set 11

Na última 6ª feira (06 de Setembro) foram agendadas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – nada menos que quatro dissertações de Mestrado. As dissertações foram defendidas publicamentenos Anfiteatros VII, III,II e I nos períodos da manhã(1) e durante a tarde (3), relativos aos cursos de graduação em Educação (2),Geografia e Matemática Aplicada e Computacional.

A primeira defesa ocorreu a partir das 10hs da manhã no Anfiteatro VII pela candidata Denise Gregory Trentin – Programa de Educação –tendo como Orientador o Prof.Dr.Klaus Schlunzen Junior, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP. Membros: Profª.Drª.Maria Elizabeth B.Trindade Morato Pinto de Almeida, do Departamento de Educação: Formação Docente, Gestão e Tecnologias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC e Prof.Dr.Eder Pires de Camargo, do Departamento de Física e Química/ Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/SP.

No período da tarde, a primeira defesa pública ocorreu após as 13h30 no Anfiteatro III, com o candidato Leonardo de Angelo Orlandi, frente à Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.José Milton de Lima, do Departamento de Educação da FCT/UNESP. Componentes da Banca:Profª.Drª.Marta Sueli de Faria Sforni, do Departamento de Teoria e Prática da Educação, da Universidade Estadual de Maringá/PR e Prof.Dr.Mauro Betti, do Departamento de Educacão da Faculdade de Ciências de Bauru/SP.

No Anfiteatro I após às 14hs verificou-se a defesa de dissertação de Mêstrado/Programa de Matemática Aplicada e Computacional desenvolvida pelo candidato Pedro Flávio Silva Othechar, tendo como Orientador o Prof.Dr.Cassio Machiaveli Oishi, do Departamento de Matemática, Estatistica e Computaçao da FCT/UNESP. Membros da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Messias Meneguette Junior, do Departamento de Matemática, Estatistica e Computação da FCT/UMESP e o Prof.Dr. Fabrício Simeoni de Sousa, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística, da Universidade de São Paulo/USP.

Por fim, a última das quatro defesas de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia pelo candidato Danilo Marcondes de Alcantara, tendo como Orientador o Prof.Dr. Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP. A defesa foi desenvolvida no Anfiteatro II, após às 14hs do dia 06/Setº. Membros da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker, do Departamento de Geografiaa da FCT/UNESP e Profª.Drª.Lúcia Zanin Shimbo, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo/USP.

Temas de abordagem

Denise Gregory Trentin abordou em sua defesa pública de dissertação de Mêstrado: ”Análise dos Caminhos isotrópicos adotados por pessoas com deficiência visual em um curso de educação à distância na perspectiva inclusiva”. Em certo ponto, ela define: “Observou-se o uso do caminho isotrópico externo, na atuação do monitor junto ao cursista para acessar as ferramentas e atividades do curso. A proposta de contribuição de outra pessoa auxiliando na aprendizagem e inclusão das pessoas com deficiência visual na Educação à Distância e sua denominação como caminho isotrópico externo é uma contribuição importante do trabalho”.

Leonardo de Angelo Orlandi adotou como tema de sua defesa de dissertação de Mestrado em Educação, o tema: “A brincadeira e as atividades formais de ensino no Primeiro Ano do Ensino Fundamental”. A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – e vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas e processos formativos em Educação. “O material teórico produzido sobre a atividade lúdica e as atividades formais de ensino, tecido segundo os pressupostos e as opções metodológicas do enfoque supra citado oferecem indicadores suficientes sobre a natureza social da origem destas esferas de ação humana, tanto do ponto de vista filogenético, quanto do ponto de vista ontogenético. A investigação de natureza qualitativa adotou como metodologia a abordagem exploratório-descritiva”.

O tema adotado pelo candidato Pedro Flávio Silva Othechar em sua dissertação de Mestrado do Programa de Matemática Aplicada e Computacional, defendida publicamente se baseou no tema: ”Análise de métodos numéricos de diferenças finitas para solução da equação de Poisson em domínios irregulares”. O Mestrando analisou os resultados obtidos por esses métodos na solução numérica de problemas elípticos bidimensionais, com condições de contorno definidas sobre geometrias irregulares. E acrescenta: “Em geral os métodos foram consistentes com a solução exata. No caso unidimensional o MII e o MCQ apresentaram resultados semelhantes, com ordem de precisão quadrática. Após isso, realizamos testes preliminares envolvendo geometrias bidimensionais irregulares. Os resultados apontam que o MFIM e o MII são mais acurados e possuem ordem de convergência quadrática”.

Em sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia, o candidato Danilo Marcondes de Alcantara abordou o tema “Mudanças na produção do espaço urbano de Londrina/PR, São José do Rio Preto/SP e Uberlândia/MG: Análise comparativa da dinâmica imobiliária recente”. É o Mestrando quem afirma: O movimento realizado pelos agentes imobiliários e as conseqüentes modificações na estrutura urbana nas três cidades, foi analisado por meio de um banco de dados construído a partir de ofertas de imóveis anunciados em classificados de jornal, num período compreendido pelos anos de 1995, 2000, 2006 e 2010.

Segundo a pesquisa, a análise dos dados – somada à bibliografia estudada e as informações levantadas em campo – nos permitiu vislumbrar indícios de mudanças recentes na produção do espaço urbano; particularmente através de estratégias promovidas pelos agentes ligados à seletividade espacial, segmentação do mercado e diferenciação entre as áreas de cada uma das cidades estudadas. Desta forma – declara Danilo Alcantara – procuramos ressaltar e diferenciar o geral e o particular entre as três cidades, em vias de contribuir com o debate acerca da produção do espaço nas cidades médias brasileiras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 06/Setº no período matinal, Denise Gregory Trentin defendeu publicamente sua dissertação de Mêstrado em Educação no Anifiteatro VII da FCT/UNESP, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Klaus Schlunzen Junior, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No período da tarde no Anfiteatro III , Leonardo de Angelo Orlandi fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Educação, tendo como Orientador, o Prof.Dr. José Milton de Lima, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Pedro Flávio Silva Othechar compareceu às 14hs ao Anfiteatro I dia 06/Setº; e perante a Comissão Examinadora defendeu sua dissertação de Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional. Orientador: Prof.Dr.Cassio Machiaveli Oishi, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Danilo Marcondes de Alcantara foi o 4º e último candidato a se apresentar no Anfiteatro II para a defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.