? Trabalhadores radicados nos Assentamentos se dizem ameaçados pela transgressão do espaço, com a aplicação de Agrotóxicos por Aviões agrícolas, que já exterminaram a maior parte das abelhas e suas colméias, assim como o “bicho da seda”. O pior é a absorção de resíduos tóxicos por centenas de famílias que residem e trabalham na área específica dos Acampamentos, com a contaminação das hortaliças, dos mananciais que abastecem de água os moradores, aves e animais domésticos.

Construindo caminhos para a pesquisa em Geografia comprometida com a Saúde do Trabalhador e o Ambiente Natural e Social, foi o tema desenvolvido pelo Prof. Dr. Raul Borges Guimarães. A apresentação de Projetos do Coletivo CETAS, foi atribuída ao Prof.Dr. Antonio César Leal, da Coordenação do evento. Outro docente da FCT/UNESP que marcou sua atuação foi o Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior. Ele comandou a Sistematização das discussões e apontamentos de ações conjuntas, bem como a inserção internacional do Coletivo. Os três docentes integram o Departamento de Geografia, que promoveu com sucesso mais um evento de alta qualidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou mais este evento internacional. O Prof.Dr.Marcelo Messias (Vice-Diretor) presidiu o ato inaugural.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Thomaz Júnior (Departamento de Geografia/Unesp), coordenou o Encontro Internacional realizado no Auditório/Discente V, prestigiado por renomados pesquisadores de outros países.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos os pronunciamentos verificados durante este evento internacional mereceram atenção especial, não só dos presentes, mas também de outros participantes através do sistema de vídeo conferência.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As atenções do público presente no Auditório da FCT/UNESP se voltam agora para o representante dos Estados Unidos, Prof.Dr. Andrew Herod, da Universidade da Geórgia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Representando a Argentina (Universidade Nacional de San Juan), o Prof.Dr. Jorge Amâncio Pickenhagin, ao lado de outros pesquisadores internacionais. Dentre eles, Cuba e Estados Unidos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª. Drª. Maria da Glória Fabregat Rodriguez, veio de Cuba – IEA /Cienfuegos – especialmente para relatar à platéia presente no Auditório da Unesp, o que vem sendo feito de mais avançado em seu país.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 28

Na última quinta-feira (23 de maio), realizou-se no Auditório/Discente V da FCT/UNESP, a aula magna do Programa de Pós-graduação em Educação, ministrada pelo Prof. Doutor Bernard Charlot, docente da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Tema desenvolvido pelo visitante: “Relação dos jovens com o saber na sociedade contemporânea”. O evento presidido pelo Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – contou com a significativa participação de Alunos dos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Professores e membros da comunidade.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação da instituição, foram estabelecidos alguns parâmetros para o desenvolvimento da aula magna. Qual o propósito de ir à escola? Qual o motivo de estudar ou não querer estudar? Qual o sentido de aprender, compreender, seja na escola ou fora dela? Essas questões foram colocadas pelo Prof. Charlot ao iniciar sua fala aos presentes, levando-nos a refletir sobre o que a escola significa nos dias atuais e sobre o trabalho que lhe é atribuído em tempos de novos arranjos familiares e sociais em que a escola também é chamada a desempenhar um papel mais amplo; sem que se perca de vista sua importância como detentora de especificidades que só ela pode ensinar e que fazem sentido dentro do espaço escolar.

Para o Prof. Bernard Charlot, a escola não ensina suas lógicas simbólicas, tornando-se um lugar de sofrimento que mantém uma relação binária com o saber, privilegiando sistemas de avaliações em detrimento de um processo contínuo e renovador de aprendizagem.

Nas palavras de Charlot, a escola tem a tarefa da hominização (tornar homem), da singularização (desenvolver características individuais e da socialização (tornar-se membro de um grupo); e que o saber é resultado de uma soma da atividade intelectual, do sentido e do prazer, que mais do que motivação (externa), necessita da mobilização (interna), para acontecer.

As contribuições apresentadas por Charlot foram fundamentais para refletirmos sobre as relações do aluno com o saber e com a escola, bem como sobre a situação caótica de nosso sistema educacional. Além dessa importante contribuição, tivemos a oportunidade de ouvir um profissional, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente e que serve de referência para pesquisas sobre as reações do jovem com o saber e a escola.

A realização de “aulas” magnas para inaugurar o período letivo do Programa de Pós-graduação em Educação, tem sido uma tradição que permite aos Alunos e Professores, oportunidades de troca de conhecimentos, informações e experiências. São fatores fundamentais, especialmente para futuros profissionais em formação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP presidiu o ato de Abertura da Aula Magna, no Auditório/Discente V em Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Bernard Charlot, da Universidade Federal de Sergipe e Doutor em Educação p/Universidade de Paris, é apresentado e cumprimentado em nome da comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Aula Magna ministrada pelo Prof.Charlot está relacionada ao tema: “Relação dos jovens com o saber na sociedade contemporânea”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório/Discente V recebeu um expressivo número de participantes que teve a oportunidade de ouvir um Profissional, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Professor Charlot falou a respeito de sua atuação no Brasil e das condições em que vive a sociedade atual, especialmente os jovens, com o saber e a Escola.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 24

A Empresa Júnior de Estatística da FCT/UNESP (EJEST) realizou no período de 15 a 18 de maio de 2013, o III Simpósio de Estatística Aplicada da Ejest (III Seajest), com o objetivo de apresentar as várias áreas de aplicação da estatística no mercado de trabalho aos alunos do curso. A Abertura do evento ocorreu no 15/Maio, às 9hs, seguido de inúmeras palestras até o encerramento no Sábado, 18/Maio, às 12 hrs, com Mesa Redonda sob a coordenação do Prof.Dr.Mário Tarumoto.

Neste ano, a programação do evento foi bastante diversificada, tendo contado com palestras na área financeira, recursos humanos, marketing político, saúde, consultoria estatística, além de palestras acadêmicas. No total, o evento contou com onze palestras, atividades culturais e esportivas, culminando com a realização da Mesa redonda, onde os alunos do curso de Estatística da FCT/UNESP tiveram importante participação. Esse momento foi muito significativo, pois vários estudantes utilizaram o espaço para tirar suas dúvidas em relação à atuação do Estatístico.

Nesse contexto que marcou a etapa final do Simpósio de Estatística Aplicada da Ejest (III Seajet), um destaque especial à mesa que conduziu os trabalhos, onde tomaram parte os seguintes membros: Paula Regina Bonifacio – do Hospital do Servidor Público do município de São Paulo; Ronaldo Alves, da Paloni Consultoria; Rodolfo Sarubi, da C&M Software e Serviços; Rodrigo Momentel, da Data3 Pesquisas; Hugo Pretti, do HSBC de Curitiba e Taciana Oliveira Shimizo, pós-grad. Matemática Aplicada e Computacional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Ano Internacional da Estatística

No período compreendido entre 15 e 18/Maio, as palestras versaram sobre: Modelagem de dados para risco de crédito (Palestrante: Leopoldo Bugarelli Carvalho); Marketing Político (Daniel Machado); Postura profissional e racionamento com os colegas de trabalho (Guilherme Piai Silva); Análise de dados de titulação utilizando um modelo de regressão log-gama-/Weibull (Elizabeth Mie Hashimoto); Ajuste de modelos de Regressão Linear aplicado à dados do PIB Brasileiro (Prod.Dr.Manoel Ivanildo Silvestre Bezerra).

Em continuidade, outros temas e os seguintes participantes: Gerenciamento de Projetos (Augusto Márcio Litholdo); Estatística – Conceitos, cenários e perspectivas profissionais (Prof.Dr.Klaus Schlünzen Jr); Análise Fatorial de Corespondências: Ideias básicas e aplicações (Prof.Pedro Ferreira Filho); A Estatística Aplicada como Instrumento de Gestão para Resultados (Ronaldo Alves); Trajetórias de carreira e autodesenvolvimento – desafios e descobertas (Joana Braga F.M.Bronze); Evidenciação estatística aplicada à saúde: delineando estudos transversais e de casos de controle (Paula Bonifácio).

Foram quatro dias de palestras que serviram para motivar os alunos com o mercado profissional, além de servir como um momento de integração entre os alunos do curso, professores e profissionais atuantes no mercado. O maior ganho foi representado pela visibilidade atingida pelo evento, possibilitando desta forma, maior facilidade para o ingresso dos alunos no mercado de trabalho. Ressaltamos ainda que esta foi mais uma realização que contou com o patrocínio Associação Brasileira de Estatística (ABE), Conselho Regional de Estatística (CONRE3), Cultura Inglesa, Sr.Boteco, além do apoio do Departamento de Estatística e do Curso de Estatística da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O III Simpósio de Estatística Aplicada da Ejest/2013, realizado na FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – teve como Coordenador o Prof.Dr.Mario Tarumoto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na mesa redonda que marcou o encerramento do evento, participantes do evento: Paula Regina Bonifacio, Ronaldo Alves e Rodolfo Sarubi, Hugo Pretti e Taciana Oliveira Shimizo

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Não só palestrantes, mas também docentes, dirigentes e alunos participantes do III Simpósio que se realizou pelo 3º ano consecutivo na FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Eventuais dúvídas levantadas por alunos do curso de Estatística Aplicada da Ejest e outros interessados, foram prontamente pelos componentes da mesa redonda.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na mesa redonda que marcou o encerramento deste evento, foi ressaltada a atuação de todos os palestrantes, docentes e alunos do curso de Estatística, comemorando o Ano Internacional da Estatística.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 21

Os preparativos para a realização do 28º Festival de Pipas “Raul Albieri” do Jornal O Imparcial, com apoio da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp será realizado no dia 11 de Agosto/9hs. O local definido para sua realização pela primeira vez será o campo de futebol. A decisão foi tomada e confirmada durante a última reunião em que participaram: Diretores do Jornal O Imparcial, FCT/UNESP, Promotor de Justiça da Infância e Juventude e representantes da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Educação, bem como Tiro de Guerra 02/063,Polícia Militar e Grupo de Escoteiros.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi representada pelo seu Diretor, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol; o Jornal O Imparcial se fez representar pelo seu Diretor-Administrativo, Deodato da Silva; a Promotoria de Justiça, Infância e Juventude pelo Dr.Luiz Antonio Miguel Ferreira e a titular da Secretaria Municipal de Esportes, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, a Tute. O tema adotado para o Festival será: “Juventude e Cidadania”, que toda e qualquer Pipa inscrita deve fazer alusão.

O Promotor Luiz Antonio Miguel Ferreira revelou que em recente pesquisa realizada em Presidente Prudente, foi apurado que existe atualmente um expressivo número de crianças, jovens e adolescentes, equivalente a quase 30% do censo realizado pelo IBGE em 2010. Desta forma, a população classificada nessa faixa etária da população equivale a 60 mil crianças, jovens e adolescentes. O evento ora programado para 11 de Agosto é fundamental e da mais alta importância para a comunidade local e regional.

“Projetos que envolvem Educação, Cultura, Esportes e Lazer nos ajudam a abordar esses jovens de uma forma que eles compreendam melhor o que é cidadania. Ou seja: tem a linguagem deles” – diz o Promotor Luiz Antonio – que acrescenta: “cidadania também é lazer; e por meio deste, as crianças conseguem aprender que ser cidadão é participar das decisões da sociedade, cuidar e cumprir seus deveres e respeitar tanto os outros quanto a natureza e a si mesmas para que tenham uma vida saudável” – concluiu.

Nesse encontro realizado no Anfiteatro VI da FCT/UNESP foi sugerido que os convites sejam feitos a outros parceiros do evento, como: Conselhos Municipais da Pessoa com deficiência (Condef); de Educação (Comed); Coordenadoria da Juventude e outros órgãos. Ficou também definido o acréscimo ao Regulamento do Festival de Pipas – parágrafo 3º – Categoria Maior: a Pipa “necessariamente” deve fazer alusão ao tema proposto , isto é, “Juventude e Cidadania”.

O evento em sua 28ª Edição tem seu regulamento oficial e mantém a raiz e as tradições que o caracterizam; reunindo todos os anos, milhares de participantes numa festa pública de Cultura, Lazer e Recreação. A próxima reunião preparatória do Festival (penúltima) está prevista para o dia 10/Junho, às 10hs na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Diretor-Administrativo do Jornal O Imparcial, Deodato da Silva chega à Unesp juntamente com a Secr.do Semepp, Maria Cristina B.M.Netto (Tute) para a reunião com o Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Dr.Luiz Antonio M.Ferreira também participa do encontro no Anfiteatro VI com o Diretor da FCT/UNESP e demais parceiros envolvidos na preparação do evento a ser realizado em 11 de Agosto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Policia Militar, Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiros e ou tras Instituições já estão incorporados ao esquema de trabalho e preparação do 28º Festival Pipas/2013. Tudo será concentrado no campo de futebol da Unesp, desde as primeiras horas do dia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 21

Frente a uma Comissão Examinadora de seis membros (constituída por dois Orientadores), o candidato Igor França Catalão – do Programa de Pós-Graduação em Geografia – fez sua defesa pública de Tese de Doutorado no dia 15 de Maio (período matinal), no Anfiteatro II da FCT/UNESP contando com os recursos da teleconferência e tradução simultânea em Português e Francês. A Profª Drª.Maria Encarnação Beltrão Spósito, Docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e o Prof.Dr. Loïc Grasland – Département de Geógraphie/Université d’Avignion et des Pays de Vaucluse (França), Orientadores.

Na presente defesa de tese, o tema escolhido foi: “Diferença, Dispersão e Fragmentação Socioespacial – Explorações Metropolitanas em Brasília e Curitiba”. Integrantes da banca: Profª.Drª. Eda Maria Goes/Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Profª.Drª. Ester Limonad/Instituto de Geociências, da Universidade Federal Fluminense; Prof.Dr.Laurent Vidal/ Département de Sciences Humaines Et Sociales/ Université de La Rochelle e Prof.Dr.François Moriconi-Ebrard, Directer de Recherche CNRS/Université d’Avignon et des Pays de Vaucluse.

Para o desenvolvimento dessa pesquisa, Igor França Catalão usufruiu os benefícios concedidos – através de bolsa – da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. A tese que ele defendeu publicamente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi assim resumida: “A passagem do século XX para o XXI faz se acompanhar de transformações socioespaciais intensas, as quais têm colocado em xeque o futuro da cidade.

De um lado registra-se a ampliação dos processos de individualização e segmentação social, que combinados produzem ou reiteram desigualdades. De outro, dialeticamente articulado, verifica-se a produção de tecidos urbanos cada vez mais dispersos, caracterizados por descontinuidade territorial e densidades alternantes, do centro à periferia. No bojo desses processos, a urbanização torna-se mundialmente difusa, afetando todos os espaços e articulando diferentes escalas.

No Brasil, especialmente a partir dos anos de 1970, as transformações socioespaciais supramencionadas também ocorreram, atreladas a processos nacionais de modernização. As metrópoles de Curitiba e de Brasília desenvolveram-se nesse período, cada uma ao seu modo, marcadas por desigualdades e dispersão urbana, mais acentuadas na segunda que a primeira”
É o Doutorando Igor França Catalão quem diz: Dois objetivos orientam portanto a discussão proposta nesta tese: mostrar se existe correlação entre dispersão urbana e fragmentação socioespacial; e explicar como esses processos se realizam em Brasília e Curitiba.

Estudos comparativos

“A investigação de cunho comparativo foi feita a partir de estudos e pesquisas sobre as duas Capitais e também, diretamente nas duas aglomerações por meio de observações, visitas a áreas residenciais fechadas e cidades do entorno metropolitano, onde foram entrevistados moradores. São observações registradas na tese de Doutorado, defendida no Anfiteatro II da FCT/UNESP em 15 de Maio, a partir das 8hrs da manhã, com tradução simultânea Português-Francês/Francês-Português.

“Assim, o quadro analítico da tese possibilita entender que há em Curitiba – e especialmente em Brasília – lógicas fragmentárias que favorecem a dissolução da unidade morfológica, seja pela dispersão dos tecidos urbanos, seja pela segmentação social e reprodução das desigualdades, o que se configura em limite à realização do direito à cidade, como direito à diferença. Isso leva a uma necessária reflexão sobre a noção de justiça espacial como meio mais adequado para basear a busca pela superação das desigualdades” – concluiu

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro II da FCT/UNESP, perante os membros da Comissão Examinadora, Igor França Catalão faz sua exposição de motivos na defesa de tese de Doutorado/Progr.de Pós-Graduação em Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com total segurança e convicção do foi exposto (com tradução simultânea em dois idiomas), o Doutorando ouve atentamente o que tem a dizer sua Orientadora, Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Spósito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O local onde a tese foi defendida publicamente – Anfiteatro II da FCT/UNESP – recebeu colegas e amigos do Doutorando que tiveram a oportunidade de acompanhar outros pronunciamentos em Skype p/telão.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 15

Representantes da Diretoria, dos Docentes, Discentes e Servidores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – tiveram ontem a oportunidade de conhecer detalhes do novo Projeto que está sendo implantado em todas as unidades pela Rede Viva Melhor. Foram duas palestras, proferidas no Auditório/Discente V, pela Profª.Drª. Maria Rita Marques de Oliveira e pelo médico pediatra e homeopata, Dr. Belmiro D’Arce. Tema: Saúde integral do Trabalhador da FCT/SITRA. Por sinal, as palestras foram organizadas pela SITRA (Saúde Integral do Trabalhador da FCT).

A abertura do evento foi feita pelo Vice-Diretor, Prof. Dr. Marcelo Messias, que depois de uma breve saudação, explicou os objetivos do Projeto lançado recentemente – tendo por ponto de referência – a unidade regional de Presidente Prudente, durante encontro estadual dos vice-diretores. Foi através de uma sessão de vídeo-conferência coordenada pelo Vice-Reitora, Profª.Drª.Marilza Vieira Cunha Rudge. Este 1º.Encontro Realizado em Presidente Prudente representa a concretização desse novo e importante Projeto.

A seguir, foi feita a apresentação da Profª.Drª.Maria Rita Marques de Oliveira – Docente do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu/SP – que falou sobre Rede Viva Melhor: “Hábitos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis”. A palestrante destacou os principais aspectos e objetivos desse Projeto em fase de implantação; o que representará a integração das unidades da Unesp em todo o Estado através de várias etapas, entre 2013 e 2016.


A Arte de Trabalhar e Viver Saudável

O 2º palestrante, Dr. Belmiro D’Arce (FCT/UNESP) – médico pediatra e homeopata – destacou: “A arte de trabalhar e viver com saúde”. O tema é bastante envolvente e ressalta as necessidades básicas do organismo para ter uma sobrevivência sadia e feliz. Necessidades básicas com alimentação equilibrada e saudável, consumo de água, evitar os excessos de gordura, sódio, açúcar, etc.

É o próprio palestrante quem nos explica: “Desconfortos, sintomas e doenças, ainda que simples, comprometem o bem-estar pessoal, diminuem a produtividade no trabalho e provocam elevados gastos financeiros para a empresa. A saúde é uma condição indispensável para que o ser humano mantenha seu bem-estar pessoal e expresse sua excelência profissional. Promover a saúde é um benefício através do qual a empresa atrai e mantém seus talentos profissionais em condições de bem-estar e máxima produtividade.

É importante transmitir conhecimentos e motivação para produzir práticas de prevenção e cura de sintomas e doenças, e a conquista de saúde. A causa mais importante do adoecer humano são os hábitos de vida errados, a maneira inadequada como as pessoas tratam o seu corpo, sem promover o atendimento de suas necessidades básicas que são: água, alimento, exercício físico, repouso, higiene, paz, segurança e amor”.


Quanto mais se come, menos se vive

Dr.Belmiro D’Arce acrescenta em seu comentário especial para o Blog da FCT: ‘’O melhor programa de saúde é ensinar o atendimento correto dessas necessidades. Bem atendido, o organismo se apresenta com bom funcionamento de todos os seus órgãos e mais resistente às agressões naturais do meio ambiente. Valor especial para esse processo, tem a hidratação do corpo, através da ingesta de 2 a 3 litros de água por dia, e a alimentação, através do cuidado de ingerir mais alimentos vegetais – frutas, verduras, legumes – ao mesmo tempo em que diminui ou elimina o uso de açúcar, doces, gorduras e frituras, alimentos industrializados e refinados.

O controle da quantidade de alimento é fator decisivo para a saúde, devendo existir o hábito de evitar o excesso de comida nas refeições e o comer ao longo do dia, fora de hora. O corpo precisa de pouca comida. O segredo da saúde é o segredo do comer pouco. Quanto mais se come, menos se vive.

O investimento na saúde do funcionário trás muitos benefícios para a empresa:
Aumentar produtividade no trabalho. Aumentar valor social da empresa. Melhorar relacionamento interpessoal e clima. Diminuir absenteísmo e acidentes de trabalho. Diminuir gastos financeiros com doenças.

Benefícios para os próprios funcionários: Eliminar desconfortos e sofrimentos produzidos por sintomas e doenças. Diminuir gastos financeiros com doenças.
Aumentar produtividade no trabalho. Melhorar autoestima e relacionamento interpessoal no trabalho. Desenvolver responsabilidade pessoal com a saúde. Promover a saúde da família” – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Saúde Integral do Trabalhador da FCT/SITRA – tema do 1º Encontro realizado no Campus da Unesp em Pres.Prudente – cuja abertura foi feita pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Vice-Diretor, tendo dois convidados para palestras especiais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Maria Rita Marques de Oliveira – Docente do Instituto de Biociências da Unesp em Botucatu/SP – foi a 1ª palestrante especialmente para falar sobre Rede Viva Melhor: Hábitos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao concluir sua exposição, a Profª. Drª. Maria Rita Marques de Oliveira foi questionada sobre diversos assuntos ligados ao tema que ela desenvolveu. Houve completa interação, sendo esclarecidas todas as dúvidas existentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 2º palestrante foi o Dr. Belmiro D’Arce (FCT/UNESP) – médico pediatra e homeopata – que falou sobre a “Arte de trabalhar e viver com saúde”. O evento foi bastante prestigiado e marcou o início de atividades de um novo Projeto.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 15

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/Presidente Prudente) promoveu no dia 10 de Maio no Anfiteatro II/14hs – defesa pública de dissertação de Mestrado a cargo do candidato Henrique Alves da Silva. Atuou como Orientador, o Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e o tema desenvolvido foi: “Transformações do Planejamento Urbano em cidades de porte médio e em cidades médias brasileiras”.

Além do Orientador referido, tiveram atuação como membros da Comissão Examinadora o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP e o Prof.Dr. Luis Renato Bezerra Pequeno, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará.

Em seu trabalho de pesquisa, Henrique Alves da Silva ressalta: “esse planejamento é produzido junto ás cidades de porte médio e cidades médias brasileiras; espaços que, por suas características especificidades, se mostram como frente de expansão do planejamento e recortes significativos para essas imagens. De maneira recíproca, o tema do planejamento urbano também comparece para ajudar a entender melhor as cidades médias, tipos urbanos cuja conceituação caminha para uma consolidação. Mas que ainda anima muitos questionamentos e pesquisas, dentre os quais destacamos aqueles que as distinguem das cidades de porte médio.

De seu lado, o Planejamento Urbano é visto como integrante da modernidade e das diversas modernizações que se produzem na cidade, na sociedade e no urbano. Em sua análise ganham destaque os processos sócio-espaciais que envolvem sua constituição, difusão, transformação e as resistências ante sua reprodução nas cidades e municípios analisados.

As cidades médias por sua vez, além dos papeis tradicionais que tiveram e acumulam ao longo do tempo, apresentam-se já há alguns anos como espaços importantes para a expansão de lógicas econômicas vigentes,ligadas à reestruturação produtiva, com a expansão dos mercados consumidores e desconcentração da produção. Essa produção estratégica da cidade média favorece também a reprodução do planejamento urbano em intensidade e densidade maiores que em cidades pequenas, apontando para uma relação próxima entre a ampliação da economia de bases urbanas e a produção do planejamento” – conclui o Mestrando

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
0 Anfiteatro II da FCT/UNESP em Presidente Prudente, foi palco de mais uma dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia no dia 10/Maio. Henrique Alves da Silva fez aqui sua defesa pública, tendo como Orientador o Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A sessão de defesa de dissertação de Mestrado/Geografia atraiu muitos interessados, especialmente colegas e amigos do Mestrando. O tema que ele desenvolveu foi relacionado às Transformações do Planejamento Urbano em cidades de Porte Médio.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 14

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu no dia 10/Maio na Sala de Apresentação de Projetos da Cartografia (14 hrs), mais uma dissertação de Mestrado. Desta vez, defendida publicamente pela candidata Elenice Cristina da Cruz, tendo como Coordenador o Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP.

Tema desenvolvido pela Mestranda: “Proposta e análise de métodos para Georreferenciamento e cadastramento de atributos de redes elétricas urbanas em atendimento às normas da ANEEL“. Atuaram como membros integrantes da Comissão Examinadora a Profª. Drª. Arlete Aparecida Correia Meneguette, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – e a Profª. Drª. Eliana Edérle Dias Chaves, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

Citando publicações da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – diz Elenice Cristina da Cruz em sua defesa de dissertação de Mestrado: “O Brasil tem apresentado nos últimos anos grande aumento de investimentos em infraestrutura, o que tem feito crescer as exigências para a manipulação dos dados descritivos e das informações geográficas para fins de suporte ao processo de tomada de decisões.

No campo da energia elétrica não poderia ser diferente: quanto maior a demanda por implantações de redes elétricas, maior deverá ser a produção de geoinformação. Assim, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2008 publicou a primeira versão do PRODIST – Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico – e em 2009 publicou o MCPSE (Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico).

Um dos objetivos comuns destes documentos é promover a padronização da apresentação das informações dos ativos das distribuidoras de energia elétrica, obrigando as distribuidoras a disponibilizarem para a agência reguladora a BDGD (Base de Dados Geográfica da Distribuidora) . No contexto – diz o Mestrando – esse trabalho tem como objetivos: propor , executar e comparar três métodos distintos de georreferenciamento e cadastramento por imagens de um conjunto de atributos existentes na rede elétrica urbana e exigidos pela ANEEL.

O primeiro método é através da aquisição de dados (posição e fotografia) via pedestre; o segundo, usando imagens disponíveis no Google Street View e o terceiro, a através do uso de metodologia apresentada elo sistema de mapeamento móvel (SMM). No Método Mi obteve-se o maior número de atributos e valores identificados. Na comparação relacionando os posicionamentos das entidades geográficas, comprovou-se que os três métodos atendem a precisão posicional estabelecida pela ANEEL. Foram ainda analisadas as restrições dos métodos e as despesas e produtividade alcançadas em cada método” – finaliza a Mestranda Elenice Cristina da Cruz.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora se reúne na Sala de Apresentação de Projetos da Cartografia para avaliar a defesa de dissertação de Mestrado da candidata Elenice Cristina da Cruz.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador da Mestranda foi o Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva (do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP) ,ao lado dos demais membros da Comissão Examinadora.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 11

Nos dias 06 e 07 de Maio desenvolveu-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – o XX Seminário de Avaliação do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica/SAGEC, que reuniu além de um grande número de docentes e alunos de graduação e pós-graduação, convidados e visitantes. Entre os quais, representantes da ESGT-Le Mans/França e Universidades Federais do Paraná-UFPR- e UFV, de Viçosa/MG. A Abertura verificou-se às 08h00 do dia 6/Maio pelo Coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP, Prof.Dr.José Milton Arana.

O primeiro enfoque do dia mereceu atenção especial: Soluções em VANT pelo Engenheiro Cartógrafo, Wesley Polezel – Santiago e Cintra Geotecnologias. Seguiu-se a Profª.Drª. Maria de Lourdes Bueno T.Galo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas – Linhas de Pesquisa. E após breve intervalo para o café da manhã, o retorno dos trabalhos com o Prof.Dr.Laurent Polidori (ESGT,Le Mans/França; Mariana Batista Campos e Mathias Claude Nicolas Paget, que abordaram os temas: Estrutura Curricular do Curso de Engenharia Cartográfica:desafios futuros e Experiência de Intercâmbio no projeto Brafitec.

No período da tarde, novos trabalhos a cargo do Eng.Cartógrafo Thiago Tiedtke dos Reis – Sensor Map Geotecnologia, falando da experiência profissional de um egresso e o Eng.Agrimensor André Luiz Neves de Souza (Petrobras),que evidenciou a Geodésia Offshore na Petrobras. Finalizando a programação do dia, foram abordados dois outros temas ligados à experiência profissional através de outros dois docentes: Prof.Dr.Edmur Azevedo Pugliesi (FCT/UNESP) e Eng.Carlos Wesley Polezel/Santiago e Cintra Geotecnologias.

No dia 07 de Maio, a programação do XX SAGEC incluiu no período das 08h00 às 08h30 – Sistema CONFEA/CREA – Atribuição Profissional pelo Prof.Dr.Paulo de Oliveira Camargo; Engenharia de Agrimensura e Cartografia – UFV – Experiências na Alteração da grade curricular pelo Prof.Dr.Moisés Ferreira Costa, da Universidade Federal de Viçosa-UFV/MG e Prof.Dr.Luís Augusto Koenig Veiga, da Universidade Federal do Paraná/UFPR. E após breve intervalo para o café, Mesa redonda: Reestruturação Curricular do curso de Engenharia Cartográfica – FCT/UNESP, com a participação de vários membros. Entre eles, o Prof.Dr.José Milton Arana (Coordenador); Prof.Dr. João Fernando Custódio da Silva (Mediador); Profs.Drs.Luís Augusto K.Veiga e Moisés Ferreira Costa, respectivamente, representantes das Universidades Federais do Paraná e Viçosa/MG.

Avaliação inicial

O Coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP, Prof.Dr.José Milton Arana fez uma avaliação inicial do evento deste ano e concluiu que “reunir professores e alunos – além da comunidade cartográfica em geral – para um evento técnico e científico é uma missão muito importante”. É também da maior importância: debater com professores e alunos do curso de Engenharia Cartográfica, assuntos correlacionados com a formação para o aprimoramento acadêmico; trazer ex-alunos para proferir palestras. E assim, contribuir com as discussões relacionadas com a profissão e adequação do Curso, às necessidades atuais da comunidade.

Como resultado desse evento – o XX Seminário de Avaliação do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica/SAGEC – realizado no Auditório da FCT/UNESP – foram apresentados assuntos relacionados ao desenvolvimento do Curso de Engenharia Cartográfica, abordando aspectos do Mercado de Trabalho; formação de Engenheiro Cartógrafo e atribuições profissionais. Ou seja: assuntos que podem ser considerados comuns entre todos os cursos e os Profissionais do país. Com a intenção de contribuir para a formação do Engenheiro Cartógrafo, neste evento, foi enfatizada a necessidade da reestruturação curricular do Curso de Graduação da FCT/UNESP – concluiu o Prof. Arana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– O XX Seminário de Avaliação do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP recebeu centenas de participantes, com a coordenação do Prof.Dr.José Milton Arana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Soluções em VANT – com uma demonstração sobre a eficiência desse novo equipamento da moderna tecnologia foi assunto importante desse evento, com exposição do Eng.Cartógrafo,Wesley Polezel.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª. Drª.Maria de Lourdes Bueno T.Galo, em sua palestra deu ênfase especial ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas/Linhas de Pesquisa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes também mereceu atenção especial dos organizadores do evento. Importante palestra foi ministrada por um representante do Corpo de Bombeiros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mesa redonda teve como Mediador, o Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva e participação nos debates dos Profs.Drs: José Milton Arana, Moisés Ferreira Costa e Luis Augusto K.Veiga,da Unesp,UFV e UFPR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP – único no Estado de São Paulo – está completando em 2013, seus 36 anos de implantação. O evento do XX SAGEC evidenciou esse significativo acontecimento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento deste evento, um agradecimento a todos os participantes – em especial: docentes, alunos e convidados que o prestigiaram nessa nova etapa. Na foto: presença dos principais palestrantes deste ano.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP