out 11

Wesley Bruno da Silva Machini, natural de Pirapozinho/SP é aluno do curso de graduação (5º ano) do Deptº de Física, Química e Biologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Ele é considerado Inventor de um complexo metálico para medição das funções de enzima na administração científica. Sob orientação do Prof.Dr.Marcos Fernando de Souza Teixeira, ele foi mais além: conseguiu ser destaque na Revista “Ciência Hoje” por ter conquistado duas premiações no Congresso de Iniciação Científica em 2010 e 2011.

O Protótipo que Wesley inventou já deu resultados. E ao que tudo indica poderá ser uma peça importante no desenvolvimento das pesquisas e utilização por parte dos interessados. Mesmo porque foi objeto de disputa entre mais de 100 candidatos inscritos no último Congresso de Iniciação Científica da Unesp (Exatas). E ao que tudo indica, vai agora para um Congresso Internacional a ser realizado na República Tcheca. Pela importância do evento, o estudante recebeu como prêmio uma viagem para esse Congresso no exterior.

Nos primeiros testes realizados pelo aluno com acompanhamento do orientador, ficou evidenciado que “Nitritos estão presentes no cardápio da população brasileira há muito tempo: dentro de estabilizantes e conservantes da cor da comida”. A peça inventada por Wesley poderá ser de grande utilidade na medição do teor de Nitrito em alguns alimentos. Entre eles, as Ervilhas e o Milho enlatados, que ao serem submetidos a testes indicaram existência de fraudes em relação aos percentuais que constam na Composição Química desses produtos.

Embora esteja ainda em fase de testes, o invento poderá ser aprimorado e patenteado para servir de apoio ao uso doméstico a fim de monitorar o Nitrito existente no conteúdo dos enlatados, que são no entender de Wesley, com extremamente perigosos. Especialmente por estarem relacionados a diversos tipos de câncer e até surgimento de tumores cerebrais em crianças, se o consumo for em doses elevadas.

O novo sensor ora inventado, está sendo desenvolvido na UNESP e tem capacidade de detectar e monitorar Nitritos em amostras ambientais, alimentos ou até mesmo fluídos biológicos, como o sangue como exemplo. Com isso, poderá ser uma ferramenta muito útil e de custo acessível às empresas ou grupos interessados. Wesley que ingressou na Faculdade de Ciências e Tecnologia em 2008 – após aprovação no Vestibular 2007 – está concluindo sua graduação – e pretende daqui para frente levar avante a ideia de aprimorar o sensor que ele inventou e lhe garantiu duas premiações seguidas.

No Departamento de Física, Química e Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – surgiu o invento que conquistou premiação no Congresso de Iniciação Científica e motivou matéria da Revista “Ciência Hoje”.

O Orientador é o Prof.Dr.Marcos Fernando de Souza Teixeira que deu todo o apoio necessário ao autor do invento, estudante Wesley Bruno da Silva Machini, que está concluindo o curso com pleno êxito, depois da consagração com duas premiações simultâneas/2010-2011.