mai 31

Na última semana- mais propriamente entre os dias 23 a 25/Maio – o Campus da Unesp em Presidente Prudente sediou o 39º EREA – Encontro Regional de Ensino de Astronomia, que reuniu nada menos que 72 Escolas Públicas Estaduais e Municipais, capacitando 130 Professores, bem como alunos do curso de graduação do Departamento de Física, Química e Biologia da Unesp. A Abertura oficial do Encontro foi feita às 08h30 no Auditório I pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Vice-Diretor da FCT/UNESP, tendo falado também outros oradores.

A partir do momento em que foi aberto o 39º EREA, a coordenação dos trabalhos ficou a cargo do Prof.Dr.Angel Fidel Peña, com a participação de inúmeros convidados. Dentre os quais, representantes da UERJ, MAST, UNICAMP, OBA e UNESP. Uma equipe liderada pela Profª Maria Salete teve brilhante atuação, representando a EE “Antonio Almeida Prado” da cidade de Iepê/SP, que apresentou um “Show de Astronomia”com avançada tecnologia no inicio da noite de 6ª feira (24/Maio), no Auditório I da FCT/UNESP.

A primeira palestra versou sobre “O ensino da Astronomia no Brasil” e foi ministrada apelo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica/OBA. As demais palestras foram proferidas pelos Profs.Drs.Rodolpho Caniato/UNICAMP (Astronomia e o cidadão do mundo); Eugênio Reis/MAST (O Sistema Solar e a Revolução Estelar) e Rodolfo Langhi/UNESP (Erros conceituais no ensino da Astronomia). Bruna Senra/UERJ fez ampla exposição sobre Observações do Sol. Pedro Zile/MAST desenvolveu nas Oficinas uma representação teatral do Sistema Solar.

Além das Palestras e Oficinas que se desenvolveram no decorrer do período, com a presença de renomadas personalidades, o que mais chamou a atenção de todos foi a construção e lançamento de foguetes (produzidos com o uso de garrafas PET), em numero aproximado de 100. O responsável por essa inovação foi o Prof.Dr. João Batista Garcia Canalle/OBA que orientou sobre a construção de foguetes, culminando com os lançamentos no campo de futebol da Unesp, na tarde de 6ª feira/24 e manhã de sábado/25, marcando o encerramento do evento, às 12hs.

O Ato de Abertura oficial do 39º Encontro Regional de Ensino de Astronomia/EREA realizou-se no Auditório I da FCT/UNESP e foi presidido pelo Prof.Dr.Marcelo Messias (Vice-Diretor). O evento foi bastante significativo.

O Auditório esteve superlotado, reunindo representações de 72 Escolas da cidade e região,com centenas de professores e alunos previamente inscritos. O Prof.Dr.João Batista Garcia Canalle/OBA foi o 1º palestrante.

Para uma grande platéia presente ao ato de lançamento, as informações mais importantes para se atualizar com os últimos avanços da tecnologia. A programação incluiu além das palestras, Oficinas para a construção de foguetes (PET).

A Profª Maria Salete trouxe para a FCT/UNESP sua equipe com um “Show de Astronomia”, representando a EE “Antonio de Almeida Prado” da cidade de Iepê – São Paulo. O show surpreendeu pela sua categoria e alta tecnologia.

Este sorriso do Coordenador do 39º EREA, juntamente com sua Assistente é mais do que uma demonstração que tudo correu bem. O evento se concretiza e chama a atenção de todos, especialmente com a construção de foguetes.

O campo de futebol da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp se transformou pela 1ª vez, numa base de lançamento de foguetes, um fato inédito na história de Presidente Prudente. Alguns artefatos ultrapassaram 100 m. de trajetória.

E aí vai um dos foguetes construídos durante a realização do Encontro Regional de Ensino de Astronomia na FCT/UNESP numa demonstração clara de que o evento foi marcante e correspondeu à expectativa de todos os participantes.