jun 27

“O movimento do bebê na creche: indício orientador do trabalho docente” – tema defendido pelo Doutorando José Ricardo da Silva.

No dia 20 de Junho de 2017, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato José Ricardo da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defendeu tese de Doutorado. O Orientador foi o Prof.Dr.José Milton de Lima, do Departamento de Educação da FCT/Unesp. A defesa pública verificou-se no período da tarde, sob o tema: “O movimento do bebê na creche: Indício orientador do trabalho docente”.

Integrando a Comissão Examinadora (além do Orientador), os seguintes membros: Profª.Drª.Suely Amaral Mello, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Unesp/ Marilia/SP; Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, do Departamento de Educação da FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP; Prof.Dr.Marcos Vinicius Francisco, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE-Presidente Prudente-SP e Profª.Drª.Cláudia Aparecida Valderramas Gomes, do Departamento de Psicologia Social e Educacional, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Assis-SP.

Trabalho desenvolvido

Vinculada à linha de pesquisa motivada a partir de constatações teóricas indicando trabalho com bebês em creche, o Doutorando atribui os méritos dessa tese ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da FCT/Unesp. Para realizar esse trabalho, o Professor pode deixar-se guiar por indícios emitidos pelos bebês como representativos de sua situação social de desenvolvimento. “Assim, o objetivo dessa tese, é apontar empírica e teoricamente, que os movimentos realizados pelos bebês correspondem à situação social de desenvolvimento a qual se encontram. Ou seja: pista, indício, sinal de sua situação social. Esses indícios, externalizados pelos bebês em suas atividades, podem ser captados pelos professores e utilizados como orientadores em suas práticas”.

Perante a Comissão Examinadora, o Doutorando frisou que focado na proteção, alimentação e higiene (caracterizando o trabalho docente como não diretivo), espontâneo, embasado no cotidiano e na espera pelo desenvolvimento do bebê que há de vir; e que por isto, não há trabalho pedagógico a ser realizado com ele. Contrariando essas concepções, a Teoria Histórico-Cultural, nos auxilia a afirmar que o bebê humano – candidato à humanização – necessita de relações humanas de qualidade que garantam seu desenvolvimento.

Em sua defesa de Doutorado/Educação, José Ricardo da Silva esclarece que “na busca dessa tese, adentramos uma instituição de atendimento a bebês – para coletar dados suficientes – onde quatro bebês (de 7 a 10 meses de idade) foram fotografados e filmados. Enquanto se relacionavam com o entorno composto por diferentes materiais e pessoas. O materialismo histórico e dialético, enquanto método de pesquisa, nos auxiliou na compreensão do movimento realizado pelo bebê em suas múltiplas determinações” – disse.

O Doutorando conclui sua tese argumentando que “desta compreensão, emergiram categorias de análises que apontaram as necessidades externas dos bebês, enquanto se moviam os objetos e os adultos presentes. A partir desse indicativo, realizamos algumas proposições com os bebês. Tendo por intuito, contribuir com o trabalho do professor da creche”. Em âmbito institucional – diz ele – faz-se necessário que o professor responsável por bebês, planeje, organize, disponibilize tempo, espaço e materiais que promovam vivências que contribuam para o processo de humanização em questão.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato ao Doutorado/Educação, José Ricardo da Silva se apresenta perante a Comissão Examinadora, para sua defesa publica de tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema desenvolvido pelo Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve como Orientador o Prof.Dr.José Milton de Lima, do Deptº de Educação da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 25

MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL

Evento Comentários desativados

Na FCT/Unesp foi defendida mais uma dissertação de Mestrado.

No último dia 23 de Junho/2017 no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi defendida uma nova dissertação de Mestrado. Candidata: Thaís Carolina Santos dos Reis, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional.

Atuando como Orientador da Mestranda, o Prof.Dr.Josmar Mazucheli, do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Maringá/UEM-Paraná. O tema que ela desenvolveu versou sobre: “Extensões de distribuição Weibull aplicadas na análise de séries dermatológicas”.

Compondo a mesa examinadora, como integrantes – além do Orientador já citado – o Prof.Drs. Emílio Augusto Coelho Barros, do Câmpus de Cornélio Procópio/Universidade Federal do Paraná e o Prof.Dr.Fernando Antonio Moala, do Departamento de Estatística, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Thaís Carolina Santos dos Reis, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional desenvolveu sua defesa de dissertação de Mestrado no Anfiteatro VI da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 25

Na noite de 16 de Junho/2017, a Editora Novas Edições Acadêmicas promoveu em Santo Anastácio/SP o lançamento de um novo livro: “Química estelar e estrelas apocalípticas – Estudo comparativo”. Autores: Éderson da Silva Stelato, Nikele Maiara Milani e Gabriele M.Stunges. O evento realizou-se no Salão do Coral de Santo Anastácio e foi bastante prestigiado pela comunidade local.

Nikele Maiara Milani – uma das autoras – é Assistente de Suporte Acadêmico I da FCT/Unesp, com graduação em Química (Bacharelado pela Unoeste). Possui experiência na área de Química – com ênfase em Análises Químicas Industriais de Alimentos – e já trabalhou na área de Saúde da Prefeitura de Presidente Prudente.

Para falar sobre o livro, Nikele acentuou: “No universo, tudo tem começo, meio e fim. Por serem corpos celestes altamente energéticos, as estrelas possuem funções antagônicas durante sua evolução. Ao mesmo tempo que podem promover uma bioesfera planetária (capaz de sustentar a vida), podem também serem responsáveis pela destruição de planetas durante o ciclo de vida.

A terra – acentua a autora Nikele Maiara Milani – é um planeta que pode ser alvo da vulnerabilidade da evolução de estrelas. Como exemplo: a estrela Wolf-Rayet 104, localizada a 8.000 anos-luz e que ao sofrer supernova pode atingir a terra com radiação altamente ionizante. O Sol e a própria estrela do nosso sistema solar (ao atingir a fase de gigante vermelha), a terra será atingida por sua atmosfera destruidora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nikele Maiara Milani que é Assistente de Suporte Acadêmico I da FCT/Unesp e uma das autoras deste novo livro, com lançameto editorial realizado em Stº.Anastácio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O lançamento do livro “Química estelar e estrelas apocalípticas” reuniu seus três autores: Nikele, Éderson e Gabriele que aí estão ao lado de seus familiares e alguns amigos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 20

Problemas de Regionalização e Políticas Públicas no Território Paraense.

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato Hugo Rogério Hage Serra, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado no dia 16 de Junho. O Doutorando teve como Orientador o Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, do Departamento de Geografia da FCT/ Unesp. Tema: “Obra prima da Amazônia ? Problemas de Regionalização e Políticas Públicas de Turismo no Território Paraense”.

Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador – os seguintes Docentes: Rosângela Custódio Cortez Thomaz, do curso de Turismo do Câmpus Experimental de Rosana/SP; Nécio Turra Neto, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp-Presidente Prudente/SP; Maurílio de Abreu Monteiro, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA e Maria Goretti da Costa Tavares, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Pará/UFPA.

O Doutorando explica em sua tese: “Este trabalho tem por objetivo analisar as regiões turísticas criadas pelo Governo do Pará e o processo de regionalização, como produto das políticas públicas. Assim denominados: Polos Belém e Araguaia-Tocantins”. Hugo Rogério acrescenta que foram utilizados dados secundários dos principais documentos de pesquisa, voltados à realidade turística no Pará e no Brasil.

Entrevistas semiestruturadas

Da mesma forma, o uso de entrevistas semiestruturadas com os agentes diretamente envolvidos com o setor turístico. Tanto do Poder Público estadual, municipal e Federal, alem dos setores privados de Belém e Marabá, utilizadas para entender a relação desses sujeitos com a política de turismo adotada pelo Governo do Pará. A interação entre os principais agentes do mercado turístico e o Estado resulta em um processo de regionalização das políticas de turismo, no qual as regiões turísticas concentram os principais investimentos públicos. É uma concentração econômica dos investimentos turísticos nas sedes municipais – diz o Doutorando.

Concluindo sua tese de Doutorado em Geografia, o candidato Hugo Rogério Hage Serra enfatizou: “As estratégias de regionalização das políticas públicas de turismo no Pará são legitimadas nos planos estaduais de turismo, com intensa participação privada. Tais planos tiveram publicidade a partir de 2001. Com atualização em 2011”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato do Programa de pós-Graduação em Geografia, Hugo Rogério Hage Serra defendeu sua tese de Doutorado na FCT/Unesp no dia 16 de Junho/2017, no Anfiteatro II.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente/SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 16

“Qualidade do Trabalho Docente em Tempos Atuais” marcou a abertura do evento 2017

Com a presença e participação de ilustres convidados, o Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar – GPFOPE – promoveu no Câmpus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente, um dos mais concorridos eventos culturais do ano: o VI Seminário Melhoria da Escola Pública. Desafios e Perspectivas figuraram como enfoques mais expressivos. Abertura realizada na noite de 06 de Junho, com uma Conferência no Auditório/Discente V pelo Prof.Dr.Miguel Arroyo (Professor Emérito) da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Tema abordado: “Qualidade do Trabalho Docente em Tempos Atuais”. Auditório superlotado.

Nesse Seminário foi também discutido o trabalho docente sob dois aspectos: “As Ocupações das Escolas Estaduais e os Reflexos sobre o Trabalho Docente” abordado pelo Dr. Salomão Barros Ximenes, professor da UFABC, na noite da quarta-feira, dia 7 de junho. Também discutida “A Ação dos Sindicatos e o Trabalho Docente”, com o Prof. Heleno de Araújo Filho – Coordenador do Fórum Nacional da Educação e Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – na noite de 08 de Junho, às 19h30.

Na coordenação geral do VI Seminário Melhoria da Escola Pública, atuação destacada da Profª.Drª. Yoshie Ussamu Ferrari Leite – Lider do GPFOPE – e Profª.Drª.Marta Campos de Quadros, Vice-Lider – Bolsista de Pós-Doutorado CAPES/PNPD-PPGE.

Cine debate

O desenho animado brasileiro indicado ao Oscar em 2016, “O Menino e o Mundo”, figurou na programação do “Cine debate”, desenvolvido no Auditório da FCT/Unesp, como parte do evento. Presença da Profª.Drª. Thaísa Bacco, do curso de Comunicação Social da Unoeste com apresentação de trabalhos acadêmicos, relatos de experiência e dois colóquios com representantes das entidades estudantis e movimentos juvenis.

Houve ainda participação dos membros do Conselho Municipal de Educação e do Fórum Permanente de Educação Municipal. Diretores de escola, professores, alunos e professores de pós-graduação tomaram parte dessa programação, constituída por eventos nos turnos matutino e vespertino.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ato de abertura do VI Seminário Melhoria da Escola Pública reuniu uma grande platéia que superlotou o Auditório/Discente V da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Vice-líder do GPFOPE, Profª.Drª.Marta Campos de Quadros, representou a coordenação geral do evento, realizado de 06 a 09 de Junho de 2017.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima – do Deptº de Educação da FCT/Unesp – falou sobre o processo formativo do educador no contexto atual.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A primeira e mais importante conferência foi pronunciada pelo Prof.Dr.Miguel Gonzales Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora Marta expressou seus agradecimentos a todos os participantes do evento e ressaltou a importância dessa realização do GPFOPE.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 14

No período de 12 de Junho a 07 de Julho deste ano, foram programados na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP um Fórum de Diálogo Intersetorial e Interdisciplinar: Pontos de Convergência para os próximos 20 anos. Na Abertura, no Anfiteatro II – palestras, debates e mesa redonda – sob a coordenação dos Profs.Drs: Raul Borges Guimarães, Carlos Marcelo Pastre, Aldo Eloizo Job, Rodolfo Souza (aluno de Pós-Graduação) e Prof.Dr.Messias Meneguette Junior (Ex-Diretor e Mediador). Tema – “FCT: o que nos ensina nossa história da graduação e pós-graduação”. Presença também (fazendo parte da mesa), o ex-Deputado Estadual Mauro Bragato, Presidente do CEDR.

A próxima mesa redonda foi agendada para o dia 20 de Junho, com palestra sob o tema: “Desenvolvimento de ações administrativas bem sucedidas – intersetorialidade, integração e parcerias”. Participação de Mara Lucia Ascenço Lorentes (da Seção Técnica de Materiais); Marcos Barros de Souza (do Deptº de Fisioterapia); Décio Antonio Fregonesi (da Diretoria Técnica de Informática) e Regina Kemp (da Seção Técnica de Saúde). Mediadora: Profª.Drª. Neide Barrocá Faccio (do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente).

No dia 29 de Junho está prevista a terceira rodada do evento, com Palestra, Debate e Mesa Redonda no Anfiteatro II. Participação dos Profs.Drs: Antonio Thomaz Junior; Carlos José L.Constantino e Fernando Sergio Okimoto, dos Deptºs: de Geografia, Fisica, Planejamento, Urbanismo e Ambiente. Mediador: Prof.Dr.Ronaldo Celso Messias Correa (do Deptº de Matemática e Computação). Tema a ser desenvolvido: “Gestão de grandes projetos – desafios para os próximos 20 anos”.

Finalmente, no dia 07 de Julho de 2017 será realizada a última Mesa Redonda desse período, incluindo Palestra e Debate no Anfiteatro II a partir das 16h30. Tema: “A integração com a comunidade” com a participação da Profª.Drª.Giovana Rampazzo Teixeira (do Deptº de Educação Física); Eduardo Chagas dos Santos (Coordenador do Cursinho Ideal); Regina Celi Trindade Camargo (da UNATI) e Prof.Dr.Fernando Sérgio Okimoto (do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente). Mediador: Prof.Dr.Antonio Cezar Leal (do Deptº de Geografia).

No encerramento dos trabalhos em 07/Julho – das 19 às 19h30 – Síntese dos Projetos e Diretrizes – com os Profs.Drs.: Raul Borges Guimarães (do Deptº.de Geografia) e Aldo Eloizo Job (do Deptº. de Física), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Profs.Drs.Messias Meneguette Jr.(Ex-Diretor) e Raul Borges Guimarães conduziram os trabalhos de abertura do Fórum – “Diálogo Intersetorial e Interdisciplinar” na tarde de 12 de Junho no Anfiteatro II da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os participantes desse encontro semanal acompanharam com o maior interesse a exposição feita pelos Coordenadores e convidados, antecipando-se à palestra, debate e mesa redonda realizadas no local.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema escolhido para a 1ª palestra foi debatido publicamente e deverá ser avaliado criteriosamente pelos participantes durante as próximas semanas. “FCT: o que nos ensina a nossa história da graduação e pós-graduação”, representou o ponto de partida.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 14

UM NOVO E ARROJADO PROJETO

Evento Comentários desativados

No dia 05 de junho (Dia Internacional do Meio Ambiente) o Laboratório de Geologia, Geologia e Recursos Hídricos do Departamento de Geografia da FCT – UNESP apresentou aos colegas (Professores, Funcionários e Alunos) do Departamento de Geografia seus novos recursos didáticos: (Sandbox, Simulador de Orogênese e Maquete para demonstração de mudanças da hidrodinâmica em ambientes urbanizados).

Segundo nos informa a Profª.Drª. Isabel Cristina Moroz-Caccia Gouveia, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp, SARndbox é um projeto desenvolvido pela Universidade da Califórnia – Centro de Pesquisa Ambiental de Tahoe – e Aquário e Centro de Ciências ECHO Lake. Trata-se de uma caixa de areia que utiliza o sensor do Kinect. Finalidade: gerar interações por meio de Realidade Aumentada para a promoção de estudos topográficos.

Esse projeto permite que usuários criem modelos topográficos em uma superfície e, em tempo real, gera-se um mapa de cores de elevação, linhas topográficas e água simulada. A construção de nossa SARndbox foi viabilizada através de apoio do GAIA (Grupo de Pesquisa Interações na Superfície Terrestre,Água e Atmosfera), do CETAS – Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde – e do LAPESCA (Laboratório de Pesquisa em Computação Aplicada).

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D2nqVzruEGM

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Já a maquete, desenvolvida no âmbito de um projeto do Núcleo de Ensino, simula de maneira comparativa o comportamento hídrico em um espaço natural e num espaço urbanizado, tendo como prerrogativa os impactos oriundos da canalização do córrego do Veado, na área urbana de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alunos participam ativamente das aulas em laboratório, torna-se muito mais fácil entender e estudar os fenômenos da natureza.

Clique para ampliar!
O Simulador de Orogênese, confeccionado por um aluno voluntário, utilizando-se de madeira, vidro e ferragens, foi inspirado em aparelho produzido no século XIX, apresentado no episódio 02 – Movendo Montanhas, do documentário “Homens de Pedra” (BBC, 2011). Esse aparelho mostra de forma bastante didática como as montanhas são formadas a partir de dobramentos das rochas por forças tectônicas.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 12

Geografia e Educação foram defendidas publicamente no decorrer da semana.

No decorrer da última semana – 07 e 08/Junho – o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp agendou a realização de duas novas teses de Doutorado: Geografia e Educação. Pelo Programa de Pós-Graduação, os Doutorandos, Francisco Émerson Vale Costa e Claudiele Carla Marques Christófaro, enfrentaram as Comissões Examinadoras, sob orientação respectivamente dos Profs.Drs.: Antonio Cezar Leal e Maria Suzana de Stefano Menin, ambos da FCT/Unesp.

As defesas foram desenvolvidas no Anfiteatro II nos períodos da manhã e da tarde, onde os candidatos ao Doutorado defenderam suas teses assim denominadas: 1) – Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Caeté/Pará – Brasil – e 2)- Relações entre ambiente sóciomoral, desempenho escolar e perspectiva social em julgamento moral.

Na composição das Comissões Examinadoras que atuaram nas duas últimas defesas de teses de Doutorado – Geografia e Educação – além dos Orientadores já mencionados – marcaram presença os Profs.Drs.: Paulo César Rocha (Deptº de Geografia ) da FCT/Unesp; Édson Luiz Piroli, da Coordenadoria Executiva/Unesp – Unidade de Ourinhos/SP-; Carlos Alexandre Leão Bordallo (Faculdade de Geografia e Cartografia), da Universidade Federal do Pará/UFPA; Édson Vicente da Silva, do Deptº de Geografia, da Universidade Federal do Ceará.

No fechamento do evento, um registro especial dos componentes da Comissão Examinadora que atuou no acompanhamento das atividades exercidas no dia 08/Junho, no período da tarde e nos dias do final de semana (além dos Orientadores) os seguintes docentes: Telma Pileggi Vinha, da Unicamp (Deptº de Psicologia Educacional e Programa de Pós-Graduação em Educação/UNICAMP; Patrícia Unger Raphael Bataglia, do Deptº de Psicologia da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação/Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília-Unesp. José Aloyseo Bzuneck, do Deptº de Educação, da Universidade Estadual de Londrina/SP e Gilza Maria Zauhi, do Deptº de Educação – FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 07 de Junho de 2017, o candidato Francisco Emerson Vale Costa enfrentou a Banca Examinadora no Anfiteatro II da FCT/Unesp para sua defesa de tese de Doutorado/Geografia, no período da manhã.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Gestão dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Caeté/PARÁ” – foi o tema desenvolvido pelo Doutorando orientado pelo Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata ao Doutorado Claudiele Cláudia Marques Cristófaro – do Programa de Pós-Graduação em Educação – se apresentou perante a Comissão Examinadora sob orientação da Profª.Drª.Maria Suzana di Stefano Menin, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro II da FCT/Unesp (onde se realizou a defesa de tese de Doutorado) estiveram presentes a fim de prestigiar a Doutoranda, parentes e amigos da Doutoranda. Destaque para a Comissão Examinadora.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 09

DOUTORADO/GEOGRAFIA NA FCT/UNESP

Evento Comentários desativados

1ª.Defesa pública do mês de Junho/2017 foi feita no Anfiteatro II

No dia 02 de Junho (a partir das 13h30) registrou-se a realização da primeira tese de Doutorado desenvolvida pelo candidato Benedito Ely Valente da Cruz, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Sua Orientadora foi a Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, da FCT/Unesp.

Como integrantes da Comissão Examinadora, atuação dos Professores Doutores: Everaldo Santos Melazzo; Carlos de Castro Neves Neto, ambos do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; José Marcos Froehlich, do Deptº e Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM-RS e Gilberto de Miranda Rocha, do Núcleo de Meio Ambiente, da Universidade Federal do Pará/UFPA.

O tema defendido pelo Doutorando versou sobre: O Alvorecer das indicações geográficas na Amazônia: a “corrida” pela IG do queijo artesanal do Marajó/PA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VI da FCT/Unesp, Leandro Aparecido de Souza do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu sua dissertação de Mestrado .

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VI da FCT/Unesp, Leandro Aparecido de Souza do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu sua dissertação de Mestrado .

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 09

No dia 05 de Junho, o candidato Leandro Aparecido de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defendeu dissertação de Mestrado no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. O Orientador foi o Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes, do Departamento de Educação da FCT/Unesp. Tema desenvolvido pelo Mestrando: Política Educacional e Processo Formativo da Identidade Profissional do Funcionário da Educação Básica.

Outros docentes integrantes da Comissão Examinadora (além do Orientador já citado): Professoras Doutoras: Iraídes Marques de Freitas Barreiro, do Departamento de Educação. da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp – Câmpus de Assis e Programa de Pós-Graduação da Unesp – Câmpus de Marília/SP e Vanda Moreira Machado Lima, do Departamento de Educação da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VI da FCT/Unesp, Leandro Aparecido de Souza do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu sua dissertação de Mestrado .

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP