out 29

Durante dois dias (23 e 24/Outº) a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou o I Encontro de Agroecologia do Pontal do Pontal do Paranapanema. O evento presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Dire tor da FCT/UNESP – despertou o maior interesse não só das autoridades e dos órgãos competentes, mas também da comunidade regional que se reuniu para debater diversos problemas ligados ao setor fundiário, à ocupação das terras e produtividade rural, especialmente os Assentamentos que são centenas na área Estadual e 17 sob jurisdição federal.

A principal convidada (que abriu o evento de Agroecologia) foi a Profª.Drª. Ana Maria Primavesi – Agrônoma Pioneira/92 anos – com formação acadêmica pela Universidade de Viena, e integrada à Universidade Federal de Santa Maria/RS. Em 60 anos de carreira, ela deu aulas, escreveu oito livros, dezenas de artigos e conquistou os maiores prêmios. Também é detentora da maior premiação em Agricultura no Brasil, com reconhecimento internacional.

Em sua palestra, Dona Ana disse que “o solo é a coisa mais compensadora que existe; e só pelo cheiro é possível saber tudo que deve ser feito para conservá-lo fértil e produtivo”. Acrescentou que a produção depende não só do adubo, mas do amor de quem o cultiva e até mesmo o solo arenoso pode ser produtivo”. Em tom de brincadeira afirmou que “ninguém come dinheiro; o que precisamos é amar e valorizar a natureza; e se tem gente morrendo de fome é porque não sabe produzir. Acho que a conservação do solo é o caso mais importante. O campo oferece solo saudável, água potável e todos os nutrientes indispensáveis à produção de alimentos“.

A programação alusiva à realização desse I Encontro Agroecológico foi extensa e durante sua realização por dois dias no Auditório da Unesp em Presidente Prudente, manteve a casa lotada; a maioria procedente das áreas ocupadas por assentamentos no Pontal do Estado. São os seis mil famílias de empreendedores representados por pequenos produtores dedicados à Agricultura familiar. Aliás, esse foi o tema do encontro desenvolvido pela primeira vez nesta região do Estado: Agricultura familiar, soberania alimentar: autonomia e biodiversidade.

Nos primeiros momentos do Encontro, formou-se a Mesa e convidadas pelo Cerimonial a fim de fazer parte, as personalidades mais importantes, representando todas as instituições dedicadas ao atendimento do meio rural. Na cadeira principal, o Diretor da Unesp e nas demais, o Diretor Executivo da Fundação ITESP; Incra, Conab, Embrapa, APTA, MST, CATI, Codeter, Pontal Agroecológico, Ong “Ser cidadania” e outras instituições. Na ocasião foi prestada uma homenagem póstuma ao Prof.Carlos Augusto Moraes de Araujo (Cory) de destacada atuação. Trata-se de ex-docentes da Unesp em Ilha Solteira, recém-falecido.

Para animar o ambiente, veio de Mirante do Paranapanema – especialmente convidado pelos organizadores do evento – o cantor e solista de viola, Mineirinho que deu um Show à parte. Os anfitriões foram o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, representando a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e o Diretor Executivo da Fundação ITESP, Marco Pilla.

Jefferson Ferreira Lima, um dos lideres do movimento que deu origem ao I Encontro de Agroecologia do Pontal do Paranapanema (realizado no Auditório da Unesp), afirma que há mais de dez anos existem ações pontuais desenvolvidas por várias entidades em prol dos agricultores dessa área do extremo oeste paulista. De certa forma – diz ele – é preciso criar um mecanismo para que possamos produzir de forma sustentável, com qualidade e sem risco de saúde por parte do agricultor. A presença da veterana Ana Maria Primavesi entre nós, representa mais um incentivo ao nosso trabalho. A história dela serve para questionar o que nós denominamos “revolução verde”; sem comprometer o meio ambiente e a saúde do produtor e do consumidor.

Até o encerramento, na tarde de 24 de Outubro todos os integrantes desse Encontro estiveram empenhados em avaliar o que se passa no âmbito territorial do Pontal do Paranapanema, para elaboração de um documento conclusivo. Suas perspectivas com vistas ao futuro na questão agroecológica, movimentos sociais, ensino técnico, extensão rural e pesquisas agropecuárias. Tudo isso foi passado em revista no decorrer do Encontro, que terminou com uma Plenária, onde todos puderam se manifestar livremente.

A Mesa que presidiu os trabalhos, com abertura oficial feita pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP. Para a 1ª.palestra, uma convidada muito importante: Profª.Drª.Ana Maria Primavesi, detentora de várias premiações.

“Mineirinho”veio de Mirante do Paranapanema com sua viola, para animar a festa. E deu conta do recado, seguido por palestrantes especialmente convidados para o I Encontro de Agroecologia.

Mais uma vez, o Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – esteve superlotado. Os palestrantes ocuparam a maior parte do tempo com importantes pronunciamentos.

O Pontal do Paranapanema é hoje foco das atenções gerais. Mas inúmeros problemas aguardam soluções, prometidas mas não cumpridas . Isso motivou a realização deste Encontro, que é o 1º no extremo oeste paulista.

O maior número de assentamentos rurais (centenas) mais 17 assentamentos federais estão implantados na área territorial do Pontal do Estado. Mas a Agricultura familiar está exigindo maior atenção do Governo.

Jefferson Ferreira de Lima, um dos organizadores do evento defende a tese de que é preciso criar um mecanismo para que todos possam produzir de forma sustentável, com qualidade e sem riscos à saúde dos agricultores.

Todas as entidades envolvidas nesse trabalho de valorização do homem do campo foram cientificadas da importância deste I Encontro de Agroecologia do Pontal, visando o desenvolvimento sustentável.