TESE DE DOUTORADO/EDUCAÇÃO NA FCT/UNESP
“O movimento do bebê na creche: indício orientador do trabalho docente” – tema defendido pelo Doutorando José Ricardo da Silva.
No dia 20 de Junho de 2017, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato José Ricardo da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defendeu tese de Doutorado. O Orientador foi o Prof.Dr.José Milton de Lima, do Departamento de Educação da FCT/Unesp. A defesa pública verificou-se no período da tarde, sob o tema: “O movimento do bebê na creche: Indício orientador do trabalho docente”.
Integrando a Comissão Examinadora (além do Orientador), os seguintes membros: Profª.Drª.Suely Amaral Mello, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Unesp/ Marilia/SP; Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, do Departamento de Educação da FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP; Prof.Dr.Marcos Vinicius Francisco, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE-Presidente Prudente-SP e Profª.Drª.Cláudia Aparecida Valderramas Gomes, do Departamento de Psicologia Social e Educacional, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Assis-SP.
Trabalho desenvolvido
Vinculada à linha de pesquisa motivada a partir de constatações teóricas indicando trabalho com bebês em creche, o Doutorando atribui os méritos dessa tese ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da FCT/Unesp. Para realizar esse trabalho, o Professor pode deixar-se guiar por indícios emitidos pelos bebês como representativos de sua situação social de desenvolvimento. “Assim, o objetivo dessa tese, é apontar empírica e teoricamente, que os movimentos realizados pelos bebês correspondem à situação social de desenvolvimento a qual se encontram. Ou seja: pista, indício, sinal de sua situação social. Esses indícios, externalizados pelos bebês em suas atividades, podem ser captados pelos professores e utilizados como orientadores em suas práticas”.
Perante a Comissão Examinadora, o Doutorando frisou que focado na proteção, alimentação e higiene (caracterizando o trabalho docente como não diretivo), espontâneo, embasado no cotidiano e na espera pelo desenvolvimento do bebê que há de vir; e que por isto, não há trabalho pedagógico a ser realizado com ele. Contrariando essas concepções, a Teoria Histórico-Cultural, nos auxilia a afirmar que o bebê humano – candidato à humanização – necessita de relações humanas de qualidade que garantam seu desenvolvimento.
Em sua defesa de Doutorado/Educação, José Ricardo da Silva esclarece que “na busca dessa tese, adentramos uma instituição de atendimento a bebês – para coletar dados suficientes – onde quatro bebês (de 7 a 10 meses de idade) foram fotografados e filmados. Enquanto se relacionavam com o entorno composto por diferentes materiais e pessoas. O materialismo histórico e dialético, enquanto método de pesquisa, nos auxiliou na compreensão do movimento realizado pelo bebê em suas múltiplas determinações” – disse.
O Doutorando conclui sua tese argumentando que “desta compreensão, emergiram categorias de análises que apontaram as necessidades externas dos bebês, enquanto se moviam os objetos e os adultos presentes. A partir desse indicativo, realizamos algumas proposições com os bebês. Tendo por intuito, contribuir com o trabalho do professor da creche”. Em âmbito institucional – diz ele – faz-se necessário que o professor responsável por bebês, planeje, organize, disponibilize tempo, espaço e materiais que promovam vivências que contribuam para o processo de humanização em questão.
O candidato ao Doutorado/Educação, José Ricardo da Silva se apresenta perante a Comissão Examinadora, para sua defesa publica de tese de Doutorado.
O tema desenvolvido pelo Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve como Orientador o Prof.Dr.José Milton de Lima, do Deptº de Educação da FCT/Unesp.