mai 15

Representantes da Diretoria, dos Docentes, Discentes e Servidores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – tiveram ontem a oportunidade de conhecer detalhes do novo Projeto que está sendo implantado em todas as unidades pela Rede Viva Melhor. Foram duas palestras, proferidas no Auditório/Discente V, pela Profª.Drª. Maria Rita Marques de Oliveira e pelo médico pediatra e homeopata, Dr. Belmiro D’Arce. Tema: Saúde integral do Trabalhador da FCT/SITRA. Por sinal, as palestras foram organizadas pela SITRA (Saúde Integral do Trabalhador da FCT).

A abertura do evento foi feita pelo Vice-Diretor, Prof. Dr. Marcelo Messias, que depois de uma breve saudação, explicou os objetivos do Projeto lançado recentemente – tendo por ponto de referência – a unidade regional de Presidente Prudente, durante encontro estadual dos vice-diretores. Foi através de uma sessão de vídeo-conferência coordenada pelo Vice-Reitora, Profª.Drª.Marilza Vieira Cunha Rudge. Este 1º.Encontro Realizado em Presidente Prudente representa a concretização desse novo e importante Projeto.

A seguir, foi feita a apresentação da Profª.Drª.Maria Rita Marques de Oliveira – Docente do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu/SP – que falou sobre Rede Viva Melhor: “Hábitos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis”. A palestrante destacou os principais aspectos e objetivos desse Projeto em fase de implantação; o que representará a integração das unidades da Unesp em todo o Estado através de várias etapas, entre 2013 e 2016.


A Arte de Trabalhar e Viver Saudável

O 2º palestrante, Dr. Belmiro D’Arce (FCT/UNESP) – médico pediatra e homeopata – destacou: “A arte de trabalhar e viver com saúde”. O tema é bastante envolvente e ressalta as necessidades básicas do organismo para ter uma sobrevivência sadia e feliz. Necessidades básicas com alimentação equilibrada e saudável, consumo de água, evitar os excessos de gordura, sódio, açúcar, etc.

É o próprio palestrante quem nos explica: “Desconfortos, sintomas e doenças, ainda que simples, comprometem o bem-estar pessoal, diminuem a produtividade no trabalho e provocam elevados gastos financeiros para a empresa. A saúde é uma condição indispensável para que o ser humano mantenha seu bem-estar pessoal e expresse sua excelência profissional. Promover a saúde é um benefício através do qual a empresa atrai e mantém seus talentos profissionais em condições de bem-estar e máxima produtividade.

É importante transmitir conhecimentos e motivação para produzir práticas de prevenção e cura de sintomas e doenças, e a conquista de saúde. A causa mais importante do adoecer humano são os hábitos de vida errados, a maneira inadequada como as pessoas tratam o seu corpo, sem promover o atendimento de suas necessidades básicas que são: água, alimento, exercício físico, repouso, higiene, paz, segurança e amor”.


Quanto mais se come, menos se vive

Dr.Belmiro D’Arce acrescenta em seu comentário especial para o Blog da FCT: ‘’O melhor programa de saúde é ensinar o atendimento correto dessas necessidades. Bem atendido, o organismo se apresenta com bom funcionamento de todos os seus órgãos e mais resistente às agressões naturais do meio ambiente. Valor especial para esse processo, tem a hidratação do corpo, através da ingesta de 2 a 3 litros de água por dia, e a alimentação, através do cuidado de ingerir mais alimentos vegetais – frutas, verduras, legumes – ao mesmo tempo em que diminui ou elimina o uso de açúcar, doces, gorduras e frituras, alimentos industrializados e refinados.

O controle da quantidade de alimento é fator decisivo para a saúde, devendo existir o hábito de evitar o excesso de comida nas refeições e o comer ao longo do dia, fora de hora. O corpo precisa de pouca comida. O segredo da saúde é o segredo do comer pouco. Quanto mais se come, menos se vive.

O investimento na saúde do funcionário trás muitos benefícios para a empresa:
Aumentar produtividade no trabalho. Aumentar valor social da empresa. Melhorar relacionamento interpessoal e clima. Diminuir absenteísmo e acidentes de trabalho. Diminuir gastos financeiros com doenças.

Benefícios para os próprios funcionários: Eliminar desconfortos e sofrimentos produzidos por sintomas e doenças. Diminuir gastos financeiros com doenças.
Aumentar produtividade no trabalho. Melhorar autoestima e relacionamento interpessoal no trabalho. Desenvolver responsabilidade pessoal com a saúde. Promover a saúde da família” – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Saúde Integral do Trabalhador da FCT/SITRA – tema do 1º Encontro realizado no Campus da Unesp em Pres.Prudente – cuja abertura foi feita pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Vice-Diretor, tendo dois convidados para palestras especiais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Maria Rita Marques de Oliveira – Docente do Instituto de Biociências da Unesp em Botucatu/SP – foi a 1ª palestrante especialmente para falar sobre Rede Viva Melhor: Hábitos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao concluir sua exposição, a Profª. Drª. Maria Rita Marques de Oliveira foi questionada sobre diversos assuntos ligados ao tema que ela desenvolveu. Houve completa interação, sendo esclarecidas todas as dúvidas existentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 2º palestrante foi o Dr. Belmiro D’Arce (FCT/UNESP) – médico pediatra e homeopata – que falou sobre a “Arte de trabalhar e viver com saúde”. O evento foi bastante prestigiado e marcou o início de atividades de um novo Projeto.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.