set 12

No período compreendido entre 02 a 06/Setembro realizou-se no Auditório da FCT/UNESP a 2ª Semana da Química e da Física de Presidente Prudente. Tema do evento:”A Ciência no desenvolvimento humano e tecnológico”, com Oficinas, Apresentação dos Grupos do DFQB, Minicursos, Palestras e Mesas redondas. A abertura oficial ocorreu na noite de 2ª feira, dia 02 de Setembro; e no encerramento (dia 06/Setº) um Sarau Cultural, com literatura e música “ao vivo” com a Banda Panamá. No dia anterior foram desenvolvidas duas Mesas redondas,com excelentes resultados, envolvendo a participação direta de egressos dos cursos de Química e Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Os minicursos realizados nos três últimos dias do evento, reuniram destacados convidados. Entre os quais, o Prof. Dr. Diógenes Galeti – IFT-UNESP (Física Nuclear); Prof.Dr.Marcelo de Freitas Lima – IBILCE/UNESP (Editoração Eletrônica para Químicos); Prof.Dr.Alexandre Cesar Dourado –IBILCE/UNESP (Astrofísica); Prof.Dr.André Luiz Tessaro – UTFPR (Desvendando a físico-química ); Prof.Dr.Luis Octavio Regasini – IBILCE/UNESP (Farmoquímica de produtos naturais); Prof.Dr.Roberto Morato Fernandez – IBB/UNESP (Física Médica); Prof.MS.Alex Lino – UNIP/ASSIS (A Filosofia não para) e Profª. MS.Janaína Farias Ornellas – USP/SÃO PAULO (Ciência, Tecnologia e suas implicações no ensino).

No dia 05/Setembro, como parte do evento foi realizada no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (Câmpus de Presidente Prudente), uma Mesa Redonda com Alunos Egressos dos Cursos de Química e Física. A atividade fez parte da programação da II Semana de Química e Física (II SEQuiFisPP), promovida pelo Grupo PET Química e Física desta unidade da UNESP.

A Mesa redonda (única realizada durante a Semana da Química e da Física), reuniu os seguintes integrantes – egressos – para relato de suas experiências na vida profissional: Murilo Paiano, Técnico de Laboratório; Janaína Ornelas – Doutorado/USP; Luciana Leskvicius – bolsista/Grupo PET; Pedro Aoki – Doutorado FCT/UNESP e Gabriel Espírito Santo – Mestrado/Física. A Mesa redonda funcionou com o envolvimento de alunos, professores e ex-alunos do curso de Química e Física, com ampla exposição pelos componentes da banca, acrescentando-se debates e esclarecimento de dúvidas a respeito das atividades profissionais.

A Coordenadora do curso de Química e Tutora do Grupo PET – Química e Física da FCT/UNESP, Profª.Drª. Beatriz Eleutério Goi mostrou-se satisfeita com o sucesso alcançado com mais esta realização, cujos reflexos já estão sendo evidenciados. No próximo evento, certamente muita coisa que fez parte da Semana da Química e da Física/2013 passará por uma avaliação, buscando sempre o aprimoramento.

A propósito, a Professora Beatriz relata: “Através da explanação dos formados que compuseram a mesa, gerou-se o debate onde aqueles que estavam no público – estudantes e professores – puderam colocar sua visão sobre a trajetória acadêmica, contribuindo para a melhoria dos cursos envolvidos. Desta forma, tornou-se possível criar condições de ampliação das perspectivas propostas pelos cursos; e além disso, houve importante contribuição para se estender além da Universidade, através da formação de cidadãos mais críticos e envolvidos com a sociedade” – concluiu.

Entre os dias 02 e 06/Setembro realizou-se no Auditório da FCT/UNESP a 2ª Semana da Química e da Física de Presidente Prudente, com importantes convidados.

A participação dos Egressos na Mesa redonda do dia 05/Setembro, chamou a atenção de todos pelo tema do evento: “A Ciência no desenvolvimento humano e tecnológico”

O relato pessoal de cada participante desse encontro realizado no Auditório da FCT/UNESP marcou o atual avanço tecnológico e a nova abertura para o mercado de trabalho.*

Com a explanação dos alunos que passaram pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, gerou-se o debate em torno da atividade profissional, com excelentes testemunhos.

Professores e estudantes puderam dialogar livremente: cada um trazendo seu testemunho pessoal e de atividades profissionais, após a conclusão do curso em Pres.Prudente.

A Mesa redonda envolvendo alunos, docentes e ex-alunos dos cursos de Química e da Física ministrados na FCT/UNESP, serviu para demonstrar a importância desse aprendizado.

No encerramento da Semana da Química e da Física, um pouco de entretenimento e descontração com o Show da “Banda Panamá”, aqui representada por três de seus integrantes.

A apresentação da Banda Panamá foi precedida de um Sarau Literário e Cultural promovido pela Associação Prudentina de Escritores que tem como Presidente, o Prof. Carlos Antonio Freixo.

Os integrantes da “Banda Panamá” concluíram sua apresentação especial no Auditório da UNESP, com os agradecimentos e aplausos do público presente e dos organizadores do evento.