out 08

No período compreendido entre 01 a 05/Outº realizou-se no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a XXIII Semana da Educação e Pedagogia. O evento promovido pelo Conselho do Curso de Pedagogia e Departamento de Educação da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – colocou em destaque temáticas que se constituem como autênticos desafios contemporâneos à Escola, especialmente: inclusão, medicalização, jogos e brincadeiras na Educação.

A abertura foi realizada no Auditório da Unesp, sendo presidida pelo Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo, representando a Diretoria da FCT, com a coordenação do Prof.Dr.Divino José da Silva, do curso de pós-graduação. Também fizeram parte da mesa a Profª.Drª.Eliane Maria Vani Ortega, Profª.Drª.Onaide Schwartz Correa de Mendonça e Profª.Drª.Renata Portela Rinaldi, da Comissão Organizadora.

O tema escolhido para definir os assuntos de maior alcance no meio educacional foi “O contexto escolar na contemporaneidade: discussões necessárias”. Além dos conferencistas convidados para o evento, realizou-se simultaneamente uma Exposição de Ikebana Sanguetsu, onde figuraram importantes trabalhos da arte milenar japonesa. Minicursos abordaram a prática dos esportes e a questão da violência sexual.

Realizou-se também a Noite Cultural, com a participação do Corpo de Baile Itinerante de Ourinhos/SP, com 26 bailarinas que fizeram sua apresentação em 11 trabalhos, desde o balé clássico até as danças populares. Orientação da Profª.Kátia Kodama; direção de Terezinha de Paula; coordenação e coreografia de Adriana Pinheiro e Adriana Frederico.

Para falar sobre o contexto escolar e a inclusão, o convidado foi o Prof.Dr.Sadao Omote, da Unesp de Marília, sendo articuladora a Profª.Drª. Renata Portela Rinaldi. As Profªs.Drªs.Marta Chaves e Adriana de Fátima Franco, da Universidade Estadual de Maringá/PR, abordaram a Medicalização na Escola; e na conferência de encerramento (dia 05/Outº), o Prof.Dr.João Batista Freire, da Unicamp que falou sobre “Jogos e brincadeiras na Educação”.

O Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo presidiu o ato inaugural, representando a diretoria da FCT/UNESP e a 1ª conferência foi ministrada pelo Prof.Dr.Sadao Omote, da Unesp de Marília/SP.

O evento foi bastante prestigiado desde a primeira noite, onde atuou como articuladora a Profª.Drª.Renata Portela Rinaldi, integrante da Comissão Organizadora.

O Corpo de Baile Itinerante da Escola Municipal de Ourinhos teve excelente participação na Semana da Educação e Pedagogia, com 26 bailarinas e 11 trabalhos de arte.

Na pauta dos minicursos e apresentação de trabalhos foram enfocados problemas da violência sexual e da prática esportiva no meio universitário, com a participação dos professores.

A Semana da Educação e Pedagogia abordou um tema atual: O contexto escolar na contemporaneidade: discussões necessárias”, que foi apresentado na 1ª semana de Outubro.

No encerramento, foi apresentado e debatido outro tema de especial significado: “Jogos e brincadeiras em Educação”, através do Prof.Dr.João Batista Freire, da UNICAMP.