set 30

No períodode25 a 27/Setº, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou três dissertações de Mestrado em Geografia, Matemática Aplicada e Computacional e Educação, respectivamente. As defesas públicas ocorreram no Anfiteatro VI, Anfiteatro VII e Sala de Projeção da Biblioteca. Os candidatos que desenvolveram suas defesas foram: Anderson Marioto Rola; Lívia Matos Garcia e Rafael César Ferrari dos Santos.

Como Orientadores atuaram: a Profª.Drª.Rosângela Aparecida Medeiros Hespanhol, do Deptº de Geografia; Prof.Dr.Fernando Antonio Moala, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação e Prof.Dr.Irineu Aliprando Viotto Filho, do Deptº de Educação Física; todos docentes da FCT/UNESP.

Cada Banca Examinadora contou com outros dois membros, especialmente designados: dia 25/Setº: os Profs.Ds.:Antonio Lazaro Santana e Messias Modesto dos Passos. O primeiro, docente do Deptº de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio Economia da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira e FCT/UNESP –Câmpus de Presidente Prudente – respectivamente.

Dia 26/Setº:Profs.Drs.: Josemar Rodrigues e Sérgio Minoru Oikawa, ambos docentes; do Deptº de Matemática Aplicada e Estatística da Universidade de São Paulo e de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

No dia 27/Setº: Profs.Drs.:Silvana Calvo Tuleski, do Deptº de Psicologia da UEM – Universidade Estadual de Maringá/PR e Rosiane de Fátima Ponce, docente do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Presidente Prudente –SP.

Temas abordados

Para defesa pública, o tema da dissertação de Mestrado/Geografia, o candidato Anderson Marioto Rola abordou o ”Programa de aquisição de alimentos (PAA) e o desenvolvimento territorial: um estudo comparativo entre os municípios de Euclides da Cunha Paulista/SP e Paranavaí/PR”. Lívia Matos Garcia enfocou a “Análise Bayesiana para a distribuição exponencial-logorítmica na presença de dados censurados” . E por fim, Rafael César Ferrari dos Santos desenvolveu o tema:”Desenvolvimento Psicomotor de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar: Um estudo a partir da teoria histórico-cultural”.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

A dissertação de Mestrado cita a política econômica governamental com a criação do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – como forma de garantir aos trabalhadores rurais, o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade, como também, promover a inclusão social no campo, por meio do fortalecimento da agricultura. Esse trabalho teve como recorte especial, os municípios de Euclides da Cunha Paulista e Paranavaí/PR, separados tão somente pelo rio Paranapanema. Os dois têm formação sócio-espacial bem distintas, com resultados diferenciados do PAA.

Um trabalho de pesquisa desenvolvido nessa área constatou que o Programa de Aquisição de Alimentos vem se mostrando como inovadora e interessante iniciativa do Governo Federal, no que tange às políticas públicas direcionadas aos pequenos produtores rurais. Constatou-se inclusive que nos municípios pesquisados, o programa vem contribuindo para fortalecer a renda dos produtores, diversificar a produção agropecuária e auxiliar no combate à fome e à desnutrição, além de propiciar uma alimentação mais saudável.

Análise Bayesiana

Quanto à Exponencial-Logarítimica, realizou-se abordagens: Clássica e Bayesiana para inferir sobre os parâmetros do modelo com conjunto de dados completos. “No caso, onde há falta de informação existe um grande conjunto de dados censurados ou não; que também foram comparadas com outras prioris comuns, tais como: Beta, Gama e Uniforme. Além disso, propôs-se uma priori informativa elicitada através de informações de especialistas e derivada da aproximação de Laplace com a finalidade de resolver o problema de estimação envolvendo dados censurados.

A fim de avaliar o desempenho das distribuições a priori, foi apresentado um estudo comparativo utilizando dados simulados. Utilizou-se o algoritmo MCMC para obter uma amostra de valores da posteriori conjunta, a fim de extrair características das distribuições posteriores marginais, tais como estimador de Bayes, moda e intervalos de confiança”.

Desenvolvimento psicomotor de crianças

Em relação ao trabalho de desenvolvimento psicomotor de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar, a partir da teoria histórico-cultural, o Mestrando Rafael Cesar destaca: “Realizamos avaliação psicomotora baseada na Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) junto aos sujeitos da pesquisa. O resultado da avaliação permitiu apontar que não há uma relação linear entre o desenvolvimento psicomotor e as dificuldades de aprendizagem escolar”.

Ao finalizar: “A partir desses resultados da avaliação psicomotora, elaborou-se o Programa de Intervenção Psicomotora (PIP), desenvolvido ao longo de 16 encontros com 3 duplas de crianças da faixa etária de 6 a 8 anos. Diante das atividades do PIP podemos perceber o quanto a relação-motivo-sentido-ação na atividade possibilita à criança superação das dificuldades apontadas pelo teste EDM. E o quanto o seu desenvolvimento psicomotor está permeado por funções psicológicas superiores, linguagem e apropriação de instrumentos para a realização do movimento voluntário/consciente”.

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O candidato Angelo Marioto Rola, do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa pública de Dissertação de Mestrado, dia 25/Setº no Anfiteatro VII da FCT/UNESP.

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O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o desenvolvimento territorial, foi o tema escolhido para desenvolver o trabalho,sob orientação da Profª.Drª.Rosângela Aparecida Medeiros Hespanhol, docente do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

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O candidato Rafael Cesar Ferrari dos Santos, defendeu sua dissertação de Mestrado/Educação, tendo como Orientador o Prof.Dr.Irineu Aliprando Viotto Filho,do Deptº. de Educação Física da FCT/UNESP.

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Como apoio e incentivo, alguns colegas do Programa de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, estiveram presentes ao local designado para a defesa de sua dissertação de Mestrado, na Sala de Projeção da Biblioteca.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 27

Por tradição, todos os anos o “Guia do Estudante” da Editora Abril promove a escolha dos cursos mantidos pelas principais Universidades brasileiras. São os chamados selos que identificam os “Cursos Estrelados”, com a classificação de três a cinco representando o Conceito atribuído aos Cursos e às Universidades. No caso, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP), aqui representada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Confirmando todos os prognósticos – a exemplo do que já ocorreu nos últimos anos – foram atribuídos à FCT/UNESP – nove contemplações para os doze cursos de Graduação, dos quais 5 Estrelas para 4 cursos: Geografia, Engenharia Cartográfica, Pedagogia e Engenharia Ambiental. Os demais, em número de cinco foram contemplados com quatro Estrelas, a saber: Fisioterapia, Educação Física, Estatística, Arquitetura e Urbanismo e Ciências da Computação.

Os cursos que alcançaram o mais alto conceito (5 Estrelas) têm como coordenadores os seguintes profissionais: Paulo César Rocha (Geografia); José Milton Arana (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica); Eliane Maria Vani Ortega (Pedagogia) e Maria Cristina Rizk (Engenharia Ambiental e Sanitária). Com 4 Estrelas: Cláudia Regina Sgobi de Faria (Fisioterapia); Manoel Osmar Seabra Junior (Educação Física); Aparecida Doniseti Pires de Souza (Estatística); Hélio Hirao (Arquitetura e Urbanismo) e Ronaldo Celso Messias Correia (Ciências da Computação).

Breve histórico

O curso mais antigo da FCT/UNESP é Geografia, implantado em 1959 na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFI – que foi a instituição de ensino superior pioneira em todo o extremo oeste paulista. Neste ano de 2013 o curso de Geografia tem 399 alunos do 1º ao 4º ano (5 Estrelas). Por sua vez, Engenharia Cartográfica (também 5 Estrelas) implantada no 2º semestre do ano de 1977, conta atualmente com 218 alunos. O curso vem sendo classificado na Categoria 5 Estrelas, exatamente há sete anos consecutivos. Geografia que é curso pioneiro se posiciona no mais elevado conceito (5 Estrelas), há seis anos consecutivos.

Os cursos de graduação mais recentes – contemplados pelo Guia do Estudante – e também considerados como do mais elevado conceito (5 Estrelas) são dois: Pedagogia, com um total de 323 alunos e Engenharia Ambiental, com 183 alunos. Detalhe: Pedagogia é um curso que funciona na FCT/UNESP desde 1989. Anteriormente figurava como matéria importante da Faculdade pioneira – a FAFI – desde sua implantação em 1959, mas ao ser criada a Unesp o curso foi suspenso, por haver similares em regiões próximas a Presidente Prudente.

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O curso de Graduação em Geografia da FCT/UNESP em Presidente Prudente é pioneiro (54 anos) e na classificação do “Guia do Estudante” o selo 5 Estrelas nos últimos seis anos, consecutivamente.

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Engenharia Cartográfica foi implantada no 2º semestre de 1977 e se posiciona no mais alto conceito – 5 Estrelas – desde 2007. São sete anos consecutivos de premiações. O curso é único em SP.

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O curso de Pedagogia foi implantado na FCT/UNESP em 1989 e obteve conceito máximo (5 Estrelas) durante os últimos cinco anos, a partir de 2007. Convênio UNESP/UNIVESP promoveu licenciatura.

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Engenharia Ambiental figura entre os cursos mais recentes da Instituição. Foi implantado em 2001 e acaba de conquistar o selo “5 Estrelas” pela segunda vez. Antes, recebeu conceito máximo em 2011.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 26

Pela primeira vez, realizou-se dia 20/Setº no Auditório da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – uma cerimônia de Colação de Grau do Curso de Pedagogia (Modalidade Semi-Presencial) ministrado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP, em convênio com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo- UNIVESP. O ato solene foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP.

Também fizeram parte da mesa, as seguintes personalidades: Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino, Chefe do Deptº de Física, Quimica e Biologia; Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho, Chefe do Deptº de Fisioterapia; Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelato, Chefe do Departº de Matemática e Computação; Prof.Dr.Aylton Pagamisse, Representante dos Docentes da FCT; Prof.Dr.Hélio Hirao, Representante dos Coordenadores dos Cursos de Graduação; Profª.Drª.Eliane Ferrari Chagas, Representante da Comissão Permanente de Extensão Universitária e a Profª.Drª. Marilda Coelho, Representante da Comissão Permanente de Extensão Universitária.

Para compor a Mesa Diretora foram convidados os Profs.Drs: /Angel Fidel Vilche Peña (Pres.da Comissão Permanente de Ensino); Manoel Osmar Seabra Junior (Paraninfo); Célia Maria Guimarães (Patronesse dos Concluintes); Edson do Carmo Inforsato (Coordenador Pedagógico do Programa Unesp/Univesp). Foram homenageados do Curso: os Profs.: Maria das Graças de Araujo, Edson de Castro Quintanlha, Denise Ivana de Paula Albuquerque e Paulo Roberto Brancatti.

OS GRADUANDOS RECEBEM O CANUDO

O Prof. Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – no uso das prerrogativas que lhes são conferidas pelo Estatuto da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” concedeu a 36 formandos em Pedagogia, o grau de Licenciado (a). O ato seguinte consistiu na entrega do “Canudo” a todos os Formandos em Pedagogia pela UNESP/UNIVESP, seguindo-se cumprimentos dos Profs. Seabra,Edson do Carmo e Célia Guimarães. O orador oficial da turma foi Maurício César Arolde, em nome de todos os graduandos.

Seguiram-se as homenagens que foram tributadas à Professora Doutora, Célia Maria Guimarães, na condição de Patronesse dos graduados, pelo Pedagogo, Edvaldo de Souza Almeida Junior.

Outros homenageados: Prof.Dr.Manoel Osmar Seabra Júnior, Paraninfo dos graduados, pela Pedagoga, Simone Romani Bertani; aos Professores do Curso de Pedagogia – Modalidade Semipresencial – Maria das Graças de Araújo, pelo Pedagogo Wesley Zandonato Correa; ao Prof.Edson de Castro Quintanilha, pela Pedagoga. Karina das Graças F.Menezes; à Profª. Denise Ivana de Paula Albuquerque, pelo Pedagogo, João Flávio Gonçalves e ao Prof. Paulo Roberto Brancattti, pela Pedagoga, Cristiane Paraízo Orosco Trepiche.

DISCURSOS

Foram inúmeros os oradores que se pronunciaram, exaltando a qualidade do curso de Pedagogia que beneficiou de imediato nada mens que 36 formandos em Pedagogia pela Unesp/Univesp na modalidade virtual semipresencial. O Prof.Nivaldo foi o 1º a falar. Já o discurso pelo Orador Oficial dos Formandos foi pronunciado pelo aluno Márcio Cesar Arolde, que primeiramente fez uma saudação especial aos colegas e amigos de Formatura. Cumprimentou Professores e Professoras, especialmente a patronesse: Célia Maria Guimarães e o Paraninfo, Prof. Seabra e Orientadores, Professores Édson e Graça.

Márcio lembrou que o Processo Seletivo começou há 4 anos com o Vestibular. E aí vieram as primeiras aulas, os primeiros encontros, as idas e vindas para o laboratório de Informática, os Seminários, as produções de textos, avaliações, observações, estágios, o TCC e agora esta solenidade. À cada aula, à cada encontro nos transformamos. Assimilamos conhecimentos, partilhamos conhecimentos, sentimentos, debatemos, discutimos, trocamos pontos de vistas. Enfim, visões do mundo.

Com certeza, saimos hoje diferentes do que quando iniciamos, mas sabemos também que saímos incompletos. Isso é o interessante de ser humano; mas aqui estamos, e sabemos o quanto valeu a pena. Finalizamos mais esta etapa. Por fim, estamos encerrando a nossa graduação e vamos receber um Diploma. E às nossas famílias, como agradecer ? Nosso peito e nossa alma se inflamam de gratidão.

E alegria por aqueles que foram responsáveis pela nossa básica e primeira educação: Amados pais e mães. Muito obrigado a todo. Obrigado também aos nossos orientadores (Edson e Maria da Graça) e Mestres, afinal, num curso de Pedagogia, os exemplos de satisfação, humildade, sabedoria e força em muito acrescentaram à nossa formação.

Agora, devemos nos abraçar, pois jamais esqueceremos estes dias em nossas vidas. Foram três anos e meio juntos e a separação e inevitável! As despedidas são sempre muito tristes; mas o que nos conforta é saber que, no futuro, teremos em nossas lembranças esses momentos maravilhosos e esperamos que fique a certeza de que estaremos sempre com “Deus” em nossa caminhada e luta.

E para finalizar, disse Márcio César: Nós somos realmente especiais, por estarmos fazendo história, pois somos a Primeira Turma do Curso Semi-presencial Unesp/Univesp, e temos orgulho de sermos educadores. Obrigado e sucesso a todos e a todas!

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Os Certificados de conclusão do curso de Graduação/Pedagogia pela UNESP/UNIVESP, conferidos à 1ª Turma de Formandos pela FCT/UNESP – Presidente Prudente.

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O Corpo Docente e os Formandos da 1ª Turma no Auditório da FCT/UNESP, prontos para participar da sessão solene de Formatura no Auditório do Discente V.

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O Hino Nacional Brasileiro – cantado pelos presentes – representou o 1º ato solene e de total respeito, marcando a abertura do ato de formatura dos novos Pedagogos.

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O ato solene foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente-SP, tendo ao lado outros integrantes da mesa.

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Esta foi a cerimônia do Juramento por todos os formandos em Pedagogia, Projeto Virtual de Graduação, ministrado em Presidente Prudente pela UNESP/UNIVESP.

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O Prof.Antonio Nivaldo Hespanhol, no uso das prerrogativas que lhes são conferidas pelo Estatuto da UNESP, concedeu a 36 formandos em Pedagogia, o grau de Licenciado (a).

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Momentos inesquecíveis para todos os formandos da1ª turma em Pedagogia pela UNESP/UNIVESP (Semi-presencial), com o pronunciamento do Orador Márcio César Arolde.

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– O Certificado recebido pelos 36 Formandos representou um momento de glória. O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol também mereceu homenagem toda especial.

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A alegria dos formandos da 1ª turma de Pedagogia da UNESP/UNIVESP foi demonstrada por todos os presentes; em especial pelo Paraninfo,Prof.Manoel Osmar Seabra Jr.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 25

Em duas fases distintas entre Agosto e Setembro deste ano, o Departamento de Cartografia da FCT/UNESP recebeu para ministrar curso e palestra, bem como participação em Banca Especial dois renomados especialistas: O Prof. Dr. Eurico de Paula – do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE – e o Prof.Dr.Paul de Jonge, Doutor pela Universidade de Delft/Holanda. Ambos os docentes são amigos pessoais e ex-colegas de Pós-Graduação do Prof.Dr.João Francisco Galera Monico, da Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Todos eles, com inúmeras premiações em eventos internacionais pela sua brilhante atuação no mercado e no trabalho profissional.

O Prof.Galera Monico explica que o primeiro visitante que acolheu no mês de Agosto deste ano em Presidente Prudente, foi o Prof.Dr.Eurico de Paula, do INPE. Trata-se de um especialista em Ionosfera, uma camada da atmosfera que afeta muito os sinais de GNSS. Disso – relata o Prof.Galera – resulta nossa colaboração”. O ilustre Mestre e Doutor, aproveitou essa oportunidade da visita ao Câmpus da Unesp, para participar de uma Banca de Qualificação do aluno Bruno Vani, do Departamento de Cartografia.

Mais recentemente, isto é, no dia 13/Setembro de 2013, o Prof. Paul de Jonge (Univ.Deft) ministrou palestra e participou de uma Banca de qualificação de Mestrado/GNSS, da aluna Herida da Silva. Jonge, pós-graduado como Doutor na Holanda, trabalha na Empresa norte americana Geodetics Incorporation e aqui se destacou ainda ao ministrar palestra para pós-graduados e Docentes de Engenharia e Ciências Cartográficas, na Sala de Apresentação de Projetos da FCT/UNESP.

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No Câmpus da FCT/UNESP, o Prof.Dr.João Francisco Galera Monico – do Deptº de Cartografia- recebe dois amigos e ex-colegas de cursos de pós-graduação: Eurico de Paula e Paul de onge, do INPE e Universidade de Delft/Holanda.

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Na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia, o Prof.Dr.Paul de Jonge – da Universidade de Delft/Holanda – ministra palestra para alunos de pós-graduação e docentes da FCT/UNESP.

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A presença do Prof.Dr.Paul de Jonge foi considerada muito importante pelo fato de ter ele participado de uma banca de qualificação de Mestrado e proferido palestra sobre GNSS. O Docente holandês presta serviços à uma empresa norteamericana, a Geodetics Incorporation.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 19

Em pleno Feriado Municipal de 14 de Setembro (Aniversário de fundação de Presidente Prudente), o Cursinho Ideal/Unesp promoveu pela primeira vez, a “Feira das Profissões”. Foi uma oportunidade excepcional aos Vestibulandos e demais interessados em conhecer os novos cursos oferecidos pela UNESP em todas as suas Unidades do Estado de São Paulo. O encontro que se realizou por um periodo superior a 4 horas e meia, também serviu de orientação segura a todos os interessados no ingresso da carreira universitária, pois contou com a presença eminentes profissionais.

Os docentes em número superior a trinta se revezaram em três salas de aulas do antigo CEFAM, atendendo a uma numerosa clientela, não só do Cursinho Ideal/Unesp (Presidente Prudente). Mas também de outras localidades como: Dracena, com o Cursinho Alfa e Tupã, representada pelo Cursinho 180 Graus, ambos na nova alta paulista, bem como alunos da Rede Pública de Ensino, em geral. Logo após preencher o formulário de inscrição, cada aluno teve a oportunidade de travar seu prmeiro contato com a Equipe “Quimiatividade” do Departamento de Química da FCT/UNESP, responsável por várias demonstrações envolvendo os visitantes. Depois, todos foram convidados a tomar acento nas salas especialmente designadas para as palestras e total orientação sobre o Vestibular/2014.

No período de realização da “Feira de Profissões” durante a tarde de Sábado/14 de Setembro, houve apenas um intervalo destinado ao “Cofee break” no prédio do antigo CEFAM, atual sede do Cursinho Ideal/Unesp – Núcleo Morumbi – Presidente Prudente. Desde o primeiro momento, muitas salas ficaram totalmente ocupadas por alunos interessados nas palestras e orientações com relação aos novos cursos oferecidos pela Universidade.

É o próprio Coordenador, Alberto Oliveira quem nos informa: “A Feira de Profissões atraiu cerca de 200 visitantes. Tivemos 31 palestras, que abordaram cursos da FCT; outros cursos e também questões da vida acadêmica, como: intercâmbio, pesquisa e empresa júnior. Os cursos que mais atraíram os alunos foram medicina, enfermagem, fisioterapia, direito, engenharia civil e arquitetura”.

O Coordenador da “Feira de Profissões” ressalta que foram inúmeros os palestrantes que participaram do evento. Dentre eles, palestrantes que empolgaram a plateia: como a Dra. Maria Assunção (Medicina), Lúcio de Barros (Geografia), Dr. Mauro Cesar (Direito), Dra. Rosane Freire (Eng. Ambiental), Yara Rocha (Pedagogia), Rodolfo Miranda (Fisioterapia), Raphael Garcia (Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas da Informação), Dr. Fernando Okimoto (Engenharia Civil) e muitos outros.

Alberto Oliveira, acrescentou que houve também participação das empresas juniores GeoAmbiental Jr. (Geografia e Engenharia Ambiental), Performance Jr. (Educação Física), Ópera Krios (Arquitetura e Urbanismo) e Ejecart (Engenharia Cartográfica). A AIESEC (Intercâmbios) também participou do evento.

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O Núcleo Morumbi (no antigo CEFAM) é o local onde funciona o Cursinho Ideal/Unesp, que acolheu no último final de semana grande número de interessados em conhecer os cursos de graduação que fazem parte do Vestibular/2014.

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A Trupe “Quimiatividade” preparou uma apresentação especial aos visitantes que compareceram ao local de realização da “Feira de Profissões”. As demonstrações químicas chamaram a atenção de todos os presentes.

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Na abertura da “Feira” o que mais despertou interesse dos participantes foi a palestra sobre o curso de Medicina, ministrada pela Profª. Maria Assunção.
Outras matérias também chamaram a atenção pela sua importância e atualidade.

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Diante da Professora, a maior concentração de interessados na palestra, que foi acompahada por parte dos presentes com a maior atenção possível. Matemática, Geografia, Educação, Estatística, Pedagogia, Serviço Social, etc.

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Outras matérias que fizeram parte do cronograma também despertaram interesse da plateia: Enfermagem, Fisioterapia, Direito, Educação Física, Química, Jornalismo, Física, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação.

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As palestras tiveram um revezamento à cada 20 ou 25 minutos em três salas específicas. E a escolha do matéria ref. ao curso desejado fez parte de um cronograma especial, que só terminou por volta das 18hs.

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Às 14hs realizou-se a 1ª rodada de palestras, dando ao vestibulando, livre escolha para se inteirar do curso desejado: Engenharia Cartográfica, Civil, Ambiental, Agronômica, Eletrônica,Administração de Empresas e outras…

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…Ou se transferir para a sala seguinte, onde o tema foi desenvolvido satisfatoriamente por outro palestrante, especialmente convidado pela Coordenação e organização da “Feira de Profissões” do Cursinho Ideal/Unesp.

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O número de participantes da “Feira” foi além de duzentos candidatos, segundo informação do Coordenador Alberto Oliveira. Já o número de palestrantes foi em torno de trinta docentes excetuando assessores e convidados .

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Empresas Juniores também participaram da organização da “Feira de Profissões” e todas elas foram representadas nesse encontro do Núcleo Morumbi, incluindo a Bibliotecária Micheli Antonia Oshima, que falou sobre Biblioteconomia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 19

Tendo como palco central o Auditório/Discente V da FCT/UNESP, realizou nos dias 11 e 12 de Setembro em Presidente Prudente/SP, a XI Semana da Educação Física – evento de âmbito regional – identificado este ano pelo tema:”Ampliando os horizontes da formação profissional na contemporaneidade”. A Abertura verificou-se no período noturno(19h30 do dia 11/Setº). A Mesa Coordenadora foi presidida pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias, tendo ainda a presença dos Docentes: Marcos Vinicius Francisco, Manoel Osmar Seabra Júnior, Márcia Regina Canhoto de Lima e Bruno Porto.

Cumpridas as formalidades iniciais, o Cerimonial anunciou uma apresentação cultural constituída por demonstrações de danças afro-brasileiras. Em seguida, desenvolveu-se a 1ª Mesa redonda para enaltecer: “A atividade física e saúde na formação profissional em Educação Física”. Nessa Mesa houve participação de Docentes da Universidade Estadual de Londrina/UEL (Edilson Serpeloni Cyrino) e da FCT/UNESP (Luís Alberto Gobbo e Rômulo Araujo Fernandes.

No dia seguinte (12/Setº) uma nova apresentação cultural, seguida da Mesa redonda para debater problemas da “Educação Física Escolar e Formação de Professores”. Fizeram parte desses trabalhos, docentes da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Maria Soares Araujo e da FCT/UNESP (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Câmpus de Presidente Prudente: Marcos Vinicius Francisco e Márcia Regina Canhoto de Lima, respectivamente.

No período da tarde, as atividades culturais e Mesa Redonda ocorreram a partir das 13h30 no Auditório/Discente V, onde foi abordado um tema atual: “Discussões sobre o esporte na formação inicial em Educação Física”. Atuação destacada de docentes da FCT/UNESP: Luiz Rogério Romero, Fábio Santos de Lira e Giovana Rampazzo Teixeira. Todos os temas despertaram interesse dos expectadores, que não só opinaram a respeito, como também tiveram ponderações e esclarecimentos de suas dúvidas, em torno dos temas debatidos.

O encerramento do evento verificou-se no período noturno de 12/Setº – após as 19h30 – com nova atividade cultural através de uma apresentação teatral revivendo o dia a dia de um jovem casal, seguido de uma importante conferência sobre “Pesquisa e Educação Física”. A Conferencia foi ministrada pelo Prof.Dr.Rômulo Araujo Fernandes, da FCT/UNESP.

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Na solenidade de Abertura da XI Semana da Educação Física, o 1º ato foi representado pelo canto do Hino Nacional Brasileiro. Todos de pé, com todo o respeito!

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Os primeiros pronunciamentos: do Prof.Dr.Marcelo Messias – Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

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Seguem-se os pronunciamentos da Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima e do Prof.Dr.Manoel Osmar Seabra Júnior, ambos da FCT/UNESP.

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Outros integrantes da Mesa também se pronunciam na abertura da XI Semana da Educação Física – Ampliando os horizontes da formação profissional na contemporaneidade.

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Especialmente convidadas, alunas do Programa de graduação em Educação Física da FCT/UNESP fizeram excelente apresentação artística e cultural, com danças afro.

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– O Prof.Dr.Rômulo Araujo Fernandes – da FCT/UNESP – abordou com muita propriedade o tema agendado: Atividade física e saúde, na formação do Profissional em Educação Física.

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Os assuntos aqui apresentados foram recebidos pela platéia com muito interesse, razão pela qual o evento correspondeu plenamente à expectativa do público-alvo.

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Como forma de entretenimento, este casal de estudantes proporcionou ao público presente, bons momentos de descontração com uma apresentação teatral, especialmente produzida.

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Representando a Universidade Estadual de Londrina – UEL – aqui esteve pronunciando excelente conferência, o Prof.Dr.Edilson Serpeloni Cyrino – com excelente desempenho – relacionado ao tema agendado previamente.

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E para finalizar o evento significativo da XI Semana da Educação Física – Pesquisa e Educação Física – a conferência proferida pelo Prof.Dr.Rômulo Araujo Fernandes, da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 16

No decorrer da última semana – mais propriamente nos dias 12 e 13 de Setembro – foram desenvolvidas na FCT/UNESP, três dissertações de Mestrado//Educação e Matemática Aplicada e Computacional, defendidas publicamente pelos candidatos: Natiele Silva Lamera Elorza, Juliana Dalbem Omodei e Clovis Augusto Niiyama, respectivamente. Foram Orientadores: a Profª.Drª.Mônica Furkotter, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação; Profª.Drª Renata Portela Rinaldini, do Departamento de Educação, Prof.Dr.Sérgio Minoru Oikawa,do Departamento de Matemática, Estatística e Computação, todos eles, Docentes da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

O tema desenvolvido pela Mestranda Natiele Silva Lamera Elorza versou sobre “O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Levantamento de teses e dissertações”, no Anfiteatro VI, com início às 14hs em 12/Setº. No mesmo dia (às 15hs). Atuaram como membros da Banca Examinadora, além da Orientadora, as Profª.Drªs.:Regina Célia Grando, da Universidade São Francisco, interior de São Paulo e Maria Raquel Miotto Morelatti, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP. A aluna desenvolveu sua pesquisa com bolsa concedida pela Secretaria de Educação.

“Um olhar para os recursos da sala de recurso multifuncional e objetos de aprendizagem: Apontamentos de uma pesquisa e intervenção” – foi o título atribuído ao trabalho de pesquisa apresentado no CPIDES (dia 12/Setº), a partir das 15hs pela Mestranda Juliana Dalbem Omodei, com bolsa concedida pela PROESP/Capes. A banca examinadora foi formada e constituída – além da Orientadora – pelas Profªs.Drªs: Maria Teresa Engler Mantoan, da Faculdade de Educação/Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, do Departamento de Educação da Faculdade e Ciências de Bauru-SP.

No dia 13/Set° a partir das 9hs da manhã, no Anfiteatro VII, o tema proposto pelo Mestrando Clovis Augusto Niiyama foi: ”Análise clássica e bayesiana do modelo Weibull modificado generalizado”, que foi lido, avaliado e debatido pelo candidato e integrantes da Banca Examinadora, constituída pelo Orientador (já citado) e demais membros: Profs.Drs. Mário Hissamitsu Tarumoto, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – e Roselí Aparecida Leandro, Docente do Departamento de Ciências Exatas da Universidade de São Paulo – USP. Clovis Augusto Niiyama usufruiu de bolsa concedida pela CAPES para o desenvolvimento de sua pesquisa.


Três temas em exposição e apreciação

“O uso dos jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações” – tem se revelado problemático para as crianças – diz a autora. E ela justifica: Configura-se como uma possibilidade de aproximar as crianças do conhecimento matemático, através de um ambiente que priorize a investigação e a problematização dos conceitos, do diálogo, da comunicação, do registro, da troca de idéias, da socialização do pensamento e da construção dos significados.

“Dependendo do uso que se faz, os jogos podem aproximar as crianças do conhecimento matemático, criando um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem. Após a análise, concluímos que as pesquisas que utilizaram o espaço escolar para aplicação do professor para aplicação e análise de jogos, sem desconsiderar a participação do professor da sala envolvida, contribuíram de forma relevante não só para reflexões sobre o material do jogo. Mas também em relação ao rendimento/desenvolvimento cognitivo dos alunos e em alguns casos para a prática docente. Desta forma, entendemos que essas pesquisas possibilitaram diálogo e mudança na realidade escolar” – acentuou Elorza.

O tema: “Um olhar para os recursos multifuncionais e objetos de aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e prevenção” – foi resumido da seguinte forma: O universo da investigação foi SEM, localizada no entro de Promoção para a inclusão Digital, Escolar e Social. (CPIDES) da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Como participantes da pesquisa foram considerados sete estudantes com Deficiência Intelectual (DI), a pesquisadora e uma professora voluntária (PV). Os procedimentos de coleta de dados pautaram-se na pesquisa documental, catalogação dos recursos da SEM, planejamento, desenvolvimento e avaliação do programa de intervenção junto aos estudantes com DI.

As análises evidenciaram de forma geral que os recursos da SEM, bem como os AO para apoio pedagógico a estudantes com DI são infantilizados, considerando os sujeitos da pesquisa, e tidos como recursos relativos à Educação Infantil, em sua grande maioria. Como principais resultados, podemos destacar a insuficiência de recursos para um trabalho pedagógico a estudantes com DI do ensino fundamental II e médio, a necessidade de incorporação de AO entre os recursos da SEM como meio facilitador da aprendizagem de estudantes com DI do ensino fundamental I e a importância da adequação dos recursos à idade desses estudantes, considerando sua idade cronológica” – finalizou Juliana Dalbem Omodei.

Resumindo sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Progr.de Matemática Aplicada e Computacional na FCT/UNESP, Clovis Augusto Niiyama, define o tema de seu trabalho de pesquisa: “Análise Clássica e Bayesiana do Modelo Weibull Modificado Generalizado”: O objetivo deste trabalho foi realizar uma comparação. Tal distribuição possui uma função de risco que pode ser crescente, decrescente, unimodal e em forma de banheira. Tem como sub-modelos, as distribuições Exponencial, Exponenciada, Weibull, Weibull Modificada, Weibull Exponenciada e valor extremo.

O Mestrando diz ainda no resumo de sua defesa de dissertação de Mestrado, que foi realizado um estudo sobre as propriedades matemáticas da distribuição Weibull Modificada Generalizada e uma simulação, comparando o desempenho dos estimadores de máxima verossimilhança e o estimador Bayesiano. Uma abordagem clássica e Bayesiana para esta distribuição foi proposta e exemplificada, modelando conjunto de dados de sobrevivência e de confiabilidade” – concluiu Niiyama.

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No dia 12/Setº/14hs, Natiele Silva Lamera Elorza fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como Orientadora, a Prof[.Drª.Mônica Furkotter, Docente do Deptº de Matemática e Computação da FCT/UNESP.

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No mesmo dia/15hs, Juliana Dalbem Omodei desenvolveu publicamente sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Educação pela FCT/UNESP, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Renata Portela Rinaldi, Docente do Deptº de Educação.

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No dia 13/Setº/9hs, Clovis Augusto Niiyama fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Sérgio Minoru Oikawa, Docente do Deptº de Estatística da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 16

Três alunos de graduação do curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP tiveram a oportunidade de conviver durante um ano em companhia de colegas universitários de outro país: a ESGT – École SuperieredesGéomètre et Topographes – Cnam/Paris, na França. Lá, eles participaram de um Projeto de Intercâmbio com a Unesp, estudando durante o período de Julho de 2012 a Julho de 2013 – em Le Mans. Ao retornar a Presidente Prudente no início do segundo semestre deste ano (onde residem e estudam desde 2009), Thiago de Sá (22 anos), Lucas Henrique (22 anos) e Daniel Arana (23 anos), já foram reintegrados ao programa de graduação do Departamento de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP.

Os três estudantes estão matriculados no 5º ano de graduação. Lucas não colará grau este ano; enquanto Daniel e Thiago fazem parte dos formandos da XXXIII Turma. Thiago pretende ingressar no mercado de trabalho, enquanto Daniel continuará na Pós-Graduação. Anteriormente, outros três alunos do curso de Engenharia Cartográfica estiveram na mesma Instituição na Cnam/ESGT-Paris e atualmente – dois deles – após retorno da França estão inscritos no Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, a fim de cumprir outra etapa de seus estudos a nível superior. São eles: Paulo Sérgio de Oliveira Jr e Mariana Batista Campos (Engenheiros Cartógrafos). Por sua vez, Carla Jaqueline Casarotti (Engenheira Cartógrafa), está fazendo Mestrado na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Os seis estudantes intercambiários que cursaran ou ainda estão cursando Engenharia Cartográfica na FCT/UNESP, receberam total apoio da CAPES/Brafitec, através do Projeto Brasil-França de Intercâmbio Internacional. Para saber que avaliação pode ser feita das atividades escolares em outro país; no caso, Le Mans/França, fizemos um questionário com algumas perguntas alusivas ao curso de Engenharia Cartográfica, a adaptação a um novo sistema e o aprendizado de um modo geral. Respondendo a 1ª questão, disseram inicialmente que freqüentaram regularmente o curso no ano escolar na Universidade francesa, a ESGT. E além das aulas em língua francesa, tiveram a oportunidade de se aprofundar no conhecimento de outras línguas, como o Italiano – além do Inglês – oferecido na própria Universidade como disciplina obrigatória.

E acrescentaram: “O período de aulas (como já era esperado), passou por uma fase de adaptação à língua, aos costumes, à didática francesa e à vida universitária em geral, num outro país. Mas que, passados os meses iniciais foi superado. O sistema de ensino difere um pouco quanto ao desempenho dos alunos, visto que possuíamos pouquíssimas horas/aula e grande carga horaria em laboratórios desenvolvendo atividades individuais”, foram as primeiras opiniões manifestadas ao Blog da FCT sobre o assunto.

Em termos de comparação com os nossos professores, o que voces têm a dizer?

E a resposta foi esta: “Assim, como o regime integral do professores da Unesp, os professores da ESGT desenvolvem pesquisas juntamente com a docência e podem ser consultados quando necessário, embora isso não seja muito praticado no dia-a-dia, visto a certa “distância” hierárquica entre docentes e discentes”.

E sobre a matéria ministrada no Brasil, mais propriamente no curso pioneiro e único no Estado de São Paulo, ministrado desde o 2º semestre de 1977 (com 31 egressos em 1982) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente ?

“A Universidade de destino possuía grande equivalência com relação ao conteúdo ministrado na graduação. Mas possuía uma grande carga horaria de trabalhos de campo e equipamentos de última geração para o desenvolvimento destes. O grande aprendizado que tivemos foi, de fato, a inter-relação com profissionais da mesma área, mas de outras culturas e experiências. De volta à Universidade, notamos que o que trazemos de aprendizado e experiência pode ser trocado com os demais alunos; e também utilizado na tomada de decisão, nos trabalhos desenvolvidos ainda na graduação e, em breve, no mercado de trabalho ou na pós-graduação”.

Com o pensamento voltado para o futuro, o que voces mais almejam?

Quem responde é o aluno de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP, Thiago de Sá:

“Falando nisto, um de nós pretende seguir na pós-graduação; podendo ainda aumentar os laços com outra instituição exterior. Os outros dois (Lucas Henrique e Gabriel Arana) pretendem partir para o mercado de trabalho e aplicar os múltiplos conhecimentos adquiridos nas duas Universidades”.

E para finalizar nossa entrevista: O grau de credibilidade conquistado nos últimos 36 anos pela Engenharia Cartográfica da Unesp, como vocês classificam?

“É extremamente necessário dizer que nossa instituição Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”), está totalmente equiparada com o nível de docência e pesquisa oferecidas em benefício dos estudantes que buscam melhores conhecimentos técnicos e científicos. Assim como os profissionais, que são tantos ou mais qualificados que os de lá. E como todos sabem, possuímos um Curso 5 Estrelas – o mais alto conceito em Universidades – nos proporcionando um ensino de qualidade e excelência na formação em questão” – concluiu o graduando Thiago de Sá.

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No exterior – especialmente na Europa – a primeira coisa que assusta os brasileiros são as baixas temperaturas durante o inverno. Mas isso não desanimou os graduandos de Engenharia Cartográfica: Paulo Sérgio, Mariana Campos e Carla Casarotti (foto). De volta, eles agora fazem o Mestrado.

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No Câmpus da FCT/UNESP, o curso de Engenharia Cartográfica – único no Estado de São Paulo (desde 1977) e um dos mais conceituados no mundo – já tem 30 turmas de formandos. Thiago de Sá, Lucas Henrique e Daniel Arana regressaram de Le Mans/França, depois de cursarem a ESGT.

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Depois de cumprirem um ano de curso através do Programa CAPES/Brafitec – Brasil França de Intercâmbio Internacional – eles se reintegraram à equipe de Graduação em Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP, preparando-se para fazer parte da 31ª turma de colação de grau.

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Além dos colegas de cursos que os acolheram de braços abertos, Thiago de Sá, Lucas Henrique e Daniel Arana, tiveram a oportunidade de conviver novamente com os queridos Mestres e Doutores do curso de Engenharia Cartográfica, a começar pela Profª.Drª.Maria de Lourdes Galo.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 12

No período compreendido entre 02 a 06/Setembro realizou-se no Auditório da FCT/UNESP a 2ª Semana da Química e da Física de Presidente Prudente. Tema do evento:”A Ciência no desenvolvimento humano e tecnológico”, com Oficinas, Apresentação dos Grupos do DFQB, Minicursos, Palestras e Mesas redondas. A abertura oficial ocorreu na noite de 2ª feira, dia 02 de Setembro; e no encerramento (dia 06/Setº) um Sarau Cultural, com literatura e música “ao vivo” com a Banda Panamá. No dia anterior foram desenvolvidas duas Mesas redondas,com excelentes resultados, envolvendo a participação direta de egressos dos cursos de Química e Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Os minicursos realizados nos três últimos dias do evento, reuniram destacados convidados. Entre os quais, o Prof. Dr. Diógenes Galeti – IFT-UNESP (Física Nuclear); Prof.Dr.Marcelo de Freitas Lima – IBILCE/UNESP (Editoração Eletrônica para Químicos); Prof.Dr.Alexandre Cesar Dourado –IBILCE/UNESP (Astrofísica); Prof.Dr.André Luiz Tessaro – UTFPR (Desvendando a físico-química ); Prof.Dr.Luis Octavio Regasini – IBILCE/UNESP (Farmoquímica de produtos naturais); Prof.Dr.Roberto Morato Fernandez – IBB/UNESP (Física Médica); Prof.MS.Alex Lino – UNIP/ASSIS (A Filosofia não para) e Profª. MS.Janaína Farias Ornellas – USP/SÃO PAULO (Ciência, Tecnologia e suas implicações no ensino).

No dia 05/Setembro, como parte do evento foi realizada no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (Câmpus de Presidente Prudente), uma Mesa Redonda com Alunos Egressos dos Cursos de Química e Física. A atividade fez parte da programação da II Semana de Química e Física (II SEQuiFisPP), promovida pelo Grupo PET Química e Física desta unidade da UNESP.

A Mesa redonda (única realizada durante a Semana da Química e da Física), reuniu os seguintes integrantes – egressos – para relato de suas experiências na vida profissional: Murilo Paiano, Técnico de Laboratório; Janaína Ornelas – Doutorado/USP; Luciana Leskvicius – bolsista/Grupo PET; Pedro Aoki – Doutorado FCT/UNESP e Gabriel Espírito Santo – Mestrado/Física. A Mesa redonda funcionou com o envolvimento de alunos, professores e ex-alunos do curso de Química e Física, com ampla exposição pelos componentes da banca, acrescentando-se debates e esclarecimento de dúvidas a respeito das atividades profissionais.

A Coordenadora do curso de Química e Tutora do Grupo PET – Química e Física da FCT/UNESP, Profª.Drª. Beatriz Eleutério Goi mostrou-se satisfeita com o sucesso alcançado com mais esta realização, cujos reflexos já estão sendo evidenciados. No próximo evento, certamente muita coisa que fez parte da Semana da Química e da Física/2013 passará por uma avaliação, buscando sempre o aprimoramento.

A propósito, a Professora Beatriz relata: “Através da explanação dos formados que compuseram a mesa, gerou-se o debate onde aqueles que estavam no público – estudantes e professores – puderam colocar sua visão sobre a trajetória acadêmica, contribuindo para a melhoria dos cursos envolvidos. Desta forma, tornou-se possível criar condições de ampliação das perspectivas propostas pelos cursos; e além disso, houve importante contribuição para se estender além da Universidade, através da formação de cidadãos mais críticos e envolvidos com a sociedade” – concluiu.

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Entre os dias 02 e 06/Setembro realizou-se no Auditório da FCT/UNESP a 2ª Semana da Química e da Física de Presidente Prudente, com importantes convidados.

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A participação dos Egressos na Mesa redonda do dia 05/Setembro, chamou a atenção de todos pelo tema do evento: “A Ciência no desenvolvimento humano e tecnológico”

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O relato pessoal de cada participante desse encontro realizado no Auditório da FCT/UNESP marcou o atual avanço tecnológico e a nova abertura para o mercado de trabalho.*

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Com a explanação dos alunos que passaram pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, gerou-se o debate em torno da atividade profissional, com excelentes testemunhos.

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Professores e estudantes puderam dialogar livremente: cada um trazendo seu testemunho pessoal e de atividades profissionais, após a conclusão do curso em Pres.Prudente.

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A Mesa redonda envolvendo alunos, docentes e ex-alunos dos cursos de Química e da Física ministrados na FCT/UNESP, serviu para demonstrar a importância desse aprendizado.

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No encerramento da Semana da Química e da Física, um pouco de entretenimento e descontração com o Show da “Banda Panamá”, aqui representada por três de seus integrantes.

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A apresentação da Banda Panamá foi precedida de um Sarau Literário e Cultural promovido pela Associação Prudentina de Escritores que tem como Presidente, o Prof. Carlos Antonio Freixo.

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Os integrantes da “Banda Panamá” concluíram sua apresentação especial no Auditório da UNESP, com os agradecimentos e aplausos do público presente e dos organizadores do evento.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 11

Na última 6ª feira (06 de Setembro) foram agendadas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – nada menos que quatro dissertações de Mestrado. As dissertações foram defendidas publicamentenos Anfiteatros VII, III,II e I nos períodos da manhã(1) e durante a tarde (3), relativos aos cursos de graduação em Educação (2),Geografia e Matemática Aplicada e Computacional.

A primeira defesa ocorreu a partir das 10hs da manhã no Anfiteatro VII pela candidata Denise Gregory Trentin – Programa de Educação –tendo como Orientador o Prof.Dr.Klaus Schlunzen Junior, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP. Membros: Profª.Drª.Maria Elizabeth B.Trindade Morato Pinto de Almeida, do Departamento de Educação: Formação Docente, Gestão e Tecnologias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC e Prof.Dr.Eder Pires de Camargo, do Departamento de Física e Química/ Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/SP.

No período da tarde, a primeira defesa pública ocorreu após as 13h30 no Anfiteatro III, com o candidato Leonardo de Angelo Orlandi, frente à Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.José Milton de Lima, do Departamento de Educação da FCT/UNESP. Componentes da Banca:Profª.Drª.Marta Sueli de Faria Sforni, do Departamento de Teoria e Prática da Educação, da Universidade Estadual de Maringá/PR e Prof.Dr.Mauro Betti, do Departamento de Educacão da Faculdade de Ciências de Bauru/SP.

No Anfiteatro I após às 14hs verificou-se a defesa de dissertação de Mêstrado/Programa de Matemática Aplicada e Computacional desenvolvida pelo candidato Pedro Flávio Silva Othechar, tendo como Orientador o Prof.Dr.Cassio Machiaveli Oishi, do Departamento de Matemática, Estatistica e Computaçao da FCT/UNESP. Membros da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Messias Meneguette Junior, do Departamento de Matemática, Estatistica e Computação da FCT/UMESP e o Prof.Dr. Fabrício Simeoni de Sousa, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística, da Universidade de São Paulo/USP.

Por fim, a última das quatro defesas de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia pelo candidato Danilo Marcondes de Alcantara, tendo como Orientador o Prof.Dr. Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP. A defesa foi desenvolvida no Anfiteatro II, após às 14hs do dia 06/Setº. Membros da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker, do Departamento de Geografiaa da FCT/UNESP e Profª.Drª.Lúcia Zanin Shimbo, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo/USP.

Temas de abordagem

Denise Gregory Trentin abordou em sua defesa pública de dissertação de Mêstrado: ”Análise dos Caminhos isotrópicos adotados por pessoas com deficiência visual em um curso de educação à distância na perspectiva inclusiva”. Em certo ponto, ela define: “Observou-se o uso do caminho isotrópico externo, na atuação do monitor junto ao cursista para acessar as ferramentas e atividades do curso. A proposta de contribuição de outra pessoa auxiliando na aprendizagem e inclusão das pessoas com deficiência visual na Educação à Distância e sua denominação como caminho isotrópico externo é uma contribuição importante do trabalho”.

Leonardo de Angelo Orlandi adotou como tema de sua defesa de dissertação de Mestrado em Educação, o tema: “A brincadeira e as atividades formais de ensino no Primeiro Ano do Ensino Fundamental”. A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – e vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas e processos formativos em Educação. “O material teórico produzido sobre a atividade lúdica e as atividades formais de ensino, tecido segundo os pressupostos e as opções metodológicas do enfoque supra citado oferecem indicadores suficientes sobre a natureza social da origem destas esferas de ação humana, tanto do ponto de vista filogenético, quanto do ponto de vista ontogenético. A investigação de natureza qualitativa adotou como metodologia a abordagem exploratório-descritiva”.

O tema adotado pelo candidato Pedro Flávio Silva Othechar em sua dissertação de Mestrado do Programa de Matemática Aplicada e Computacional, defendida publicamente se baseou no tema: ”Análise de métodos numéricos de diferenças finitas para solução da equação de Poisson em domínios irregulares”. O Mestrando analisou os resultados obtidos por esses métodos na solução numérica de problemas elípticos bidimensionais, com condições de contorno definidas sobre geometrias irregulares. E acrescenta: “Em geral os métodos foram consistentes com a solução exata. No caso unidimensional o MII e o MCQ apresentaram resultados semelhantes, com ordem de precisão quadrática. Após isso, realizamos testes preliminares envolvendo geometrias bidimensionais irregulares. Os resultados apontam que o MFIM e o MII são mais acurados e possuem ordem de convergência quadrática”.

Em sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia, o candidato Danilo Marcondes de Alcantara abordou o tema “Mudanças na produção do espaço urbano de Londrina/PR, São José do Rio Preto/SP e Uberlândia/MG: Análise comparativa da dinâmica imobiliária recente”. É o Mestrando quem afirma: O movimento realizado pelos agentes imobiliários e as conseqüentes modificações na estrutura urbana nas três cidades, foi analisado por meio de um banco de dados construído a partir de ofertas de imóveis anunciados em classificados de jornal, num período compreendido pelos anos de 1995, 2000, 2006 e 2010.

Segundo a pesquisa, a análise dos dados – somada à bibliografia estudada e as informações levantadas em campo – nos permitiu vislumbrar indícios de mudanças recentes na produção do espaço urbano; particularmente através de estratégias promovidas pelos agentes ligados à seletividade espacial, segmentação do mercado e diferenciação entre as áreas de cada uma das cidades estudadas. Desta forma – declara Danilo Alcantara – procuramos ressaltar e diferenciar o geral e o particular entre as três cidades, em vias de contribuir com o debate acerca da produção do espaço nas cidades médias brasileiras.

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No dia 06/Setº no período matinal, Denise Gregory Trentin defendeu publicamente sua dissertação de Mêstrado em Educação no Anifiteatro VII da FCT/UNESP, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Klaus Schlunzen Junior, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação.

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No período da tarde no Anfiteatro III , Leonardo de Angelo Orlandi fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Educação, tendo como Orientador, o Prof.Dr. José Milton de Lima, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

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O candidato Pedro Flávio Silva Othechar compareceu às 14hs ao Anfiteatro I dia 06/Setº; e perante a Comissão Examinadora defendeu sua dissertação de Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional. Orientador: Prof.Dr.Cassio Machiaveli Oishi, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

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Danilo Marcondes de Alcantara foi o 4º e último candidato a se apresentar no Anfiteatro II para a defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP