jun 20

Problemas de Regionalização e Políticas Públicas no Território Paraense.

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato Hugo Rogério Hage Serra, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado no dia 16 de Junho. O Doutorando teve como Orientador o Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, do Departamento de Geografia da FCT/ Unesp. Tema: “Obra prima da Amazônia ? Problemas de Regionalização e Políticas Públicas de Turismo no Território Paraense”.

Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador – os seguintes Docentes: Rosângela Custódio Cortez Thomaz, do curso de Turismo do Câmpus Experimental de Rosana/SP; Nécio Turra Neto, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp-Presidente Prudente/SP; Maurílio de Abreu Monteiro, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA e Maria Goretti da Costa Tavares, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Pará/UFPA.

O Doutorando explica em sua tese: “Este trabalho tem por objetivo analisar as regiões turísticas criadas pelo Governo do Pará e o processo de regionalização, como produto das políticas públicas. Assim denominados: Polos Belém e Araguaia-Tocantins”. Hugo Rogério acrescenta que foram utilizados dados secundários dos principais documentos de pesquisa, voltados à realidade turística no Pará e no Brasil.

Entrevistas semiestruturadas

Da mesma forma, o uso de entrevistas semiestruturadas com os agentes diretamente envolvidos com o setor turístico. Tanto do Poder Público estadual, municipal e Federal, alem dos setores privados de Belém e Marabá, utilizadas para entender a relação desses sujeitos com a política de turismo adotada pelo Governo do Pará. A interação entre os principais agentes do mercado turístico e o Estado resulta em um processo de regionalização das políticas de turismo, no qual as regiões turísticas concentram os principais investimentos públicos. É uma concentração econômica dos investimentos turísticos nas sedes municipais – diz o Doutorando.

Concluindo sua tese de Doutorado em Geografia, o candidato Hugo Rogério Hage Serra enfatizou: “As estratégias de regionalização das políticas públicas de turismo no Pará são legitimadas nos planos estaduais de turismo, com intensa participação privada. Tais planos tiveram publicidade a partir de 2001. Com atualização em 2011”.

O candidato do Programa de pós-Graduação em Geografia, Hugo Rogério Hage Serra defendeu sua tese de Doutorado na FCT/Unesp no dia 16 de Junho/2017, no Anfiteatro II.

O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente/SP.