out 29

Durante dois dias (23 e 24/Outº) a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou o I Encontro de Agroecologia do Pontal do Pontal do Paranapanema. O evento presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Dire tor da FCT/UNESP – despertou o maior interesse não só das autoridades e dos órgãos competentes, mas também da comunidade regional que se reuniu para debater diversos problemas ligados ao setor fundiário, à ocupação das terras e produtividade rural, especialmente os Assentamentos que são centenas na área Estadual e 17 sob jurisdição federal.

A principal convidada (que abriu o evento de Agroecologia) foi a Profª.Drª. Ana Maria Primavesi – Agrônoma Pioneira/92 anos – com formação acadêmica pela Universidade de Viena, e integrada à Universidade Federal de Santa Maria/RS. Em 60 anos de carreira, ela deu aulas, escreveu oito livros, dezenas de artigos e conquistou os maiores prêmios. Também é detentora da maior premiação em Agricultura no Brasil, com reconhecimento internacional.

Em sua palestra, Dona Ana disse que “o solo é a coisa mais compensadora que existe; e só pelo cheiro é possível saber tudo que deve ser feito para conservá-lo fértil e produtivo”. Acrescentou que a produção depende não só do adubo, mas do amor de quem o cultiva e até mesmo o solo arenoso pode ser produtivo”. Em tom de brincadeira afirmou que “ninguém come dinheiro; o que precisamos é amar e valorizar a natureza; e se tem gente morrendo de fome é porque não sabe produzir. Acho que a conservação do solo é o caso mais importante. O campo oferece solo saudável, água potável e todos os nutrientes indispensáveis à produção de alimentos“.

A programação alusiva à realização desse I Encontro Agroecológico foi extensa e durante sua realização por dois dias no Auditório da Unesp em Presidente Prudente, manteve a casa lotada; a maioria procedente das áreas ocupadas por assentamentos no Pontal do Estado. São os seis mil famílias de empreendedores representados por pequenos produtores dedicados à Agricultura familiar. Aliás, esse foi o tema do encontro desenvolvido pela primeira vez nesta região do Estado: Agricultura familiar, soberania alimentar: autonomia e biodiversidade.

Nos primeiros momentos do Encontro, formou-se a Mesa e convidadas pelo Cerimonial a fim de fazer parte, as personalidades mais importantes, representando todas as instituições dedicadas ao atendimento do meio rural. Na cadeira principal, o Diretor da Unesp e nas demais, o Diretor Executivo da Fundação ITESP; Incra, Conab, Embrapa, APTA, MST, CATI, Codeter, Pontal Agroecológico, Ong “Ser cidadania” e outras instituições. Na ocasião foi prestada uma homenagem póstuma ao Prof.Carlos Augusto Moraes de Araujo (Cory) de destacada atuação. Trata-se de ex-docentes da Unesp em Ilha Solteira, recém-falecido.

Para animar o ambiente, veio de Mirante do Paranapanema – especialmente convidado pelos organizadores do evento – o cantor e solista de viola, Mineirinho que deu um Show à parte. Os anfitriões foram o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, representando a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e o Diretor Executivo da Fundação ITESP, Marco Pilla.

Jefferson Ferreira Lima, um dos lideres do movimento que deu origem ao I Encontro de Agroecologia do Pontal do Paranapanema (realizado no Auditório da Unesp), afirma que há mais de dez anos existem ações pontuais desenvolvidas por várias entidades em prol dos agricultores dessa área do extremo oeste paulista. De certa forma – diz ele – é preciso criar um mecanismo para que possamos produzir de forma sustentável, com qualidade e sem risco de saúde por parte do agricultor. A presença da veterana Ana Maria Primavesi entre nós, representa mais um incentivo ao nosso trabalho. A história dela serve para questionar o que nós denominamos “revolução verde”; sem comprometer o meio ambiente e a saúde do produtor e do consumidor.

Até o encerramento, na tarde de 24 de Outubro todos os integrantes desse Encontro estiveram empenhados em avaliar o que se passa no âmbito territorial do Pontal do Paranapanema, para elaboração de um documento conclusivo. Suas perspectivas com vistas ao futuro na questão agroecológica, movimentos sociais, ensino técnico, extensão rural e pesquisas agropecuárias. Tudo isso foi passado em revista no decorrer do Encontro, que terminou com uma Plenária, onde todos puderam se manifestar livremente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mesa que presidiu os trabalhos, com abertura oficial feita pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP. Para a 1ª.palestra, uma convidada muito importante: Profª.Drª.Ana Maria Primavesi, detentora de várias premiações.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Mineirinho”veio de Mirante do Paranapanema com sua viola, para animar a festa. E deu conta do recado, seguido por palestrantes especialmente convidados para o I Encontro de Agroecologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mais uma vez, o Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – esteve superlotado. Os palestrantes ocuparam a maior parte do tempo com importantes pronunciamentos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Pontal do Paranapanema é hoje foco das atenções gerais. Mas inúmeros problemas aguardam soluções, prometidas mas não cumpridas . Isso motivou a realização deste Encontro, que é o 1º no extremo oeste paulista.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O maior número de assentamentos rurais (centenas) mais 17 assentamentos federais estão implantados na área territorial do Pontal do Estado. Mas a Agricultura familiar está exigindo maior atenção do Governo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Jefferson Ferreira de Lima, um dos organizadores do evento defende a tese de que é preciso criar um mecanismo para que todos possam produzir de forma sustentável, com qualidade e sem riscos à saúde dos agricultores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todas as entidades envolvidas nesse trabalho de valorização do homem do campo foram cientificadas da importância deste I Encontro de Agroecologia do Pontal, visando o desenvolvimento sustentável.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 29

Neste final de Outubro/2012 aumentou consideravelmente a movimentação no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente. Dentre as atividades desenvolvidas pelo Programa de pós-graduação/Geografia, uma dissertação de Mestrado defendida pela aluna Erika Cristina Nesta Silva, sob orientação do Prof. Dr. Osvaldo Rodrigues Nunes, docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. O tema da dissertação foi: ”Formação de depósitos tecnogênicos e relações com o uso e ocupação do solo, no perímetro urbano de P residente Prudente-SP”.

A defesa pública de dissertação de Mestrado realizou-se na tarde de 25 de Outubro de 2012, tendo como local o Anfiteatro VII e a candidata usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. Além do Orientador já citado, presença e participação de outros dois membros da Banca: Prof.Dr. Alex Ubiratan Goossens Peloggia, do Centro Universitário Senac e Profª.Drª Encarnita Salas Martin, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp – Presidente Prudente-SP.

Em sua dissertação, diz a candidata ao Mestrado: O estudo sobre a presença de depósitos tecnogênicos em meio urbano e rural tem sido alvo de pesquisas no Brasil… A cidade de Presidente Prudente-SP apresenta estas formações em diversos locais. Em geral, tem-se observado a presença de depósitos tecnogênicos em áreas de ver tentes próximas aos cursos d’água, em feições erosivas e, em especial, no interior de planícies aluviais, por serem estas consideradas como áreas receptoras de materiais transportados de montante.

Estas formações, tidas como uma das formas de materialidade da atividade humana na superfície terrestre, apresentam características dos processos de uso e ocupação locais. No caso de Presidente Prudente foram estudadas seis formações diferentes no entorno do perímetro urbano, nos seguintes loteamentos: Parque Residencial Francisco Belo Galindo, Parque Alexandrina, Jardim Itapura II, Distrito Industrial Antonio Crepaldi, Vila Nova Prudente e Residencial Maré Mansa.

Após trabalho de campo para reconhecimento da presença de formações tecnogênicas nesses locais, bem como para analisar os aspectos sócio ambientais foram coletadas amostras de cada um desses depósitos, com o auxílio de tubos de PVC de seis polegadas, com um metro de comprimento. Com as amostras contidas nesses tubos, foram realizadas análises visuais e físicas dos materiais sedimentares e manufaturados presentes em cada camada de deposição reconhecida após abertura no sentido longitudinal dos tubos no Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos da FCT/UNESP.

Através dessas análises, das observações realizadas em campo, dos conhecimentos e dados obtidos pela bibliografia consultada e das cartas temáticas e esquemas ilustrativos, foi possível a compreensão dos fatores presentes direta e indiretamente e na formação dos depósitos tecnogênicos, bem como o estabelecimento das r elações entre esses fatores. Desta forma, o estudo dos depósitos tecnogênicos possibilitou uma melhor compreensão da relação sociedade-natureza estabelecida nos locais estudados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Erika Cristina Nesta Silva se faz ouvir na defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa Pós-graduação em Geografia, tendo como Orientador, o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia se desenvolve a dissertação de Mestrado, tendo como integrantes da Banca Examinadora – além do Orientador – Os Profs.Drs.Encarnita Salas Martin/FCT-UNESP e Alex Ubiratan Goossens Peloggia/Senac.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Érika fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Geografia com muita segurança e abordou o tema: Formação de depósitos tecnogênicos e relações com o uso e ocupação do solo no perímetro urbano de Pres.Prudente-SP

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 24

Entre 15 e 29 de Outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou importante evento científico e cultural: a “I Semana da Química e Física: duas áreas, uma orígem” que reuniu grande número de participantes. Também registrou-se a presença de importantes convidados que ministraram palestras, minicursos, oficinas, apresentação de inúmeros trabalhos e Mesa redonda. A abertura foi feita pelo Prof.Dr.Angel Fidel Vilche Peña, Coordenador do evento, representando a Diretoria da FCT/UNESP.

De forma intercalada foram feitas diversas demonstrações e brincadeiras envolvendo estudantes de Química e Física, além de um show de humor com a “Troupe Quimiatividade”. Na noite de encerramento, shows musicais com a participação de vários grupos artísticos formados na própria Universidade (FCT/UNESP). O 1º minicurso – “Potencial do Software ORIGIN como ferramenta para desenvolvimento de trabalhos científicos” foi ministrado pelo Prof.Dr.Nelson Veissid, do INPE, no dia 16 de Outubro.

O 2º minicurso foi ministrado pelo Prof.Dr.Eduardo René Perez Gonzales, da FCT/UINESP, tendo como tema:”Reciclagem e conversão de subprodutos de indústria sucroalcooleira para produção de materiais orgânicos”. O minicurso III foi ministrado pelo Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino e Profª.Drª.Ana Maria Pires,ambos da FCT/UNESP e versou sobre: “Expectropia: Teoria e aplicações”. O 4º e último minicurso ficou a cargo dos Profs.Drs.Neri Alves e Tiago Carneiro Gomes/FCT-UNESP, tendo como tema:”Análise dimensional”.

Palestras foram confiadas aos Profs.Drs.: Paulo Sérgio Fiorato e Divino José da Silva, ambos da FCT/UNESP. Títulos: “O erro como forma de avaliação” e “História e Filosofia da Ciência”; enquanto a última palestra (3) ficou a critério do Prof.Dr.Joaquim Nóbrega/IQ-UFCAR,tendo por título: “Algumas considerações sobre Ética na Pesquisa”. Oficinas A e B confiadas ao Prof.Dr.Angel Fidel V.Peña e Profª.Vanessa Malafaia, sob títulos: “Confecção de Luneta com material de baixo custo” e “Introdução à LIBRAS”.

A Mesa redonda, promovida em meio à realização do evento no dia 17 de Outubro de 2012 versou sobre: ”Influências da graduação no futuro docente” sob atuação dos Profs.Drs.:Carlos José Leopoldo, Homero Marques Gomes, Paulo César de Almeida Raboni e Profª.Drª.Rosiane de Fátima Ponce. No encerramento da I Semana da Química e da Física, na noite de 19 de Outubro, participação e envolvimento de todos os inscritos, incluindo estudantes e docentes de Pós-graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob a presidência do Prof.Dr.Ange Fidel V.Peña, foram declarados abertos os trabalhos da ”I Semana da Química e Física: duas áreas, uma origem” na FCT/UNESP, seguindo-se diversos pronunciamentos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Potencial de Software ORIGIN como ferramenta para desenvolvimento de trabalhos científicos, fez parte do Minicurso ministrado pelo Prof. Dr. Nelson Veissid, do INPE. Depois, o espaço foi aberto para a Troupe Quimiatividade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório do Discente V da FCT/UNESP foram desenvolvidas todas as atividades preparadas especialmente para a realização da I Semana da Química e da Física no Campus da Unesp em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os grupos representados nessas competições de caráter científico tudo fizeram para superar as expectativas da plateia presente, embora nem tudo fosse tão fácil como era esperado no decorrer das competições.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cada um dos competidores se esmerou ao máximo para a conquista da melhor classificação. Mas o resultado não demorou muito; foi apenas o tempo necessário para a realização das provas na prática.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Por fim, a plateia teve também sua participação na realização dessas provas e pode se manifestar livremente, aprovando ou reprovando o ato desempenhado pelos dois grupos de estudantes de química e física.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E para alegrar o ambiente e marcar o sucesso de mais uma realização realizou-se um Show musical, com instrumental e grupos vocais que se revezaram nas suas apresentações no Auditório da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 22

Para defender tese de Doutorado/Programa de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – o candidato Nelson Fernandes Felipe Junior se apresentou perante a Banca Examinadora (especialmente constituída) no dia 15 de Outubro. O Orientador foi o Prof.Dr.Mário Rogério Silveira, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e o tema escolhido: “O Transporte marítimo de cabotagem e longo curso e sua importância para a economia brasileira”.

A Banca Examinadora reuniu-se no Anfiteatro II da FCT/UNESP a partir das 08h30 do dia 15, estando presentes – além do Orientador – os Profs. Drs. Frederic Jean Marie Monié, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; Ricardo Abid Castillo, da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP; Arthur Magon Whitacker, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT-UNESP de Presidente Prudente e Lisandra Pereira Lamoso, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD-MS .

O tema defendido pelo Doutorando em sua tese foi assim resumido: “O transporte marítimo (cabotagem e longo curso) é, ao mesmo tempo, indutor e resultado da mundialização do capital e do desenvolvimento econômico. É fundamental para a circulação do capital e reflete o aprimoramento da logística no setor. Trata-se de um modal estratégico para o escoamento de mercadorias no espaço e imprescindível para a economia nacional. Assegura a articulação inter-regional, a formação de redes e fluxos e a intermediação entre produtor e mercado”.

Nelson Fernandes Felipe Junior, acrescenta: “Os portos são pontos mordais de chegada e saída de diversos tipos de mercadorias (bens primários e industrializados), satisfazendo as demandas corporativas, planejamento setorial, os investimentos infraestruturais e as estratégias logísticas das empresas”. E para finalizar: “A modernização do setor portuário e marítimo brasileiro contribui para a expansão das exportações e importações e intensifica a reprodução do capital”.

Clique para ampliar!
A Banca Examinadora reunida no Anfiteatro II da FCT/UNESP no dia 15/Outº para acompanhar e avaliar a tese de Doutorado/Programa de Geografia defendida pelo candidato Nelson Fernandes Felipe Jr. Aqui, todos se manifestam a respeito da tese.

Clique para ampliar!
Tendo como Orientador, o Prof.Dr.Márcio Rogério Silveira, da Univ.Federal de Santa Catarina/UFSC, o Doutorando Nelson Fernandes Felipe Junior faz sua defesa de tese e ouve atentamente o que dizem os membros da Banca Examinadora.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 18

No último dia 16 de Outubro, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a aluna do Programa de Pós-Graduação/Geografia, Dayana Aparecida Marques de Oliveira fez sua defesa de dissertação de Mestrado perante a Banca Examinadora. Foi seu Orientador e se fez presente ao ato previamente marcado, o Prof. Dr. Marcio Rogério Silveira, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Também fizeram parte da Mesa como membros integrantes da Banca Examinadora, os Profs. Drs. Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT-UNESP e Roberto França da Silva Junior, do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

A Mestranda, fez sua exposição de forma detalhada na tarde de 16 de Outubro de 2012; e logo após teve a oportunidade de acompanhar a manifestação de cada componente da Banca, opinando a respeito de seu trabalho de pesquisa que versou sobre o Transporte público coletivo em Presidente Prudente: Planejamento, Mobilidade e Acessibilidade na produção do espaço urbano. Trata-se de um problema que envolve toda uma comunidade representada por milhares de habitantes da Cidade-polo de desenvolvimento regional.

O tema mereceu capítulo especial no resumo da dissertação conforme segue: “Nas cidades brasileiras, em que o automóvel possui maior prioridade que transporte público coletivo, problemas relativos à mobilidade dos passageiros são comuns, os quais acarretam dificuldades de acesso aos destinos desejados. As decisões tomadas no âmbito de planejamento urbano e do planejamento de transportes fundamentais para minimizar esses problemas, esbarram em diversos interesse existentes nas cidades, impedindo que algumas decisões e ações necessárias para tornar o sistema de transporte público coletivo mais equitativo sejam tomadas”.

Em Presidente Prudente – diz Dayana Aparecida Marques de Oliveira – os problemas relativos ao transporte público coletivo e que influenciam diretamente na acessibilidade, estão atrelados ao estabelecimento do sistema viário, a distribuição dos meios de consumo coletivos, ao planejamento do transporte público coletivo e a localização dos bairros periféricos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tendo como Orientador, o Prof.Dr.Márcio Rogério Silveira, da UFSC a candidata Dayane Aparecida Marques de Oliveira fez sua dissertação de Mestrado/Geografia na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema: Transporte público coletivo em Presidente Prudente, mereceu atenção especial de todos os integrantes da mesa no dia 16 de Outubro. no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 17

No período de 9 a 12 de Outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou um dos mais importantes eventos de cunho científico e cultural: a XIII Jornada do Trabalho, que enfocou assuntos atualizados e os mais diversificados. Inúmeras personalidades de renome nacional e internacional – especialmente convidadas – participaram desse encontro que teve como Coordenador , o Prof. Dr. Antonio Thomaz Junior . do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Tema principal: “A irreformabilidade do capital e os conflitos territoriais no limiar do séc.XXI: os novos desafios da Geografia do Trabalho”.

A Abertura solene ocorreu no Auditório/Discente V e foi presidida pelo Vice-Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias, seguindo-se a primeira Conferência a cargo do Prof.Dr.Ricardo Antunes, da UNICAMP. Na parte da tarde a Mesa de Abertura com abordagem do tema:”As complexas tramas do trabalho e os novos desafios para o século XXI”, envolvendo representantes do MST, Zelitro Luz da Silva; da UNESP/Marília, Giovana Alves; Antonio Celso Ferreira, da CEDEM-UNESP/São Paulo e Antonio Thomaz Jr. do CEGET-UNESP/Presidente Prudente.

No período noturno, o tema escolhido foi:”Da degradação do trabalho aos impactos na saúde do trabalhador. As proximidades invisíveis de um processo destrutivo”, tendo como debatedores: Maria Aparecida Rodrigues, do CEREST/ Presidente Prudente; Cristiano Lourenço Rodrigues, Procurador do MPT/Presidente Prudente; Ildeberto Muniz de Almeida, da FM-UNESP/Botucatu; Laércio Vidal Matias, do Movimento Social APLER e Marcelo Dornelles Carvalhal, do CEGeT-UNESP/Ourinhos.

Os dias 10 e 11 de Outubro foram reservados para trabalhos de campo, simpósios. Reunião e confraternização. Nos dois Simpósios realizados no dia 11 de Outubro no Auditório/Discente V, foram avaliados os diversos problemas apresentados por conflitos pelo acesso à terra, à água e agroecologia. Num 2º encontro, discutida a questão da degradação e saúde ambiental do trabalho no campo e na cidade. Na parte final dos simpósios, houve reunião da Rede CEGeT, seguida de confraternização de todos os participantes.

No Feriado religioso de 12 de Outubro (dedicado à Nossa Sra.Aparecida), as atividades da XIII Jornada do Trabalho na Unesp foram desenvolvidas normalmente. Pela manhã e à tarde, Grupos de Trabalhos (GT’s) nas Salas de Aulas do Discente V; e à noite – a partir das 20hs – Mesa de Encerramento (equivalente a mesa redonda), sob o tema:”Trabalhadores em meio a irreformabilidade do capital, intervenção do Estado e políticas públicas”.

Na etapa derradeira da XIII Jornada de Trabalho na UNESP em Presidente Prudente, presença e participação destacada de Raquel Santos Santana, da UNESP/Franca; Jorge Luis Souto Maior, da Faculdade de Direito da USP; Rubens Germano, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Venceslau/SRT e Jorge Ramon Montenegro Gomez, do CEGeT e Universidade Federal do Paraná/UFPR.

Único evento do gênero no Brasil e no mundo

Conforme se esperava a Jornada do Trabalho/2012 teve ampla repercussão, com elogiosas referências à sua organização e apresentação, sendo prestigiada pelas maiores autoridades do Trabalho em âmbito regional e nacional. Foi organizada pelo CEGeT (Grupo de Pesquisas Centro de Estudos de Geografia do Trabalho) e liderada pelo Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, que assim a definiu: “Em relação a XIII JT tenho a dizer que alcançamos nossos objetivos, tendo em vista que a temática central “A irreformabilidade do capital e os conflitos territoriais no limiar do século XXI: os novos desafios da Geografia do Trabalho”, foi abordada sob vários ângulos, pontos de vista e por companheiros(as) que se situam em diversos campos de atuação. Sejam professores/pesquisadores, juristas ou sindicalistas militantes.

O Coordenador do evento disse ainda que a unanimidade que compareceu em todos os momentos, vinculou-se à concordância em torno da informabilidade do capital, ou seja: a necessidade precípua de se construir outra sociedade. E a negativa em relação às reformas selou os “compromissos” entre os participantes. A realização dos trabalhos de campo na 4ª feira também marcou fortemente as intenções de discutirmos as temáticas mais expressivas” – enfatizou o Prof.Thomaz Jr.

“A começar pela fragmentação das lutas protagonizadas pelos movimentos sociais envolvidos pela posse das terras no Pontal do Paranapanema. Sobretudo pelas condições de trabalho e de exploração nos ambientes controlados pelo agrohidronegócio canavieiro; bem como a ausência de políticas públicas eficientes em relação à agricultura familiar/camponesa, que é responsável pela produção de alimentos, limitando-os à sobrevivência. E em face disso, sem condições de terem garantidas as condições mínimas de manutenção da família no lote. Em decorrência: que a luta pela terra possa continuar a garantir a entrada em cena de novos sujeitos camponeses nas terras griladas do Pontal.

Para nós, que atuamos em pesquisas e ações voltadas para o entendimento de diversas expressões do trabalho, inserido em condições adversas em relação aos ataques do Capital e do Estado é “entendível” o estágio de barbárie que chegamos no Século XXI. Porém, não aceitamos: e continuaremos a denunciar o descaso e a ausência de políticas públicas para atenuar o sofrimento, a exclusão e as desfavoráveis condições de vida e trabalho dos trabalhadores” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento dos mais alto significado realizou-se no Campus da Unesp em Presidente Prudente e teve sua Abertura Oficial na noite de 09 de Outº e presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como Coordenador desse evento, o Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, As temáticas mais expressivas fizeram parte desse importante encontro realizado pelo 13º ano consecutivo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A UNICAMP se fez representar na XIII Jornada do Trabalho em Presidente Prudente, pelo Prof.Dr.Ricardo Antunes, Responsável pela Conferência de Abertura, do mais alto significado para os participantes e dirigentes do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Trabalhos de campo e Simpósios marcaram a continuidade dessa Jornada.Mesa redonda também fez parte do evento promovido em Pres.Prudente pelo Grupo de Pesquisas do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho/CEGeT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Personalidades importantes compareceram ao Auditório da Unesp a fim de prestigiar a realização da XIII JT, considerado único do gênero, no Brasil e no mundo. As mais importantes Instituições foram aqui representadas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos momentos finais, um agradecimento especial do Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, a todos que participaram e em nome de todos que fizeram parte da organização e realização desse significativo evento realizado na FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 14

No dia 11 de Outubro (período da tarde), realizou-se no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – mais uma defesa de tese de Doutorado/Programa de Geografia, com a presença do candidato Leandro Bruno Santos. Como Orientador o Prof.Dr.Eliseu Saverio Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Tema escolhido: “Estado, industrialização e os espaços de acumulação das multilatinas”.

Demais componentes da Banca Examinadora (incluindo o Orientador): Prof.Dr.Carlos Antonio Brandão, da Universidade Federal Rural do Ri o de Janeiro/UFRJ; Profª.Drª.. Lisandra Pereira Lamoso, da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Federal da Grande Dourados/MS; Prof.Dr.Carlos José Spindola, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e Profª.Drª.Adriana Renata Verdi, do Instituto de Economia Agrícola – IEA.

Em sua exposição de motivos, disse o Doutorando: “A partir dos anos 90, instituições internacionais, imprensa especializada em assuntos econômicos e trabalhos acadêmicos trataram de enfatizar o aumento considerável dos fluxos de Investimentos Diretos Estrangeiros (IDE) oriundos de países subdesenvolvidos. Esse fenômeno apresenta, historicamente diferentes ciclos e alterações de importância entre as regiões e os países. Com o seu aprofundamento, porém, as assimetrias espaciais – centro e periferia – são redefinidas e produzidas novas espacialidades, particularmente a relativização das relações Norte-Sul e o fortalecimento das relações materiais Sul-Sul”.

Depois, Leandro acrescenta mais informações: “O principal objetivo que norteia essa tese é a compreensão do papel desempenhado pelas principais empresas e grupos multinacionais latino-americanos, Multilatinas, originários de quatro países: Argentina, Brasil, Chile e México, no processo de concentração e centralização em escala mundial, com o destaque principalmente, à atuação do Estado, aos ramos econômicos, às formas de inserção internacional, às escalas espaciais de acumulação e as diferentes frações de capitais”.

Perante os membros integrantes da Banca Examinadora e o público que compareceu ao Anfiteatro I, ele mostrou gráficos e fez um relato detalhado da situação econômica, dizendo que o processo de industrialização ocorreu fundamentado na ampliação da desigualdade social e regional; na transferência de excedentes entre classes sociais e setores econômicos, no constante desequilíbrio externo e na dependência da entrada de capitais e do endividamento interno e externo.

Leandro explica que os capitais locais avançaram fundamentalmente em bens de consumo não duráveis, bens intermediários e apresentaram alguns progressos em bens de capital. O Estado entrou diretamente na produção de bens intermediários e na dotação de infraestrutura econômica. Os capitais estrangeiros avançaram nos ramos mais dinâmicos.

“Os grupos econômicos são formas organizacionais caracterizados por um conjunto de firmas de atuação em diferentes ramos econômicos, que podem ou não ser relacionados, dependendo das capacidades tecnológicas/gerenciais e das economias de escala e escopo potenciais montadas sobre o controle comum. De uma ou mais famílias ou grupos de investidores que decidem pelo contexto institucional e estratégias de crescimento, abrir o capital das firmas ou do próprio grupo” – esclarece o Doutorando.

Leandro Bruno Santos, diz ainda: A nossa tese é que a emergência das multilatinas está relacionada de um lado, ao acirramento da concorrência oligopólica mundial – agudizada pelas políticas de abertura – em indústrias intensivas em capital e, de outro lado, às capacidades distintivas construídas – atuação diversificada, operação em espaços desiguais, crises e estrangulamentos externos, etc em cada um dos capitalismos latino-americanos. Essas frações de capital, enquanto particularidades do movimento geral do capital, respondem ao acirramento da concorrência e à coação pela acumulação progressiva alargando seus contextos espaciais de acumulação. Mas são as suas condutas e estratégias baseadas em vantagens competitivas construídas em “ambientes” singulares, que lhes permitem alterar os padrões de concorrência em suas indústrias e assumir a condição de importantes players mundiais”- finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Leandro Bruno Santos faz sua defesa de tese de Doutorado/Programa de Geografia perante a Banca Examinadora reunida no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A respeito da tese de Pós-graduação que desenvolveu, o Doutorando é ouvido atentamente por todos os membros da Banca, juntamente com o Orientador, Prof.Dr.Eliseu Savero Sposito e colegas da Faculdade, que foram prestigiá-lo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No palco do Anfiteatro, ele acompanha o julgamento de sua tese com avaliação geral de tudo que pesquisou e incorporou no conteúdo de seu trabalho de Doutorado em Geografia pela FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 14

Tendo como Orientador, o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a aluna do Programa de Geografia, Melina Fushimi fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no Anfiteatro VI, na tarde do dia 11 de Outubro de 2012. O tema desenvolvido foi: “A Morfodinâmica da paisagem das áreas rurais de Presidente Prudente.

Juntamente com o Orientador (já citado), fizeram parte da Banca Examinadora, especialmente constituída a Profª.Drª.Maria Cristina Perusi, da Coordenadoria Executiva da Unidade da Unesp/Ourinhos e a Profª.Drª.Cenira Maria Lupinacci da Cunha, do Deptº de Planejamento Territorial e Geoprocessamento do Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

Em sua defesa de dissertação, a Mestranda relata:”A interferência da sociedade na natureza, quando ocorrida de moo desordenado e sem práticas conservacionista s, pode proporcionar paisagens degradadas e meios morfodinâmicos instáveis, vulneráveis às manifestações erosivas principalmente lineares. Nesse contexto, o objetivo principal do trabalho é compreender a morfodinâmica da paisagem das áreas rurais do município de Presidente Prudente/SP, elaborando o mapa de vulnerabilidade ambiental dos processos erosivos lineares”.

O mapa – afirmou Melina Fushimi – foi elaborado em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), resultante e da correlação entre as variáveis da paisagem (geomorfologia, clinografia, classes de solos, uso da terra e cobertura vegetal) e representados em mapas temáticos. “Além disso, os compartimentos de relevo e as feições geomorfológica através de oito pontos de amostragem dos solos, situados próximos aos quatro perfis topográficos elaborados”.

Nos tópicos finais, a Mestranda ressalta no resumo de seu trabalho de pesquisa: “ Assim, com base na inter-relação dos elementos ambientais que compõem a paisagem, a materialização da relação sociedade-natureza foi observável na área de estudo. Por meio do surgimento de feições erosivas lineares (sulcos, ravinas e voçorocas), decorrentes de ações agrícolas sem planejamento ambiental adequado” – conclui.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Geografia foi desenvolvida no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia pela aluna Melina Fushimi, no dia 11/Outº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador foi o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP juntamente com as Profªs.Drªs. Maria Cristina Perusi, Coord.Executiva/Ourinhos e Cenira M.L. da Cunha. Do Deptº de Planejamento Territorial e Geoprocessamento/Inst.de Geociências e Ciências Exatas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Amigas e colegas de curso – Programa de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente, compareceram especialmente para prestigiá-la durante a defesa de dissertação de Mestrado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 11

Wesley Bruno da Silva Machini, natural de Pirapozinho/SP é aluno do curso de graduação (5º ano) do Deptº de Física, Química e Biologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Ele é considerado Inventor de um complexo metálico para medição das funções de enzima na administração científica. Sob orientação do Prof.Dr.Marcos Fernando de Souza Teixeira, ele foi mais além: conseguiu ser destaque na Revista “Ciência Hoje” por ter conquistado duas premiações no Congresso de Iniciação Científica em 2010 e 2011.

O Protótipo que Wesley inventou já deu resultados. E ao que tudo indica poderá ser uma peça importante no desenvolvimento das pesquisas e utilização por parte dos interessados. Mesmo porque foi objeto de disputa entre mais de 100 candidatos inscritos no último Congresso de Iniciação Científica da Unesp (Exatas). E ao que tudo indica, vai agora para um Congresso Internacional a ser realizado na República Tcheca. Pela importância do evento, o estudante recebeu como prêmio uma viagem para esse Congresso no exterior.

Nos primeiros testes realizados pelo aluno com acompanhamento do orientador, ficou evidenciado que “Nitritos estão presentes no cardápio da população brasileira há muito tempo: dentro de estabilizantes e conservantes da cor da comida”. A peça inventada por Wesley poderá ser de grande utilidade na medição do teor de Nitrito em alguns alimentos. Entre eles, as Ervilhas e o Milho enlatados, que ao serem submetidos a testes indicaram existência de fraudes em relação aos percentuais que constam na Composição Química desses produtos.

Embora esteja ainda em fase de testes, o invento poderá ser aprimorado e patenteado para servir de apoio ao uso doméstico a fim de monitorar o Nitrito existente no conteúdo dos enlatados, que são no entender de Wesley, com extremamente perigosos. Especialmente por estarem relacionados a diversos tipos de câncer e até surgimento de tumores cerebrais em crianças, se o consumo for em doses elevadas.

O novo sensor ora inventado, está sendo desenvolvido na UNESP e tem capacidade de detectar e monitorar Nitritos em amostras ambientais, alimentos ou até mesmo fluídos biológicos, como o sangue como exemplo. Com isso, poderá ser uma ferramenta muito útil e de custo acessível às empresas ou grupos interessados. Wesley que ingressou na Faculdade de Ciências e Tecnologia em 2008 – após aprovação no Vestibular 2007 – está concluindo sua graduação – e pretende daqui para frente levar avante a ideia de aprimorar o sensor que ele inventou e lhe garantiu duas premiações seguidas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Departamento de Física, Química e Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – surgiu o invento que conquistou premiação no Congresso de Iniciação Científica e motivou matéria da Revista “Ciência Hoje”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador é o Prof.Dr.Marcos Fernando de Souza Teixeira que deu todo o apoio necessário ao autor do invento, estudante Wesley Bruno da Silva Machini, que está concluindo o curso com pleno êxito, depois da consagração com duas premiações simultâneas/2010-2011.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 08

No período compreendido entre 01 a 05/Outº realizou-se no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a XXIII Semana da Educação e Pedagogia. O evento promovido pelo Conselho do Curso de Pedagogia e Departamento de Educação da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – colocou em destaque temáticas que se constituem como autênticos desafios contemporâneos à Escola, especialmente: inclusão, medicalização, jogos e brincadeiras na Educação.

A abertura foi realizada no Auditório da Unesp, sendo presidida pelo Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo, representando a Diretoria da FCT, com a coordenação do Prof.Dr.Divino José da Silva, do curso de pós-graduação. Também fizeram parte da mesa a Profª.Drª.Eliane Maria Vani Ortega, Profª.Drª.Onaide Schwartz Correa de Mendonça e Profª.Drª.Renata Portela Rinaldi, da Comissão Organizadora.

O tema escolhido para definir os assuntos de maior alcance no meio educacional foi “O contexto escolar na contemporaneidade: discussões necessárias”. Além dos conferencistas convidados para o evento, realizou-se simultaneamente uma Exposição de Ikebana Sanguetsu, onde figuraram importantes trabalhos da arte milenar japonesa. Minicursos abordaram a prática dos esportes e a questão da violência sexual.

Realizou-se também a Noite Cultural, com a participação do Corpo de Baile Itinerante de Ourinhos/SP, com 26 bailarinas que fizeram sua apresentação em 11 trabalhos, desde o balé clássico até as danças populares. Orientação da Profª.Kátia Kodama; direção de Terezinha de Paula; coordenação e coreografia de Adriana Pinheiro e Adriana Frederico.

Para falar sobre o contexto escolar e a inclusão, o convidado foi o Prof.Dr.Sadao Omote, da Unesp de Marília, sendo articuladora a Profª.Drª. Renata Portela Rinaldi. As Profªs.Drªs.Marta Chaves e Adriana de Fátima Franco, da Universidade Estadual de Maringá/PR, abordaram a Medicalização na Escola; e na conferência de encerramento (dia 05/Outº), o Prof.Dr.João Batista Freire, da Unicamp que falou sobre “Jogos e brincadeiras na Educação”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo presidiu o ato inaugural, representando a diretoria da FCT/UNESP e a 1ª conferência foi ministrada pelo Prof.Dr.Sadao Omote, da Unesp de Marília/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento foi bastante prestigiado desde a primeira noite, onde atuou como articuladora a Profª.Drª.Renata Portela Rinaldi, integrante da Comissão Organizadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Corpo de Baile Itinerante da Escola Municipal de Ourinhos teve excelente participação na Semana da Educação e Pedagogia, com 26 bailarinas e 11 trabalhos de arte.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na pauta dos minicursos e apresentação de trabalhos foram enfocados problemas da violência sexual e da prática esportiva no meio universitário, com a participação dos professores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Semana da Educação e Pedagogia abordou um tema atual: O contexto escolar na contemporaneidade: discussões necessárias”, que foi apresentado na 1ª semana de Outubro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento, foi apresentado e debatido outro tema de especial significado: “Jogos e brincadeiras em Educação”, através do Prof.Dr.João Batista Freire, da UNICAMP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP