set 16

No decorrer da última semana – mais propriamente nos dias 12 e 13 de Setembro – foram desenvolvidas na FCT/UNESP, três dissertações de Mestrado//Educação e Matemática Aplicada e Computacional, defendidas publicamente pelos candidatos: Natiele Silva Lamera Elorza, Juliana Dalbem Omodei e Clovis Augusto Niiyama, respectivamente. Foram Orientadores: a Profª.Drª.Mônica Furkotter, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação; Profª.Drª Renata Portela Rinaldini, do Departamento de Educação, Prof.Dr.Sérgio Minoru Oikawa,do Departamento de Matemática, Estatística e Computação, todos eles, Docentes da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

O tema desenvolvido pela Mestranda Natiele Silva Lamera Elorza versou sobre “O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Levantamento de teses e dissertações”, no Anfiteatro VI, com início às 14hs em 12/Setº. No mesmo dia (às 15hs). Atuaram como membros da Banca Examinadora, além da Orientadora, as Profª.Drªs.:Regina Célia Grando, da Universidade São Francisco, interior de São Paulo e Maria Raquel Miotto Morelatti, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP. A aluna desenvolveu sua pesquisa com bolsa concedida pela Secretaria de Educação.

“Um olhar para os recursos da sala de recurso multifuncional e objetos de aprendizagem: Apontamentos de uma pesquisa e intervenção” – foi o título atribuído ao trabalho de pesquisa apresentado no CPIDES (dia 12/Setº), a partir das 15hs pela Mestranda Juliana Dalbem Omodei, com bolsa concedida pela PROESP/Capes. A banca examinadora foi formada e constituída – além da Orientadora – pelas Profªs.Drªs: Maria Teresa Engler Mantoan, da Faculdade de Educação/Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, do Departamento de Educação da Faculdade e Ciências de Bauru-SP.

No dia 13/Set° a partir das 9hs da manhã, no Anfiteatro VII, o tema proposto pelo Mestrando Clovis Augusto Niiyama foi: ”Análise clássica e bayesiana do modelo Weibull modificado generalizado”, que foi lido, avaliado e debatido pelo candidato e integrantes da Banca Examinadora, constituída pelo Orientador (já citado) e demais membros: Profs.Drs. Mário Hissamitsu Tarumoto, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – e Roselí Aparecida Leandro, Docente do Departamento de Ciências Exatas da Universidade de São Paulo – USP. Clovis Augusto Niiyama usufruiu de bolsa concedida pela CAPES para o desenvolvimento de sua pesquisa.


Três temas em exposição e apreciação

“O uso dos jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações” – tem se revelado problemático para as crianças – diz a autora. E ela justifica: Configura-se como uma possibilidade de aproximar as crianças do conhecimento matemático, através de um ambiente que priorize a investigação e a problematização dos conceitos, do diálogo, da comunicação, do registro, da troca de idéias, da socialização do pensamento e da construção dos significados.

“Dependendo do uso que se faz, os jogos podem aproximar as crianças do conhecimento matemático, criando um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem. Após a análise, concluímos que as pesquisas que utilizaram o espaço escolar para aplicação do professor para aplicação e análise de jogos, sem desconsiderar a participação do professor da sala envolvida, contribuíram de forma relevante não só para reflexões sobre o material do jogo. Mas também em relação ao rendimento/desenvolvimento cognitivo dos alunos e em alguns casos para a prática docente. Desta forma, entendemos que essas pesquisas possibilitaram diálogo e mudança na realidade escolar” – acentuou Elorza.

O tema: “Um olhar para os recursos multifuncionais e objetos de aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e prevenção” – foi resumido da seguinte forma: O universo da investigação foi SEM, localizada no entro de Promoção para a inclusão Digital, Escolar e Social. (CPIDES) da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Como participantes da pesquisa foram considerados sete estudantes com Deficiência Intelectual (DI), a pesquisadora e uma professora voluntária (PV). Os procedimentos de coleta de dados pautaram-se na pesquisa documental, catalogação dos recursos da SEM, planejamento, desenvolvimento e avaliação do programa de intervenção junto aos estudantes com DI.

As análises evidenciaram de forma geral que os recursos da SEM, bem como os AO para apoio pedagógico a estudantes com DI são infantilizados, considerando os sujeitos da pesquisa, e tidos como recursos relativos à Educação Infantil, em sua grande maioria. Como principais resultados, podemos destacar a insuficiência de recursos para um trabalho pedagógico a estudantes com DI do ensino fundamental II e médio, a necessidade de incorporação de AO entre os recursos da SEM como meio facilitador da aprendizagem de estudantes com DI do ensino fundamental I e a importância da adequação dos recursos à idade desses estudantes, considerando sua idade cronológica” – finalizou Juliana Dalbem Omodei.

Resumindo sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Progr.de Matemática Aplicada e Computacional na FCT/UNESP, Clovis Augusto Niiyama, define o tema de seu trabalho de pesquisa: “Análise Clássica e Bayesiana do Modelo Weibull Modificado Generalizado”: O objetivo deste trabalho foi realizar uma comparação. Tal distribuição possui uma função de risco que pode ser crescente, decrescente, unimodal e em forma de banheira. Tem como sub-modelos, as distribuições Exponencial, Exponenciada, Weibull, Weibull Modificada, Weibull Exponenciada e valor extremo.

O Mestrando diz ainda no resumo de sua defesa de dissertação de Mestrado, que foi realizado um estudo sobre as propriedades matemáticas da distribuição Weibull Modificada Generalizada e uma simulação, comparando o desempenho dos estimadores de máxima verossimilhança e o estimador Bayesiano. Uma abordagem clássica e Bayesiana para esta distribuição foi proposta e exemplificada, modelando conjunto de dados de sobrevivência e de confiabilidade” – concluiu Niiyama.

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No dia 12/Setº/14hs, Natiele Silva Lamera Elorza fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como Orientadora, a Prof[.Drª.Mônica Furkotter, Docente do Deptº de Matemática e Computação da FCT/UNESP.

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No mesmo dia/15hs, Juliana Dalbem Omodei desenvolveu publicamente sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Educação pela FCT/UNESP, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Renata Portela Rinaldi, Docente do Deptº de Educação.

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No dia 13/Setº/9hs, Clovis Augusto Niiyama fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Sérgio Minoru Oikawa, Docente do Deptº de Estatística da FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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