out 22

Para defender tese de Doutorado/Programa de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – o candidato Nelson Fernandes Felipe Junior se apresentou perante a Banca Examinadora (especialmente constituída) no dia 15 de Outubro. O Orientador foi o Prof.Dr.Mário Rogério Silveira, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e o tema escolhido: “O Transporte marítimo de cabotagem e longo curso e sua importância para a economia brasileira”.

A Banca Examinadora reuniu-se no Anfiteatro II da FCT/UNESP a partir das 08h30 do dia 15, estando presentes – além do Orientador – os Profs. Drs. Frederic Jean Marie Monié, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; Ricardo Abid Castillo, da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP; Arthur Magon Whitacker, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT-UNESP de Presidente Prudente e Lisandra Pereira Lamoso, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD-MS .

O tema defendido pelo Doutorando em sua tese foi assim resumido: “O transporte marítimo (cabotagem e longo curso) é, ao mesmo tempo, indutor e resultado da mundialização do capital e do desenvolvimento econômico. É fundamental para a circulação do capital e reflete o aprimoramento da logística no setor. Trata-se de um modal estratégico para o escoamento de mercadorias no espaço e imprescindível para a economia nacional. Assegura a articulação inter-regional, a formação de redes e fluxos e a intermediação entre produtor e mercado”.

Nelson Fernandes Felipe Junior, acrescenta: “Os portos são pontos mordais de chegada e saída de diversos tipos de mercadorias (bens primários e industrializados), satisfazendo as demandas corporativas, planejamento setorial, os investimentos infraestruturais e as estratégias logísticas das empresas”. E para finalizar: “A modernização do setor portuário e marítimo brasileiro contribui para a expansão das exportações e importações e intensifica a reprodução do capital”.

Clique para ampliar!
A Banca Examinadora reunida no Anfiteatro II da FCT/UNESP no dia 15/Outº para acompanhar e avaliar a tese de Doutorado/Programa de Geografia defendida pelo candidato Nelson Fernandes Felipe Jr. Aqui, todos se manifestam a respeito da tese.

Clique para ampliar!
Tendo como Orientador, o Prof.Dr.Márcio Rogério Silveira, da Univ.Federal de Santa Catarina/UFSC, o Doutorando Nelson Fernandes Felipe Junior faz sua defesa de tese e ouve atentamente o que dizem os membros da Banca Examinadora.