out 17

No período de 9 a 12 de Outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou um dos mais importantes eventos de cunho científico e cultural: a XIII Jornada do Trabalho, que enfocou assuntos atualizados e os mais diversificados. Inúmeras personalidades de renome nacional e internacional – especialmente convidadas – participaram desse encontro que teve como Coordenador , o Prof. Dr. Antonio Thomaz Junior . do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Tema principal: “A irreformabilidade do capital e os conflitos territoriais no limiar do séc.XXI: os novos desafios da Geografia do Trabalho”.

A Abertura solene ocorreu no Auditório/Discente V e foi presidida pelo Vice-Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias, seguindo-se a primeira Conferência a cargo do Prof.Dr.Ricardo Antunes, da UNICAMP. Na parte da tarde a Mesa de Abertura com abordagem do tema:”As complexas tramas do trabalho e os novos desafios para o século XXI”, envolvendo representantes do MST, Zelitro Luz da Silva; da UNESP/Marília, Giovana Alves; Antonio Celso Ferreira, da CEDEM-UNESP/São Paulo e Antonio Thomaz Jr. do CEGET-UNESP/Presidente Prudente.

No período noturno, o tema escolhido foi:”Da degradação do trabalho aos impactos na saúde do trabalhador. As proximidades invisíveis de um processo destrutivo”, tendo como debatedores: Maria Aparecida Rodrigues, do CEREST/ Presidente Prudente; Cristiano Lourenço Rodrigues, Procurador do MPT/Presidente Prudente; Ildeberto Muniz de Almeida, da FM-UNESP/Botucatu; Laércio Vidal Matias, do Movimento Social APLER e Marcelo Dornelles Carvalhal, do CEGeT-UNESP/Ourinhos.

Os dias 10 e 11 de Outubro foram reservados para trabalhos de campo, simpósios. Reunião e confraternização. Nos dois Simpósios realizados no dia 11 de Outubro no Auditório/Discente V, foram avaliados os diversos problemas apresentados por conflitos pelo acesso à terra, à água e agroecologia. Num 2º encontro, discutida a questão da degradação e saúde ambiental do trabalho no campo e na cidade. Na parte final dos simpósios, houve reunião da Rede CEGeT, seguida de confraternização de todos os participantes.

No Feriado religioso de 12 de Outubro (dedicado à Nossa Sra.Aparecida), as atividades da XIII Jornada do Trabalho na Unesp foram desenvolvidas normalmente. Pela manhã e à tarde, Grupos de Trabalhos (GT’s) nas Salas de Aulas do Discente V; e à noite – a partir das 20hs – Mesa de Encerramento (equivalente a mesa redonda), sob o tema:”Trabalhadores em meio a irreformabilidade do capital, intervenção do Estado e políticas públicas”.

Na etapa derradeira da XIII Jornada de Trabalho na UNESP em Presidente Prudente, presença e participação destacada de Raquel Santos Santana, da UNESP/Franca; Jorge Luis Souto Maior, da Faculdade de Direito da USP; Rubens Germano, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Venceslau/SRT e Jorge Ramon Montenegro Gomez, do CEGeT e Universidade Federal do Paraná/UFPR.

Único evento do gênero no Brasil e no mundo

Conforme se esperava a Jornada do Trabalho/2012 teve ampla repercussão, com elogiosas referências à sua organização e apresentação, sendo prestigiada pelas maiores autoridades do Trabalho em âmbito regional e nacional. Foi organizada pelo CEGeT (Grupo de Pesquisas Centro de Estudos de Geografia do Trabalho) e liderada pelo Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, que assim a definiu: “Em relação a XIII JT tenho a dizer que alcançamos nossos objetivos, tendo em vista que a temática central “A irreformabilidade do capital e os conflitos territoriais no limiar do século XXI: os novos desafios da Geografia do Trabalho”, foi abordada sob vários ângulos, pontos de vista e por companheiros(as) que se situam em diversos campos de atuação. Sejam professores/pesquisadores, juristas ou sindicalistas militantes.

O Coordenador do evento disse ainda que a unanimidade que compareceu em todos os momentos, vinculou-se à concordância em torno da informabilidade do capital, ou seja: a necessidade precípua de se construir outra sociedade. E a negativa em relação às reformas selou os “compromissos” entre os participantes. A realização dos trabalhos de campo na 4ª feira também marcou fortemente as intenções de discutirmos as temáticas mais expressivas” – enfatizou o Prof.Thomaz Jr.

“A começar pela fragmentação das lutas protagonizadas pelos movimentos sociais envolvidos pela posse das terras no Pontal do Paranapanema. Sobretudo pelas condições de trabalho e de exploração nos ambientes controlados pelo agrohidronegócio canavieiro; bem como a ausência de políticas públicas eficientes em relação à agricultura familiar/camponesa, que é responsável pela produção de alimentos, limitando-os à sobrevivência. E em face disso, sem condições de terem garantidas as condições mínimas de manutenção da família no lote. Em decorrência: que a luta pela terra possa continuar a garantir a entrada em cena de novos sujeitos camponeses nas terras griladas do Pontal.

Para nós, que atuamos em pesquisas e ações voltadas para o entendimento de diversas expressões do trabalho, inserido em condições adversas em relação aos ataques do Capital e do Estado é “entendível” o estágio de barbárie que chegamos no Século XXI. Porém, não aceitamos: e continuaremos a denunciar o descaso e a ausência de políticas públicas para atenuar o sofrimento, a exclusão e as desfavoráveis condições de vida e trabalho dos trabalhadores” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento dos mais alto significado realizou-se no Campus da Unesp em Presidente Prudente e teve sua Abertura Oficial na noite de 09 de Outº e presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como Coordenador desse evento, o Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, As temáticas mais expressivas fizeram parte desse importante encontro realizado pelo 13º ano consecutivo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A UNICAMP se fez representar na XIII Jornada do Trabalho em Presidente Prudente, pelo Prof.Dr.Ricardo Antunes, Responsável pela Conferência de Abertura, do mais alto significado para os participantes e dirigentes do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Trabalhos de campo e Simpósios marcaram a continuidade dessa Jornada.Mesa redonda também fez parte do evento promovido em Pres.Prudente pelo Grupo de Pesquisas do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho/CEGeT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Personalidades importantes compareceram ao Auditório da Unesp a fim de prestigiar a realização da XIII JT, considerado único do gênero, no Brasil e no mundo. As mais importantes Instituições foram aqui representadas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos momentos finais, um agradecimento especial do Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, a todos que participaram e em nome de todos que fizeram parte da organização e realização desse significativo evento realizado na FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.